Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Banners solidários

Compre um e ajude a combater o câncer infantil


 
Saldão de Banne  rs Solidários GRAACC
Até 6 de fevereiro, o GRAACC vai oferecer banners solidários por R$ 5,00 ou mais, nos principais sites do Brasil. Comprar um banner solidário equivale a fazer uma doação para a luta contra o câncer infantil. E quem compra pode personalizar o banner com nome e foto. Faça sua parte. O dinheiro arrecadado vai para o tratamento de centenas de crianças e adolescentes com câncer.
Clique e compre o seu banner

Sites Parceiros: IG, globo.com, terra, yahoo, estadão, abril.com, boo-box, mediamind, infomoney, minhavida, bolsodemulher, cyberdiet, fliperama, obaoba, olhar digital, idg now!, grupotv1, estr  elado, vilamulher, editora globo

 


Doença contagiosa

Esta doença se manifesta principalmente depois do almoço!































por Paulo Moreira Leite

José Sarney serviu e serviu-se

O senador José Sarney tornou-se a grande Geni da política brasileira. Nos último dias sua reeleição para a presidência do Senado inspirou comentários em tom indignado.

Não sou admirador de Sarney e jamais deixei de apontar as mazelas de seu império maranhense. Há mais de uma década estou convencido — com números e dados oficiais — que o crescimento político de sua família coincidiu com uma elevação da miséria e da desigualdade no Maranhão.

Mas enxergo uma imensa hipocrisia neste comportamento. Lembra a velha fábula da raposa e as uvas? É mais ou menos isso.

Sarney serviu e serviu-se da política brasileira por mais de meio século. Sob o governo Goulart, ainda no pré-64, era da UDN Bossa Nova — aquela fatia política que era conservadora, mas não deixava de abrir uma porta para se aproximar do presidente que seria derrubado pelo golpe.

Durante o regime militar, foi homem de confiança dos generais e tornou-se governador do Maranhão.

No fim do regime, Sarney foi premiado com a presidência da Arena. Saiu dali para se tornar vice na chapa de Tancredo Neves, num movimento decisivo para dar um caráter conservador a uma transição política que ameaçava ficar fora de controle depois que milhões de pessoas pediram diretas-já.

Sarney era repudiado pela massa que foi à rua mas teve direito a toda proteção daqueles que o apedrejam nos dias de hoje — pois lhes prestava serviços de grande utilidade, naquele momento.

Após a morte de Tancredo, sua posse foi assegurada pela delgada flor do conservadorismo verde-amarelo, unida ao velho coronel da Arena para impedir qualquer solavanco democrático num momento em que as estrelas da ditadura sequer podiam sair à rua.

No Planalto, Sarney teve seu momento de glória com o Cruzado mas foi incapaz de honrar compromissos de distribuição de renda. Recuou e cedeu às pressões do alto empresariado e tornou-se um dos arquitetos das opções conservadoras da carta de 88.

Sem ser incomodado por ninguém, transformou concessões de rádio e TV num balcão de negócios que até hoje se constitui no maior obstáculo a todo esforço de democratização da mídia eletronica. Apoiou a censura ao filme Je vous salue Marie, de Jean-Luc Godard. Fez frequentes demonstrações de submissão aos comandantes militares e também usou as baionetas para pressionar o país.

E assim Sarney seguiu sua carreira. Chegou a empinar a filha Roseana como candidata a candidata prsidencial na campanha de 2002, um possível nome para enfrentar o sapo barbudo Lula — teve direito a muito pão-de-ló do sistema financeiro e da FIESP enquanto este sonho durou.

Essa capacidade de adaptar-se a toda mudança nos esquemas de poder e ser útil aos governantes de plantão é um traço revelador sobre Sarney e sobre nosso sistema político. Ele aproveitou todas as brechas abertas para se acomodar e se proteger. Mas sempre contou com mãos amigas para lhe abrir as portas e garantir uma longa sobrevivência.


O frasco de maionese e café




Quando as coisas na vida parecem demasiado, quando 24 horas por dia 
não são suficientes...Lembre-se do frasco 
de maionese e do café.
Um professor, durante a sua aula de filosofia sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o...tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.  
A seguir perguntou aos alunos se o Frasco estava cheio. Os estudantes responderam sim. 
Então o professor pega numa caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. 
O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim. 
Então...o professor pegou noutra caixa...uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o pofessor voltou a perguntar se o frasco estava cheio. Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime  "Sim !". 
De seguida o professor acrescentou 2 xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se...mas repararam que o professor estava sério e disse-lhes: 

 

'QUERO QUE SE DÊEM CONTA QUE ESTE FRASCO REPRESENTA
 
A VIDA'.

 
As bolas de golf são as coisas Importantes: 
como a FAMÍLIA, a SAÚDE, os AMIGOS, tudo o que você AMA DE VERDADE. 
São coisas, que mesmo que se perdessemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias. 

As pedrinhas são as outras coisas 
que importam como: o trabalho, a casa, o carro, etc.  
A areia representa 
as pequenas coisas.
 

 
'Se puséssemos  1º a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf.  
O mesmo acontece com a vida'. 

 
Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. 

 
Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua Felicidade.  
 
Brinque ensinando  os seus filhos,  
Arranje tempo para ir ao medico,  
Namore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora,  
Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos  
Pratique o seu esporte ou hobbie favorito.  
 
 Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro...    
Ocupe-se sempre das bolas de golf 1º, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. 
 
Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...  
 
Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.  

O professor sorriu e disse:  
 
"...o café é só para vos demonstrar, que não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo. "
 

 

Inveja não mata. Mas, maltrata!

Nas linhas do texto abaixo fica explicito que o autor vive e se corroi deste triste sentimento com relação ao ex-presidente Lula. Vai morrer do bofe.

Enfim, sós

Nelson Motta, O Estado de S.Paulo

Como é bom ter uma presidente que não vive esbravejando nos palanques e dividindo o País entre ricos e pobres, entre as elites e o povo e culpando os adversários políticos por todos os males do Brasil.

Que delícia não ter que ouvir todo dia a presidente dizer que o Brasil começou no dia em que ela tomou o poder e que os que a antecederam só lhe deixaram uma herança maldita.

Que alívio ter uma presidente que não se diz uma metamorfose ambulante nem tem opinião formada sobre tudo, até sobre o que totalmente ignora.

Como é edificante ter uma presidente que não se orgulhe de sua grossura e ignorância nem deboche dos que estudaram mais. Que sensacional é ter uma presidente que lê jornais. E livros!

Como é civilizado ter uma presidente que defende os direitos humanos, tanto em Guantánamo como em Cuba e no Irã. E que declara que o Brasil não deve dar opinião sobre tudo que acontece em outros países.

Como é gostoso não ouvir a presidente acusar todos que não a apoiam de ter preconceito contra pobre, nordestino e operário. Ou contra mulheres de origem búlgara de classe média.

Como é moderno ter uma presidente que não chama todo mundo de companheiro, como na antiga Cuba.

Que prazer é não ter que ouvir uma presidente dizer que o nosso sistema de saúde está próximo da perfeição.

Como é confortador ter uma presidente que não diz que o mensalão é uma farsa da imprensa golpista. E que não faz nomeações partidárias para o Supremo Tribunal Federal.

Como é animador ter uma presidente que não proclama que o Brasil está milionário e estabelece como lema de governo "fazer mais com menos".

Que vai tirar Furnas e a Funasa dos quadrilheiros do PMDB e contratar um alto executivo para a Secretaria de Aeroportos.

Que deleite é não ver todo dia as páginas dos jornais e as telas de televisão ocupadas pela presidente e suas ações, opiniões e omissões.

Como é bom para a democracia ter uma presidente que não joga para a imprensa e obriga os jornalistas a correr atrás de notícias.

Que maravilha será ter uma presidente que assuma as suas responsabilidades e faça o que tem que ser feito.


O advogado dos pobres

images?q=tbn:ANd9GcQn5i0NFViKWOvXLdG-WLevI-l2UsQpxV4uPNuiUmJlqSuNtlNXWwCosme de Farias - O rábula baiano

Ele foi Major sem nunca ter servido as Forças Armadas e Advogado sem diploma de Bacharel.   

último rábula da Bahia ficou conhecido pela astúcia ao defender os mais pobres nos tribunais. Cosme de Farias foi mais que um profissional do Direito preocupado com as causas sociais. Mesmo sem ter concluído o curso primário, foi pioneiro na luta contra o analfabetismo na Bahia. Deputado e Vereador, levou às últimas consequências seu ideal franciscano: morreu pobre, na tapera onde vivia na Quinta das Beatas. 

Certo dia, o juiz Vicente Tourinho perguntou à platéia quem poderia defender um ladrão abandonado pelo advogado à beira do júri.

Um rapazola mulato, traços grosseiros e cara de menino ergueu-se e respondeu: "Eu". O voluntário não conhecia o processo e nunca encontrara o réu - negro e pobre, acusado de roubo de 500 réis - mas não concordava em vê-lo sem dar a sua explicação sobre os fatos. Aceitou o desafio, passou os olhos nos autos e livrou Abel Nascimento da prisão argumentando que a falta de oportunidade na vida o conduzira ao crime. Começou ali, em 1895, a carreira de Cosme de Farias como rábula, advogado provisionado com apenas o curso primário e vencedor de causas quase perdidas. Até a morte, em 1972, atuou em mais de 30 mil processos judiciais, sempre na defesa, independentemente da infração e das condições financeiras do réu. Foi apontado como o campeão de habeas-corpus da Bahia, quiçá do país.

A história de Cosme tem o tempero dos "causos" narrados pela gente do povo mas também conta com boa dose de verdade, comprovada através do noticiário nos jornais. Autor de duas das poucas descrições do folclórico Cosme de Farias - uma em Tenda dos Milagres, como Damião de Souza, e a outra em Bahia de Todos os Santos, como Cosme -, o próprio Jorge Amado deu outra versão à iniciação do velho Major no universo do direito. Com o colorido permitido pela literatura, apesar do embasamento verídico, o escritor dizia que o juiz Santos Cruz, irritado com a ausência do bacharel Alberto Alves, convidou Damião para a defesa do acusado de assassinato, Zé da Inácia.

Conhecido pela inteligência, pelo bom humor e pela integridade, o jurista apostou na experiência do contínuo de escritórios de advocacia, "ratazana" dos corredores de delegacias e do fórum, então instalado na Rua da Misericórdia, onde hoje funciona a prefeitura. "Salvação de jovens advogados" pelo domínio dos trâmites legais, o rapaz que sonhava com o título de rábula aceitou o desafio e, mesmo sem saber a causa do crime, o justificou como fosse em defesa da honra. Inventou uma fábula, fez jurados e assistência chorar e, por unanimidade, absolveu o réu que havia passado mais de um ano detido e nem lembrava o motivo da briga que culminou com as facadas fatais contra o amigo Afonso Boca Suja. Com o sucesso, o moço ganhou a habilitação para advogar sem ter passado pela faculdade.

Dom da oratória

A devoção pelas questões humanitárias e o dom para a oratória contavam a favor do jovem repórter do Jornal de Notícias, então com 20 anos, que só viria reduzir sua participação em júris no fim da vida, porque "terminavam tarde demais". A experiência como espectador de duas condenações anteriores havia indignado o rapaz, conforme relatos de jornais e de contemporâneos de Cosme. "Hoje a designação de rábula tem carga pejorativa, que é o estigma dos maus advogados. Não foi sempre assim. Quando a regulamentação do trabalho forense não tinha os rigores hoje imprescindíveis, um juiz podia credenciar alguém hábil e competente para o exercício da advocacia em primeira instância", explica o historiador Cid Teixeira, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (Ufba). "O foro da capital conheceu vários rábulas na primeira metade do século XX. Destaque para dois: Francisco Pinheiro de Souza e Cosme de Farias, um no juízo cível, outro no foro criminal", opina.

O componente emocional, que aparece nas duas versões para a estréia de Cosme, era um trunfo recorrente do campeão de habeas-corpus da Bahia. Sem deixar de expedir petição sequer um dia, preferia o abalo psicológico dos acusadores, do réu, dos jurados e da audiência, em detrimento do aparato jurídico, da lógica forense e dos preceitos legais. Por vezes, ele nem lia os autos. A solicitação da liberdade provisória para culpados e inocentes parecia seguir a uma fórmula. "Numa época, já na velhice, ele fazia a defesa com auxiliares. Embasava-se pela acusação e pelo pronunciamento dos outros defensores. No intervalo, olhava o que dizia a acusação no processo", diz Milton Gonçalves, escrivão do Tribunal do Júri por cerca de 25 anos e serventuário há 45, destacando que o rábula recorria a citações de leis, dependendo do caso. "Teve a sua história na Justiça", arremata, com a autoridade de quem já viu a ascensão e a aposentadoria de dezenas de advogados.

O "doutor" sem diploma e anel desbancou, por exemplo, a estrela nacional e autor de clássicos do direito Caio Monteiro de Barros. Trazido de São Paulo por exportadores para acusação do estivador José Heliotério por homicídio de um jovem rico, filho de empresário das docas, o bacharel começou o pronunciamento com uma conjugação errada do verbo supor, fato que passaria incólume se não estivesse na defesa do réu o velho Cosme. O baiano corrigiu em público o erro e ressaltou que o adversário não dominava a língua portuguesa nem para citar o livro de direito, enquanto ele, um rábula, era presidente da Liga Baiana contra o Analfabetismo. O historiador Cid Teixeira garante que, escabreado, Monteiro de Barros desistiu de falar.

Cosme de Farias somava inteligência, astúcia e humor na argumentação em favor do "pobre coitado que havia cometido o delito na hora de fraqueza, por ser analfabeto, desamparado e não merecer ser corrompido na penitenciária". Alguns episódios eram hilários e se tornaram lendas no meio jurídico. O resultado da revolta contra a "injustiça que estavam cometendo contra um réu", na primeira metade do século XX, pode exemplificar isso. O rábula ergueu-se na platéia e se aproximou do juiz e dos jurados com ares de quem procurava algo no chão. Intrigado e, de certa forma, irritado, o jurista perguntou o que motivara tal gesto. Em bom som, ele respondeu: "A Justiça, meu senhor, que nesta casa anda escondida". No final, o acusado venceu.

"Não pensem que ali estava um bobão dizendo tolices. Suas defesas tinham consistência, fundamento jurídico. (Ele) falava bem e muitas vezes embaraçava os promotores e advogados de acusação", afirma Ezequiel da Silva Martins, no livro com microbiografias A Bahia - Suas tradições e encantos. "As lágrimas que derramava, a grande emoção que isto provocava, a sua figura simpática e venerada, respeitada até pelos adversários e amada pelo povo pobre da terra, eram pontos valiosos a seu favor", conclui o autor na obra recém-lançada pela Secretaria da Cultura e Turismo do Estado.

O Major buscava geralmente a supressão da pena ou, no mínimo, a sua redução. Adotava a máxima de Rousseau - "ninguém nasce mau" - e pressupunha que o ambiente social corrompe e marginaliza o homem. Para os réus mais cruéis, requeria o internamento no manicômio, por entender a maldade como uma manifestação de loucura. Mas nem pela frieza os repreendia ou boicotava. Uma das primeiras temáticas encampadas por ele foi a vitoriosa transferência dos internos da "Casa de Correção" - batismo de sua autoria - para a Casa dos Alienados São João de Deus, atual Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, no bairro do Cabula. Dizia: "Na Bahia, quem rouba um tostão é ladrão. Quem rouba um milhão é barão" e "O homem não mata ninguém porque só quem tira a vida é Deus".

Defesa

O rábula classificava como uma das suas causas mais difíceis a concessão do habeas-corpus para 36 grevistas, funcionários da Leste Brasileiro. Entre as mais famosas está a defesa de Sérgia Ribeiro da Silva, apelidada de Dadá e única mulher do cangaço a manipular armas. Em 1942, Cosme impetrou recurso pela soltura da viúva do alagoano Corisco, o Diabo Louro, substituto de Lampião na liderança do bando. Dadá foi ferida na perna direita (mais tarde, amputada) e aprisionada pelas Forças Volantes, em 1940, numa ação encerrada com a morte do seu marido.

Cosme fez da própria casa, da rua, da porta da cadeia e do presídio o seu escritório, até obter permissão para receber a "clientela" no corredor da Igreja de São Domingos de Gusmão, no Terreiro de Jesus. Por anos, ali foi o seu gabinete e também a sede da Liga. Evitava alimentar esperanças e preferia a cautela dizendo: "vou ver se dar". Ouvia cerca de 30 pessoas por dia, com angústias diversas, da prisão do parente querido à falta de remédios. Enfrentava-se fila até chegar à mesa de madeira antiga, narrar o caso e assistir ao "doutor" pegar o papel para escrever, com caligrafia desigual e de difícil leitura, o documento de defesa (às vezes, encaminhado até pela família) ou um bilhete para a autoridade competente para resolver o problema.

"Ele escrevia com o indicador para cima. Era o pensamento na terra e o indicador para o céu, para que Deus lhe guiasse a escrita", lembra Zilah Moreira, jornalista, bacharela em direito, amiga pessoal e neta de professores do Major. "Tinha respostas na ponta da língua. Ganhava todas as causas. Não sei se pelo simbolismo ou pela competência", completa a filha de juiz, recordando que Cosme a aconselhou a "querer ganhar apenas o necessário" com a profissão de advogada. A carreira, entretanto, foi preterida pela vida como correspondente do jornal Estado de S. Paulo.

Não havia cobrança pelo serviço para a maioria das pessoas, mas quem podia desembolsar deixava no escritório umas cédulas, rapidamente destinadas àqueles sem comida, sem emprego, sem saúde. A fama e a influência do defensor levou até os mais abastados ao rábula. Língua ferina constatada nas Linhas ligeiras - artigos publicados em jornais locais com críticas à conjuntura política, econômica e social e até ao sistema judiciário -, o autor tinha amigos na Justiça. Era benquisto por juristas, serventuários, advogados de defesa e até os acusadores sem temeridade por ações duvidosas passíveis de denúncia. Teve inimigos, porém, em geral, os adversários não resistiam ao desprendimento e a inteligência do homem que mais parecia uma personagem folclórica.

por Márcia

http://www.cosmedefariasonline.hpg.com.br/advogado.htm

Cirurgias contra obesidade crescem 500% em 10 anos

O número de cirurgias bariátricas, conhecidas como redução de estômago e indicadas no tratamento da obesidade mórbida, sofreu um aumento de 500% no Brasil na última década, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.
O procedimento foi realizado cinco mil vezes em 1999, número que passou de 30 mil em 2009. Esse crescimento coloca o Brasil na segunda posição do ranking mundial de cirurgias bariátricas, ficando atrás apenas dos EUA, com 300 mil procedimentos por ano.
A redução do estômago para perda de peso é recomendada quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40 em pessoas com idade superior a 18 anos, homens ou mulheres.

O procedimento pode ser recomendado, ainda, se o IMC estiver entre 35 e 40 e o paciente apresentar diabetes, hipertensão arterial, apneia do sono, hérnia de disco ou outras doenças associadas à obesidade.

Nos casos que o IMC do paciente fica entre 35 e 40 é preciso uma avaliação prévia e individualizada para ver se realmente a cirurgia bariátrica é recomendável.
 
A cirurgia bariátrica é a última opção para o paciente que já tentou, sem sucesso, reduzir peso por métodos tradicionais?, explica o médico Roberto Rizzi, especialista em obesidade. 
 
A cirurgia, porém, não garante a redução de peso em definitivo.

humor



L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

"O holocausto não é nem nunca será só um momento histórico"


Nosso dever é não compactuar com nenhuma forma de violação dos Direitos Humanos em qualquer país, em especial o Brasil.

O que faz uma dona de casa


O homem chegou em sua casa, após o trabalho, e encontrou seus três filhos brincando do lado de fora,  ainda vestindo pijamas. Estavam sujos de terra, cercados por embalagens vazias de comida entregue em casa. A porta do carro da sua esposa estava aberta. A porta da frente da casa também. O cachorro não veio recebê-lo. A cada instante ele via mais e mais bagunça. Na sala de estar, a televisão ligada berros num desenho animado qualquer, e o chão estava entulhado de brinquedos e roupas espalhadas. Na cozinha, a pia estava transbordando de pratos; ainda havia café da manhã na mesa, a geladeira estava aberta, tinha comida de cachorro no chão e até um copo quebrado em cima do balcão. Assustado, ele subiu correndo as escadas, desviando dos brinquedos espalhados e de peças de roupa suja.

Será que a minha mulher passou mal? ...
Será que alguma coisa grave aconteceu?...

Daí ele viu um fio de água correndo pelo chão, vindo do banheiro.
Lá ele encontrou mais brinquedos no chão, toalhas ensopadas, sabonete líquido espalhado por toda parte e muito papel higiênico na pia. A pasta de dente tinha sido usada e deixada aberta e a banheira transbordando água e espuma. Finalmente, ao entrar no quarto de casal, ele encontrou sua mulher ainda de pijama, na cama,  deitada e lendo uma revista.

Ele olhou para ela completamente confuso, e perguntou:
- Que aconteceu aqui em casa? Por que toda essa bagunça?


Ela sorriu e disse:
- Todo dia, quando você chega do trabalho, me pergunta:

- Afinal de contas, o que você fez o dia inteiro dentro de casa?

- Bem... Hoje eu não fiz nada, FOFO !!!!

Divulgado nomes dos aprovados no Sisu

 O MEC divulgou hoje a lista dos candidatos aprovados em segunda chamada pelo Sisu - Sistema de Seleção Unificada -. Os estudantes deverão comparecer às instituições de ensino para as quais foram selecionados nos dias 8 e 9 de fevereiro para fazer a matrícula.

O Sisu ofereceu 83 mil vagas em universidades estaduais e federais e institutos de educação profissional. Criado pelo MEC no ano passado, o sistema unifica a oferta de vagas em instituições públicas. Para participar, o candidato precisa ter feito o Enem.

A lista dos documentos que os alunos precisam apresentar está disponível no site do programa no boletim individual do participante. Os candidatos podiam escolher até dois cursos no Sisu, elegendo sua prioridade. Aqueles que foram selecionados para a sua primeira opção e não fizerem a matrícula perdem a vaga. Os que foram aprovados para o segundo curso podem permanecer no sistema e ainda têm chance de serem convocados na terceira chamada prevista o dia 13 de fevereiro. Ao fim das três convocatórias, as instituições chamarão os candidatos para preencher possíveis vagas remanescentes a partir de uma lista de espera gerada pelo sistema.

Durante cinco dias, o Sisu recebeu 2 milhões de inscrições. Nos primeiros dias de funcionamento, o sistema enfrentou lentidão em função do grande número de acessos. Houve disputa na Justiça para que o prazo fosse prorrogado e os estudantes tivessem o direito de recorrer das notas obtidas no Enem, utilizadas como critério para a distribuição das vagas.

O bacharelado em ciência e tecnologia da Universidade Federal do ABC foi o mais procurado no sistema, com mais de 16 mil inscrições. Em segundo lugar na lista dos campeões de inscritos apareceu o curso de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 7.709 interessados, seguido por medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), com 7.701.


Telescópio Kepler

images?q=tbn:ANd9GcTJXDy0Fq1QBQHuCDiTz2IMAwt1yMxgNPKgPBHwpd6KYo8DgTC_gwVeja algumas das "descobertas" inuteis anunciadas pela equipe do telescópio Kepler:

  • 1.235 candidatos a planeta
  • 662 com dimensões semelhantes à de Netuno
  • 288 "super-Terras", entre 1,25 e 2 vezes o tamanho da Terra
  • 184 gigantes gasosos, 165 do tamanho aproximado de Júpiter e 19 maiores do que Júpiter
  • 170 possíveis sistemas multiplanetários, com dois ou mais candidatos orbitando a mesma estrela
  • 68 "exo-Terras", com dimensões até 1,25 vez o tamanho da Terra
  • 54 "exo-Terras" circulando na zona habitável ao redor de suas estrelas, podendo ter água em estado líquido em suas superfícies
  • 5 ao mesmo tempo do tamanho da Terra e orbitando na zona habitável

Estes dados são baseados nos resultados das observações realizadas de 12 Maio até 17 de Setembro de 2009, de mais de 156.000 estrelas no campo de visão do Kepler, que abrange cerca de 1/400 do céu.

Qual a importância de qualquer uma destas " descobertas"?... Nenhuma!



Investimento em Educação, Saúde e Distribuição de Renda dão retorno

O investimentos sociais que mais rendem para o crescimento do PIB são:

  1. Bolsa Família  2, 25 para cada 1 investido no beneficio.
  2. Prestação continuada [ idosos e deficientes fisicos ] 2,2 para cada beneficio.
  3. Na Educação 1,85 por cada real investido.
  4. Na saúde 1,7 por cada real investido.
Saiba mais Aqui


Ex-blog do Cesar Maia

O PMDB do Rio de Janeiro em processo de desintegração

Ex-Blog do Cesar Maia

Cesar Maia

linha

              
1. Paradoxalmente, no mesmo ano da reeleição com amplíssima margem de votos do governador do PMDB-RJ, a eleição-2010 deu claros sinais de esgotamento e risco de desintegração do PMDB-RJ até 2014. O estilo relações-públicas do governador, seu líder mais importante, não leva à formação de quadros. Não tem sucessor, até porque seu vice não tem "punch" de campanha. Seu líder partidário e ex-presidente da ALERJ, provavelmente não terá o mesmo entusiasmo sem condução de máquina.
                
2. O PMDB, na região metropolitana, tem apenas a prefeitura de Queimados. Os grandes municípios estão com o PDT, PT, PR e até PSDB. Na capital, o PMDB é transgênico. Deputados federais orgânicos do PMDB só foram eleitos 3, e a bancada estadual foi reduzida  em um terço.  No norte, a força do PR se manteve. Nos maiores municípios das regiões Serrana e Sul, a presença do PMDB é pontual. O fenômeno conhecido na política como 'desgaste de material' está cada dia mais evidente.
                
3. Na prática, a lua de mel com o governo federal só trouxe benefícios ao PT. O PT -pré-Lula- havia desintegrado no Estado todo, incluindo a capital. O governador do PMDB adora um "pas de deux" com o PT, o que legitima seus atos e lhe dá um envoltório progressista. Mas quem avançou nesse balé foi o PT. Elegeu um senador que desponta como favorito em 2014. Elegeu a maior bancada orgânica de federais, com 5 deputados. E, como se sabe, é um ótimo parceiro no processo eleitoral, e depois governa..., com os seus.
                
4. Depois de uma queda eleitoral entre 2004 e 2006, os deputados evangélicos voltarão a ter uma enorme expressão no Estado, incluindo pela primeira vez a capital. Reelegeram seu senador. A esquerda light avançou com o PSOL nos bairros de "classe média" da capital, tanto com seu deputado federal -o mais votado na capital- quanto com seu estadual, segundo mais votado na capital. O DEM-PSDB, também na capital, com votação igual a do PSOL, ficaram como terceira força na eleição barômetro que é a de deputado federal.
                
5. As denúncias vazadas pelo PT-RJ sobre o PMDB-RJ, em órgãos federais e até estaduais, só fazem reforçar este processo no estilo..., muy amigos. Mas há tempo. Tempo para revitalização das forças políticas que foram debilitadas. E tempo para o desgaste dos vencedores. Estar no governo é sempre um risco. E o jogo é jogado. São muitos times em campo. E há tempo.

                                                * * *

A MALDIÇÃO DOS FARAÓS!
            
(Trecho inicial do artigo de Milagros Sandoval - EFE/La Nacion, 04) Hosni Mubarak, o último dos 4 faraós da moderna história do Egito, mantém hoje uma batalha nas ruas do país e com essa espécie de maldição política que regeu a vida de seus 3 antecessores. O rei Faruk I acabou destronado em 1952. O presidente Gamal Abdel Naser, depois de sofrer a pior derrota na  guerra dos Seis Dias contra Israel (1967), renunciou, foi reposto por apelo popular e morreu do coração em 1970. E o presidente Anuar al Sadat perdeu a vida assassinado em um magnicídio. Todos eles tiveram governos marcados pela guerra e a tragédia final, como se houvessem quebrado alguma norma que reavivasse a maldição do faraó Tutancâmon, que reinou entre 1333 e 1322 antes de Cristo, para quem ousara abrir sua tumba.

                                                * * *

"LÍDERES CARISMÁTICOS ACABAM QUEIMANDO AS EQUIPES"!
            
(Carlos Alemany - El País, 04)  Alemany considera que o líder carismático em uma organização não deveria durar mais que 3 anos. "Do contrário, terminam queimando as equipes. Quando se exerce uma direção carismática, pode ser um fator que impeça a chegada de mais talento à empresa porque aqueles com projeção podem pensar que o brilho de seu chefe poderia eclipsar suas carreiras. Pensando num exemplo futebolístico, para uma crise é melhor ter um Mourinho (Real Madrid), mas uma vez conseguida a estabilidade institucional o ideal é possuir um perfil tipo Vicente del Bosque (treinador campeão em 2010)".
            
"O melhor líder é o que se sabe prescindível".

                                                * * *

FILMES POLÍTICOS: A PEDIDO! TRILOGIA DE SOKÚROV!
                    
Respondendo a vários e-mails que pedem sugestões sobre filmes políticos e, dada a infinidade de filmes e documentários muito bons, seja do ponto de vista artístico, histórico, como político, e para não deixar sem resposta sugeriria ver -até por surpreendente- a Trilogia do cineasta russo Aleksandr Nikoláyevich Sokúrov: 1) MOLOCH (1999), cenas do cotidiano de Hitler, Eva Braun, Goebells e Borman, na casa dos Alpes; 2) TAURUS (2000), os últimos dias de Lenin e o cerco de Stalin sobre ele; e 3) SOLNTSE (2004), o Imperador Hiroito nos dias finais de segunda guerra e suas conversas com o General MacArthur. São filmes -digamos- superlativos, sobre a realidade.

                                                * * *

DISTÚRBIOS E O PREÇO INTERNACIONAL DOS ALIMENTOS!
                  
(El País, 04) A organização da ONU para os alimentos e a agricultura (FAO) informou que em janeiro os preços dos alimentos voltaram a bater outro recorde, superando os de dezembro de 2008, ano em que se produziram distúrbios em vários países por esse motivo. Trata-se do sétimo mês consecutivo de subidas do Índice de Preços dos Alimentos, que alcançou 231 pontos, 3,4% a mais que em dezembro de 2010, a cifra mais alta jamais registrada por este indicador.
                  
Conheça os gráficos.












Oposição ouvi, vê, lê e cobra o que não entendeu

 Calejado por anos e anos de atuação na oposição, eu não entendo as críticas dos adversários políticos ao discurso e, principalmente, às propostas claríssimas que a presidenta Dilma Rousseff detalhou em sua mensagem anual entregue ao Congresso Nacional.

A agenda exposta em discurso pela presidenta está perfeita, completa e mais: a própria oposição deve um reconhecimento público de que a presidenta foi feliz ao eleger como sua prioridade de governo o combate à miséria. A chefe do governo propõe, inclusive, um pacto à nação para erradicar ou minorar a pobreza. A oposição desconhece a situação ou é contra a sua erradicação?

Igualmente estão anunciados e expostos de forma precisa, objetiva, os outros pontos da agenda apresentada pela presidenta: a prioridade número 1 é o combate a pobreza; depois as reformas política e tributária; em seguida uma solução para os problemas do SUS - sua gestão e financiamento; e por fim a luta contra as drogas.

Uma agenda, aliás, que coincide com a do Legislativo, como anunciaram os presidentes das duas Casas, o da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS) e o do Senado, José Sarney (PMDB-AP), representantes dos dois maiores partidos com representação no Congresso Nacional.

Temos aí um excelente roteiro e uma boa base para iniciar o diálogo que leve a acordos, também, com os demais partidos da base governista e da oposição. E o tempo todo a presidenta Dilma Rousseff reafirmou que sua intenção é cumprir essa agenda e promover as reformas em parceria com o Congresso.

Dilma Rousseff anuncia distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabete

 Promessa de campanha, o programa Saúde Não Tem Preço é resultado de um acordo firmado entre o governo federal, a indústria e o varejo farmacêutico. Em troca do aumento do volume de vendas, os dois setores abrirão mão de parte de seus lucros

Beto Barata/AE
Beto Barata/AE
  A presidente Dilma Rousseff durante anúncio do programa Saúde Não Tem Preço

Lígia Formenti – O Estado de S.Paulo

A presidente Dilma Rousseff lançou ontem o primeiro programa com a sua marca, o Saúde Não Tem Preço. Promessa de campanha, prevê a distribuição gratuita de remédios para hipertensão e diabete nas farmácias conveniadas ao Aqui Tem Farmácia Popular.

Pelo cronograma, todos os 15 mil estabelecimentos ligados ao programa terão até o dia 14 para oferecer os dez medicamentos, que, até ontem, eram vendidos no sistema de copagamento: o governo encarregava-se de pagar até 90% do preço do remédio e o paciente, o porcentual restante. Para adquirir os remédios, basta apresentar uma receita médica, o CPF e um documento com foto.

A medida foi anunciada em uma cerimônia concorrida, a primeira realizada no Palácio do Planalto desde a posse de Dilma. Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o novo programa é fruto de um acordo do governo com indústria e setor do varejo farmacêutico. Em troca do aumento do volume de vendas, que já é esperado com o novo programa, indústria e varejo abrirão mão de parte dos lucros.

O orçamento do governo para esse programa é de R$ 470 milhões. Pelos cálculos do coordenador do departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde, José Miguel do Nascimento, a renúncia do setor privado será de cerca de R$ 100 milhões. "O governo não interferiu no formato dos acordos. Indústria, distribuidores e farmácias decidiram entre si qual a parcela que cada um renunciaria."

Nascimento afirma que as empresas ganham de outra forma: há expectativa de aumento na escala de venda. "Quando o comprador entra na farmácia leva também xampu e pasta de dente." O ministério não tem estimativa de qual será o aumento de venda nas farmácias conveniadas.

A medida anunciada por Dilma vai favorecer a compra de dez medicamentos, que estão no mercado em aproximadamente 400 apresentações. Padilha afirmou que um grupo de trabalho, destacado para acompanhar a implantação do programa, deverá avaliar a possibilidade de inclusão de outras drogas.

Durante seu discurso, a presidente vinculou o programa de distribuição gratuita de remédio com outra bandeira de seu governo: a erradicação da miséria. Para isso, apontou que 12% da renda da população mais pobre é consumida com remédios. Entre a parcela mais rica, esse percentual não chega a 2%.

A escolha de hipertensão e diabete também foi explicada pela presidente. Segundo ela, 33 milhões de brasileiros são hipertensos e 30% da população adulta que têm diabete ou hipertensão desconhece seu estado de saúde.

Fiscalização. Além do Saúde não Tem Preço, o governo apresentou medidas para tentar ampliar a fiscalização e o controle do programa. Entre elas, a instalação de um sistema para reduzir o risco de quebra de sigilo de informações dos pacientes e a criação de um cupom, com informações sobre o comprador, o estabelecimento e o médico que prescreveu os medicamentos e o cruzamento com o Sistema de Óbito do Ministério da Previdência.

Em 2010, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que farmácias credenciadas no programa Aqui Tem Farmácia Popular venderam remédios para pelo menos 17.258 mortos. De acordo com a auditoria, feita por amostragem, o desvio foi de pelo menos R$ 1,7 milhão. Entre as falhas estavam a compra com o uso de CPFs de pessoas mortas.

DE GRAÇA

Princípio ativo dos remédios que serão distribuídos gratuitamente no programa Saúde Não Tem Preço:

Hipertensão

Captopril 25 mg, comprimido Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido Hidroclorotiazida 25 mg,comprimido
Losartana Potássica 50 mg

Diabete

Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana

PSDB ressuscita FHC II

A tucademopiganalhada tenta ressuscitar a Ofélia da política brasileira (FHC}. Vamos ver o dito sujo nos palanques municipais em 2012?... Du-vi-d-o-dó! A marmota deu as caras no programa do PSDB porque estamos bem longe das urnas.

Foi ao ar na noite desta quinta (3), em rede nacional de rádio e TV, o programa partidário do PSDB. Estrelou-o Fernando Henrique Cardoso.

FHC apareceu logo no início da peça (disponível acima). Respondeu a indagações de jovens. Um deles perguntou se Lula o decepcionou mais como político ou como sociólogo.

E FHC: "Eu conheci o Lula no ABC, em São Bernardo, um Lula inovador, que dizia que a CLT tinha de ser liberada..."

"...Que os trabalhadores precisavam ter uma nova forma de relação, sindicato mais independente, nós precisamos de reformas, que precisava mudar o Brasil..."

"...Ele não fez isso. Eu acho que ele foi conservador. Ele aceitou muita coisa que não era boa de aceitar. Alianças. Todo mundo faz alianças. Eu também fiz..."

"...Mas ele ficou até o fim, até promoveu alianças com setores muito atrasados do Brasil. E permitiu que houvesse uma certa complacência com a corrupção..."

"...Esse lado me decepcionou, talvez mais como pessoa do que como presidente".

A simples aparição de FHC num programa institucional representa notável mudança de procedimento  no PSDB.

Até aqui, embora seja a principal liderança da legenda, o ex-presidente era mantido no armário pelo tucanato.

Foi, por assim dizer, escondido nas três eleições presidenciais em que o PSDB amargou derrotas: 2002, 2006 e 2010.

O problema é que, junto com a ressurreição de FHC, renascem os fantasmas da era tucana. Há um quê de amnésia na fala do ex-presidente.

FHC tem razão quando diz que, nas reformas e na política, Lula foi "conservador". Conservou o que havia de bom e de ruim no legado que recebeu.

No pedaço benfazejo da herança, Lula manteve intactos os pilares macroecnômicos que começaram a ser erigidos sob Itamar Franco e que FHC sedimentou.

O ex-presidente queixou-se da falta de modernização da legislação trabalhista. Beleza.

Porém, afora o inconveniente político da menção, há o fato de que FHC teve oito anos para realizar o que diz que Lula não fez. Manteve intacta a CLT.

FHC falou das alianças. "Eu também fiz", reconheceu. Mas deu a entender que Lula fez mais e pior do que ele: "Promoveu alianças com setores muito atrasados do Brasil".

Esqueceu-se de que, na gestão tucana, um personagem como Jader Barbalho mandou e desmandou na Esplanada.

Esquivou-se de recordar que Renan Calheiros foi seu ministro da Justiça. Repetindo: FHC fez de Renan titular da pasta da Justiça.

Absteve-se de rememorar que José Roberto Arruda, à época filiado ao PSDB, foi líder de seu governo no Senado antes de estrelar o mensalão brasiliense do DEM.

FHC afirmou que Lula "permitiu que houvesse uma certa complacência com a corrupção". Na contabilidade dos escândalos, porém, há certa equivalência.

Lula arrostou duas crises do Senado. Uma com Renan e outra com José Sarney. Sob FHC também houve um par de crises no Senado. Uma com Jader, outra com ACM.

Lula teve o mensalão. FHC arrostou a acusação de compra de votos na votação da emenda da reeleição. Nas gravações, um deputado acreano citou uma "cota federal".

Sob Lula, registraram-se malfeitos em órgãos como a Funasa e em estatais como Furnas. Na era tucana não foi diferente.

Submetida a apadrinhados de Jader, a Sudam tornou-se ninho de escândalos que instalaram no Tesouro um dreno estimado em R$ 3 bilhões.

Um grampo clandestino plugado aos telefones do BNDES revelou que a privatização de estatais ocorreu em atmosfera que roçou "o limite da irresponsabilidade".

Ou seja, em matéria de perversão, os governos de FHC e de Lula são demarcados por diferenças que os igualam.

FHC também falou no programa sobre a necessidade de "dar uma chacoalhada" nos partidos políticos, inclusive no PSDB.

Esmiuçou o raciocínio: "Precisamos estar mais próximos das pessoas, do povo, com menos pompa, coisas mais diretas". Aí, talvez, o maior desafio do tucanato.

Às voltas com uma disputa interna que acomoda 2014 no epicentro de 2011, José Serra e Aécio Neves não falaram no programa.

A dupla apareceu apenas em imagens. Serra surgiu ao lado de Geraldo Alckmin, num instante em que se mencionou que o partido governa São Paulo há 16 anos.

Alckmin falou em seu nome e no dos outros sete governadores eleitos pela legenda no ano passado.

"É essa capacidade de governar que nos tornou o partido que mais elegeu governadores", disse ele nos 17 segundos a que teve direito.

Sérgio Guerra, presidente do PSDB federal, fez uma espécie de balanço da última disputa presidencial. Citou Serra a realçou os votos obtidos por ele no segundo turno.

Falou de Lula em timbre acusatório: "Lutamos contra um adversário que abusou do poder econômico e zombou da Justiça Eleitoral".

De resto, soaram no programa as vozes dos dois novos líderes do PSDB no Congresso.

Álvaro Dias (PR), líder no Senado, disse, a certa altura: "O Brasil está no rol dos países mais corruptos do mundo".

Duarte Nogueira (SP), o líder da Câmara, declarou: "O PSDB irá fazer na Câmara uma oposição vigorosa ao governo".

O prometido vigor, por ora, não se materializou. O PSDB perde mais tempo procurando um adjetivo do que se opondo.

A publicidade partidária, pelo que expôs e pelo que escondeu, deu idéia do tamanho do desafio envolvido na reestruturação do PSDB.

- Siga o blog no twitter.

por Josias de Souza

Receita do dia

Salada tropical. Colorida, refrescante e pronta em 15 minutos
Vital. Unilever
beleza saúde receitas sua casa sua vida blog
Olá,
Veja um cardápio de dar água na boca.


Salada tropical

Estrogonofe de salmão

Torta suflê com legumes
Lagarto ao Molho Especial
Manjar de coco com calda de hortelã
Ver mais receitas    
2011 Vital. Todos os direitos reservados