Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Bom dia


Carência

Cause uma boa impressão em qualquer lugar

Aprenda a agir em situações que exigem desenvoltura

O ditado “a primeira impressão é a que fica” deve ser levado à risca quando o objetivo é se tornar uma pessoa lembrada pela educação e pelo carisma. Saber se comportar em diferentes ocasiões e locais, seja em eventos coorporativos, sociais e até do ciclo familiar, é um diferencial que faz toda diferença.
“As empresas buscam perfis que tenham boa desenvoltura, saibam conversar e se comportar em diferentes situações. Isso ajuda a crescer e a fazer bons contatos”, afirma o consultor de RH Giovanni Falcão, da Top Quality. Por conta disso, um simples happy-hour ou a festa de final de ano da empresa podem contar na hora de receber uma promoção.
Thinkstock/Getty Images
Happy-hour: evento é oportunidade para fazer contatos e estreitar laços
Mas ter desenvoltura para navegar bem em diversas situações não é importante apenas no ambiente coorporativo.
“Gentileza, educação e bom humor cabem em qualquer lugar. Uma pessoa que consegue agregar essas qualidades, com certeza, terá mais sucesso pessoal e profissional", diz a consultora de etiqueta Célia Leão. Segundo ela, os brasileiros ainda têm muitas dúvidas de como devem agir diante de situações que exigem um pouco mais de traquejo social.
“Esse nosso famoso jeito caloroso de ser pode nos ajudar a conquistar simpatia, mas não nos prepara para termos um convívio social adequado em momentos que exigem sobriedade”, completa.
Para ajudar a entender os códigos de etiqueta e comportamento que farão de você uma companhia agradável, separamos a seguir dicas infalíveis para diferentes locais e ocasiões, confira!
Se você é o convidado
– O primeiro passo para frequentar qualquer ocasião é receber um convite. “Se não foi convidado, esqueça. Se sim, é impreterível que você ao menos responda se pretende ou não ir à festa”, explica Célia. O seu anfitrião precisa planejar o evento, por isso é importante saber quantas pessoas estarão presentes.
– Se o chefe ou colega lhe entregou um convite pessoal, isso mostra que você é uma pessoa importante. “Neste caso é de bom tom comparecer, mesmo que de maneira breve”, alerta Giovanni. Se o convite for afixado no mural da empresa ou enviado por meio eletrônico, para todos na empresa, a presença é dispensável.
– Mesmo que você não vá à festa, compre um presente simbólico e entregue ao colega. No caso de convite coletivo, o mais usual é realizar a famosa “vaquinha” e comprar um presente único em nome do departamento.
– Convites para happy-hour são uma boa oportunidade de socialização. Segundo Giovanni, é uma chance de socializar e criar um relacionamento que possa fortalecer os laços da equipe. Por isso, dizer não sempre que chamado para aquela cervejinha após o expediente pode ser entendido como uma atitude arrogante e pouco agradável. O mesmo vale para festas oferecidas pela empresa.
– Está com dúvidas do que vestir? Se o convite não especificar, pergunte ao anfitrião. Já se for um evento de trabalho, vista-se de acordo com os códigos de sua profissão.
Em eventos coorporativos
– Não seja o primeiro a chegar e nem o último a sair. Se for uma situação formal, como almoço com um cliente, pontualidade é essencial. Se for atrasar, avise!
– Na hora de pagar a conta, a responsabilidade é de quem convida. No entanto, é de bom tom que a outra parte se ofereça para pagar sua parte.
Thinkstock/Getty Images
Na festa da firma: nada de dancinha sensual no meio da pista
– É evidente que, em qualquer evento de trabalho, seu comportamento está sendo vigiado. Então cuidado com atitudes que possam gerar assunto na empresa, como sua bebedeira ou aquela dança sensual no meio da pista.
– Alguém está dando em cima de você ou está agindo de forma inconveniente. Use o humor para sair da situação e afaste-se da pessoa. Não entre em conflito.
– Para as mulheres: nada de colocar bolsa sobre a mesa e nem dar para o acompanhante carregar. Bolsas devem ficar no colo quando a mulher está sentada. Ao servir-se numa mesa ou quando estiver em pé, use a alcinha interna que as bolsas de festa têm.
O que comer
– Em qualquer situação, evite comer demais. “Seja em uma festa ou barzinho, coma moderadamente. Se você tem bastante apetite, faça um lanche antes ou após o evento, mas jamais exagere na frente dos outros”, alerta Célia.
– Alimentos que podem causar mau hálito estão proibidos, principalmente se o local for pequeno e as pessoas estiverem sentadas próximas umas das outras.
– Não gostou da comida ou ela leva algo que você não suporta? Então coma os acompanhamentos ou aquilo que você gostar. Jamais comente com o anfitrião. Também não vale ficar escolhendo o que pegar em uma bandeja, isso é indelicado com quem preparou a comida.
– Saladas, pães e grãos (como amendoim) são um perigo para deixar vestígios nos dentes. Procure o banheiro mais próximo para checar se nenhum restinho está estragando seu sorriso.
– Se você nunca provou caviar na vida evite fazer isso num momento em que precisa causar boa impressão. “Se não está acostumado com o sabor de algo e tem dúvidas se vai gostar, não coloque no prato. Desperdício de comida é feio e é indelicado” – orienta Célia.
– Salgadinhos e canapés são feitos para pegar com a mão. O guardanapo é para limpar os dedos e não para segurar a comida.
O que beber
– De novo a regra do “menos é mais” cabe aqui. Nada de exagerar na bebedeira, excessos com álcool denotam descontrole emocional e personalidade frágil.
– Destilados não são adequados para o dia. Além de fortes, pesam no estômago e são um convite para acabar com seu humor.
– Ao ser servido, jamais procure olhar o rótulo da bebida ou pergunte a marca. A não ser que seja um evento de degustação de vinhos, este tipo de pergunta é grosseira.– Se a festa é informal, em uma residência por exemplo, sem contar com serviço de garçom ou equipe, cuide de seu copo. Sejam eles de vidro ou descartáveis, não saia espalhando copos sujos por todos os cantos.
– Vinho tinto em excesso deixa seu sorriso manchado. Cuidado!
Sobre o que falar
– Se estiver em um evento com colegas de trabalho, fora do ambiente coorporativo, evite falar sobre a rotina da empresa. “Nada mais chato do que uma pessoa que só fala sobre trabalho o dia todo.” – diz Giovanni.
– Assuntos polêmicos como futebol, religião e política só cabem se você tiver intimidade mínima com seu interlocutor. Também não vale falar sobre o clima. Se não souber por onde começar, faça um elogio sobre a decoração, comida ou mesmo um comentário amigável sobre o anfitrião.
– Lembre-se: você está numa festa, não na delegacia. Não bombardeie as pessoas com perguntas como “onde você trabalha?”, “de onde conhece fulano?” ou “o que você estudou?”
– Não crie intimidade forçada. Não pega bem falar da relação complicada que você tem com seus pais para uma pessoa que não pertence ao seu círculo de amigos.
Em eventos íntimos
– Primeira vez na casa da (do) namorada (do)? Converse com ele e leve uma lembrança para os sogros. Sua simpatia vai aumentar muito com um vaso de flores e um vinho, por exemplo.
– Sempre se ofereça para tirar a mesa ou lavar a louça. No entanto, se o anfitrião disser não, não insista.
Thinkstock/Getty Images
Almoço íntimo: sempre se ofereça para ajudar o anfitrião
– Não se sirva de nada que não lhe é oferecido. “Você comeu um pedaço de torta e quer repetir? Só o faça se lhe for oferecido, afinal, você não sabe se a quantidade disponível é suficiente para todos os convidados e você não vai querer comer o pedaço do seu anfitrião, certo?”, ensina Célia.
– Foi convidado para um almoço ou jantar? Ofereça-se para levar uma sobremesa ou bebida. Mesmo que quem convide não aceite, leve algo, como uma caixa de bombons.
– Jamais frequente eventos íntimos, como chá de panela, de pessoas que não são próximas de você. Agradeça o convite e dê um presente, mas não vá.
Em visitas no hospital
– Visitas para recém-nascidos e doentes devem ser feitas no hospital, nunca em casa. É o local onde a pessoa tem apoio especializado e não precisa se preocupar com “receber bem”. O tempo é de 10 a 15 minutos. Mais que isso, só para familiares.]
– Não é obrigatório levar algo, mas é de bom gosto. Não arrisque com flores ou alimentos, pois muitos hospitais proíbem. Opte por um livro, revista ou lembrança simbólica.
Em viagens
– Ao se hospedar na casa de alguém, lembre que você não pode alterar a rotina de quem vive ali. Sendo assim, respeite os horários dos anfitriões. Nada de dormir tarde ou acordar cedo demais.
– Leve aquilo que você gosta de comer, como doces ou bebidas, em quantidade suficiente para todos da casa. Jamais chegue de mãos vazias.
– Cuide da limpeza e organização do seu quarto. Não abra armários ou a geladeira sem a permissão de seu anfitrião.
– Após retornar, envie um cartão ou lembrança de agradecimento pela estadia.
– Em viagens corporativas não se esqueça de cumprir horários e de vestir-se adequadamente para as atividades, porém com discrição e bom senso.
– Em viagens com a família da namorada/o, quem define as regras sobre o casal dormir ou não no mesmo quarto são os donos da casa. Em caso de dúvidas, pergunte.
Se você é o anfitrião
– Receber é uma arte. Certifique-se de conhecer os gostos de seus convidados e providenciar comidas e bebidas que agradem a todos.
– Lembre-se de pensar em lugares para sentar, talheres e utensílios e comida e bebida suficientes.
– Vista-se de maneira elegante, sem exageros. “Quem deve brilhar são seus convidados. Afinal, ninguém fica em casa com anéis de diamantes e rolex, não é?”, brinca Célia Leão.
– Avise seu convidado das principais rotinas da casa, bem como horários de refeições e sobre o que ele pode ou não fazer, apresentando-lhe todos os cômodos.
No final, o mais importante é ter em mente que a gentileza gera mais gentileza.
“Basta a pessoa ter em mente que seu espaço termina onde começa o do outro. Bom senso e uma pitada de solicitude deixam tudo mais fácil” – finaliza a consultora.
por Erisson Rosati especial para o IG

Carigraçura

Vaias

Por mim o assunto tá encerrado
dcm-dilma-coxinha

Alex Castro

Comprar menos identidades

Antes, antigamente quando alguém me dizia “o livro tal mudou a minha vida!!”, eu, que adoro histórias de mudança de vida, perguntava, empolgado:

“Mudou? puxa, que legal. exatamente o quê você mudou? Como você está vivendo de forma diferente?”
Para minha surpresa, as pessoas reagiam com horror ao meu questionamento. Não tinham resposta. Ficavam constrangidas. algumas se sentiam atacadas. Claramente, eu estava quebrando um script muito bem ensaiadinho.
Hoje em dia, para não causar constrangimento, não faço mais essa pergunta. Já sei a resposta.
* * *
Leia o texto completo: vou mudar de vida... mas não hoje!

Turma da Mônica

Amigo faz assim

Zuenir Ventura

Comendo o adversário


Zuenir Ventura, O Globo

Embora no Brasil ninguém mais coma ninguém por via oral, minha amiga Ceres costuma promover uma espécie de rito antropofágico nos dias em que a nossa seleção joga, com a degustação de pratos típicos do país adversário — não para absorver suas virtudes, como faziam os índios canibais, mas para secar o time.
Em geral dá certo, como deu esta semana com a Croácia. Depois de muitas pesquisas dos ingredientes, temperos e maneiras de cozinhar, foi oferecido o seguinte menu: “patiscada” (lagarto redondo, alho fatiado, bacon, cenoura e mais 15 componentes), “peka od hobotnice” (polvo cabeça limpa, com alho e batatas) “poriluk cuspajz” (alho-poró, toucinho defumado, batatas) e, como sobremesa, “povitica” (enrolado de nozes com farinha, gemas de ovo, semente de papoula).
Gostei mais da comida do que de tudo que o exigente “patrão Fifa” preparou, a começar pelo show de abertura, cafona e chinfrim, considerando que o Brasil, com festas como o carnaval e Parintins, já ensinou ao mundo como realizar emocionantes espetáculos populares.
Pior ocorreu com a cena em que um paraplégico conseguiu ficar de pé e chutar uma bola. Resultado de anos de estudos do neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, a experiência, prevista para o centro do campo, acabou acontecendo num canto e quase não foi vista, já que os organizadores cortaram o tempo da apresentação.
Também não gostei da seleção num jogo em que a vitória, apesar de merecida, não refletiu o equilíbrio entre as equipes. Se houvesse lógica no futebol, o resultado seria de 2 a 0, já que tanto o gol da Croácia, feito por Marcelo, quanto o do pênalti, cavado por Fred, foram, digamos, atípicos.
Ainda bem que houve compensações para o mau desempenho. A principal delas foi ver Neymar jogar. Nada se aproxima mais de uma obra de arte do que os dribles, os passos de balé, os movimentos corporais desse artista genial de 22 anos, que ainda por cima costuma transformar essa coreografia em belos gols.

Oscar. Foto: Marcos Ribolli

Se ele foi indiscutivelmente o melhor em campo, o segundo lugar coube ao injustiçado Oscar, que calou os que queriam barrá-lo. Foi quem mais desarmou os adversários, segundo estatística do jogo, quem deu o passe para um dos gols de Neymar e quem fez o seu de bico. Se, como todo mundo diz, o importante é o resultado, que a seleção continue assim.
Um destaque para o que aconteceu fora do gramado no Itaquerão. A torcida demonstrou que é possível gostar de futebol e criticar a Fifa e o governo. Em seis cidades-sede houve manifestações de pequenos grupos com violência e vandalismo, resultando em 17 feridos e 70 detidos.
Será que esses protestos tiveram o efeito das vaias e xingamentos que o estádio dirigiu à presidente Dilma e a Joseph Blater, e que foram vistos e ouvidos por milhões de pessoas em todo o país?

Rede x PSB

Marina Silva e a insustentável dureza de ser vice de um candidato que tem menos de um terço da intenção de votos que ela.

A coligação Rede/PSB está por um fio.

Correligionários de Campos afirmam que ele não aguenta mais as birras de Marina.

Correligionários de Marina afirmam que ela não suporta mais a subserviência de Campos à vontade dos tucanos.

Apostas são feitas sobre qual dos dois anunciará o fim da aliança.

Os mais bem informados acham que eles estão num beco sem saída, num mato sem cachorro, se ficarem, perdem feio, se desistirem fica pior.



Chico Buarque

Apoio a reeleição da presidente Dilma

"A VERDADE É QUE antes do PT chegar ao poder teve uma turma que ficou 500 anos mandando aqui no Brasil e esse país se tornou um paíseco de 5º mundo.

Entramos na década de 80 ainda sendo uma república das bananas, governados por ridículos generais sem voto, ditadores golpistas assassinos e ignorantes, que “preferiam cheiro de cavalo a cheiro de povo“.

Aí finalmente vem um partido que faz o Brasil avançar, tira nossa coleira dos USA, da um pé no traseiro do FMI, alça o país a 6ª economia do mundo fazendo o PIB saltar de 1 para mais de 2,4 trilhões em uma década, tira 50 milhões de brasileiros da pobreza, cria uma nova classe média de mais de 100 milhões com emprego, renda, carteira assinada e conta no banco... Enfim, avanços EXTRAORDINÁRIOS em uma década ! 

Mas a mídia, conservadora e recalcada, sabota e cria um clima de que estamos "a beira do abismo". 

E tem gente que vai na onda e não lembra do nosso passado medíocre..."

por Chico Buarque

Editorial de O Globo

Quanta tolice, quanta babaquice, quanta falta do que inventar. O PT governa o país a menos de 12 anos, o PSDB governa o estado de São Paulo a quase 20 e o jornaleco jamais publicou - nem publicará - um editorial acusando os tucanos de buscar a "hegemonia". 

Tem mais, o PT, o PSDB e demais partidos brasileiros que tem filiados ocupando cargos eletivos, no Executivo e Legislativo, foram, são e sempre serão eleitos pela maioria dos eleitores. Se a maioria do paulistas ou de qualquer outro estado da federação decidir que o partido A, B ou C é deve permanecer governando, cabe aos derrotados respeitar a maioria. Isso também se aplica a Presidência da República.
Entendeu, ou preciso desenhar?

O Globo - A busca petista pela hegemonia

Não se pode deixar de reconhecer características do PT como as de organização e de capacidade de mobilizar a militância. A legenda mantém das origens sindicais o vigor nas ações e, desde a fundação, há mais de três décadas, é considerado um partido político de fato, com programa e projeto de poder.
Por trazer no DNA traços de diversas ramificações da esquerda, da católica à stalinista, o partido, não poderia deixar de ser, carrega um ranço de autoritarismo. Mas descobriu, depois da terceira tentativa frustrada de Lula de chegar à Presidência, que deveria abrir-se a alianças à direita. A fórmula havia sido aplicada com êxito pelos tucanos, a partir da análise correta do sociólogo Fernando Henrique Cardoso de que a esquerda sozinha não conseguiria governar o Brasil.
O PT tentou e deu certo a partir das eleições de 2002, quando a Vice-Presidência foi cedida a um empresário, José Alencar, e a presidência do BC, ao ex-CEO de um banco internacional, Henrique Meirelles.


Mas o partido, mesmo que deseje, não pode renunciar às origens. O PT ou qualquer outro. Nesta campanha, tem ficado translúcida a tendência visceral do PT à hegemonia política. Talvez até pelos desgastes inerentes a uma aliança partidária mantida à base do toma lá dá cá do fisiologismo, por opção petista, o partido tem como projeto para 2014 eleger amplas bancadas no Congresso, para depender menos de aliados. No caso, o PMDB, uma frente de caciques regionais, e, por isso mesmo, pouco confiável para o PT.
Porém, como o objetivo do momento para o partido é somar minutos e segundos no programa eleitoral, finge-se internamente que não foi uma derrota política o fato de a aliança com o PT ter sido rejeitada por 41% da convenção nacional do PMDB, mesmo preservada a Vice-Presidência de Michel Temer.
O trabalho do PT para ampliar as bancadas no Congresso esbarra em interesses dos outros partidos aliados, o PMDB o maior deles. Peemedebistas sentem em suas bases efeitos da busca petista pela hegemonia política.
As desavenças no Rio de Janeiro são típicas. O lulopetismo apoia a candidatura do senador petista Lindbergh Farias ao Palácio Guanabara como forma de puxar mais votos para a legenda, e deixa em segundo plano a aliança que fez com o PMDB de Sérgio Cabral, um acerto político que facilitaria a eleição de Luiz Fernando Pezão, vice-governador e candidato à sucessão de Cabral.
Enredos semelhantes se repetem pelo país afora. O grupo que detém o controle do PT parece mesmo decidido a lutar pela hegemonia, e já trabalha para isso desde já. Outro objetivo não tem o Decreto-Lei 8.243, destinado a subordinar o Estado brasileiro a comissões, fóruns e “mesas” tripuladas por companheiros, rotulados de representantes da “sociedade civil”. Se não vai pelo voto, vai pelo decreto.

Redes sociais

Antes do Twitter, G+, Facebook você achava que aquele teu "amigo" era um idiota, por causa dos e-mails que ele encaminhava. Hoje depois das redes sociais, você tem certeza que ele é. Pelas coisas que ele marca +1, retwitta, curte e compartilha!

Isso que incomoda os antipetistas

Prouni tem 50% a mais de inscritos que no ano passado (2013)

O Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou 653.992 inscritos, segundo o balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). O número representa um aumento de 50% em relação à mesma edição de 2013, quando 436.941 se candidataram. As inscrições terminaram na quarta-feira (11). O resultado da primeira chamada será divulgado no domingo (15), no site do ProUni.
Os cursos preferidos foram as engenharias, com 166.807 inscrições. Administração recebeu 137.515, seguido por direito (119.447), ciências contábeis (61.169) e pedagogia (56.250).
As mulheres foram maioria, 384.063 candidatas (59% do total). A maior parte dos candidatos é negra, 62,6%, 409.527 inscritos. Os brancos representam 34,9%; amarelos, 2,4%. Apenas 0,1%, 853 candidatos, declararam-se indígenas.
De acordo com o MEC, o programa atraiu os jovens: 392.329 (60%) dos inscritos têm entre 18 e 24 anos; 98.828 (15%), de 25 a 30 anos e 71.952 (11%), menos de 17 anos. Apenas 4% têm mais de 40 anos (26.102).


O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior que tenham cursos de graduação e sequenciais de formação específica. O programa é dirigido a egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular, na condição de bolsistas integrais.

Mensagem do dia

Da falta de caráter de dois políticos covardes!


Dois políticos covardes!


Tem momentos na vida, que uma pessoa pública, já comete um erro grave se ficar calada. Porque há coisas, eventos, que a pessoa pública tem que se posicionar radicalmente contra, até para mostrar seu repúdio ao que é desprezível. A omissão então, passa a ser criminosa.

Mas tem algo muito mais grave, vil, que a omissão: é quando a pessoa pública além de não condenar, JUSTIFICA, PARA LUCRO PESSOAL, O QUE É INJUSTIFICÁVEL!!!

Foi o que fizeram ontem, Eduardo Campos e Aécio Neves, demonstrando, para mim de maneira inequívoca, sua falta de caráter, seu espírito grosseiro, me dando motivos para uma ausência de admiração sem retorno.

Em vários blogs, lendo as declarações dois dois candidatos, uma frase em comum marcava o discurso e as intenções de ambos: "...a gente colhe o que planta..." seguida, de um "...é o sentimento do povo brasileiro..." - síntese perversa, oportunista, apequenada, de Campos e Aécio.

A coisa covarde, falsa, hipócrita, do: "...Olha, gente, eu não concordo com isso, MAS......... ela colheu o que plantou....."

Não cabe "MAS....." algum, de espécie alguma, nesse tipo de atitude! Ela tem que ser condenada ABSOLUTAMENTE, TOTALMENTE, qualquer atitude menor do que essa, é CUMPLICIDADE, é passar a mão na cabeça dessa escória vulgar, é uma tentativa subliminar de justificar, é tão covarde, como o cara que diz assim, num caso de estupro: "....sou contra!..... MAS, você viu como a cachorra tava vestida....? ela pediu, cara!....." - é a mesmíssima atitude, a que esse dois boçais tiveram em relação à corja que ofendeu a presidente de seu país, uma mulher lutadora e digna, mandando-a tomar no cú! Diante de sessenta mil pessoas, diante de sua filha, diante de TVs do mundo todo. Que mundo sujo é esse, que dois candidatos à presidência, TENTANDO GANHAR VOTOS, com um episódio tão sórdido e vexaminoso, não condenam VEEMENTEMENTE, a atitude absurda?

As pessoas sabem que sinto aversão política e pessoal contra Eduardo Paes, não vou repetir os motivos..... Pois quem procurar aqui no Face, meus comentários, quando ele foi ofendido num restaurante, diante de sua mulher, pediu pro sujeito parar, o sujeito insistiu, e ele deu um soco nesse grosseirão, eu o defendi publicamente, e afirmei que faria o mesmo. Vejam, tem coisa, indefensável, e isso tem que ser dito de modo concreto, afirmativo, decidido, não com meias palavras. Não se ofende alguém em um lugar público, de lazer, muito menos diante de sua família! Não se diz palavrões a um prefeito, um presidente, uma autoridade, se ele está num estádio, num restaurante, na praia, isso é ultrapassar os limites, é covardia, é vulgar, é a barbárie tomando o lugar da política, da civilidade, da educação mais básica.

Portanto, não se trata de gostar ou não da Dilma, do PT, ou seja lá do que for. Trata-se, de respeitar a presidente do país, de respeitar a mulher, de respeitar a mãe, que estava acompanhada de sua filha, para um evento, que o partido dela teve orgulho de trazer ao Brasil, na época, COM O APLAUSO DA GRANDE MAIORIA DOS BRASILEIROS, inclusive, como provam as fotografias e manchetes do jornais, com o apoio da própria oposição! Mas mesmo que não houvesse esse apoio do povo - que ocorreu na época_ - algo justifica tamanha grosseria?

Registro então, meu repúdio a esses dois falastrões, que perderam uma ótima oportunidade de se mostrarem dignos, de se mostrarem cavalheiros, de se mostrarem cidadãos.

Meu voto já não tinham, mas agora, perderam todo o meu respeito.

José Trajano - as redes sociais estão intragáveis

Podem vir com pedras, que eu levarei laranjas

[...] Eu fechei minha conta do Facebook para não perder amizades, assustado que estava com o pensamento proto-fascista de seguidores de Reinaldo Azevedo, Olavo de Carvalho, Augusto Antunes e outros semelhantes (ênfase nos semelhantes, pois o discurso é tão homogêneo que é quase impossível distingui-los).

As páginas da Veja estão recheadas de insultos voltados a petistas ou esquerdista: canalha, ignorante, cretino, idiota, apedeuta, safado, cafajeste... e na falta de mais termos agressivos, inventam-se neologismos, como petralha, para atacar quem está no polo ideológico oposto.
O padrão Veja de discussão política tomou conta de parte da sociedade brasileira. 

Neymar não sabe o tamanho do Brasil

Eu imagino.
Mas tudo bem, acho que o Valdenor também não faz e confesso que, até ontem, eu também não fazia. Para quem vem de uma Padre Rossini Cândido e de uma Mateus Grou, assistir um jogo de Copa do Mundo em uma Rua batizada apenas com o número 3 é outra coisa.
Valdenor (Calheiros) Sousa. “Melhor não falar esse sobrenome, né? Vai  que o pessoal da rua acha que aqui em casa tem dinheiro”
Valdenor (Calheiros) Sousa. “Melhor não falar esse sobrenome, né? Vai que o pessoal da rua acha que aqui em casa tem dinheiro”
Aterrisei em Manaus às 13h08 de quarta-feira – ainda com São Paulo na cabeça e no corpo. Entre ontem e hoje, fui dominado aos poucos pelo calor, metereológico e humano, do Norte do país.
No bairro Alvorada, região humilde em que nasceu o lutador do UFC José Aldo, Copa do Mundo significa muita coisa: alegria, paixão churrasco, festa e dinheiro, pra começo de conversa. Em uma vaquinha coletiva e uma série de bingos que começaram bem antes da primeira seleção desembarcar no País, os moradores arrecadaram R$ 60 mil para cumprir a tradição de enfeitar chão, muros, calçadas e postes.
Na Rua 3, a Copa é outra: amanhã sai o resultado do concurso da Ana Maria Braga, e eles podem ser eleitos a rua mais bonita do Brasil no Mundial
Na Rua 3, a Copa é outra: eles esperam o resultado do concurso da Ana Maria Braga, e eles podem ser eleitos a rua mais bonita do Brasil no Mundial
É muito dinheiro? Sem dúvida. Mas é impressionante perceber que valor não se mede em notas. Na rua em que Ayrton Senna e David Luiz dividem espaço no colorido do asfalto, críticas à corrupção, à FIFA e à CBF também têm vez, mas não tiram o ânimo de quem investe R$ 400,00 só em cerveja para enxergar pouco mais de R$ 700,00 entrar no caixa improvisado e não vê problemas em distribuir latinhas como cortesias da casa.
Sim, é verdade que ativistas foram detidos para averiguação prévia no Rio antes mesmo da bola rolar. Também é verdade que manifestações em Belo Horizonte terminaram em porrada, tiro, bomba e uma biblioteca pública quebrada. Só nåo podemos esquecer que verdades são múltiplas, e o Itaquerão encerrou seu dia com um moleque de 22 anos rindo à toa – sorriso compartilhado de ponta a ponta na Rua 3.
Vai ter Copa? Está tendo, no campo e fora dele. O Brasil é tudo isso, para o bem e para o mal, mas fico feliz em perceber que, para o Neymar, o país é verde, retangular e tem quatro linhas.
rua3-3
– Eu sou o Neymar! – Eu também.
rua3-4
Até o tatu-bola fuleir… Fuleco teve seu lugar
rua3-6
Vai ter Copa. E vai ter barulho.
rua3-7
Unha e carne com a Seleção
rua3-8
“Capricha nesse penâlti, meu filho”
rua3-9
Na hora do jogo, qualquer televisão é telão
rua3-10
Fim do dia e fim de jogo na Rua 3.
* * *
As Copas são muitas, e existem mesmo para quem não tem ingresso na mão. Há a atmosfera de gritos e alegria. Um povo inteiro se veste de anfitrião. Joga bonito. E também joga-se feio. Existem desvios de verba, remoções, ausência de diálogo com a sociedade civil.
No proximo mês, vou percorrer boa parte do Brasil  – nove cidades-sede – em busca de entender como todas essas histórias coexistem e se desenrolam – às vezes dentro de uma mesma pessoa.
mapa
No Google Maps não parece tão complicado.
A missão, batizada de “PapodeCopa”, é ouvir, apreender e falar. Se tudo correr bem, entre texto, fotos e diálogos na caixa de comentários, teremos uma conversa sobre Brasil, futebol e pessoas.
Ismael dos Anjos

É mineiro, jornalista, devoto de Hunter Thompson e viciado em internet. Quanto mais abas abertas, melhor.

Mensagem do dia

O simples fato de estar ao seu lado me faz esquecer de todos os problemas, de todas as preocupações, de tudo que possa me fazer mal. Porque quando estou ao seu lado sei que posso ser feliz com um simples sorriso seu, com um beijo ou até mesmo com um abraço. Tudo que venha de você me deixa feliz. Simples: você me faz feliz! 

Que o nosso amor seja doce, seja puro, seja leve... 

Que seja como a brisa da manhã que nos envolve, que tenha cheiro de terra molhada e que tenha o frescor do orvalho. 

Que seja cristalino que nem a chuva e apenas tenha a simplicidade de nossas vidas unidas.
...
Você é assim, um sonho pra mim. 

E quando eu não te vejo, só penso em você desde o amanhecer até quando eu me deito. Eu gosto de você, e gosto de ficar com você. Meu riso é tão feliz contigo. O meu melhor amigo é o meu amor. Seus olhos meu clarão, me guiam dentro da escuridão. Seus pés me abrem o caminho, eu sigo e nunca me sinto só. 
...
Vamos namorar escondido... 

Vamos nos amar em segredo. Vamos dizer “não” quando perguntarem e “sim” um para o outro. Vamos fingir sermos eu e você para o mundo e ainda seremos nós. 

Não te prometo perfeição, até porque, estou muito longe disso, mas te prometo o meu melhor, te prometo minha parte boa, minha parte que te ama.

Eu só queria que você soubesse que eu amo você. E queria que soubesse também que, cada vez que te digo isso, é como se eu estivesse colocando nas suas mãos o que eu tenho de mais valioso na vida...
Meu coração.