Lula no JB

“Em São Bernardo do Campo, as comissões de fábrica funcionam para caramba – 90% dos processos são resolvidos dentro da fábrica.”.

“... na hora que você tem geração de emprego, há menos gente para os assentamentos. Em cinco anos e meio, nós desapropriamos 35 milhões de hectares de terras e o governo passado, em oito anos, desapropriou 18 milhões ... você assenta 501 mil famílias. ... o problema não é mais assentar... Chegou a hora de dobrar ou triplicar a produtividade das pessoas que estão no campo... As pessoas tem que saber que ganhar dinheiro é bom.”.

“Hoje, aproximadamente, 60% do custo do dinheiro que vai para a produção no Brasil não tem nada a ver com a ... Selic. .. O grande prejudicado com a Selic é o próprio Estado, porque aumenta a dívida pública.”.

“O Brasil precisa ter um crescimento sustentado de 4,5%, a 5% durante 10 ou 15 anos consecutivos. Se o Brasil fizer isso nós entraremos no rol dos países ricos.”.

“Por que criamos o Fundo Soberano ? ... para ter dinheiro para facilitar investimentos do Brasil no exterior ... dá uma margem de manobra com a arrecadação ... que pode ser contado até como superávit primário. Fiz questão de elogiar o Mantega e a equipe dele, porque foi uma medida extremamente inteligente.”.

“Desde a primeira escola técnica criada por Nilo Peçanha, em 1909, até 2003, o Brasil construiu 140. Em 93 anos. Nós, em oito anos, vamos construir 214.”.

“... nós vamos ter um total de 15 novas universidades e por volta de 88 novos campi universitários.”.

“ ... quero ser o presidente que mais fez escolas técnicas neste país ... fez mais universidades ... mais melhorou a vida dos brasileiros.”.

“Eu sou, na história do mundo, o primeiro presidente a ir a uma conferência em que você tem lésbicas, travestis, homossexuais.”.

“Eu trabalho com o cenário de que o Brasil será o terceiro ou quarto produtor mundial de petróleo.”. “Eu acho que nós precisamos aproveitar esse petróleo, eu não discuti ainda com ninguém o que nós vamos fazer com o petróleo, que pertence à União. As áreas que não foram leiloadas ainda são da União... Eu sonho com a criação de um fundo para investir na educação neste país.”.

“... se a laranja não tivesse suco... Espremiam, espremiam e, nada. (A Varig) estava na mão do Judiciário. Lógico que nós tínhamos pressa. A Varig estava quebrada. Todos os dias a manchete era sobre o caos aéreo ... e jogam nas minhas costas 200 mortos. Como se o governo fosse o responsável por aquele avião ter caído.”.

“ ... a imprensa trabalha com traumas. O telespectador é mais inteligente que a gente pensa. Ele saca. Tem um apresentador de televisão que falava mal do governo o dia todo. O pessoal ficava incomodado... o telespectador não acredita nem em uma pessoa que só fale bem, nem em uma pessoa que só fale mal (do governo).”

“Eu sou cada vez mais torneiro mecânico. Nunca gostei de andar com rótulo na testa, que sou isso ou aquilo. Obviamente que todo mundo sabe da minha origem, da minha vida pública, e que eu me considero um homem de esquerda.”

“Eu trabalho com a possibilidade de fazer a minha sucessão... Se eu elegi uma pessoa, eu tenho a obrigação moral de ajudar essa pessoa a governar bem. E uma forma de ajudar a governar bem é não dar palpite. Se for consultado, ainda assim, falar em off.”

“Não tenho interesse em ser candidato a governador, senador, a vereador, nada... Eu levei 12 anos para chegar aqui, por que eu vou deixar isso aqui para ser candidato ao Senado ?”

Do baú

Eça de Queiroz - em 1871 há mais de 137 anos:
"O país perdeu a inteligência e a consciência moral. Não há princípio que não seja desmentido nem instituição que não seja escarnecida. Já não se crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecialidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas idéias aumenta a cada dia. A ruína econômica cresce. A agiotagem explora o juro. A ignorância pesa sobre o povo como um nevoeiro. O número das escolas é dramático. A intriga política alastra-se por sobre a sonolência enfastiada do País. Não é uma existência; é uma expiação. Diz-se por toda a parte: O País está perdido!".