Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Fardas & fardos

Pra desopilar...
Rir é o melhor remédio!

da/do blog/revista The i-piauí Herald

Curupira - Um manifestante invadiu a redação da revista Fardas & Fardos gritando palavras de ordem: "Da democracia, da democracia eu abro mão / Mas tirem do PMDB o controle do blocão", repetia, desarvorado, enquanto desembainhava uma cimitarra para, num lance rápido, cortar a Constituição em 15 pedaços.
Em seguida, o indivíduo, identificado apenas como J. Bolsonaro, sacou uma pistola e exigiu uma intervenção militar para conter Eduardo Cunha. "Jovem, se você completou ou completará 18 anos, aliste-se no Movimento Reforma Brasil e venha cumprir com seu dever cívico de garantir a ordem nessa bagaça", recrutou, olhando nos olhos dos presentes.
No fim da tarde, no entanto, o deputado federal reverteu a situação. Metade dos empregados da revista Fardas & Fardos conseguiu empregar parentes na gráfica do Senado e a outra metade deixou a empresa para trabalhar em cargos comissionados do PMDB. "Estamos 100% ao lado de Cunha", garantiu o editor Diógenes Alcântara da Fonseca. 

Distribuir Renda, a única alternativa

Esse continuará sendo a política do governo Dilma (PT), se o setor privado não acreditar e investir, perde os subsídios governamentais.

Joel Neto

Adriano, o helicóptero dos Perrellas e o fiasco do combate ao tráfico de drogas

O modo como a Justiça tratou o caso Adriano e o caso Helicoca é um símbolo retumbante do fiasco de um suposto combate às drogas no Brasil.
O Ministério Público pediu o indiciamento do velho Imperador por tráfico e associação ao tráfico. O promotor Alexandre Murilo Graça não requereu a prisão, mas solicitou que seu passaporte fosse recolhido para evitar fuga, já que se tratava de “pessoa com elevados recursos financeiros”.
O MP se baseou na compra de uma moto em 2007 para um tal de Mica, chefão da Vila Cruzeiro. Donde a suposta ligação de Adriano com o crime.
Ainda segundo a promotoria, Adriano “consentiu que outrem utilizasse de bem de que tinham propriedade e posse – no caso, duas motos Honda modelo CB600 – , para o tráfico ilícito de drogas”.
A juíza Maria Tereza Donatti acabou rejeitando a denúncia. Antes, a defesa já havia falado em “excesso acusatório”. A motocicleta teria sido roubada em 2010, quando o próprio atleta registrara um boletim de ocorrência. O recolhimento do passaporte seria um “pleito descabido”.
Adriano não é santo — muito pelo contrário —  e sua carreira está liquidada, apesar da prorrogração num time pequeno na França. Sempre teve amigos na favela e provavelmente alguns deles são bandidos. Nunca escondeu sua preferência pela balada e protagonizou barracos notórios. Ao contrário de seu colega Ronaldo, não virou, digamos, um cidadão respeitável.
Agora: traficante? A prova é uma moto?
Veja só o Helicoca.
No ano passado, a Polícia Federal apreendeu 445 quilos de pasta base de cocaína no Espírito Santo. Eu disse 445 quilos. Estavam no helicóptero da família Perrella, de Minas, envolvida em uma variedade de escândalos. O senador Zezé é aliado e chegado de Aécio Neves. Seu filho Gustavo não se reelegeu deputado estadual.
O envolvimento dos Perrellas foi descartado por um delegado solerte em três semanas. Mensagens entre o piloto e Gustavo foram suficientes para isso. Gustavo, que usava a aeronave com frequencia, não teria ideia de onde ela estava. Ok.
A PF limitou a apuração às quatro pessoas flagradas com a coca e ao proprietário do sítio usado para o pouso. Não se sabe a quem o entorpecente pertencia. Nunca saberemos.
Houve um pouso num hotel paulista onde ficaram 50 quilos. A polícia ignorou o fato. No dia em que os traficantes iam prestar depoimento, o juiz mandou soltá-los. Provavelmente, o caso será arquivado sem nenhuma punição.
Adriano reclamou dos “milhões de matérias falsas” e das polêmicas com seu nome. A sentença não é definitiva. O MP pode recorrer da decisão e pedir nova apreciação da Justiça para a denúncia. Somadas as duas acusações, Adriano pode pegar até 25 anos de prisão.
Zezé e Gustavo Perrella estão onde sempre estiveram. Os homens apanhados com a cocaína, ninguém sabe, ninguém viu. O helicóptero foi devolvido aos antigos donos. O pó está, a essa hora, fazendo girar um mercado milionário. Ou alguém acredita que foi incinerado?
Isso é tráfico. Indiciar um sujeito que já foi famoso por causa de uma moto que ele dividiria com um meliante pé de chinelo — que será, um dia, executado e terá seu sobrado com hidromassagem classificado como “mansão” na TV – é chamar você de palhaço.
(Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui).

13 sinais que você esta apaixonada

1. Sente o coração acelerado, a respiração ofegante e as mãos suadas toda vez que encontra ou simplesmente fala com ele: O corpo reage instantaneamente quando somos expostos a qualquer tipo de euforia e excitação, dando sinais claros de ansiedade.
2. Sai do ar pensando nele: se você anda meio desligada, com a cabeça nas nuvens, não se culpe. Um dos mecanismos da paixão é justamente pensar, várias vezes ao dia na pessoa amada. Se ele fica invadindo seus pensamentos a todo minuto e você fica devaneando sobre o próximo encontro de vocês, isso é apenas reflexo dos seus sentimentos.
3. Faz de tudo para encontrá-lo: não importa se você vai ter de sair mais cedo e atravessar a cidade ou que tenha de passar diversas vezes pelo andar onde ele trabalha, tudo que importa é poder vê-lo. Ainda que seja só para dar um sorriso e uma piscadinha de longe.
4. Fica sem jeito quando está com ele: tentar disfarçar as emoções, especialmente as que mexem demais conosco, é uma reação bem comum entre os apaixonados.
5. Ele é o seu assunto principal: da noite para o dia, o cara com quem você vinha saindo vira o tema preferido das suas conversas, seja no trabalho, no almoço com as amigas ou até com a família. Em tudo você logo se lembra dele e o cita como se o conhecesse há muitos anos.
6. Você deseja o olhar dele: uma mulher apaixonada aposta na vaidade e vai tentar conquistar a admiração do objeto desse desejo. Nem que para isso tenha que gastar um pouco mais no cabeleireiro ou comprar um vestido novo para jantar com ele.
Thinkstock/Getty Images
Sonhando acordada: um dos mecanismos da paixão é pensar várias vezes ao dia na pessoa
7. A presença dele se torna essencial: no churrasco dos amigos no final de semana ou até naquela festa da empresa, você passa a inseri-lo no seu cotidiano. Ir aos lugares sem ele começa a ficar sem graça e você sente que trocaria qualquer um desses programas para estar nos braços do seu gato.
8. Você o admira e respeita a opinião dele: automaticamente você passa a achar ele o cara mais incrível do mundo. Além disso, a opinião dele se torna muito importante para você, que passa a consultá-lo sobre temas da sua vida familiar ou profissional.
9. Sente orgulho em apresentá-lo ao seu círculo social: está é uma prova cabal de que você realmente está interessada no moço. Se faz questão de incluir o parceiro em eventos com pessoas próximas, como amigos e familiares, e deseja que eles tenham uma boa impressão dele e o aceitem, você está definitivamente apaixonada por ele.
10. A sua lista de prioridades muda: você passa a pensar nele antes de planejar o final de semana ou até reconsidera aquelas férias com as amigas em nome da relação. Tudo para ficar mais um tempo com ele.
11. Você passa a exigir atenção e exclusividade: as mulheres que convivem com ele viram concorrência e a ideia de ser negligenciada na vida dele passa a incomodar muito. Ao mesmo tempo em que dá, você exige atenção e exclusividade.
12. Seu humor muda: as pessoas ao seu redor normalmente comentam que você está mais feliz e você se sente mais motivada, produtiva e pronta para encarar as coisas chatas do cotidiano.
13. Os interesses dele viram seus: mesmo que nunca tenha gostado de motos, você vai a uma exposição sobre o tema e acha tudo muito interessante. Ou ainda, passa a se interessar mais por futebol pelo simples fato de ele ser um torcedor fanático.
“Quando a mulher está apaixonada ela se sente preenchida por este sentimento de euforia e passa a se entregar muito, tornando-se mais tolerante” – finaliza Alexandre Bez. O amor não é lindo?

A herança maldita dos 12 anos do Psdb em Mina Gerais

por Rogério Correia, em seu blog

Desde o resultado das eleições para o Governo de Minas, uma grande preocupação percorre os corredores da Assembleia Legislativa: como Fernando Pimentel irá conseguir reverter o quadro desastroso deixado pelos 12 anos de governos tucanos em Minas Gerais?

Os governos de Aécio, Anastasia e Alberto – a trinca de Ás responsável pela derrocada do Estado de Minas Gerais – levaram ao sucateamento dos serviços públicos em todas as áreas. O malfadado Choque de Gestão deixa o estado em situação de caos, afunilando nossa economia e colocando Minas Gerais na contramão do desenvolvimento.

Reconstruir Minas Gerais será o maior desafio da gestão de Fernando Pimentel. Veja alguns dos problemas que o petista terá que enfrentar a partir de 1º de janeiro:




Educação –
 Os professores mineiros não recebem o Piso Salarial Profissional Nacional definido por Lei Federal. Nem o mínimo constitucional para a Educação (25% da receita estadual) é aplicado, o que gerou uma dívida com o setor de 8 bilhões de reais. Faltam mais de 1 milhão de vagas para o Ensino Médio na rede pública. Por causa da falta de estrutura, existem escolas estaduais funcionando em locais antes utilizados como motel e posto de gasolina. Fora o quadro de instabilidade causado pela extinção da Lei 100.

Saúde – Também sem a aplicação do mínimo constitucional para a Saúde, os mineiros seguem marcados pela amarga gestão do SUS/MG. Nenhum novo hospital. Nenhum programa estruturador. Some-se a isso uma ação movida pelo Ministério Público que questiona desvios da verba da Saúde para a Copasa da ordem de mais de 5 bilhões de reais. Outra ação questiona um superfaturamento na compra de medicamentos entre 2008 e 2012, que causou um rombo de 28 milhões de reais aos cofres públicos mineiros.

Economia – Acumulada principalmente nos últimos 12 anos, a dívida pública mineira está estimada em 102 bilhões de reais, colocando Minas Gerais na posição de 2º estado mais endividado do país. Apesar dos pagamentos de juros e amortização, a dívida cresce. A crise pela qual passa nosso estado já garantiu para 2015 baixas orçamentárias nas secretarias de Planejamento e Gestão, de Transportes e Obras Públicas e na de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Previdência – A extinção do Funpemg (Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais) como forma de apropriação dos recursos do fundo para cobrir os déficits do caixa mineiro foi um dos maiores golpes contra o povo de Minas Gerais. Ainda assim, somente no ano passado, o Tesouro Estadual precisou fazer um aporte de 5,9 bilhões de reais para cobrir o pagamento de benefícios previdenciários. Parte desse dinheiro foi excluído do pagamento com despesas de pessoal.



Frase da tarde

A vida é feita de escolhas, quando você dá um passo para frente, naturalmente algo fica para trás.
pinçado do Face de:

A mídia não quer que o governo mexa no ‘Bolsa Imprensa’

- A GAFE (Globo, Folha, Abril, Estadão) vai reivindicar "Direito adquirido"? E será que coincidentemente o processo cairia nas mãos do Gilmar Dantas? - Sei não. Mas, tenho a impressão que sei lá...

Confira abaixo mais um excelente artigo do Jornalista Paulo Nogueira - Diário do Centro do Mundo

O PT busca golpear as receitas publicitárias dos veículos de informação – o que poderia redundar, no futuro, no controle de conteúdo pelo governo.”

Está na Veja, e raras vezes ficou tão clara a dependência financeira e mental que as grandes corporações jornalísticas têm do dinheiro público expresso em publicidade federal.
Havia, naquela frase, uma alusão à decisão do governo de deixar de veicular propaganda estatal na Veja, em consequência da capa criminosa que a revista publicou às vésperas das eleições.
Era o mínimo que se poderia fazer diante da tentativa de golpe branco da Abril contra a democracia.
Mas a revista fala em “golpear as receitas publicitárias” da mídia corporativa.
A primeira pergunta é: as empresas consideram direito adquirido o ‘Bolsa Imprensa’, o torrencial dinheiro público que há muitos anos as enriquece – e a seus donos – na forma de anúncios governamentais?
Outras perguntas decorrem desta primeira.
Que capitalismo é este defendido pelas empresas jornalísticas em que existe tamanha dependência do Estado e do dinheiro público?
Elas não se batem pelo Estado mínimo? Ou querem, como sempre tiveram, um Estado-babá?
Os manuais básicos de administração ensinam que você nunca deve depender de uma única coisa para a sobrevivência de seu negócio.
E no entanto as grandes empresas de comunicação simplesmente quebrariam, ou virariam uma fração do que são, se o governo federal deixasse de anunciar nelas.
Tamanha dependência explica o pânico que as assalta a cada eleição presidencial, e também ajuda a entender as manobras que fazem para eleger um candidato amigo.
Essa festa com o dinheiro público tem que acabar, e famílias como os Marinhos e os Civitas têm que enfrentar um choque de capitalismo: aprender a andar sem as muletas do dinheiro público.
Ou, caso não tenham competência para sobreviver num universo sem favorecimentos, que quebrem. O mercado as substituirá por empresas mais competitivas.
Não são apenas anúncios: são financiamentos a juros maternais em bancos públicos, são compras de lotes de assinaturas de jornais e revistas, são aquisições enormes de livros da Abril, da Globo etc.
Numa entrevista a quatro jornais, ontem, Dilma disse que o novo governo vai olhar com “lupa” as despesas, para equilibrar as contas e manter sob controle a inflação.
Não é necessária uma lupa para examinar as despesas com publicidade.
Entre 2003 e 2012, elas quase dobraram, segundo dados do Secom. De cerca de 1 bilhão de reais, foram para as imediações de 2 bilhões ao ano.
Apenas a Globo – com audiência em franca queda por causa da internet – recebeu 600 milhões de reais em 2012.
Um orçamento base zero, como os livros de gestão recomendam, evitaria a inércia dos aumentos anuais do governo com esse tipo de despesa.
Murdoch, em seu império mundial de mídia, tem dependência zero de publicidade de governos.
Banco estatal nenhum financia seus empreendimentos, e por isso ele quase quebrou na década de 1990 quando não conseguiu honrar os empréstimos para ingressar na área de tevê por satélite.
Foi obrigado a se juntar a um rival em tevê por satélite. Só agora Murdoch teve os meios para tentar comprar a outra parte, mas o governo inglês negou por conta do escândalo do News of the World.
Ele se bate pelo capitalismo, e pratica o capitalismo.
As empresas jornalísticas brasileiras pregam o capitalismo, mas gostam mesmo é de cartório.
E julgam, pelo que escreveu a Veja, que até o final dos tempos estão aptas a receber o Bolsa Imprensa.

Esse Bessinha

Desconstruindo o terrorismo econômico da oposição

Um doce para quem dizer - sem usar a Google - qual foi o percentual de aumento do diesel e da gasolina o ano passado?

A notícia abaixo - ano passado, 2013 - é da lavra do UOL
A Petrobras anunciou que o preço da gasolina vai aumentar 4% e o do diesel sobe 8%. O aumento vale a partir de zero hora deste sábado (30). O percentual de reajuste será aplicado nas refinarias. Nas bombas dos postos, para o consumidor final, os novos preços devem ficar próximos disso.


A Petrobras e o governo estavam estudando o aumento e iriam divulgá-lo na semana passada, mas a decisão foi adiada para agora. Também estava sendo avaliada uma nova metodologia de reajuste automático dos preços dos combustíveis, entre outros temas.
A empresa decidiu não divulgar como será a política de reajustes, que causou atritos entre a presidente Dilma Rousseff e a presidente da companhia, Graça Foster.
O Conselho da estatal aprovou a implementação de uma política de preços, mas "por razões comerciais, os parâmetros da metodologia de precificação serão estritamente internos à companhia", segundo nota distribuída pela empresa.
De acordo com a empresa, essa metodologia de reajuste "pretende assegurar que os indicadores de endividamento e alavancagem da Petrobras retornem aos limites estabelecidos no plano de negócios 2013-2017 em até 24 meses, considerando o crescimento da produção de petróleo e a aplicação da política de preços de combustíveis".
Outro objetivo é "alcançar, em prazo compatível, a convergência dos preços no Brasil com as referências internacionais", disse a Petrobras. A estatal informou ainda que não quer "repassar a volatilidade dos preços internacionais ao consumidor doméstico".
Pois é, agora o aumento foi apenas 1 p.p.

Isso é que é uma economia fora de controle.

Bom dia!

"Tem gente que Deus coloca na nossa vida só pra nos dar paz. Que nos empurra pro melhor de nós, que nos guia pro caminho do bem. Gente que é sorriso em dia feio, que é suporte quando parece faltar chão. Tem gente que pensa e repensa jeitos de nos fazer bem, que se preocupa e demonstra. Gente que é abraço, mesmo de longe, e a certeza que tudo vai dar certo. Que empresta coração pra gente morar, que planta 
Pensamentos bonitos nos dias da gente."


Eduardo Jose Alves

Sete mudanças que melhoram a sua vida inteira


Faça hoje, agora!



Comece a usar protetor solar 
Muitas pessoas ainda insistem em sair de casa sem o produto responsável por deixar o câncer de pele bem longe e ainda colaborar com a beleza da derme, evitando o envelhecimento precoce. "O protetor é um produto básico e essencial no dia-a-dia de todas as pessoas que se preocupam com a saúde e com a beleza da pele", diz a dermatologista e especialista do site, Bruna Bravo. 
Cigarro - foto: Getty Images
Pare de fumar 
De acordo com Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tabagismo é diretamente responsável por 30% das mortes por câncer, 90% das mortes são devido ao câncer de pulmão, 25% por doença coronariana, 85% pela doença pulmonar obstrutiva crônica e 25% das mortes por doença cerebrovascular. Precisa de mais motivos para abandonar o vício? 
Óculos de sol - foto: Getyy Images
Troque seus óculos de sol 
O uso de óculos de sol protege os olhos dos raios ultravioleta. "Mas lentes de má qualidade, em vez de proteger, podem causar lesões na retina e até mesmo levar à catarata, por isso a importância de estar sempre atento a qualidade do óculos que você está usando", alerta o oftalmologista e especialista do MinhaVida Virgilio Centurion. Que tal optar por um modelo novo? Para isso, conte com a ajuda de um especialista e prefira modelos com selos de certificação de qualidade. 
Fone de ouvido - foto: Getty Images
Abaixe o som do mp3 
O fone em volume muito alto, pode levar até mesmo surdez. E de acordo com Mariene Terume Umeoka Hidaka, diretora da Faculdade de Fonoaudiologia da PUC-Campinas, os sintomas começam com um simples zumbido. "A perda da audição é gradativa. No início pode aparecer um zumbido permanente no ouvido, passando por irritabilidade até a perda auditiva. Para não ter que chegar à perda de audição, o mais indicado é ouvir músicas no nível de pressão sonora considerada adequada pelos especialistas: volume médio que não seja prejudicial à audição" explica. 
Sono - foto: Getty Images
Durma bem 
Uma boa noite de sono é sinal de um dia repleto de energia. Se você não está conseguindo dormir bem, é preciso descobrir onde está o problema. Só a cura vai garantir dias longe do cansaço. "A insônia causa, no mínimo, irritação e indisposição. Ela se dá por causa das preocupações diárias, problemas psicológicos ou pelo ronco em função de alguma obstrução da via aérea superior ou apnéia", explica Rogério Silva, biólogo pós-doutorando da disciplina de Medicina e Biologia do Sono do departamento de Psico-Biologia da Unifesp. 
Salto alto - foto: Getty Images
Guarde o salto alto para ocasiões especiais 
O uso constante de salto sugere problemas para saúde e causa fortes dores nas costas e nas pernas. "As dores na região lombar da coluna e nas pernas, decorrentes do encurtamento da musculatura posterior desta região, são, na grande maioria das vezes, causadas pelo uso excessivo de salto alto. Por isso minha dica é deixá-los apenas para as datas especiais", ensina o fisiologista Pedro Rizzi de Oliveira, da Clínica Luisa Catoiraa Pedro Rizzi. 
Exercício - foto: Getty Images
Faça exercícios físicos 
Os exercícios físicos garantem uma vida muito mais saudável. "Pacientes sedentários têm um risco de mortalidade muito maior em relação àqueles com problemas de coração, mas que realizam alguma atividade física regularmente", afirma o clínico Daniel Kopiler, especializado em Medicina do Exercício. E não podemos esquecer que as atividades físicas também deixam seu corpo muito mais bonito e atraente. 




O secretário Luiz Carlos Bolzan e o médico cubano Antonio Betancourt fazem realmente a diferença

por Conceição Lemes - Viomundo

Novo Hamburgo, capital nacional do Calçado, fica a 40 km de Porto Alegre (RS).
Até o ano passado, como a maioria das cidades brasileiras, esse município gaúcho tinha falta de médicos.
Não era por escassez de recursos, mas por falta de profissionais para contratar.  Eram 160 para cuidar de 240 mil habitantes. Cobriam apenas 28% da população.
Em setembro de 2013, Novo Hamburgo recebeu os três primeiros médicos do programa Mais Médicos: duas argentinas e um brasileiro formado em Cuba.
Hoje, são 40, dos quais 29 cubanos. Os demais são dois brasileiros formados fora do país (um em Cuba e uma na Venezuela), quatro argentinos, três uruguaios, um dominicano e um venezuelano.
O doutor Antonio Betancourt Léon é um deles. Foi o primeiro médico cubano a atender na Vila Palmeira, uma das áreas mais carentes da cidade. Chegou no início de 2014.
Antes, trabalhou durante dois anos na Guiana Inglesa, num programa de Saúde da Família, parecido com oMais Médicos, que visa à atenção básica de saúde, ou atenção primária.
Jaci da Silva Carvalho (69), Santa Emília Alves de Almeida (75 anos) e Roseline Quadros Abreu (35) são algumas das dezenas de pacientes que já passaram em consulta com ele. As três moram na Vila Palmeira.
Dona Jaci padece com uma ferida na perna, diagnosticada como úlcera varicosa, há seis anos.
– Quando começa a doer, fico louca. Me tratei no Hospital Operário. Depois, no posto de saúde Santo Afonso. Aí, faziam curativos a cada 15 dias. Não davam nenhum remédio para eu aguentar a dor na hora do curativo. Eu tinha que suportar tudo ali, no osso… Pior é que não melhorava. Eu pedia pra eles trocarem a pomada que eu usava em que casa, porque custava caro, eles não ligavam.


Dona Jaci: "Doutor Antonio tirou uma parte dos remédios que eu tomava. Não é que a minha dor no estômago está melhorando"Dona Jaci: "Doutor Antonio tirou uma parte dos remédios que eu tomava. Não é que a minha dor no estômago está melhorando"
Dona Jaci: “Doutor Antonio tirou uma parte dos remédios que eu tomava. Não é que a minha dor no estômago está melhorando”
– Hoje em dia, estou me tratando no posto mais ali para baixo, com o doutor Antonio,  do Mais Médicos. Eles tratam a gente com mais carinho. As gurias são muito boas.
– Agora, faço curativo todo dia. Engraçado…devido ao jeito de a guria fazer o curativo, não dói tanto como antes… Estou com muita esperança de que agora vai dar certo…Ah, ia me esquecendo. Não preciso mais comprar a pomada, eles dão pra mim.
-- Se eu entendo o que o doutor Antônio fala? Entendo um pouco, sim, mas levo sempre o meu filho que entende melhor do que eu.

Resolução política do PT

A reeleição da companheira Dilma Rousseff para presidir o Brasil até 31 de dezembro de 2018 é uma grande vitória do povo brasileiro. Uma vitória comemorada por todos os setores democráticos, progressistas e de esquerda no mundo e, particularmente, na América Latina e no Caribe.

Uma vitória sobretudo do PT e do nosso projeto, que conquista um quarto mandato, algo que nenhum outra força política havia alcançado até agora no País. Foi uma disputa duríssima, contra adversários apoiados pela direita, pelo oligopólio da mídia, pelo grande capital e seus aliados internacionais.

Vencemos graças à consciência política de importantes parcelas de nosso povo, da mobilização da antiga e da nova militância de esquerda, da participação de partidos de esquerda e da dedicação e liderança do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma.

Nossa candidata soube conduzir a campanha com firmeza e sem recuos, mesmo nos momentos mais difíceis. O enfrentamento com o adversário em debates comprovou o preparo e a diferença da nossa presidenta para vencer os desafios da atual conjuntura.

A oposição, encabeçada por Aécio Neves, além de representar o retrocesso neoliberal, incorreu nas piores práticas políticas: o machismo, o racismo, o preconceito, o ódio, a intolerância, a nostalgia da ditadura militar.

Inconformada com a derrota, a oposição cai no ridículo ao questionar o resultado eleitoral no TSE. Ainda ressentida, insiste na divisão do País e investe contra a normalidade institucional. Tenta chantagear o governo eleito para que adote o programa dos derrotados.

Para afastar as manobras golpistas e assegurar à presidenta Dilma um segundo mandato ainda melhor que o primeiro, o processo de balanço das eleições— que este documento abre mas não encerra — deve apontar para iniciativas de curto, médio e longo prazo, que dizem respeito, inclusive, ao desempenho e funcionamento do PT.

Os textos apresentados como contribuição ao balanço devem ser amplamente divulgados no site do partido, até a próxima reunião do Diretório Nacional. Cabe, desde já, analisar os resultados das eleições estaduais, majoritárias e proporcionais; o comportamento das classes e setores sociais na campanha; o papel dos movimentos sociais; a atuação dos partidos políticos, inclusive a dos aliados; a movimentação do campo democrático-popular; a batalha da cultura e da comunicação; a mídia e as redes sociais- enfim, variáveis importantes não apenas para avaliar o resultado eleitoral, mas, sobretudo, para construir uma estratégia e um novo padrão de organização- atuação, necessários para seguir governando, indispensáveis para continuar transformando o Brasil.

É urgente construir hegemonia na sociedade, promover reformas estruturais, com destaque para a reforma política e a democratização da mídia. Para tanto, antes de tudo é preciso dialogar com o povo, condição vital para um partido de trabalhadores.

Para que a presidenta Dilma possa fazer um segundo mandato superior ao primeiro, será necessário, em conjunto com partidos de esquerda, desencadear um amplo processo de mobilização e organização dos milhões de brasileiros e brasileiras que saíram às ruas para apoiar Dilma Rousseff, mas também para defender nossos direitos humanos, nossos direitos à democracia, ao bem estar social, ao desenvolvimento, à soberania nacional.

As eleições de 2014 reafirmaram a validade de uma ideia que vem desde os anos 1980: para transformar o Brasil, é preciso combinar ação institucional, mobilização social e revolução cultural. O Partido dos Trabalhadores, como principal partido da esquerda brasileira, está convocado a encabeçar este processo de mobilização cultural, social e política. Que exigirá renovar nossa capacidade de compreender a sociedade brasileira, a natureza do seu desenvolvimento capitalista, a luta de classes que aqui se trava sob as mais variadas formas.

Realizar um balanço como propomos demandará um certo tempo, necessário para analisar variados aspectos, consolidar os dados mensuráveis, ouvir as distintas opiniões, produzir uma reflexão à altura do processo extraordinariamente rico que vivemos, só comparável à campanha de 1989.

O 5º Congresso do Partido dos Trabalhadores deve converter – se neste processo de diálogo entre o Partido e estes milhões que foram às ruas defender a reeleição de Dilma Rousseff. Um diálogo tanto com os petista s quanto com aqueles que não são do PT e que criticam, sob
diferentes ângulos, nosso Partido.

Cabe ao Diretório Nacional do PT, convocado para os dias 28 e 29 de novembro de 2014, aprovar uma agenda congressual que preveja debates abertos a toda a militância que se engajou em defesa da candidatura Dilma, bem como um momento final que possibilite a síntese e o salto de qualidade tão necessários para que o Partido seja capaz de, tanto quanto superar seus problemas atuais, contribuir para que o segundo mandato de Dilma seja superior ao primeiro.
Porém, certas medidas, impostas pela realidade internacional e nacional, mas principalmente pela atitude de reação permanente da oposição, precisam ser tomadas imediatamente.




Por isso, propomos:

1.Conclamar a militância a participar dos atos em defesa da democracia e da reforma política, previstos para a semana de a 15 de novembro;

2.Adotar iniciativas para dar organicidade ao grande movimento político-social que venceu o segundo turno das eleições presidenciais. Compor uma ampla frente onde movimentos sociais, partidos e setores de partidos, intelectuais, juventudes, sindicalistas possam debater e articular ações comuns, seja em defesa da democracia, seja em defesa de reformas democrático-populares;

3.Priorizar ações de comunicação, fortalecendo nossa agência de notícias, articulando-a com mídias digitais, com ação permanente nas redes sociais. Integrar nossas ações de comunicação com o rico movimento cultural em curso no País.

4.Relançar a campanha pela reforma política e pela mídia democrática, contribuindo para que o governo possa tomar medidas avançadas nestas áreas e para sustentar a batalha que travaremos a respeito no Congresso Nacional.

5. Organizar caravanas a Brasília para realizar uma grande festa popular no dia da segunda posse da presidenta Dilma Rousseff.

6.Reafirmar o compromisso do PT com a seguinte plataforma:

a) a reforma política, precedida de um plebiscito, através de uma Constituinte exclusiva;

b) democracia na comunicação, com uma Lei da Mídia Democrática;

c) democracia representativa, democracia direta e democracia participativa, para que a mobilização e luta social influenciem a ação dos governos, das bancadas e dos partidos políticos. O governo precisa dar continuidade à participação social na definição e acompanhamento das políticas públicas e tomar as medidas para reverter a derrubada da Política Nacional de Participação Social, objeto de um decreto presidencial cancelado pela maioria
conservadora da Câmara dos Deputados no dia 28 de outubro de 2014;

d) a agenda reivindicada pela Central Única dos Trabalhadores, na qual se destacam o fim do fator previdenciário e a implantação da jornada de 40 horas sem redução de salários;

e) o compromisso com as reformas estruturais, com destaque para a reforma política, as reformas agrária e urbana, a desmilitarização das Polícias Militares;

f) salto na oferta e na qualidade dos serviços públicos oferecidos ao povo brasileiro, em especial na educação pública, no transporte público, na segurança pública e no Sistema Único de Saúde, sobre o qual reafirmamos nosso compromisso com a universalização do atendimento e o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública;

g) ampliar a importância e os recursos destinados às áreas da comunicação, da educação, da cultura e do esporte, pois as grandes mudanças políticas, econômicas e sociais precisam criar raízes no tecido mais profundo da sociedade brasileira;

h) proteção dos direitos humanos de todos e de todas. Salientamos a defesa dos direitos das mulheres, a necessidade de criminalizar a homofobia, o enfrentamento dos que tentam criminalizar os movimentos sociais. Afirmamos o compromisso com a revisão da Lei da Anistia de 1979 e com a punição dos torturadores. Assim como com a reforma das polícias e a urgente desmilitarização das PMs, cuja ineficiência no combate ao crime só é superada pela violência genocida contra a juventude negra e pobre das periferias e favelas;

i) total soberania sobre as riquezas nacionais, entre as quais o Pré-Sal, e controle democrático e republicano sobre as instituições que administram a economia brasileira, entre as quais o Banco Central, a quem compete entre outras missões combater a especulação financeira.

O Partido dos Trabalhadores considera que são medidas políticas e diretrizes programáticas amplas, envolventes, de natureza mais social que institucional, que farão a diferença nos próximos quatro anos.

Desde 1989, o PT polariza as eleições presidenciais. Nas sete eleições presidenciais realizadas desde então, perdemos 3 e vencemos 4. Mas esta de 2014 foi a mais difícil já disputada por nós, em que ganhamos enfrentando um vendaval de acusações não apenas sobre nossa política, mas sobre nosso partido.

Neste sentido, o Partido tem que retomar sua capacidade de fazer política cotidiana, sua independência frente ao Estado, e ser muito mais proativo no enfrentamento das acusações de corrupção, em especial no ambiente dos próximos meses, em que setores da direita vão continuar premiando delatores.

O PT deve buscar participar ativamente das decisões acerca das primeiras medidas do segundo mandato, em particular sugerir medidas claras no debate sobre a política econômica, sobre a reforma política e em defesa da democracia nos meios de comunicação. É preciso incidir na disputa principal em curso neste início do segundo mandato: as definições sobre os rumos da política econômica.

O PT precisa estar à altura dos desafios deste novo período histórico. Sobretudo, precisa honrar a confiança que, mais uma vez, o povo brasileiro depositou em nós. Não o decepcionaremos: com a estrela vermelha no peito e um coração valente, avançaremos em direção a um Brasil democrático-popular.

Brasília, 03 de novembro de 2014

Comissão Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores

Bom dia





Mais um dia que se inicia
Mais uma oportunidade para fazer melhor...
Que seja um dia abençoado e guiado pelo amor!