Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Casamentos iniciados na web podem durar mais



Se você está procurando o par perfeito, um novo estudo sugere que o melhor lugar para procurá-lo pode ser a internet: casais que se conheceram online se mostraram um pouco mais propensos a ser feliz e ficar juntos do que aqueles que se conheceram fora da rede.
A diferença foi pequena e pesquisadores que estudam casamento dizem que o estudo tem alguns pontos fracos. Ainda assim, o autor John Cacioppo, da Universidade de Chicago, disse que os resultados devem confortar quem ainda vê com maus olhos os relacionamentos românticos começados pela internet.
"Espero que isso incentive as pessoas a se sentir autênticas, e não estranhas, se elas buscam parceiros online", disse Cacioppo, diretor do Centro da Universidade para a Neurociência Cognitiva e Social. "É um novo ambiente e um mundo novo, e não devemos temê-lo."
O estudo foi encomendado pelo eHarmony, um serviço de encontros online, e questionou mais de 19 mil participantes, nos Estados Unidos, que se casaram com pessoas do sexo oposto entre 2005 e 2012. Estatísticos independentes verificaram os resultados da pesquisa.
Como os casamentos eram recentes, as taxas de divórcio (5%) e de separação (2,5%) foram baixas.
Leia mais: 

Os pesquisadores descobriram que mais de um terço dos entrevistados conheceram seus cônjuges online. Destes, 45% se encontraram através de sites de namoro, enquanto 21% se conheceram através de redes sociais como o Facebook.
Aqueles que se conheceram fora da rede eram mais propensos a ser muito velhos, muito jovens e não muito bem-sucedidos, pois eles também tinham maior probabilidade de conhecer uns aos outros no trabalho (22%), através de amigos (19%) ou na escola (11%).
Os pesquisadores descobriram que 7,6% dos casais que se conheceram off-line tinham se divorciado, em comparação a 5,9% dos casais formados online.
Mais felizes
O estudo também descobriu que os casais que se conheceram online foram ligeiramente mais felizes em seus casamentos. Seus cônjuges, no entanto, não participaram da pesquisa.
Por que casamentos iniciados online apareceram como mais felizes e estáveis? Uma hipótese é que eles são mais focados em encontrar relacionamentos, "em vez de cair em um relacionamento com alguém que conheceram através de um amigo ou no trabalho", disse Elizabeth Schoenfeld, da Universidade do Texas, que estuda o comportamento humano. "É possível que essa motivação inicial de garantir um parceiro pode se traduzir em uma motivação de permanecer no relacionamento."
Markie Blumer, professora assistente na Universidade de Nevada, Las Vegas, estuda o casamento e considerou o estudo “bastante sólido”, apesar de enxergar algumas falhas.
Uma delas, disse, é o fato de ser uma pesquisa online – naturalmente, inclui as pessoas que são especialmente experientes em navegação. Outra é o estudo ter ignorado casais do mesmo sexo, segundo Markie, mais propensos ainda a se encontrar online.
Pesquisas futuras, Markie sugeriu, devem aprofundar o olhar sobre como as relações evoluem, com ou sem tecnologia. É possível, por exemplo, que algumas pessoas se conheçam online, mas, depois, desenvolvam seu romance ao vivo.
O estudo foi publicado na edição online desta semana do “Proceedings of the National Academy of Sciences”.

Médico brasileiro comenta grita contra médicos cubanos

Olá, sou médico e gostaria de opinar sobre a gritaria em relação à vinda dos médicos cubanos ao Brasil
Bom, como opinião inteligente se constrói com o contraditório, vou tentar levantar aqui algumas informações sobre a vinda de médicos cubanos para regiões pobres do Brasil que ainda não vi serem abordadas.
médicos cubanos haiti brasil
Médicos cubanos no Haiti atendem mais de 15 milhões de miseráveis (Foto: Divulgação)
- O principal motivo de reclamação dos médicos, da imprensa e do CFM seria uma suposta validação automática dos diplomas destes médicos cubanos, coisa que em momento algum foi afirmado por qualquer membro do governo. Pelo contrário, o próprio ministro da saúde, Alexandre Padilha, já disse que concorda que a contratação de médicos estrangeiros deve seguir critérios de qualidade e responsabilidade profissional. Portanto, o governo não anunciou que trará médicos cubanos indiscriminadamente para o país. Isto é uma interpretação desonesta.

Dilma deu um nó na oposição

por Rodrigo Viana
...DEM e PSDB, encantados com "a voz das ruas", agora reclamam de Reforma Politica e Constituinte decididas pelo povo.

Oração aos Anjos da guarda


Espíritos esclarecidos e benevolentes, mensageiros de Deus, que tendes por missão assistir os homens e conduzi-los pelo bom caminho, sustentai-me nas provas desta vida; dai-me a força de suportá-las. Esclarecei a minha consciência com relação aos meus defeitos e tirai-me dos olhos o véu do orgulho, capaz de impedir que os perceba e confesse a mim mesmo.
A ti sobretudo, meu anjo da guarda, que mais particularmente velas por mim, e a todos vós, espíritos protetores, que por mim vos interessais, peço fazerdes que me torne digno da vossa proteção. Conheceis as minhas necessidades: sejam elas atendidas segundo a vontade de Deus. 
Amém!!!

Os jornalistazinhos e o blablablá de sempre

A presidente Dilma faz propostas arrojadas diante dos problemas levantados pelas manifestações nos últimos dias, sugere enfrentar, com constituinte e plebiscito a questão crucial da reforma política, propõe tornar a corrupção crime hediondo e propõe pactos em favor da mobilidade urbana, saúde e educação. Disse isso em reunião com todos os governadores e prefeitos das principais cidade e com a liderança do MPL. Mas já aparecem as vozes dos intelectuaizinhos orgânicos da oposição, os arautos da classe média (sempre histéricos, sempre intolerantes) os jornalistasinhos sabujos das elites para dizer que tudo não passa de marketing político e o blá. blá, blá de sempre. Quem viver, verá.

Beto Richa revela hipocrisia tucana

Todos os dias vemos tucanos de bicos longos e afiados exigir que o governo Dilma/PT diminua os impostos, não é mesmo?

Pois bem, hoje ele vem diante das câmeras e tvs e reclama que Dilma:

  • Zerou a CIDE - Contribuição Cobrada na Venda de Combustíveis - 100 milhões
  • Redução da conta de luz 500 milhões
600 milhões a menos de impostos pagos pelos contribuintes do Paraná por causa das políticas públicas do governo federal.

Durma-se com uns hipócritas desses.


Camisinha: tire dúvidas

por Carolina Gonçalves

1- Qual a forma correta de colocar a camisinha?

 Para que a camisinha cumpra o seu papel "protetor" durante o ato sexual, deve-se ter em mente alguns aspectos cruciais para o seu uso. "Em primeiro lugar, deve estar de fácil acesso antes do ato e o invólucro que a contém só deve ser aberto no instante do seu uso", explica o urologista Sylvio Quadros, chefe do departamento de DST da Sociedade Brasileira de Urologia. O pênis deve estar ereto, livre de lubrificantes, cremes ou pomadas. A pessoa deverá então segurar o preservativo pela extremidade, deixando um espaço isento de ar na ponta para conter o sêmen, diminuindo assim a chance de rompimento. A seguir, a camisinha deve ser desenrolada, da extremidade para a base do pênis.
Após o ato sexual, ainda com o pênis ereto, a camisinha deve ser retirada com cuidado, de forma a impedir que o sêmen extravase. "Segure a camisinha na extremidade com os dedos de uma mão, ao mesmo tempo
em que, com a outra, você retira a proteção no sentido da base para a extremidade." 

2- Como escolher o tamanho ideal?

A medida convencional usada para determinar o tamanho da camisinha é a do diâmetro, cujo valor médio (tradicional) e mais encontrado para o consumidor é de 52 mm. "Entretanto, podem ser adquiridos preservativos de 55 mm (extra) e de 49 mm ('teen'), que devem ser escolhidos de acordo com as dimensões do pênis", declara o urologista Sylvio. Quanto ao comprimento, as camisinhas variam de 16 a 19 centímetros, sendo de extrema importância a certificação do tamanho correto, pois camisinhas maiores do que o tamanho do pênis podem comprometer a proteção. Na dúvida, escolha o tamanho padrão e troque em caso de desconforto. As espessuras das camisinhas também podem variar, sendo as mais finas - modelos "sensíveis" - indicadas para pessoas que perdem a sensibilidade com a camisinha normal e acabam sentindo menos prazer no ato sexual. 
teste de gravidez - Foto: Getty Images

3- Existe risco de gravidez?

Sim, mas eles normalmente estão associados ao mau uso do preservativo. "Se a camisinha é colocada corretamente e usada do início ao fim da relação, em todas as relações, as chances de gravidez são próximas de zero", diz a ginecologista Arícia Helena Giribela, da Sociedade de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo.  
camisinha com um laço da Aids - Foto: Getty Images

4- A camisinha protege contra todas as DSTs?

Não. "A base do pênis e área externa na vagina não são contempladas pela proteção da camisinha, portanto qualquer ferida ou verruga causada por DST nessas partes pode ser transmitida pelo contato", diz o urologista Sylvio. Isso quer dizer todas as áreas da região íntima que ficam em contato pele com pele tem potencial para transmitir DST, como verrugas e feridas consequentes de HPV e gonorreia. Além disso, o especialista afirma que existe uma remota chance do vírus da Aids passar por entre as microscópicas malhas do látex que compõe os preservativos, mas que para isso acontecer o portador precisa apresentar taxas muito altas do vírus. "Apesar disto, a camisinha ainda é o único e mais seguro recurso para proteger das mais diversas doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez indesejada." Para o caso de pessoas que tem uma DST na parte externa da genitália, o melhor é buscar tratamento e suspender as relações sexuais, evitando o risco de transmitir ao parceiro. 
camisinhas - Foto: Getty Images

5- Se eu usar mais de uma, estou mais protegido?

Essa prática não é recomendada, pois a fricção das duas malhas de látex pode causar um rompimento das camisinhas, muitas vezes sem a percepção do usuário. "Usar mais de um preservativo irá diminuir a sensibilidade do homem naquele local, fazendo com que ele não note o rompimento ou então não sinta prazer no ato", explica o urologista Sylvio. A mesma lógica vale para a camisinha feminina, que deve ser usada individualmente, nunca em conjunto com a masculina. 
homem tirando uma camisinha do boloso da calça - Foto: Getty Images

6- É necessário usar durante o sexo anal?

Sim, principalmente para evitar infecções e contaminações na área. "Isso porque a flora bacteriana da região anorretal é diferente da que encontramos na uretra ou vagina, podendo oferecer uma dificuldade extrema de tratamento caso venha causar infecções uretrais ou vaginais", explica o urologista Sylvio. Outro ponto é a transmissão de DSTs, que também pode acontecer por meio do sexo anal, sendo necessário o uso de camisinha.  
camisinha feminina - Foto: Getty Images

7- Pessoas que têm alergia a látex podem usar a camisinha masculina?

Evidentemente que se tem alergia, o indivíduo não deve usar a camisinha masculina feita de látex. Hoje no mercado existem as camisinhas feitas de silicone, ou mesmo a camisinha feminina, que é feita de poliuretano ou borracha nitrílica, materiais com pouco potencial alergênico. Caso o homem ou a mulher sejam alérgico ao látex, o ideal é buscar essas alternativas. 
casal preocupado - Foto: Getty Images

8- Se a camisinha furar, qual o procedimento mais adequado?

 É preciso salientar que a camisinha raramente irá estourar se for usada e conservada adequadamente. "Caso ocorra o rompimento, o coito deverá ser interrompido imediatamente e uma nova camisinha deve ser adequadamente usada", explica o urologista Sylvio. A ginecologista Arícia também recomenda o uso da pílula do dia seguinte, para os casos em que se quer evitar a gravidez. 


9- Qual o prazo de validade de uma camisinha?

O prazo de validade varia de três a cinco anos, dependendo do fabricante. "Esse tempo é contado a partir da data de fabricação, que vem impressa na embalagem" alerta Sylvio Quadros. Para sua melhor conservação, devemos mantê-la longe de umidade e calor excessivo, além de evitar dobrá-la, amassá-la ou mantê-la por muitos dias dentro da carteira, da bolsa, porta-luvas ou porta-malas do carro. "Sem esquecer que ela deve ser retirada do invólucro apenas instantes antes da sua utilização." 
casal deitado na cama - Foto: Getty Images

Falta de lubrificação durante o sexo pode estourar a camisinha?

Sim, esse é um dos principais fatores de rompimento. Por isso, a penetração só deve acontecer quando a mulher já estiver excitada e devidamente lubrificada. "No caso do sexo anal, em que não há lubrificação natural, é recomendado o uso de produtos lubrificantes adequados", afirma o urologista Sylvio. Caso a mulher tenha muito pouca ou não possua lubrificação natural, é indicado também o uso dos produtos.

10- Eu posso usar a mesma camisinha em dois atos sexuais seguidos?

Nunca, mesmo que não haja ejaculação. "Um dos fatores de rompimento da camisinha é o seu uso prolongado, pois aumentará a fricção ou mesmo diminuir a área de extravasamento", alerta Sylvio Quadros. O ideal é ter sempre mais de um preservativo disponível, para que ele possa ser trocado a cada ato sexual consecutivo.  
pílula anticoncepcional - Foto: Getty Images

11- A camisinha exclui o uso de outros métodos contraceptivos?

 Não. Usar a camisinha durante as relações sexuais não impede o casal de manter ou começar a usar outros métodos contraceptivos, como a pílula anticoncepcional ou o adesivo. Da mesma forma, uma mulher que já faz uso desses métodos não deve dispensar as camisinha durante as relações sexuais, uma vez que esses métodos protegem apenas contra a gravidez, e a camisinha também previne DSTs. Vale lembrar que a pílula anticoncepcional é aquela de uso contínuo, e não a pílula do dia seguinte - essa deve ser usada apenas no caso de a camisinha ter estourado ou qualquer outra situação que levante a suspeita de gravidez após a relação sexual. 

Do limão Dilma fez a limonada

As cinco propostas que Dilma apresentou a Nação:

  1. a responsabilidade fiscal nos governos federal, estaduais e municipais;
  2. a reforma política, por meio de um plebiscito popular sobre o assunto, e a inclusão da corrupção como crime hediondo;
  3. a saúde, com a “importação" de médicos estrangeiros e novas vagas de graduação em cursos de medicina e residência médica;
  4. o transporte público, com mais metrôs, VLTs e corredores exclusivos de ônibus em todo o País;
  5. e a educação pública: a presidenta pediu mais recursos para a educação e voltou a falar da necessidade do Congresso aprovar a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.

Top 10 comentários idiotas sobre o Brasil


Mauricio Savarese
São poucos jornalistas brasileiros que escrevem em inglês e, ainda menos, que se expressam bem no idioma local. Por isso muitos colegas e curiosos londrinos me procuraram na semana passada para explicar o que acontece no Brasil. Se não é fácil de entender por aí, imaginem como é por aqui. E isso apesar de a Copa das Confederações estar passando na BBC, desde o início.
É verdade que na mídia britânica os protestos nem de longe são prioridade. Turquia, Síria e a espionagem nos EUA são os principais temas internacionais. Há gente muito bem informada, é claro. Outros, não poucos, são de uma ignorância comovente.
Sem delongas, vamos aos dez comentários mais bestas que ouvi nesta semana.
10 - “A crise econômica chegou lá, não é?” Um colega de classe.
9 - “Primeiro fazemos a entrevista em inglês e depois em espanhol, com mais tempo, já que é seu idioma.” A produtora de um canal de televisão importante.
8 - “Não queremos saber o que querem. O que interessa é a Copa do Mundo, o resto não é problema nosso.” Subeditor de um jornal britânico que anda mal das pernas, mas é influente na esquerda.
7 - “Acho que isso significa que podemos ter a Copa do Mundo aqui na Inglaterra.” Um tuiteiro local que é um dos mais críticos à corrupção na FIFA.
6 - “Espero que termine bem. O presidente do Brasil ainda é aquele japonês Fujimori?” Um caixa de supermercado ao me ver com a jaqueta da seleção brasileira.

Mauricio Savarese fala sobre os protestos no Brasil no Russia Today

5 - “Talvez você devesse pensar em desistir de voltar e ficar por aqui mesmo. Você pode alegar o problema político lá.” Uma amiga. Generosa, mas, puxa vida, que bobagem.
4 - “Sim, precisamos falar mais sobre o Brasil... Enfim, vamos agora discutir os cortes no corpo de bombeiros.” Um famoso apresentador de TV. Era um programa de debates.
3 - “Seria incrível se a seleção brasileira parasse de jogar e fosse no meio dos protestos, já que o povo gosta tanto dela.” Outro tuiteiro londrino. O mesmo que meses atrás disse não conhecer nenhum clube brasileiro porque “lá só ligam para a seleção”.
2 - “Não sabia que a presidente do Brasil era anti-semita. Vi um cartaz comparando ela a Hitler e fiquei horrorizado. É isso mesmo?” Um senhor diante do protesto que reuniu 1.000 diante do Parlamento.
1 - “Perdão pela sinceridade, mas brigar por R$ 0,20 parece uma grande bobagem.” Âncora de uma rádio bastante importante.

Anonimous: uma cópia despudorada

Sempre fui a favor do movimento #Anonimous, já escrevi artigo falando de suas origens e da proposta libertária. Entretanto o movimento ultrapassou um limite e neste momento está ao lado, ou melhor, no colo da direita e da rede globo. 

O vídeo que postaram sobre as manifestações no Brasil é uma cópia despudorada da pauta da direita e da grande imprensa. 

Mussolini disse uma vez que as bandeiras de partido dividiam a sociedade, que deveríamos baixar as bandeiras partidárias e levantar a bandeira da Itália (seu país). Foi exatamente isto que os #Anonimous disseram no vídeo. 

O povo brasileiro tem cara e coração, foi com sangue e não com máscaras que derrotamos a ditadura militar. 

Os fascistas se escondem atrás da máscara, nós não!

Na hora da onça beber água

Na reunião com governadores e prefeitos, a presidente que já foi brizolista vai dizer qual é a dela

Será que a Dilma vai ajuda a fazer a limonada
para dar mais dinheiro público às empresas de ônibus?
Se depender do Cabral e do Lindbergh....

A presidenta Dilma Vânia Rousseff, de 65 anos, vai dizer qual é a dela hoje à tarde, justo na hora da onça beber água. Depois de conversar às duas horas com a meninada sonhadora do Movimento Passe Livre, que desencadeou os primeiros protestos em São Paulo, terá uma reunião com os pragmáticos 27 governadores e prefeitos das capitais para discutir uma alternativa para os transportes urbanos, já como consequência da fúria das ruas.

Se for pela cabeça do seu ministro das cidades, o paraibano Aguinaldo Ribeiro, do partido do Maluf, ou o senador Lindbergh Faria, pré-candidato do PT ao governo do Estado do Rio, estaremos FRITOS E MAL PAGOS.

Os dois, em sintonia com os prefeitos que historicamente vivem fazendo os gostos das empresas de ônibus em troca de algumas gentilezas indescritíveis, querem carrear mais dinheiro para os já abarrotados cofres das empresas privadas de transportes públicos.
 
 
A limonada do limão ao gosto das empresas de ônibus

O Lindbergh, para a minha total decepção, está fazendo das tripas coração para que a Comissão de Assuntos do Senado, que preside, vote amanhã mesmo um SACO DE BONDADES que garantirá às empresas casa, comida e roupa lavada para continuarem acumulando fortunas, estrategicamente compartilhadas.

Não lhe ocorreu em nenhum momento pedir a abertura da caixa preta das tarifas, lacrada numa planilha manipulada pela qual, como já escrevi, os preços das passagens sobem sistematicamente o dobro da inflação.

Não lhe ocorreu fazer o que fez o Ricardo Faria, corajoso editor do blog VEJO SÃO JOSÉ, que gravou um depoimento com José Dias, ex-presidente do Sindicato dos Rodoviários de São José dos Campos, no qual ele demonstra com todas as letras como as empresas manipulam o chamado IPK, Índice de Passageiros por KM, e os cálculos de depreciação da frota.

Não ocorreu ao senador, por quem tenho tanto carinho, ler a reportagens publicadas por José Ernesto Credencio e Mário Cesar Carvalho, na FOLHA DE SÃO PAULO, neste domingo, e, antes, por Adamo Bazani, da CBN, em seu blog PONTO DE ÔNIBUS, que transcrevo no DEBATE BRASIL, nas quais fica demonstrada uma gigantesca fraude de um consórcio de empresas de ônibus que opera na região Leste de São Paulo, graças à qual o promotor Saad Mazloum revela conclusões escabrosas sobre a manipulação do faturamento de três empresas do mesmo grupo.
 
 Por que não aprende com os americanos?

A estatal norte-americana opera trens e ônibus muito bem
Já que tem viagem oficial aos Estados Unidos em outubro, Dona Dilma poderia pedir informações sobre o sistema de transportes públicos na Meca do capitalismo. Lá, a estatal National Railroad Passenger Corporation– a Amtrak – constituída em 1971 em meio ao declínio do transporte de passageiros, opera uma rede ferroviária nacional que serve a mais de 500 destinos, em 46 estados da federação, através de 33.800 quilômetros de trilhos, com mais de 20.000 funcionários, e presta um dos serviços mais elogiados daquele país.

Em alguns estados, como Nova York e Califórnia, a estatal federal opera um serviço de ônibus interurbanos denominado Thruway Motorcoach, destinado a servir passageiros de localidades sem serviços ferroviários, de modo a conduzi-los à estação ferroviária mais próxima, possibilitando assim conexões com os trens. Mais recentemente, segundo um brasileiro muito viajado por lá, ela vem assumindo praticamente todas as linhas de ônibus da cidade de Nova York. 
CLIQUE AQUI, LEIA MATÉRIA COMPLETA NO BLOG DO PORFÍRIO PUBLIQUE SEU COMENTÁRIO    

Crônica sobre um gigante incompreendido


Militantes das antigas, comunistas comedores de criancinhas, políticos corruptos e malvados em geral: tremei! O gigante acordou.
Acordou, de fato, não há o que se discutir quanto a isso. Mas acho que acordou com amnésia. Ou o gigante esqueceu da história recente do país ou talvez não a tenha vivenciado. Estava dormindo, afinal de contas.
O gigante também quer brigar contra o que está errado, mas não entende muito bem o que está acontecendo. Acho que ele acordou assim meio de supetão, no susto. Ouviu uma gritaria, uma certa baderna e à princípio achou ruim – quem gosta de baderna? Mas depois que viu algumas pessoas apanhando da polícia sem qualquer motivo aparente, mudou de ideia e resolveu participar.
Foi assim que descobriu um pessoal brigando por seus direitos. Mas no calor do momento ele não pôde parar para entender o que de fato estava acontecendo. Simplesmente entrou na dança.

Retrato da direita feicibuqui

pinçado do 

Pérolas do Pietro


- Mãe, porque eu sou tão branquelo?
- Que é isso, filho? Como assim branquelo?
- Minha coleguinha fulana disse!
- E daí?
- Mãe, é feio ser branquelo?
- Não, filho, nada é feio. Papai do céu quis assim e a genética alemã do teu pai.
- Mas ela disse que eu pareço um bolo com duas uvas de zóinho.

O espírito da medicina cubana


Comentário sobre a postagem "Médicos defendem "reserva de mercado"": 
O que a Grã-Bretanha pode aprender com o sistema médico de Cuba?

Assim começou uma reportagem de um dos mais prestigiosos programas jornalísticos britânicos, o Newsnight, da BBC.

Uma equipe do programa foi enviada a Cuba para entender por que é tão comum o “olhar de admiração” sobre a medicina cubana.

O Diário selecionou trechos que jogam luzes sobre um tema que vem despertando discussões apaixonadas no site e fora dele: a questão da importação de 6 000 médicos cubanos para trabalharem em áreas remotas no Brasil.

O relato do Newsnight foi acrescido de trechos do relatório de uma visita de integrantes do Comitê de Saúde do Parlamento britânico. Da mistura surgiu um retrato da saúde de Cuba.

Bom proveito.

“A lógica subjacente do sistema cubano é incrivelmente simples. Em razão principalmente do bloqueio econômico americano, a economia cubana continuamente sofre.

Saúde, no entanto, é uma prioridade nacional, por razões em parte românticas : Che Guevara, ícone do Partido Comunista, era médico. Mas muito mais por pragmatismo: a saúde admirável da população é certamente uma dos principais razões pelas quais a família Castro ainda está no poder.

A prioridade em Cuba é impedir que as pessoas fiquem doentes, em primeiro lugar.

Em Cuba você recebe anualmente a visita de um médico. A idéia não é apenas verificar a sua saúde, mas ter um olhar mais amplo sobre seu estilo de vida e o ambiente familiar. Essa visita é feita de surpresa, para ser mais eficiente.

Os médicos estão espalhados por toda a população, e o governo lhes fornece habitação, bem como às enfermeiras.

A expectativa de vida em Cuba é maior do que a dos Estados Unidos. A relação médico-paciente ser comparada a qualquer país da Europa Ocidental.

Há em Cuba um médico por cada 175 pessoas. No Reino Unido, é 1 por 600 pessoas.

Cuba dá ênfase à formação generalista. O currículo foi alterado na década de 80 para garantir que mais de 90 por cento de todos os graduados completem três anos em clínica geral.

Há um compromisso com o diagnóstico triplo (físico / psicológico / social). Os médicos são reavaliados frequentemente.

Também chama a atenção a Policlínica – uma engenhosa invenção que visa proporcionar serviços como odontologia, pequenas cirurgias, vasectomias e raios-X sem a necessidade de uma visita a um hospital.

Cada Policlínica tem uma série de especialistas (pediatria, ginecologia, dermatologia, psiquiatria) que resolvem boa parte dos problemas de saúde das comunidades e assim reduzem a necessidade de busca de hospital. Com isso, a lista de espera nos hospitais é quase inexistente.

Todos os lugares que visitamos eram geridos por profissionais da saúde (médicos e enfermeiros). 

Fizemos uma visita à Escola de Medicina América Latina, onde médicos estagiários de todo o mundo - muitos deles, para nossa surpresa, americanos – recebem treinamento à moda cubana.

E nos deparamos em nossa visita com pequenos detalhes que podem fazer uma grande diferença: pelotões de aposentados se exercitando todas as manhãs nos parques de Havana.

Apesar de os hospitais não serem equipados com o nível de TI encontrado no Reino Unido, por causa do bloqueio americano, os profissionais de saúde têm uma paixão por dados e estatísticas que eles usam com freqüência para fins de governança na saúde.

O contexto da revolução cubana e as estruturas sociais desenvolvidos localmente levaram ao envolvimento contínuo do Estado no sistema de saúde. Isto é visto não como a cereja no topo do bolo, mas como uma parte muito importante do próprio bolo. 

Poesia do dia


Pode até não entender minhas palavras
mas a música te faz compreender-me 
e te toca como o vento 
que sopra e acaricia teu corpo !

Leonia teixeira

Dilma você é a culpada


Dilma você é a culpada pela alta da inflação: minha casa que valia 270 mil há 2 anos , agora vale 500 paus

Dilma você é culpada pela criação de filas intermináveis no check in do aeroporto e por essa gente marrom dividir com minha família o mesmo ar dentro da aeronave.

Dilma você é culpada pela demora da minha volta pra casa após o trabalho por causa desse monte de pobre que nunca leu um livro agora se achar no direito de dirigir carro 0km.

Dilma , a culpa é sua por eu não encontrar empregadas domésticas dispostas a trabalhar por menos que salário mínimo . Diaristas então nem pensar... essa gente não gosta de trabalhar, só quer saber de PROUNI

Dilma, a culpa é sua por dia desses eu ter que chamar um negro de doutor na clínica médica onde toda minha família frequentava há décadas. 

Dilma não suporto mais cheiro de churrasco e barulho dos vizinhos de cima e de baixo. Todo final de semana Dilma e com cerveja e tudo... até quando Dilma?

Dilma ... pô Dilmaaaaaaa

E o tomate Dilma?!?! O tomate ...

O gigante é corno?

por Horridus Bendegó
Sugestões de um Cinquentão (insone) para o Gigante Recém Acordado com portentoso par de chifres, a cavaleiro, bem no alto de seu imenso osso frontal!

- Ei, Gigante!

Tu que acordastes agora de um sono profundo, quase cataléptico!

A última vez que destes sinais de que iria mesmo acordar, foi quando um playboy das Alagoas, que te embalara ainda mais o sono sereno com promessas de falsos pastores e canções de ninar vindas da casa da Dinda, te fustigou com um tipo estranho chamado Morcego Negro, um tal de PC Farias, abatido enquanto se pendurava na lentidão da justiça brasileira e curtia dionisiacamente a vida com sua incauta namorada. (pelo menos, estava assim, quando o pegaram).

Tu até te levantastes, meio sonolento, e mandou o ex-salvador da Pátria pra casa.

Depois, Gigante, sem entendermos bem o porquê, tu voltastes a bocejar, dar uma espreguiçada com braços erguidos, para cair em sono ainda mais profundamente.

Gigante, agora tu despertas meio irado… de mau humor, aborrecido, violento… com um bafo horrível de ressaca moral e não dizendo coisa com coisa, falando muitas besteiras!

Parece até que estava anestesiado…

Médicos defendem "reserva de mercado"

Contra a contratação de médicos de outros países médicos brasileiros vão as ruas...

É, a coisa tá muito boa para eles, ainda tem tempo de fazer passeata, protesto contra a contratação de profissionais para prestar atendimento pelo SUS a população brasileira...

A desculpa esfarrapada que usam é: "à ação de pessoas cujos conhecimentos e competências não foram devidamente comprovados."

Só uma perguntinha: se por exemplo, os médicos cubanos são uns despreparados porque a medicina popular de lá é reconhecidamente muito melhor que a daqui?

O fato é que as entidades médicas brasileiras estão defendendo a reserva de mercado e a falta de profissionais nos fundões do Brasil.

E tenho dito!