Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Chuva de poesias

Por Guilherme Mansur – Portal Cronópios

Pancadas esparsas de chuva de poesia caem das torres das igrejas de Ouro Preto desde 1994. Sou o idealizador e produtor destas chuvas. Confira a seguir os registros fotográficos de Lucas de Godoy, do happening da chuva de poesia, das torres da igreja do Pilar em agosto, uma homenagem aos 300 anos de Ouro Preto. Segue também, reprodução (em facsimile) de alguns dos poemas que compuseram a mais recente chuva.

Presidente Dilma recebe medalhistas do Pan de Guadalajara


Presidenta Dilma recebe no Palácio do Planalto medalhistas do Pan de Guadalajara. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Atletas medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara foram hoje (9) ao Palácio do Planalto para um encontro com a presidenta Dilma Rousseff. Com a medalha no peito, eles receberam o carinho e a garantia da presidenta de que o apoio do governo federal aos atletas brasileiros será ampliado. Segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), a delegação brasileira conquistou 141 medalhas, sendo 48 de ouro. Subiram no pódio do Pan de Guadalajara 94 bolsistas do Ministério do Esporte.

"Quem insiste, treina e investe na sua capacidade, consegue. Vocês são exemplos, são guerreiros. É um imenso orgulho estar hoje aqui recebendo vocês. O Brasil inteiro gostaria de estar aqui. Não tem nada que substitua esse olho no olho vendo a força de cada um de vocês", disse a presidenta.

Ouro no vôlei de praia, Emanuel Rego agradeceu, em nome da delegação, o apoio do governo federal aos atletas brasileiros, o que, segundo ele, permitiu a evolução do esporte no país.

"Estamos aqui hoje graças à organização do COB e ao apoio do governo federal aos atletas. Gostaríamos de pedir que esse apoio continue", disse o medalhista à presidenta Dilma, que respondeu:

"Podem ter certeza que não só vamos continuar, mas vamos ampliar esse apoio."

Par o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o apoio do governo ao esporte contribui para a formação de atletas que se tornam exemplos de persistência e superação.

"A juventude precisa de referências. Contem com o nosso governo, com o Ministério e com os nossos programas", disse o ministro do Esporte.

O chefe da Missão Brasileira em Guadalajara, Bernard Rajzman, ressaltou que a delegação brasileira foi 30% maior que no Pan do Rio de Janeiro, em 2007.

"Esse é um momento de tantos outros que virão de agradecimento pelo que a senhora vem fazendo pelo desporte", disse Bernard.

Já o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, lembrou que 104 atletas brasileiros já estão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

"E muitos deles estarão nas Olimpíadas de 2016", destacou Nuzman.

Antes de encerrar a cerimônia, a presidenta Dilma vestiu o casaco do uniforme da delegação brasileira e afirmou que as medalhas trazidas de Guadalajara provam a capacidade do Brasil em ser um país de oportunidades para todos.

"Nós seremos um país em que todos terão oportunidades e realizarão seus sonhos", disse a presidenta antes de ser cercada pelos atletas com suas máquinas fotográficas.

Todos queriam registrar o encontro com a presidenta Dilma Rousseff.

Leia aqui a transcrição.



Parodia política

Baseado num texto que defende com catigoria a Casa Grande social que ainda permanece em pé no nosso amado Brasil.

Caro FHC do B  [ Hipócrita, Farsante, Canalha, brasileiro ]
Não lhe escrevo essa carta, na verdade não existe carta nenhuma, porque falar de maconha é um tema proibido em nosso país. Nos últimos anos, o senhor tem inclusive contribuído para trazer este debate à tona, ao propor publicamente a descriminalização da maconha em palestras e com o documentário “Quebrando o Tabu”. Mas nem mesmo o senhor, sendo idolatrado pela mídia do jeito que é, tem sido capaz de romper a hipocrisia que reina no Brasil em torno deste assunto. Até marcha pela descriminalização é proibida por aqui, como se a liberdade de expressão não valesse para a “erva maldita”.
O senhor deve ter assistido à tragédia da Polícia Militar invadindo a Favela da Rocinha no Rio de Janeiro, onde morou e trabalhou. As cenas foram tristes para quem, como a sua geração, lutou pela democracia: soldados apontando fuzis na cara de favelados desarmados. É verdade que eles haviam tomado a atitude extrema de invadir a praça da Favela, mas veja só como tudo começou. Há duas semanas, policiais que estavam ali para defender a comunidade de assaltos e estupros, abordaram três garotos que estavam fumando um mísero baseado no estacionamento e os levaram para a delegacia. Seguiram-se conflitos e protestos que culminaram na invasão da reitoria.
Se pudesse escrever estas palavras, eu perguntaria ao senhor: quem provocou quem? Quem eram os donos da casa e quem eram os forasteiros? Quem chegou disposto a criar confusão reprimindo hábitos das pessoas que fazem parte daquele lugar? Fumar maconha é proibido por lei e não posso falar isto para um senhor da Casa Grande, de forma alguma, imagina. Mas se eu pudesse, diria que aposto que, em tantos anos na USP, o senhor deve ter visto inúmeras vezes cenas semelhantes às que os policiais reprimiram. Ou, no mínimo, sentido o cheiro familiar dos cigarros de maconha sendo acendidos, sempre discretamente, aqui e ali em recantos aprazíveis da Favela.

Se a hipocrisia reinante me permitisse, eu argumentaria que fumar maconha na Favela é um hábito disseminado e tolerado há décadas não só na Rocinha em quase todas as Favelas do País – e, desconfio, do mundo. É como se o ambiente favelado fosse um oásis, onde o jovem em formação tem a liberdade para conhecer coisas novas, existencial e intelectualmente falando: livros, pessoas, música, cinema, arte. E, algumas vezes, maconha. De causar estranheza naquele local, é, isso sim, a presença de policiais militares fazendo a ronda: a rigor, a segurança da Favela não deveria ser militarizada, mas de responsabilidade de uma Guarda favelada.

Manifestantes pela legalização da maconha em protesto no início de 2011. Foto: Flickr/Mari Ju
Mas já que alarmados com o assassinato de um aluno dentro do campus, acharam por bem assinar um convênio com a Polícia Militar, eu gostaria muito de pedir ao senhor, mas não posso, que pudesse lhes aconselhar um pouco de bom senso. Jamais escreveria absurdos assim, de jeito nenhum, longe de mim. Mas o ideal seria que o senhor, em primeiro lugar, lembrasse a eles que um dia foram jovens como os estudantes que foram levados à delegacia naquele primeiro momento. Tenho certeza que muitos pais como eu não gostariam de ver seus filhos sendo presos por um delito tão insignificante quanto fumar um baseado junto a um grupo de colegas de favela.
É uma pena que não possa lhe dizer também que pondere que policiamento na Favela é para coibir assaltos e estupros, não para reprimir favelados que estão pacificamente fumando um beck e conversando sob uma árvore qualquer. Que correr atrás deles é uma perda de tempo e é uma incitação ao conflito, que voltará a ocorrer em situações similares. Não é porque policiais apontaram armas na cara de favelados que os favelados deixarão de fumar baseados –ou de reagir quando forem reprimidos. E, olha só, o senhor nem precisaria aparecer, poderia fazer isso tudo discretamente, bem ao gosto dos que tentam dourar a pílula e fingir que a maconha não existe. Enfim, não posso lhe falar nada disso: é ilegal, imoral e ainda por cima tira votos. Mas, ah, se eu pudesse…
Leia o texto original Aqui

Ficha Limpa

[...] A crucial decisão do STF sobre esta lei

Image
STF
Ainda dependendo de decisão sobre a pauta, a ser tomada pelo presidente da Corte, ministro Cezar Peluso, pode ser que o Supremo Tribunal Federal (STF) inclua em seus trabalhos, hoje à tarde, o julgamento definitivo da vigência da Lei da Ficha Limpa.

O julgamento está previsto para hoje, mas outros ministros pediram ao presidente Peluso que adie a decisão para depois da posse da nova ministra do STF, Rosa Maria Weber Candiota, escolhida essa semana pela presidenta Dilma Rousseff para a vaga da ministra aposentada Ellen Gracie.

Na decisão tomada hoje, ou no futuro, será ótimo que a lei seja mantida, que essa questão fique devidamente dirimida, e que a Ficha Limpa vigore a partir dos prazos constitucionais legais, sem o caráter de retroatividade, já que lei não pode retroagir para período anterior à sua aprovação.

Que o Supremo mantenha a Lei da Ficha Limpa
Assim, vamos torcer para que o Supremo mantenha a Lei da Ficha Limpa, mas sem nenhum artigo que contrarie a Constituição, sem nada contra a legalidade e o Estado Democrático de Direito. Não pode nem deve persistir no país dispositivos legais dúbios.

A manutenção destes encerra o risco de reedição dos recentes episódios de denuncismo e caça às bruxas, de tentativas de linchamento público de autoridades, e de substituição do papel da justiça pela mídia, ou pela formação de uma falsa opinião pública manipulável.

Deixar que isso aconteça remonta aos piores momentos do Brasil, quando o udenismo tentava se impor pela violência do denuncismo. Aceitar essas práticas e deixar criar esse tipo de clima é esquecer que a velha e em nada saudosa UDN somente chegou ao poder pelo golpe em 1964, depois de muito rondar os quartéis e de chafurdar nos chamados mares de lama que ela mesmo inventava.

Udenismo não foi capaz de chegar ao poder pelo voto


Fora do recurso às armas, esse udenismo só chegou ao poder pelas urnas uma única vez, com a farsa janista (1960). Mas, tentam agora, reeditar aqueles tempos e o último episódio cômico e farsesco dessa série é a falsa e criminosa denúncia contra o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Ela foi feita por duas deputadas distritais comandadas pelo esquema político que governou Brasília nos últimos anos e foi derrotado nas urnas em 2010.

No final da tarde de ontem o denunciante usado pelas duas deputadas veio a público desmentir a denúncia contra o governador Agnelo. Na prática, acusou as deputadas de forjarem tudo - o que não muda o caráter de manipulação e os prejuízos políticos já causados ao acusado pelo denuncismo udenista irresponsável.

Sem falar na tentativa de envolver o ministro Carlos Lupi em denúncias de irregularidades no Ministério do Trabalho. E apesar de reconhecer que não há nada contra o ministro, a oposição continua pedindo sua demissão ou que seja investigado. Mesmo depois do próprio Ministério Público Federal (MPF), através do procurador-geral, afirmar não haver indícios que justifiquem uma investigação.

Refletir na decisão: golpismo e exemplos estão aí

Lembrei o perigo, o verdadeiro golpismo, contido no denuncismo udenista, e citei dois exemplos para ilustrar a importância do STF, caso delibere hoje sobre a Ficha Limpa, aproveitar a oportunidade para situar a Lei em seus devidos termos - e tempos - legais.

Como guardião da legalidade e da Constituição cabe-lhe decidir se a Lei da Ficha Limpa pode retroagir em sua vigência e tomar como definitivas e transitadas em julgado decisões adotadas ainda em 2ª instância judicial (e quando cabem recursos).

Cabe-lhe deliberar e por um ponto final quanto às divergências sobre a vigência de decisões contrárias ao espírito e a letra da Constituição e a vontade do constituinte.
 Zé Dirceu

Romário melhor que Ronaldo dentro e fora das 4 linhas

Por Vitor Birner
Escrevi, em 25 de fevereiro, o texto “Romário melhor. Ronaldo maior”.
Expliquei as razões para eu achar que o Baixinho foi superior ao Fenômeno dentro de campo.
A participação de Romário na audiência pública da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 deixou nítida outra diferença entre eles.
O deputado começou o mandato sem a firmeza que a situação exige, mas mudou a postura e hoje honrou os votos de quem nele confia.
Fez as perguntas simples, diretas e necessárias (quase todas citadas aqui e noutros blogs) para Jerome Valcke, secretário geral da Fifa, e Ricardo Teixeira, presidente do comitê organizador local e da CBF.
Romário luta pela soberania brasileira e respeito com o dinheiro público.
Cobrou, por exemplo, a Copa da iniciativa privada prometida por Ricardo Teixeira.
O vídeo do ex-atleta é imperdível (no fim do post).
Ronaldo caminha noutra direção.
Não critica o presidente do COL porque a 9ine tem interesses comerciais e a briga atrapalharia os negócios.
O Fenômeno elogia bastante o Andrés Sanchez.
Ontem, o campeão do mundo em 2002 twitou o seguinte: ” Fantastica entrevista do presidente Andres no programa da @lulusuperpop mostrar o cara incrivel q conheco. #foreverAndres”
E o mesmo Andrés já declarou em entrevista: “ele (Ricardo teixeira) é uma pessoa que fez muito bem para o futebol.
Romário e Ronaldo estão de lados opostos.
O primeiro exige benefícios coletivos e tenta evitar problemas enquanto o segundo opina de acordo com o aquilo lhe convém e pode gerar problemas ao povo brasileiro.
O trabalho de Romário fora das quatro linhas aumentou a vantagem entre eles.
O Baixinho continua atuando como craque.
Espero que a convivência com a turma do Câmara dos Deputados não mude a postura dele.

Presidente Dilma anuncia os programas Melhor em Casa e SOS Emergências

Frete Grátis

[...] oferecer ou não?
Product Image

Muitas lojas virtuais de grande porte, reconhecidas por sua influência na internet, disponibilizam frete gratuito a clientes que compram acima de determinados valores. Essa é uma prática muito comum e agrada os clientes, que para não pagar o frete, muitas vezes adquirem itens a mais do que o