Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

O petróleo não é dela - oposição


A exploração comercial em larga escala do petróleo do pré-sal só deve começar em 2015. Mas a oposição tem pressa em formatá-la, pensando quase exclusivamente na candidatura Serra. Escrevo quase porque tem uma parte que é do FHC e das petroliferas internacionais, se depender da vontade desta gente.

A tática é tão óbvia quanto o fato de as eleições brasileiras serem decididas por uma maioria semi-analfabeta: o pré-sal acabará com a miséria e as carências sociais do Brasil, mas para isso é preciso eleger Serra, pai dos projetos, gesto do milagre parido por FHC.

A festa de lançamento dos projetos na segunda-feira promete ser o primeiro grande evento da oposição 2010. Arma-se palanque para 3.000 convidados em Brasília, com sindicalistas, esportistas, políticos, empresários, artistas e cantoras de palanque.

Nem se tenta disfarçar a essência eleitoreira do Serramício. Como já não se tenta esconder quase nada nesse novo-velho Brasil: Fhc abraça Serra que abraça Quércia que abraça Rathur Virgilio 3% que atrasa o país e toma cartão vermelho na hora certa do povo - na eleição -.

No raciocínio oposicionista, o abraço a Quércia é mais do que recompensado pelo tempo de TV e pela, digamos, capilaridade do PMDB. Vão os votos de eleitores mais qualificados, vem o acesso às massas semi-analfabetas, grande esperança eleitoral do Serrismo tucademo.

O maior mal da pressa do pré-sal é que ela segue essa lógica exclusivamente eleitoral. Os projetos serão enviados em regime de urgência para o cada vez mais combalido Congresso Nacional, por onde, do jeito certo, tudo passa.

O enquadramento do enorme potencial petrolífero brasileiro ao pequeno projeto eleitoreiro da vez é um sinal, grande demais, de como a oposição atual transforma o que é público em projeto privado de poder e de como nosso sistema político é incapaz de gerar os debates e, mais do que isso, os consensos necessários para decisões importantes.

Ao enterrar o pré-sal na acirrada eleição de 2010 a oposição encerra a possibilidade de um debate isento, técnico e racional sobre a futura exploração de uma grande reserva de riqueza transformadora do país.

A história prova que a grande maioria dos países que descobriram enormes reservas de petróleo e gás desperdiçou a chance de transformá-las em desenvolvimento sólido e sustentável.
A existência do pré-sal não garante nada. Seu modelo de exploração é que é fundamental. Ele merece um debate melhor e mais inclusivo.

Campanha

Laguardia  

Off Topic

Olá,

Em conjunto com o Blog o Mundo by Thaís, estamos lançando uma campanha de protesto virtual para o período de 07 a 20 de setembro.

Gostaríamos muito de contar com a sua participação e a dos seguidores de seu blog.

Esta é uma campanha de todos os brasileiros patriotas e não de um ou outro blog.

A campanha é de todos nós que queremos um país melhor para nossos filhos e netos.

Detalhes em http://omundobythais.blogspot.com/ ou http://brasillivreedemocrata.blogspot.com/

Divulgue esta idéia.

O Brasil mais do que nunca precisa de você! 

Revolver, faca e espada

Marco Antônio Leite da Costa 

O baile estava animado, a orquestra tocava de tudo um pouco. Os casais dançavam alegremente, alguns com afagos apaixonados deliravam no amplo salão de baile. Todavia, eis que abruptamente, a FACA deu um esbarrão na ESPADA que estava nas proximidades feliz com sua dama, porém a ESPADA não gostou do esbarrão e foi tirar satisfação com a FACA que tinha ao seu lado uma bela morena. No transcorrer da discussão o ambiente ficou em polvorosa, os casais corriam para todos os lados, a fim de evitar serem envolvidos na briga da FACA com a ESPADA, nesse ínterim surgiu o REVOLVER que todo machão gritava para que os dois parassem com aquela discussão desnecessária, por alguns minutos o silencio foi geral. 

Nesse momento, o REVOLVER deixou o salão e se dirigiu ao bar para tomar umas e outras, mas aquela dura que os briguentos levaram não foi o suficiente para terminar com o confronto. 

Na medida em que o tempo passava os contendores se agitavam ainda mais, até que se pegaram de fato, foi murro para cá, cabeçada para lá e, o sangue escorria em abundância. 

Essa contenda ocorreu por vários minutos, quando um silêncio tomou conta do ambiente, passados alguns segundos o povo foi se aproximando dos brigões, momento em que a FACA havia sido espetada no coração e, a ESPADA sofreu um corte profundo na veia jugular, nesse teatro de horrores terminou com dois corpos estendidos no chão, ambos sangrando em abundância. 

A polícia foi chamada e, esta pediu a presença de uma ambulância que removeu os corpos para o Instituto Médico Legal. 

Após limparem o local da briga, a orquestra deu continuidade ao baile que terminou num final quase feliz para todos os presentes. 

Assim terminou a história de dois elementos que não tem condições de freqüentar certos lugares cuja agitação é intensa e que as pessoas querem apenas se divertir.

O preço do caos


Marco Antônio Leite da Costa

 


O PREÇO do CAOS é comprar gato por lebre, isso aconteceu nas últimas eleições.

O PREÇO do CAOS é o que estamos pagando com a mer-cadoria que esta exposta no Congresso Nacional.

O PREÇO desta balbúrdia é sofrimento, visto que é gerado desemprego, pobreza e miséria absoluta.

O PREÇO do CAOS é os artistas do teatro das vaidades se esquecerem dos trabalhadores, pois seus interesses são individuais e de grupos, objetivando fazerem seus pés de meia, a fim de ter uma velhice sem dificuldades.

O PREÇO do CAOS tem muito a ver com a despolitização do povo, já que no momento do voto não veste a camisa da ideologia para colocar no poder aqueles que de fato estejam preocupados com o sofrimento de um povo órfão socialmente, apenas serve com bucha de canhão de um sistema esdrúxulo chamado neoliberal, o qual tira dos pobres para enriquecer ainda mais o rico.

Esse é o PREÇO que pagamos pela falta de discernimento quanto à ideologia política deste ou daquele partido político.

A piada do momento


Um grande empresário marca audiência com o Serra, em São Paulo.

Enquanto aguarda encontra o ex-presidente FHC o recebe com muitos abraços.

Quando é recebido, sente falta da carteira e resolve levar o fato ao governador:
- Não sei como lhe dizer, governador, mas minha carteira sumiu ! Tenho certeza de que estava com ela ao entrar na sala de espera. Tive cuidado de guardá-la bem, após apresentar o RG. Não quero fazer insinuação, mas a única pessoa com quem estive foi o ex-presidente FHC que esta aqui na ante-sala aguardando audiencia com V..Sa..

O governador se retira da sala. Pouco tempo depois, retorna com a carteira na mão.

Reconhecendo sua carteira, o empresário comenta:
- Espero não ter causado problema entre o Senhor e FHC.

Ao que Serra responde:

- Não se preocupe ! Ele nem percebeu !

Velha Infância

Te amo!!!!!

Velha Infância

Te amo!!!!

Blog do presidente Lula


Marco Antonio Leite

O Palácio do Planalto lançará na próxima segunda-feira o blog da Presidência da República. O site - popularmente chamado de blog do Lula - vai disponibilizar informações das atividades e ações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governo de forma geral. Apesar de considerarem a iniciativa positiva, especialistas em internet e política criticam o novo blog.


A idéia do governo é usar o site como uma ferramenta para alcançar o público que usa a internet como principal meio de informação. "Eu acho que isso vai servir para algum tipo de aproximação, mas um pouco tarde demais, pois já estamos no final do governo do Lula", avalia Daniela Ramos, professora de Novas Tecnologias da Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Proximidade

O blog do Planalto funcionará como uma agência de notícias e vai contar com uma equipe de repórteres, editores e programadores para publicar as informações. Não estão previstos posts escritos pelo presidente, além da sua coluna semanal enviada a jornais impressos e que será republicada no blog.
Para a professora, é fundamental que a autoria dos textos seja transparente para conseguir atrair os usuários de internet. "Tem que ficar claro quem escreve e qual é a proximidade dessas pessoas com o presidente", pontua.

Segundo ela, se o próprio presidente escrevesse no blog a credibilidade das informações seria maior. "Ele realizaria a expectativa do leitor de querer chegar perto de quem escreve. Muda a relação de credibilidade”, afirma.

Na opinião do sociólogo Sérgio Amadeu, autor do livro "Ciberespaço - A luta pelo conhecimento", Lula deveria ter um Twitter - site de relacionamento que permite aos usuários colocar mensagens
curtas, de até 140 caracteres, que podem ser vistas por outros usuários que se cadastram para recebê-las.
"O presidente tem um carisma muito grande e um diálogo muito próximo com o cidadão, o que poderia ser utilizado muito bem pelo nanoblog", afirma. O Planalto estuda a criação de um Twitter do Planalto e um canal do site de vídeos Youtube.

Bolero do político corrupto -


Marco Antonio Leite


                 VENDE-SE DE TUDO

ELE VENDEU BALA, BOLINHO E BOLO
ELE VENDEU BAMBOLE, BOMBINHA E BOLINHA
ELE VENDEU BARALHO, BOTÃO E BUJÃO
ELE VENDEU BAMBU, BOTINA E BOTÃO
ELE VENDEU BATON, BRINCO E BOLSA
ELE VENDEU BALDE, BEIJU E BERINJELA
ELE VENDEU BARRACO, BARBANTE E BALAIO
ELE VENDE TUDO QUE VÊ PELA FRENTE
ELE VENDEU BACIA, BOMBOM E BOLICHE

ELE VENDEU BATATA, BERIMBAU E BULÊ

ELE VENDEU BACALHAU, BAIACU E BAGRE
ELE VENDEU BANDANA, BANANA E BOLACHA
ELE VENDEU BALCÃO, BATERIA E BETERRABA
ELE VENDEU BAR, BARCO E BALEIA
ELE VENDEU A BÁSILICA, BRASÍLIA E O NOSSO
QUERIDO BRASIL.
ELE VENDE TUDO QUE VÊ PELA FRENTE
RESUMO DO BOLERO, ELE ESTA COM O BANDULHO CHEIO, E O POVO COM A BARRIGA VÁZIA.
NESTA HISTÓRIA TRISTE PARA A GRANDE MAIORIA,
ELE BAMBUROU COM O DINHEIRO ALHEIO E, O POVO FICOU VENDO DO BARRANCO O ESTILO BIZARRO QUE A VIDA OFERECE.

Namore um barrigudinho


                   (palavras de uma psicóloga experiente)

     Tenho um conselho valioso para dar aqui: se você acabou de conhecer um rapaz, ficou com ele algumas vezes e já está começando a imaginar o dia do  seu casamento e o nome dos seus filhos, pare agora e me escute! Na próxima  vez que encontrá-lo, tente disfarçadamente descobrir como é sua barriga.

     Se for musculosa, torneada, estilo `tanquinho´, fuja! Comece a correr  agora e só pare quando estiver a uma distância segura. É fria, vai por  mim.

     Homem bom de verdade precisa, obrigatoriamente, ostentar uma barriguinha  de chopp. Se não, não presta. Estou me referindo àqueles que, por não  colocarem a beleza física acima de tudo (como fazem os malditos  metrossexuais), acabaram cultivando uma pancinha adorável. Esses, sim, são  pra manter por perto. E eu digo por quê.

     Você nunca verá um homem barrigudinho tirando a camisa dentro de uma boate e dançando como um idiota, em cima do balcão. Se fizer isso, é pra fazer graça pra turma e provavelmente será engraçado, mesmo. Já os `tanquinhos´ farão isso esperando que todas as mulheres do recinto caiam de amores - e  eu tenho dó das que caem. Quando sentam em um boteco, numa tarde de calor,  adivinha o que os pançudos pedem pra beber? Cerveja! Ou coca-cola, tudo bem também. Mas você nunca os verá pedindo suco. Ou, pior ainda, um copo com gelo, pra beber a mistura patética de vodka com `clight´ que trouxe de casa.

     E você não será informada sobre quantas calorias tem no seu copo de cerveja, porque eles não sabem e nem se importam com essa informação. E no quesito comida, os homens com barriguinha também não deixam a desejar.

     Você nunca irá ouvir um ah, amor, `Quarteirão´ é gostoso, mas você podia provar uma `McSalad´ com água de coco. Nunca!     Esses homens entendem que, se eles não estão em forma perfeita o tempo todo, você também não precisa  estar. Mais uma vez, repito: não é pra chegar ao exagero total e mamar leite condensado na lata todo dia! Mas uma gordurinha aqui e ali não
matará um relacionamento. Se ele souber cozinhar, então, bingo!     Encontrou a sorte grande, amiga. Ele vai fazer pra você todas as delícias que sabe, e nunca torcerá o nariz quando você repetir o prato. Pelo contrário, ficará feliz.

                            Outra coisa fundamental:

                Homens barrigudinhos são confortáveis!

     Experimente pegar a tábua de passar roupas e deitar em cima dela. Pois essa é a sensação de se deitar no peito de um musculoso besta. Terrível!

     Gostoso mesmo é se encaixar no ombro de um fofinho, isso que é conforto. E na hora de dormir de conchinha, então? Parece que a barriga se encaixa perfeitamente na nossa lombar, e fica sensacional.

     Homens com barriga não são metidos, nem prepotentes, nem donos do mundo.

     Eles sabem conquistar as mulheres por maneiras que excedem a barreira do físico. E eles aprenderam a conversar,a ser bem humorados, a usar o olhar e o sorriso pra conquistar.. É por isso que eu digo que homens com barriguinha sabem fazer uma mulher feliz.



         
Dia Internacional da BARRIGA

     Você, homem, quem está cansado de lutar contra balança, que se olha no "espelho" e vê aquela barriguinha e inveja o vizinho que gosta de andar "peladão" mostrando o abdômen bem definido etc... não fique triste.
     Lembre-se que o "palhaço malhador" ficou na academia por horas, lembre-se de quantas cervas ele evitou, guloseimas nem pensar, e tudo isto prá que?
     Prá ficar na frente do espelho se achando bonitão?

                         
CHEGA DE VIADAGEM!

     O mundo inteiro sabe que quem gosta de homem bonito são os viados. Mulher quer homem inteligente, carinhoso, fofinho e principalmente RICO. Por isto está sendo lançado o dia 05 de Dezembro como o DIA INTERNACIONAL DOS  BARRIGUDOS.

    Chega de ter a consciência pesada após beber aquela cervejinha, ou aquele vinho, e comer aqueles petiscos. Vamos lotar os bares e restaurantes, vamos derrubar todas as cervas, vinhos, coca-cola e caipirinhas, comer aquela feijoada, macaxeira com charque, coxinhas e torresminhos. Vamos detonar aquela picanha gorda e o chantili com morangos.

                 Chegou a sua vez!!    Salada, o caralho!!

     Nosso Lema: "Mais vale um barrigudinho bom de cama, do que um gostosão fracassado".
     Nosso ìdolo: "Homer Simpson".
     Nosso Dia: 5 de Dezembro, o dia Internacional dos Barrigudos.
 (Logo num sabádo, oh!)

     Passe a diante para todos os barrigudos e simpatizantes!!

 P.S.: E mandamos um recado para você "sarado gostosão": Enquanto você malha, sua namorada está tomando cerveja num motel, com um barrigudo!

Ariano Suassuna Critica Forró atual

'Tem rapariga aí? Se tem levante a mão!'.

Diante de uma platéia de milhares de pessoas, quase todas muito jovens, pelo menos um terço de adolescentes, o vocalista da banda que se diz de forró utiliza uma de suas palavras prediletas (dele só não,
e todas bandas do gênero). As outras são 'gaia', 'cabaré', e bebida em geral, com ênfase na cachaça. Esta cena aconteceu no ano passado, numa das cidades de destaque do agreste (mas se repete em qualquer uma onde estas bandas se apresentam). Nos anos 70, e provavelmente ainda nos anos 80, o vocalista teria dificuldades em deixar a cidade.

O secretário de cultura Ariano Suassuna foi bastante criticado, numa aula-espetáculo, no ano passado, por ter malhado uma música da Banda Calipso, que ele achava (deve continuar achando, claro) de mau gosto.
Vai daí que mostraram a ele algumas letras das bandas de 'forró', e Ariano exclamou: 'Eita que é pior do que eu pensava'. Do que ele, e muito mais gente jamais imaginou.

Pra uma matéria que escrevi no São João passado baixei algumas músicas
bem representativas destas bandas. Não vou nem citar letras, porque este jornal é visto por leitores virtuais de família. Mas me arrisco a dizer alguns títulos, vamos lá: Calcinha no chão (Caviar com Rapadura), Zé Priquito (Duquinha), Fiel à putaria (Felipão Forró Moral), Chefe do puteiro (Aviões do forró), Mulher roleira (Saia Rodada), Mulher roleira a resposta (Forró Real), Chico Rola (Bonde do Forró), Banho de língua
(Solteirões do Forró), Vou dá-lhe de cano de ferro (Forró Chacal),
Dinheiro na mão, calcinha no chão (Saia Rodada), Sou viciado em putaria (Ferro na Boneca), Abre as pernas e dê uma sentadinha (Gaviões
do forró), Tapa na cara, puxão no cabelo (Swing do forró). Esta é uma pequeníssima lista do repertório das bandas.

Porém o culpado desta 'desculhambação' não é culpa exatamente das bandas, ou dos empresários que as financiam, já que na grande parte delas, cantores, músicos e bailarinos são meros empregados do cara que investe no grupo. O buraco é mais embaixo. E aí faço um paralelo com o turbo folk, um
subgênero musical que surgiu na antiga Iugoslávia, quando o país estava esfacelando-se. Dilacerado por guerras étnicas, em pleno governo do tresloucado Slobodan Milosevic surgiu o turbo folk, mistura de pop, com música regional sérvia e oriental. As estrelas da turbo folk vestiam-se como se vestem as vocalistas das bandas de 'forró', parafraseando Luiz Gonzaga, as blusas terminavam muito cedo, as saias e shortes começavam muito tarde. Numa entrevista ao jornal inglês The
Guardian, o diretor do Centro de Estudos alternativos de Belgrado. Milan Nikolic, afirmou, em 2003, que o regime Milosevic incentivou uma música que destruiu o bom-gosto e relevou o primitivismo estético. Pior, o glamour, a facilidade estética, pegou em cheio uma juventude que perdeu a crença nos políticos, nos valores morais de uma sociedade dominada pela máfia, que, por sua vez, dominava o governo.

Aqui o que se autodenomina 'forró estilizado' continua de vento em popa.
Tomou o lugar do forró autêntico nos principais arraiais juninos do Nordeste. Sem falso moralismo, nem elitismo, um fenômeno lamentável, e
merecedor de maior atenção. Quando um vocalista de uma banda de música popular, em plena praça pública, de uma grande cidade, com presença de autoridades competentes (e suas respectivas patroas) pergunta se tem 'rapariga na platéia', alguma coisa está fora de ordem. Quando canta uma canção (canção?!!!) que tem como tema uma transa de uma moça com dois rapazes (ao mesmo tempo), e o refrão é 'É vou dá-lhe de cano de ferro/e toma cano de ferro!', alguma coisa está muito doente. Sem esquecer que uma juventude cuja cabeça é feita por tal tipo de música é a que vai tomar as rédeas do poder daqui a alguns poucos anos.


Ariano Suassuna
 

Realmente, alguma coisa está muito errada com esse nosso país, quando se levanta a mão pra se vangloriar que é rapariga, cachaceiro, que gosta de puteiro, ou quando uma mulher canta 'sou sua cachorrinha', aonda vamos parar? como podemos querer pessoas sérias, competentes? e não pensem que uma coisa não tem a ver com a outra não, porque tem e muito! E como as mulheres querem respeito como havia antigamente? Se hoje elas pedem 'ferro', 'quero logo 3', 'lapada na rachada'? Os homens vão e atendem. 



Vamos passar essa mensagem adiante, as pessoas não podem continuar gritando e vibrando por serem putas e raparigueiros não. Reflitam bem sobre isso, eu sei que gosto é gosto... Mas, pensem direitinho se querem continuar gostando desse tipo de 'forró' ou qualquer outro tipo de ruído, ou se querem ser alguém de respeito na vida!

Portas se abrem e se fecham

Portas se abrem e se fecham. Para isso foram feitas. Abrem-se para os fiéis de qualquer fé, para o viajor cansado, para o visitante bem- vindo, para o abraço da volta. Portas se abrem para as surpresas que nos fazem perder o fôlego ou para o arauto das notícias ruins. Portas se abrem para a primeira chegada, para o retorno ansiado, para a cobrança do que quer que seja, para mil coisas. E também se fecham. Fecham-se para quem mandamos embora , para o que escolheu ir embora, para determinar o limite de uma separação, por conta de uma mudança, para o que morreu e deixou saudades. Portas de casas, dos templos, onde se faz uma oração ou dos templos do amor, onde se fazem as mais sublimes confissões de uma paixão louca, sem nome ou com o nome que pressupomos eterno. Portas separam ou esperam. Portas grandes, enormes, modestas, escondidas, cúmplices, coniventes, bem talhadas, lisas, cheias de bossas ou fricotes. Com número ou sem número. Portas simples, modestas, abertas ou fechadas... Sentou-se ali, do meu lado e perguntou se podia ficar. Sentia-se só na sua tristeza, na sua vontade de desabafar, de contar sua história, de aliviar-se da dor como soer doem as coisas do coração. "É a velha história de sempre. Bem sei que tudo na vida tem um começo, um meio e um fim. A gente nunca lembra como ou quando tudo começou, quando uma porta se abriu, mas seguramente nunca esquece quando ela se fechou e nos deixou, como única alternativa, fazer um caminho de volta, encaixotando lembranças, arrumando um lugar para amontoar as saudades que logo se fazem presentes. A porta se fechou e é preciso um mínimo de amor próprio para não ser o insistente chato a bater em nome de uma desculpa qualquer só para ser recebido. O ruim é se acostumar a ficar do lado de fora..." Do lado de fora de onde? - perguntei. "Dos abraços, dos beijos, das confissões sussurradas, das promessas feitas sobre os lábios, enquanto as peles se fundiam nos suores perfumados das loucuras dos amantes" - respondeu. A vida é um jogo, meu amigo. Quando a gente se posta diante das mesas de qualquer desafio, é preciso estar preparado e aceitar as regras. Um dia de cada vez, como se fosse o último. Ontem, meu caro, já passou. Não existe nenhuma força com nenhum poder capaz de mudar qualquer de um simples segundo que ficou para trás. Amanhã..., bem, amanhã não chegou ainda e quando chega pode vir carregado de surpresas, sejam elas boas ou ruins. Hoje, é diferente. Hoje é aqui e agora e cada um deve saber fazer acontecer, se não, corre o risco de ficar vendo o tempo passar. O tempo, meu amigo, é como as marés: não espera por ninguém. As portas que se fecham, sejam elas de uma casa simples ou de um palácio, de um templo ou de uma cabana, podem ser abertas outra vez. Não é uma coisa definitiva, não é coisa do tipo para sempre e por mais tempo que tenham ficado fechadas, quando se abrem a gente pode entrar, limpar a poeira, organizar a bagunça do abandono. No seu caso, porém, é diferente. A porta à qual você se refere, é de um sentimento, é a porta do coração e essa não tem fechadura ou dobradiças, não range, e quando ela se fecha, é para sempre...


A. CAPIBARIBE NETO

Plantar e não colher

Nada mais fácil do que o chavão de repetir que, tivéssemos de viver de novo, repetiríamos tudo. É certo que muitas coisas não faríamos, outras acrescentaríamos e outras nem uma coisa nem outra. Com o passar dos anos, a gente melhora. Perde-se em vigor, ganha-se em saber. 


Os desenganos, as esperanças modestas, as ambições, as vaidades e as paixões têm o realismo do conhecimento do funcionamento do tempo, da vida. Porque é bíblica e sagrada a certeza de que há tempo de semear e tempo de colher. (Machado dizia que matamos o tempo, e o tempo nos enterra) É possível que o tempo de colher seja mais glorioso. Mas é o tempo de semear que determina o que se vai colher. 


A mim me coube plantar e poucas vezes colher. Burrice, talvez. Há frustração maior do que plantar e não colher? Até Cristo, quando olhou aquela videira sem frutos, que Ele não plantara, lançou a maldição: "Teus galhos secarão". Demorei a aprender o que é o tempo e saber que é dele que se faz a vida. O que é a paciência senão a virtude de saber esperar? Não com o sentido de reparar injustiças ou desejos de esquecer o passado, mas de ver os fatos com o sabor da experiência vivida. De ser humilde ao olhar erros, de aprender, de poder emitir conceitos e de ter a consciência de que muitas vezes podemos estar errados.
Hélio Passos

Tucademos não atacarão mais o Bolsa Família


 O comando nacional do PSDB está orientando o partido a dar uma "visão positiva" dos programas sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha eleitoral de 2010, afirmou ontem o presidente da legenda, senador Sérgio Guerra (PE). O parlamentar disse que a legenda não permitirá "nem de longe" a disseminação da ideia de que, se vencer, acabará com esses projetos - apenas o Bolsa-Família atende mais de 11 milhões de famílias. Segundo o senador, pesquisas mostram que as maiores dificuldades da legenda ocorrem em regiões onde há concentração dessas iniciativas do governo federal.

Agora, os tucanos deverão abandonar as críticas ao programa e reconhecer que seu desenvolvimento foi correto. "A orientação do partido é dar essa visão positiva dos programas, reconhecer os programas do governo Lula, elogiar o que têm de positivo e desenvolver propostas. Nada que tenha a ver com aquela história de porta de saída. Porta de saída é tudo que a gente precisa para se dar mal. Não é nada", disse Guerra.

Não perder votos

Com medo de perder votos, o PSDB, assim, abandonará uma das principais críticas que fazia à área social do governo Lula - a de que seus programas tornariam os beneficiários dependentes da ajuda e sem alternativas para ter uma vida econômica sem ajuda do Estado. O senador comandou reunião da bancada federal tucana para discutir as eleições de 2010, no Hotel Sheraton Barra, da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio.

Guerra disse que todos ou quase todos os programas sociais foram inventados pelo PSDB (que governou o País de 1995 a 2002) e desenvolvidos pelo presidente Lula, com cujo governo acabaram identificados. "Achamos que o desenvolvimento foi correto. Isso é verdade", elogiou. "O que vamos ter é propostas para essa área social, muito precisas." Ele afirmou que, em 2006, no segundo turno, foi organizado no Nordeste um "projeto de massificação da ideia" de que o PSDB, se vencesse, acabaria com os programas sociais. 



KKKKK Acham que o povo vai acreditar neles, depois de terem passado 7 anos malhando os programas sociais do governo Lula? 


Dá mesma forma também pensam que vamos acreditar que se vencessem a eleição não privatizariam os bancos públicos?


Para que exemplo melhor que José Serra deu em SP quando vendeu a Nossa Caixa.


Continuem nos tratando como bobos tucademopiganalhas, na hora do voto damos o nosso recado elegendo a Muié no 1º turno. Nos aguarde!!!

Brasil passou no teste da crise

País está entre os que saem da turbulência global melhor do que entraram.

Às vésperas do primeiro aniversário do marco da crise global – a quebra do Lehman Brothers, em 15 de setembro de 2008 -, analistas como Adriano Fraga e José Alexandre Scheinkman concordam que o Brasil está saindo da turbulência maior do que quando entrou. 



"O fato de que o Brasil passou tão bem pela crise tinha mesmo de instilar confiança", disse Kenneth Rogoff, de Harvard. 


Outro emergente, a Índia, também se saiu bem, em razão do vigor de seu mercado interno, mostra o enviado especial Lourival Sant’Anna. 


É a maior novidade trazida pela crise, como relata Jamil Chade, foi a transformação da China no maior exportador do mundo. Nos Estados Unidos, o grande vencedor foi o Goldman Sachs, que lucrou enquanto outros amargaram perdas. 

Renovação 2010


Kamila Fernandes 
Que o Governo Lula depende do PMDB para a sua “governabilidade”, ninguém duvida. Está aí a recente saga de Sarney nas páginas dos jornais para provar: cada vez que alguém do governo vai a público para defendê-lo, coloca no meio da conversa essa palavra “governabilidade”, “porque precisa do apoio do PMDB para equilibrar forças no Congresso”, onde o PT não tem sequer a maior bancada, e sobretudo no Senado, onde a “minoria com complexo de maioria” tem ainda mais poder. OK. Só que estamos chegando perto de uma eleição que coloca em jogo toda a Câmara dos Deputados e 2/3 do Senado, justamente a turma eleita naquela primeira eleição que o Lula ganhou, em 2002, ainda com PSDB e PFL (hoje DEM) com algum poder nos Estados. Com esse preâmbulo, pergunto, referindo-me especialmente aos acordos que tem sido discutidos no Ceará sobre 2010: para garantir a aliança com o PMDB e conseguir eleger Eunício Oliveira senador, como ele tanto quer, vale a pena para o Governo Federal entregar a outra vaga do Senado de mão beijada a Tasso Jereissati (PSDB), um de seus maiores opositores na Casa? 

PEDOFILIA, A COVARDIA EM NÚMEROS

O Pará teve pelo menos 100 mil casos de pedofilia nos últimos cinco anos.

Um assustador índice de 20 mil crimes desse tipor a cada ano.
Estudos científicos revelam que para cada denúncia de abuso sexual cometido contra crianças e adolescentes (mais) quatro são omitidos.


Somente em Belém são registrados, em média, 949 casos por ano.
Desse montante, 62 crimes são cometidos contra crianças de 0 a 2 anos de idade.

Pelo menos a metade delas precisam passar por cirurgias de restauração do órgão genital na UTI da Santa Casa de Misericórdia do Pará.

Um horror.

Os números mostram ainda que do total de casos ocorridos na capital paraense, 144 são cometidos contrra crianças de 3 a 5 anos.
Somando tudo, conclui-se que 20% dos abusos são praticados contra menores entre 0 e 5 anos.

É a covardia das covardias. A covardia em números.
Esses dados que causam repulsa e medo estão no relatório final da CPI da Pedofilia da Assembleia Legislativa do Pará cujos trabalhos de conlusão se dará no início de setembro.
A CPI apurou que 81% dos casos de abuso sexual ocorrem dentro do ambiente familiar, os demais se dão no âmbito social, incluindo-se escolas e até igrejas.

Fatores como ignorância, falta de formação e informação, além da pobreza predominam entre aqueles que justificam o silêncio e a omissão das vítimas – quase sempre personalizada na figura da mãe que se nega a formular queixa nos órgãos competentes.

O relator da CPI, Arnaldo Jordiy disse que dos 25 mil casos registrados pela CPI em todo o Estado, menos de 3% foram setenciados.
Segundo Jordy, a impunidade é o maior obstáculo.
E serve até de incentivo para o pedófilo.

Ele sabe que dificilmente será denunciado e tão pouco pagará pelo crime cometido.
Na maioria dos casos, a relação de poder e influência dos autores do crime ajuda no prolongamento do processo e até mesmo no arquivamento da denúncia.

O crime cometido pelo pedófilo dificilmente é testemunhado por alguém egeralmente é a palavra da vítima – quase sempre humilde, pobre e desorientada – contra a do agressor, segundo relata Jordy.

A informação é do jornal O Liberal, edição deste domingo, Caderno de Atualidades - 5.