Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

A mensagem na queda de Parente, por Ricardo Capelli

Quem derrubou o presidente da Petrobras?

Pedro Parente é um tucano histórico. É da turma dos “alquimistas”, profetas neoliberais que continuam professando uma fé já abandonada até mesmo pelo Banco Mundial.

Sua queda embute uma mensagem objetiva. O neoliberalismo tardio e anacrônico do PSDB não passa nas urnas. É uma política antinacional, antipovo, serviçal de interesses estranhos ao povo brasileiro. O “executivo competente” levou Temer ao isolamento. Sua queda era a consequência natural.

A política de preços da Petrobras desagradou setores importantes da economia. Transportadoras, caminhoneiros autônomos e o agronegócio se levantaram, para citar apenas os atores mais visíveis.

A irresponsabilidade de vincular o preço dos combustíveis à variação internacional do preço do barril e do câmbio desorganizou setores inteiros da economia. A esperada previsibilidade, regra do mercado, foi para o espaço. No meio da crise, o anúncio de mais um aumento da gasolina foi a gota d’água.

A esquerda festeja a derrubada. Não deixa de ser uma boa notícia, estamos carentes delas. A paralisação dos petroleiros foi um ingrediente a mais na crise. Olhando friamente o que ocorreu, há mais recados do que motivos para festas.

A greve não foi comandada pelas centrais sindicais ou pelos partidos de esquerda. É forçar a barra dizer que expressa uma virada na conjuntura.

O movimento começou como um locaute. Entre seus líderes, Emílio Dalçóquio, dono de 600 caminhões ligado a Bolsonaro. É fato que foi um movimento heterogêneo, os caminhoneiros têm características diversas, origens e realidades distintas. Apesar da infiltração de setores fascistas, seria um exagero também afirmar que a resultante empurra o país para extrema direita.

A reflexão principal está na análise dos setores econômicos e sociais que deram sustentação ao movimento, o que os motivou, que interesses forjaram a unidade?

Ficou claro que o neoliberalismo clássico representado por Alckmin não encontra eco na sociedade brasileira. O agronegócio, que já foi Lula, rechaçou a política do PSDB para Petrobras. Uma parte flerta com Bolsonaro. Vão todos com o fascista?

O poderoso setor de transporte de cargas teve a mesma posição. Vai com quem nas eleições?

O Datafolha foi categórico. O apoio ao movimento foi de 87%. Quando veio a conta do acordo proposto pelo governo, os mesmos 87% se posicionaram contra cortes no orçamento e contra o aumento de impostos.

Outro tapa na cara da agenda fiscalista tucana. A sabedoria popular foi clara. Só há uma saída para aumentar gastos sem aumentar impostos ou fazer cortes nas políticas públicas: o Brasil voltar a crescer.

Por que setores que rejeitam a agenda neoliberal perderam a referência na esquerda? Como apresentar um projeto nacional de desenvolvimento que seja capaz de atraí-los novamente?

Na incapacidade de um candidato de centro direita neoliberal representar estes interesses, eles podem migrar para o nacionalismo fascista do “Capitão”?

A queda de Parente expressa a falência da agenda Tucana, mas não necessariamente o triunfo da pauta progressista. Esse raciocínio mecânico é uma ilusão.

A Copa do Mundo está chegando. A esquerda voltar a disputar a bandeira nacional, se vestir de verde e amarelo, seria uma demonstração de que está compreendendo corretamente o que está em curso no país.  Não precisa abandonar o vermelho. É só deixar claro que a bandeira nacional é nossa e não vamos abrir mão dela.

Boa noite

"Gosto de semear esperança, otimismo, justiça, paz e solidariedade. Digo o que penso, com firmeza. Penso, no que faço, com responsabilidade. Vivo com amor. E me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende", Cora Coralina

***
Agradeço clique no anúncio






Pedro Parente, um entreguista de palavra

Na sua carta de demissão entregue a Michel Temer, o também entreguista Pedro Parente afirmou que "entreguei o que prometi.
Verdade seja dita, ele cumpriu a palavra:

  • Entregou parte do pré-sal
  • Destruiu a indústria naval
  • Vendeu parte do parque de refino
  • Vendeu parte da área de distribuição
  • Desmontou a indústria de plataformas
  • Desmontou o setor de gás e petróleo nacional
  • Dobrou a importação de derivados da empresa
  • Implantou a política de dolarização dos combustíveis
Como podemos vê, o capacho do deus mercado quase quebra de verdade a empresa e entrega o pré-sal as petroleiras internacionais.
Canalha!
 ***
Agradeço clique no anúncio


A queda de Pedro Parente e a política de preços da Petrobras

***

Dilma, a voz de Lula sobre a greve dos caminhoneiros e o preço dos combustíveis

"Vocês nunca se perguntaram por que o petróleo brasileiro, com custos nacionais, produzido em real, tem que estar dolarizado ou ligado ao preço internacional? Baseado em quê?", Dilma Rousseff


***
Agradeço clique no anúncio

Haicai

Quando tudo
Ódio for
Seja amor

***
Agradeço clique no anúncio

Resultado de imagem para pedra flor

Impunidade tucana

O brasileiro não inventou a corrupção. Mas, a impunidade tucana, sim!

***
Agradeço clique no anúncio

Oração do dia

 Oração de Santa Terezinha para trazer luz 
“Santa Terezinha do Menino Jesus, que atravessastes a noite escura da alma, sem nenhuma consolação espiritual e, sustentada pela fé, recuperastes a alegria de viver, implorai ao Bom Deus por mim, para que eu seja capaz de dominar este estado de tristeza em que me encontro, esta treva absurda que tomou conta de meu coração. 
Iluminai, Santa Doutora, minha inteligência para que eu descubra que só Deus me basta e que devo, em tudo e por tudo, realizar somente a vontade dele, desse Deus Misericordioso, que me carrega ao colo, mesmo quando me sinto abandonado, sem nenhuma luz a me orientar. 
Dai-me crer, cheio de esperança, que todo desespero tem seu fim, pois o amor de Jesus liberta os corações das correntes do medo e da angústia. 
Dai-me, um sorriso, ó Santinha e providenciai para mim, junto ao Pai, o Dom da alegria. 
Que esse Dom me cure e me liberte, me faça ver as novas luzes que se acendem: o amor do Pai começa a brilhar para mim, Sua misericórdia começa a me aquecer e eu me abro à vida nova que o Espírito Santo de Deus me traz, o mesmo Espírito que ungiu a vossa vida. 
Ó Santa das Rosas, com o precioso óleo da alegria, do qual urgentemente necessito para poder louvar o Pai e o Filho, sem nada a me pesar o coração. 
Creio firmemente que serei atendido, que meu brado de angústia será ouvido e me comprometo a espalhar a vossa devoção. Amém.”