Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Blog do Charles Bakalarczyk: Entre o secular e o teocrático: o Dia D.

Blog do Charles Bakalarczyk: Entre o secular e o teocrático: o Dia D.: "O denominado Dia da Decisão – ou Dia D - é um evento de cunho religioso organizado pela Igreja Universal do Bispo Edir Macedo, realizado em..."

Dispositivos móveis ganham espaço no cotidiano dos usuários, que dependem cada vez da boa vida útil da bateria

 Contar com a ajuda da tecnologia em qualquer lugar é uma vantagem da mobilidade. Notebooks, smartphones, tablets, aparelhos de MP3, câmeras digitais e outros dispositivos móveis quebram o galho quando o usuário está longe de casa. Mas, para que o equipamento cumpra bem seu papel longe das tomadas, a bateria - um componente cujas características de durabilidade geralmente são esquecidas na hora da compra - merece a atenção dos usuários.

Lembradas pelo usuário somente na hora em que descarregam, as baterias têm seu uso envolto em muitos mitos e incertezas. Um dos principais mitos que hoje não resistem à tecnologia das atuais baterias, mais modernas, é o de que elas devem ter sua carga utilizada até o final para, então, serem recarregadas. As baterias de polímero de íon de lítio (Li-Ion), que hoje acompanham os dispositivos, não precisam cumprir ciclos completos de carga e descarga.

Por conta das características das antigas baterias de níquel cádmio (NiCd) ou níquel-metal-hidreto (NiMH), muitos usuários ainda pensam que as atuais podem sofrer o chamado "efeito memória". Esse efeito fazia com que, se o usuário recarregasse uma bateria já com 20% de carga, ela passaria a ter apenas 80% de carga. Isso fazia com que acabassem perdendo carga antes do tempo.

Assim como agora o usuário pode carregar a bateria quando bem entender - mesmo antes de descarregá-la totalmente -, ele também pode interromper o carregamento sem problemas. O resultado é mais mobilidade. Se estiver com o aparelho conectado à tomada e tiver de sair com ele, a bateria não será prejudicada. Outro mito que alimenta hábitos equivocados é o de que é necessário dar uma carga de 24 horas antes de utilizar o equipamento pela primeira vez. A nova geração de baterias já pode ser usada com os aparelhos desde o momento da compra.

Hoje, mesmo que o usuário deixe seu dispositivo carregando o dia todo, os carregadores modernos contam com um sistema de proteção que corta a corrente quando a carga está completa. Esta característica, que protege os equipamentos, mostra que a evolução não chegou apenas à bateria ou ao aparelho o qual ela alimenta.

Por outro lado, querer guardar a bateria, para poupá-la utilizando apenas o aparelho ligado à tomada, não é uma boa ideia. Quando a bateria fica inutilizada por mais de duas semana, ela passa a ter sua eficiência reduzida. Segundo os fabricantes, as baterias precisam ser utilizadas com frequência para ter o máximo de performance.

Mas, assim como há mitos, também há verdades, que exigem atenção e cuidados dos usuários. O período em que a bateria retém a carga diminui com o tempo. Ela vai perdendo a eficiência com o tempo, de forma gradual. Daí, o usuário deve ter alguns cuidados. Uma estatística divulgada por fabricantes - como a Apple - diz que uma bateria mantida adequadamente está projetada para reter até 80% da sua capacidade original em 300 ciclos de carga e descarga completas. Entre os cuidados, o usuário deve evitar, por exemplo, carregar seu aparelho com carregadores que não são próprios para ele. Também deve ser evitada a carga em ambientes de alta temperatura (acima de 35ºC). Da mesma forma, a umidade deve ser evitada - praia, piscina e banheiro não são locais adequados para o uso dos dispositivos.
Mitos sobre baterias

1 - "Toda bateria deve ter sua carga usada até o final antes de ser recarregada". Trata-se de um mito. As baterias mais modernas (fabricadas nos últimos quatro anos) não precisam cumprir ciclos completos de carga e descarga. Na prática, o usuário pode ligar o equipamento na tomada antes de consumir totalmente a carga.

2 - "Parar de recarregar um dispositivo antes que esteja 100% carregado prejudica a bateria". Isso também é um mito. Neste caso também não há necessidade de cumprir um ciclo de recarga completo. O usuário pode desligar o equipamento da tomada antes de atingir 100% de carga.

3 - "Os dispositivos eletrônicos devem ser desconectados da tomada logo após a bateria atingir 100% de carga". Outro mito. Na verdade, os novos carregadores já vêm preparados para parar de enviar energia à bateria assim que ela atinge o seu nível total de carga.

4 - "Quando o equipamento é novo, é preciso dar uma carga inicial de 24 horas". Isto se aplicava somente no caso das baterias antigas de níquel. As baterias atuais, de íons de lítio, podem ser utilizadas normalmente desde a primeira carga.

5 - "Utilizar sempre que possível o equipamento ligado à tomada, sem a bateria, ajuda a poupá-la". Não é verdade. Se a bateria passar muito tempo sem utilização, ela acaba tendo sua capacidade diminuída. As baterias de íon de lítio precisam ser usadas (com ciclo completo) pelo menos uma vez por mês para manter sua performance.

6 - "A recarga com o equipamento desligado tem melhor desempenho do que se ele estiver em funcionamento". Na verdade, os aparelhos podem ser carregados tanto ligados quanto desligados. A única diferença é o tempo necessário para atingir 100% de carga. Desligado, o dispositivo é recarregado mais rápido.


Ex-blog do Cesar Maia

CESAR MAIA SOBRE AS DISPUTAS NO DEM!

linha

              
1. EB- Como vê as disputas internas no DEM? CM- Se há disputa, e se ela é tão intensa como aparece na imprensa, é porque a importância do DEM continua grande. Ninguém disputaria assim sem achar que vale a pena. São 43 deputados federais, 6 senadores, 500 prefeitos, milhares de vereadores e deputados estaduais. EB- Fala-se que, se um lado vencer, haveria a fusão com o PMDB. CM- A executiva do DEM, por unanimidade, em dezembro, decidiu que não haverá nenhuma fusão.
                
2. EB- Mas é o que se divulga. CM- Se for fato, os que estão contra qualquer fusão se somariam e passariam a ser quase a totalidade do DEM. Por isso, não acredito em fusão. EB- Mas o prefeito Kassab tem mostrado seu incômodo. CM- Nesse sentido acho que ele tem toda a razão, pois a política em SP tem sido binária  entre PSDB e PT. O PMDB elegeu apenas um deputado federal; seu presidente faleceu e se abriu um vácuo. Com estes elementos, é natural que um prefeito bem sucedido como Kassab desenvolva suas estratégias com vistas a 2012 e 2014. Mas isso não produz nenhuma divergência no DEM. Fortalecer o prefeito é interesse de todos.
                
3. EB- Falou-se em várias candidaturas a presidente do DEM para a convenção de 15 de março. Como será a disputa? CM- Pelas últimas informações, o senador José Agripino aceitou a candidatura independente de surgir outro candidato. Essa decisão do senador, e nosso líder no senado, elimina disputas. Ele disse, nesta semana, aos jornais: "Aceito a disputa como missão para reunificar o partido".  Ele usou a expressão "disputa". Do meu ponto de vista, essa decisão do senador -desde já-, produz a unidade do DEM. E a convergência das correntes passa a ser um fato. Elimina a "disputa".
                
4. EB- Mas a convivência dessas correntes no DEM não será incômoda? CM- Em todas as convenções do PT suas diversas correntes disputam, adotando até nomes diferentes. E isso é visto por todos como um sintoma de fortalecimento do PT. Por que a mesma coisa não seria um sintoma de fortalecimento do DEM?
                
5. EB- Mas em 1 de fevereiro haverá a disputa para a liderança do DEM na Câmara de Deputados. A disputa estaria acirrada. CM- Independente do favoritismo do deputado ACM Neto, o mais votado do partido no país, e membro atual da mesa diretora, um último fato, carregado de injustiça, em relação ao outro nome que vinha sendo colocado, terminou por antecipar a convergência de nossa bancada em torno de ACM Neto. E em respeito àquele. Pelo menos é o que vejo de longe.
                
6. EB- A oposição não ficou muito esvaziada depois da eleição? CM- Lembro que Brizola dizia que, numa eleição, quem ganha tudo, leva tudo, inclusive os problemas e os conflitos internos que serão inevitáveis. No DEM, temos visto um surpreendente fluxo de contatos de quem pretende ser candidato a prefeito e a vereador pelo Brasil todo. Deputados -da chamada base aliada-  dizem que suas lideranças locais estão sendo atropeladas e que, se vier uma "janela", migram para o DEM, já. Imagino que para o PSDB também. E são dezenas.
                
7. EB- Alguma conclusão mais? CM- É um quadro paradoxal, mas comum em política. Vitórias esmagadoras são quase sempre o prelúdio de conflitos intransponíveis. Sempre é bom vencer. Mas de forma avassaladora atrai desintegração interna dos vencedores, ruídos, tremores e terremotos.

                                                * * *

VÍDEO DESMORALIZA O ATENTADO A EVO MORALES! VÍDEO INCLUI SUBORNO!
       
1.  (El País, 19)   Un vídeo difundido por la televisión boliviana amenaza con hundir la versión oficial sobre un compló terrorista contra el presidente Evo Morales, que desembocó en la muerte, en 2009, de tres ciudadanos extranjeros y el procesamiento de 39 opositores.La grabación muestra a un testigo clave de la fiscalía recibiendo un soborno de manos de un funcionario. Se trata de un eslabón más en la cadena de irregularidades que envuelven el caso, salpicado además por denuncias de anomalías procesales, fabricación de pruebas, torturas y ejecuciones extrajudiciales.  Esa misma versión le fue confiada a la Embajada de EE UU por una fuente cercana al caso, que facilitó los nombres de dos militares presuntamente implicados, tal y como relatan los cables diplomáticos publicados por EL PAÍS el pasado 29 de diciembre.
         
2. Veja o vídeo, já postado no YouTube.
         
3. Preferindo, entre no site de 'El Deber' e assista ao mesmo vídeo.  

                                                * * *

ROBERTO FREIRE, CESAR MAIA E O NOVO SALÁRIO MÍNIMO!
            
(DCI, 19) Passada a eleição para a presidência da Câmara, que deve ocorrer em 15 dias, a oposição investirá no mínimo de R$ 600. O ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia (DEM) comenta que desde a campanha eleitoral de 2010 a oposição conseguiu comprovar que o valor é compatível com as contas do governo.

"O candidato do DEM a presidente, José Serra, assumiu esse compromisso e demonstrou que era viável. Certamente o DEM votará a favor."  Presidente nacional do PPS e eleito deputado federal por São Paulo em 2010, Roberto Freire endossa a defesa de Maia e diz que o governo propôs R$ 545 para o mínimo porque o governo Lula  promoveu gastos absurdos em sua gestão. "A gente se depara até com situações surrealistas como o ministro Guido Mantega [Fazenda] criticando a gestão da economia no governo passado, que foi feita por ele mesmo", critica. Ele adiantou que o partido vai defender os R$ 600, mas que está disposto a ouvir a posição das centrais sindicais, que tem pleiteado R$ 580 para o benefício.

                                                * * *

DILMA, GETÚLIO E A IGREJA CATÓLICA!
                
1. (Folha SP, 19) Alçado repentinamente à condição de um dos principais nomes da Igreja Católica no mundo, dom João Braz de Aviz, arcebispo de Brasília, afirma que a presidente Dilma Rousseff (PT) precisa explicar melhor o que pensa a respeito de certos assuntos caros à igreja. "Não temos uma ideia clara de quem é Dilma do ponto de vista religioso. Ela precisa explicar melhor as suas convicções religiosas para que o diálogo possa progredir."
                
2. (Ex-Blog, 19) Getúlio Vargas dizia e repetia que era agnóstico (sem religião). Getúlio Vargas nos anos 30 foi o maior aliado da Igreja Católica. Os eventos na Praça do Russel, com altares gigantes e bandeira do Brasil, simbolizavam essa aliança, que era política. Getúlio deu as mãos à Igreja na defesa do ensino religioso. A luta contra o comunismo também gerou convergências. O Cardeal Leme sublinhava sempre essa aliança.

                                                * * *

AINDA SOBRE A REFORMA ELEITORAL!
                
(comentário de LFH) 1. Gostei muito de seu último artigo na Folha de São Paulo sobre o voto distrital. Como estudioso do tema, friso que o voto proporcional puro de legenda tem de ser alterado, pois tem sido uma das principais causas do enfraquecimento dos partidos e da predominância da "pessoa" sobre o "programa". Além do mais, nas esferas estadual e municipal, pior que na federal, debilita a representação de regiões pouco populosas e permite que "bons de voto" elejam, na cauda, bandos de medíocres.
                
2. É que, acerca dos deputados federais, cada unidade federativa é um distrito, e, acerca dos deputados estaduais e vereadores, o distrito é todo o território. Talvez se cada estado fosse dividido em regiões eleitorais, e cada município em círculos eleitorais, elegendo cada qual 1/3l 1/4, 1/5 ou 1/6 do total de parlamentares, fosse a solução ideal.
                
3. Por evidente, teria tal reforma de ser conjugada à fidelidade partidária mais rígida e a outras de igual relevo. O que não pode, a meu ver, a cidadania consciente, concordar, é com o crescente abuso, em tais eleições, do poder econômico, e de fatores pessoais de baixo nível, que desmerecem maiores comentários.

                                                * * *

ENEM: ATRASO NA PUBLICAÇÃO DAS NOTAS IMPEDE MATRÍCULA EM FACULDADES!
            
(LCM) 'O aluno solicitou no momento da inscrição do ENEM a opção de receber seu Certificado de Ensino Médio a partir da nota do ENEM, a ser emitido pela Secretaria Estadual de Educação. A Secretaria Estadual de Educação do RJ informou que só poderá disponibilizar o certificado, quando o INEP disponibilizar as notas do ENEM, o que está previsto para junho de 2011. Os certificados referentes ao ENEM de 2009 ainda não foram emitidos. O Conselho Estadual de Educação de São Paulo baixou uma norma, informando que, dado o problema, somente a nota do ENEM, impressa a partir do site, seria suficiente para matricular o aluno na universidade. Esta norma só serve para o Estado de São Paulo. O MEC não se pronuncia sobre o problema, nem sobre as datas de conclusão do processo de certificação. A UFRJ, no edital, informa que somente com a Certificação do Ensino Médio, poderá matricular o aluno. Ou seja, o MEC diz uma coisa, a secretaria outra e a universidade outra. Ninguém se entende! Enquanto isso, vários alunos que dependem deste certificado para se matricularem nas Universidades, podem perder a vaga no processo de matrícula que começa na próxima semana.'