MEIO PONTO

A falta dele pode configurar a perda de uma grande oportunidade, o adiamento do sonho de um carnaval ou a conquista daquele campeonato.

Conquistá-lo, às vezes, implica ascender utopicamente na busca do desejo alentado e contido.

Atribuir-lhe um valor real é exercitar coerentemente a contextualização dos termos conjunturais.

Ele é demasiadamente pequeno e, por ser somente e nada mais do que a metade de um todo, revela-se aparentemente tão desimportante.

Sua função oscila entre o útil e a futilidade.
Pronunciá-lo, não raro, é quase uma indecorosidade.
Dada a sua pouca diferença na equação dos resultados globais, há quem o despreze.

Mas tem lá, ele, a sua importância.
Nas artes plásticas, sobretudo, requer-se habilidade e delicadeza para executá-lo.

Aí, ele se sobrepõe ao inteiro.
Literalmente, por inteiro.
E tem-se a perfeição expressa numa tela.

Na economia, o seu percentual de corte suscita críticas e elogios.
O mercado ou ataca ou defende o Copom por causa dele.
Os analistas o classificam como ponto de equilíbrio – para uns ou de conservadorismo – para outros.
Há os que o condenam e por isso o aboliram nas escolas.
Parte-se do princípio de que não faz sentido alimentar a ideia do homem pela metade.
Por conseguinte, é impossivel pensar-se no meio-advogado ou no meio-engenheiro.
Na vida o meio termo gera a dúvida e a dúvida na vida, o mau profissional.

E o ganho ou a perda de uma vida que se projetou... de um projeto de vida perde o sentido.
Ou a gente sabe tudo ou desconhece e sabe nada.
Ou subimos ou descemos.
O elevador não pode estacionar entre um e outro andar.

O caminho tem que ser seguido.
Ele sempre e necessariamente conduz a um fim.
E para alcançar esse fim, muitos são os que o encontrarão ao longo da jornada.
Ainda que ínfimo, ele é capaz de possibilitar mudanças, revelar a beleza e fazer transbordar lágrimas – sejam estas de tristeza ou alegria, de prazer ou de revolta.

Certo mesmo é que não dá, ainda, para fingirmos que ele não faz parte do nosso dia a dia – essa palavrinha meio insignificante – ela que jamais terá a validade completa inerente aos termos completos: esse tal de “meio ponto...”

Lula dá nó na oposição

Pesquisas de opinião mostram que a privatização é um tema maldito para os entrevistados. De pouco adianta argumentar a favor da venda do antigo sistema Telebras, lembrando como eram raros e caros os telefones. Muitos avaliam que a privatização da Companhia Vale do Rio Doce foi um erro. Enfim, uma parcela significativa do eleitorado acredita que a privatização significou oportunidade de enriquecimento de grupos privados à custa do patrimônio público.

Ciente disso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tira proveito desse sentimento no debate sobre as reservas de petróleo do pré-sal. Antes de continuar, um registro: Lula está convencido mesmo de que um modelo exploratório mais estatizante é o correto. Acredita na tese. Essa crença dá credibilidade ao seu discurso público. Ele fala porque acha realmente que está certo.

Logo, ao debater com a oposição os projetos que enviou ao Congresso propondo uma nova Lei do Petróleo, Lula navega num mar favorável. Encurrala a oposição. Não é casual o governador de São Paulo, José Serra, economizar palavras ao tratar do pré-sal. Serra quer dialogar com o eleitorado de Lula para ganhar a eleição presidencial do ano que vem. O tucano acredita que o modelo atual, menos estatizante, é melhor do que o proposto por Lula. No entanto, não deverá entrar de cabeça nesse debate.

O papel de contraponto a Lula acaba sendo feito por outras lideranças tucanas e democratas. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), e o presidente do DEM, deputado federal Rodrigo Maia (RJ), abriram fogo publicamente.

Opinião: é um debate perdido do ponto de vista da oposição. Lula sabe disso. Ao rejeitar a retirada da urgência dos projetos que enviou ao Congresso, o presidente quer dar gás às críticas da oposição à sua proposta para o pré-sal. Isso tende a ser bom para a eventual candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil).

Nas disputas políticas, ditar a agenda do debate é fundamental. Encontrar um assunto favorável, melhor ainda. Lula deu um nó na oposição. Parece que está difícil desatá-lo.

*

Lula x FHC

A estratégia de comunicação de Lula no pré-sal reforça a tese de plebiscito nas urnas em 2010 entre os oitos anos do petista e os oito anos do tucano Fernando Henrique Cardoso. Eleitoralmente, essa comparação é favorável ao atual governo.

Leia as colunas anteriores
Kennedy Alencar, 41, colunista da Folha Online e repórter especial da Folha em Brasília. Escreve para Pensata às sextas e para a coluna Brasília Online, sobre bastidores do poder, aos domingos. É comentarista do telejornal "RedeTVNews", de segunda a sábado às 21h10, e apresentador do programa de entrevistas "É Notícia", aos domingos à meia-noite.