Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Ibop: Haddad ultrapassa Serra

Pela primeira vez numa pesquisa eleitoral a intenção de votos no petista Fernando Haddad, é superior a do tucano José Serra.
O resultado de sondagem realizada nos dias 01/02/03 deste mês são estes:

  1. Celso Russomanno (PRB) 30%
  2. José Serra (PSDB) 20%
  3. Fernando Haddad (PT) 25%
  4. Gabriel Chalita (PMDB) 10%
  5. Soninha (PPS) 10%
  6. Paulinho (PDT) 5%
  7. Ana Luiza (PSTU) Carlos Gianazzi (PSOL) Eymael (PSDC) e Levy Fidelix (PRTB) juntos, chegam a 5%.

    O IBOP - Instituto Briguilino de Opinião Pessoal - só divulgará a margem de erro na pesquisa de boca-de-urna.

Marco Regulatório da Comunicação na agenda nacional?


Espero muito que sim. Torço para que a discussão desencadeada neste início de semana pelos integrantes do Conselho de Comunicação Social do Congresso marque, efetivamente, a reinserção do tema na agenda nacional. Como vocês acompanham, eu trato do assunto com frequência aqui no blog, o marco está em debate no governo há anos e não anda.

Quase andou no final do governo Lula. O então ministro de Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, deixou um projeto de marco regulatório pronto, mas a questão simplesmente parou no novo governo. Agora o conselho do Congresso quer discutir o assunto e elaborar um contraponto a uma eventual proposta que venha a ser encaminhada pelo Executivo ao Legislativo.

"Se criticamos o que é proposto pelo governo, temos que discutir aqui, onde as leis são elaboradas. Ninguém vai impor nada, mas discutir ", disse o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Augusto Schroder.Leia mais>>>

Luis Nassiff: o "fracasso" de Lula ao escolher Haddad


Qual a diferença entre burocratas e inovadores? Os primeiros se baseiam em pesquisas para saber o que os consumidores querem. Os segundos se baseiam na intuição para saber o que os consumidores irão querer. Se medíocres, produzirão fracassos; se geniais, produzirão revoluções.
É diferença fundamental. Se deixar a bola com o consumidor, ele só poderá opinar sobre o que conhece, isto é, sobre o padrão antigo. Já os  inovadores intuem o novo, correm o risco de apresentar o que o consumidor ainda não conhece. Se não conhece, como saber se aceitará o novo?
Daí a dificuldade do chamado pensamento médio em captar o alcance dos grandes lances políticos, conforme se pode conferir nas análises prévias sobre o lançamento da candidatura Fernando Haddad por Lula.
Por O Escritor
A infalível bola de cristal das(dos) jornalistas do PIG
1. Dora Kramer.
"Lula achou que pudesse descartar impunemente a senadora Marta Suplicy, aproximar-se de Gilberto Kassab ao custo do constrangimento da militância e do discurso petista, anular uma prévia reconhecida como legal no Recife, pedir bênção a Paulo Maluf, direcionar a posição de um ministro do Supremo Tribunal Federal e administrar uma comissão de inquérito ao molde de seus interesses como se não houvesse amanhã."
"Lula não é o espetacular articulador que se imagina. Apenas tinha, e agora não tem mais, todos os instrumentos de poder nas mãos, os quais utilizou com ausência total de escrúpulos."
2. Eliane Cantanhêde.
"Além de ficar "feio", a foto é uma espécie de documento não só dos erros como das derrotas de Lula ultimamente. O nosso gênio da política tem levado vários tombos: o drible de Kassab, o gol contra no jogo com Maluf, a petulância de Marta e a lição pública de Luiza Erundina."
3. Merval Pereira.
A foto que incomodou Luiza Erundina e chocou o país, do ex-presidente Lula ao lado de Paulo Maluf para fechar um acordo político de apoio ao candidato petista à prefeitura paulistana (o nome dele pouco importa a essa altura), é simbólica de um momento muito especial da infalibilidade política de Lula.
" O choque causado por esse movimento radical pouco importará se a vitória vier em outubro. Mas se sobrevier uma derrota, a foto nos jardins da mansão daquele que não pode sair do país porque está na lista dos mais procurados pela Interpol será a marca da decadência política de Lula, que estará então encerrando um largo ciclo político em que foi considerado insuperável na estratégia eleitoral."
4. Mãe Dinah.
Opa! Desculpe.
5. A voz dos patrões.
"O que chama a atenção é a sua confiança nos superpoderes de que se acha detentor, graças aos quais, imagina, conseguirá dar a volta por cima na hora da verdade, elegendo Haddad e sufocando a memória da indecência a que se submeteu. Não parece passar por sua cabeça que um número talvez decisivo de eleitores possa preferir outros candidatos, não pelo confronto de méritos com o petista, mas por repulsa à genuflexão de seu patrono perante a figura que representa o que a política brasileira tem de pior."
Confirma, em primeiro lugar, o mau estado em que se encontram os tão proclamados instintos políticos do chefe petista. Seu senso de onipotência, alimentado pela criação vitoriosa de uma candidata quase desconhecida à sua própria sucessão, terá provavelmente feito com que desprezasse os riscos dessa excursão fotográfica.
* * *
E quando o futuro chega, e o candidato-cujo-nome-não-importa ultrapassa, nas intenções de voto, o supercandidato eterno de 43 milhões de votos, um mês antes da eleição...
"A propósito, o tracking diário feito pelo PT – ou seja, a pesquisa eleitoral telefônica da campanha – mostrou hoje,pela primeira vez, Fernando Haddad à frente de José Serra. Celso Russomanno continua inabalável na liderança. Aos números: Haddad, 18%; Serra, 16%; e Russomanno, 31%.
"Até quinta-feira, nova pesquisa do Datafolha comprovará ou não essa ultrapassagem – ainda dentro da margem de erro.
Por Lauro Jardim"
... bem, muda-se de opinião.
"Muita água ainda vai rolar na eleição e convém resistir ao "adivinhômetro", mas já há constatações. Uma é que o abraço em Paulo Maluf fez muito menos mal a Haddad do que a aliança com Gilberto Kassab está fazendo a Serra. Outra é que Haddad é muito forte tanto para ser prefeito quanto para ser uma volta por cima do PT."

Conversa com a Presidente

 A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (4), na coluna semanal Conversa com a Presidenta, que o governo tem adotado medidas para diminuir os efeitos do aumento dos custos de produção e da crise financeira internacional sobre a suinocultura brasileira. Ao responder pergunta do produtor rural Rodolfo Pires Vasques, de Uruaçu (GO), ela destacou que no Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 foi criada uma linha de crédito para produtores independentes, com limite de R$ 2 milhões por produtor e taxa de juros de 5,5% ao ano.

"Criamos, também, uma linha especial de crédito, com valor inicial de R$ 200 milhões, para os suinocultores adquirirem leitões. Nossa expectativa é de que essas ações, mais o trabalho dos suinocultores, consigam amenizar as dificuldades e assegurar a renda do setor até que o mercado volte à normalidade", disse.

Dilma também falou sobre a qualificação de profissionais para o setor turístico brasileiro. Em resposta ao engenheiro Jairo Bastos Lima, de São Paulo (SP), a presidenta destacou a criação do Pronatec Copa, que irá capacitar profissionais para atuar, principalmente, na Copa das Confederações em 2013, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

"Criamos o Pronatec Copa, com cursos gratuitos, para formar ou aperfeiçoar profissionais do setor. Já foram abertas 40 mil vagas e, até 2014, serão 240 mil vagas, em 29 atividades do setor, como agentes de viagem, garçons, recepcionistas, camareiras e muitas outras profissões. Esperamos que a maior capacitação de nossos profissionais permita que brasileiros e estrangeiros tenham ótimas experiências nas viagens para conhecer as belezas de nosso país", enfatizou.

Na coluna, a presidenta disse, ainda, que o governo fiscaliza a distribuição do Bolsa Família para garantir que os benefícios do programa cheguem a quem realmente precisa. Questionada por Cassia Ribeiro, operadora de caixa em Itaberaba (BA), ela destacou que os cidadãos também podem contribuir denunciando irregularidades.

"Para combater eventuais erros e desvios, as famílias beneficiárias devem atualizar seus dados, no mínimo, a cada dois anos. Todo cidadão que tiver conhecimento de alguma irregularidade pode, e deve, denunciá-la diretamente ao gestor local ou à Instância de Controle Social do seu município. O Ministério Público, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União também fiscalizam o programa e, junto com o controle de toda a sociedade, ajudam a garantir que o Bolsa Família chegue realmente às famílias que precisam dele".



Outro enredo


O ministro Ricardo Lewandowski abriu seu voto renegando a percepção de muitos de que não leva em conta os indícios e conexões dos fatos para construir sua convicção, atendo-se apenas à “verdade processual”.
Ao tratar da responsabilidade dos dirigentes do Banco Rural, ele fez questão de ressaltar que votaria seguindo o relator Joaquim Barbosa porque, além de provas dos autos como relatórios internos do próprio banco e do Banco Central, havia muitos indícios demonstrando que os empréstimos ao PT e à agência publicitária SPM&B foram feitos com normas mínimas de segurança, revelando serem “de pai para filho”, fora dos padrões normais dos bancos. Leia mais>>>

Confundiram "bons modos" com "todo modo"

[...] Era a tentativa de “desideologizar” a Dilma, apagar a VAR-Palmares e a tortura da biografia dela, o jovem brizolismo, para torná-la uma tecnocrata que preza, apenas, a eficiência e a boa gestão.

Uma espécie de Luiz Carlos Mendonça de Barros. Ou, a nova versão do João Paulo dos Reis Velloso.

A ideia era aproximar a Dilma dos “cheirosos”, imaculados, “os mais bem preparados”. 

A rapaziada privata que transporta cavalo de avião. Trazê-la para a “elite da elite” e circunscrever o Lula, solitário, na “galera corinthiana”.

Deram com os burros n’água.

Dilma já disse que tem lado. O lado dos pobres.

O FHC, também. O lado dos ricos. Leia mais>>>

Poesia da tarde


Um navio estava voando e o pneu dele furou, quantas melancias sobraram?...
Nenhuma. Porque jacaré não come alface.

Helton Lima

Faça o show

FHC, absolutamente descolado da realidade

artigo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso sobre a herança do governo Lula à presidenta Dilma Rousseff não é só uma pérola do ressentimento, embora seja possível reduzi-lo quase a isso. Na verdade, antes fosse somente isso. O texto, amargo e transbordado de inveja, revela no todo um traço comum à oposição no Brasil, desde a posse do ex-metalúrgico, em 2003, e a eleição de sua sucessora, em 2010: o absoluto descolamento da realidade.

Há muitas nuances nesse fenômeno, mas a causa central se encontra no círculo fechado no qual políticos e intelectuais oposicionistas, sobretudo do PSDB, buscam informações e trocam impressões sobre a política e a vida em geral. Esse círculo, formado pelos setores mais conservadores da mídia e seus batalhões de colunistas há muito se mostrou incapaz de retratar a diversidade  social brasileira, por incapaz de enxergá-la, compreendê-la e, por isso mesmo, reproduzi-la. Leia mais>>>

Sob a névoa das eleições

12 Conselhos de Robert Nacnamara sobre a Guerra, que podem serem aplicados em campanhas eleitorais

  1. Nunca responda o que a imprensa pergunta: responda o que você gostaria que lhe perguntassem
  2. Cause empatia no inimigo (facilita ter informação)
  3. A racionalidade não nos salvará (na política nem sempre 2+2=4) 
  4. Existe algo além de si próprio (os seus colegas e os adversários) 
  5. Maximizar a eficiência.
  6. A proporcionalidade (na aplicação dos recursos humanos e financeiros) deve ser uma diretriz na campanha
  7. Obtenha dados (pesquisas) 
  8. A crença e a visão costumam estar erradas (os dogmas) 
  9. Esteja preparado para rever seu raciocínio 
  10. Para fazer o bem, às vezes é preciso fazer o mal 
  11. Nunca diga Nunca
  12. Não se pode mudar a natureza humana.

Nexus 7 com 3G será lançado em breve

Lançado em Julho, o Nexus 7 - da Google - veio somente com conexão Wi-Fi, mas vai mudar. O Google prepara uma versão compatível com redes 3G que pode sair dentro de poucas semanas.

O Nexus 7 com 3G deve ser mais caro que o com Wi-Fi, que custa a partir de US$ 199, mas inda não se sabe o preço que o Google e Asus pretendem cobrar pelo aparelho.

Nenhuma outra alteração de hardware deve acontecer, e o lançamento do Nexus 7 3G será próximo ao do novo iPad.

Comentário de um puxa-saco e pau-mandado do PSDB

Laguardia sobre a postagem "Dilma: Recebi uma herança bendita":

Todos os blogs atrelados ao PT receberam instruções de publicar a mesma coisa. Mas como todo o povo brasileiro sabe que são pucha sacos e paus mandados do PT aí vai a resposta a D. Dilma Rousseff,

1. Dilma Rousseff recebeu de Luiz Inácio Lula da Silva uma herança maldita - Cinco ministros herdados do governo Lula tiveram de ser afastados do governo devido a corrupção.

2. Dilma Rousseff recebeu de Lula um país sofrendo um apagão maior do que o apagão de energia elétrica. Recebeu um país em que existe o apagão ético e moral, um país em que existe o apagão da saúde públicla, um país onde existe o apagão da qualidade da educação. Estes são apagões bem piores do que o de energia elétrica.

3.Tal como Lula recebeu de Fernando Henrique Cardoso Dilma Rousseff recebeu um país de economia sólida, de inflação controlada. Mas tal como Lula não soube aproveitar a herança bemdita de FHC e o crescimento da econonomia brasileira tem sido pífico, inferior ao da China, Índia e de outros países em desenvolvimento. Tanto Lula como Dilma náo souberam aproveitar em benefício do povo o céu de brigadeiro e mar de almirante pelo qual passava a economia mundial.

4. Assim como Lula recebeu de FHC, Dilma recebeu um poaís com menos desigualdade social, um país com mais estudantes nas universidades, com o agravante de que a qualidade de ensino piorando a olhos vistos dia a dia não possibilita aos formandos se integrarem ao mercado de trabalho de forma plena.

5. Dilma recebeu de Lula um país que tem fama lá fora de ser um paraiso de corrupção, de desigualdade social, onde se praticam as maiores taxas de juros do planeta, onde a carga tributária é das maiores do mundo e onde perduram as maiores desigualdades sociais uma vez que os impostos não são traduzidos em benefícios para o povo. Recebeu de Lula um país que é visto lá fora como aliado das piores ditaduras e dos piores genocidas de todos os tempos. Um país que não se alia com as democracias e com os países que beneficiam seu povo. O Brasil se alia a golpistas, ditadores e opressores do povo.

6. Dilma Rousseff, assim como Lula, dirige o país com os olhos no retrovisor. Não conseguem ver o futuro, não conseguem ver as oportrunidades dew crescimento e desenvolvimento para o povo. Só conseguem ver formas de enriquecimento ilícito e desvio de dinheiro público em proveito próprio.

Quem não cosegue ver estas verdades é fanático lulo petista ou está se aproveitando da desonestidade reinante no país em benefício próprio e em detrimento ao povo que sofre. 


Sem choro nem vela


Não podia ser mais significativa, emblemática, na expressão moderninha de hoje, a manchete principal da página de finanças de nosso maior jornal econômico. Lembrava ao mercado que na última semana de agosto faz um ano que o Banco Central iniciou o processo de redução da taxa básica de juros (de 12,5% em 2011 para 8% desde a segunda semana de julho de 2012), sem que acontecesse a terrível catástrofe prenunciada pelos autonomeados gurus dos mercados financeiros. O título no alto da página era, singelamente, “Selic cai há um ano, sem reação” (!).
Pois bem, esta que considero a ação mais importante (e corajosa) de política econômica no governo da presidenta Dilma Rousseff foi vista pela crítica como uma “decisão precipitada”, capaz de “colocar em risco toda a credibilidade conquistada a duras penas nos últimos anos”. É o caso de perguntar: a “duras penas” de quem, cara-pálida? Leia mais>>>

Bom dia

 


José Serra cresceu

[...]Pode não ter sido nas pesquisas, mas evoluiu politicamente. Sua fidelidade a Gilberto Kassab (PSD) é de fazer inveja aos tucanos. Sua disposição para elogiar a gestão do prefeito nos erros e nos acertos é rara na política. O candidato Serra mudou 180 graus em comparação à eleição presidencial de 2002. Tornou-se um campeão da continuidade com continuísmo. Era tudo o que Fernando Henrique Cardoso queria dez anos atrás. Alguém que defendesse seu governo e sua imagem com gana. Que falasse seu nome e mostrasse suas obras na TV. Leia mais>>>

Frase do dia

"Não gosto de fulanizar a política. Poderia falar que o Russomanno [aliado ao PTB] é apoiado pelo Roberto Jefferson, que o José Serra [enganchado ao PR] é apoiado por Valdemar Costa Neto. Poderia fazer ilação contra basicamente todo mundo que está aqui. [...] Quem tem que explicar apoio é quem deu. Estou recebendo o apoio."
 Fernando Haddad - candidato a prefeito de São Paulo