Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Frases

Quem ama enche as mãos de flores...

Exala perfume para todos...

E distribui  solidariedade.


Reforma política

Texto mixuruca, sem pé nem cabeça o do sr. Ilimar Franco no O Globo. Leia [abaixo] com atenção:

Os grandes partidos não querem saber do voto em lista. Sustentam que essa mudança só beneficia o PT. Desde 1998, a votação petista à Câmara dos Deputados cresce e, desde 2006, é a maior. O PT partiu de 12,7 milhões de votos em 1998, para 16,8 milhões em 2010. O PMDB caiu de 20,3 milhões, em 1994, para $12,9 milhões em 2010. O PSDB caiu de 18,1 milhões em 1998 para 11,7 milhões em 2010. O DEM afundou de 18,3 milhões em 1998 para 7,4 milhões em 2010. Caíram também as votações do PP, do PDT e do PTB. Muitos petistas já perceberam que os outros partidos não vão facilitar o caminho do PT rumo à hegemonia.

Uai, e desde 98 que votamos em lista?..

Sabia não...

Estádios ...

ou hospitais?

Com 513 deputados, fica impossível acompanhar sistematicamente a atuação de cada um. Na Câmara tem gente boa, que fala com bom-senso e nós  nem percebemos. O noticiário concentra-se nos dirigentes partidários  e naqueles parlamentares de muitos mandatos, nem sempre merecedores das atenções a eles dedicadas. Para compensar a massificação que atinge a maioria, desde 1946 encontrou-se uma solução, mesmo  imperfeita. Afinal, para discursar com densidade e tempo,  os deputados precisam inscrever-se semanas, senão meses  antes. Ainda assim, dependem da boa vontade  dos líderes. Criou-se então,  antes do início das sessões, um período chamado de pinga-fogo, onde cada orador dispõe de apenas três minutos para expor sua opinião sobre qualquer assunto. Basta chegar, dar o nome e falar.

                                                        

Nessas ocasiões, é frequente a exposição de abobrinhas, meros recados regionais ou conceitos incompletos. De vez em quando, porém, surgem surpresas capazes de conduzir o orador à admiração geral.

                                                        

Foi o caso, na semana que passou, precisamente na quinta-feira, do jovem deputado Regufe, eleito pelo Distrito Federal. Em três minutos ele conseguiu resumir a perplexidade que atinge o país inteiro, mas que todos ocultamos matreiramente.

                                                        

Referiu-se ao fato de que em pelo menos dez capitais estaduais estão sendo erigidos ou remodelados monumentais estádios de futebol, visando a realização da Copa do Mundo de 2014. Nada a opor à realização do certame e aos esforços para abrilhantá-lo, não fossem os números. Cada estádio, entre os novos e os recondicionados, custa no mínimo um bilhão de reais. Alguns, até, muito mais. Servirão para que as maiores equipes mundiais se apresentem, concentrando no Brasil as atenções do planeta.

                                                        

O problema, disse Regufe, é que um hospital de porte amplo, num país com tamanho déficit na saúde pública, custa em média 100 milhões de reais. Tivesse a opção  nacional, mais do que a governamental, optado por hospitais em vez de estádios, com os recursos hoje dispendidos seria possível construirmos nada menos do que 100 unidades hospitalares públicas. Imagine-se o que isso representaria para minorar as agruras da maioria da população exposta a filas, atrasos, mau ou nenhum atendimento.

                                                        

Dá o que pensar, a conta apresentada pelo jovem representante do PDT. A FIFA e os barões do futebol iriam estrilar, mas suas exigências valeriam mais do que uma completa reviravolta nas estruturas da saúde pública? Tudo foi dito em três  minutos, mas estamos perdendo três décadas, com a opção pelos estádios. Até porque, os hospitais funcionariam 24 horas por dia e os estádios, no máximo nos fins de semana. 

por Carlos Chagas 

 


Palavras cruzadas

Português Arcaico