Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

A literatura como farsa

E a ironia do sr. Ferreira que ele a envie ao ator Reinaldo Geanecchini - que de maneira simples mostrou a diferença entre ser e estar. Ser feliz é uma coisa. Estar alegre ou triste é outra coisa. Eu sou Feliz! Estar triste ou alegre é apenas um momento. Digo isso desde que me conheço por gente -.  Abaixo transcrevo a parte final da ironia que o grande intelectual e irônico Gullar fez com pequeno e idiota Lula da Silva.

Mas que um fato muito grave atinge o cerne vital desse sistema de poder: a descoberta de um câncer na laringe de Lula. O país inteiro se assustou, claro. É verdade que hoje muitos tipos de câncer são curáveis mas, apesar disso, constatar que alguém está com um tumor maligno não é propriamente uma boa notícia.

É o que todo mundo pensa. Não obstante, parece que, no caso de Lula, é diferente. Da equipe médica à presidente Dilma e o ministro Mantega, todos afirmam sorridentes, que Lula está ótimo, alegre, mais bem disposto que nunca. Até hoje, não tinha visto um diagnóstico de câncer ser tão bem recebido. Parece até que Lula acaba de ganhar o grande prêmio da loteria.

A política como farsa

Todos sabemos que a sinceridade não é uma qualidade muito comum nos políticos, mesmo porque, se o candidato disser francamente o que pensa, provocará mais desagrado que agrado. Pelo sim, pelo não, prefere dourar a pílula. Mas isso não significa que a política seja, como há quem afirme, a arte de enganar os ingênuos. Se até Deus, segundo dizem, se vê obrigado a escrever certo por linhas tortas, imaginem um pobre mortal.

Mas, sem dúvida, há os que exageram, e eu incluo entre estes - sem lhe dar exclusividade - o pessoal do Lula. Se antes de chegar ao governo, era contra tudo o que qualquer outro partido propunha - chegando ao ponto de se negar a assinar a Constituição de 1989 - chamada por Ulisses Guimarães de "Constituição cidadã" - que veio restaurar a democracia no Brasil. E só para ser do contra, aliás, não só: também para fazer de conta que era o verdadeiro defensor dos direitos do povo.

Essa mesma postura, de quem joga para a arquibancada, levou os petistas a denunciar os programas bolsa escola e bolsa alimentação, do governo Fernando Henrique, como uma espécie de esmola que humilhava os trabalhadores e os pobres em geral. Quando chegaram ao poder, fundiram os dois programas num só - o bolsa família - e deles se apropriaram. Podiam admitir que haviam errado mas, pelo contrário, fingem que era uma criação original sua. Do mesmo modo agiram com relação ao Plano Real, à Lei de Responsabilidade Fiscal e a tudo o mais que combateram e passaram a usar, como se os tivessem criado. Claro que quem assim age tem que estar mal na roupa, sempre tendo que fazer de contas, já que tem o rabo preso.

Confesso que até bem pouco tempo não tinha visto as coisas por esse ângulo, embora me chamasse a atenção o modo como se comportavam os membros do governo Lula. Guido Mantega, por exemplo, jamais fala como deveria falar um ministro de Estado. Pelo contrário, todo pronunciamento seu é sempre um autoelogio, exaltação à política econômica do governo, às vezes até afirmando, cabotinamente, ser ela superior à de todo e qualquer país do mundo.

Nessa mesma linha foi o lamentável pronunciamento da presidente Dilma, em viagem recente pelo exterior. Sem o devido respeito que um chefe de governo deve ter com os de outros países, criticou-lhes a política econômica e os aconselhou a aprender conosco a governar... Na verdade, mais uma vez jogava para a plateia, visando levar a opinião pública brasileira a orgulhar-se do governo petista, incomparável e único no mundo.

É atitude própria aos "salvadores da pátria" que, em nossa época, após a queda do muro de Berlim, empurrou parte da esquerda latino-americana - a menos democrática - para uma espécie de neo populismo que, não por acaso, alcança os limites da enganação. E não poderia ser de outro modo, uma vez que está obrigada a representar uma farsa: fazer-se de anticapitalista quando, na verdade, o favorece; fazer-se de democrático, quando, de fato, não aceita a alternância no poder e abomina a liberdade de imprensa.

Como esse é o espírito do governo petista, todos os seus integrantes dançam ao som da mesma música, obedecendo à batuta do maestro. Exemplo disso foi a posse do novo ministro do Esporte, que substituiu Orlando Silva, demitido por suspeita de corrupção, como atesta o processo aberto contra ele pelo STF. Para surpresa de todos, esse ato se transformou numa exaltação ao ministro demitido, que foi elogiado por Dilma e aplaudido de pé pelos presentes. Uma comédia.

Mas que um fato muito grave atinge o cerne vital desse sistema de poder: a descoberta de um câncer na laringe de Lula. O país inteiro se assustou, claro. É verdade que hoje muitos tipos de câncer são curáveis mas, apesar disso, constatar que alguém está com um tumor maligno não é propriamente uma boa notícia.

É o que todo mundo pensa. Não obstante, parece que, no caso de Lula, é diferente. Da equipe médica à presidente Dilma e o ministro Mantega, todos afirmam sorridentes, que Lula está ótimo, alegre, mais bem disposto que nunca. Até hoje, não tinha visto um diagnóstico de câncer ser tão bem recebido. Parece até que Lula acaba de ganhar o grande prêmio da loteria.

Ferreira Gullar

Samba Enredo Gaviões da Fiel 2012

A saga do menino sonhador. A saga do homem vencedor!

Só pra refletir

Uma pessoa de fé não sucumbe quando as dificuldades se apresentam. Por mais alcantilado e negro que te pareça o caminho, olha para a frente, à procura de horizonte mais claros, vendo um destino de felicidade."


Você é o resultado de todos os quadros que pintou para si mesmo... e você sempre pode pintar novos quadros."

"Toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança."

"Ame, ame sempre não deixe que sentimentos de raiva, de egoismo ou ciúme interfira em sua vida cotidiana, esses sentimentos só servem para fazer sofrer os que o carregam consigo." 

Mantenha a calma! Não se desespere diante das pressões cotidianas ou de eventos traumatizantes. Confie em suas escolhas e decisões, mantenha sob controle sua consciência e suas ações. Compreenda a realidade sem atropelos, e tudo se resolverá, se você fizer a sua parte!"

O casamento é igual à Salve Rainha

Começa assim: [...] vida, doçura e esperança nossa...
Termina assim: [...] gemendo e chorando nesse vale de lágrimas...



Que eu saiba foi Paulo Coelho quem disse

 Lenin desce aos infernos
Depois de fazer a Revolução Russa, acabar com as diferenças de classes sociais, e dedicar sua vida inteira ao comunismo, Lenin finalmente morre. Por ser ateu e ter perseguido os religiosos, termina sendo condenado ao inferno.

Ao chegar lá, descobre que a situação é pior que na Terra: os condenados são submetidos a sofrimentos incríveis, não há alimento para todos, os demônios são desorganizados, Satanás comporta-se como um rei absoluto - sem qualquer respeito por seus empregados ou pelas almas penadas que aguentam o suplício eterno.

Lenin, indignado, rebela-se contra a situação: organiza passeatas, faz protestos, cria sindicatos com diabos descontentes, incentiva rebeliões. Em pouco tempo, o inferno está de cabeça para baixo: ninguém respeita mais a autoridade de Satanás, os demônios pedem aumento de salário, as sessões de suplício ficam vazias, os encarregados de manter acesas as fornalhas fazem greve.

Satanás já não sabe o que fazer: como seu reino pode continuar funcionando, se aquele rebelde está subvertendo todas as leis? Tenta um encontro com ele, mas Lenin, alegando não conversar com opressores, manda um recado através de um comitê popular, dizendo que não reconhece a autoridade do Chefe Supremo.

Desesperado, Satanás vai até o céu conversar com São Pedro.

- Vocês lembram daquele sujeito que fez a revolução russa? - diz Satanás.

- Lembramos muito bem - responde São Pedro. - Comunista. Odiava a religião.

- Ele é um bom homem - insiste Satanás. - Mesmo que tenha seus pecados, não merece o inferno; afinal, procurou lutar por um mundo mais justo! Na minha opinião, ele devia estar no céu.

São Pedro reflete algum tempo.

- Acho que você tem razão - diz finalmente. - Todos nós temos nossos pecados, e eu mesmo cheguei a negar Cristo por três vezes. Manda ele para cá.

Louco de contentamento, Satanás volta sua casa, e envia Lenin direto para o céu. Em seguida, com mão de ferro e alguma violência, termina com os sindicatos de demônios, dissolve o comitê de almas descontentes, proíbe assembleias e manifestações de condenados.

O inferno volta a ser o famoso lugar dos tormentos que sempre assustou o homem. Louco de alegria, Satanás fica imaginando o que deve estar acontecendo no céu.

"Qualquer hora São Pedro vai está batendo aqui, pedindo que Lenin retorne!", ri consigo mesmo. "Aquele comunista deve ter transformado o paraíso em um lugar insuportável!".

O primeiro mês passa, um ano inteiro passa, e nenhuma notícia do céu. Morto de curiosidade, Satanás resolve ir até lá para ver o que está acontecendo.

Encontra São Pedro na porta do Paraíso.

- E aí, como vão as coisas? - pergunta.

- Muito bem - responde São Pedro.

- Mas está tudo mesmo em ordem?

- Claro! Por que não haveria de estar?

"Este cara deve estar fingindo", pensa Satanás. "Vai querer me empurrar Lenin de volta"

- Escuta, São Pedro, aquele comunista que eu mandei, tem se comportado bem?

- Muito bem!

- Nenhuma anarquia?

- Pelo contrário. Os anjos são mais livres que nunca, as almas fazem o que bem desejam, os santos podem entrar e sair sem hora marcada.

- E Deus, não reclama deste excesso de liberdade?

São Pedro olha, com uma certa piedade, o pobre diabo a sua frente.

- Deus? Camarada, Deus não existe!


Fez [faz] o que pode!


Como o Mem de Sá

Mauricio Fruet, político do Paraná, protagonizou muitos episódios do folclore político brasileiro. Certa feita, debatendo com alunos de uma escola primária no interior do seu estado, um garoto quis saber dele o que Mem de Sá tinha feito pelo Brasil. Engasgado, Fruet saiu-se com essa: ``Fez o que pode!``. Na marcha em que vai a presidente Dilma, e se ela não mudar, um dia alguém poderá dar a mesma resposta, se indagado sobre o que ela fez pelo nosso país. Com menos de um ano no governo e sem o jogo de cintura e as malandragens dos velhos caciques da nossa política, ela já fez algo que nenhum dos seus antecessores recentes teve a coragem de fazer: bateu quase de frente com a corrupção que na última década corroeu os costumes e fez com que o brasileiro deixasse de se indignar com a roubalheira e até passasse a aplaudi-la. Dona Dilma governa como qualquer outro, com o mesmo ritmo de obras, as mesmas preocupações com a economia e, essa a parte ruim, com os mesmos companheiros que há nove anos se lambuzam com os dinheiros e as demais benesses do poder. A diferença é que não nutre qualquer simpatia pela bandidagem. Nunca na história recente deste pais, um presidente da República deu cartão vermelho a cinco ministros em oito meses, quatro deles por envolvimento em atos de corrupção. É verdade que nenhum deles vai para a cadeia nem devolverá um centavo do que possa ter amealhado. Mas se dinheiro não volta aos cofres públicos, pelo menos para de sair. A presidente não vai acabar com a corrupção no governo. Mas só o que já fez, ao demonstrar que não concorda com ela nem afaga a cabeça de corrupto já é um grande passo. Sua postura quase garante que a companheirada tomou ciência , de que a coisa mudou e de que doravante só deve se meter a roubar o erário quem for mesmo competente no ramo, especialista de alto nível, como alguns dos nossos influentes cabeças da chamada base aliada no Congresso.

Só vai roubar quem sabe fazê-lo sem deixar rastros ou quem o faça rigorosamente dentro da lei, já que no Brasil roubar só falta integrar o elenco dos direitos e garantias assegurados pela Constituição Cidadã. 

O brasileiro precisa ir ´as ruas para dar apoio a essa postura da presidente. É certo que o nosso cidadão de há muito não vai para a rua protestar em favor de coisas sérias. Nos últimos anos, as manifestações de rua tem sido quase todas de baderna, quase sempre financiadas com o dinheiro público, como as invasões de propriedades rurais e imóveis urbanos. Até a UNE, de tantas tradições, virou uma espécie de ONG parasita, encheu os cofres com o dinheiro do contribuinte e hibernou. Os estudantes agora protestam, quebram as universidades, pelo direito de fumar maconha nos campi, como na USP. Mas já há esperança de que a coisa mude e que, repetimos, um dia possamos dizer, como Maurício Frutet, que Dilma Rousseff fez o que pode pelo Brasil.
por Rangel Cavalcante

Para desespero da tucademopiganalhada o povo não esquece

Bom dia, Laguardia!!!

On Toppic:

Cerca de 500 pessoas foram às ruas na manhã deste sábado, em Botucatu, a 238 km de São Paulo, em marcha contra a corrupção. Aproveitando do Dia da Bandeira, os botucatuenses percorreram as ruas centrais da cidade, protestando contra os corruptos do País e os escândalos nacionais. Um dos principais manifestos é que a corrupção se enquadre como crime hediondo.

A Marcha contou com manifestantes de todas as idades. Faixas, pessoas mascaradas e com nariz de palhaço, e caixas de pizzas eram vistas durante o trajeto.

A Bandeira Nacional não foi esquecida. "A intenção era essa mesmo: que as pessoas deixassem as bandeiras do seu partido político em casa e viessem com a Bandeira do Brasil. Estamos aqui pelo bem do País", disse o advogado Izaias Colino.

Antes da Marcha, os manifestantes se reuniram em uma praça, onde foi montado um púlpito para que as pessoas expressarem a indignação do momento atual vivido. "As pessoas precisam se unir. Não podemos ficar em casa, sentados, só reclamando da vida. Nós que votamos, vamos cobrar e protestar. Estou orgulhosa de participar desta ação. Espero que não seja a única", apontou a dona de casa Maria de Lourdes. 
Fonte: Terra