Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

O silêncio que grita, por Juca Kfouri

O ex-capitão que um dia defendeu o miliciano morto da tribuna da Câmara, calou. O senador que o condecorou e abrigou por dez anos a mãe e a viúva do miliciano fuzilado, silenciou. O deputado não parabenizou a ação da polícia como sempre faz e não abriu a boca. O vereador tão ativo nas redes sociais também não se manifestou. A mudez do quarteto é reveladora.

Piada pronta e sem graça

Igreja evangélica pede indenização de hum bilhão de reais por danos morais, a Netflix e o Porta dos fundos por parodia sobre Jesus Cristo. Pergunto: e Jesus Cristo é propriedade deles?


Poca bala

Em Iguatu, interior do Ceará. Boteco lotado.
O cara entra, fecha a porta e grita:
- Tô armado com pistola nove milímetros , dois carregadores com 12 balas cada. Quero saber quem aqui tá pegando minha mulher?
O matuto fala manso e devagar:
- Quero dizê nada não, mas acho que ocê trouxe pôca bala...

Lucro dos bancos no governo Bolsonaro

Os três maiores bancos privados do Brasil tiveram os seguintes percentuais de aumento no primeiro ano do desgoverno do coiso:
Itaú + 10%
Santander + 17%
Bradesco mais 20%

Aumento real do salário mínimo?
0.1%

Sem comentários. 

pátria amada brazil, por Rafael Patto

Não. Meu sumiço daqui não é medinho não. Protofascistas e protoditadores não me metem medo. É só preguiça mesmo. Certo ou errado, entrei numa de que esse tal de brazil já deu. Defendi meus sonhos e ideais enquanto neles acreditei. Não é mais o caso.

A eleição de um miliciano podre para presidente serviu como a revelação de que o povo brasileiro não presta. Somos uma gentinha miserável, má e grotesca.

Eu já disse e repito: se essa gente que hoje está no poder tivesse chegado onde está pelo uso da força bruta, por meio de uma ruptura com a "normalidade democrática", eu daria meu sangue para combatê-los. Mas não é esse o caso. Foi o povinho que quis. Então toma! E que faça bom proveito.

Quem votou no aécio em 2014, eu ainda consigo relevar. Afinal de contas, o aécio tem algum verniz. Precário, primário, mas tem. Engana os trouxas e analfabetos funcionais. Ninguém tem culpa de ser trouxa ou analfabeto funcional. O aécio sempre fingiu ser o que não é.

Mas o seu jair não. O seu jair sempre foi um escrachado, um depravadão sem nenhuma vergonha de sê-lo. Nunca dissimulou, até porque não teria condições cognitivas para isso. Nunca fingiu ser o que não é. E principalmente nunca fingiu não ser o que é.

Um pessoa que vota num candidato que diz que negro pesa em arroba, que diz que prefere ter um filho morto a ter um filho gay, que diz que mães que ainda hoje reclamam os restos mortais de seus filhos desaparecidos durante o regime militar são cachorros procurando ossos, que pega uma criança no colo faz arminha com a mão dela e fala em matar seus adversários políticos, MATAR, uma pessoa que vota num candito desses não presta. Não presta e ponto! Quase 56 milhões votaram!

Votaram nessa podridão escancarada. Ninguém foi enganado. O aécio pode ter enganado seus eleitores, trouxas e analfabetos funcionais. O bolsonaro não enganou ninguém. Os eleitores do bolsonaro podem até ser analfabetos funcionais, uma parte certamente é. Mas trouxas é que não são. São maus-caráteres mesmo (me recuso a escrever maus-caracteres). 

Aliás, o brazil nunca teve um presidente que representasse tão fielmente o seu povinho: ignorante, rudimentar, desqualificado, iletrado, limitado, pobre de espírito.

Pra mim, o brazil já deu. Não tenho mais nenhuma esperança nesse lugar. Seremos sempre essa casa da mãe joana mesmo. Caísse uma bomba aqui hoje e acabasse com tudo, o resto do mundo não ia perder grande coisa. A contribuição que poderíamos dar para a humanidade, na cultura, nas artes, na intelectualidade já foi dada. No todo, diga-se, é bem modesta, mas com algumas pitadas de genialiade e sublimidade: Cartola, Noel, Drummond, Guimarães, Paulo Freire, Glauber, Tarsila, Villa-Lobos, Tom, Chico...

Não imagino que possamos nos reinventar ou nos reviabilizar no mesmo nível. Daqui pra frente, é só ladeira abaixo. 

Lamento pelos que esperavam outra postura de mim. Mas não sei lutar por uma causa na qual eu não acredito. Lutei muito pelo "País de Todos". Nessa "pátria amada brazil", eu não acredito. E nem quero.