Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Gilberto Maringoni: a provocação guaidó e o sangue frio governamental

A volta de Juán Guaidó à Venezuela hoje segunda-feira (4) não é iniciativa pessoal. Foi urdida em conjunto com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, após o fracasso da entrada da "ajuda humanitária", em 23 de fevereiro.
Qual o objetivo do regresso? Em duas palavras, ser preso.
Seu possível encarceramento seria alardeado como prova irrefutável de que a Venezuela é uma ditadura sanguinária que impede a pluralidade de pensamento e a dissensão. Novamente, uma operação humanitária - dessa vez militar - teria seu álibi para libertar o líder popular martirizado.
É isso mesmo? Raciocinemos.
IMAGINEM BERNIE SANDERS se articular com a alta direção dos governos chinês e russo para que invadam os Estados Unidos. Mais: que essa articulação se dê de forma explícita, com a China e a Rússia deslocando parte de sua força aeronaval para a costa leste estadunidense. Nesse plano estaria a entrada forçada de caminhões com carga desconhecida por três pontos da fronteira com o México: Laredo, Tijuana e San Diego. Forte aparato midiático chinês se colocaria na fronteira e o chanceler russo Sergei Lavrov estaria supervisionando tudo in loco.
Alguém em sã consciência acha que Sanders sairia liso da jogada? Que não seria acusado de traição nacional, incentivo ao terrorismo e à imigração ilegal?
Pelas regras de qualquer país democrático, a prisão do democrata seria fava contada.
POIS JUÁN GUAIDÓ e sabe que seu gesto é inaceitável eum um país soberano. A detenção no aeroporto Simón Bolívar, em Maiquetia, seria não apenas esperada, como perfeitamente plausível.
O governo venezuelano decidiu por uma postura arriscada, sabendo de seu isolamento internacional. Está pagando para ver a capacidade de mobilização interna de Guaidó no sábado, em manifestação hoje convocada (e que será inflada por toda a mídia internacional, além de contar com recursos de toda ordem). A conduta correta - dar voz de prisão ao presidente da Assembleia Nacional - poderia ser um tiro no pé, nas atuais condições.

Teste de fidelidade

Faltavam poucos dias para o casamento de Adalberto, era fim de semana e ele estava na casa dela conversando com a sogra, um mulherão escultural, tipo Vera Fisher. De repente ela diz para ele: 
- Adalberto, quero que você saiba que eu sempre te achei um homem atraente, excitante e. . . Estou sem graça de falar. . .
- Pode falar, dona Sônia! Fique à vontade!
- Bem, Adalberto, antes que você casasse, eu gostaria de fazer sexo com você!
Adalberto fica boquiaberto, e ela prossegue:
- Eu vou lá pro quarto! Se você quiser ir embora, já sabe onde é a porta. . . Se quiser me ter é só ir lá pro quarto. . . Estarei te esperando. . . Gostoso! Adalberto espera a sogra ir para o quarto, pensa por meio segundo e decide o caminho que vai tomar. Corre para a porta e encontra, apoiado no seu carro, o seu sogro, marido da dona Sônia, sorridente.
- Parabéns, Adolfo! Queríamos saber se você era um homem fiel, honesto e leal e você passou no teste! Então a sogra saiu da casa e também o cumprimentou.

Lição da estória: as vezes é melhor guardar camisinhas no carro que carregar no bolso ou na carteira

Todo mundo quer ser bom, mas da lua só vemos um lado 
Vida que segue...

Quando não há maldade



Todo mundo quer ser bom, mas da lua só vemos um lado
Vida que segue...

Carta aberta a Carlos Bolsonaro,

Nobre vereador, foi com amargura, dor, tristeza e profunda decepção que li nesta rede social  sua opinião sobre a liberação do ex-presidente  Lula para comparecer ao velório e cremação do corpo de seu neto Arthur,  uma criança de apenas sete anos,  vítima da Meningite Meningocócica.

Quando li sua frase dizendo que "a saída de Lula para o enterro do neto ( aquele mesmo neto que a juíza Gabriela Hardt impediu de abraçar o avô no último Natal,  abraço esse que nunca mais poderá acontecer) o coloca na condição de coitado", vi o quanto o senhor e sua família são pobres. Vocês são tão pobres que só  têm dinheiro, enquanto Lula é SIMPLESMENTE ADMIRÁVEL! Porque mesmo com toda a injustiça e perseguição que vem sofrendo nunca teve pressão alta, não simulou doença,  não pediu para ser levado a nenhum hospital,  não pegou atestado médico para fugir de nada e muito menos inventou algum tipo de falcatrua para depois usar a nossa bandeira para enxugar lágrimas de crocodilo como fez o seu irmão Flávio Bolsonaro! Mantém o andar firme, a cabeça erguida,  a expressão serena e continua dono absoluto da maior de todas as riquezas que o senhor e sua família jamais terão: O AMOR E O RESPEITO DE MILHÕES DE BRASILEIROS.

Agenda presidencial

Benett


  • Não twittar
  • Não falar muito
  • Não assinar nada
  • Não dar declarações
  • Não postar no Facebook
  • Não atrapalhar o governo

Todo mundo quer ser bom, mas da lua só vemos um lado
Vida que segue...

A passagem de Arthur


Começava um carnaval meio trôpego

Com a lama das minas ainda grudada em nós
Quando o pequeno Arthur
Fez sua passagem.

O carcereiro dá a notícia atroz

E sobre Lula desce um véu negro.
De todos as outras mortes nenhuma o abateu tanto.
E ela veio novamente, inexorável.
O pequeno Arthur fez sua passagem.

As outras mortes doídas as derrotas políticas, a prisão injusta. O desmonte das coisas que ele fez pelos pobres. O ódio insidioso dos fascistas deformados. De todos os revezes, nenhum outro doeu tanto. Uma criança inverte a ordem, desgraçadamente. O pequeno Arthur fez sua passagem.

Papo de gênios


Albert Einstein disse a Charles Chaplin:
- O que mais admiro em tua arte é que tu não fala uma palavra e o mundo todo te entende. E Chaplin retrucou:

- Mas tua glória é muito maior, pois o mundo todo te admira, sem entender uma palavra que diz.

Todo mundo quer ser bom, mas da lua só vemos um lado
Vida que segue...

Poesia da manhã


Estou pensando que a vida é maravilhosa
Que o dia está lindo
Que meus erros ainda podem ser consertados
Que a música que toca agora é aquela que lembra você
Que o relógio passa lentamente mais eu estou com pressa
Que não suporto nada frio nem morno, tem que ser quente, fervendo 
Para consumir a maldade, a hipocrisia, a falsidade...
Tô pensando que sonhar é preciso
Que amar é viver
Que você é especial
E que eu sou diferente

Todo mundo quer ser bom, mas da lua só vemos um lado 
Vida que segue...

Lula e o aceno proibido, por Armando Rodrigues Coelho Neto

Escrevo em estado de choque, como resultado da morte de alguém que não conheci: Arthur Lula da Silva, sete anos. O nome disso é empatia, ou seja, “a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa, caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo”. Ser empático é superar o egoísmo, é se colocar quase involuntariamente no lugar do outro. É um ato de entrega humana. É o que consta em verbetes da rede mundial de computadores.
Não tenho netos legítimos, mas tenho uma coleção de falsos netos. Tenho uma belíssima relação com eles e meus amigos avôs e avós não precisam explicar muito seus vínculos com eles. Menos ainda explicar a dor que sentiriam com a morte de um deles. Daí me haver doído sobremaneira o desprezo da horda presidencial para com o neto do Lula. Do mesmo modo, o escárnio, as ironias e tripúdios impublicáveis quanto à morte daquela criança. Veio de gente até da Polícia Federal, um deles tentando responsabilizar o ex-presidente Lula com um pretenso veto de vacina contra meningite. Gente que de forma gratuita e imediata transferiu para o garoto o ódio sem nexo que sente pelo avô dele.
Mais que transferência de ódio, foi constrangedor ver pessoas considerarem a morte do garoto como pena suplementar para Lula, por conta de crimes que nem o verdugo Sejumoro conseguiu demonstrar.

Aldo Fornazieri: Nova chance do PT de se redimir com Lula

As circunstâncias e a conjuntura estão dando ao PT uma nova oportunidade de se redimir para com Lula. O PT é um grande devedor de Lula, pois o partido não foi capaz de defende-lo e de mobilizar a sociedade contra a sua condenação e prisão injustas. Lula sempre foi maior do que o PT. Claro que o PT foi e é imprescindível para Lula. Mas dificilmente o PT existiria sem Lula. No mínimo, sem Lula, não teria a importância que veio a ter.
Lula, como líder, é uma daquelas raríssimas singularidades que cumpre um papel demiúrgico na política, capaz de criar o novo, de colocar no mundo da atividade política algo que não existia, de gerar uma esperança de sentido universalizante, para além das hostes partidárias e de seus seguidores e para além das fronteiras do próprio país. Num mundo cada vez mais desigual e injusto, Lula se constituiu como símbolo da luta pela igualdade e justiça. Num país pobre e abissalmente desigual, Lula se forjou como uma esperança de redenção dos pobres e dos humilhados.
Em novembro do ano passado publiquei um artigo (Destino de Lula: abandono e solidão), chamando a atenção para os riscos que Lula corria na prisão. O artigo foi contestado por Gleisi Hoffmann, presidente do PT. É forçoso constatar, no entanto, que de lá para cá o PT pouco fez de significativo em prol da liberdade de Lula. Tudo o que fez foi mais no plano simbólico, no plano declaratório, das intenções e das resoluções partidárias. Não que isto não seja importante. Mas é absolutamente insuficiente para que a campanha adquira uma dimensão social, para que a liberdade de Lula se torne uma exigência majoritária da sociedade e para que ela adquira uma dimensão de mobilização de rua. Somente quando isto se tornar realidade Lula terá chance de ser solto. Agora mesmo, Lula sofreu uma segunda condenação e o que se viu foi uma tíbia reação do PT.