Greenhalgh foi 'ponte' com Planalto, diz MP

O advogado e ex-deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh, do PT, era a "ponte" entre a organização criminosa montada pelo banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e o governo federal. A afirmação foi feita na terça-feira pelo procurador da República Rodrigo de Grandis, que informou que Greenhalgh "fez contato com um órgão do Executivo" para tentar se informar sobre as investigações da Polícia Federal. (Não podemls nos equecer que os advogados de Daniel Dantas entraram com um pedido de abeas corpus no STF ANTES de ser preso pela PF).

De acordo com reportagem publicada nesta quarta-feira pelo jornal O Estado de S. Paulo, Greenhalgh conversou com o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho -- o telefonema aconteceu recentemente e o petista procurava informações sobre a investigação conduzida pelos agentes federais. O Ministério Público pediu à Justiça a prisão temporária de Greenhalgh na operação, mas ela foi negada.

O MP acredita que o ex-deputado petista fazia parte da organização criminosa, o que ele nega -- diz que apenas foi contratado como advogado criminalista de Dantas. Para o MP, contudo, ficou claro que Greenhalgh foi encarregado de descobrir detalhes da ação da PF. "Era por meio dele que Dantas contava ter acesso no governo", afirmou o procurador da República. O petista também atuaria nas estatais.

A apuração feita pela PF concluiu ainda que o Opportunity usava "pessoas influentes no meio político" para obter benefícios. Nessa categoria estão Naji Nahas, o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu e o ministro Mangabeira Unger, dos Assuntos Estratégicos. Assim como Greenhalgh, Unger diz que só defendeu Dantas como advogado. Ele já chamou o governo Lula de "o mais corrupto de toda a história".

A participação do PT deve ficar bem esclarecida neste caso. Vamos ver se Daniel Dantas apresenta os documentos que tem. Em caso positivo, e se verdadeiros, para a moralização do Brasil, deve ser o fim do governo Lula.

Basil Telecom e Telema/Oi

Pelo que o Ministro Hélio Costa diz, a prisão de Daniel Dantas em nada deverá prejudicar a fusão da Telemar/Oi com a Brasil Telecom.

Para isto o Plano Geral de Otorgas deverá ser modificado pelo presidente da república.

O que causa estranheza é que se muda uma lei para favorecer uma empresa que pagou ao filho do presidete R$15.000.000,00 através da Gamecorp.

Esta é uma operaçao muito suspeita.

Mendes mantém Daniel Dantas preso

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, acaba de pedir mais informações à Justiça de São Paulo sobre a prisão do banqueiro Daniel Dantas, encarcerado desde ontem na sede da Polícia Federal, em São Paulo.

Mendes concedeu aos advogados de Dantas o direito de acesso aos autos do processo, pedido por eles. Mas não concedeu liminar ao do habeas-corpus impetrado para soltar Dantas.

Assim o banqueiro continuará preso até que a Justiça paulista remeta a Mendes as informações que ele quer. E até que Mendes decida se acata ou não o pedido de concessão de liminar.

Dantas teve sua prisão temporária de cinco dias decretada pela Justiça paulista. O Ministério Público cogita de pedir a prisão preventiva dele - o que poderia deixá-lo atrás das grades por 30 dias ou até mais.

Esta foi uma decisão acertado do Ministro Gilmar. A decretação da prisão pela justiça federal em São Pualo, por lei, é só de cinco dias. Espero que o Ministério Público tenha tempo de pedir a prisão preventva por 30 dias, que é o máximo concedido por lei antes do julgamento e condenação.

Como se pode ser, o pedido de prisão depende da justiça, dos juizes, e não do excutivo. Portanto a prisão de Daniel Dantas não é, como os lulopetisas querem, um mérito do governo Lula.

No governo Lula nunca tão poucos roubaram anto de tantos.

Comissão da Câmara aprova parecer contra o aborto

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou nesta quarta-feira (9), em votação simbólica, um parecer contrário a dois projetos que descriminalizam o aborto. Apesar do parecer contrário também da Comissão de Seguridade Social, os projetos podem ir para o plenário da Câmara. Os deputados favoráveis à descriminalização reclamam da falta de debate sobre o tema.

O parecer contrário aprovado pela CCJ é do próprio presidente da comissão, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que chamou para si a relatoria dos projetos, que tramitam juntos. Um dos projetos prevê a descriminalização total, enquanto outro permite a interrupção da gravidez de até 90 dias. Leia mais em: Comissão da Câmara aprova parecer contra o aborto

Esta foi uma decisão acertada contra o assassinao de inocentes indefesos.

Facilidades do STF - Dantas

O PiG quer que o mensalão seja a origem da investigação sobre Dantas e uma de suas quadrilhas.
A verdade é que Dantas é a origem do mensalão.
O PIG e o presidente do STF Gilmar Merda acha que a PF está fazendo “espetáculo” quando algema rico.
Para eles (tucademos) algema e cadeia é para para preto, pobre e puta pobre (as da playboy não).
A origem da investigação é o disco rígido que a Polícia Federal apreendeu na sede do Banco Opportunity (*).
A então presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Grace, não deixou a Polícia Federal nem a CPI ter acesso ao disco rígido.
Com um argumento bizarro: não havia prova de que Daniel Dantas era o Daniel Dantas do Opportunity.
A revista Carta Capital e o Conversa Afiada se perguntavam: quer dizer que não é o Fausto Silva quem faz o “Show do Faustão” ?
Não é à toa que, segundo o jornal nacional de ontem, Dantas tentou subornar um delegado da Polícia Federal, porque só temia a Justiça de primeira instância, já que no STJ e no STF ele contava com “facilidades”.
Que maravilha ! “Facilidades”...
Por obra e graça da Polícia Federal e do Ministério Público foi possível abrir o disco rígido através da Justiça de primeira instância.
Essa mesma que o Dantas temia.
O que contém o disco rígido ?
O disco rígido contém as operações do “banco” Opportunity nos anos dourados do presidente Fernando Henrique Cardoso, o Farol de Alexandria, aquele que lançava luzes sobre a Antiguidade.
Em sociedade com o Citibank, Dantas vendia no Brasil, a residentes no Brasil, cotas de um fundo de que só poderiam participar NÃO residentes no Brasil.
Era uma patifaria, que o então presidente da Comissão de Valores Mobiliários – clique aqui para ler a pergunta que o Conversa Afiada fez ontem à CVM – , Marcelo Trindade, considerou uma prática “normal” de mercado – “todo mundo faz”... . Ali, nos fundos para NÃO residentes deve estar a fina flor da privatização do Farol de Alexandria.
Ali, no disco rígido, devem estar celebrados os acertos para privatizar telefone, metrô e porto ...
Ali, nos fundos para NÃO residentes deve estar a fina flor da FIE P ...
Ali, nos fundos para NÃO residentes, deve ter muita “sobra de campanha” do PSDB e do PFL, os patronos da privatização de FHC.
Por que a Miriam e o PiG querem espetar Dantas nas costas do mensalão ?
Para pegar o PT e José Dirceu.
Sim, era Dantas quem irrigava a horta do Valerioduto.
Mas, quem do PiG disse isso, naquela época, nos bons tempos em que a Folha (da Tarde *2) transformou Roberto Jefferson em Thomas Jefferson ?
O PiG escondeu Dantas no mensalão.
O PiG escondeu Dantas no mensalão para não chegar aos tucanos (*3).
Como se sabe, a Verônica Dantas, que dormiu hoje no PF-Hilton de São Paulo, aplicou alguns milhões de dólares na empresa que a filha de José Serra tem (ou tinha) em Miami, na Florida, onde se lava mais dinheiro do que no “Cinq à Séc” ...
O PiG escondeu o Dantas do mensalão, porque o PiG começou a falar mal do Daniel Dantas ontem...
Clique aqui para ler por que o PiG não falou mal de Dantas até ontem.
Ante-ontem, ele era o gênio das finanças.
Tanto assim que a revista de banqueiros, por banqueiros, para banqueiros – como diz o Sebastião Nery - , a “Piauí”, fez dele o perfil definitivo, escrito por Suetônio. (*4)
Dantas está no mensalão, pelas mãos de José Dirceu.
Delúbios e Silvios são do elenco de figurantes.
Dantas está no mensalão E no PSDB, na gestão do Farol.
Nos tempos do Farol, Dantas conseguiu que Fernando Henrique Cardoso, num domingo à noite, o recebesse no Palácio da Alvorada para reverter a eleição de uma diretoria da Previ que seria hostil a Dantas.
A Previ é o fundo de pensão do Banco do Brasil que Dantas manipulou – ao lado da Funcef e da Petros –, na gestão do Farol, para ser um dos maiores empresários de telefonia do Brasil, sem botar um tusta. (*5)
No governo do Farol, Dantas entrava e saía do BNDES, do Ministério das Comunicações, na Anatel e na CVM como se estivesse em casa. E estava.
No disco rígido que a Polícia Federal abriu deve estar tudo lá.
Os tucanos e pefelistas mais prósperos ...
Muitos dos que, nos bons tempos do Farol, davam informações à “exclusivas” à Miriam ...
Aqueles economistas geniais – como Dantas, o mais brilhante de todos ...

Hora de abrir o armário.

Da Folha de São Paulo, hoje:

O advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, ameaçou divulgar supostos documentos contra o PT que estariam na Justiça norte-americana e atribuiu a prisão do banqueiro à guerra societária havida entre o Opportunity, fundos de pensão ligados a estatais e a Telecom Itália pelo controle da empresa de telefonia Brasil Telecom.

"Não medirei esforços em trazer à baila tudo o que eu reputar relevante para preservar direitos básicos do meu cliente", afirmou ele.

Segundo sua defesa, Dantas entregou vários documentos à Justiça de Nova York, sobre suposta pressão que teria sofrido do governo e de pessoas do PT, como parte de sua defesa em ação judicial movida contra ele pelo Citigroup, nos EUA.A ação foi extinta em abril, quando Citi e Opportunity fizeram acordo judicial para viabilizar a compra da Brasil Telecom pela Oi.

Com o fim da ação, segundo Machado, o acesso aos documentos está proibido. Aventou recorrer à diplomacia para obter os papéis, que têm cláusulas de confidencialidade.

Ele também disse que vai pedir que a Justiça solicite cópias de depoimentos, na Itália, prestados por ex-seguranças da Telecom Itália sobre suposto pagamento de corrupção pela multinacional no Brasil.

Embora vincule a prisão de Dantas à briga das teles, o advogado do banqueiro afirmou que a venda da Brasil Telecom para a Oi não será afetada "pelo espasmo acusatório desmedido".A ameaça de divulgação de documentos contra o PT foi recebida com ceticismo por executivos ligados à Brasil Telecom. A documentação que Dantas entregou à Justiça norte-americana, segundo eles, conteria acusações, sem provas, de tentativa de extorsão, e recortes de textos de jornais.

Ditadura

Dizendo-se surpreso com a operação, Machado qualificou as prisões de ilegais e fez críticas à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. Disse que o "Estado policial tem prevalecido sobre o Estado de Direito", e que o governo atual dá tratamento pior ao direito de defesa do que o concedido no tempo do AI-5 (Ato Institucional nº 5, de 1968, que suspendeu o Estado de Direito).

A PF, segundo o advogado, prendeu acionistas, dirigentes e funcionários do banco Opportunity sem que tivessem sido chamados previamente a prestar esclarecimentos.

Questionou o fato de dirigentes do PT nunca serem presos nas diligências da Polícia Federal e citou o envolvimento do irmão mais velho do presidente Lula, Genivaldo Inácio da Silva, na Operação Xeque-Mate, de combate ao contrabando de peças de máquinas caça-níqueis, em junho do ano passado.

Segundo o advogado, enquanto empresários, que dão empregos, são presos, ""Vavá foi chamado de ingênuo por Lula, e não passou disso".

Machado afirmou que não tivera acesso às acusações contra seus clientes e afirmou desconhecer a acusação de corrupção de um delegado da Polícia Federal contra Daniel Dantas.

Ele acusou a Polícia Federal de restringir a ação dos advogados de defesa, ao permitir o acesso de apenas um advogado por cliente. "A Constituição, no que diz respeito ao direito de ampla defesa, é uma falácia. Tenho saudade do tempo de exceção. Como advogado, nunca senti dificuldade para o exercício da advocacia como agora. A advocacia passou a ser atividade de risco", afirmou.

Conselheiro federal da OAB, Machado queixou-se de que os advogados têm seus telefones grampeados, quando a Justiça quebra o sigilo de seus clientes.

Postado por Coronel

Se existem estes documentos, que sejam divulgados. No combate a corrupção terra e céu7 devem ser revirados para que este cancêr seja extirpado do meio de nós. Doa a quem doer.

Ministro do STF perdeu a oportunidade de ficar calado

Enviado por Ricardo Noblat -

O que convenceu a Justiça a decretar por cinco dias a prisão preventiva do banqueiro Daniel Dantas, dono do Grupo Oportunitty? A tentativa comprovada dele de, por meio de emissários, subornar um delegado para que o deixasse de fora das investigações, e também a mulher e a irmã.

A mulher é acusada de lavar dinheiro. Em poucos anos movimentou R$ 21 milhões. A irmã de Dantas é sócia de 150 empresas. Servia como "laranja" para o banqueiro. Solto de imediato, quem ousou oferecer um milhão de dólares a um delegado seria capaz de apagar provas que o incriminem.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), deveria levar isso em conta ao examinar o pedido de habeas corpus impetrado em favor de Dantas. Cinco dias são um prazo mínimo para que a Polícia Federal recolha mais provas que Dantas em liberdade poderia destruir.

Foi inoportuna a crítica repetida, ontem, por Mendes à Polícia Federal e ao que ela chama de "espetacularização" de suas operações. Faltou senso de oportunidade ao ministro. Ele passou a impressão de que reagia de antemão à prisão de notáveis.

Mendes reclamou, por exemplo, do uso de algemas em presos que não representam ameaça à própria integridade e a dos policiais. Não me lembro de Mendes e de outros ministros criticarem o uso de algemas em pessoas comuns - não digo em assassinos e bandidos comprovadamente perigosos.

O que Mendes chama de "espetacularização" tem a ver com o acompanhamento pela mídia das operações da polícia. Também não me lembro de ele ou de qualquer outro dos seus colegas ter reclamado de igual tratamento conferido por polícias locais a presos sem sobrenome de peso.
Não basta que a Justiça seja equilibrada - e essa não é a impressão que se tem aqui fora. Ela deve se esforçar para parecer equilibrada.

Assino embaixo

A Casta é solidária (2)

Com as sugestões do Briguilino até o Lula vai querer ser preso.

Só para refrescar a memória muito seletiva de Briguilino.

Cacciola foi preso e condenado durante o governo de quem? É verdade que há mais 13 que foram condenados junto com ele e hoje estão soltos.

A crítica do Ministro Gilmar Mendes é relativa a espetacularização das prisões. Diga-se de passagem que eu concordo que os presos devem ser algemados e carregados no porta malas das viatura como todos os demais mortais presos pela polícia. São criminosos como os outros.

Mas a pergunta é por que a Policia Federal deu exclusividade a rede Globo de acompanhar as diligências?

Por que, logo depois de eleito da primeira vez, Lula deu entrevista exclusiva para William Bonner, ficando sentado quietinho esperando os comerciais para poder falar?

Uma última pergunta, por que a Policia Federal não deu o mesmo tratamento para Delubio Soares, Marcos Valério, José Genuíno, José Dirceu, Silvinho Landrover e outras tantas estrelas do PT?

A casta é solidaria


O rabudo foi parar detrás das grades (mesmo que seja por pouco tempo), no governo petista do presidente Lula.

Coisa jamais imaginada, nem em delírios nos velhos tempos dos tucademos no poder.

Muito pelo contrário, naqueles tempos ele era o rei e mandava até nos fundos de previdência (reunião com FHC).

Agora o PIG, tucademos e cia vão por em pratica a tatica dos MAS e tentar colocar as cunhas "mensalão" "governo" "Dilma", para ver se livram a cara do patrão.

O presidente do STF vem logo a publico criticar "o uso exagerado de algemas e armas pela PF.

Para ele um dos representantes mor da casta, algemas e armas devem ser usados pela PF apenas para prender cidadão comum (pobre, fique bem entendido).

Como este juiz não tem o menor respeito com o cidadão brasileiro também não terei com ele.

Apartir de hoje para mim ele é o Gilmar Merda.

Como ele tem autoridade(?) sugiro que ordene que a PF contrate um especialista em ceremôniais para quando da prisão dos seus companheiros (de classe, escolar. economica e social).

Abaixo algumas sugestões para o Gilmar Merda:


  1. Proíba o uso de algemas pela PF quando for prender seus colegas.

  2. Seja colocado tapete vermelho para que eles possam sair das suas mansões.

  3. Compra de Rolly-Rolls para fazer o transporte destes acusados.

  4. Alugar suites presidenciais em hotel 5 estrelas para hospedar os convidados.

  5. Contratação da especialista em etiqueta Glorinha Kalil (dica) para ensinar boas maneiras aos agentes da PF no trato com os colegas de casta.

Peço que visitantes do blog deixem suas sugestões em comentários, de como a PF deve tratar os membros da casta investigados.

Fatos Inquestináveis (2)

Um anônimo fêz o seguinte comentário sobre o post acima:

Anônimo disse...
Só para lembrar. Daniel Dantas começou tudo isso lá atrás, nas privatizações das telecomunicações. Agora eu pergunto: no governo de quem? E lá não se investigou NADA. Que MP era aquele?
9 de Julho de 2008 01:09


Pesquisando, encontramos a seguinte notícia:

Em 1998, Dantas esteve no centro das investigações sobre suspeitas de favorecimento na privatização de empresas do Sistema Telebrás. Em maio de 1999, começaram as divergências com os sócios Telecom Italia e os fundos de pensão. Os italianos achavam que os acordos da fundação da sociedade eram lesivos a seus interesses.

Em 2000, sócios e fundos de pensão estatais entraram na Justiça contra o Opportunity, por supostas manobras societárias.

Portanto não é verdade de que na época da privatização das teles Dantas não tenha sido investigado e processado.

Mas o que aconteceu então?

Daniel Dantas, dono do grupo Opportunity, foi preso pela Polícia Federal cerca de três meses depois de ter vendido suas participações na Brasil Telecom e Telemar (Oi) por cerca de 1 bilhão de dólares, num dos maiores negócios do mercado de telecomunicações brasileiro, tendo nesse negócio simultaneamente conseguido fazer um acordo com os fundos de pensão que o livrou de todos os processos então que existiam contra ele. (diga-se de passagem que são fundos de pensão estatais)

Dantas era réu numa ação penal decorrente da Operação Chacal, deflagrada pela PF em setembro de 2004. Na ocasião já estava sendo acusado de ter praticado os crimes de violação de sigilo de informação reservada e corrupção, através da empresa Kroll, para ter acesso a dados de pessoas e empresas em órgão públicos, os quais por determinação de lei são reservados (sigilosos).

CPI já indicava ligação de Dantas com 'Valerioduto',

Osmar Serraglio, relator da CPI do mensalão, declarou ao jornal O Estado de S. Paulo no dia 8 de julho de 2008 que no relatório final da CPI já incluiu elementos que indicavam supostas irregularidades cometidas por Dantas dentro do chamado esquema do Valerioduto - repasses de recursos a parlamentares e integrantes do governo e de empresas privadas em troca da liberação de recursos federais - montado pelo empresário Marcos Valério de Souza. Entretanto disse também que a CPI não consegui descobrir os elementos que envolviam Celso Pitta e Naji Nahas.

Portanto Daniel Dantas estava sendo processado. Pergunta que fica no ar: Por que as queixas foram retiradas?

Fatos inquestionáveis

1. Daniel Dantas é dono do Banco Opportunity.

2. O Banco Opportunity era dono da Brasil Telecom

3. A Telemar/Oi pagou R$15.000.000,00 a Lulinha através dsa Gamecorp.

4. O negócio entre a Telemar/oi e a Brasil Telecom só pode se concretizar se a legislação atual for mudada.

5. Lula se dispos a mudar a legislação para possibilitar o negócio da Telemar/Oi e Brasil Telecom

6. 2+2=4