Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

As principais mentiras que a maioria das pessoas adoram ouvir





  • Você fará tudo que realmente quer
  • Você é dono da sua vida
  • Sua capacidade é infinita
  • Você pode conseguir tudo que deseja




A falida Petrobras recebe prêmios e mais prêmios

A corja entreguista e bicuda fode-se
A Petrobras recebeu neste final de semana, nos Estados Unidos, o prêmio OTC Distinguished Achievement Award for Companies, Organizations and Institutions pelo conjunto de tecnologias desenvolvidas para a produção de petróleo em águas profundas do pré-sal. O OTC é o prêmio mundial mais importante que uma empresa de petróleo pode receber na qualidade de operadora offshore.

No mês passado, durante a visita de Estado da presidenta da Coreia do Sul ao Brasil, falando sobre sua confiança na recuperação da Petrobras, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da premiação, que significa uma nova era para a petrolífera brasileira.

“Eu acho interessante o fato de ela [Petrobras] estar recebendo o prêmio na OTC, não só porque é uma grande empresa, do ponto de vista financeiro, como de qualquer lado que você olhe, pelo tamanho dela, pela capacidade de emprego que ela gera”, ressaltou na ocasião.

Dilma destacou ainda a grande capacidade da empresa de gerar tecnologia nacional para conseguir solucionar o desafio de explorar petróleo em águas profundas, ou super profundas, que têm temperaturas e pressões extremas.

Solange Guedes, diretora de Exploração e Produção da Petrobras, recebe premiação em em Houston (EUA): pré-sal já responde por mais de 20% da produção de petróleo no Brasil. Foto: Divulgação/Petrobras

Solange Guedes, diretora de Exploração e Produção da Petrobras, recebe premiação em Houston (EUA): pré-sal já responde por mais de 20% da produção de petróleo no Brasil. Foto: Divulgação/Petrobras

Premiação
A diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Solange Guedes, recebeu a premiação durante um jantar promovido em Houston, no Texas (EUA). Em seu discurso, Solange observou que o pré-sal já responde por mais de 20% da produção de petróleo no País, oito anos após sua descoberta, e enumerou tecnologias que levaram à conquista do prêmio.

A executiva destacou que todo o dióxido de carbono produzido no pré-sal está sendo reinjetado. “Com isso, evitamos a emissão de um milhão de toneladas de CO2”, contabilizou.




O belo papel de Marta Suplicy

Admiro, gosto demais dos artigos do jornalista Paulo Moreira Leite. Abaixo republico mais um texto dele. Em respeito a ele. Porque a personagem principal de mim só terá desprezo. Confira:

Fui eleitor de Marta Suplicy sempre que ela se candidatou a cargos majoritários e nunca tive motivos para arrependimento. Até onde se pode avaliar, Marta teve uma atuação coerente como liderança de um partido que, com falhas e defeitos conhecidos, construiu um compromisso real com os trabalhadores e a população mais pobres.
Marta também demonstrou coragem para defender os direitos das mulheres e dos gays, confrontando preconceitos de uma cultura patriarcal e provinciana.
Ao trocar o Partido dos Trabalhadores por uma vaga de candidata a prefeita de São Paulo pelo Partido Socialista Brasileiro, Marta Suplicy assumiu um discurso agressivo e fora de medida para quem permaneceu 33 anos no partido. Pela melodia e regularidade, o radicalismo nas críticas não é fruto do acaso. Deixa claro quais votos Marta pretende conquistar e até onde pretende ir para tentar derrotar Fernando Haddad e dar sua contribuição ao massacre ideológico sofrido pelo PT.
Prefeita de São Paulo, deputada e senadora, nos últimos oito anos Marta foi ministra do Turismo e depois da Cultura. Nos dois casos, foram nomeações de caráter político, que sempre representam generosas oportunidades para o ocupante reforçar o próprio cacife político.
Como lembrou o colunista Carlos Melo (Estadão, 5/3/20/15): “A senadora não pode fugir à responsabilidade.”
Na conjuntura atual, bem diferente daquela de ascensão de Lula e do PT, em que Marta construiu a carreira política, ela deixou de ser objeto de críticas. As mesmas forças que passaram três décadas em seu encalço, inclusive pela divulgação de anedotas ofensivas e vergonhosas, agora fazem o possível para não criar embaraços de nenhum tipo.
Em 2015, num país polarizado, onde é possível enxergar vestígios dos velhos conflitos entre classes sociais nas disputas entre tucanos e petistas, Marta precisará de ajuda e compreensão para convencer os eleitores que não só mudou de partido — o que teria ocorrido também se tivesse por exemplo preenchido a ficha do PC do B — mas foi muito além e trocou de lado.
A partir de agora ela caminhará de braço dado com as mesmas forças que a chamaram de Martaxa, batalham pelo impeachment de Dilma, estimulam a caçada a Lula e, em São Paulo, combateram os CEUS como artigo de luxo, e o Bilhete-Único como desperdício.
Em 2016, seu papel será somar o respeitável cesto de votos que possui num frentão anti-Haddad, anti-PT, anti-Lula e anti-Dilma. Seu novo partido não só integra a parte sólida da base de sustentação do governo Geraldo Alckmin e do PSDB paulista. Tem um horizonte nacional, planeja unificar-se com o PPS — tropa de choque do impeachment e da Lava Jato — e enxerga 2016 como uma etapa intermediária para 2018.
Considerando a própria origem, no berço mais aristocrático da elite brasileira, a mudança de Marta pode ser interpretada — sociologica e politicamente — como uma volta às origens. A cena é a seguinte: a companheira de viagem — que desempenhou um papel elogiável e relevante em vários momentos — tomou o rumo de casa.
Como todos se recordam, a grande contribuição programática do PSB para a campanha presidencial de 2014 foi relançar a velha bandeira da independência do Banco Central, a mais cara reivindicação do capital financeiro. Rachada, sua bancada no Congresso assegurou 21 votos preciosos para a aprovação do PL 4330, da terceirização. Se tivesse votado contra, o projeto deteria sido derrotado.
Marta também tem invocado razões éticas para a mudança de partido. Parece uma alegação eleitoralmente conveniente em tempos de Lava Jato, mas cabem duas observações.
Não convém, para quem deixou o PT há menos de uma semana, fingir que este partido é o único que enfrenta o problemas éticos mais graves e profundos do que seus adversários. Um eleitor mais atento logo irá se perguntar o que ela fez ali, durante três décadas de campanhas financeiras, eleições — e denúncias sem fim. A verdade é que hoje nem os jornais dos grandes grupos de comunicação, adversários assumidos do governo federal, deixam de reconhecer que a oposição tem recebido um tratamento benigno e mesmo generoso nas poucas vezes em que denúncias que podem comprometer seus dirigentes chegam à Justiça e ao Ministério Público. Depois do mensalão PSDB-MG, do metrô paulistano e do helicóptero com 400 quilos de cocaína, prepara-se uma nova operação-abafa nas delações da Lava Jato, conforme Folha de S. Paulo de hoje. Nem o PSB está a salvo dessa situação, convém recordar. O doleiro Alberto Yousseff disse em depoimento que, por recomendação do corrupto confesso Paulo Roberto Costa, entregou uma propina de R$ 10 milhões a Eduardo Campos, então líder máximo e chefe absoluto do PSB, para que ele “não criasse problemas na construção” da usina Abreu e Lima, em Pernambuco. Outro fato é que até hoje não se esclareceu a compra do jato em que Eduardo Campos viajava no momento em que ocorreu a tragédia que lhe tirou a vida.
Psicanalista de profissão, Marta entrou no PT pelo andar de cima, como celebridade de um programa de edudação sexual da TV Globo e na condição de primeira dama na casa de Eduardo Suplicy. Teve acesso a Lula e logo frequentou o altar das grandes decisões do Partido. Podia falar e era ouvida.
Fora do PT, está livre dos ataques desleais, preconceituosos e deselegantes que a perseguiram por três décadas. Seus deslizes serão perdoados. Os pecados mais graves serão esquecidos.

Não porque suas ideias passaram a ser aceitas — o que seria ótimo — mas porque a política bem feita precisa de prioridades.
Justamente por ter sido quem se tornou, Marta Suplicy hoje é um instrumento precioso para elite dirigente avançar na meta que se propôs a partir de quatro derrotas presidenciais: derrotar, por todos os meios, inclusive ilegais, o partido que, de modo muito parcial, num processo com muitas falhas e que merece correções, construiu a mais ampla política de distribuição de renda e combate à desigualdade da história do país.

Twitterlinas

Palmério Dória:
Junta psiquiátrica chega a Curitiba para investigar o estranho caso do delator de estimação da mídia (pig) que deletou Aécio e Furnas do cérebro.


Para quem não olha o Brasil como Fhc e Cia

“Precisamos reduzir as jornadas de trabalho para que todos possam trabalhar — e consumir, senão a conta do aumento da produtividade e o número de pessoas que podem comprar as coisas produzidas não fecha.
A maioria das 85 pessoas mais ricas do mundo é formada por ladrões de impostos. São pessoas que financiam campanhas eleitorais em barganha por leis que os favoreçam. E isso alimenta o ciclo da desigualdade. Os bilionários que concentram a riqueza do mundo precisam pagar impostos, altos.
Os oito anos de governo Fernando Henrique Cardoso adotaram uma política social-liberal, estabilizaram a economia e iniciaram uma política social. Os oito anos de Lula redistribuíram parte da riqueza que FHC criou, com uma política social-democrata, que permitiu a muitos brasileiros ascenderem. Hoje, Dilma é vítima de uma vingança neoliberal. A corrupção sempre existiu no país. Há um grande desencontro entre o Brasil real e o Brasil intelectual. Terminei uma pesquisa com 11 intelectuais brasileiros sobre como estará o Brasil em 2025. Grande parte desses intelectuais é pessimista. O PIB brasileiro é o sétimo do mundo, à frente da Itália e da Inglaterra. O Brasil está em quinto em produção industrial. Está em terceiro lugar em acesso à internet, atrás dos EUA e da Suécia. Ou seja, o Brasil ocupa posições de Primeiro Mundo, mas os brasileiros ainda se enxergam como Terceiro Mundo. Quando os intelectuais são confrontados com dados reais, se mostram mais otimistas. Os brasileiros têm complexo de vira-lata.”



Não, não é alguém do PT falando.  É o sociólogo italiano Domenico de Masi, em entrevista publicada na Folha de S. Paulo, dia 1º de maio

Folha: Álvaro, me adiciona, por Gregorio Duvivier

Por trás de cada reclamação no Facebook perceba, camufladinha, a vontade de parecer melhor que os outros

"Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo." Espanta que Álvaro de Campos tenha dito isso antes do advento das redes sociais. O heterônimo parece estar falando da minha timeline: "Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo?".

Todo post é autoelogioso. Não se deixe enganar. Talvez você pense o contrário: meu Facebook só tem gente reclamando da vida. Olhe de novo. Por trás de cada reclamação, de cada protesto, de cada autocrítica, perceba, camufladinha, a vontade de parecer melhor que o resto do mundo.

"Humblebrag" é uma palavra que faz falta em português. Composta pela junção das palavras humble (humilde) e brag (gabar-se), seria algo como a gabação modesta. Em vez de simplesmente gabar-se: "Ganhei um prêmio de melhor ator no Festival de Gramado", você diz: "O Festival de Gramado está muito decadente. Para vocês terem uma ideia, me deram um prêmio de melhor ator". Ou então: "Pessoal, moro num apartamento mínimo! Por favor parem de me dar prêmios, não tenho mais onde guardá-los. Grato".

O "humblebragging" pode tomar muitas formas. "Tenho um defeito terrível. Sou perfeccionista". Ou então: "Tenho uma falha imperdoável. Sou sincero demais". Quero ver alguém falar a verdade: "Tenho um defeito: só penso em mim mesmo, o que faz com que eu seja pouquíssimo confiável --além de ter uma higiene deplorável".

Não menos sutil é o elogio-bumerangue. Você começa falando bem de alguém. Ali, no meio do elogio alheio, você encaixa uma menção a si mesmo, disfarçadinha. "O Rafa é muito humano, parceiro, sincero. Se não fosse ele, eu nunca teria chegado onde cheguei, e criado o maior canal do YouTube brasileiro. Obrigado, Rafa. Obrigado."

O elogio-bumerangue tem uma subdivisão especialmente macabra: o elogio bumerangue-post-mortem, no qual você aproveita os holofotes gerados pela morte de alguém para chamar atenção para si (às vezes até atribuindo palavras ao defunto). "O Zé era um gênio. Ainda por cima muito generoso. Foi a primeira pessoa a perceber o meu talento como ator. Um dia me disse: Gregório, você é o melhor ator da sua geração. Obrigado, Zé. Obrigado."

Atenção: se todo post é vaidoso, toda coluna também. Percebam o uso de palavras em inglês, a citação a Fernando Pessoa. Tudo o que eu mais quero é que vocês me achem o máximo. "Então sou só eu que sou vil e errôneo nessa terra?" Não, Álvaro. Me adiciona.

20 analgésicos naturais

Todo mundo toma muito remédio nos dias de hoje. Às vezes, tudo bem fazer isso, mas abusar dos analgésicos pode causar sérios danos ao seu corpo. Portanto, se a sua dor é leve ou moderada, a natureza lhe fornece diversos analgésicos naturais para usar! Estes 20 alimentos trazem a cura natural e podem ser usados para tratar vários tipos de dor.

Gengibre: Dor muscular


Pesquisadores dinamarqueses descobriram que o consumo regular de gengibre pode diminuir as dores crônicas musculares e de articulações, bem como o inchaço e rigidez. Isso acontece por que o gingerol, seu principal componente, inibe a produção de hormônios que causam a dor. Uma colher de chá de gengibre seco ou duas de gengibre fresco por dia já são o suficiente. Também dê uma olhada neste link para outras dicas de tratamento de dores musculares.

Cravo: Dor de Dente


O cravo em pó é um excelente remédio caseiro contra dores de dente e gengivite. Além disso, uma recente pesquisa da Universidade da Califórnia provou cientificamente que o seu ingrediente ativo, o eugenol, é um anestésico. ¼ de colher de chá de cravo em pó também ajuda a manter o seu coração saudável, estabilizar a glicose no sangue e diminuir o colesterol.

Vinagre de Maçã: Refluxo e Acidez


Se você constantemente sofre de azia, o vinagre de maçã pode lhe ajudar. Seus ingredientes ativos, o ácido málico e ácido tartárico, aceleram a digestão e ajudam o seu corpo a sintetizar gorduras e proteínas. Uma digestão mais veloz diminui as chances do estômago encher-se de ácidos que causam o refluxo e azia. Adicione uma colher de sopa de vinagre de maçã a um copo de água e beba antes da refeições.

Alho: Dor de Ouvido


Frequentemente chamado de "antibiótico da natureza", o alho possui também diversas qualidades anti-inflamatórias. Especialistas da Faculdade de Medicina do México dizem que duas gotas mornas de óleo de alho pingadas no ouvido podem curar uma infecção em apenas 5 dias. O alho contém minerais como selênio, germânio e súlfur, todos tóxicos para a maioria das bactérias. Para fazer seu próprio óleo de alho, cozinhe em fogo baixo (não ferva) 3 dentes de alho em meia xícara de azeite de oliva por dois minutos. Filtre o óleo e use-o como descrito acima (certifique-se de que não está muito quente). Ele pode ser guardado na geladeira por até duas semanas.

Cerejas: Dor de Cabeça e Articulações


Na Universidade de Michigan, nos EUA, descobriu-se que o consumo de uma cerejas e extremamente benéfico às pessoas que sofrem de dores de cabeça e inflamações nas articulações. A antocianina é o pigmento que dá às cerejas sua forte cor vermelha, e tem um poder anti-inflamatório dez vezes maior que o ibuprofeno ou a aspirina. Ela paralisa as enzimas que causam a inflamação de tecidos, fazendo das cerejas um excelente tratamento. O ideal é consumir 20 cerejas por dia.

Peixe: Dor de estômago


Indigestão, SCI, gastroenterite – todas elas podem ser tratadas comendo peixe. Muitas pesquisas já mostraram que o Ômega-3 encontrado no peixe pode reduzir as cólicas estomacais e gastroenterite. Em alguns casos, o Ômega-3 é tão eficiente quanto medicamentos prescrevidos por um médico, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Meio quilo de peixe por semana é o suficiente para manter a saúde do estômago, e os mais ricos em Ômega-3 são o salmão, o atum, a sardinha e a truta.

Iogurte: TPM


80% das mulheres sofrem de dores relacionadas à TPM. Isso ocorre por causa da sensibilidade do sistema nervoso às mudanças nos níveis de estrogênio e progesterona. Um estudo da Universidade de Columbia, nos EUA, descobriu que duas porções de iogurte por dia podem diminuir a intensidade das cólicas menstruais em até 50%. O iogurte é rico em cálcio, um mineral que naturalmente acalma o sistema nervoso, prevenindo os dolorosos sintomas das mudanças hormonais.

Açafrão-da-terra: Dores Crônicas


O açafrão-da-terra é três vezes mais poderoso que o ibuprofeno, a aspirina e o naproxeno. Pesquisadores da Universidade de Cornell descobriram que ele pode diminuir em até 50% a dor em casos de artrite e fibromialgia. Seu ingrediente ativo, a curcumina, paralisa as enzimas eu causam dor severa. ¼ de colher de chá de açafrão-da-terra todos os dias irá reduzir consideravelmente a sua dor crônica.

Aveia: Endometriose


A endometriose ocorre quando o tecido que deveria crescer dentro do útero, cresce fora, causando uma dolorosa inflamação que dura diversos dias após a menstruação. Felizmente, uma dieta rica em aveia pode reduzir as dores em até 60% dentro de seis meses. Diminuir a quantidade de glúten ingerido também pode ajudar muito.

Sal: Unha Encravada e Dor de Dente


A unha encravada é um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Felizmente, ela é facilmente tratada com água salgada. Pesquisadores da Universidade de Stanford descobriram que banhar os pés em água salgada pode curar as infecções causadas pela unha encravada em apenas 4 dias, pois o sal é bactericida e anti-inflamatório. Adicione uma colher chá de sal para cada xícara de água morna e banhe os pés duas vezes ao dia até que a infecção sare. Além disso, dentistas recomendam fazer um gargarejo de água e sal para prevenir gengivite e curar infecções na garganta.

Abacaxi: Indigestão


O abacaxi, esta deliciosa fruta tropical, é rico em enzimas que fazem a quebra de proteínas. Estas enzimas ajudam o corpo no processo de digestão, reduzindo as dores relacionadas ao acúmulo de gases. Uma xícara de abacaxi fresco por dia alivia as dores causadas por gases em apenas 72 horas.

Menta: Dores Musculares


Espasmos musculares podem doer por meses, principalmente se a rigidez é resultado de uma postura incorreta ou excesso de esforço. Um banho quente com 10 gotas de óleo de menta, 3 vezes por semana, é 25% mais eficaz do que medicamentos receitados. A água quente ajuda a relaxar os músculos e o óleo de menta alivia o sistema nervoso. Este tratamento também ajuda a reduzir a frequência de dores futuras.

Uvas: Dor nas Costas


Em um estudo da Universidade de Ohio, pesquisadores descobriram que uma xícara de uvas frescas por dia pode ajudar a circulação do sangue nos tecidos das costas em poucas horas. A coluna depende do oxigênio e nutrientes no sangue, portanto comer uvas é altamente benéfico.

Água: Dores Relacionadas a Contusões


A boa e velha H2O. Um estudo da Faculdade de Manhattan, em Nova York, descobriu que a água é muito eficiente no tratamento de dores causadas por contusões. Quando o tecido corporal está danificado, ele produz um composto químico chamado histamina, que causa dor. A água dilui a quantidade de histamina no sangue, evitando a dor, além de ser essencial para a saúde das cartilagens entre os ossos. Um corpo bem hidratado é uma máquina bem lubrificada – beba 8 copos por dia!

Armorácia (Raiz-Forte): Dor de Sinusite


A sinusite é uma doença crônica que afeta milhares de pessoas. Ela é uma infecção das cavidades no crânio, que causa fortes dores no rosto, dores de cabeça e até problemas respiratórios. Pesquisadores alemães descobriram que a armorácia pode aumentar o fluxo de sangue até estas cavidades, descongestionando-as e drenando as obstruções que causam a infecção. Ingira uma colher de chá da raiz até que seus sintomas despareçam.

Mel: Infecções Orais


Especialistas do Centro de Saúde de Dubai recomendam tratar aftas, feridas e outras infecções bucais com mel. Ele contém enzimas anti-inflamatórias que destroem vírus e aceleram o processo de cura. É recomendado aplicar mel não-pasteurizado diretamente nas feridas, 4 vezes ao dia. O processo de cura levará 43% menos tempo do que leva em tratamentos convencionais.

Semente de Linho: Dores nos Seios


Sementes de linho contém fitoestrógeno, um composto que previne a mudança nos níveis de estrógeno que causam dores em mulheres. Adicione 3 colheres de sopa de sementes de linho à sua dieta (você pode misturá-las a um suco natural). Isso reduzirá consideravelmente a dor em até 12 semanas.

Café: Enxaquecas


Quem sofre de dores de cabeça crônicas ou enxaquecas podem usufruir dos benefícios do café. A cafeína melhora a habilidade estomacal de absorção de medicamentos, aumentando sua eficiência em 40%. Se você toma medicamentos para a dor de cabeça, tome com café.

Suco de Tomate: Câimbras Musculares


Nossos músculos tendem a espasmar quando nosso corpo não possui potássio o suficiente. Diuréticos ou suor excessivo podem causar a deficiência de potássio, um mineral essencial para a saúde dos nossos músculos. Um estudo feito na Universidade da Califórnia descobriu que um copo de suco de tomate por dia pode aliviar as câimbras e prevenir ocorrências futuras, graças ao seu alto teor de potássio.

"As informações e sugestões contidas neste site são meramente informativas e não devem substituir consultas com médicos especialistas."

Papagaio come o milho e periquito leva a cana

por J. B. Costa

Nessa tragicomédia que se tornou a perseguição contra o PT e os petistas, merece um Ato especial a mitomania relativa aos "roubos", as "riquezas", os bilhões de "desvios", e mais toda uma gama de narrativas que seriam engraçadas, muito engraçadas se não fossem trágicas.

Já faz parte do anedotário nacional os bilhões do Lula, o patrimônio digno de "Xeque" árabe do Lulinha, os trilhões do Zé Dirceu, as mansões e carrões do José Genoíno, os dólares do Delúbio.............

Agora de repente, não mais que de repente, se descobre que o homem de 6 milhões de dólares, aliás, na realidade vale uma merreca de pouco mais de cem mil dólares.

Sabem aquele famoso chiste "papagaio come milho e periquito leva a fama"? Pois bem: o PT e os petistas são os periquitos. Já os papagaios há aos montes.

Outro ditado que calha bem é: "criou fama, deita-te na cama".

Sei, não precisa me alertar: parte desses mitos foram de certa forma induzidos por um viés bem específico desse partido e de seus líderes: gostam de apanhar calados.

Pausa: parece que daqui para frente vai ser diferente: a abordagem que Lula e seus assessores estão dando para essa reportagem infame da Época é digno de aplauso. Será a tão esperada inflexão?

Retornando ao tema: pois é. Foi incutido no imaginário nacional que os petistas são os maiores larápios da nossa história. Tornou-se tal despautério uma "verdade" nacional, tal qual o suicídio de Vargas, o enforcamento de Tiradentes e a conquista de quatro copas do mundo. Certa vez quase apanhei quando tentei argumentar ao contrário numa roda de amigos e alguns desafetos políticos.

Não se trata de responder uma acusação por outra. Mesmo porque não tenho provas(salvo algumas exceções), nem mesmo indícios suspeitar dessas pessoas, apenas replico o que li, ouvi e assisti.

Mas, pergunto: por que não se tem o mesmo pensar e olhar inquisitivo, por exemplo, para a situação patrimonial de FHC, hoje proprietário declarado de um apartamento na Av. Fox, em Paris, e de uma fazenda lá pelo Mato Grosso ou Goiás(não lembro agora onde).

E o Serra e sua filha? Como vão de patrimônio?

E o Mendonça de Barros, ex-ministro das comunicações de FHC quando das privatizações, hoje proprietário de um hiper corretora de valores?

E do irmão do Tasso Jereissati que, declaradamente, entrou no processo de privatização com U$ 40 milhões e saiu com U$ 400 milhões?

A jactância tem como prova uma declaração que fez a revista VEJA Basta buscar nos aquivos desta para comprovar.

Brasil247 - LULA DESMASCARA O MÉTODO ÉPOCA DE JORNALISMO

:




Nota divulgada pelo Instituto Lula reduz a pó a reportagem de capa desta semana da revista; além de apontar diversas mentiras (nem mesmo a investigação citada na capa existe), o texto demonstra a má-fé dos profissionais da publicação da Globo; "Época tenta enganar deliberadamente seus leitores", diz o comunicado, que destaca um fato importante: Lula foi procurado "poucas horas antes do fechamento" da reportagem, "quando pelos prazos de produção jornalística provavelmente a matéria já está com as páginas reservadas na revista, capa escolhida e infográficos feitos"; ontem, o jornalista Diego Escosteguy foi ao Twitter e pediu solidariedade corporativa, de entidades como a Fenaj, à sua denúncia furada; leia a íntegra



Instituto Lula - Nota à imprensa

As sete mentiras da Época (era) sobre Lula

São Paulo, 4 de maio de 2015,

A revista Época, em nota assinada pelo seu editor-chefe, Diego Escosteguy, na sexta-feira (1), reafirmou o que está escrito na matéria "Lula, o operador", como sendo correto e verdadeiro. Como a nota do seu editor é uma reiteração de erros cometidos pela revista, apontamos aqui as 7 principais dentre as muitas mentiras da matéria de Época.



Primeira mentira -  dizer que Lula está sendo investigado pelo Ministério Público.

A Época afirma que o Ministério Público abriu "uma investigação" na qual o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria "formalmente suspeito" de dois crimes. Época não cita fontes nem o nome do procurador responsável pelo procedimento.

O Núcleo de Combate à Corrupção da Procuradoria da República do Distrito Federal não abriu qualquer tipo de investigação sobre as atividades do ex-presidente Lula. O jornal O Globo, do mesmo grupo editorial, ouviu a propósito a procuradora Mirella Aguiar sobre o feito em curso e ela esclareceu: há um "procedimento preliminar", decorrente de representação de um único procurador, uma "notícia de fato", que poderá ou não desdobrar-se em investigação ou inquérito, ou simplesmente ser arquivada.

A mesma diferenciação foi observada pelo jornal The New York Times e pela agência Bloomberg. O The New York Times chamou de "preliminary step" (um passo preliminar) e não de investigação.

Isso não é um detalhe, e para quem preza a correção dos fatos, faz diferença do ponto de vista jurídico e jornalístico.

Ao publicar apenas parcialmente o cabeçalho de um documento do MP, sem citar os nomes do procurador Anselmo Lopes, que provocou a iniciativa, e da procuradora Mirella, que deu prosseguimento de ofício, e sem mostrar do que realmente se trata o procedimento, Época tenta enganar deliberadamente seus leitores.






Segunda mentira- Lula seria lobista


No início da matéria a revista lembra um fato: Lula deixou o poder em janeiro de 2011 com grande popularidade e desde então, não ocupa mais cargo público. Segundo a revista, Lula faria lobby para privilegiar seus "clientes". Que fique bem claro, como respondemos à revista: o ex-presidente faz palestras e não lobby ou consultoria.

A revista Época colocou todas as respostas das pessoas e entidades citadas nas suas ilações no fim da matéria, que não está disponível na internet. Por isso vale ressaltar trecho da resposta enviada pelo Instituto Lula:

"No caso de atividades profissionais, palestras promovidas por empresas nacionais ou estrangeiras, o ex-presidente é remunerado, como outros ex-presidentes que fazem palestras. O ex-presidente já fez palestras para empresas nacionais e estrangeiras dos mais diversos setores – tecnologia, financeiro, autopeças, consumo, comunicações – e de diversos países como Estados Unidos, México, Suécia, Coreia do Sul, Argentina, Espanha e Itália, entre outros. Como é de praxe as entidades promotoras se responsabilizam pelos custos de deslocamento e hospedagem. O ex-presidente faz palestras, e não presta serviço de consultoria ou de qualquer outro tipo."

Os jornalistas Thiago Bronzatto e Felipe Coutinho, que assinam o texto, chamam Lula de "lobista em chefe".  A expressão, além de caluniosa, não condiz com a verdade, e revela o preconceito e a ignorância dos jornalistas de Época em relação ao papel de um ex-presidente na defesa dos interesses de seu país.

O que Lula fez, na Presidência e fora dela, foi promover o Brasil e suas empresas. Nenhum presidente da história do país liderou tantas missões de empresários ao exterior, no esforço de internacionalizar nossas empresas e aumentar nossas exportações.



Terceira mentira – sobre as viagens de Lula

A "reportagem" de Época não tem sustentação factual. A revista afirma que nos últimos quatro anos Lula teria viajado constantemente para "cuidar dos seus negócios". E continua: "Os destinos foram basicamente os mesmos – de Cuba a Gana, passando por Angola e República Dominicana." 

Vamos deixar bem claro: o ex-presidente não tem nenhum negócio no exterior. E, ao dizer "a maioria das andanças de Lula foi bancada pela construtora Odebrecht", mente novamente a revista. Não é verdade que a maioria das viagens do ex-presidente foi paga pela Odebrecht. Repetimos trecho da nota enviada para a revista: "O ex-presidente já fez palestras para empresas nacionais e estrangeiras dos mais diversos setores – tecnologia, financeiro, autopeças, consumo, comunicações – e de diversos países como Estados Unidos, México, Suécia, Coreia do Sul, Argentina, Espanha e Itália, entre outros. Como é de praxe as entidades promotoras se responsabilizam pelos custos de deslocamento e hospedagem."

Mesmo sem ter obrigação nenhuma de fazê-lo, as viagens do ex-presidente estão documentadas no site do Instituto Lula e as suas viagens ao exterior foram informadas à imprensa.

De novo, diferente do que diz a revista, depois que deixou a Presidência, Lula viajou para muitos países, e o mais visitado foi os Estados Unidos da América (6 viagens), onde entre outras atividades recebeu o prêmio da World Food Prize (http://www.institutolula.org/lula-recebe-nos-eua-premio-por-trabalho-de-combate-a-fome), pelos seus esforços de combate à fome, em outubro de 2011, e do International Crisis Group, em abril de 2013,  por ter impulsionado o Brasil em uma nova era econômica e política (http://www.institutolula.org/lula-recebe-premio-em-nova-york-por-impulsionar-o-pais-a-nova-era-economica-e-politica). 

Nos EUA encontrou-se ainda, por duas vezes, com o ex-presidente Bill Clinton –que também tem o seu instituto e também faz palestras. 

Dois países empatam no segundo lugar de mais visitados por Lula após a presidência: o México e a Espanha (5 visitas cada um). No México, além de proferir palestras para empresas do país, Lula recebeu o prêmio Amalia Solórzano, em outubro de 2011 (http://www.institutolula.org/lula-recebe-no-mexico-o-premio-amalia-solorzano) e lançou, junto com o presidente Peña Nieto, a convite do governo mexicano, um programa contra a fome inspirado na experiência brasileira:http://www.institutolula.org/lula-no-mexico-eu-vim-aqui-dar-um-testemunho-e-possivel-acabar-com-a-fome-do-mundo . 

Na Espanha, Lula recebeu os prêmios da cidade de Cádiz (http://www.institutolula.org/cidade-espanhola-de-cadiz-premia-lula-por-combate-a-pobreza),  o prêmio internacional da Catalunha (http://www.institutolula.org/lula-recebe-24o-premio-internacional-Catalunha), e o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Salamanca (http://www.institutolula.org/lula-recebe-titulo-de-doutor-honoris-causa-da-universidade-de-salamanca-na-espanha).

Os leitores que eventualmente confiem na Época como sua única fonte de informação, não só não foram informados desses prêmios, como foram mal informados sobre as atividades do ex-presidente  no exterior.

Sobre os países citados pela revista, Lula esteve, desde que saiu da presidência, três vezes em Cuba, duas em Angola, e somente uma vez em Gana e na República Dominicana, os dois países mais citados na matéria. 

A revista diz serem "questionáveis" moralmente as atividades de Lula como ex-presidente. Em primeiro lugar, como demonstrado acima, a revista está mal informada ou informando mal sobre tais atividades (provavelmente os dois). Por exemplo, a revista acha moralmente questionável organizar, na Etiópia, um Fórum pela Erradicação da Fome na África, junto com a FAO e a União Africana (http://www.institutolula.org/e-preciso-investir-nos-pobres-para-acabar-com-a-fome-disse-lula-a-uma-plateia-de-15-chefes-de-estado-africanos)? Esse evento não foi noticiado pela Época, nem pela Veja. Mas foi noticiado pelo jornal britânico The Guardian (em inglês –http://www.theguardian.com/global-development/2013/jul/01/africa-brazil-hunger-lula). 

Ou em Angola, país citado pela Época, a revista acha moralmente questionável fazer uma grande conferência, (http://www.institutolula.org/lula-em-angola-e-possivel-para-qualquer-pais-acabar-com-a-fome) para mais de mil representantes do governo, do congresso, de partidos políticos e de ONGs, além de acadêmicos e jornalistas angolanos, reunidos para ouvir sobre as políticas públicas de Angola e do Brasil para reduzir a pobreza e promover o desenvolvimento econômico?

Ou em Gana participar de um evento organizado pela ONU, lotado e acompanhado pela mídia local, novamente sobre combate à fome (http://www.institutolula.org/e-plenamente-possivel-garantir-que-todo-ser-humano-possa-comer-tres-vezes-ao-dia-diz-lula-em-gana)? 

Parafraseando a revista, moralmente, o jornalismo de Época, que mente para seus leitores desde a capa da revista, é questionável. Mas será que à luz das leis brasileiras, há possibilidade de ser objeto de ação judicial?


Quarta mentira – sobre a visita de Luiz Dulci à República Dominicana

A revista Época constrói teorias malucas não só sobre as viagens do ex-presidente, mas questiona e faz ilações também sobre a visita do ex-ministro e diretor do Instituto Lula, Luiz Dulci, à República Dominicana em novembro de 2014. A revista foi informada, e publicou que o ex-ministro viajou ao país para fazer uma conferência, mas não que era sobre as políticas sociais brasileiras. Deu entrevistas à imprensa local e foi convidado pelo presidente Medina para uma conversa sobre as políticas sociais brasileiras, das quais o presidente dominicano é um admirador. A revista registrou apenas como "versão" que Dulci foi convidado pelo Senado do país. Todos os documentos do convite e da viagem estão disponíveis para quem quiser consultá-los.  O que a revista não fez antes de se espantar com o interesse no exterior sobre os  êxitos do governo Lula.


Quinta mentira – a criminalização da atividade diplomática do Brasil em Gana

Época relaciona como denúncia "dentro de um padrão", um comunicado diplomático feito pela embaixada brasileira no país um ano antes de Lula visitar Gana, enviado em 30 de março de 2012. Lula esteve em Gana apenas um ano depois de tal comunicado, em março de 2013. É importante lembrar aos jornalistas "investigativos" da Época, que em março de 2012, Lula estava se recuperando do tratamento feito contra o câncer na laringe, que havia sido encerrado no mês anterior. 

Quanto ao telegrama de Irene Gala, embaixadora do Brasil em Gana, a resposta do Itamaraty colocada no fim do texto da Época, malandramente longe da ilação contra a diplomata, é cristalina sobre não haver qualquer irregularidade nele: "O Itamaraty tem, entre as suas atribuições, a atuação em favor de empresas brasileiras no exterior. Nesse contexto, a realização de gestões com vistas à realização de um investimento não constitui irregularidade."

É lamentável que o grau de parcialidade de certas publicações tenha chegado ao ponto de tentar difamar funcionários públicos de carreira por simplesmente fazerem o que é parte de suas atribuições profissionais. Seria como criticar uma embaixada brasileira por dar apoio a um jornalista da Época, uma empresa privada, quando o mesmo estivesse em visita a um país.


Sexta mentira – a criminalização do financiamento à exportação de serviços pelo Brasil

A revista criminaliza e partidariza a questão do financiamento pelo BNDES de empresas brasileiras na exportação de serviços. É importante notar que esse financiamento começou antes de 2003, ou seja, antes do governo do ex-presidente Lula. 

Sobre o tema, se pronunciou o BNDES em comunicado (https://www.facebook.com/bndes.imprensa), e também a Odebrecht  (http://odebrecht.com/pt-br/comunicacao/releases/nota-de-esclarecimento-01052015). A questão foi analisada em textos de Marcelo Zero (http://www.pt.org.br/ignorancia-ou-ma-fe-amparam-desinformacao-do-mp-publicada-pela-epoca/) e Luís Nassif (http://jornalggn.com.br/noticia/na-epoca-o-alto-custo-da-politizacao-do-ministerio-publico-federal), que lembrou que a publicação irmã de Época, Época Negócios, exaltou a internacionalização das empresas brasileiras em outubro de 2014.






Sétima e maior mentira – o "método jornalístico" de Época


Bolsas de estudo pomposas nos Estados Unidos pagas por institutos conservadores (http://www.institutomillenium.org.br/blog/instituto-ling-concede-mais-27-bolsas-de-estudos-exterior/) valem pouco se o jornalismo é praticado de maneira açodada, com má vontade e parcialidade, de uma forma mentirosa. 

Não é a primeira vez que o Instituto Lula, ou outras pessoas e entidades tem contato com o método "Época" de jornalismo (que não é também exclusivo desta revista). Resumindo de forma rudimentar, o método constitui na criação de narrativas associando fatos, supostos fatos ou parte de fatos que não têm relação entre si, e que são colados pelo jornalista, construindo teorias sem checar com as fontes se a realidade difere da sua fantasia.

Poucas horas antes do fechamento, quando pelos prazos de produção jornalística provavelmente a matéria já está com as páginas reservadas na revista, capa escolhida e infográficos feitos, o repórter entra em contato, por e-mail, com as pessoas citadas na matéria. Em geral sem contar sobre o que realmente o texto se trata (Época não perguntou ou mencionou a iniciativa do Ministério Público). Não há interesse real em verificar se as acusações, em geral muito pesadas, se sustentam e justificam o espaço dado ao assunto ou o enfoque do texto.

Mesmo que a tese do jornalista não se comprove, a matéria não será revista e será publicada.  Na "melhor" das hipóteses, as respostas das pessoas e entidades envolvidas serão contempladas ao final da matéria, e este trecho não será disponibilizado online (e muitas vezes não é visto com cuidado por jornalistas de outros veículos que dão a "repercussão" do fato). É feito assim, primeiro porque a revista não teria nenhuma matéria para colocar no lugar, e segundo porque isso poderia afetar o impacto político, bem como a repercussão em outros órgãos de imprensa e nas mídias sociais. 

Foi exatamente isso que a Época fez. Contatou o Instituto Lula, a partir de Brasília, três horas antes do fechamento. Haviam duas opções: falar por telefone ou por e-mail. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, para registrar inclusive as perguntas e respostas à revista, optou por responder por e-mail, lamentando que não houve a possibilidade de esclarecer as dúvidas da revista pessoalmente (http://www.institutolula.org/resposta-do-instituto-lula-a-revista-epoca).

É importante registrar que Época ou não ouviu, ou não registrou o outro lado de todos os citados na matéria. Cita e publica fotos de dois chefes de Estado estrangeiros, John Dramani Mahama, de Gana, e Danilo Medina, da República Dominicana, ambos eleitos democraticamente e representantes de seus respectivos países. E não os ouve, nem suas embaixadas no Brasil. 

Mais absurdo ainda porque, em tese, a revista Época deveria seguir os "Princípios Editoriais do Grupo Globo", do qual faz parte, e que foram anunciados  para milhões de brasileiros, no Jornal Nacional (http://g1.globo.com/principios-editoriais-do-grupo-globo.html).  

Como a revista não parece respeitar o jornalismo, diplomatas, chefes de estado dominicanos ou ganenses, ou ex-ministros e ex-chefes de estado brasileiros, melhor lembrar a recomendação de um norte-americano, Joseph Pulitzer, sobre os danos sociais da má prática jornalística. "Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária e demagógica formará um público tão vil quanto ela mesma." 

Assessoria de Imprensa
Instituto Lula

A piada do dia

Resposta do procurador Deltan Dallagnolas indagações de Stanley Burburinho sobre a seletividade do Ministério Público na Operação lava jato:
"Caros esse não é um espaço de disputas partidárias. A investigação do MPF é técnica, imparcial e apartidária. Doa a quem doer"
kkkk



Valeurs d'inversion

Fondamentalisme Français

This're publié
Français de 15 ans a été interdit à l'école pour porter une jupe trop longue. L'excuse est une loi adoptée en 2004 interdisant la "affichage" de symboles religieux dans les écoles publiques du pays. 

Je sais ... 

je étais allé minijupe pieds nus et torse nu, si bon. 

Mais couvrir les cuisses, les genoux , les tibias et les chevilles, non. 

Il est un monstre! 

Où allons-nous mettre fin à cette inversion des valeurs scandaleux?
Ces trois seraient empêchées



Fundamentalismo francês

Esta tá liberada
Jovem francesa de 15 anos foi barrada na escola por usar saia muito longa. A desculpa é uma lei aprovada em 2004 que proíbe a "exibição" de símbolos religiosos nas escolas públicas do país.

Sei...

A jovem tivesse ido de minissaia, descalça e fazendo topless, aí tudo bem.

Mas, cobrir as coxas, joelhos, canelas e tornozelos, isso não.

É uma aberração!

Onde vamos parar com essa escandalosa de inversão de valores?
Estas três seriam barradas 




Os riscos da criminalização da política

por Cesar Maia
1. Se há uma percepção globalizada é a da política como atividade suja e dos políticos como predadores. Em momentos de crise, essa percepção avança e, em meio a escândalos, se enraíza. Isso não ocorre só no Brasil. É geral. O ponto fundamental da análise dos desdobramentos de um quadro destes deve ser político. Vejamos.

2. A dedução primária que se tira de uma situação dessas é que o mais provável é que impulsione a alternância no poder e fortaleça a oposição. Mas isso não é tão simples. Depende de cada caso concreto. Em tese, pode até estimular a ruptura em direção a uma alternativa vertical.

3. No caso brasileiro (se aprende da experiência latino-americana por décadas), a atual crise, com casos explícitos de corrupção atingindo elites políticas e administrativas e a maior empresa do país, permite garantir que o atual governo e que sua presidenta não têm mais recuperação política. Como não pode ser candidata, pode até tocar seu governo administrativamente, mas não politica e socialmente. E –por isso- terá que enfrentar seu partido como oposição.

4. Num quadro –como o nosso- de fragilidade partidária e inorganicidade política, a popularidade e o acesso ao poder dependem da imagem e da força dos personagens. O fato é que nem o governo e seu partido (incluindo Lula) e nem a oposição têm personagens com a força para mobilizar e inspirar confiança. As recentes manifestações nas ruas têm mostrado isso. Os mais importantes líderes políticos ficaram em casa.




5. O 1º de maio não foi diferente, com mobilizações tímidas se comparadas a um passado recente. As manifestações que crescem são as corporativas –sem marcas explícitas de cor ideológica ou partidária. É o caso do movimento dos professores, que ganha, estado a estado, dimensão nacional. Os governantes afundam, mas ninguém é capaz de dizer um nome que capitalize politicamente esses fatos.

6. Com uma presidente desintegrada, com governadores desintegrados ou fragilizados, com as oposições sem líderes apenas surfando na onda do desgaste do governo, com a base do governo estilhaçada, com o parlamento pulverizado, mas com instituições básicas fortes desde a constituinte de 1988 (o que obstrui o golpismo), conforma-se um quadro tipicamente latino-americano.

7. E a fórmula da resposta fácil à crise econômica e política, à criminalização dos políticos, a desesperança, é o populismo. As ascensões populistas desde os anos 90, especialmente na América do Sul, mostram isso. Lula, que tem faro e olfato para isso, abandona a “carta aos brasileiros de 2002” e assume as cantilenas e as baladas populistas.

8. Isso não garante a ele que seu neopopulismo atraia confiança popular. Afinal, ele é parte da raiz das crises. Mas é um caminho que tem.

9. No Brasil, neste momento, o perfil populista que desponta –ainda sem cara e sem nome- tem caráter conservador. Se olharmos no espelho retrovisor, vemos a imagem de Jânio Quadros. Ou mesmo a imagem parlamentar de Carlos Lacerda. E não é demais repetir um pensamento de Marx que virou chavão: a história se repete, a primeira vez como farsa e a segunda como tragédia.
no Ex-blog


Dois Reinos


Um Rei conversando com um ermitão disse:

- Invejo um homem que se contenta com tão pouco.

- Invejo Vossa Majestade, que se contenta com menos que eu.

- Como pode dizer isto? Sou dono deste Reino!

- Exatamente por isto. Eu tenho as estrelas, os rios, as montanhas, a lua, o sol, o mar porque tenho Deus. Vossa Majestade, tem apenas este reino.

Tirinha do dia




Stanley Burburinho cala Procurador da lava jato

O Procurador Deltan Dallagnol, um dos responsáveis pelas acusações e prisões seletivas na Operação lava jato, teve seu dia de mariposa. Ávido pelo holofotes que a grande mídia lhe tirou um instante, imaginou encontra-lo no twitter.
Resultado: Foi buscar luz e sai apagado.
Não respondeu as acusações de denúncias, vazamentos e prisões seletivas e ainda revelou sua covardia, apagando as perguntas que lhe fizeram e bloqueando as pessoas. Triste!




Poesia do dia

O tempo para ser feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz, somente uma época na vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-las a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. 
Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente e desfrutar tudo com toda intensidade sem medo, nem culpa de sentir prazer. 
Fase dourada em que a gente pode criar e recriar a vida, a nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor. 
Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,  quantas vezes for preciso. 
Essa idade tão fugaz na vida da gente chama-se PRESENTE e tem a duração do instante que passa.



O mico da semana

É o que Kim Kataguiri tem para nos oferecer
por Peroba

:
O mico da semana foi dado por Kim Kataguiri, líder do chamado Movimento Brasil Livre, que organiza as passeatas pelo impeachment. Confrontado com uma simples tentativa de entrevista de um repórter, ele mandou a foto de sua bunda por email (confira aqui). A bunda de Kim Kataguiri está exposta acima. É a única coisa que ele tem para nos oferecer, mas eu não gostei nenhum pouco. Você gostou?




Charge do dia

Aliados da onça




Bom dia

Gostou, concorda?...
Compartilha!!!

Briguilinks