Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

O pronunciamento de Temer no 1º de maio foi um insulto aos trabalhadores, por Carlos Fernandes

Não fosse o cinismo internacionalmente reconhecido de Michel Temer – esse moribundo político que ora arrasta-se pelos salões do Palácio do Planalto -, já seria o caso de começarmos a duvidar de sua sanidade mental.

Responsável pela maior crise política, econômica e social que este país já presenciou, acuado pela maior greve geral desde a redemocratização brasileira e reduzido ao político mais mal avaliado do Brasil, Temer perdeu de vez a noção de ridículo no seu pronunciamento de 1º de maio.

Num vídeo divulgado na internet, ao seu mais tradicional estilo covarde e medíocre, Temer conseguiu suprimir em pouco mais de dois minutos uma das mais grotescas peças de manipulação em massa que se tem notícia.

Como se desesperado com a mais nova pesquisa Datafolha que sepultou de vez qualquer esperança sobre a mais remota possibilidade de um dia ser visto pelos brasileiros como um líder respeitado a conduzir políticas austeras, o mordomo das causas infiéis pelejou inutilmente com a verdade.

Completamente descolado da realidade, o cidadão que conseguiu a façanha de unir o país em seu desfavor, fala em estarmos vivendo um “momento histórico” na geração de empregos e na “modernização dos direitos trabalhistas”.

Isso apenas 3 dias após o IBGE ter divulgado o seu mais novo recorde de desempregados no país. Contra todas as previsões do governo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nos mostrou que chegamos à obscena taxa de desemprego de 13,7%.

Um contingente de nada menos que 14,2 milhões de homens e mulheres, jovens e adultos que simplesmente não conseguem uma vaga no mercado de trabalho. Número, inclusive, maior que toda a população do Uruguai e Paraguai juntos.

Isso, por si só, já seria mais do que suficiente para entendermos a que presta o seu discurso, mas a patranha seguiu, desavergonhadamente.

Em determinado momento chegou à suprema hipocrisia de considerar benéfica às relações trabalhistas o fato de empresários e trabalhadores poderem negociar acordos coletivos diretamente entre eles sem qualquer intervenção dos sindicatos.

Temer, e o grande empresariado que o banca, sabem perfeitamente que a criminalização dos sindicatos é condição indispensável para a deterioração da já frágil harmonia entre os direitos e deveres que regem patrões e empregados.

Querer fazer crer que o empregado, sozinho, esteja em pé de igualdade com grandes empresas e corporações para negociar seus salários e direitos trabalhistas é, seguramente, uma das formas mais baixas e cruéis de ludibriar aqueles que representam o elo mais fraco da corrente.

Discursos dessa natureza nos alertam o quanto ainda precisamos lutar para  que nossos direitos, não só trabalhistas, sejam efetivamente preservados.

Nesse triste momento de nossa história, apenas dois lados são possíveis: o da defesa da legalidade, da justiça e da dignidade humana ou o da escravidão, do preconceito e da desigualdade.

Michel Temer, por tudo o que fez com a democracia, já demonstrou de que lado está.

Mensagem da noite

Um dia uma menina de sete anos perguntou ao irmão mais velho:

- O que é o amor?

Ele achou graça e respondeu:

- O amor é quando sabemos que alguém rouba, todos os dias, chocolates da nossa mochila e continuamos a guarda-los no mesmo lugar.

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

1º de Maio

Dia do trabalho ou dia do trabalhador?

O trabalho poupa-nos de três grandes males:
Tédio
Vicio
Necessidade
by Voltaire

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Uma imagem vale mais que de quantas palavras?


Moço das colagens:
"Sobre maturidade e consciência tranquila. Uma síntese."

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Duvivier ironiza imbecis que pediram greve em feriado

Tem certas coisas que só existem no Brasil mesmo. Sexta-feira vimos surgir um novo fenômeno bem brasileiro: a greve em pleno dia de trabalho. Greve, como todos sabem, é algo que se faz no feriado, pra não atrapalhar ninguém. O marido da Ana Hickmann calcula que perdeu R$ 25 mil. Vocês já viram a sala da casa dele? Aquilo precisa de 15 pessoas pra limpar. Deve tá uma nojeira.

Claro que o trabalhador pode protestar. Mas primeiro tem que pensar na sociedade. Tem que escolher um dia bom. Feriado serve pra isso: você pode ir à praia, ao sítio ou fazer greve. Vai do gosto de cada um.

Jesus, por exemplo, poderia ter nascido em qualquer dia. Mas nasceu no Natal. Por quê? Porque era feriado. Ele sabia que quando nascesse ia parar tudo, daí ele escolheu uma data em que já tá tudo parado, pra não atrapalhar o marido da Ana Hickmann. E ainda nasceu uma semana antes do Réveillon, numa época que todo o mundo já tá mais tranquilo, dá pra emendar as duas datas, ir pra Bahia. E vamos combinar que ele morreu numa época ótima, também. Mas isso a gente deve aos romanos. Os romanos sabiam tudo de calendário. Podiam ter matado Jesus em qualquer época, mas escolheram a Páscoa, pra não atrapalhar o trânsito nem a vida de ninguém.

D. Pedro foi outro que arrasou: declarou a independência num feriado, o Sete de Setembro, pra não atrapalhar a vida de ninguém. Tem dia melhor pra declarar a independência que o Dia da Independência? Matou dois coelhos com um feriado só.

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Enquete


"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Doria e Bolsonaro disputam o papel do anti-Lula, por José Roberto Toledo

Resultado de imagem para joao doria x bolsonaro
Enquanto o governo e seus aliados pintavam a greve como um protesto contra o fim do imposto sindical, boa parte da sociedade fazia um debate muito mais amplo sobre seu significado. Como há tempos não ocorria, a igreja católica fomentou uma discussão socioeconômica. A conversa extrapolou as bolhas do Facebook e embrenhou-se por homilias e salas de aula. Alunos, pais e professores debateram as causas da greve.
A discussão sobre regras trabalhistas e idade para aposentadoria se estendeu muito além dos microfones do Congresso. O efeito pode ser efêmero, mas talvez os parlamentares tenham que ouvir seus eleitores antes de votarem as reformas. Se isso implicar atraso na tramitação, será outra derrota do governo.
A pressa faz parte da estratégia de Temer. Com apenas 9% de ótimo e bom (no Ibope e agora também no Datafolha), a única esperança de o presidente sair do patamar de impopularidade que empurrou Dilma ao cadafalso político é a votação sumária das reformas no Congresso - em tempo de melhorar o humor dos mercados, incentivar investimentos e a retomada econômica.
Até lá, o desemprego bate recordes. São 14 milhões de , três milhões a mais do que quando Temer assumiu a Presidência. Perderam-se nesse período 1,2 milhão de vagas com carteira assinada, o que significa menos contribuintes para a combalida Previdência. Ainda no campo dos recordes, as contas do governo central tiveram o pior março desde 1997. No meio disso tudo, os ministros do Supremo decidiram que, na prática, seu teto salarial não é mais de R$ 33 mil, mas o dobro.
Só quem mora no Plano Piloto pode achar que nada disso tem consequências políticas. Fazia anos que os promotores da greve de sexta haviam perdido as ruas - para os jovens de junho de 2013 com sua pauta difusa e, depois, para os manifestantes pró-impeachment. Não reconquistaram o protagonismo que tinham antes de o PT chegar ao poder, mas, com a ajuda da recessão, os sindicalistas recuperaram parte da capacidade de mobilização.
Não é coincidência que isso tenha ocorrido ao mesmo tempo em que  Lula cresce nas pesquisas eleitorais. Grevistas e ex-presidente se alimentam da crise. Quanto piores os índices oficiais, mais cai a intenção de voto nos caciques tucanos. Para bem e para o mal, o eleitor associa o atual governo federal ao PSDB. Assim, Lula cresce por osmose: absorve o que os adversários perdem.
Por ora, o único tucano com potencial para estacar o processo é Doria. Projetando a imagem de quem chegou ontem e não tem nada a ver com Lava Jato nem com Temer, ele já supera os outros tucanos nas simulações de primeiro e segundo turno - no Datafolha. Disputa com Jair Bolsonaro (PSC) o papel de anti-Lula.
O cenário muda se Lula não puder ser candidato por causa de uma eventual prisão pela Lava Jato. Essa hipótese, porém, ficou um pouquinho menos provável, graças a uma decisão do Supremo. Sob a liderança de Gilmar Mendes, a Segunda Turma do tribunal soltou Eike Batista e dois outros detidos pela Polícia Federal: José Carlos Bumlai, o amigo de Lula, e João Carlos Genu, o ex-tesoureiro do PP. Foi uma poda no juiz Moro. Pode-se não acreditar em bruxarias de bastidores, pero que las hay, las hay.
no Estadão
"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Parafraseando Belchior

(...)
É por medo de pobre em avião
Que eu sonho com Lula na prisão...

by Tom Cardoso II

Resultado de imagem para pobre em avião

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Lula quer depor online

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Pós-verdade ou mentira arcaica?

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa
"Neste 1º de maio, os trabalhadores do Brasil não têm o que comemorar. Os trabalhadores do Brasil estão entrando no mundo tenebroso do 'pós-emprego' e do 'pós-trabalho'. Estão dando adeus ao trabalho regular, decente e protegido e entrando numa era de trabalho precário, irregular, desprotegido, perigoso e mal pago. Estão se despedindo da CLT e voltando aos tempos da República Velha, quando a 'flexibilidade' e a falta total de proteção eram a regra. Como sempre, a destruição selvagem de direitos é apresentada como algo "moderno" e 'civilizado', que vai 'beneficiar a todos', principalmente os trabalhadores. Trata-se de uma moderna 'pós-verdade'. Ou de uma mentira arcaica"?
Marcelo Zero
Resultado de imagem para dia do trabalhador

Pra desopilar


Resultado de imagem para caricatura eunício oliveira

Boletim médico do dia:

O senador Eunício Oliveira (Pmdb-Ce) passa bem, e já consegue roubar sem a ajuda de aparelhos.


by Linney - @lineydias

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Frase do dia

Tristeza...

Na minha família tem coxinha.

Resultado de imagem para coxinha charge

Khalil Gilbran: Viva Belchior


Resultado de imagem para belchior

(...) Sem sombra de dúvidas, Belchior é um dos maiores compositores de todos os tempos da nossa música popular, as sutilezas poéticas de sua obra são encantadoras, emocionam e gozam de uma liberdade que, por vezes, podem ser comparadas às genialidades de Fernando Pessoa e Bob Dylan. Se Bel queria mesmo que seus versos, feito faca, cortassem a nossa carne, ele conseguiu. Porque a juventude do nosso coração é perversa e nos faz sofrer, perceber que “ainda somos os mesmos e vivemos como nossos pais”. Nesse mundo, é difícil não querer o a cabeça pensa, querer o que a alma deseja, e enxergar que “a vida inteira está naquela estrada, ali em frente”.
Resta-nos saber quais versos Belchior ainda guarda para nós “sob as dobras do blusão”. Que discos tem ouvido? Com que pessoas tem conversado?
Ele é “apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior”, mas soube compreender e cantar, como poucos, a nossa solidão, o nosso som, a nossa fúria e a nossa “pressa de viver”.
Viva Belchior!

by Khalil Gilbran

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Belchior, obrigado por tantas coisas boas


Resultado de imagem para belchior

E então leio que artistas fizeram uma homenagem a Belchior, o gênio perdido da música brasileira.
Fico estranhamente tocado, ou não estranhamente. Belchior foi o último ídolo que eu tive na música. Eu era um adolescente quando Elis consagrou músicas de Belchior como Velha Roupa Colorida e Como Nossos Pais.
Eu simplesmente amava Belchior, com sua voz anasalada e melancólica, suas melodias tristes embaladas em letras longas e poéticas. Achava que Belchior ia durar muito, fazer muitas coisas, mas ele foi minguando, e minguando, como se uma dose excepcional de talento e inovação tivesse se comprimido em um ou dois discos apenas. (Mas que discos, Deus.)
Eu próprio acabaria por abandoná-lo, não totalmente, é verdade. Não mudo de estação quando, o que é raro, toca Belchior no rádio. E quando apanho o violão sempre existe a possibilidade de eu tocar alguma coisa de Belchior, como Todo Sujo de Batom, minha predileta. (Sempre me vi no “cara tão sentimental” da música.)
A homenagem a Belchior, idealizada pelo jornalista Jorge Wagner, está disponível na internet, e então fico ouvindo as canções.
Gosto muito da versão de Todo Sujo de Batom, com guitarra pesada, meio punk, da banda The Baggios. Uma interpretação original, mas que ao mesmo tempo preservou a alma da pequena obra prima de Belchior.
Mas é em Paralelas que meu coração dispara. Porque nela me encontro com minha mãe. Mamãe gostava que eu tocasse e cantasse para ela. Acho que foi minha única fã como músico, a única pessoa que se interessava genuinamente por me ouvir. Ah, os ouvidos generosos das mães. Algumas de minhas melhores lembranças de mamãe estão ligadas às músicas que cantávamos juntos.
Mesmo em Londres, quando mamãe já estava em seus últimos dias, com enormes dificuldades em falar ao telefone, eu cantava para ela a 10 mil km de distância, mas por algum milagre no mesmo espaço naqueles momentos que duravam as músicas. Paralelas era a favorita de mamãe. Sua passagem preferida era a que dizia: “No Corcovado quem abre os braços sou eu.” É, de fato, uma passagem linda, lírica, um instante de absoluta inspiração de Belchior.
Numa pergunta que fiz numa entrevista com Paul McCartney em Londres, abri com o seguinte introito: “Primeiro de tudo, muito obrigado por tantas coisas boas que você me trouxe.”
(Depois perguntei qual música sua ele gostaria que John cantasse, e ele respondeu Maybe I’m Amazed.)
Se um dia eu entrevistar Belchior, vou abrir com a mesma frase. Um agradecimento. Ele preencheu meu mundo jovem com um punhado de canções que me fizeram refletir, rir, chorar. E principalmente ajudou numa conexão que me é tão cara, com minha mãe, a quem neste momento eu pediria colo caso ela estivesse por perto.
por Paulo Nogueira - Diário do Centro do Mundo

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa

Charge do dia

Reciclagem

Essa lógica se aplica ao desgoverno de Temer e do Psdb

"Quem não luta pelos seus direitos, não é digno deles", Rui Barbosa