Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

A volta do pendulo

A China e a Índia endureceram na última Rodada Doha. Agora, a Rússia anuncia sua intenção de não mais cumprir com compromissos firmados, para ingressar na OMC (Organização Internacional do Comércio).

É impressionante como se repete essa história do pêndulo – que explorei no meu livro “Os Cabeças de Planilha”.Primeiro, fases de grandes mudanças tecnológicas e de ampliação da financeirização mundial. A Pax Britânica, antes, a Pax Americana agora, garantindo décadas de paz, liberando energias em outros países e, ao mesmo tempo, tentando manter a economia mundial sob seu controle.

Depois, crises recorrentes, bolhas explodindo aqui e ali. No meio, países que conseguem se beneficiar desses movimentos (Japão, Argentina, Estados Unidos no século 19; China e Índia no século 20) e países que quedam vítimas de interesses desse capital financeiro (Brasil nos dois momentos).

A crise internacional levando à disfuncionalidade do modelo, ao questionamento da ordem internacional – lá atrás, representada pelo Banco da Inglaterra articulando meia dúzia de BCs de países centrais; agora, o sistema financeiro americano e organismos como a OMC.

Finalmente, a recomposição dos grandes impérios – Alemanha no início do século; Rüssia e China, com uma lógica própria, que não cabe nos fóruns internacionais.

Só espero que não termine em guerra.
Pior, é que a guerra é apenas uma questão de tempo.

Datafolha Pesquisa Fortaleza

Uma nova pesquisa sobre a intenção de votos para os candidatos à Prefeitura de Fortaleza foi divulgada na madrugada desta segunda-feira.

Os números, segundo a estação, foram coletados pelo Instituto DataFolha, entre os dias 22 e 23 deste mês.

A candidata Luizianne Lins, do PT, pela primeira vez aparece à frente dos demais candidatos na pesquisa estimulada com 35% da preferência dos eleitores, seguida por Moroni Torgan, do DEMO, com 29%, e Patrícia Saboya, do PDT, com 19%.

Foram ouvidos 814 eleitores e a margem de erro é de 3%.

Prestem atenção que os "institutos" famosos estão correndo atrás dos números do Briguilino.

Confiram aqui.

Henrique Meirelles - O raposão

A afirmação do Wall Street Journal, de que Henrique Meirelles está entre os mais duros presidentes de Banco Central do mundo, no combate à inflação pode ser elogio na boca de agiota (que sempre ganha com BCs “duros”).

Para os analistas isentos de política monetária, é vitupério...

Nepotismo

MPF quer Daniel Dantas na cadeia


Ministério Público Federal enviou à 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal um parecer pedindo que Daniel covarde Dantas seja preso novamente.
O bandiqueiro foi preso durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal, mas foi solto após o STF conceder pedido de habeas corpus.

Para Wagner Gonçalves, subprocurador-geral da República, há elementos que justificam a prisão preventiva de Dantas, suspeito de suposta tentativa de suborno e prática de crimes financeiros.

O subprocurador argumenta que o ministro Gilmar Mendes –presidente do STF– ao conceder habeas corpus em favor do banqueiro, teria violado a ordem de processos nos tribunais, acarretando a “supressão de instâncias”.

No parecer enviado ao tribunal, Gonçalves argumenta ainda que o habeas corpus concedido por Mendes deveria ser considerado “prejudicado”, já que outros fatos surgiram após a decisão.

“Fazia-se necessária a prisão temporária, sob pena de os pacientes interferirem na colheita de provas, comunicando-se entre si, tão logo realizada uma das buscas, escondendo numerários, papéis ou outros elementos de provas”, argumenta Gonçalves.

Entre os elementos novos que justificariam a prisão preventiva de Dantas, o subprocurador cita o dinheiro apreendido na casa do professor universitário Hugo Chicaroni, acusado de ter participado da tentativa de suborno de um delegado da PF para beneficiar Dantas.

“Não se nega que houve espetacularização na prisão dos pacientes, com holofotes, mídia acompanhando.

Contudo, tais acontecimentos, por si só, não apagam os indícios e a materialidade dos crimes, principalmente o de corrupção ativa, diante das provas já apuradas”, conclui.

O parecer do subprocurador será analisado pelo ministro Eros Graus.

A flor da honestidade


Contam que por volta do ano 250 a.C, na China antiga, um príncipe da região norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Ele resolveu fazer uma "disputa" entre as moças da corte ou quem quer que se achasse digna de sua proposta.

No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio.

Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe.

Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao saber que ela pretendia ir à celebração, e indagou incrédula:

- Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura.

E a filha respondeu:

- Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz.

À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:

Darei a cada uma de vocês, uma semente.

Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições daquele povo, que valorizava muito a especialidade de "cultivar" algo, sejam costumes, amizades, relacionamentos etc...

O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que se a beleza da flor surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.

Passaram-se três meses e nada surgiu.

A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido.

Dia após dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor....

Por fim, os seis meses haviam passado e nada havia brotado.

Consciente do seu esforço e dedicação a moça comunicou a sua mãe que, independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as outras pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.

Ela estava admirada, nunca havia presenciado tão bela cena. Finalmente chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado
e atenção.

Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações.

Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.

Então, calmamente o príncipe esclareceu:

- Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz.

A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilumina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.

Oração dos Homens

"Um brinde a nós, homens, portadores da inteligência e que nenhum fdp sabe dar valor!
Que as nossas mulheres sejam nossas, que as dos outros sejam nossas, que as nossas nunca sejam dos outros, e que se forem deles, que sejam frias!!!
Bebo porque vejo no fundo do copo a imagem da mulher amada...
Que a fonte nunca seque e que nossa sogra não se chame Esperança porque esperança é a última que morre!
Que nossa esposa seja rica, que as nossas amantes sejam gostosas e que elas nunca se encontrem.
Deus é 10, Romario é 11, whisque é 12, Zagallo é 13.
Que sobre, nunca nos falte, e que a gente dê conta de todas.
AMÉM!!!"