Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

MARCELO SALLES: JORNALISMO LAMBE-BOTAS

Reproduzo matéria do site Vi o mundo.

Atualizado em 08 de agosto de 2009 às 18:07 Publicado em 08 de agosto de 2009 às 18:03

Jornalismo lambe-botas

Por Marcelo Salles, 06.08.2009, no Fazendo Media

Tem gente que acha que é conto da carochinha. Ou que a gente exagera. Pois na noite desta quarta-feira, dia 5 de agosto de 2009, a TV Globo e William Waack mostraram que não.

Poucas vezes vi uma matéria tão subserviente ao imperialismo. Poucas vezes um jornalista se curvou tanto. Se é que se pode usar o termo; jornalista, pra mim, é outra coisa.
Na verdade, faltou pouco pro WW pedir um autógrafo ao general estadunidense.

É realmente lamentável a cena. O apresentador (este sim, um termo mais apropriado) que enche a boca para esculhambar trabalhadores e favelados brasileiros, se derrete todinho para o assessor de Obama.

Olheiras, talvez de quem não tenha dormido pensando na entrevista, perguntinhas vagabundas e, no final, um sorriso emocionado, agradecendo a oportunidade pelo momento. E tudo falado em inglês, claro, a língua do dominador.

A matéria propriamente dita (leia/assista aqui) faz parecer um grandissíssimo negócio permitir que os EUA explorem o pré-sal brasileiro, avaliado na ordem de trilhões de dólares.
Em troca, receberíamos ajuda militar.
Que grande bênção! Waack, por exemplo, descreve os marines como “a tropa mais aguerrida dos EUA”. Que o digam os civis iraquianos mutilados de hoje, ou os vietnamitas de ontem…

O WW ainda arruma espaço para atacar Hugo Chávez, fingindo esquecer que não foi um país chamado Venezuela quem apoiou uma ditadura sangrenta que sequestrou, torturou e matou milhares de brasileiros.

Só mesmo num país controlado por uma ditadura midiática matérias como essa vão ao ar impunemente. Um verdadeiro atentado à memória das vítimas dos anos de chumbo. Uma agressão à inteligência do telespectador. Um desserviço à sociedade.

Não é possível que o Brasil, país com 191 milhões de habitantes, continue sendo controlado pela SS, a Sociedade Sinistra que congrega Globo, RedeTV, Band, Gazeta, SBT e Record. Não é possível que apenas uma delas detenha metade da audiência e 70% das verbas publicitárias. E que justamente essa faça propaganda deliberada do imperialismo, da exploração das riquezas do país.

Estas emissoras precisam ser destruídas. Não têm nenhum compromisso com o povo brasileiro, esse, sim, único e legítimo dono das concessões públicas de radiodifusão.
O modelo de sociedade defendido pelas corporações de mídia é perverso, como explica o geógrafo Milton Santos, fundado na tirania da informação e do dinheiro, na competitividade, na confusão dos espíritos e na violência estrutural, acarretando o desfalecimento da política feita pelo Estado e a imposição de uma política comandada pelas empresas. Este sistema precisa ser destruído!

Em seu lugar devemos construir uma outra comunicação, que promova a elevação cultural, que eduque, que respeite os seres humanos e que esteja ao lado do povo na defesa de suas riquezas, de seu trabalho, de sua vida. E que jamais se curve frente aos generais do Império!

Vá ao Fazendo Media

A COVARDIA DO PT

É lamentável a covardia do PT no caso Sarney.
Lamentável e vergonhosa.
O PT prefere agradar ao PSDB/PFL porque isso é carícia para o PIG.

As notas do PT são um desastre. A liderança do PT fala para uma ampla diversidade de pessoas com interesses distintos.
Os próprios interesses do PT são diversificados. E, ao que parece, cheios de conveniências.

O PT ora demonstra defender José Sarney, ora parece abandoná-lo.
Sarney e Renan já devem está sabendo que contar com o PT é no mínimo arriscado.
Nem no Conselho de Ética, onde tem três representantes, dá para confiar no PT. É que um dos senadores petistas é Delcídio Amaral. Como Mercadante, Delcídio anda com uma ficha de filiação do PSDB no bolso.

Tião Viana é tucano. O PSDB o apoiou na eleição para a presidência do Senado, vencida por José Sarney.
Agora, como um gesto de gratidão, Viana defende Arthur Virgílio até à morte. Mercadante, também, embora reconheça que o amazonense tenha cometido “algumas irregularidades”.

Acusar o PMDB de fisiologismo é fácil. Todos já conhecem seus objetivos.
Difícil é saber realmente quais são os do PT.
O PT se acovarda e deixa no ar a dúvida, às vezes, se é governo ou oposição.

Até agora, somente Renan tem defendido Sarney e enfrentado o PSDB e o PIG.
O PT optou por seguir o caminho dos covardes.

E tenta fazer o jogo ético.
Mas termina por fazer o jogo dos fracos e dos medrosos.