Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Rodolfo Amoedo foi quem abriu novas janelas no ensino e na estética ensinada na Escola Nacional de Belas Artes

 

Pintura: Ateliê do Artista em Paris (1883)


Como professor, incentivava seus alunos a pesquisar os mais diversos processos de pintura: têmpera, encáustica, aquarela. Estimulava-os a pesquisar temas menos idealizados e revitalizar, com ideias novas, as correntes neoclássicas e românticas que predominavam entre nós.

Ele não deixava de ser um eterno admirador do clássico, mas queria marcar sua época. Por isso, muitas vezes foi chamado de ambíguo.

O crítico Tadeu Chiarelli disse que "Amoedo surge indeciso entre o papel de herdeiro do academicismo local e aquele de introdutor do realismo burguês (...) curiosamente o artista consegue transformar o seu realismo inicial no único herdeiro possível e intransigente da arte tradicional no país, única sentinela eficaz contra os avanços das vanguardas vindas da Europa".

A influência do ambiente acadêmico francês se faz notar tanto em suas concepções estéticas quanto pedagógicas. Seu trabalho se afasta do tom triunfante da pintura oficial da Academia, procurando um tratamento mais discreto, objetivo, que o distancie dos temas que eram verdadeiros mitos.

Passou a discordar dos métodos da antiga AIBA e junto com os irmãos Henrique Bernardelli (1858 - 1936) e Rodolfo Bernardelli (1852 - 1931), Souza Lobo e Zeferino Costa, funda o Ateliê Livre, espaço paralelo de ensino e trabalho de arte, onde os artistas procuram chamar a atenção para a defasagem do ensino acadêmico. Propõem uma modernização curricular, tendo como modelo a célebre Académie Julian, onde ele estudara em Paris.

Se como pintor despertava polêmica, no entanto foi muitas vezes premiado nas Exposições Gerais de Belas Artes (destacando-se a medalha de ouro na Exposição Comemorativa do Centenário da Abertura dos Portos, RJ, 1908, e a medalha de honra na Exposição Geral de 1917), como professor foi sempre admirado e seus cursos muito procurados.

A imagem de hoje é de uma aquarela sobre cartão que ele pintou em Paris. Retrata o Ateliê do Artista, onde ele viveu de 1879 a 1887. Mede 56,8 x 77 cm.



"Privataria Tucana" no topo do ranking do PublishNews


 
Foto: Divulgação

Debora Melo e Guilherme Balza, UOL Notícias
Lançado em 9 de dezembro deste ano, o livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., alcançou o topo do ranking de livros mais vendidos do site especializado em mercado editorial PublishNews.
O site contabiliza as vendas de 12 livrarias –Argumento, Cultura, Curitiba, Fnac, Laselva, Leitura, Martins Fontes SP, Nobel, Saraiva, Super News, Travessa e da Vila. 
A obra aponta supostas irregularidades nas privatizações ocorridas durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). O livro afirma também que amigos e parentes de José Serra mantiveram empresas em paraísos fiscais e movimentaram milhões de dólares entre 1993 e 2003.

Comece a emagrecer agora e seja um caso de sucesso em 2012!


Dê um presente para sua saúde

O Natal pesou para você?
O Dieta e Saúde, o maior programa online de reeducação alimentar, quer te fazer uma proposta: 20% de desconto para você começar 2012 com o pé direito e sabendo se alimentar melhor!
Começar minha dieta por
menos de R$ 0,80 por dia
Marcos emagreceu 23 Kg e vai
ter um verão mais saudável!
"A melhor parte é que não fiz isso de maneira radical, e sim com uma alimentação saudável e balanceada."
"Depois que você entra no programa, e passa a conhecê-lo bem, experimentá-lo, dificilmente irá querer largar uma alimentação saudável, mesmo depois que atingir a sua meta de peso."

Agora é sua vez! Faça como o Marcos
Comece sua dieta e reduza suas medidas
Comece 2012 com tudo em cima!
Esta é sua última chance. Aproveite!
Você emagrece com uma dieta totalmente adaptável ao seu dia-a-dia e ainda
economiza.
ASSINE O DIETA E SAÚDE AGORA

Receita do dia

Pão de centeio integral
Pão de Centeio Integral
Ingredientes
  • 250 gr de farinha de trigo
  • 250 gr de centeio
  • 25 gr de açúcar mascavo
  • 10 gr de sal
  • 20 gr de fermento biológico fresco
  • 50 gr de margarina 
  • 500 ml de água
Como fazer
Coloque numa bacia ou na batedeira, 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Faça uma esponja e deixe descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia. Deixe-a descansar durante uns 40 minutos. Após este descanso, faça os modelos, coloque-os em assadeiras levemente untadas, pincele com ovos batidos e espere o crescimento até quase atingir o seu dobro. Após tudo pronto, torne a pincelar com ovos e leve para assar. A temperatura do forno deve ser de 200 graus.