Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Na lata

De quando em vez leio propostas de obrigar os políticos usarem o SUS, transportes públicos e que os filhos deles matriculados em escolas públicas. Tudo bem, concordo. Mas, vou mais além, vamos generalizar todos os servidores públicos e seus filhos serão obrigados a utilizarem exclusivamente os benefícios que o Estado oferece, concordam grevistas profissionais? 

Fundo para pequena empresa


Image

Excelente a iniciativa do BNDES de fazer uma chamada pública para a seleção do gestor de um fundo de investimento com foco em empresas inovadoras, em estágio nascente ou inicial, voltadas para o desenvolvimento de tecnologias limpas.

O mercado tem raríssimas ofertas para esse segmento de empresas nascentes, responsáveis pela introdução de inovações importantes no mercado. Em geral, empreendedores com projetos inovadores acabam, mesmo, se auto-financiando ou contando com a poupança de parentes e amigos.

O risco de prejuízo para o financiamento de empresas nascentes, segundo a lógica do mercado financeiro brasileiro, é considerado alto, pois, de cada dez empresas, apenas uma ou duas efetivamente amadurecem e tornam-se referência em seus mercados. Na tacanha visão financeira, elas tampouco têm garantias a oferecer, já que o maior ativo de que dispõem é genialidade de seus projetos. E os bancos não sabem como contabilizar esse valor.

Outra lógica

Mas, no caso dos fundos para empresas nascentes – instrumento muito comum nos Estados Unidos e demais países avançados - a lógica é outra. A remuneração se dá no lucro a ser obtido com as empresas que obtêm o sucesso – e que multiplicam seu patrimônio várias vezes em pouco tempo. Nesse segundo estágio, quando estão maduras, os fundos vendem suas cotas e auferem os lucros que permitirão o financiamento de novas empresas.

A novidade aqui, além de haver um fundo para empresas nascentes e inovadoras, está no fato de ter como objetivo apoiar empresas que se centram no desenvolvimento de energias limpas. Segundo o BNDES, o fundo dessas empresas terá patrimônio de no mínimo R$ 150 milhões e a participação do banco será limitada a 90% das quotas.

Esta é apenas mais uma das medidas do BNDES. Nada mais importante que a inovação no meio ambiente. E, particularmente, na área energética. Sem novas fontes de energia enfrentaremos o retrocesso ambiental do século XXI.

Zé Dirceu

É alergia ou gripe?

Você sabe?...

Ter a companhia de uma caixinha de lenços na estação mais fria do ano é comum para a maioria das pessoas. Isso acontece porque, com a temperatura e a umidade baixas, gripes e alergias respiratórias são mais frequentes. "As pessoas ficam em ambientes mais fechados e com aglomerações no frio, o que favorece a transmissão dos vírus da gripe. Já em relação às alergias, o tempo frio e seco favorece a dispersão de alérgenos no ar, o que facilita o aparecimento dos sintomas", diz o imunologista Alexandre Barbosa, da Unesp.

Também é comum fazer confusão na hora de diferenciar gripe de uma alergia respiratória, já que a maioria dos sintomas é muito parecida. Veja se você sabe identificar as diferenças entre essas duas doenças. Faça o teste Aqui 

Twitter: Ferramentas úteis para


Twitter não é só para acompanhar notícias da mídia e dos amigos, mas também serve para facilitar a vida das empresas e agências de comunicação. Há ferramentas para agendar compromissos, encontrar perfis por categorias, criar eventos e enviar convites, entre outras funcionalidades.
A cada dia surgem novas ferramentas, algumas para revirar seus seguidores, outras para melhorar sua presença no microblog. Confira algumas:
1) GroupTweet – Envie mensagens pessoais para grupos de pessoas de uma só vez.
2) Twittelembra – É uma espécie de agenda via twitter. Cadastre seus compromissos e quando quer ser lembrado e receba pelo twitter.
3) Eusigo – Encontre pessoas de acordo com os assuntos que elas tratam (música, design, jornalismo, entre outras) –
4) Twitvite – Ferramenta para criar eventos e enviar convites
5) Twtpoll – Faça enquetes e publique diretamente no seu Twitter.
6) Untweeps - Saiba quem está inativo no Twitter e dê unfollow em massa nos que não tuitam com frequência, assim você mantém seu perfil mais ativo e participativo.
7)  Tweetmasters - Para não perder o foco e saber se você está gastando tempo demais ou de menos no Twitter, essa ferramenta analisa quanto tempo você já gastou tuitando. No caso do @comuniquese, escrevemos mais de 54 horas no microblog desde março de 2009

por Carlos Chagas

Neste começo de Século XXI, cresce uma nova onda no planeta, com muitas probabilidades de inundar não apenas a Europa: protestam as populações sempre sacrificadas pela incúria e a ambição das minorias privilegiadas. Só neste fim de semana foram 200 mil nas ruas de Madri e outras cidades da Espanha, mais 100 mil em Atenas, para não falar de 20 mil em Paris. E mais a presença permanente de grupos organizados em Lisboa, Dublin e outras capitais. As manifestações são pacíficas, mesmo diante da truculência do aparato policial designado para conte-las.

A razão é uma só: o povo e especialmente os jovens insurgem-se contra as soluções anunciadas e até adotadas pelos respectivos governos para conter a crise econômica  gerada por suas elites. Aumento de impostos, redução de salários, desemprego em massa, desconstrução da previdência social pública e extinção de investimentos sociais em saúde e educação. No reverso da medalha, bilhões de euros canalizados pelos países ricos aos países em dificuldades, dos quais nem um centavo chega aos destinatários. São empréstimos virtuais que ficam na origem para saldar dívidas e fazer lastro, servindo também para remunerar especulações financeiras e encher os cofres dos mesmos de sempre, aqueles  que fingem emprestar e enriquecem com os juros pagos pelos que fingem receber e empobrecem mais ainda.

Essa formula imperou durante o Século XX e os anteriores com pouca reação dos explorados, a não ser eventuais revoltas e muitas  tentativas de mudar a situação através das urnas. Todas geraram apenas frustrações. As revoluções populares transformaram-se em ditaduras que privilegiavam minorias, às custas  das massas. Os líderes e partidos porventura eleitos para mudar democraticamente  a situação acabaram, sem exceção, aderindo à receita dos poderosos. Ai estão os exemplos da social-democracia e até de partidos socialistas cooptados pelas elites, para não falar de trabalhistas.

Chegaram ao fim da linha os explorados, aqueles que pagam as contas. Demonstram que a hora é de ganhar as ruas com os gritos de "basta!" e de "fora!". É bom que nos preparemos todos.


Leonel Brizol: 07 anos sem ele


[...] E com ele, todos os dias

Hoje, às 11 horas, na Igreja de São Benedito dos Homens Pretos, na rua Uruguaiana – esquina com rua do Rosário – no Centro do Rio – uma missa lembra os sete anos da morte de meu avô, Leonel Brizola.

Uma lembrança que a gente tenta traduzir todos os dias, seguindo em suas lutas. Não porque fossem as dele, mas porque sempre foram as lutas do povo brasileiro.

Deixo com vocês, para lembrarmos dele e de que é possível, embora pareça impossível,

este vídeo, produzido pelo PDT. Um documento de saudades e esperanças, cheio de emoção e ensinamentos nos fatos e imagens, sublinhados pelo texto de nosso colaborador Fernando Brito.
por Brizola Neto


Coluna Econômica

O desafio dos consórcios municipais

Um dos grandes avanços das modernas democracias é o compartilhamento de poder, seja entre entes federados (união, estados e municípios), entre cidades, entre governantes e representantes da opinião pública. É um estágio superior de democracia porque cessa o poder de arbítrio, o governo do um só.

Nos anos 90, consórcios municipais e regiões metropolitanas pareciam ser o estágio mais avançado do federalismo brasileiro. Juntavam-se municípios com interesses em comum, constituíam um consórcio, definia-se um modelo de governança que permitia montar pactos supra-partidários. Cada assento no consórcio era da cidade, não especificamente do prefeito A ou B.

O modelo avançou em algumas frentes. emperrou em outras, especialmente nas regiões metropolitanas - figura criada na Constituição de 1988.

***

Vários fatores pesaram nisso. Um deles, a divisão de poderes entre o Estado, o município maior (em geral, capital) e as demais cidades. Pela divisão de poderes, Estados e municípios teriam número de votos iguais no conselho da entidade. Só que, como os votos de municípios são individuais, bastaria o Estado obter um voto para conquistar a maioria.

***

Nos últimos anos, os consórcios de municípios ganharam fôlego em duas frentes importantes: nas bacias hidrográficas (cujos municípios precisam compartilhar da mesma água) e nas regiões metropolitanas, muito em função da nova Lei do Saneamento e da Lei dos Resíduos Sólidos.

Em São Paulo tentou-se a montagem de consórcios metropolitanos, especialmente para administrar os conflitos dos municípios com a Sabesp e a questão do transporte metropolitano.

O modelo avançou no governo Covas, graças ao Secretário de Energia, Hugo Marques Rosa, que tentou montar uma agência reguladora que servisse de fórum para as discussões com municípios.

Desacelerou no primeiro governo Alckmin e praticamente fechou no governo José Serra.

Agora volta à tona, mas com possibilidades legais mais flexíveis, graças à Lei dos Consórcios.

***

Aprovada em 2005, a Lei dos Consórcios permite incluir municípios, estados, União e até empresas privadas no mesmo ente. Exemplo típico é o da Autoridade Olímpica, que tenta congregar todos esses interesses. Nesse caso, define-se o escopo do consórcio e todos os entes delegam a ele poderes para cumprir o acertado.

***

No caso do Consórcio do ABC - conta o prefeito de Diadema, Mário Reali - foi formalizado um ente de direito público.

A proposta do consórcio é juntar União e estado de São Paulo em cima de três temas principais: mobilidade (tratando do transporte metropolitano), saúde e segurança.

***

A estratégia foi montada há anos pelo prefeito Celso Daniel. Montam-se grupos de trabalho e contrói-se uma pauta com consenso progressivo.

O consórcio tem sete cidades. Se houvesse confronto, e algum tema fosse votado sem consenso, os derrotados simplesmente abandonariam o consórcio.

Depois de chegado a esse consenso, foi entregue uma proposta ao governador Geraldo Alckmin e à Ministra Mirian Belchior. A partir daí será possível discutir a questão do saneamento e dos transportes metropolitanos.

Nos próximos meses, a Frente Nacional dos Prefeitos elegerá esse tema como prioritário em sua agenda.

Estimativa para IPCA desacelera, diz Focus

Os agentes do mercado financeiro voltaram a reduzir os indicativos para a taxa oficial de inflação em 2011, segundo o relatório Focus, elaborado pelo Banco Central. As estimativas para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) foram reduzidas pela sétima semana consecutiva, de 6,19% para 6,18%. Na análise mensal, os números pra junho desaceleraram de 0,08% para 0,05%, ao passo que os dados de julho foram reduzidos de 0,18% para 0,15%. Para 2012, os números avançaram de 5,13% para 5,18%.

Venda de títulos públicos a pessoas físicas atinge recorde

A venda de títulos públicos a pessoas físicas pela internet atingiu níveis recordes em maio: segundo dados da área econômica do governo, as vendas do programa Tesouro Direto somaram R$ 360,91 milhões no mês passado, o maior volume mensal desde a criação do serviço, em 2002, e cerca de R$ 700 mil superior ao registrado em janeiro, quando o total ficou em R$ 360,26 milhões. Os títulos mais comprados foram os corrigidos por índices de preços, responsáveis por 56,8% do montante vendido.

Superávit comercial atinge US$ 656 milhões

O superávit da balança comercial da terceira semana de junho chegou a US$ 656 milhões, com média diária de US$ 131,2 milhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). As exportações totalizaram US$ 5,534 bilhões (média diária de US$ 1,106 bilhão) e as importações foram de US$ 4,878 bilhões (média diária de US$ 975,6 milhões). No ano, o superávit foi de US$ 11,170 bilhões (média diária de US$ 96,3 milhões), alta de 49,6% ante o ano anterior.

Confiança dos industriais sobre a economia volta a ficar estável

A confiança do empresário industrial sobre o comportamento da economia e a situação de suas empresas manteve-se estável em 57,9 pontos em junho no comparativo com maio, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Ante 2010, o índice foi reduzido em 8,1 pontos. Em nota, o economista da CNI Marcelo de Ávila afirma que, apesar da estabilidade no otimismo dos empresários, a previsão é de que suas expectativas retomem a trajetória de queda registrada desde janeiro último.

Moody's eleva nota de risco do Brasil

A agência de classificação de risco Moody's elevou o rating dos bônus do governo brasileiro de Baa3 para Baa2, ao mesmo tempo em que a perspectiva para as notas foram mantidas em patamares favoráveis. Em relatório, a entidade afirma que sua análise considerou que o desempenho do crédito soberano "é consistente com ratings na parte elevada da margem Baa, que os recentes ajustes nas políticas devem resultar em um cenário macroeconômico mais sustentável".

FMI cobra coesão da Europa para enfrentar crise

O diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), John Lipsky, cobrou dos líderes da União Europeia coesão no enfrentamento da crise que atinge os chamados "países periféricos", e afirmou que "apenas uma abordagem coesa e cooperativa para a gestão de crises será bem-sucedida". O líder também sugeriu a busca pela estabilidade financeira e o estímulo a mecanismos de interações econômicas e políticas multilaterais, além da gestão dos problemas causados pela dívida externa em alguns países.





Empreiteiros corruptores são contra lei anti-cartel

A responsabilidade do titúlo da postagem é exclusivamente minha. Não coloquei "empreiteiros ladrões", porque seria um insulto aos ladrões de galinha. Esta é minha opinião.
As empreiteiras não aceitam “em nenhuma hipótese” uma regra que o governo chama de “anti-cartel” e propôs na lei de licitações especial que defende para obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. O dispositivo boicotado pelas construtoras autoriza o setor público a não revelar sua estimativa de custo de erguer uma determinada obra, antes de fazer o leilão para escolher quem vai tocá-la.
“Em nenhuma hipótese o orçamento previamente estimado pela Administração deverá ser fornecido somente após o encerramento da licitação”, diz a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em documento assinado pelo presidente da Comissão de Obras Públicas da entidade, Arlindo Moura. Para a CBIC, essa modelagem abriria possibilidade de uso de “informação privilegiada” por parte de alguma empresa.
O governo também usou palavras fortes para defender o mecanismo, aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (15/06). Para a presidenta Dilma Rousseff, ele combate “formação de cartel”. Para o ministro do Esporte, Orlando Silva, impede “conluio” entre empresas.
Os dois argumentaram, em entrevistas dadas na sexta-feira (17/06), que, ao esconder das empresas seus cálculos financeiros, o governo tira delas uma referência em torno da qual poderiam combinar os lances que farão num leilão. Os valores seriam conhecidos de início apenas pelos tribunais de contas, que fiscalizam as administrações públicas, e pelos órgãos de controle dos próprios poderes executivos.
A ocultação do orçamento em licitações, segundo Dilma e Silva, é recomendado internacionalmente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aplicada na União Européia.
O governo considera este é um dos pontos fundamentais da lei de licitações exclusiva para Copa e Olimpíada que propôs ao Congresso, chamado burocraticamente de Regime Diferenciado de Contratação (RDC). O RDC tem normas mais draconianas do que a Lei de Licitações (8.666, de 1993) para, segundo o governo, tentar proteger melhor o interesse público contra o interesse das empreiteiras.
O projeto impede, por exemplo, que uma empresa assine contrato com o setor público e depois peça aumento de preço por causa de algum problema de engenharia surgido durante a obra. A possibilidade de fazer aditivos aos contratos está prevista na Lei de Licitações e, diz um técnico do governo, produz “aditivos infinitos” que só favorecem as construtoras.
Pelo RDC, somente a Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa) e o Comitê Olimpíco Internacional (COI) é que terão autoridade para pedir revisão de valores.
No documento em que condena a idéia de ocultação do orçamento, resultado de uma reunião de dirigentes da entidade realizada dia 18 de maio, a CBIC faz uma série de críticas ao RDC, mostrando que o setor não concorda com a essência da proposta.
Para o governo, este é o motivo de a aprovação do RDC na Câmara dos Deputados, especialmente no caso do “orçamento oculto”, ter sido noticiado de forma condenatória. Na imprensa, prevaleceu, num primeiro momento, a interpretação de que o governo queria “esconder” os gastos com Copa e Olimpíada.
Um ministro disse à Carta Maior que tal interpretação foi “com certeza” patrocinada pelos empreiteiros. Segundo um técnico do governo, “grandes empreiteiras” estariam por trás do balizamento do noiticiário sobre o RDC porque querem continuar se beneficiando de brechas na Lei de Licitações tradicional. O objetivo seria desmoralizar a ideia do RDC perante a opinião pública, para que o Congresso não o aprove.
Derrotadas na Câmara, as empreiteiras preparam-se agora para fazer lobby no Senado contra o RDC.

Dispositivo móvel

[...] mercado de segurança tem estimativa de movimentar mais de 4 bi em 2013  

As vendas globais de produtos para a segurança de dispositivos móveis irão gerar uma receita extra de mais de US$1 bi até 2013, com o valor total do mercado chegando a US$ 4bi, de acordo com um estudo da Juniper Research. Dados do estudo “Saving and Protecting a Mobile Future” apresentam uma serie de alertas de segurança para os usuários de aplicativos de mídias móveis centrados no envio de dados e serviços, bem como as expectativas quanto ao crescimento financeiro do mercado.
As projeções do crescimento da receita de produtos de segurança para dispositivos móveis para 2011 e 2016 feitas pela Juniper sugerem que Europa Ocidental e América do Norte continuarão sendo os maiores mercados, seguidos por um Extremo Oriente e China com forte crescimento. As regiões da África / Oriente Médio, restante da Ásia-Pacífico, o subcontinente indiano, a Europa Central / Oriental e a América Latina deterão praticamente a mesma participação no mercado que possuem hoje.
A proliferação do download de aplicativos – tanto gratuitos como pagos – facilmente instaláveis em dispositivos móveis, juntamente com o seu grande volume de utilização de dados, fizeram surgir algumas ameaças e riscos. Além disso, a análise da Juniper indica que a crescente adoção do m-commerce por parte dos usuários trouxe a necessidade de se buscar medidas de segurança distintas para os diversos riscos e ameaças que passaram a enfrentar.
Informações Confidenciais – Muitos usuários armazenam informações pessoais e confidenciais acerca de seus negócios em seus dispositivos móveis. Os Smartphones podem ser configurados para acessar e-amils e dados corporativos que podem facilmente ser sincronizados. Além disso, a introdução de soluções de “bancos móveis”, pagamentos e distribuição de tickets requerem que a transmissão de dados seja segura, pois muitas vezes o armazenamento de dados pessoais e financeiros pode ser comprometido por conteúdo compartilhado via  aplicativos ou jogos online por parte de terceiros.
A Juniper identifica os seguintes cinco temas-chave de segurança que afetam usuários de dispositivos móveis:
Proteção de dispositivos – Os dispositivos móveis exigem o mesmo nível de proteção disponível para aparelhos como laptops e netbooks, que incluem proteção contra malware, firewall e antivírus, dentre  outros.
Dowload de aplicativos e software – Aplicativos móveis são uma das maiores preocupações, pois podem introduzir um grande número de ameaças a rede da empresa. A maioria dos usuários baixam aplicativos, pagos ou gratuitos. Aplicativos de terceiros sem certificado que são baixados por usuários muitas vezes são malwares ou spywares que pode buscar se infiltrar em seus e-mails, mensagens, histórico de chamadas, listas de clientes e outros dados corporativos. Existem diferentes tipos de aplicações móveis inseguras disponíveis para download em lojas de aplicativos que são vendidos como sendo uteis para seus negócios ou aplicações pessoais.
Perda ou roubo de dispositivos – Como um smartphone acumula muitos recursos, torna-se mais desejável para os ladrões, tanto em termos do valor do aparelho como meio para acessar suas informações sigilosas.
Dispositivos de acesso contínuo – A maioria dos usuários corporativos usam smartphones para acessar e-mails e dados, e uma vez que alguns destes dispositivos estão sendo comprados pelo usuário e não pela própria empresa, torna-se vital a segurança destes dispositivos. Além disso, a maioria dos dispositivos móveis estão sempre conectados à Internet, quer através de uma rede celular ou de redes WiFi. Isso significa que o aparelho não fica apenas exposto à internet, mas também pode ser invadido por outros dispositivos.
do E-commerce

O amor é a lei da vida


Você já se deu conta de que o amor é a lei maior que rege a vida?

Antes de pensar numa resposta negativa, reflita um pouco sobre as seguintes considerações:

Da batalha entre a chuva e o sol, surge o arco-iris, exibindo suas múltiplas cores, tornando a paisagem mais bela e mais poética. É o amor sugerindo harmonia.

Sob o rumor da cascata, que jorra violenta sobre as rochas desalinhadas e pontiagudas, as andorinhas fazem seus ninhos e garantem revoadas em todos os verões. É o amor orientando o instinto.

Sob a neve que se estende sobre planícies e montes gelados as sementes dormem, para explodir em flor aos primeiros beijos do sol da primavera. É o amor acordando a vida.

O tempo, hábil conselheiro, traz o esquecimento das dores e cicatriza as feridas abertas pelos sofrimentos mais acerbos. É o amor incentivando a vida.

Quando a doença corrói o corpo físico, causando desconforto de dor, e os órgãos já não têm forças para manter funcionando a máquina de carne, a morte, como hábil cirurgiã, liberta o espírito do fardo inútil. É o amor renovando a vida.

Junto com a tempestade que rasga os céus com raios e trovões, chega a chuva generosa, fertilizando a terra e garantindo a boa safra. É o amor propiciando a vida.

Sob a pesada pedra, a frágil semente germina e rasteja, contorna obstáculos, até encontrar a luz e florescer, vitoriosa. É o amor orientando a vida.

Os séculos, quais anciães compassivos, se dobram sobre as memórias dos povos vencidos nas guerras promovidas pelo egoísmo, trazendo o bálsamo do esquecimento. É o amor amenizando o ódio.

Na face do solo rachado, crestado pela seca implacável, surge pequeno olho d’água, dando notícias da vida que persiste, submersa, invencível. É o amor alimentando a esperança.

Nos conflitos das guerras sangrentas e cruéis o homem transforma o mundo em que vive, criando tecnologia e fomentando o progresso. É o amor promovendo o esclarecimento.

As marcas profundas esculpidas nas almas pelos holocaustos de toda ordem, forjam pérolas de luz nos corações sensíveis e os eleva acima das misérias humanas. É o amor gerando o entendimento.

Quando um agente externo qualquer penetra o organismo humano, imediatamente um exército de células-soldados entra em combate para eliminar o intruso e garantir a saúde. É o amor defendendo a vida.

O amor age em silêncio, trabalha incansavelmente para garantir a harmonia da vida.

Nada supera a sua potência. Nada supera a sua ação.

O amor é a lei maior da vida, e rege o micro e o macro cosmos, sem alarde, sem exibição.

***

Cada planeta que se movimenta no espaço é um orbe em evolução, gravitando na lei de amor.

Cada estrela que brilha no infinito, é um astro que conquistou a condição de mundo sublime, e está sustentado pela lei de amor...

Cada criança que renasce nos palcos terrenos, traz consigo um plano de felicidade, traçado pelas leis de amor...

O ser humano, que age e interage no meio em que vive, fomentando o progresso, está sob o amparo da lei de amor.

Cada anjo que habita os mundos sublimes é um Espírito de luz que conquistou o mais alto grau na universidade da vida, e hoje nos convida ao amor...