Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Serra em declínio

As pesquisas Vox Populi/Band e Datafolha divulgadas no fim de semana trazem, em comum, a confirmação de um cenário de estabilidade na disputa presidencial, já apontado anteriormente. 

Tudo indica que no pós-Copa do Mundo, o eleitor ainda não viu motivos para alterar significavamente sua atenção quanto às eleições ou modificar o quadro anterior. 

As mudanças podem vir a partir da série de entrevistas que os presidenciáveis concedem a partir do dia 2 ao Jornal Nacional da Rede Globo, dos debates que se iniciam dia 5 - data do primeiro, na Rede Bandeirantes - e com a propaganda do horário eleitoral gratuito que se inicia no dia 17 de agosto. Continua>>>
siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

A etiqueta do Facebook




Como cuidar de sua imagem e de sua carreira na maior rede social do mundo.

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Se eu for embora é pro nosso bem! ELIZABETH 11 08 14 23 wmv

TAV - Trem de Alta Velocidade

 Nos últimos dias, muito se tem falado sobre a implantação do Trem de Alta Velocidade (TAV) no corredor Campinas-São Paulo-Rio de Janeiro.
O TAV antecipará a solução para os graves problemas de estrangulamento dos sistemas aéreo e rodoviário naquele corredor. A alternativa a ele é o investimento maciço na ampliação de rodovias e aeroportos, com impactos negativos conhecidos ao meio ambiente e na qualidade de vida da população da região.
Este erro foi cometido outras vezes. Na década de 80, o país investiu na ampliação do transporte urbano por ônibus e não por metrô. O raciocínio era de que com o custo de 1 km de metrô seria possível comprar diversos ônibus e construir vários kms de vias exclusivas nos centros urbanos. Os resultados são conhecidos.
O TCU chegou a propor ajustes para o TAV e indicar a necessidade de se definir previamente um projeto a ser seguido pelos investidores. Abandonou esta linha quando demonstramos que os ajustes significariam um aumento de quase 20% no valor referencial, e a rigidez no projeto fatalmente dirigiria a licitação a uma tecnologia. Os estudos referenciais foram preparados em bases técnicas adequadas, mas abertos aos ajustes que permitissem a cada tecnologia aportar suas vantagens comparativas.
Numa concessão, temos que definir um teto para a remuneração dos investimentos e os estudos técnicos buscaram estabelecer custos para o projeto que representam um desafio para a realização do melhor retorno aos investidores. Quanto maior for o custo do projeto, menor o retorno econômico do concessionário.
Não há previsão de recursos públicos a fundo perdido. Há financiamento em condições de juros e prazos compatíveis com este tipo de investimento e outra parte como capital na SPE, com retorno igual ao dos outros acionistas.
Existe uma unanimidade entre os especialistas em trens de alta velocidade no sentido de que não há nenhuma situação no mundo em que se aplica esta tecnologia em condições tão favoráveis como o corredor Rio-São Paulo-Campinas. O risco existente é o daquela região se estagnar e de que não se aprofunde o processo de inclusão social e de distribuição de renda em curso no país. Este é o risco que o Governo está assumindo neste projeto. 
Bernardo Figueiredo, Diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Seleção brasileira de futebol convocada

Goleiros
Renan - Avaí 
Jefferson - Botafogo 
Victor - Grêmio
Laterais
Rafael - Manchester United 
Marcelo - Real Madrid 
André Santos - Fenerbahçe 
Daniel Alves - Barcelona
Zagueiros
David Luiz - Benfica 
Henrique - Racing Santander 
Réver - Atlético-MG 
Thiago Silva - Milan
Meias
Ederson - Lyon 
Carlos Eduardo - Grêmio 
Hernanes - São Paulo 
Sandro - Internacional 
Paulo Henrique Ganso - Santos 
Lucas - Liverpool 
Jucilei - Corinthians 
Ramires - Benfica
Atacantes
Robinho - Santos 
Neymar - Santos 
Alexandre Pato - Milan 
André - Santos 
Diego Tardelli - Atlético-MG

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Dilmasia com tudo

O eleitorado de Minas Gerais envia boas notícias para Dilma Rousseff
A “Dilmasia”, aquela operação de bastidor para trair o candidato José Serra e entregar parte dos votos federais do PSDB a Dilma e dos estaduais do PT ao tucano Antonio Anastasia, tem crescido de forma lenta e regular. 
A Dilmasia já conquistou a adesão de uma fatia importante da imprensa do Estado, com dificuldade para aliar-se a Serra depois de fazer a defesa da candidatura presidencial de Aécio Neves.

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Datafolha e Vox Populi convergem na espontânea

Maria Cristina Fernandes – VALOR

Significativas nos resultados estimulados, quando os leitores são chamados a responder em quem pretendem votar diante de uma ficha com o nome dos candidatos, as diferenças trazidas entre as pesquisas de intenção de voto do Datafolha e do Vox Populi do fim de semana são muito mais reduzidas no cenário em que o eleitor fala espontaneamente em quem vai votar. A começar pela indefinição.
A dois meses e meio do primeiro turno, metade dos eleitores, quando o entrevistador começa a abordagem, ainda não sabe em quem votar. No Datafolha, a indefinição crava 50% e, no Vox Populi, fica em 45%. O alheamento do eleitor diante das eleições é medido ainda por uma das perguntas incluídas na pesquisa do Vox Populi. “Que você se lembre, esta semana você conversou sobre política, governo, partidos ou eleições? (Se sim) Com quem você conversou?”. Oito em cada dez entrevistados não conversaram sobre política naquela semana em que os jornais trouxeram profusões de notícias sobre as acusações da chapa José Serra/Indio da Costa de envolvimento do PT com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).
Entre aqueles que, espontaneamente, declaram ter candidato, as divergências são menores do que nas perguntas estimuladas, quando o Datafolha apresenta a vantagem de Serra por um ponto percentual e o Vox Populi vê Dilma Rousseff oito pontos à frente.
Espontaneamente instados a se pronunciar sobre seu voto, o eleitor, em ambas as pesquisas, coloca Dilma à frente, por 21% (Datafolha) ou 28% (Vox Populi). O Datafolha colhe ainda respostas no “candidato do Lula” e no “candidato do PT” em separado que somam quatro pontos percentuais. Na suposição de que esses eleitores descobrirão nos próximos 75 dias que Dilma é a candidata que se encaixa nesta resposta, a adesão espontânea a seu nome pularia para 25%, o que deixa o Datafolha ainda mais próximo do Vox Populi.
Serra tem 16% na espontânea do Datafolha e 21% na do Vox Populi. Ambas as pesquisas ainda colhem 4% para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também praticamente coincidem no que registram para Marina (PV) – 4% (Datafolha) e 5% (Vox Populi).
Um ponto importante nas diferenças metodológicas é que o Datafolha faz entrevistas na rua e o Vox Populi vai à casa dos entrevistados. Ambos os institutos utilizam dados do IBGE para montar suas amostras.
O Vox Populi argumenta contra a pesquisa feita na rua que não há como checá-la – e 20% dos questionários tem que passar por esse processo para cumprir padrão internacionalmente estabelecido – a não ser por telefone, o que restringe a amostra. Nos cruzamentos do Vox, os resultados colhidos exclusivamente junto ao universo de eleitores com telefone coincidem com os da pesquisa geral do Datafolha. Ao fazer essa amostra, o Vox Populi avalia excluir 35% do eleitorado.
Em defesa da pesquisa de rua, o Datafolha argumenta que a sondagem em domicílio exclui moradores de alguns prédios e favelas que não permitem a entrada do entrevistador e que há outros meios de checagem além do telefone.
Ainda que estas metodologias distintas ajudem a explicar as diferenças, não há uma extraordinária relevância estatística nos números da discórdia. Além disso, margens de erro não são um simples colchão de conforto para os institutos, e sim a admissão de que a metodologia não é imune a falhas.
As equipes dos candidatos, que, neste momento da disputa, usam os números para passar o chapéu entre os financiadores, sempre vão achar que a pesquisa que os favorece é a melhor. Em qualquer lugar do mundo, é natural que pesquisas divirjam, especialmente a esta altura da campanha, com tamanho grau de indefinição do eleitorado.
Os institutos de pesquisa vivem de sua credibilidade e o restrospecto das campanhas eleitorais no Brasil ensina que os erros mais abissais são nela debitados. É pelo acúmulo de erros e acertos que as metodologias são afinadas em busca de um resultado mais fidedigno. Exatidão mesmo, só no resultado das urnas e este, felizmente, não há como prever.

siga o blog no Twitter
 L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Lula apresentará o programa da Dilma

A participação do presidente Lula na campanha da Dilma, não ficará restrita aos palanques. Lula terá um papel importante a desempenhar na propaganda eleitoral da petista no rádio e na televisão: ele será o apresentador do programa de Dilma, que terá mais de 10 minutos de duração.

Logo no primeiro programa, segundo a edição desta segunda-feira do jornal O Estado de S. Paulo, Lula vai mostrar Dilma como a responsável pelas principais obras de seu governo, inclusas nos PACs 1 e 2. Além disso, o presidente vai reforçar ao eleitorado a tese de que, com Dilma no governo, nenhum programa social implementado por ele corre o risco de desaparecer.

Oficialmente, o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV começa no dia 17 de agosto. Até lá, o marqueteiro do PT, João Santana, vai manter em sigilo absoluto o conteúdo dos programas de Dilma. Até mesmo a assessoria do comando da campanha, segundo o Estado de S. Paulo, é vetada nos locais onde os pilotos dos programas têm sido gravados.

Santana vai utilizar nos programas de Dilma as mesmas técnicas com que produziu os programas de Lula durante a campanha à reeleição, em 2006. O marqueteiro vai abusar dos efeitos especiais, com o objetivo de atrair a curiosidade do telespectador. Por exemplo, sempre que houver menção ao petróleo na camada pré-sal, um gráfico surgirá na tela para demonstrar a profundidade do óleo e a engenharia e a logística para retirá-lo.

Também farão parte do programa de Dilma imagens de sua viagem à Europa, quando se encontrou com os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, e da União Europeia (UE), José Manuel Durão Barroso, e com os primeiros-ministros da Espanha, José Luís Zapatero, e de Portugal, José Sócrates.

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Campanha eleitoral - Corpo a Corpo


siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Valeu em 2010, valerá em 2014

A vitória virá com a comparação
Os votos tirados por Marina Silva foi de fato uma surpresa para todos [o pv, psdb, pt, institutos de pesquisas e demais profissionais envolvidos na eleição]. Mas, que ninguém cometa outro erro pensando que a declaração de apoio de Marina ou do PV a Dilma ou Serra significa que a maioria destes votos irão para o candidato(a).

E mais, provavelmente Marina cometa o grave erro de ficar em cima do muro e/ou só declarar o voto a poucos dias da votação, o que significa ficar escanchada em cima do muro, uma perna em cada lado e a bunda bem sentada.

Acredito que o debate será mesmo a comparação entre o [des]governo FHC/Serra/TucaDemos e o governo Lula/Dilma/PT e Aliados.

Que Dilma mostre os números e o futuro que já vislumbramos com os investimentos da petrobras, pré-sal, transnordestina, transposição do São Francisco, siderugicas, habitação, saneamento etc, etc,etc...

Ah, e que explore bastante a comparação do salário mínimo de hoje e o do tempo deles.

Tenho convicção que a comparação é positiva por demais para gente.

Acredito no nosso discernimento e da resposta positiva nas urnas.

Dia 31 elegeremos Dilma!!!


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

States não tem moral para falar em "Direitos Humanos"

A descoberta em 92 mil documentos secretos dos Estados Unidos, de que na Guerra do Afeganistão o país tem tropas de extermínio para matar insurgentes afegãos e que centenas de mortes de civis não vieram a público, mostra a absoluta e total falta de autoridade do governo e do país para ditar regras e fazer julgamentos sobre direitos humanos.

Os fatos agora públicos revelam uma política de Estado, de governos, apoiada amplamente pelos partidos Democrata e Republicano e de conhecimento dos líderes e da elite do pais. Provam o uso contínuo e permanente da tortura e do assassinato sem julgamento para liquidar lideranças que se opõem aos EUA.

Fora o uso que eles continuam a fazer da intervenção política e militar clandestina, das conspirações, pressões, bloqueios e sabotagens econômicas, e seu apoio, com recursos financeiros, à oposição, às lideranças destas e à midia conservadoras, bem como a sindicatos e a ONGs.

Os casos emblemáticos da Guatemala em 1954 e do Chile em 1973 e as tentativas de assassinar as lideranças cubanas, hoje todas comprovadas por documentos oficiais, são só parte do amplo histórico que agora ressuscita com a publicação desses papéis pelo site Wikileaks. Continua>>>

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Pesquisa espontânea mostra a preferência do eleitorado por Dilma

Image
Mesmo trazendo o empate técnico entre José Serra e Dilma Rousseff, a pesquisa Datafolha traz informações importantes:

Dilma tem potencialmente a seu favor as respostas dos 4% que declaram querer votar no presidente Lula; 
outros 3% respondem ter intenção de escolher o "candidato do Lula" e 1% quer um "candidato do PT". 
Assim, temos 8% de votos que podem e devem, em sua maioria, migrar para Dilma, que na espontânea está na frente, 21% a 16%. Fora isso, Serra caiu 3%. 
No item rejeição Serra perde também e, pior, sua rejeição cresceu 2%, para 26%, enquanto a de Dilma caiu 1% e tem agora 21%. 
No segundo turno, Dilma tem 46% e Serra 45%...Continua>>>
siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Sobral completa 237 anos de conquistas

Sobral Esta cidade da Zona Norte do Estado, considerada como uma das melhores cidades do Brasil no que diz respeito a qualidade de vida, chega aos 237 anos de emancipação política. Lá estão instaladas diversas universidades, o que comprova a intensa atividade cultural da cidade. Principal município da região, o segundo mais importante em termos econômicos e culturais do Estado e o terceiro em número populacional do Ceará - com cerca de 190 mil habitantes -, ficando atrás da Região Metropolitana de Fortaleza e Juazeiro, no Cariri.



O estudo dos primeiros caminhos traçados na região foi fundamental para a compreensão da formação do espaço territorial sobralense. As trajetórias das boiadas constituíram caminhos que convergiam para a área em que se localizava a Fazenda Caiçara. Esta, geograficamente bem disposta, pela proximidade das águas do Rio Acaraú e do celeiro dos gêneros alimentícios na Serra da Meruoca, aglutinou em seu entorno atividades que fixaram os novos moradores e trabalhadores.



A Fazenda Caiçara servia ainda como ponto de referência na região da Ribeira do Acaraú, para a organização das boiadas com destino a Pernambuco, Maranhão e Bahia. Da fazenda, as boiadas partiam em comboio para proteger-se contra saqueadores e índios bravios. Assim, capitaneada pelo comércio do gado, iniciou-se uma rede de trocas na região. Dos centros comerciais receptores da carne seca, eram trazidos diversos produtos e escravos que ali chegavam pelos portos de Camocim e Acaraú.



Por um lado, Sobral é uma cidade que, por suas características aristocráticas e monumentos um tanto inusitados como o Arco do Triunfo (erigido em 1953, pela passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima por Sobral), gera uma série de mitos sobre si e seus habitantes. Ou por ter sediado eventos importantes como a constatação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, por meio de um eclipse lunar observado na cidade, em 1919. Continua>>>

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Blog do Charles Bakalarczyk: Datafolha “confunde” sem-telefones com sem-títulos...

Blog do Charles Bakalarczyk: Datafolha “confunde” sem-telefones com sem-títulos...: "Tem pesquisa que é para pinguins: fria mesmo! Todos se perguntam qual a razão da diferença entre o resultado da pesquisa do Vox Populi, que ..."

siga o blog no TwitterL3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

O que "vazou" do tucademo Eduardo Jorge


siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Debate entre coordenadores das campanhas de Dilma, Marina e Serra

O Instituto Trata Brasil promove hoje, das 09h00 às 12h00, um debate com os coordenadores de campanha de Dilma Rousseff, o deputado José Eduardo Cardozo; 
de José Serra, o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo Xico Graziano; 
e de Marina Silva, o ambientalista João Paulo Capobianco.

A mediação será do Embaixador do Instituto Trata Brasil e Âncora da CBN, Adalberto Piotto. O debate será transmitido ao vivo pelo site www.tratabrasil.org.br.

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Direita, esquerda, centro

Fernando de Barros e Silva
Há no Brasil uma direita escandalosa e disposta a se escandalizar com tudo. Sua representação é mais midiática do que propriamente política. E o lulismo tem a ver com uma coisa e outra.
Ao mesmo tempo em que o êxito do governo (e, em particular, de Lula) inibiu a emergência de uma opção de direita puro-sangue à sua sucessão, também desinibiu, pela mesma razão, o ressentimento ou às vezes o ódio de setores que se julgam ameaçados pela nova ordem.
A base social dessa direita, para quem o mundo virou de ponta-cabeça, não são exatamente os detentores da riqueza extrema, que vão muito bem e talvez daqui a pouco tenham saudade.
Nem, é claro, a massa pobre, que já esteve em situação pior e sentirá a falta de Lula.
A direita estridente, cínica ou raivosa, fala a (e por) setores de uma certa alta classe média, que teve seus sonhos ou pretensões de exclusivismo azedados pela emergência da "nova classe média".
Assinante do jornal leia mais em Direita, esquerda, centro

siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Mulheres celebram vitória e alertam contra câncer de mama

Em Porto Alegre, mulheres celebram vitória e alertam contra câncer de mama
    Centenas de mulheres que venceram o câncer de mama, parentes, amigos e profissionais da saúde participaram ontem, em Porto A|egre, da 7ª Caminhada das Vitoriosas promovida pelo Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama). Carregando faixas e vestindo camisetas cor de rosa, símbolo do movimento, as manifestantes encerraram as atividades da Semana [...]


siga o blog no Twitter 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Dilma homenageia dona Lindu

Dilma homenageou a mãe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, dona Lindu, durante comício em Garanhuns, onde ele nasceu. Ao falar de esperança, termo usado por Lula em suas duas campanhas, Dilma citou o exemplo da mãe de Lula.

“Quero aqui fazer uma homenagem à dona Lindu, que botou seus filhos em um caminhão pau de arara e foi, com esperança, construir uma vida melhor. A dona Lindu não sabia, e infelizmente não soube, que um de seus filhos seria um dos maiores presidentes que este país jamais teve”, disse Dilma, em discurso de improviso.

O comício é o segundo do roteiro da candidata combinado com a agenda de Lula. Mais cedo, ele lançou o programa Um Computador por Aluno em Caetés, a 13 quilômetros de Garanhuns. (a casa onde Lula nasceu fica em Caetés. À época, Caetés era distrito de Garanhuns.)

Dilma participou de um comício com a presença do candidato a reeleição ao governo de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e de outras lideranças. A cidade, que fica no Agreste de Pernambuco e é conhecida como a Suíça pernambucana devido ao seu clima frio, estava lotada de turistas que participavam o tradicional Festival de Inverno, que há 20 anos é organizado em Garanhuns.

O primeiro a falar foi o prefeito de Garanhuns, Luiz Carlos de Oliveira (PDT), que teve que enfrentar vaias de parte da plateia. Ele foi eleito com o apoio de Jarbas Vasconcelos, principal adversário de Eduardo Campos na disputa pelo governo de Pernambuco. Em seu socorro, saiu o próprio presidente Lula. 

“Deixem as vaias para aqueles que não vão votar nem na Dilma nem no Eduardo Campos.”

O escritor Ariano Suassuna também esteve presente no palanque. Ele foi recebido com o tradicional hino do bloco Madeira do Rosarinho, Madeira que Cupim não Rói, de autoria de Capiba. Suassuna cantou a música junto com a plateia.

Dilma ressaltou que o governo do presidente Lula promoveu uma verdadeira “revolução pacífica” no Brasil com a inclusão das pessoas mais pobres na classe média. “Queria dizer para vocês que fizemos mais que uma transformação, fizemos uma verdadeira revolução pacífica neste país, com grandes obras de infraestrutura, com escolas universitárias e escolas de ensino técnico. Além disso tudo, criamos valor fundamental, reconhecemos a todos os brasileiros a sua situação fundamental. Demos respeito ao nosso povo”, disse a candidata.

Durante comício em Garanhuns, Lula disse que confia em Dilma. “Esta é uma mulher que eu daria um cheque em branco. Esta é uma mulher que eu daria meu carro para fazer uma viagem”, disse o presidente, que também lembrou a luta de Dilma contra a ditadura militar. Lula afirmou que ela foi presa por lutar por liberdade em um tempo em que era proibido falar em liberdade.

O presidente lembrou também as torturas que Dilma sofreu na prisão. 

“Essa mulher foi barbaramente torturada. Não existe nada mais grave que o ser humano possa fazer com o outro do que torturar. Vocês sabem por que Jesus Cristo foi torturado”, disse. 

“Cicatrizes no corpo dela certamente já sararam. Mas o que é mais fantástico é que sararam a alma dela e a consciência dela”, completou o presidente.


siga o blog no Twitter
 L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !