Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Luis Nassif : Mirian Leitão pode ter sido alvo de acerto interno na Globo

Vamos juntar algumas pecas de quebra-cabeça.

Peça 1 – a denúncia em si.
Mirian Leitão pode ter sido alvo de acerto interno na Globo
O Globo transforma em denúncia o uso de um computador da rede wi-fi do Planalto para alterar o perfil de dois jornalistas na Wikipedia.

A rede possui certamente mais de dois milhares de usuários internos do Palácio, incluindo a Sala de Imprensa. É um mero problema corporativo ao qual não está imune nenhuma grande corporação. É essa a razão de, em muitas empresas, o servidor bloquear acesso às redes sociais.

Trata-se, portanto, de uma questão funcional menor que, dentro do padrão atual do jornalismo brasileiro, é tratado como escândalo.

Até aí explica-se: coma falta de filtros jornalísticos até bocejo de padre vira escândalo.

Peça 2 – a divulgação do conteúdo apócrifo no perfil de Mirian Leitão.

Aí o quadro fica um pouco mais complicado.

Qual a razão do jornal dar o destaque que deu às acusações a Mirian – envolvendo, inclusive, episódios menores ocorridos por ocasião da Operação Satiagraha? Não tem lógica. Transformou uma caso restrito de trollagem na Wikipedia, que até então passara despercebido, em tema nacional, expondo sua própria colunista de uma maneira aparentemente incompreensível.

Incompreensível, talvez, para quem não acompanha profissionalmente os meandros do jornalismo.

Peça 3 – o papel de Mirian no sistema Globo. 

Em temas econômicos, Mirian permanece representante do establishment financeiro.

Mas, nos últimos anos, cresceu jornalisticamente, e ganhou luz própria em temas muito além dos financeiros.

A dimensão pública que conquistou deu-lhe uma autonomia relativa de opinião em relação a parte da pauta, assim como para poucos outros jornalistas, como Jânio de Freitas.

Abraçou bandeiras legitimadoras indo clara e corajosamente na contramão dos que passaram a definir a linha editorial do grupo, como na questão das políticas de cotas para negros, na denúncia dos crimes da ditadura. Sua posição certamente pesou na mudança da linha editorial do jornal, especialmente em relação aos crimes da ditadura. 

Teve inclusive a coragem de investir contra colunistas agressivos da nova direita.

Talvez por aí se entenda melhor a represália de que foi alvo.

Tempos atrás, a Folha abriu espaço em sua página de opinião para que um neocon agredisse dois repórteres que ousaram criticar o discurso anti-cotas de Demóstenes Torres no STF (Supremo Tribunal Federal). Na sequência, foi a vez de Jânio de Freitas sofrer ataques dentro do próprio jornal.

A briga interna de O Globo não chegou a esse ponto. Mas a divulgação desnecessária da trollagem mostra que, por lá, a vingança se come a frio. Não foi represália das Organizações Globo, mas de grupos internos.

Jogou Mirian aos leões da Internet que, por alguns dias, terão carne fresca para se refestelar.

PS - Pessoal, para que não prosperem teorias conspiratórias: o episódio, se ocorreu, foi motivado por disputas internas, não como política da empresa contra sua colunista.

A taxa de inflação de julho foi a menor nos últimos quatro anos

Esta é, claramente, uma boa notícia para o Brasil. Você diariamente lê e ouve informações apocalípticas sobre a inflação.

E os brasileiros sabem o que inflação significa. Nos dias de Sarney – e de Mailson, hoje transformado em professor de economia em colunas e artigos na mídia – a inflação chegou a 80%.

Ao mês.

De novo: aquela é uma boa notícia.

Como você faz para lidar com ela, se você gostaria secretamente que a taxa disparasse para usar isso contra Dilma?

Um giro breve pela imprensa me mostrou, ou me confirmou, que há dois caminhos.

O mais simples é ignorar, e torcer para que o leitor não perceba e não se sinta prejudicado pela desinformação.

Foi o que a Veja fez em seu site.

O segundo é embrulhar a boa notícia cuidadosamente em duas más notícias.

Foi o que o Jornal da Globo fez.

Ali está dito, logo na primeira linha, que o que fez a inflação baixar foram os juros altos e a baixa taxa de crescimento.

Dois fatos negativos – juros altos e crescimento baixo – obliteram a informação positiva.

Isso quer dizer que você fica sem possibilidade de ser elogiado no campo da inflação.

Se ela sobe, você é o responsável. Dilma e equipe, quero dizer.

Se ela desce, você não tem mérito nenhum. É culpado, na verdade, pelas coisas ruins associadas à boa notícia. No caso, os juros altos e o baixo crescimento.

E note: controlar a inflação sempre se fez exatamente assim. Você eleva os juros, e isso diminui o consumo porque o crédito fica mais caro.

Menos consumo significa menos inflação. E menos crescimento, também.

Quando, num momento de desconcertante franqueza, Aécio prometeu a empresários "medidas impopulares", estava se referindo exatamente a isso.

Foi aplaudido pela plateia.

E na hipótese de fazer isso como presidente, caso se eleja, em algum momento aparecerá a notícia de uma baixa taxa de inflação.

A Veja não a omitirá. O Jornal da Globo não fará ressalvas.

Essa a diferença.

O público das grandes empresas de jornalismo é constantemente manipulado.

A sorte, para a sociedade, é que a internet oferece hoje um contraponto.

Ou seríamos todos, ou quase todos, manipulados.

Sobre o Autor

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

Veja comete mais um crime

Uma perícia contratada pelo senador Delcídio Amaral (PT/MS) demonstra que a revista Veja editou a fita que motivou a capa da última semana, sobre uma suposta farsa na CPI da Petrobras; "Do arquivo analisado separamos segmentos que demonstram a edição do mesmo, sendo claramente perceptível pelo menos duas interrupções na sequência das falas", diz a análise do IPC, o principal instituto de perícias do Mato Grosso do Sul; "O uso de palavras separadas de sua sequência original pode trazer interpretação destoante do efetivo contexto em que teriam sido empregadas"; ontem, em entrevista ao 247, o ministro Ricardo Berzoini defendeu que Veja apresente a íntegra de sua fita gravada com uma caneta espiã; a revista da Marginal Pinheiros aceitará o desafio?
 
247 - O laudo elaborado pelo Instituto de Perícias Científicas de Mato Grosso do Sul revela que a gravação da conversa entre dois funcionários da Petrobras – José Eduardo Barrocas e Bruno Ferreira – e uma outra pessoa não identificada, divulgada esta semana pela revista Veja, foi editada, o que compromete qualquer avaliação sobre a participação de senadores em uma suposta tentativa de fraudar os trabalhos da CPI da Petrobras, conforme denunciado com alarde pela revista.
 
O documento, assinado pelo perito Fernando Klein, conclui , com base na análise feita na gravação disponibilizada pela Veja em seu site na Internet, com duração de 2 minutos e 40 segundos, que não há uma sequência lógica que permita vincular o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) a eventual orientação repassada aos depoentes da CPI da Petrobras, uma vez que no momento imediatamente anterior à citação do nome "Delcídio" na conversa há uma interrupção de 1 minuto e 14 segundos na gravação, o que comprova a montagem.
 
O laudo esclarece que o uso de arquivo editado pode trazer interpretações equivocadas em relação ao contexto de todo um diálogo.
 
"Do arquivo analisado separamos segmentos que demonstram a edição do mesmo, sendo claramente perceptível pelo menos duas interrupções na sequencia das falas, a primeira com 1 minuto e 12 segundos e a outra com 1 minuto e 30 segundos. O uso de palavras separadas de sua sequência original pode trazer interpretação destoante do efetivo contexto em que teriam sido empregadas. Dessa forma, não há credibilidade para a interpretação do conteúdo e da aplicação dos diálogos constantes na gravação de 2 minutos e 40 segundos disponibilizada no sítio eletrônico da revista Veja, dada a evidente edição do mesmo", assegura o perito.
 
O IPC é o maior e mais conceituado instituto de perícias de Mato Grosso do Sul. Ele é responsável por pelo menos 70 % de todas as investigações periciais requisitadas pela Justiça no estado. 
 
Nesta quarta-feira, em entrevista ao 247, o ministro Ricardo Berzoini, das Relações Institucionais, defendeu que Veja apresente a íntegra de sua fita gravada com uma caneta espiã.

Mas, que parece?...

Reprodução
Parece

Facebook obrigará a migração para o Messenger em chats mobile

Depois do anúncio de que o Facebook obrigará a migração para o Messenger em chats mobile, muitas pessoas aderiram ao aplicativo da empresa por falta de alternativas. Estima-se que atualmente existem 1 bilhão de usuários que utilizam o app. Isso significa que todas estas pessoas aceitaram todos os termos de uso que garantem a permissão sobre diversas informações e recursos de seus smartphones.
É provável que boa parte das pessoas não se deem conta do quão ameaçadoras essas cláusulas possam parecer, simplesmente pelo fato dos termos não serem lidos com a sua devida atenção. Por este motivo, o site de notícias Huffington Post publicou a lista completa de permissões de acesso que o Facebook Messenger possui para extrair informações do aparelho sem qualquer intervenção do usuário. Confira os itens relevantes!
 
  • Permissão para o aplicativo alterar o estado de conexão com a rede;
  • Permissão para obter o acesso aos números de telefone da lista sem a sua intervenção. Este recurso pode ocasionar cobranças de taxas adicionais sem a necessidade de confirmação;
  • Pemissão para o aplicativo enviar mensagens SMS sem a necessidade de confirmação;
  • Permissão para gravar sequências de áudio com o microfone. Esta permissão garante que o app salve esta informação a quaquer momento sem a necessidade de confirmação;
  • Permissão para tirar fotos e vídeos com a câmera. Esta permissão permite utiliza  a câmera a qualquer momento sem a necessidade de confirmação;
  • Permissão para acessar todos o histórico de ligações de seu aparelho, incluindo as chamadas que você efetuou e recebeu. Esta permissão apenas cria arquivos de logs no aparelho, mas outros apps maliciosos podem acessar essas informações sem o consentimento do usuário;
  • Permissão para acessar informações referentes aos seus contatos, incluindo a frequência que você se comunica através de emails e outras formas de contato;
  • Permissão para acessar as suas informações perssoais que estão armazenadas no aparelho, como o nome e informações de contato. Isso significa que o app pode identificá-lo e enviar suas informações à outras pessoas;
  • Permissão para acessar os recursos de ligação de seu aparelho. Esta permissão possibilita que o app descubra até mesmo o seu número telefônico;
  • Permissão para obter as listas de contas conhecidas no telefone, incluindo qualquer conta que foi criada por aplicativos que você instalou.
Todo cuidado é pouco
 
Conforme informações mencionadas na lista acima, as possibilidades que são liberadas após a instalação do aplicativo são muito amplas, garantindo que o aplicativo de chat do Facebook tenha acesso sobre quase todas as suas informações pessoais sem que você seja notificado. Entretanto, é importante ressaltar que, apesar do app possuir tais permissões, não significa que ele realize todas estas operações mencionadas de fato.
 
Mesmo que a utilização do aplicativo do Facebook não ocasione em prejuízos reais, os acordos de uso devem ser lidos de forma integral, para que o usuário tenha o conhecimento de todos os aspectos que são utilizados por jogos e aplicativos que estão instalados no smartphone.
 
O próprio Google Play estimula esse tipo de cuidado na hora de instalar um novo software, disponibilizando informações detalhadas em seu site oficial sobre todos os itens que fazem parte das permissões do app e quais os tipos de ações que o aplicativo poderá executar em seu aparelho. Vale a pena conferir!
 
Fontes: Huffington Post e Google

O Programa Mais Médicos vai durar enquanto o povo brasileiro precisar dele”, Dilma Roussef

Garantia da presidenta da República. Durante o evento em que recebeu o apoio das seis maiores centrais sindicais do país à sua reeleição, a presidenta Dilma Rousseff, rebateu, assim,  com esta garantia, a declaração do presidenciável demo-tucano, senador Aécio Neves (coligação PSDB-DEM), de que os profissionais do programa Mais Médicos têm “prazo de validade”.
Ao lado do ex-presidente Lula e dos sindicalistas das seis centrais que deram apoio a sua candidatura (leia mais), a presidenta afirmou: “Só quem não tem na cabeça nenhuma responsabilidade social é capaz de falar que o ‘Mais Médicos’ tem prazo de validade. O programa vai durar enquanto o povo brasileiro precisar dele”.
A chefe do governo rebateu, ainda, as críticas da oposição sobre a criação dos conselhos de participação populares em órgãos estatais, instituídos por ela há poucas semanas. “Eles fizeram um escarcéu, mas é um decreto essencial para a democracia, porque (os conselhos) dialogam com os movimentos e organizações sociais. Em nenhuma democracia é possível avançar sem o governo ouvir e construir as mudanças com a sociedade”.
“A força do povo vai derrotá-los mais uma vez”, afirmou a presidenta. “Nós vamos vencer porque vamos dizer sim para o emprego e para o salário justo. A verdade vai vencer o pessimismo, a falsidade e a falta de informações”, concluiu.

Se

Se és capaz de manter tua calma, quando,
todo mundo ao redor já a perdeu e te culpa.
De crer em ti quando estão todos duvidando,
e para esses no entanto achar uma desculpa.

Se és capaz de esperar sem te desesperares,
ou, enganado, não mentir ao mentiroso,
Ou, sendo odiado, sempre ao ódio te esquivares,
e não parecer bom demais, nem pretensioso.

Se és capaz de pensar - sem que a isso só te atires,
de sonhar - sem fazer dos sonhos teus senhores.
Se, encontrando a Desgraça e o Triunfo, conseguires,
tratar da mesma forma a esses dois impostores.

Se és capaz de sofrer a dor de ver mudadas,
em armadilhas as verdades que disseste
E as coisas, por que deste a vida estraçalhadas,
e refazê-las com o bem pouco que te reste.

Se és capaz de arriscar numa única parada,
tudo quanto ganhaste em toda a tua vida.
E perder e, ao perder, sem nunca dizer nada,
resignado, tornar ao ponto de partida.

De forçar coração, nervos, músculos, tudo,
a dar seja o que for que neles ainda existe.
E a persistir assim quando, exausto, contudo,
resta a vontade em ti, que ainda te ordena: Persiste!

Se és capaz de, entre a plebe, não te corromperes,
e, entre Reis, não perder a naturalidade.
E de amigos, quer bons, quer maus, te defenderes,
se a todos podes ser de alguma utilidade.

Se és capaz de dar, segundo por segundo,
ao minuto fatal todo valor e brilho.
Tua é a Terra com tudo o que existe no mundo,
e - o que ainda é muito mais - és um Homem, meu filho!