Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

O ovo da serpente e a escola do crime

 por Brizola Neto

Outro dia, a Ministra Eliane Calmon disse, a propósito dos escândalos no Judiciário, que "todo mundo vê a serpente nascendo pela transparência do ovo,  mas ninguém acredita que uma serpente está nascendo".

Talvez seja a mais precisa definição para aqueilo que, há exatas 20 anos, pregava no deserto um cidadão que tinha a coragem, que vai faltando cada vez mais neste país, de enfrentar o monopólio avassalador (de vontades, inclusive) representado pela Rede Globo.

Este indescritível episódio do "BBB", no qual rasteja na lama a maior emissora de televisão brasileira, que repercute pelo mundo vergonhosamente e, pior, corroi-nos as estranhas a todos os que acreditamos no respeito e na dignidade  como essência relações humanas, é apenas um estágio – quais serão os próximos? – de uma jornada para a barbárie, infelizmente consentida por parte de nossa inteligência, por medo, cumplicidade ou simples covardia ante o poder.

O ovo desta serpente, há exatos 20 anos, era transparente.  E houve quem lhe apontasse a natureza sibilante, peçonhenta, deformante, mortal para uma sociedade que pretende ser humana.

Por isso, e com a inestimável ajuda do Ápio Gomes – guardião invencível dos textos publicados por Leonel Brizola – republico um de seus textos sobre o  tema.

O ovo da serpente

A violência que todos vêem e poucos percebem

Durante uma semana – de 5 a 11 de janeiro de 1992 – uma equipe de pesquisadores acompanhou toda a programação da Rede Globo. Foram examinados meticulosamente 77 programas, entre filmes, seriados, novelas, humorísticos, variedades, noticiários e infantis. Os pesquisadores permaneceram 114 horas e 33 minutos diante da televisão. Da totalização final, foram excluídos os programas jornalísticos para separar o que é noticiário da programação escolhida deliberadamente pela própria emissora.
O que estes pesquisadores encontraram foi uma verdadeira escola do crime e da violência. Naquela semana, a Globo exibiu 244 homicídios tentados ou consumados, 397 agressões, 190 ameaças, 11 seqüestros, 5 crimes sexuais com violência ou ameaça, 26 crimes sexuais de sedução, 60 casos de condução de veículos com perigo para terceiros ou sob efeito de drogas, 12 casos de tráfico ou uso de drogas, 50 de formação de quadrilhas, 14 roubos, 11 furtos, 5 estelionatos, e mais 137 outros, entre os quais: tortura (12), corrupção (4), crimes ambientais (3), apologia ao crime (2) e até mesmo suicídios (3).
E não se diga que isto é veiculado nos chamados programas para adultos. A programação infantil é repleta de imagens de violência, inclusive em desenhos animados, com 58 cenas diárias de violência. Projetando tal constatação, verifica-se que anualmente a Rede Globo propicia às crianças brasileiras a visão de 21.222 cenas de violência. Se considerarmos que a média diária geral da programação é de 166 cenas de violência, chegaremos à conclusão de que a programação infantil detém 34,9% da violência diária transmitida pela TV Globo.
Para os espectadores de novelas estão reservadas 150 cenas de crimes por semana (média diária de 21,4). Já os apreciadores de seriados têm à disposição 79 crimes semanais (média diária de 11,2). E quem acompanha a programação humorística e de variedades vai se deparar com 74 episódios violentos, principalmente agressões (média diária de 10,5).
Os documentos comprobatórios desta pesquisa encontram-se em poder do Dr. Nilo Batista, Secretário de Justiça do Estado, à disposição de quem desejar consultá-los. Estes números estarrecedores nos permitem questionar a autoridade moral da Globo, tevê e rádio, e do jornal O Globo e o papel destrutivo que vêm desempenhando. Já chamei a atenção de meus compatriotas para a instigante coincidência entre o crescimento das Organizações Globo e o crescimento da violência em nosso País. Esta pesquisa revela que não se trata de mera coincidência. Estudos criminológicos – os mais respeitados – advertem para as conseqüências da exposição de cenas de violência às crianças e às pessoas ainda imaturas. As Organizações Globo, quanto a este aspecto, representam uma autêntica e verdadeira escola do crime, reproduzindo e estimulando a cultura da violência, que encontra campo fértil numa sociedade fortemente marcada pela injustiça, pela pobreza e pelo atraso.
A Globo, que comete contra nossas crianças e jovens este crime – que países como os europeus de nenhuma forma admitiriam –, é a mesma que utiliza seus maiores e melhores espaços para destruir um programa educacional como o dos Cieps e dos Ciacs. Minha mensagem aos pais e avós é que defendam seus filhos e netos como puderem, enquanto combatemos – como o pequeno Davi diante de Golias – essa hidra gigantesca, diante da qual tantos se omitem ou, pior ainda, se intimidam e se curvam, submissos.

(Leonel Brizola, 19 de janeiro de 1992, no Jornal do Brasil)



Comentário em Boicote aos patrocinadores do BBB.

De: Campanha Boicote sobre a postagem "Boicote aos patrocinadores do BBB": 

Gostaria de sugerir adesão à nossa campanha no facebook de boicote aos patrocinadores do BBB12.

Temos percebido um enome número de manifestações nas redes sociais em repúdio ao programa, são na maioria das vezes manifestações isoladas e intependentes, porém que configuram uma enorme e importante percentual dos internautas, refletindo em uma grande parcela da população que está sendo ignorada pela Rede Globo.

Todo nós temos um enorme potencial e podemos mostrar nossa importância se manifestarmos nosso descontentamento para com aqueles que financiam este programa! Esta grande parcela da população não pode ser ignorada pelos patrocinadoes do BBB, podemos utilizar nossa força em conjunto gerando uma onda de propaganda negativa que pode impactar muito mais que a positiva.

Convocamos a todos a aderir à nossa campanha no Facebook e no twitter, demonstrando o descontentamento não à rede Globo que não está preocupada com a opinião da população, mas sim aos patrocinadores que tem motivos para temer uma exposição negativa de seus produtos causada pela associação a um programa de TV repudiado por uma importante parcela da população!



Rede Globo escala Aécio Neves para disputar presidência da República

Brado Retumbante nova minissérie da Rede Globo é oficiosamente o lançamento da candidatura do mineirim Aécio Neves a presidência em 2014. 

Se iluda quem quiser pensar o contrário. 

Para José Serra resta o PSD.

A jogada é tentarem um 2º turno e o que conseguir a vaga ter o apoio do outro.

Anotem

Avon não patrocina BBB

É o que informa a empresa através de nota.

COMUNICADO
Diferentemente do que foi veiculado em alguns sites e posts na rede social, a Avon não é patrocinadora do programa Big Brother Brasil, exibido pela Rede Globo. A empresa apenas veicula comerciais de seus produtos nos intervalos da programação da emissora, o que faz com que os anúncios relacionados aos produtos Avon sejam vistos em várias oportunidades ao longo do dia.
São Paulo, 17 de Janeiro de 2012


Isto significa que para a Avon não interessa ter sua imagem ligada a baixaria do BBB. 

É uma pequena vitória da opinião pública. Porém, devemos exigir mais. Que deixem de veicular publicidade nos intervalos do programa.

Conheça os patrocinadores oficial desta porcaria global Aqui

Construção bate recorde de faturamento

Lembram das criticas feitas pela oposição ao programa Minha Casa, Minha Vida?...

Eleitoreiro, demagogia, não saiu do papel e por aí vai o que a tucademopiganalhada dizia. Vamos aos fatos:

Em 2011 o setor da construção civil bateu recorde de faturamento 108, 5 bi. 

É sempre assim, o Brasil real frusta o desejo dos pessimistas de plantão.

E os babacas emplumados ainda insistem no discurso idiota do " Bolsa Esmola " é que elege os candidatos do PT. 

Que continuem com este blablablá e mofem na oposição. 

Idiotas!

Estupro no BBB

Globo, quem patrocina e você que assiste o BBB...tudo a ver
Que tenha imoralidade, abuso e estupro não interessa o que vale é o lucro.

Compre um Fiat, beba um guaraná Antarctica, uma Devassa, depois tome um banho com um produto Niely e lave as roupas com Omo.

Estupro?...

O que interessa é o lucro!