Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Porque Dilma nomeou Nelson Barbosa Ministro da Fazenda

As versões e as razões são muitas.

Os fatos e os boatos, tanto mais.

Porém a verdade é que Itamar Franco era um gênio (infelizmente, elegeu Fhc e se arrependeu).

Mas, por que Dilma nomeou Nelson Barbosa Ministro da Fazenda?

Simples:

Porque ele é tão mineiro quanto ela.

E Ciro e Wagner sabem disto!

Por isso que Nelson Barbosa foi nomeado Ministro da Fazenda

“Ajustes nunca são um fim em si mesmos. Ajustes são medidas necessárias para a recuperação do crescimento da economia, que por sua vez é condição indispensável para continuar nosso projeto de desenvolvimento econômico.” Nelson Barbosa
Óbvio, que mais ainda pela sua trajetória de vida.

Lula, FHC e os comentaristas


A seguir, alguns exemplos de bom humor inteligente e de mau humor divertido, extraídos dos comentários dos leitores do Nassif:
Do Petardo
Nassif,seu comentário está parcialmente equivocado. Segundo o cristianismo Deus em conjunto com Jesus e o Espírito Santo formam uma única entidade. Logo, conclui-se que Lula e FHC… são a mesma pessoa! Algo que muitos já suspeitavam, visto seus governos, arrogância e condutas idênticas.
Do Augusto Fausto
Por exemplo: “MEU FILHO”, você conseguiu tanta coisa que eu não consegui e, agora, na reta final, deixou vir a público que não consegue comandar os companheiros!
Do Luiz
A diferença entre Jesus e Lula:
Jesus foi traído por um entre doze, por dinheiro, mas sabia antes que ia acontecer. Já o Lula, além de não saber de nada, ainda negou 3 vezes os seus 40 aPósTolos traíras.

Do Robson
Qualquer imbecil deduziria das palavras de Lula, que ele estava se referindo em sentido figurado ao calvario de Cristo. Eu num chegaria a tanto, mas que está vindo porrada de todo lado está.
Do Luiz Renato
Nassif, Genial, acho que os outros tucanos que fizeram parte daquela bíblia se intitulam apóstolos.
Do Brenno Ferrari Gonti
Seu comentário parte de uma premissa falsa.
Mostra-se dispensável e preconceituoso, tem por objetivo único atacar um homem humilde vitorioso que veio do povo. Isso tudo, parte do fato que a elite para quem vc trabalha e representa, não se conformar com a vitória do povo sobre as elites dominante.
Vcs não se conformam com fato do povo ter deixado de ser vaquinha de presépio das elites dominantes.
Vcs não se conformam com o fato do povo não mais ser conduzido pelos chamados “formadores de opinião”.
Custou 500 anos, mas enfim o povo se libertou do julgo das elites.
Da Renata
Se tá falando do cara então prova. Eu tenho acompanhado as notícias, e não escutei o Lula dizendo isso… Brasileiro só sabe reclamar, isso sim!!!
Do Geraldo
Com esse comentário, o prezado Luiz Nassif comete um exagero com relação a FHC. Provavelmente ele admitiria chamar Lula de “meu filho” quando passar para outra dimensão, mas agora ele ainda não ocupou o trono da Inglaterra, a Presidência da ONU e o trono de São Pedro.
Da Maria Madalena
Acho que foi Jose Serra que disse “FHC pensa que é Deus, eu tenho certeza que sou”. Lula não disse ser Cristo ou Tiradentes, apenas declarou que até entre os seguidores deles havia traidores. Portanto, Graças a Deus, nem FHC (que pensa que é) nem Serra (que declara ser Deus) poderão chamar Lula de filho.
Da Marcelle Rangel
Maravilha Nassif, seu comentário caiu como uma luva, justamente para tirar a prepotência de Lula.
Do Guilherme
Acho que o Lula vai pedir exame de DNA!
Do Diogo
Lula não é o primeiro. Aqui no Maranhão somos compulsoriamente levados a rezar assim:
“Em nome do pai (sarney), do filho (sarney filho), da filha (roseana) e do genro (jorge murad)!”.
Incrível é que nossos pedidos não são atendidos…
Do Luciano
Não é meu talante defende-lo, mas qual é a fonte??
Do Luiz
Nassif, essa foi na veia, me fez lembrar da piada em que três personagem queriam impressionar mais, o1º Falou eu sou bonaparte fiz isso e aquilo, o segundo então se apresentou como Jesus Cristo, sendo interrompido pelo 3º que falou: Hei, eu não tenho filho desse tamanho. Pode nomea-los, fique a vontade ah,ah,ah…
Do Robson
Por acaso o Dr. Melo seria o Pilatos?
Do Edson Medeiros
Típico dos lulistas, desviar o foco do que realmente acontece.
Da Teresa B
Mais uma vez FHC (Deus) vai renegar um filho.
Do Stênio Dantas
Certa vez perguntaram a FHC se ele se achava Deus. Calmamente ele respondeu: “Pelo amor de mim, não digam isso”.

Fhc é a Ofélia da política. Mas Luis Nassif quer assumir o posto

Quanto ao diagnóstico do momento atual e futuro da economia, Nassif está correto. De economia ele sabe muito. De política...no passo que vai, vai deixar Fhc pra trás é logo.

Confere o artigo dele:
A indicação de Nelson Barbosa para Ministro da Fazenda veio acompanhada de uma Medida Provisória das mais relevantes – embora com 12 meses de atraso. É a Medida Provisória para a Lei de Leniência – destinada a resolver a situação da cadeia produtiva do petróleo e gás.
A MP visa permitir às empresas declaradas inidôneas poderem voltar a fechar negócios com o governo, sem prejuízo das multas e das punições criminais. O texto é semelhante a um que tramita no Senado, mas cuja processo de aprovação poderia ser mais demorado.
***
Até agora, Nelson Barbos vinha atuado em segundo plano, deixando o protagonismo para o Ministro da Fazenda Joaquim Levy.
Desde antes do final do primeiro governo Dilma, no entanto, já tinha diagnósticos muito mais realistas sobre as estratégias de recuperação fiscal, com uma redução dos subsídios aos patamares pré-2013. Seria uma redução gradativa, ao contrário de Joaquim Levy que pretendeu o impossível: um cavalo de pau no transatlântico da economia, com resultados imediatos.
***
Dias atrás, antes de ser indicado para a Fazenda, tive uma conversa com Barbosa que definiu as estratégias para 2016 em três pontos:
1.     Estabilizar o nível de atividade econômica, que ainda está em queda. O primeiro passo é recuperar investimentos da União e da Petrobras estabilizando através da demanda. A MP da Lei de Leniência caminha nessa direção.
2.     Definir um cenário fiscal plausível o mais rapidamente possível afim de destravar os investimentos em infraestrutura. A previsão é até maio aprovar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) e começar a arrecadar a partir de setembro.
3.     Depois, iniciativas institucionais gerando oportunidades de negócio fazendo pensar para frente.
Entram aí as novas concessões e as reformas microeconômicas. As novas concessões de aeroportos estão para sair do forno. Nos últimos dias o Planejamento recebeu os resultados das consultas públicas a respeito dos estudos apresentados. Em seguida, os estudos serão remetidos para o TCU (Tribunal de Contas da União). Liberados, entre março e abril haverá novas rodadas de leilão.
Há também 21 novas concessões de portos para desovar no próximo ano. E já estão prontos os estudos de três novas ferrovias, a Norte-Sul, trecho sul, a Norte-Sul, trevcho norte e a Ferrogrão, de Lucas do Rio Verde a Mirituba.
***
Dentre as micros reformas, uma das relevantes é a MP da desapropriação, visando destravar um dos grandes problemas atuais das obras públicas. Por ela, quando desapropria, o ente público já fica com a posse do imóvel. Havendo contestação na Justiça, se perder paga. Mas não haverá mais o problema de desapropriações travadas por anos e anos devido a questões judiciais.
CPMF previsão de aprovação até maio. Para começar a arrecadar a partir de setembro.
***
O esvaziamento das manobras de impeachment permitirá ao governo Dilma respirar. Em questão de dias, a imagem do vice-presidente Michel Temer desmanchou-se com uma rapidez surpreendente. E as manobras de Gilmar Mendes e de uma certa oposição incendiária perderam eficácia, sufocadas por manifestações legalistas por todo o país, culminando com a sessão histórica do STF.
O Brasil legalista devolveu o comando político a Dilma. Restará saber se terá grandeza e sensibilidade para entender a nova etapa do jogo.
O sucesso da aposta em Nelson Barbosa dependerá do grau de autonomia que tiver. Se o mercado o vir como mera extensão da vontade de Dilma, terá vida curta. Ele terá que dispor de poder de fato, para poder negociar com o Congresso, com empresários, enquadrar o Banco Central e, ao mesmo tempo, resistir aos apelos fáceis do desenvolvimentismo a qualquer preço.
Voto de confiança em Barbosa e esperança na racionalidade de Dilma. O país enfrentará um primeiro trimestre terrível, com efeitos nos empregos e na luta política. Mas com uma estratégia sólida, se poderá esperar um início de recuperação a partir do segundo trimestre.
PS - Minha admiração pelo profissionalismo e senso de responsabilidade de Levy, em que pese os erros de diagnóstico.

Quem, quem?...

Quem no Brasil hoje (de fato) abre caminhos para "avanços morais"?

Quem no Brasil hoje (de fato) mantém as "políticas sociais"?

Quem no Brasil hoje (de fato) não espalha ódio nem tem ideia fixa do bem contra o mal?

Quem é responsável por Affif Domingues, Kátia Abreu e Patrus Ananias serem ministros?

Quando você [Luis Nassif] e seus companheiros deste equivoco (de  tiverem a resposta, reconhecerão o quanto a atual avaliação sobre a presidente está equivocada.

Dilma é muito mais que um animal político - ao contrário do que alguns pensam e dizem -. Dilma é uma Estadista e a História lhe fará Justiça.

Ciro e Dilma - uma parceria de resultados





Seria uma tacada de mestre se a presidente convidasse Ciro Gomes para o Ministério. Competência ele tem de sobra para assumir qualquer cargo no governo. Além de ser de absoluta confiança e ter conhecimento político e econômico do país. Além de tudo Dilma teria ao seu lado o próximo presidente a ser eleito em 2018 Jaques Wagner ou Ciro Gomes, pra que melhor que isso?

Ciro na Fazenda seria jogada de Mestre da presidenta Dilma


O nome do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes, do PDT, emerge como possível substituto de Joaquim Levy no Ministério da Fazenda, pasta que ele ocupou no governo Itamar Franco, substituindo Rubens Ricúpero, que sucedeu a Fernando Henrique quando este deixou o cargo para concorrer à Presidência da República, em 1994. 

Ciro depois rompeu com o PSDB e disputou a Presidência em 2002. No  segundo turno apoiou Lula, que o fez ministro do Desenvolvimento Regional. O 247 colheu a informação junto a fontes bem situadas do Governo que, por diferentes motivos, descartaram os nomes já cogitados: Nelson Barbosa, Luciano Coutinho e Jaques Wagner.

Ciro aproximou-se muito da presidente Dilma Rousseff desde que começou a batalha do impeachment, contra o qual vem fazendo duras declarações, denunciando uma "escalada golpista". Na semana passada ele jantou no Alvorada com a presidente e o governador Pezão, do Rio de Janeiro.

Na manhã de hoje O Globo lançou o nome de Jaques Wagner, mas fontes do Governo descartam uma temerária troca no Gabinete Civil, onde Jaques vem conseguindo bons resultados políticos para o governo numa dobradinha equilibrada com o ministro chefe da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini.

A gestão de Ciro na Fazenda, em 1994, foi marcada por uma forte abertura comercial, com a redução das tarifas de importação de mais de 400 produtos para evitar o desabastecimento durante os primeiros tempos do Real. Atuou mais como um coordenador da equipe que implantou o plano e revelou ao país seu estilo polêmico e agressivo. Antes, fora governador do Ceará.

Se o escolhido vier a ser Ciro, um homem forte de sua equipe, que o assessora em assuntos econômicos desde o governo do estado, com certeza seria o economista Mauro Benevides Júnior, que atuou também na gestão de seu irmão Cid Gomes.

by Tereza Cruvinel

Tereza Cruvinel - Dilma riu por último

(...) duas vezes
LULA MARQUES: <p>Brasília- DF 17-12-2015 Foto Lula Marques/Agência PT Presidenta , Dilma, reunida com Frente Brasil Popular Palácio do Planalto.</p>




Com o resultado da sessão memorável do STF – pela qualidade do debate jurídico e a elegância litúrgica dos ministros, mesmo na divergência – o governo ganha fôlego e o impeachment perde terreno", segundo ela, a vitória mais importante foi no entendimento de que a comissão especial da Câmara deve ser eleita por voto aberto e sem chapas avulsas: "isso levará a uma nova eleição, que pode garantir ao governo uma composição mais favorável da comissão"; a segunda vitória, ressalta, foi na definição do papel do Senado; "Mas, para o governo, para sua sobrevivência e recuperação, melhor será não ter que barrar o processo na Casa onde tem base mais fiel e contaria com a ajuda do presidente Renan Calheiros"

Doe um livro no Natal

Uma Campanha que começou em 2009 e já arrecadou e doou mais de 1 milhão de livros




Hildegard Angel - Que diferença das manifestações na Ceilândia e de Copacabana

- Ah, e teve muito mais gente -
Não teve palavrão nem bordão obsceno gritado pelo alto falante, não teve mulher pelada, nem pato, nem boneco inflado, muito menos cidadãos exóticos fantasiados de Tio Sam ou soldado camuflado.
Não teve camiseta customizada, cada um vestiu o que tinha e foi como pôde.
Não teve briga, ninguém tentou linchar menor de rua ou senhoras idosas; não houve confrontos com skatistas, ninguém foi agredido por não vestir vermelho.
Nenhum cidadão ao microfone xingou ou desejou a morte a qualquer figura da oposição. Nem a chamou de “lixo humano” por pensar diferente. Enfim, foi uma passeata responsável, séria, grave até, mas sem perder a ternura e a alegria.
Em vez de mantra baixaria, sambinha gostoso, sambas enredos que nos falassem à alma e ao brio da memória brasileira. Ao contrário de circo de excentricidade, uma passeata cívica, como em qualquer país civilizado. No lugar dos comícios de ódio, discursos inflamados pela causa justa da soberania.
Que diferença da manifestação de ontem, na Cinelândia, daquela passeata de domingo em Copacabana. Ah, e teve muito mais gente!
Movimento da População de Rua; dos Petroleiros; da causa GLS; dos estudantes; jornalistas lá, donas de casa.
Fui à Cinelândia somar-me aos milhares que bradaram “Não vai ter golpe!”. Orgulho-me disso. Cumpri um dever cidadão. Espero que este grito ecoe nos 3 Poderes, como demonstração de consciência cidadã, não apenas dos cariocas, mas das centenas de milhares de São Paulo, Minas, Nordeste, Norte, Centro Oeste, Sul, enfim, do Brasil inteiro, que saíram de suas casas, não em nome de eleger candidatos, não movidos pela raiva, agente mobilizador muito mais eficaz (os meios de comunicação sabem disso e têm feito seu trabalho direitinho nesse sentido), mas por dever da responsabilidade cívica.
Fomos às ruas e praças por prezarmos a democracia duramente conquistada, que, neste país, desde sempre, acontece aos barrancos e trancos, rondada por manipuladores, a serviço dos grandes golpistas e saqueadores.
Verdade que, de saqueadores, estamos muito bem sortidos. Desde a primeira pisada de Cabral na praia em Porto Seguro, usurpadores daqui e d’além mar enchem seus cofres com nossas riquezas e o suor de nosso esforço. Porém, de todos, o saqueador mais perverso é aquele que pretende nos negar a liberdade democrática de escolha, o direito de o povo ver prevalecer a expressão de sua vontade nas urnas.
O brasileiro responsável foi às ruas, também para exigir um imediato “basta!” à massacrante e ininterrupta campanha deflagrada e mantida, meses a fio, pela mídia e grupos indiferentes aos reais interesses soberanos do país, sugando as energias do Brasil, exaurindo as mentes dos cidadãos, através de um enredo escrito com as tintas da exacerbação golpista, para levar os brasileiros ao paroxismo da ansiedade e do ódio.
Vimos que era chegado o momento decisivo, em que cada um de nós tinha a cumprir o papel de sua consciência. Por isso, estávamos ali, na Cinelândia. Martha Alencar, a jornalista combativa dos anos 60 e de sempre, viúva de Hugo Carvana, me disse, sentada em cadeira na calçada do Amarelinho: “Hilde, não vinha aqui me manifestar desde aqueles anos, mas nesta tinha que estar”. Com problema no joelho e de bengala, Martha se levantava a qualquer movimento ou burburinho, que invariavelmente terminava com o clamor em uníssono da multidão, braços ao vento: “Não vai ter golpe!”.

A babaquice do dia


Foto de Fernando Francischini.
O idiota que é publicou essa babaquice é?...
Fernando Francischini 

Pra desopilar

Humor sem palavras 

Conversa Afiada - a Globo foi rebaixada

A Fitch, que fez com que o Governo acabasse, segundo a Urubóloga - e, ao rebaixar o Brasil, levou o Ataulpho Merval de Paiva a fazer um vaticínio certeiro: quase por unanimidade, o Supremo ia ratificar os votos do relator Fachin.

Quá, quá, quá!

Mas, por que a Fitch, tão sabida, rebaixou - Globo Comunicação e Participações S.A: rebaixado para 'BBB-' (BBB menos), de 'BBB'; Perspectiva Negativa - a nota da Globo?

O ansioso blogueiro perguntou ao Vasco:

- Por que, Vasco, a Fitch apunhalou a Globo pelas costas?

- O Merval não tá fazendo a lição de casa. Foi flagrado colando a prova do Gilmar Boa Viagem.

- Será só isso, Vasco? Deve ter outra razão!

- Acho que a Fitch anda lendo o Conversa Afiada?

- Por que, Vasco?

- Porque ela também chegou à conclusão do Valdir Macedo: a receita não paga a folha.

- Vasco, e como foi a reação do Ataulpho à vitória esmagadora dele e do Gilmar Boa Viagem no Supremo?

- Foi muito engraçado ver os dois na GloboNews...

- Que dois?

- Ele e a Fo-Frete...

- Ah, uma das fanhas da CBN...

- Essa! A que dá complexidade ao óbvio.

- Isso. Mas, o que eles diziam?

- Foi hilário. Ele discorda peremptoriamente da decisão do Supremo e a Fo Frete levanta a bola dando complexidade à óbvia determinação do Supremo.

- Quer dizer que ele não acata a decisão do Supremo.

- Não. Nem ele nem o Boa Viagem.

- O Gilmar PSDB-MT.

- É o mesmo!

Pano rápido.

Paulo Henrique Amorim