Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Blog do Charles Bakalarczyk: Bonner divulgando pesquisa do Datafolha com Dilma ...

Blog do Charles Bakalarczyk: Bonner divulgando pesquisa do Datafolha com Dilma ...: "Ver e rever a cara do William Bonner e da Fátima Bernardes noticiando, no Jornal Nacional, que a pesquisa do Datafolha aponta Dilma com 8%..."

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Blog do Charles Bakalarczyk: Datafolha não suportou a pressão

Blog do Charles Bakalarczyk: Datafolha não suportou a pressão: "O Datafolha, ops... o Rei está nú! A blogosfera mostra mais uma vez sua força. As duras críticas à pesquisa anterior do Datafolha, que apont..."

Blog do Charles Bakalarczyk: Datafolha não suportou a pressão

Blog do Charles Bakalarczyk: Datafolha não suportou a pressão: "O Datafolha, ops... o Rei está nú! A blogosfera mostra mais uma vez sua força. As duras críticas à pesquisa anterior do Datafolha, que apont..."

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Barbárie no Irã

Jornal de domingo 08 de agosto 2010
Sakineh
Mohammadi Ashtiani
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) denunciou na última quarta-feira (4) a manobra do governo iraniano, que mudou para “assassinato violento” do marido a acusação sobre Sakineh Mohammadi Ashtiani, que havia sido condenada a receber 99 chibatadas e, em seguida, ser apedrejada até a morte pelo “crime” de adultério, apesar de ser viúva. Marisa observou que essa mudança pretende retirar o caso da iraniana do âmbito dos direitos humanos para amenizar os protestos mundiais e impedir sanções de países desenvolvidos. “Nós mulheres não podemos aceitar, em hipótese alguma, em qualquer lugar do mundo, que casos como esses aconteçam e passem em brancas nuvens, como se a gente não fizesse parte da humanidade. É uma discriminação violenta, arbitrária, inadmissível contra as mulheres não só daquele país, mas do mundo. São questões que passam da sabedoria humana. Como se pode imaginar que uma mulher pode ser apedrejada porque, dois anos depois da morte do marido, foi constatado que ela fez sexo com outro homem?”, protestou. Histórico Pivô de campanha internacional contra o Irã, Sakineh Ashtiani está cada vez mais perto da morte por apedrejamento. Acusada de ‘adultério’, Ashtiani sofre desde 2006 quando foi torturada, levou 99 chibatadas e foi condenada a morte por apedrejamento. Desde então, esta mulher de 43 anos está na prisão. Nessa prática desumana a mulher é firmemente enrolada, da cabeça aos pés, com lençóis brancos, enterrada na areia até os ombros e golpeada com pedras grandes até a morte. Campanha Está percorrendo o mundo uma campanha em prol da libertação da iraniana. Diversos países estão se mobilizando no intuito de oferecer asilo para a mulher. Até mesmo o Brasil já se ofereceu e conta com o apoio dos Estados Unidos para isso. Mesmo assim o País de Sakineh se recusa a reabrir o processo. A confirmação da suspensão ou não da execução, pela Suprema Corte Iraniana deve sair ainda esta semana. Até mesmo o advogado da ‘adúltera’ tem sido fortemente pressionado, tanto é que fugiu do País no último dia 28 e foi preso na Turquia. A campanha internacional, encabeçada por familiares da iraniana e ativistas dos direitos humanos daquele País, prevê a assinatura de uma petição em prol da libertação de Sakineh. O manifesto eletrônico já coletou milhares de assinaturas de pessoas do mundo todo que estão inconformadas com este tipo de atitude em pleno século XX

Para assinar o manifesto, basta acessar o seguinte endereço eletrônico: http://www.liberdadeparasakineh.com.br/

Itamaraty esclarece pedido de asilo para a iraniana SAKINEH ASHTIANTI

O Ministério das Relações Exteriores divulgou hoje (13), nota esclarecendo as informações sobre o pedido feito ao Irã de asilo político para a iraniana Sakineh Ashtianti, condenada à morte por adultério. Segundo a nota, o embaixador do Brasil em Teerã, Antonio Salgado, reuniu-se, em 4 de agosto, com o vice-ministro interino para as Américas do Ministério das Relações Exteriores do Irã para transmitir oficialmente o apelo em relação a Sakineh. Na visita também foi tratada oficialmente a oferta do presidente Lula de receber a iraniana no Brasil. 

“O Itamaraty considera que a gestão realizada pelo Embaixador do Brasil em Teerã constitui, do ponto de vista diplomático, formalização da oferta”. 

A resposta foi devido à afirmação do embaixador do Irã no Brasil, Mohsen Shaterzadeh, de que nenhuma oferta formal de asilo político foi feita pelo governo brasileiro em relação ao caso de Sakineh.
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Vai ou não haver segundo turno?

O diretor do Sensus, Ricardo Guedes, acredita que a diferença entre Dilma e José Serra deve crescer. Na pesquisa mais recente do instituto, divulgada em 5 de agosto, Dilma apareceu com 41,6% contra 31,6% de Serra. Guedes viu “paridade” no primeiro debate eleitoral travado entre os candidatos e não consegue enxergar no qual quadro econômico e  político algo que possa provocar uma mudança brusca do eleitorado. Ouça a opinião dele.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Garupa é para quem pode

A gente já sabia e até postei ontem aqui que garupa é para quem pode. Mas é melhor ainda saber dos próprios tucanos que pegar carona com Fernando Henrique Cardoso é rumar para o precipício, o que explica a ausência completa do ex-presidente na campanha de José Serra. 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Dilma pede mobilização

Dilma conclamou à militância a se manter mobilizada para vencer a eleição de outubro. "Por mais que as pesquisas nos sorriam, desçamos do salto alto e vamos para a rua", afirmou, no Rio Grande do Sul.
Ela discursou hoje para cerca de 500 pessoas mobilizadas pelo Movimento Pluripartidário de Prefeitos e Prefeitas pró-Dilma do Estado, na sede da associação médica gaúcha (Amrigs), em Porto Alegre.
O encontro reuniu prefeitos, vice-prefeitos e vereadores que apoiam Dilma do PMDB, PP, PSB, PDT, PC do B e PT. Durante o discurso, a candidata fez diversas comparações com o governo Lula, identificado como "nós", e os governos tucanos de Fernando Henrique Cardoso, no âmbito federal, e José Serra, em São Paulo, que qualificou como "eles".
De FHC, criticou o aumento da dívida pública e ironizou ao dizer "eles é que são grandes gestores". De Serra, criticou os pedágios que, segundo ela, "escondem impostos por outorgarem as praças às operadoras que pagam mais". Ainda hoje, Dilma receberá também o apoio do PDT do Rio Grande do Sul. 

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Etiqueta

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permência,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É doce estar na moda, ainda que estar na moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio
Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
- Qualquer principalmente -.
E nisto me comprazo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Resumia uma estética.
Hoje, sou costurado,
Sou tecido,
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é coisa.
Eu sou a coisa, coisamente.
- CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE -
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém

Dilma, pediu cautela com os últimos resultados das pesquisas eleitorais em encontro com prefeitos do RS.
"Por mais que as pesquisas sorriam, descemos do salto alto, vamos para a rua", disse Dilma após encontro em Porto Alegre que reuniu prefeitos do PTB, PDT, PMDB, PSB e PP.
Pela primeira vez nesta eleição, Dilma superou o adversário José Serra (PSDB) em pesquisas de preferência eleitoral no Rio Grande do Sul.
A pesquisa Ibope de 5 de agosto registrou um índice de 42 por cento a favor de Dilma contra 40 do tucano.
Falando a cerca de 500 pessoas, ela reforçou no encontro a importância de um arco de alianças amplo e criticou a capacidade de gestão financeira dos governos tucanos.
"Que gestão financeira capaz é essa que vendeu 100 bilhões (de reais) do patrimônio público e elevou de 20 para 60 por cento a dívida pública?", indagou a candidata.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

3 pesquisas antecedem propaganda eleitoral

Principal aposta dos candidatos à Presidência da República, o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão começa no próximo dia 17 [terça-feira] embalado por 3 novas pesquisas de opinião, que serão divulgadas até lá.
A introdução dos meios de comunicação de massa como ferramentas de campanha marca o início de uma nova etapa na corrida ao Palácio do Planalto. Todos esperam subir nas pesquisas com a exposição diária na televisão.
A nova rodada de pesquisas vai mostrar a posição dos candidatos na largada para essa nova fase. O resultado da nova pesquisa do Instituto Datafolha deve ser divulgado na noite desta sexta-feira.
Na próxima segunda-feira, 16, será divulgado novo levantamento Vox Populi. Os resultados da nova pesquisa Ibope saem até terça-feira.
Com 50 minutos de duração, a campanha no rádio e na televisão vai ao ar diariamente, menos aos domingos, até o dia 30 de setembro. Três dias depois, 3 de outubro, ocorre o primeiro turno da eleição.
A campanha começa pela propaganda dos candidatos a presidente da República, que será veiculada às terças-feiras e quintas-feiras e aos sábados. Com 25 minutos de duração, será exibida às 7 horas e reprisada às 12 horas no rádio. Na televisão, vai ao ar às 13 horas, com reprise às 20h30. Os 25 minutos restantes do tempo nesses dias são reservados à propaganda dos candidatos a deputado federal.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

No rodízio

Pior é que é assim mesmo!



  - Estômago: - Cara, manera aê com o que vai comer. Essa semana foi foda. Manda uns vegetais pra dentro, porque as coisas no intestino estão feias.
 Primeiro prato (800g): Arroz, feijoada, cupim, picanha, coração de galinha e tomate.
- Estômago: - Tá de sacanagem, né? Duas rodelas de tomate? E essas carnes mal-passadas? Pelo menos mastiga direito essa porra.
Segundo prato (550g): Arroz, costela, picanha, alcatra e salada de maionese.

- Estômago: - Chega de carne, cara, não cabe mais nada aqui. Lembra daquela úlcera? Tá faltando pouco pra cicatriz abrir. Tu quer fuder com tudo, né ? Manda um pouco de água.
Bebida: Coca-Cola 600ml.
- Estômago: - Seu imbecil, eu falei um pouco de água.
- Eu: - Ué, Coca-Cola tem água. E ainda ajuda a dissolver a carne.
- Estômago: - Coca-cola tem o inferno dentro, porra. Tá fudendo aqui com o suco-gástrico. 
- Esposa: - Amor, com quem você tá falando?
- Eu: - Nada, não, tô pensando alto.
Sobremesa: 300g de pudim.
- Estômago: - Eita porra, cabe mais não. Tá ouvindo? 
- Intestino: - O que tá acontecendo aí em cima? Que zona é essa? 
- Estômago: - O cara tá empurrando comida. Agora veio pudim pra dentro. Não sei mais o que fazer.
- Intestino: - Vamos mandar direto.
- Estômago: - O quê?
- Intestino: - É isso aí, operação descarga.
- Estômago: - Cara, o cérebro não vai gostar.
- Intestino: - Foda-se o cérebro, ele nunca veio aqui embaixo pra saber como são as coisas.
- Estômago: - Vamos dar mais uma chance pra ele. Eu acho que ele não vai mais...
Bebida 2: Cafezinho.
Estômago - Filho de uma puta. Vou explodir.
Intestino - Operação descarga iniciando. Anda, libera o canal do duodeno que eu já tô conversando com o esfíncter.
Coração - Que que tá havendo aí embaixo? A adrenalina tá aumentando muito.
Intestino - Operação descarga.
Coração - Quem autorizou isso? O cérebro não me mandou nada.
Estômago - Foda-se aquela geléia! Nem músculo tem. 
Intestino - É isso aê, foda-se essa géleia inútil. Vinte segundos pra abrir o esfíncter anal. Quero ver o ânus arder com esse suco gástrico.
Esposa - Amor, você tá passando bem? Tá suando todo, aonde você vai? 
Eu - Preciso ir ao banheiro, urgente. Paga a conta e me espera no carro.
Esposa - O que você comeu?
Eu - Não sei. Acho que foi o tomate.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

TRAIÇÃO POR JUSTA

O marido chega em casa e pega a esposa, na cama, com um garotão, 25 anos, forte, bronzeado, cheio de amor pra dar...

Arma o maior barraco, mas a mulher o interrompe:

-Antes, você deveria ouvir como tudo isso aconteceu...

Andava na rua, vi esse jovem maltrapilho, cansado e faminto. Então, com pena do estado dele, eu o trouxe para casa.

Dei a ele aquela Refeição que eu havia preparado para você ontem E como você chegou tarde e satisfeito com o tira-gosto do boteco, não comeu, e eu guardei o jantar na geladeira, lembra-se?

Ele estava descalço, então dei a ele aquele seu par de Sapatos que, como foi minha mãe que te deu, você nunca usou.

Ele estava com sede e eu servi aquele vinho que estava Guardado...
Para aquele sábado que você prometeu mas que nunca Chega...
Pois num dia é futebol, noutro poker, noutro pescaria, noutro peteca,noutro lavando o carro e assim por diante.

As calças estavam rasgadas, dei-lhe aquele seu jeans Semi-novo...
Ainda estava em perfeito estado, mas não cabia mais em você.

Como ele estava sujo, aconselhei-o a tomar um banho....
Fazer a barba, então dei a ele aquela loção francesa novinha que você nunca usou, porque acha fedorenta.

Daí, quando ele já Ia embora, perguntou:
Dona, tem mais alguma coisa que seu Marido não usa mais?

- Nem respondi!!!!!!!.............
Dei logo!!!

(Moral da história: Mulher só trai por justa causa)

A goiabada da Vovó



Ilustríssimos Colegas da Mesa, Senhor Presidente, meus queridos alunos, Senhoras e Senhores. 



Para mim é um privilégio ter sido escolhido paraninfo desta turma. Esta é como se fôra a última aula do curso. O último encontro, que já deixa saudades. Um momento festivo, mas também de reflexão.



Se  eu fosse escolhido paraninfo  de uma turma de  direito, talvez eu falasse  a importância do advogado  que defende a justiça  e não apenas o  réu. Se eu fosse  escolhido paraninfo de  uma turma de medicina,  talvez eu falasse da  importância do médico  que coloca o amor  ao próximo acima dos  seus lucros profissionais. Mas,  como sou paraninfo de  uma turma de engenheiros,  vou falar da importância  do engenheiro para o  desenvolvimento do Brasil. 



Para  começar, vamos falar  de bananas e do  doce de banana, que  eu vou chamar de  bananada especial, inventada  (ou projetada) pela  nossa vovozinha lá  em casa, depois que  várias receitas prontas  não deram certo. 
É isso mesmo. Para entendermos a importância do engenheiro vamos falar de bananas, bananadas e vovó.


A  banana é um recurso  natural, que não sofreu  nenhuma transformação. 

A  bananada é = 
a  banana + 
outros  ingredientes + 
a  energia térmica  fornecida  pelo fogão + 
o  trabalho da vovó... 
e  + 
o  conhecimento, ou tecnologia  da vovó.


Bem,  a vovó é a dona  do conhecimento, uma  espécie de engenheira  da culinária. 

E  a vovó? 
A  bananada é um produto  pronto, que eu vou chamar de riqueza.


Agora,  vamos supor que a  banana e a bananada  sejam vendidas.

Um quilo de banana custa um real. 

Já um quilo da bananada custa cinco reais.

Por que essa diferença  de preços?



Agora,  quando a vovó, ou  a indústria, faz a  bananada, ela cria empregos  na indústria  do açúcar, da cana-de-açúcar, do gás de cozinha, na indústria de fogões, de panelas, de colheres  e até na de embalagens, porque tudo isto é  necessário para se  fabricar a bananada. 

Porque quando nós colhemos um cacho de bananas na bananeira, criamos penas um emprego: o de colhedor de bananas. 
Resumindo: 1kg de bananada é  mais caro do que 1kg de banana porque a bananada é igual banana mais tecnologia agregada, e a sua fabricação criou mais empregos do que simplesmente colher o cacho de bananas da bananeira. 
Agora vamos falar de outro exemplo que acontece  no dia-a-dia no comércio mundial de mercadorias. 
Em  média: 1kg de soja custa US$ 0,10 1kg de automóvel custa US$ 10, isto é,  100 vezes mais, 1kg  de aparelho eletrônico custa US$ 100, 1kg  de avião custa US$1.000 (10mil quilos de soja) e 1kg de satélite  custa US$ 50.000. 
Vejam, quanto mais tecnologia  agregada tem um produto,  maior é o seu  preço, mais empregos  foram gerados na sua  fabricação.


Os  países ricos sabem disso muito bem. Eles investem na pesquisa  científica e tecnológica. 

Por exemplo: eles nos vendem uma placa de computador que pesa  100g por US$ 250. 

Para  pagarmos esta plaquinha  eletrônica, o Brasil  precisa exportar 20  toneladas de minério  de ferro. 
  A fabricação de placas de computador criou milhares de bons empregos lá no estrangeiro, enquanto que a extração do minério de ferro, cria pouquíssimos e péssimos empregos aqui no Brasil. 
O Japão é pobre em  recursos naturais, mas é um país rico.
O Brasil é rico em energia e recursos naturais, mas é um país pobre.

Os países ricos, são ricos materialmente porque eles produzem riquezas.

Riqueza vem de rico. Pobreza vem de pobre.

País pobre é aquele que não consegue produzir riquezas para o seu povo.

Se conseguisse, não  seria pobre, seria país  rico. 



Gostaria  de deixar bem claro três coisas:

1º)  quando me refiro à  palavra riqueza, não  estou me referindo a  jóias nem a supérfluos.  Estou me referindo àqueles  bens necessários para  que o ser humano  viva com um mínimo  de dignidade e conforto;

2º) não estou defendendo o consumismo materialista como uma forma de vida, muito pelo contrário;

3º)  e acho abominável aqueles  que colocam os valores  das riquezas materiais  acima dos valores da  riqueza interior do  ser humano.  

Existem  nações que são ricas, mas que agem de forma extremamente pobre e desumana em relação a outros povos.


Creio que agora posso falar do ponto principal.  

Para que o nosso Brasil torne-se um País rico, com o seu povo vivendo com dignidade,  temos que produzir mais  riquezas. 
  Para tal, precisamos de conhecimento, ou tecnologia já que temos abundância de recursos naturais e energia.  
E  quem desenvolve tecnologias  são os cientistas e  os engenheiros, como  estes jovens que estão  se formando hoje. 
  Infelizmente, o Brasil é muito dependente da tecnologia externa.
Quando fabricamos bens com alta tecnologia, fazemos apenas a parte final da produção.


Por  exemplo: o Brasil produz  5 milhões de televisores  por ano e nenhum  brasileiro projeta televisor. O miolo da TV, do telefone celular  e de todos os aparelhos  eletrônicos, é todo importado.   



Somos meros montadores de kits eletrônicos. 

  Casos semelhantes também acontecem na indústria mecânica, de remédios e, incrível, até na de alimentos.
O Brasil entra com a mão-de-obra barata e os recursos naturais. Os projetos, a tecnologia, o chamado pulo do gato, ficam no estrangeiro, com os verdadeiros donos do negócio.

Resta ao Brasil lidar  com as chamadas caixas  pretas. 



É importante compreendermos que os donos dos projetos tecnológicos são os donos das decisões econômicas, são os donos do dinheiro, são os donos das riquezas do mundo.


Assim como as águas dos rios correm para o mar, as riquezas do mundo correm  em  direção aos países detentores das tecnologias avançadas.

A dependência científica e tecnológica acarretou para nós brasileiros a dependência econômica, política e cultural.

Não podemos admitir a continuação da situação esdrúxula, onde 70% do PIB brasileiro é controlado por não residentes.

Ninguém pode progredir entregando o seu talão de cheques e a chave de sua casa para o vizinho fazer o que bem entender.



Eu tenho a convicção que desenvolvimento científico e tecnológico aqui no Brasil garantirá  aos brasileiros a soberania  das decisões econômicas,  políticas e culturais. 

Garantirá  trocas mais justas no  comércio exterior.
Garantirá a criação de mais e melhores empregos.



E, se toda a produção de riquezas for bem distribuída, teremos a erradicação dos graves  problemas sociais. 

O curso de engenharia da PUC, com todas  as suas possíveis deficiências, visa a formar engenheiros capazes de desenvolver tecnologias.
É o chamado engenheiro de concepção, ou engenheiro de projetos.



Infelizmente, o mercado nacionalizado nem sempre aproveita todo este potencial  científico dos nossos engenheiros.

Nós, professores, não podemos nos curvar às  deformações do mercado.

Temos que continuar formando engenheiros com conhecimentos iguais aos melhores do mundo.



Eu posso garantir a todos os presentes, principalmente aos pais, que qualquer um destes formandos é tão ou mais inteligente do que qualquer engenheiro americano, japonês  ou alemão.  

Os meus quase trinta anos de magistério, lecionando  desde o antigo ginásio até a universidade, dá-me autoridade para  afirmar que o brasileiro  não é inferior a  ninguém, pelo contrário, dizem até que somos  muito mais criativos do que os habitantes do chamado primeiro mundo.


O que me revolta, como professor cidadão, é  ver que as decisões  políticas tomadas por  pessoas despreparadas ou corruptas, são responsáveis  pela queima e destruição  de inteligências brasileiras  que poderiam, com o conhecimento apropriado, transformar o nosso Brasil num país florescente, próspero e socialmente  justo.  

Acredito que o mundo ideal  seja aquele totalmente  globalizado, mas uma  globalização que inclua a democratização das decisões e a distribuição justa do trabalho e das riquezas.
Infelizmente, isto ainda está longe de acontecer, até por limitações físicas da própria natureza.

Assim, quem pensa que a solução para os nossos problemas virá lá de fora, está muito enganado.



O dia que um presidente da República, em vez de ficar passeando como um dândi pelos palácios do primeiro mundo, resolver liderar um autêntico projeto de desenvolvimento  nacional, certamente o Brasil vai precisar, em todas as áreas, de pessoas bem preparadas.


Só  assim seremos capazes de caminhar com autonomia e tomar decisões que beneficiem verdadeiramente a sociedade brasileira. 

Será a construção de um Brasil realmente moderno, mais justo, inserido de forma soberana na economia mundial e não como um reles fornecedor de recursos naturais e  mão-de-obra aviltada.



Quando isto ocorrer, e eu espero que seja em breve, o nosso País poderá aproveitar de  forma muito mais eficaz a inteligência e o preparo intelectual dos brasileiros e, em particular, de todos vocês, meus  queridos alunos, porque vocês já foram testados  e aprovados.


Finalmente, gostaria de parabenizar a todos os pais pela contribuição positiva que deram à nossa sociedade possibilitando a formação dos seus filhos no curso de engenharia da PUC.

A alegria dos senhores, também é a nossa  alegria.

Muito Obrigado."


Prof.  Jorge Ferreira da Silva

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !