Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Lula e o PT não caíram no erro de colocar o fascismo como tema central na campanha, por Mauro Lopes


Resultado de imagem para lula pt povo

Eleição é como a vida. Caminhamos entre experiências e esperanças (ou desalentos). É assim com cada pessoa individualmente, com comunidades e povos. O universo das experiências é traçado em grande medida pela terra pisada dos acontecimentos concretos do cotidiano -e pelas mais imateriais e substantivas dentre todas as coisas: as relações.

Essa é a grande “sacada”, a sabedoria que faz de Lula um líder excepcional, o maior que o país já teve. Ele entendeu que a campanha deste ano estaria pautada 1) pela boa experiência do povo brasileiro com os governos do PT e suas repercussões concretas sobre a vida das pessoas, assim como pela experiência traumática do povo com o governo oriundo do golpe; 2) pela relação especial que largas fatias da população brasileira, especialmente as mais pobres, desenvolveram com ele e 3) pela esperança de que este bom tempo possa voltar -aqui, Lula trabalhou como um mestre com a nostalgia. Passando por um período difícil e tormentoso na vida (no caso, o governo Temer), lembramos e queremos resgatar o tempo bom e nossa lembrança é muitas vezes ainda mais forte que a vivência efetivamente acontecida à época.

Por isso, para Lula e o PT, o embate decisivo desta campanha sempre foi entre o tempo/projeto do partido para o país e a resultante concreta do golpe de Estado de 2014/16 sobre vida das pessoas. O PT não se afastou em nenhum momento desta perspectiva.

Quando Bolsonaro tornou-se um risco eleitoral evidente, o PT não se deixou seduzir pelos apelos de setores ortodoxos da esquerda para tornar o tema do fascismo como o centro da campanha e pela imediata formação de uma “frente antifascista”.

O PT inseriu o fenômeno Bolsonaro no contexto do golpe de Estado ou, como a campanha Lula-Haddad tem expressado, Bolsonaro como continuidade e expressão máxima do projeto dos golpistas.

Sim, porque, se a disputa eleitoral é a resultante da experiência (o que já foi vivido no concreto e a esfera das relações) e das esperanças (ou desalentos), a pergunta óbvia é: qual é a experiência concreta do povo brasileiro com o fascismo? O que sabem as pessoas sobre o fascismo? É diferente do tema do comunismo, contra o qual há uma persistente e intensa campanha de má-informação há décadas, com as mídias de massa (e, mais recentemente, as redes sociais) pespegando no PT a pecha de “comunista”, assim como a tudo o que atemoriza as elites e as camadas médias do país.

A desinformação sobre o fascismo é tamanha no Brasil que conseguimos o espantoso feito de ser o único país do mundo no qual a tese de que o fascismo (e o nazismo) seria “de esquerda” conquistou algum espaço na opinião pública.

Diante do crescimento de Bolsonaro no último mês, em especial depois da facada, segmentos de esquerda entraram numa dinâmica de agitação do risco do fascismo como se a luta contra ele pudesse se transformar numa bandeira nas ruas. A partir da ascensão do candidato da extrema-direita, sacaram imediatamente os clássicos das bibliotecas e propuseram a formação de uma “frente ampla” contra Bolsonaro. O #EleNão e as manifestações do último sábado (28 de setembro) foram o ponto culminante desta lógica do ponto de vista das camadas médias progressistas.

Houve uma incompreensão profunda no caso do “frenteamplismo” e um atropelo no caso do #EleNão -equívocos de qualidade diferente.

O “frenteamplismo”, ao defender a união do PT e seu candidato com “todos os que estiverem dispostos a lutar contra o fascismo” ameaçou lançar o partido no colo das forças que são identificadas pela população como responsáveis pela desgraça atual. Passou-se a elogiar Alckmin e FHC e até a desejar-se explicitamente a adesão de Temer à “frente ampla”, colocando a esquerda como parte integrante do sistema, deixando a Bolsonaro o terreno livre para se apresentar ao povo como candidato contra o establishment. Lula, Haddad, e a direção do PT não cederam ao canto de sereia, mas o movimento causou prejuízos, pois alguns intelectuais e artistas petistas ou com história de vínculo com o petismo acabaram aderindo à ideia, como André Singer, Juca Kfouri, Chico Buarque, Paulo Vanucchi e Renato Janine Ribeiro.

As comunidades de partidos, movimentos e pessoas de esquerda fizeram uma experiência terrível e de grande coragem no embate com o fascismo na Europa. Mas essa experiência não pertence à história nem à memória do povo brasileiro. Lançada no meio da campanha presidencial, a ideia de combate ao fascismo, muito presente para os integrantes destes grupos e pequenas franjas da população, acabou por criar uma geleia geral misturando a esquerda com aqueles que o povo enxerga -com razão- como responsáveis por seu martírio atual.

Quanto ao #EleNão, um movimento importante mas restrito às camadas progressistas da classe média urbana, como ficou claro nas pesquisas sobre afluência na manifestação do Largo da Batata em São Paulo (leia aqui), incorreu no mesmo equívoco do #NeverTrump, nos EUA. Há um combate cultura crucial na sociedade brasileira -como na dos EUA- que o #EleNão expressa com agudeza. Mas ele é um combate de largo prazo, enquanto a eleição tem prazos curtíssimos, improrrogáveis. Ao fim e ao cabo, acabou, com a personalização completa do movimento na figura de Bolsonaro, repetindo o mesmo efeito que a fixação da mídia conservadora e do Judiciário em Lula produziu. Criou uma teia de enorme solidariedade de um campo relativamente disperso ao redor de seu líder. E ainda encaminhou o debate eleitoral para uma arena neste momento desfavorável às forças progressistas e que deve ser tratada com olhar estratégico. Com a inevitável distorção que a ultradireita operou das manifestações do sábado nas redes sociais, o evento traduziu-se em maior consolidação do polo conservador ao redor de Bolsonaro.

Isso quer dizer que a eleição foi perdida? Não. Erros são um ingrediente da vida e das campanhas eleitorais. Nunca vi uma campanha que não tivesse cometido erros. Se o lado de cá errou, o lado de lá errou muito.

Ao fim e ao cabo, o mais importante é que a direção do PT e a campanha de Haddad mantiveram-se na trilha de uma campanha pautada pelas experiências e esperanças.

Haverá segundo turno.

E Haddad tem enormes chances de vencer.

Mensagem da madrugada


Foto




Ame agora
Beije agora
Elogie agora
Abrace agora
Responda agora
Demonstre agora
Dê atenção agora
A nossa vida é um sopro

Luis Nassif: xadrez do segundo turno



(...) e a comunidade amish de Bolsonaro

Toda eleição prolongada é composta por ondas sucessivas, algumas pequenas, outra que ganham dimensão e refluem, outras que se tornam vitoriosas. Foi assim em quase todas as eleições pós-ditadura, embora o resultado final consolidasse a polarização PT x PSDB.
Nesses tempos todos observou-se o fenômeno breve de Mário Covas e Guilherme Afif em 1988, Garotinho, Ciro, Marina em outros momentos.

Essa eleição teve três ondas nítidas.
A primeira, pró-Bolsonaro após a facada.
A segunda, pró-Haddad depois de oficializado como candidato a presidente.
A terceira pró-Bolsonaro, provavelmente como reação à consolidação de Haddad, aos ataques dos demais candidatos, aos vazamentos da dupla Sérgio Moro-Globo, reavivando o clima da Lava Jato e as fantásticas passeatas das mulheres contra Bolsonaro.
Vamos tentar entender melhor esse motivo final.

Peça 2 –os porões da opinião pública

1.     Há um aspecto interessante nas denúncias. Denúncias de pessoas contra seu próprio campo são mais aceitas que contra o campo adversário. Um analista neutro ou progressista criticando o PT tem mais credibilidade que um Merval da vida. E vice-versa.
2.     Os bolsonaristas são essencialmente anti-sistema. O que seria o sistema? Os partidos políticos, incluindo PT, PSDB e PMDB, é claro. A Justiça, as instituições em geral, a mídia e os chamados leitores incluídos no mercado de opinião pública, aqueles nacos de público moderno, moralmente avançado, refletido nas novelas da Globo e nas manifestações de artistas. A TV Globo é sistema. Qualquer denúncia contra o sistema pega. Contra Bolsonaro, não.
Com ajuda profissional ou não, os bolsonaristas vem montando há tempos seu microssistema de informações através de grupos de WhatsApp, Telegram e Youtube. É um mundo novo, onde notícias falsas se misturam com verdadeiras, com teorias da conspiração, por mais inverossímveis que sejam. Quem define o que é verdade ou não é a própria comunidade. É uma imensa bolha que junta comunidades, tipo amish, apartadas do mundo moderno e vivendo de acordo com seus próprios códigos. Mas, ao contrário dos amish, alimentados em ódio permanente.
E nem se imagine apenas populações pouco instruídas dos sertões. Essa ignorância cívica pega desembargadores de tribunais, pequenos e médios empresários (os grandes estão de longe nos bons negócios que podem se abrir), e uma classe média que ainda acredita no mito do comunista-comendo-criancinha.
Seria apenas uma excrescência não tivesse envolvido metade do país. Tudo isso possível graças ao processo de degradação da notícia que ocorreu com o jornalismo de esgoto dos grandes veículos e os programas sensacionalistas da TV aberta e o caos que se instaurou no mercado de opinião com o advento das redes sociais. Mas, principalmente, pela falência das instituições.
É por isso que uma manifestação épica, como a das mulheres, provoca uma contrarreação maior nas profundezas do país. É bem possível que se encontre aí as explicações para o aumento da rejeição feminina a Haddad.
Mas aí já é tema para os cientistas sociais explicarem mais à frente

Peça 3 – as novas ondas

O que interessa é daqui para frente.
Hoje, a pesquisa IBOPE mostrou alguma estabilização na última onda, com Bolsonaro e Haddad mantendo-se na margem de erro e, no segundo turno, um empate técnico, mas com Haddad levemente na frente. Significa que a segunda onda Bolsonaro pode ter chegado ao pico sem garantir a vitória no 1º turno.
Partindo-se para o 2º turno, haverá  uma nova onda Haddad, juntando todos os atemorizados por Bolsonaro.
Haverá os seguintes atores políticos tentando brecá-la:

Sérgio Moro – não se tenha dúvida que vazará mais delações de Haddad. Moro se tornou o símbolo máximo da desmoralização do Judiciário, enquanto instituição. A cada abuso, a reação são algumas palavras de condenação. E só.

Status quo -  trata-se de um contingente que aderiu a Bolsonaro pensando nas possibilidades futuras. Entram aí bilionários. É curiosa a adesão de parte da comunidade judaica, já que os judeus são alvos históricos do fascismo. Até famílias de bom nível intelectual, como os irmãos Feffer, caíram de cabeça na defesa de Bolsonaro. Não são numericamente significativos, mas tem poder de indução sobre os veículos de comunicação. Mas entram também associações empresariais, comunidade jurídica e outros setores conservadores.

Rede Globo – o editorial de hoje do jornal O Globo confirmou o que antecipamos na 6ª. A decisão do Ministro Luiz Fux, de desautorizar seu colega Ricardo Lewandowski, contou com a cumplicidade de Dias Toffoli e o salvo-conduto da Globo. O editorial faz críticas leve a Moro e pesadas a Lewandowski. Nenhum pio sobre a decisão de Fuxque, além de ilegal, atentava contra a liberdade de expressão e defendia a censura prévia. A Globo incorre na mesma posição de Ministros do Supremo, como Luis Roberto Barroso, políticos, jornalistas, de não se guiar por princípios doutrinários, nem sequer pelos fundamentos da liberdade de imprensa. Aliás, este é o preço maior do subdesenvolvimento brasileiro, a praxi macunaímica de parte relevante da elite. Significa que continuará dando respaldo aos vazamentos de Moro ou à disseminação de factoides.
Por outro lado, haverá os seguintes fatores à favor:

Fim dos ataques de outros candidatos – No 2º turno, rasgam-se as fantasias. No 1º, Haddad foi alvo de vários candidatos, por motivos diversos. Ciro, para tentar substituí-lo como o algoz de Bolsonaro. Alckmin para substituir Bolsonaro como algoz do PT. Marina por ser um poço até aqui de mágoas. E Álvaro Dias por ser um político provinciano de baixíssimo nível.

Clareza sobre a disputa - No 2º turno, esse Brasil mais moderno, espalhado por parte do eleitorado de Alckmin, por Ciro e Marina terá que se decidir entre Bolsonaro e Haddad. Agora, não haverá mais zonas cinzas. A disputa será entre modernidade e atraso, civilização e barbárie.

Tete-a-tete nos debates – Bolsonaro terá que se mostrar, agora. E caberá a Haddad o desafio de domar o bruto, evitando a armadilha de se fixar em temas morais ou de desqualificar o oponente por sua ignorância. Qualquer dessas estratégias será considerada ofensa pessoal a cada bolsominion – já que o candidato tem a mesma dimensão de seu eleitor médio. O desafio será explicitar os efeitos nefastos do liberalismo selvagem de Bolsonaro sobre emprego e renda. Nesse campo, Haddad contará com o apoio inestimável do general Mourão. Espera-se que apenas esconda o Mourão do PT, o ex-Ministro José Dirceu. Terá também que afirmar sua personalidade, para cativar os anti-lulistas.
Serão três semanas de pau puro. Na primeira, será possível esperar o crescimento da onda Haddad. Depois, é torcer.

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Caiu na rede: é verdade este atestado


A imagem pode conter: texto

Atestado médico

Atesto que Bolsonaro
não pode ir para o debate na Globo.
Motivo:
Gases
Ass: Dr. Bumbum

Obs: é verdade esse atestado

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Tá chegando a hora


Vem com a gente.
Vamos juntos 
Fazer o Brasil 
Ser feliz de novo


Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Modelos de fruteiras

Fruteira feitas com madeira reciclada. BBB - Boa, Bonita, Barata - e também fáceis de fazer. Confira:

A imagem pode conter: comida
Nenhum texto alternativo automático disponível.
A imagem pode conter: área interna

Caridade x Justiça social


A imagem pode conter: texto

O brasileiro (a) via de regra
gosta de fazer caridade
Mas não gosta de justiça social.
Caridade aplaca a consciência pseudo-cristã
Mas justiça social
Permite a ascenção de classes
E disso o brasileiro não gosta
Porque prefere olhar de cima para baixo e não de igual para igual.

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Nova pesquisa do Ibope


Resultado de imagem para haddad e bolsonaro

Primeiro turno
Jair Bolsonaro: 32% (+1%)
Fernando Haddad: 23% (+2%)

Ciro Gomes: 10% (-1%)
Geraldo Alckmin: 7% (-1%)
Marina Silva: 4% (sem variação)


Segundo turno
Fernando Haddad 43% (+1%) 
Jair Bolsonaro 41% (-1%) 

Rejeição dos candidatos
Bolsonaro 42%
Haddad 38%

Vamos fazer o Brasil feliz de novo, como nos tempos dourados de Lula 
Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Bolsonaro e o filho votaram contra Lei que protege pessoas com deficiência


Resultado de imagem para bolsonaro armas



O assunto viralizou nas redes depois que a cantora Olivia Byington contou que tem um filho com síndrome de Apert, uma doença rara, e que o candidato do PSL votou contra a Lei que protege pessoas com deficiência.
Escrito por: Rosely Rocha, especial para Portal CUT
O desabafo da cantora Olivia Byington comoveu a internet. Em sua rede social, ela conta que tem um filho com Síndrome de Apert – uma doença rara que atinge 1 em cada 160 mil nascidos vivos. Seria mais um desabafo de uma mãe, se a cantora não trouxesse à tona um dado importante para que a população brasileira saiba como Jair Bolsonaro, o candidato do PSL à presidência da República, trata as pessoas com deficiência.
O candidato de extrema-direita votou contra o Projeto de Lei (PL) nº 7699/2006, que criou a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), um dos dispositivos mais avançados do mundo na defesa de direitos das pessoas com deficiência.
No texto que já teve mais de 55 mil compartilhamentos, a cantora Olivia Byington, que também é mãe do ator e humorista Gregório Duvivier, diz: “Meu filho João Byington de Faria tem Síndrome de Apert. Jair Bolsonaro votou, juntamente com seu filho, Eduardo Bolsonaro, contra a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), um dos dispositivos mais avançados na defesa de direitos das pessoas com deficiência do mundo. Quem duvidar e quiser conferir todos os votos na Câmara aí vai o link. Se você acredita que alguém que não reconhece os direitos das pessoas com deficiência merece o seu voto, vá em frente. Mas durma com este barulho".
O que diz a Lei
A Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, que era conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, foi aprovada com mais de 100 emendas, na forma do substitutivo, em março de 2015, pela Câmara Federal.
A Lei prevê o direito das pessoas com deficiência de serem incluídas na vida social nas mais diversas esferas por meio de garantias básicas de acesso, seja por meio de políticas públicas ou iniciativas também a cargo das empresas.
A Lei também dá direito ao auxílio-inclusão para a pessoa com deficiência moderada ou grave. Tem direito a esse auxílio a pessoa com deficiência que já recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e venha a exercer atividade remunerada que a enquadre como segurado obrigatório da Previdência Social.
PORTAL CÂMARAPortal Câmara
Síndrome de Apert – o que é?
É uma má formação específica do crânio mãos e pés, além de várias outras alterações funcionais que variam muito de indivíduo para indivíduo. A fusão do crânio ocorre prematuramente e não possui capacidade de desenvolver-se normalmente, restringindo o crescimento do cérebro e causando um aumento de pressão (craniocinostose); a retração (afundada) do terço médio da face; e os dedos das mãos e pés apresentam-se fundidos (sindactilia) em graus variados.
Essa afecção foi descrita pela primeira vez no ano de 1906, pelo médico E. Apert, definida como uma anomalia craniofacial denominada Acrocefalosindactilia Tipo I.
Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Não


Resultado de imagem para desenho familia


Dizer não
Principalmente
As pessoas que amamos
Talvez seja a maior prova de amor
Que alguma pessoa possa dar a outra
Boa noite!

Frase do dia

"Bolsonaro tem algum problema psicológico contra mulher, negro e lgbts. Sou a favor que a Câmara pague tratamento para ele", 
Fernando Haddad (PT/13)


Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Leandro Fortes: é hora de Ciro renunciar e se unir a Haddad para evitar o triunfo do Fascismo


Candidatura Ciro-Haddad já é ventilada

Eu tenho grande apreço por Ciro Gomes, um político a quem admiro e cogitei votar, já no primeiro turno.
Digo “cogitei” porque, agora, não há mais tempo para isso.
O que temos pela frente é um embate civilizatório que irá nos definir como sociedade, por muitos anos.
Agora, seria hora de Ciro renunciar e se unir a Haddad para evitar o triunfo do fascismo.
É preciso pensar nisso como o gesto de grandeza que é, e não uma capitulação, como muitos querem que seja.
Ciro, apesar de suas recorrentes diatribes, é um político honrado e um democrata do qual o Brasil se orgulha.
Estarei sempre entre os que o defendem e admiram.
Pitaco do Briguilino: A renúncia e declaração de voto de Ciro Gomes e do PDT, tem valor se for agora, antes do primeiro turno. Se o apoio vier apenas no segundo turno, não valerá nada. O eleitor decidirá sozinho e votará maciçamente em Haddad.

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Até a Globo denuncia armarção de Moro contra o PT

Acredite se quiser
A Globo, parceira de primeira hora da farsa jato, fez a primeira crítica escancarada a Sérgio Moro. Em editorial no jornal O Globo, os irmãos Marinho afirma que o Moro quebrou o sigilo da delação fajuta e combinada do ex-ministro Antônio Palocci com o objetivo imoral e antidemocrático de interferir na eleição presidencial, ou seja, agindo como cabo eleitoral de Jair Bolsonaro (PSL) e contra Fernando Haddad (PT). 

"Moro fez com que se recordasse o caso do grampo de Lula e Dilma, agora com evidências de tentativa de interferência no primeiro turno das eleições presidenciais, a ser realizado domingo que vem", diz o editorial.


Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Haddad denuncia avalanche de baixarias no Whatsapp




Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Como dizia meu pai

JÁ SE TORNOU HÁBITO MEU, em meio a uma conversa, preceder algum comentário por uma introdução:
— Como dizia meu pai…
Nem sempre me reporto a algo que ele realmente dizia, sendo apenas uma maneira coloquial de dar ênfase a alguma opinião.
De uns tempos para cá, porém, comecei a perceber que a opinião, sem ser de caso pensado, parece de fato corresponder a alguma coisa que Seu Domingos costumava dizer. Isso significará talvez — Deus queira — insensivelmente vou me tornando com o correr dos anos cada vez mais parecido com ele. Ou, pelo menos, me identificando com a herança espiritual que dele recebi.
Não raro me surpreendo, antes de agir, tentando descobrir como ele agiria em semelhantes circunstâncias, repetindo uma atitude sua, até mesmo esboçando um gesto seu. Ao formular uma idéia, percebo que estou concebendo, para nortear meu pensamento, um princípio que se não foi enunciado por ele, só pode ter sido inspirado por sua presença dentro de mim.
— No fim tudo dá certo…
Ainda ontem eu tranqüilizava um de meus filhos com esta frase, sem reparar que repetia literalmente o que ele costumava dizer, sempre concluindo com olhar travesso:
— Se não deu certo, é porque ainda não chegou no fim.

Bora desenhar, com Gilvandro Filho?


Resultado de imagem para desenhando

Ciro Gomes (PDT) ganha de Jair Bolsonaro (PSL) num hipotético segundo turno? Ganha, diz o Ibope e o Datafolha.
Ciro tem quantos pontos na pesquisa, 9, 10, 11?
Ciro vai para o segundo turno? Não!
Votar em Ciro no primeiro turno ajuda a derrotar o candidato fascista? Nem de longe.
Votar em Ciro no primeiro turno ajuda a definir a fatura em prol do candidato nazista e a derrotar o PT logo no primeiro turno? Sim.
Se o que lhe importa não é o que virá com um governo nazista, mas tirar o PT da jogada, siga em frente.
Não é o que eu quero, pelo contrário. 
Devolva meu lápis!

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

No 2º turno a máscara do fascista vai cair


O PT iniciou na manhã de hoje (03/10), a batalha que decidirá o 2º turno. O partido veiculou como a versão de Bolsonaro "contra o sistema" é falsa. O programa não enveredou no debate sobre valores morais e de costumes, concentrou exclusivamente de como Jair Bolsonaro votou em temas como salário mínimo e reforma trabalhista. Depois virão os esclarecimentos sobre o que Bolsonaro pensa sobre 13º, 1/3 adicional nas férias e aposentadoria. Assista:





"Não vote em quem sempre votou contra você. Bolsonaro não".
Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Sapiência da Vovó Briguilina


- Dona Briguilina, quem a senhora considera ser uma pessoa inteligente?

- Uma pessoa que não discute com idiotas nem fascistas que votam em Jair Bolsonaro.

- Não concordo que isso revele a inteligência de alguém!

- Você tem absoluta razão!

Imagem do dia

A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo

Quais são as correntes mais fortes, as visíveis ou as invisíveis?
Sinceramente, acho que as invisíveis.
Qual sua opinião?

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

A culpa é das mulheres! Eles disseram, por Walter Faceta

Resultado de imagem para nao te estupro porque voce não merece
As mulheres que votarão nele, acham que merecem ser estrupadas.
Tem gosto pra tudo!



Na noite desta terça-feira, desisti da Internet. Fui dormir. Mas não abandonei mouse e teclado em razão das apreensões geradas pela pesquisa do Datafolha.
Pulei fora porque me enojou o viés reacionário machista, à esquerda e à direita, que passou a guiar a análise da conjuntura política.
De repente, entusiastas do #elenão se puseram a responsabilizar as mulheres pelo suposto crescimento do fascista Bolsonaro nas consultas eleitorais.
De novo, equivale a passar pano para o agressor e culpar sua vítima.
É a ideia remodelada e covarde do "quem mandou passear de saia curta?", pergunta retórica repetida todos os dias neste Brasil, nos pontos de ônibus das periferias ou nos espaços gourmets dos condomínios de luxo.
O #elenão foi justo, bonito e, sobretudo, necessário. Pobre de uma sociedade que, acossada pelo fascismo, decide por si só abandonar seus direitos democráticos.
Posso me lembrar das Escrituras e me envergonhar de como o patriarcado religioso reduziu Maria de Magdala a uma prostituta, ela que liderou as primeiras comunas do anarquismo primitivo.
Posso ver também tantas companheiras ardendo nas fogueiras de uma Inquisição que via bruxaria e heresia no conhecimento e na sensibilidade.
E outras que pagaram com a vida, em fábricas da opressão, pela ousadia de exigir correto pagamento e condições dignas de trabalho.
Também as meninas armênias crucificadas em 1915.
Eu me lembro de Edoarda Bindo, a menina gentil que foi assassinada pelas forças da repressão paulista durante a Greve Geral de 1917.
E das adolescentes tibetanas executadas pelas forças de ocupação chinesa.
E me recordo, olhos marejados, de Olga, Pagu, Heleny, Iara, Helenira, Margarida, Ligia, Esmeraldina, Aurora, Zuzu, Sueli, Rose, Dorothy e Marielle...
Como se elas não merecessem os levantes da Batata e da Cinelândia. Como se esses martírios não justificassem as faixas erguidas contra o autoritarismo e a barbárie.
Se existe alguma relação entre o anunciado crescimento de Bolsonaro e as manifestações feministas, deve-se não a elas, mas ao uso deturpado e criminoso das imagens dos atos, manipuladas pela indústria de fake news da direita nacional.
Acordem! Nenhum silêncio subserviente ganhou qualquer guerra contra o fascismo.
A Itália não se livrou do terror mussolinista com subserviência, mas com o sangue e o suor de partigianas como Mimma Bandiera, Carla Capponi, Bruna Bedeschi e Renata Del Din.
E a mãe Rússia somente rechaçou o criminoso exército nazista com a intervenção destemida de companheiras como Roza Shanina e Lyudmila Pavlichenko, snipers competentes e dedicadas.
E tem sido assim, hoje, no território de Rojava, onde um Estado livre, democrático, multiétnico, multirreligioso e cooperativo tem sido construído e defendido, com flores e balas, pelas milícias femininas.
É preciso alçar a voz contra toda e qualquer censura, contra toda e qualquer forma de tortura, contra todo e qualquer sistema repressivo que atente contra a vida humana.
Vivemos uma época de insanidade, maldade e trevas em nosso país. E é justamente agora que as mulheres devem constituir e preservar o lugar de fala da cidadania.
Que ele seja educativo, didático e capaz de reparar os graves danos impostos à frágil teia das relações sociais.
Não há erro grosseiro algum no #elenão. O equívoco monstruoso reside na omissão de quem se esquiva da guerrilha da comunicação.
A falha principal é dos políticos de gabinete, é dos palanqueiros oportunistas que têm sido incapazes de formar as massas para a diversidade.
Eu sinto vergonha. Mas também um estranho entusiasmo, porque nessas horas sempre me vem à mente a frase sediciosa da querida companheira Emma Goldman: "se eu não posso dançar, essa não é a minha revolução".
Ora, sigam em frente, compas! Vamos fazer revolução, e vamos dançar, sim! Juntas e juntos. Que se dane o machismo.
Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Direitos x Privilégios

A imagem pode conter: texto
Desta mesma forma agem muitos empresários e políticos, retirando direitos trabalhistas. Pior é que tem muitos trabalhadores que concordam com eles. Que fazer se ratos pedem raticida? Sempre haverá quem lhes sirva.


Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Respeito aos animais

- Perguntei a carroceiro: Por que duas faixas, uma a favor de Haddad (13) e outra a favor de Bolsonaro (17)?

- Ele respondeu: Vivemos numa democracia. A faixa do Haddad é minha. A do Bolsonaro é do burro.


Esse carroceiro é um exemplo de democrata.

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Charge do dia


Demonizar a política com certeza só benefecia a banca, sistema financero, rentistas, agiotas e os marajás do serviço público. A maioria da população brasileira, composta de pobres e classe média baixa é que paga a conta. Para piorar a gente vê estes assalariados batendo palmas para quem promete lhe tirar direitos. Que fazer quando inseto clama por inseticida? 

Agradeço clique na propaganda dos anunciantes

Bom dia!


Resultado de imagem para amanhecer


A cada novo amanhecer
Temos a oportunidade
De recomeçar
Lutar para realizar
Nossos sonhos e projetos
Agarre esta chance e seja feliz.
Bom dia!