NA GUERRA E NA POLÍTICA A PRIMEIRA VIRTUDE É A DETERMINAÇÃO!


  • A versão belicista da política é incompatível com a democracia. Batalhas não representam a guerra. A história está repleta de exemplos de generais vitoriosos em batalhas que acabaram perdendo a guerra. O exemplo clássico de vitórias em batalhas que terminaram mal foi dada pelo general grego Pirro, para quem o custo que pagava por cada vitória em solo romano não lhe garantiria o triunfo. Ele exclamou: “Com outra vitória como esta, estarei perdido!”. Ou seja: vitórias parciais tão custosas que acabam levando a uma catástrofe final.
  • O destino de cada batalha é preciso, porque nela um exército ganha e o outro perde. Mas não ocorre o mesmo com a guerra, cujo destino incerto somente termina na "Batalha Final" que determinará seu resultado.
  • Quando escreveu seu livro Memórias sobre a Segunda Guerra Mundial, Winston Churchill extraiu as seguintes conclusões: "Na guerra, determinação; na derrota, desafio; na vitória, magnanimidade; na paz, boa vontade". Assim, a primeira virtude exigida pela guerra é a "determinação" que tempera os exércitos e os povos. Nosso povo e nossos políticos, que querem consolidar a democracia, devem saber desde já que, qualquer que seja o desfecho de cada batalha, somente aqueles que seguem lutando serão fiéis à sua vocação.

Inflação - Copo meio cheio, copo meio vazio


José Paulo Kupfer
Os significados dos movimentos de preços embutidos no IPCA de março são do tipo do copo com água pela metade. Dependendo de quem observe o copo, ele pode estar meio cheio ou meio vazio. Dependendo de quem olha para os componentes do IPCA e para as comparações com o índice em outros períodos, a inflação pode estar explodindo ou caminhando para uma acomodação.
Assim, a pergunta relevante a responder, no momento, é a seguinte: as pressões remanescentes são também sazonais ou derivam realmente de um aquecimento exagerado da demanda?
Ocorreu em março, como era de esperar, um refluxo dos picos sazonais registrados em janeiro e fevereiro. Os preços de itens dos grupos educação e transportes, vilões do primeiro bimestre, ao lado dos alimentos, acomodaram-se. Destaque para os combustíveis, que mostram tendência de descompressão.
Infelizmente, o item que mais pesou no IPCA de março não permite uma resposta inequívoca sobre o comportamento da demanda. As maiores pressões, que respondem por dois terços do índice, vieram do item alimentação e bebidas. As relações deles com os excessos de demanda não são fáceis de identificar.
Tomate, batata e leite continuam campeões de alta de preços, mas isso configura mais um choque de oferta, por causa da temporada estendida de chuvas, do que pressões de demanda. Excesso de gastos públicos, aumento do salário mínimo e crédito abundante não são boas explicações para as fortes altas registradas nos preços da batata, do tomate e da polpa de açaí.
Também não é possível localizar pressões de demanda nos preços administrados, que respondem por um terço do IPCA e se movimentam independentemente da demanda e da taxa básica de juros (Selic). Eles, aliás, devem contribuir, nesta quadra, para moderar as altas do índice.
Resta, então, investigar as altas de preço dos itens que compõem o grupo dos serviços, diretamente afetados pelo nível de demanda. A chave da questão, no caso, localiza-se nos grupos habitação, despesas pessoais, saúde e cuidados pessoais. Esses estão realmente em alta, ainda que essa alta se revele moderada.
O resumo da história é que, embora o IPCA mensal deva continuar recuando, o que já acumulou no primeiro trimestre do ano é mais do que suficiente para justificar a aplicação imediata de um freio na demanda. Mas, pelo exposto, Seria bom tomar cuidado para não exagerar na dose, diferentemente do que uma parcela do mercado está recomendando.

Erasmo Carlos - Só fama de mau

Principal atração da Bienal Internacional do Livro do Ceará, Erasmo Carlos está cheio de novidades. Completando 50 anos de carreira, o Tremendão apresenta novo show, lança livro e, se duvidar, ainda interage com os fãs!

Ultimamente o tempo do cantor e compositor anda apertadíssimo. Mas, mesmo com a agenda lotada de apresentações do último disco "Rock N´ Roll " e lançamentos de "Minha fama de mau", sua primeira investida no ramo literário, a assessoria de imprensa nos permite um bate-papo de 20 minutos com o eterno broto da Jovem Guarda.



O tempo parece curto para falar com um cara que fez tanta coisa pela música e continua produzindo significativamente, sem dar sinais de cansaço. Mas, nós, da redação, entendemos... O homem anda realmente ocupado: além de escritor nas horas vagas, é dono, desde junho de 2009, da própria gravadora, a Coqueiro Verde Records (o nome é inspirado daquele hit dos anos 60). Continua>>>

Dilma convoca mulheres para lutar contra as drogas

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Que Serra não venha mais com este tró-lo-lo

Vamos ver se nesta campanha o Serra ainda vem com trólolo que foi ele quem criou o programa de combate a AIDS, o seguro desemprego e a lei dos genéricos.

  • O programa de combate a AIDS de tanta colaboração que tem sequer podemos apontar nomes. O PROGRAMA DE COMBATE A AIDS NÃO TEM DONO.
  • O seguro desemprego foi criado em 27 de fevereiro de 1987 durante o governo José Sarney. Nesta época José Serra era secretário de Economia e Planejamento do governador Franco Montoro.
  • A lei do genérico teve (podemos dizer) como pai biológico o deputado federal Eduardo Jorge PT e o pai adotivo Jamil Haddad então ministro da saúde do presidente Itamar Franco.  
Estamos entendidos tucademospiguistas ou tenho que desenhar como diz o meu amigo Laguardia?

Esta semana ficará marcada nas estatísticas históricas da internet

A mídia online ultrapassou as revistas em faturamento publicitário mundo afora e e se torna a terceira maior mídia mundial. 


Os dados são resultado de um estudo realizado pela Zenith Optimedia, que mostra também uma aproximação da web com os jornais. 


A internet movimentou US$ 55 bilhões de investimentos em todo o mundo, com isso, já tem 12,6% do bolo publicitário no planeta, ficando atrás apenas dos jornais, com 23,1% e da televisão, com 39,4%. As revistas estão agora em quarto lugar, com 10,3%. 


A projeção é de que em 2012, deverá atingir 17,1% do bolo, aproximando-se dos jornais, que deverão contar com 19,4%dos investimentos. 


Naquele ano, a internet deverá atrair investimentos de US$ 83,9 bilhões, contra US$ 95,4 bilhões dos jornais e US$ 199,7 bi da televisão – que deverá ter participação de 40,6%, um pouco superior à atual.

Quem não sai aos seus, degenera

O senador Arthur Virgílio Neto é um bom discípulo de Fernando Henrique Cardoso.
O ex-presidente, como se sabe, é filho e sobrinho de dois generais nacionalistas,   Leônidas e Felicíssimo  Cardoso,  líderes da campanha do “O petróleo é nosso”, que levou à criação da Petrobras e à nacionalização do petróleo brasileiro. Quarenta anos depois, FHC iria abri-lo às multinacionais.
Arthur Virgilio Neto é filho de Arthur Virgílio, senador pelo PTB amazonense. O velho Arthur defendia a realização de uma ampla reforma agrária. Considerava importante o papel do Estado como propulsor do desenvolvimento da economia, cabendo-lhe atuação corretiva e supletiva da iniciativa privada. Defendia o monopólio estatal do petróleo, inclusive o da distribuição, e também o das telecomunicações.
Olhem as posições que seu filho defende e  as comparem. Continua>>>