Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Uma indireta

A esposa com o aniversario chegando joga uma indireta no marido:
- Amor, meu aniversário está chegando e quero um presente bem legal. Vou te dar uma pista: vai de zero a cem em menos de 5 segundos, pode ser de qualquer cor.
No dia do aniversario a mulher encontrou um pacote no quarto com uma balança de banheiro cor de rosa, novinha.
Ah, a propósito, o marido continua desaparecido.


Aproveite o mercado está aquecendo

A crise financeira que freou a economia parece estar perdendo forças e o mercado de trabalho volta a se movimentar. Profissionais que ficaram sem emprego agora buscam se recolocar, e aqueles que querem mudanças na carreira retomam as buscas por uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

Não é mais novidade que a internet tornou-se a maior aliada na busca por um emprego e hoje cada vez mais pessoas utilizam essa ferramenta para movimentar a carreira.

A novidade é que agora o UOL Afiliados possibilita a veiculação de anúncios doEmprego Certo em seu site e/ou blog e que, com essa retomada do mercado, você também pode aproveitar para faturar ainda mais!

São mais de 150 mil vagas de empregos das melhores empresas do mercado ! Clique aqui e escolha o tipo de vaga e região do anúncio para otimizar os seus ganhos.

C

A "fúria virtuosa" de Israel

Ilan Pappe
Faixa de GazaMinha visita à minha casa, na Galiléia (Israel) coincidiu com o genocida ataque israelense contra Gaza. O Estado de Israel, através de sua imprensa e com a ajuda de suas universidades, transmitiu uma voz unânime - desta vez, ainda mais alta que aquela ouvida durante o ataque criminoso contra o Líbano, no verão de 2006. Israel é mais uma vez engolido por sua "virtuosa fúria" que se traduz nas políticas destrutivas contra a Faixa de Gaza. Esta terrível auto-justificação para práticas desumanas e sua impunidade, não é apenas irritante; é um assunto que devemos explicar melhor para entendermos a imunidade internacional para com o furioso massacre que arrasa Gaza.
Leia e comente...

CRISE PRÉ-CÍCLICA, CÍCLICA E PÓS-CÍCLICA!

1. Os números globais e nacionais ocultam as características cíclicas setoriais ou locais em um quadro de crise econômica geral. Cada crise pode ter suas características e com isso afetar diferentemente, em seu tempo ou ciclo, os diversos setores e regiões. A atual crise teve no setor financeiro uma característica pré-cíclica, especialmente nos países desenvolvidos... Ou seja: a crise começou nele.

2. Ao afetar o comércio internacional e a demanda de bens de consumo durável e bens de capital, a crise chegou rapidamente à industria e ao agronegócio exportador. Esses setores e as regiões que os contém foram duramente afetados. O setor de bens de consumo pessoal ou habitual é o menos afetado -a principio- por sua maior rigidez a mudança de demanda, pela essencialidade do mesmo, ( alimentos, transportes, energia,remédios, educação,....etc.....). O próprio desemprego o afeta em um segundo momento em função dos elementos de proteção ao trabalhador como seguro desemprego, fgts,....

3. A tendência defensivo-preventiva a poupar afeta ainda em um segundo momento a demanda de bens duráveis. O setor governo - a nível nacional ou macro-regional- é afetado parcialmente pela queda de arrecadação, mas compensado pelo endividamento ou mesmo pela maior rigidez a queda de setores arrecadadores, como energia elétrica, crédito, combustíveis,....No entanto a nível regional essa queda pode ser abrupta a nível estadual sempre que afete o ICMS, como viu-se na Bahia. A nível municipal, o IPTU é rígido ,mas o ISS flutua com a crise e num momento pós-cíclico. Já a cota-parte no ICMS só afetará no ano subseqüente, pois a queda em um ano já encontra o índice calculado.

4. Finalmente os setores e regiões concentradas em bens de consumo essencial, receberão um impacto pós-ciclico. Será a espuma da onda da crise que vai lamber suas areias, na etapa final da crise e depois dela. Portanto não se deve tomar os dados de hoje, como os dados de amanhã, nuns e noutros casos. S.Paulo é certamente um caso pré-cíclico e cíclico e deve sair da crise na frente. Economias concentradas no agronegócio são cíclicas e sairão em seguida, como as do Sul do Brasil e Minas.

5. Finalmente as economias centradas em bens de consumo pessoal serão afetadas no final da crise e depois dela. Serão as últimas a entrar e as útimas a sair da crise. É o caso do Estado do Rio, uma economia, há muitos anos, pós-cíclica.

Cesar Maia

Paradoxos brasileiros

Artesanato do Ceará

Mescla de índios, negros e brancos o cearense é um dos povos mais alegres do Brasil. E criativo, também: eles dominam várias técnicas e conseguem transformar argila, madeira, couro, fios finísimos como a linha ou rústicos como o cipó empeças de arte.
Na cadência dos bilros as mulheres vão tecendo filigramas: assim nascem as rendas, também conhecidas como "da terra".

O artesanato de redes, exercido por mulheres em teares verticais, também tem forte presença no litoral cearense, principalmente no município de Itarema, cuja população é remanescente dos índios Tremembé.

São mais de doze cores oferecidas pela natureza na praia de Morro Branco, litoral cearense.
Alí inúmeros artesãos colhem material para desenharem por dentro das garrafinhas cenas típicas de Fortaleza, Aracati e Beberibe.

O filê tradicional: grade de fios de algodão com entrelaçamento colorido.Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero, é celeiro do artesanato nordestino. Um bom exemplo são as figuras de Reisado entalhadas em madeira pelo artesão Nino.
Volta para o Artesanato NordestinoVolta ao Topo


Governo, iniciativa privada e CPMF

E sobre os competenti$$imos e Onesti$$imos empresários e executivos da iniciativa privada não notarem que estavam recebendo do governo o correspondente a CPMF, ninguém diz nada?

Quando era para eles pagarem era uma chiadeira...

Diziam que os produtos ficavam até 5% mais caro por causa da dita suja.

Quando ela acabou alguem notou que os preços cairam 5%?...

Eu não percebi!

Mão de vaca


Ingredientes

2 quilo de ossobuco
5 a 7 xícaras de farinha de mandioca
4 cebolas pequenas
4 colheres de sopa de óleo
1 pimentão grande picado
Cheiro verde, pimenta do reino e pimenta malagueta a gosto

3 tomates

sal

Modo de preparar


Coloque o óleo na panela ao fogo brando e, a seguir, a cebola e os tomates cortados em rodelas finas. Junte o pimentão picado, deixe corar um pouco e acrescente o ossobuco previamente temperado com sal, cheiro verde e pimenta-do-reino a gosto. Aos poucos, vá adicionando água quente com pimenta-malagueta.Deixe cozinhar em fogo brando até que a carne fique macia, retire-a da panela e reserve-a com o caldo que se formou - mais ou menos 1 litro -, faça o pirão colocando a farinha de mandioca, despejando o caldo fervendo e batendo ligeiro até conseguir um mingau grosso. Retire do fogo e sirva logo com a carne que ficou separada.

Hipócrita cantilena moralista

As oposições parecem sem candidatos a postos majoritários e, principalmente, sem pregação.

Sua hipócrita cantilena moralista não esconde os terríveis pecados cometidos por ela nos oito anos de governo.

O programa Bolsa Família, que eles chamavam esmola e condenavam, está consagrado internacionalmente.

Os dois maiores partidos de oposição se convenceram de que não mais podem continuar, nos palanques, a condenar o que salva da fome mais de uma dezena de milhões de brasileiros.
Lustosa da Costa

Corte de juros

O Copom - Comitê de Política Monetária -, do Banco Central, encerra a série de reuniões hoje com o anúncio do que deverá vir a ser o último corte da taxa básica de juros dos atuais 9,25% ao ano para 8,75% ao ano, consoante a expectativa predominante entre os economistas consultados pelo relatório semanal que o Banco Central elabora semanalmente - Boletim Focus -.

Os analistas acreditam que este será também o último corte de juros que o Copom promoverá, em 2009. No início deste ano, as taxas básicas de juros estavam em 13,75% ao ano.

O agravamento da crise econômica internacional obrigou o Banco Central a promover uma seqüência de reduções na taxa Selic para amenizar os seus efeitos no Brasil.

Os economistas ouvidos pelo BC também esperam que a taxa básica volte a subir no próximo ano, em decorrência do processo de recuperação da economia brasileira.

A média das previsões é de uma taxa de 9,38% ao ano, no final de 2010.

Os analistas do mercado financeiro mantiveram a expectativa de uma queda no PIB de 0,34%, em 2009.

Mantém-se a previsão de uma expansão econômica à taxa de 3,60, em 2010.

Em relação ao desempenho da produção industrial, piorou a previsão de uma retração de 6% para um resultado negativo de 6,09%, neste ano. O presidente da CNI - Confederação Nacional da Indústria -, deputado Armando Monteiro Neto - PE -, confirma essa expectativa pessimista, em entrevista que acaba de conceder.

O COPOM deveria promover o corte de pelo menos 1%. Tem condiçoes para isso. Mas é bom lembrar quanto era a selic no dia 01/01/2003, você sabe Laguardia ?

Políticos e Twitter

Com o twitter, os políticos finalmente desembarcaram na rede. Falta agora captar o verdadeiro sentido da coisa e render-se ao ambiente de diálogo. Usar twitter e blog para "disponibilizar conteúdo" equivale a fumigar uma plantação com jatinho. Continua>>>

Lula encontra PT paulista

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou a cúpula paulista do Partido dos Trabalhadores para discutir os rumos da sigla na disputa pelo governo de São Paulo. O encontro ocorrerá hoje a noite em um jantar em Brasília, onde estarão presentes a bancada paulista do partido, as principais lideranças políticas da sigla no Estado e o prefeito de Osasco, Emídio Souza, pré-candidato do PT à sucessão do governador José Serra (PSDB). As convocações para o encontro foram feitas pelo presidente estadual do PT e ex-prefeito de Araraquara, Edinho Silva, a pedido do próprio Lula.

Este será o primeiro encontro entre a cúpula paulista do partido e o presidente da República para tratar exclusivamente da sucessão no Estado, que segue indefinida. Lula vai ouvir pessoalmente os argumentos de uma boa parte do partido que defende a candidatura própria e o nome de Emídio, na presença do prefeito de Osasco, que vem fazendo campanha para se tornar o escolhido do PT na disputa estadual desde o início do ano.

Apesar de contar com o apoio de uma parcela considerável do partido em São Paulo - apenas quatro dos 19 deputados estaduais não o apoiam -, Emídio de Souza ainda está longe de ter seu nome definido como o candidato do PT. Em uma eleição estratégica para a manutenção do poder nacional, a definição do candidato ao governo do maior Estado da federação passa muito mais por Brasília do que pelo diretório do partido em São Paulo. “O tabuleiro de xadrez é outro, enquanto aqui nós vemos uma realidade estadual, lá o Lula vê o jogo de alianças nacional”, diz o prefeito de Osasco, resignado com o fato de apesar de ter o apoio da maior parte do partido ainda assim não ser o escolhido para a disputa no Estado.

No fim, o que contará será a decisão que for tomada pelo presidente da República. Será Lula quem dará a palavra final sobre quem vai enfrentar a hegemonia tucana de 14 anos em São Paulo. Lula queria o deputado federal Antônio Palocci (PT-SP) como o candidato, mas o adiamento do julgamento do ex-ministro da Fazenda no Supremo Tribunal Federal obrigou o presidente a buscar uma nova opção. O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) continua sendo uma das apostas de Lula, mas a indefinição por parte do próprio ex-governador cearense mantém o posto vago. “O cenário ainda está muito indefinido, há muitas variáveis em aberto”, diz Emídio.

É em cima exatamente de todas essas variáveis que a conversa entre Lula e a cúpula paulista do PT deve se concentrar na noite de amanhã. Sem um nome forte no Estado para disputar a eleição ao governo, o partido estaria aberto para, pela primeira vez nos últimos 20 anos, não ter um candidato próprio em prol de um projeto maior, a eleição da ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff.

Aberto, porém relutante. A parcela que apoia Emídio vai defender que mesmo com Ciro saindo como candidato, o PT deve ter um nome próprio. Na avaliação de lideranças que estão ao lado do prefeito de Osasco, duas candidaturas de oposição ao PSDB poderiam levar as eleições para o segundo turno. “E se o candidato for o Aloisyo Nunes Ferreira, como achamos que será, a disputa fica mais aberta”, afirma um dirigente petista.

Manchetes do dia

- Globo: Pagamento de CPMF por estados será investigado

- Folha: Gripe suína mata 6 em SP; país já soma 22 mortos

- Estadão: Gravações ligam Sarney a Agaciel e a atos secretos

- JB: Comandante admite despreparo da PM

- Correio: Golpe com a casa própria

- Valor: Estados perto do limite nos gastos com pessoal

- Jornal do Commercio: Reforma vai deixar 29 bairros sem água

Leia os destaques de alguns dos principais jornais do país.

Política 2.0

Os políticos descobriram o twitter.com. Para quem ainda não sabe, trata-se da ubíqua ferramenta de microblog. Por que "micro"? Porque limita as postagens a 140 caracteres. Você se cadastra como "seguidor" de alguém e recebe um aviso quando esse alguém "tuíta" (escreve) algo. Você também é avisado quando falam de você. E pode também conversar em particular. Para quem viu a web nos primórdios, óbvio está que o twitter é a evolução das antigas salas de bate-papo, que fizeram a festa da audiência nos grandes portais da virada do século.

Uma diferença do twitter sobre os blogs tradicionais é que a exiguidade de caracteres favorece a homogeneização. A chance de o sujeito passar vergonha escrevendo 2 linhas é bem menor do que escrevendo, por exemplo, 60. Você dá o recado sem correr grandes riscos. Isso para quem escreve. Para quem lê, a vantagem é não ter que "navegar". Em vez de pular de site em site, você usa uma central que lhe avisa quando algo é posto num dos locais que você segue. Uma espécie de "leitor de rss" mais dinâmico e proativo.

Para os políticos, estar no twitter é uma maneira de distribuir instantanamente as realizações, para a rede de seguidores e interessados. Que poderão reenviar a informação, numa sequência de contágio viral. Mais ou menos como a propagação da gripe suína, neste caso para nossa apreensão. Teoricamente, reduz-se a dependência de intermediários, como a imprensa. E a um custo baixíssimo. Uma pena é que a distribuição via blog, youtube e twitter não pode ser anabolizada como "divulgação do mandato" no uso da verba indenizatória. Isso foi uma piada.

Ponha a turma para se cadastrar no seu twitter e você terá uma rede estruturada de comunicação instantânea. Desvantagem não tem nenhuma? Tem. Quando você ocupa um lugar institucional na rede, seja pessoa física ou jurídica, também facilita a vida dos seus críticos. Claro que mesmo antes do twitter todo mundo podia falar mal de todo mundo, mas agora há um detalhe, com requintes de crueldade: cresceu muito a chance de você ficar sabendo quando o detonam.

E, como ninguém em pleno gozo das faculdades mentais pode seguir tanta gente assim, se você bobear daqui a pouco tem um pessoal descadastrando você. Ou você pode virar alvo de alguma campanha orquestrada de descadastramento (o #unfollow). Mas mesmo isso não deve ser motivo para grande preocupação, pois o resultado prático de campanhas assim é que você acabará ficando mais conhecido, e não menos. Mesmo falando mal, estarão falando de você.

A observação mais cuidadosa da atividade dos políticos no twitter mostra que, se tecnologicamente estão atualizados, conceitualmente eles ainda só enxergam a internet 1.0. Aquela onde as pessoas, empresas e insituições cuidavam de "disponibilizar conteúdo". Acionar twitter e blog para "disponibilizar conteúdo" equivale a fumigar uma plantação com jatinho. Como é fácil recorrer às ferramentas para falar, é natural que logo todos os políticos estejam usando assim, unidirecionalmente. E quem terá vantagem competitiva? Quem aceitar usar a rede para ouvir, como comentei na coluna do último domingo.

Com o twitter, os políticos finalmente desembarcaram na rede. Falta agora captar o verdadeiro sentido da coisa e render-se ao ambiente de diálogo. Mas não apenas para ouvir elogios e tratar de banalidades, ou assuntos pessoais. Aceitar, sim, questionamentos sobre o que interessa: a atividade política. Quando fizerem isso, é possível que os nossos representantes venham -quem diria!- a sentir saudades da imprensa.

Manchetes do dia

O Globo

Manchete: Pagamento de CPMF por estados será investigado

Com a descoberta de que a União ainda paga, TCEs vão rever contratos

A revelação de que, um ano e meio após a extinção do tributo, o governo federal ainda paga indevidamente CPMF nos contratos com fornecedores levou tribunais de contas a também rever as contratações feitas nos estados para e saber se eles ainda pagam pelo imposto inexistente. O presidente do TCE de São Paulo, Edgard Rodrigues, defendeu uma revisão geral dos contratos com União, estados e municípios. Também os TCEs do Rio e de Minas informaram que estão averiguando se seus estados continuam pagando pela CPMF. Em Pernambuco, o TCE Identificou a cobrança irregular da CPMF num contrato da prefeitura de Petrolina com uma empresa de limpeza urbana. O presidente Lula ontem cobrou explicações: "Eu vi a matéria (do GLOBO) e vou conversar com o Guido Mantega, quando ele voltar (das férias), para saber o que está acontecendo. Vou ver com o Guido e com o Paulo Bernardo por que nós continuamos pagando CPMF.” (págs. 1 e 3)

Canil: Petrobras joga a culpa na prefeitura

Estatal, que deu R$ 120 mil a empresa, diz que não é sua atribuição fiscalizar endereços

A Petrobras atribuiu ontem à prefeitura do Rio a responsabilidade pelo fato de a empresa Sibemol Promoção Eventos, que recebeu R$ 120 mil da estatal, ter como endereço um canil. Em nota, a Petrobras informou que a Sibemol apresentou "as contrapartidas exigidas" para receber a verba de patrocínio. "A fiscalização do funcionamento de empresas no endereço de inscrição" e a concessão do a1vará são de competência da prefeitura, diz a estatal. (págs. 1 e 4)

Um senhor mistério: Quem é Raphael de Almeida Brandão?

Dono de empresas que receberam R$ 8,2 milhões da Petrobras some

Nenhuma resposta, nenhum telefonema, nenhum e-mail, nenhum sinal de vida. Cinco dias após ser acusado de receber R$ 8,2 milhões da Petrobras por contratos com empresas não localizadas nos endereços declarados, a pessoa que se apresenta como Raphael de Almeida Brandão ainda é um completo mistério. O suposto empresário também recebeu recursos de outros órgãos do governo federal e da prefeitura do Rio. Num dos endereços da empresa, funciona um canil. Em outro, mora uma família que não conhece Raphael. Na área cultural, ele é visto como alguém que faz intermediação de contratos e vende notas fiscais. Em meio às especulações, nem o blog da Petrobras esclareceu a dúvida. (págs. 1 e 4)

Sequestradas 27 fazendas de Dantas

O juiz Fausto De Sanctis sequestrou ontem 27 fazendas da Agropecuária Santa Bárbara, que tem como sócio o banqueiro Daniel Dantas. Réu em ação decorrente da Operação Satiagraha, Dantas é acusado de usar as fazendas para lavar dinheiro. (págs. 1 e 9)

Rio terá 10% dos jovens mortos no país

Um estudo do Laboratório de Análise da Violência da Uerj prevê que 3.423 adolescentes de 12 a 18 anos serão vítimas de homicídios no município do Rio até 2012 – 10% dos 33.504 jovens que serão assassinados em todo o país. (págs. 1, 10 e 11)

Gripe suína mata 6 em São Paulo

Foram confirmadas ontem mais seis mortes em São Paulo e uma no Paraná, elevando para 22 o total de óbitos no país. No Rio, quatro pessoas foram internadas em estado grave. (págs. 1 e 16)

Gasto falso dará cadeia a deputados... na Inglaterra

O Parlamento do Reino Unido aprovou ontem uma nova lei que institui um órgão independente para controlar os gastos dos deputados e prevê até um ano de prisão para parlamentares que declararem despesas falsas ou usarem fundos públicos indevidamente. A medida foi tomada como reação aos sucessivos escândalos de mau uso de verbas públicas pelos políticos do país. (págs. 1 e 26)

Chávez aumentará controle sobre o partido do governo (págs. 1 e 25)

PT chama de fascista israelense que Lula recebe hoje (págs. 1 e 26)

Charge Chico: Já, já Ahmadinejad taí...

- Venho vindo, venho vindo...

------------------------------------------------------------------------------------

Folha de S. Paulo

Manchete: Gripe suína mata mais 6 em SP; país já soma 22 mortos

Estado acumula 9 óbitos, a maioria na Grande São Paulo; RS discute incluir obesos em grupo de risco

São Paulo registrou mais seis mortes em decorrência da gripe suína, o que eleva a nove o total no Estado. Quatro das novas vítimas viviam na capital, uma em Osasco e outra na região de Campinas. No país, já são 22 mortes - o Paraná também registrou seu primeiro óbito e mais de mil infectados.

As seis mortes em São Paulo ocorreram nos últimos dez dias, e ao menos duas estão no grupo de risco - a de uma gestante de 27 anos e a de uma cardíaca e asmática de 68. As demais mortes são de três mulheres e um homem. Antes, Botucatu e Osasco haviam anunciado um óbito cada uma.

O Rio Grande do Sul discute a inclusão de obesos no grupo de risco - 5 dos 11 mortos no Estado tinham esse perfil. Com a medida, essas pessoas receberiam o remédio Tamiflu antes do agravamento dos sintomas.

O Exército estendeu para toda a fronteira a operação de combate à gripe. (págs. 1 e C1)

TCU aponta sobrepreço de R$ 227 mi em obra de Angra 3

O Tribunal de Contas da União apontou sobrepreço de R$ 227 milhões na execução das obras da usina nuclear de Angra 3 pela Construtora Andrade Gutierrez. A irregularidade pode levar a outra licitação, o que adiaria a conclusão do projeto, que já ficou 23 anos parado.

O TCU se pronuncia hoje sobre o contrato, assinado em 1983 e cujos preços foram revisados. O custo total estimado da obra é de mais de R$ 7 bilhões. (págs. 1 e A6)

Foto legenda: Naufrágio no Amazonas

Em Manaus, Marinha tenta resgatar vítimas de acidente com barco que ia para Santarém (PA) com 185 a bordo e virou ao manobrar; houve ao menos 2 mortos (págs. 1 e C6)

Homicídio causa 46% das mortes de adolescentes

Estudo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Unicef, braço da ONU para a infância, mostra que cidades do entorno das capitais e polos de desenvolvimento regional registram os maiores índices de homicídios de adolescentes no país.

Nas 267 cidades brasileiras com mais de 100 mil habitantes, homicídios são a causa de 46% das mortes na faixa dos 12 aos 18 anos. O estudo estima ainda que, de cada mil adolescentes brasileiros, dois deverão morrer antes dos 19 anos. (págs. 1 e C8)

Justiça bloqueia fazendas ligadas a Daniel Dantas

A Justiça Federal ordenou o sequestro de 25 fazendas e 450 mil cabeças de gado da Agropecuária Santa Bárbara Xinguara, ligada a Daniel Dantas, para garantir ressarcimento ao Estado se comprovada suspeita de lavagem de dinheiro. A empresa diz respeitar a lei. (págs. 1 e A4)

Zelaya promete que voltará a Honduras por terra amanhã

O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, promete que regressará amanhã ao seu país, pela fronteira com a Nicarágua, 24 dias depois de ter sido expulso por forças militares.

Ontem à tarde, Zelaya dissera que pretendia retomar hoje; depois, mudou de planos. O governo golpista, que ameaça prendê-lo caso volte, mandou expulsar diplomatas venezuelanos. (págs. 1 e A11)

Crise hondurenha freia indicados de Obama para região (págs. 1 e A11)

Brasil terá 1º déficit com EUA em dez anos

O Brasil terá neste ano seu primeiro déficit comercial com os EUA na década, informa Álvaro Fagundes. De janeiro a junho, a balança pende para os EUA em US$ 2,5 bilhões e não se prevê reversão. No período, as exportações brasileiras ao país caíram 44%. (págs. 1 e B1)

Clóvis Rossi: Cassino financeiro está de volta; pior, sob velha direção

Os "hedge funds" tiveram enorme aumento em investimentos. Some-se a isso o lucro fabuloso de bancos que o governo dos EUA teve de socorrer para evitar que quebrassem e tem-se a volta do cassino financeiro. Pior: sob a velha direção. (págs. 1 e A2)

Editoriais

Leia "Lixam-se todos", acerca de parlamentares e opinião pública; e "Gastos sem critério", sobre Orçamento. (págs. 1 e A2)

------------------------------------------------------------------------------------

O Estado de S. Paulo

Manchete: Gravações ligam Sarney a Agaciel e a atos secretos

Em diálogo, senador cita o diretor ao se referir a nomeação de interesse da família

Uma sequência de sete diálogos gravados pela Polícia Federal com autorização judicial revela a prática de nepotismo da família Sarney no Senado, informa o repórter Rodrigo Rangel. Além disso, eles ligam o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), ao ex-diretor-geral Agaciel Maia na prestação de favores. Numa das escutas, Fernando Sarney, filho do senador, diz à filha, Maria Beatriz, que mandou Agaciel reservar uma vaga para o namorado dela, Henrique Bernardes. Em conversa com Fernando, alvo da investigação, o próprio Sarney foi gravado. No diálogo, ele se compromete a falar com Agaciel para sacramentar a nomeação. Foram quatro dias de troca de telefonemas até o assunto ser dado como resolvido. O namorado da neta de Sarney foi nomeado oito dias depois, por ato secreto. (págs. 1, A4, A6 e A7)

Diálogo entre Sarney e seu filho

Fernando Sarney - Pedi pro Agaciel segurar com ele. Agaciel está com os currículos (de um neto de Sarney e do namorado da neta, para vaga no Senado).

José Sarney - Tá bom. Então vou falar com ele.

Fernando Sarney - É só isso aí. É isso que eu queria. Que tu desse uma palavrinha com ele (Agaciel). Ele já tá sabendo, tá? Eu já... Se tu der resolve.

Justiça confisca 27 fazendas de Dantas

O juiz Fausto De Sanctis decretou o sequestro de todo o complexo agropecuário - 27 fazendas e 453 mil cabeças de gado do banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. Amparado em investigação da Polícia Federal, o juiz suspeita que Dantas usou suas propriedades rurais para lavar recursos de origem ilícita. Para a defesa, a medida tem “impacto social terrível porque atinge 1.800 empregos diretos e 12 mil indiretos". (págs. 1 e A8)

Taleban mata ao menos 14 em série de ações suicidas

Uma série de atentados do Taleban matou ontem ao menos 14 pessoas no Afeganistão. Um deles foi na base americana de Jalalabad, onde estava a reportagem do Estado. Os soldados não se sobressaltaram - os ataques já viraram rotina. "A sorte é que eles são ruins de mira", brincou uma tenente. (págs. 1 e A13)

'Afeganistão já cansou', diz Gates

O secretário da Defesa dos EUA, Robert Gates, afirmou que a perspectiva de vitória no Afeganistão é "de longo prazo". Ele admitiu que há pouca disposição nos EUA para estender a guerra: "As tropas estão cansadas, o povo americano está muito cansado". (págs. 1 e A13)

Foto legenda: Atentado – Terrorista suicida morto antes de conseguir concluir ataque a base militar americana em Jalalabad: rotina no Afeganistão

Recuperação da economia ainda é frágil, diz Bernanke

O governo dos EUA já vislumbra estratégias de saída da crise, mas avalia que a economia ainda está frágil demais e é cedo para reduzir os estímulos e apertar a política monetária. Em depoimento ao congresso, ontem, Ben Bernanke, o presidente do Fed (banco central dos EUA), detalhou o plano pós-recessão e disse ter as ferramentas para a transição, segundo ele, será necessário subir juros e enxugar liquidez. (págs. 1 e B1)

Último exilado volta 30 anos após anistia

Desembarcou ontem no rio Antônio Geraldo Costa, o último exilado político do país. Neguinho ou Tigre, de 75 anos, participou da luta armada contra a ditadura e fugiu em 1970. Recusou-se a retornar após a anistia, em 1979, por temer punições. Chegou da Suécia ainda desconfiado. (págs. 1 e A11)

Foto legenda: No Rio - Antônio Geraldo Costa: festa no desembarque

São Paulo registra mais 5 mortes por gripe suína

Foram confirmadas ontem mais cinco mortes em decorrência da gripe suína no Estado de São Paulo, quatro na capital - entre elas a de uma grávida – e uma em Indaiatuba. Em apenas um dos casos, a paciente apresentava fatores de risco, como diabete. O total de óbitos no Estado subiu para 8 e, no País, para 20. Segundo a OMS, o número de mortes no mundo passa de 740. (págs. 1, A16 e A17)

América Latina: Honduras expulsa venezuelanos

Diplomatas têm prazo de 72 horas para deixar Tegucigalpa. (págs. 1 e A15)

Floyd Norris: Uma estimativa trilionária da crise

Até o momento, o governo dos EUA já gastou US$ 2 trilhões para conter a crise, mas projeta US$ 23,7 trilhões, no pior cenário. (págs. 1 e B3)

Notas e Informações: A gastança é intocável

A ideia de um inchaço contínuo da folha dos servidores é uma indecência administrativa. Mas o governo não pode produzir nada melhor. A prioridade é ganhar a eleição. (págs. 1 e A3)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Brasil

Manchete: Comandante admite despreparo da PM

Cada policial terá de submeter-se à reciclagem na volta de suas férias

O comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Mario Sergio de Brito Duarte, admitiu despreparo da tropa em situações que envolvam risco para a população. "A necessidade de treinamento é gritante, a margem de erro dos policiais é muito grande. Falta capacitação para o uso do armamento e nas técnicas de abordagem". As declarações foram motivadas pelos recentes casos envolvendo PMs, que culminaram na morte de um menino durante tiroteio, em Barros Filho, e num homem baleado depois de ter seu veículo confundido com o de bandidos, em Olaria. O comandante anunciou um programa de reciclagem segundo o qual, no retorno das férias, cada policial passará por treinamento teórico e prático antes de voltar às ruas. (págs. 1 e A11)

Valorização do real pesa na decisão do Copom

Ao mesmo tempo que atrai investidores estrangeiros para o Brasil, a valorização de 17% do real frente ao dólar no primeiro semestre amplia os efeitos da crise internacional na indústria brasileira. O debate se intensifica hoje, quando o Copom anuncia a taxa básica de juros. Para o presidente Lula, ainda há espaço para queda na Selic. (págs. 1 e A17)

Foto legenda: Tragédia

No Rio Negro - Os bombeiros confirmaram duas mortes no acidente com um barco em Manaus - entre elas a de uma criança de 8 anos e uma mulher de 71 - que levava 185 pessoas quando virou em um igarapé. O número de vítimas pode ser maior, pois passageiros relataram que mais pessoas ficaram presas na embarcação. (págs. 1 e País A6)

Jovens na mira de assassinatos

Mais de 33 mil adolescentes podem ser assassinados até 2012 no Brasil se a situação de insegurança e desamparo social continuar a mesma, prevê o Índice de Homicídios na Adolescência. Os homicídios são hoje 46% das causas de morte entre 12 e 18 anos. (págs. 1 e Tema do dia A2 e A3)

Hilde

Sarkozy e Carla Bruni voltam ao Brasil. (págs. 1 e B5)

Informe JB

Sarney deixa PT em guerra no Maranhão. (págs. 1 e A4)

Coisas da Política

Retorno de Zelaya muda caudilhismo na AL. (págs. 1 e A2)

Anna Ramalho

OAB e CNBB reagirão em favor da ética. (págs. 1 e A14)

Editorial

Gripe expõe deficiências na rede pública. (págs. 1 e A8)

Sociedade Aberta

Alex Botsaris
Médico

Acordamos para a real grandeza da gripe suína. (págs. 1 e A24)

Sociedade Aberta

Candido Mendes
Cientista político

Virada de página está no financiamento público. (págs. 1 e A9)

Sociedade Aberta

Ariel de Castro Alves
Advogado

Estado é lento para evitar mortes de jovens. (págs. 1 e A3)

Sociedade Aberta

Lúcio Abrahão
Advogado tributarista

Pessoas de menor renda são mais tributadas. (págs. 1 e A18)

------------------------------------------------------------------------------------

Correio Braziliense


Manchete: Golpe com a casa própria

O programa Minha Casa, Minha Vida, lançado em março pelo governo federal, tem como finalidade construir um milhão de casas para brasileiros de baixa renda. Nas cidades de São Sebastião e Santa Maria, entretanto, uma organização denominada Instituto Geração Brasília se aproveita da iniciativa da União para ludibriar famílias carentes que sonham ter moradia própria. A organização cobra R$ 19 de inscrição e uma mensalidade de R$ 12 com a justificativa de manter um suposto cadastro de interessados em ser contemplados pelo Minha Casa, Minha Vida em um distrito de Cidade Ocidental (GO). Tanto a Caixa Econômica Federal quanto a prefeitura do município goiano negam qualquer parceria com o Instituto Geração Brasília. A entidade tem como presidente Marco Lima, ex-deputado distrital e ex-administrador do Lago Norte. Segundo os próprios integrantes do instituto, mais de 5 mil pessoas teriam feito o cadastro fraudulento. (págs. 1 e 21)

Foto legenda: Medo

Gripe suína mata 22 no país e aumenta procura por ajuda médica. Pacientes reclamam de atendimento no HRAN

O vírus H1N1 matou mais sete pessoas em São Paulo e no Paraná. Em Brasília, Iara Mendonça tentou por duas vezes ser atendida no Hospital Regional da Asa Norte. (págs. 1, 8 e 9)

Temporão: Corrida aos hospitais é em vão (Págs. 1 e 9)

Senado é lento para moralizar

As denúncias surgem diariamente, mas as medidas tomadas pela Casa não acompanham o ritmo. Alvo de críticas em março, a estrutura com 124 cargos de direção continua a existir. (págs. 1 e 2)

Educação: Ação do DEM tenta impedir cotas na UnB

O partido Democratas pediu liminar ao STF para suspender o ingresso na instituição de 652 negros aprovados no vestibular pelas cotas raciais. O argumento é que o sistema fere o princípio da igualdade. Leitores do Correio opinaram sobre o tema na internet. (págs. 1 e 25)

Vandalismo

Polícia Federal investigará autoria dos rabiscos feitos nas pinturas da Igrejinha, da 307/308 Sul. Templo abrirá apenas durante as missas até a instalação de câmeras. (págs. 1 e 23)

------------------------------------------------------------------------------------

Valor Econômico

Manchete: Estados perto do limite nos gastos com pessoal

A queda nas receitas estaduais acendeu um sinal de alerta para os gastos com pessoal em algumas unidades da Federação. Dados da Secretaria do Tesouro mostram que em 17 dos 26 Estados a relação entre as despesas com a folha de pagamento do funcionalismo do Poder Executivo e a receita corrente líquida piorou entre o fim de 2008 e o primeiro quadrimestre de 2009. Entre os Estados com piora nessa relação - um dos indicadores da Lei de Responsabilidade Fiscal quatro estão em situação bastante complicada. A Paraíba encerrou o primeiro quadrimestre com despesas de pessoal no Executivo acima do limite máximo permitido por lei, que é de 49% da receita corrente líquida, enquanto Alagoas ultrapassou o limite prudencial de 46,55%. Acre, Bahia e Minas tiveram aumento nas despesas com pessoal e chegaram muito perto do índice prudencial.

Em muitos Estados, a folha de pagamento ganhou peso porque a despesa de pessoal cresceu mais que a receita. Na Paraíba, a receita corrente líquida executada em 12 meses até abril cresceu 9,3% em termos nominais na comparação com os 12 meses anteriores. No mesmo período, a despesa de pessoal do Poder Executivo cresceu 21,6%. Usando as mesmas bases de comparação, os gastos com a folha do Executivo na Bahia foram 14,8% maiores, enquanto as receitas tiveram elevação de 4,4%. As despesas com folha do Executivo mineiro subiram 11,8% e a receita corrente líquida, 7,6%. (págs. 1 e A3)

BC vende US$ 24 bi em títulos dos EUA

O Banco Central vendeu US$ 24,3 bilhões em títulos americanos das reservas internacionais para reaplicar o dinheiro em papéis de organismos supranacionais, como o BIS (Banco de Compensações Internacionais). Também encurtou os prazos dos investimentos em títulos dos Estados Unidos, num movimento que, apenas em maio, somou US$ 12 bilhões.

Com reservas de US$ 209,821 bilhões, o Brasil é o quarto maior financiador do Tesouro americano, atrás da China, do Japão e do Reino Unido. Nessa condição, seus movimentos não passam despercebidos no mercado financeiro. A grande dúvida é se o BC já estaria colocando em marcha uma estratégia de fuga do dólar. A autoridade monetária busca maior rentabilidade nas reservas internacionais, mas não pretende abrir mão dos objetivos prioritários da segurança e da liquidez que, apesar da crise, são inerentes aos títulos americanos. (págs. 1 e A2)

Embraer atrasa entrega do Phenom

Problemas na linha de produção devem atrasar o plano de entregas dos jatos executivos Phenom este ano. Até junho, a Embraer só conseguiu entregar 19 das 110 unidades programadas. A demora vai representar uma diminuição na receita total da companhia em 2009, prevista em R$ 5,5 bilhões. A empresa não fornece detalhes dos problemas que estariam retardando a produção. Segundo o vice-presidente de aviação executiva, Luis Carlos Affonso, a Embraer começou a acelerar a linha, mas vai avaliar o ritmo no terceiro trimestre. “Se não conseguirmos chegar a um total de 65 a 70 aeronaves até lá, poderemos perder alguns aviões este ano". (págs. 1 e B7)

Gripe A pode custar até 4,8% do PIB global

Uma pandemia da gripe A (suína) poderá trazer deflação e retardar por um ou dois anos a recuperação da economia mundial. O Banco Mundial estima que o custo econômico poderá variar de 0,7% a 4,8% do PIB global, dependendo da gravidade da infecção. Na pior hipótese, 70% dos custos econômicos resultarão do absenteísmo e do esforço individual para evitar o avanço da doença. A consultoria britânica Oxford Economics estima que se 30% da população for atingida pelo vírus o PIB mundial cairá 3,8%, representando perda de US$ 2,5 trilhões.

Até o momento, os maiores custos econômicos da epidemia se concentraram no México, onde a renda do turismo caiu 43%. No Brasil, pequenos setores ganham mercado, como os de máscaras cirúrgicas e antissépticos. (págs. 1, A11 e B4)

Foto legenda: Fabiana Tichauer, sócia da Doctor Clean, mostra o gel antisséptico: vendas disparam e empresa investe para dobrar produção até agosto

Ex-diretor da Sadia cobra a empresa em ação trabalhista

O ex-diretor financeiro Sadia, Adriano Ferreira, demitido em setembro após o mercado tomar conhecimento dos prejuízos da companhia com derivativos de câmbio, move um processo trabalhista contra a ex-empregadora, que também entrou com ação civil de responsabilidade contra o executivo. As perdas chegaram a R$ 2,6 bilhões e culminaram com a venda do negócio à Perdigão e a criação da BRF-Brasil Foods.

Ferreira, de 34 anos, reivindica o pagamento de direitos trabalhistas relativos ao período em que atuou como diretor estatutário da empresa, entre setembro de 2006 e setembro de 2008, além de danos morais e materiais, sob a alegação de que a decisão da empresa de apontá-lo como único responsável pelas perdas prejudicou sua imagem no mercado e comprometeu o futuro de sua carreira. A primeira audiência sobre o caso, que corre em segredo de Justiça na 61ª Vara do Trabalho, foi feita ontem na capital paulista. (págs. 1 e D3)

Mais produtos para agradar a classe C

O varejo e a indústria de bens de consumo final intensificam o lançamento de produtos e serviços para os consumidores da classe C, cujo poder de compra não foi tão duramente atingido pela crise e que volta a ter acesso ao crédito. A Whirlpool lançou um refrigerador
"frost free" de uma porta só, mais barato do que os modelos de duas portas. O lançamento ajudou a aumentar as vendas da categoria em 30% entre outubro e maio deste ano. A Nestlé já tem mais de 20 produtos voltados para a baixa renda, seja com características nutricionais diferenciadas - geralmente mais doces - ou com embalagens menores e mais econômicas. (págs. 1 e B6)

Pequim vai usar reservas para apoiar a expansão de empresas chinesas no exterior (págs. 1 e A11)


Mercado Imobiliário

O reaquecimento do mercado de imóveis usados deu início a uma corrida para expansão das redes nacionais de imobiliárias e também atraiu empresas estrangeiras do setor. Depois da Century 21, a também americana RE/MAX chega ao país. (págs. 1 e B1)

Exportação de lácteos recua

Queda nos preços internacionais devido à crise e redução nas compras da Venezuela derrubaram as exportações brasileiras de lácteos. No primeiro semestre, a receita foi de US$ 97,4 milhões, 59,1% menos que em igual período de 2008. (págs. 1 e B12)

Canais de transmissão

Estudo mostra que a cada redução de um ponto percentual na taxa Selic, os bancos respondem com um corte médio de 2,2 pontos para as pessoas físicas, gradualmente, ao longo dos três meses seguintes. (págs. 1 e C1)

TCU pune ex-diretores do BEC

Em decisão inédita, o Tribunal de Contas da União (TCU) condenou a antiga diretoria do Banco do Estado do Ceará (BEC) - privatizado ao Bradesco em 2005 - por fraudes em operações com títulos públicos entre agosto de 2002 e janeiro de 2003. (págs. 1 e C2)

Recessão americana

O presidente do Fed, Ben Bernanke, disse ontem que a economia dos EUA parece melhor e que estuda formas de desmontar as políticas de estímulo monetário. Alertou, porém, que os juros continuarão muito baixos por um longo período. O rendimento dos títulos do Tesouro caiu. (págs. 1 e C8)

Novo perfil do investidor

Com a taxa de juros real por volta dos 5% ao ano, estão encerrados os tempos de ganhos fáceis e atrativos na renda fixa. Analistas esperam uma nova fase com os investidores mais ativos, assumindo riscos maiores na bolsa ou com a compra de títulos privados. (págs. 1 e D1)

Ações da Natura

Começa na próxima terça-feira o período de reserva de ações na oferta pública da fabricante de cosméticos Natura, que poderá movimentar cerca de R$ 1,5 bilhão, considerando-se o lote suplementar. As pessoas físicas terão direito a uma fatia de 10% a 15%, com investimento mínimo de R$ 3 mil. (págs. 1 e D2)

Ideias

Boris Tabacof: a indústria só alcançará uma escala competitiva com uma política cambial competente. (págs. 1 e A12)

Ideias

Jeffrey Sachs: US$ 20 bilhões do G-8 a pequenos agricultores pode ser avanço histórico no combate à fome. (págs. 1 e A13)

------------------------------------------------------------------------------------

Estado de Minas

Manchete: De bolso cheio (pág. 1)

------------------------------------------------------------------------------------

Jornal do Commercio

Manchete: Reforma vai deixar 29 bairros sem água

A partir das 8h de amanhã, a Compesa vai instalar novos reservatórios e fazer manutenção no sistema Alto do Céu. Vão ficar sem água, até sexta à noite, 420 mil pessoas em 26 bairros na Zona Norte de Recife, dois no Centro e um de Olinda. (pág. 1)

Mais sete mortes pela gripe no Brasil (pág. 1)

Lula admite que País é carente de políticas contra a violência (pág. 1)

Decreto acaba com cartões para ministros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem (21) decreto que estipula o pagamento de diárias para viagens de ministros em território nacional e reajusta as diárias pagas aos servidores da administração pública federal.


A instituição das diárias foi uma das recomendações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Cartões Corporativos, encerrada há mais de um ano no Congresso Nacional.


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o cartão vai acabar.


"O ministro não terá mais necessidade de fazer despesa de viagem com cartão, acabou", afirmou Bernardo.

Atualmente, os ministros pagavam as despesas com as viagens nacionais usando cartão corporativo ou suprimento de fundos, devido a uma decisão tomada na década de 1990 que revogou as diárias nacionais.


O sistema já era usado pelos ministros apenas para as viagens internacionais.

Segundo o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, as diárias para os ministros de Estado vão variar de R$ 458 a R$ 581.


Conforme levantamento do ministério, os custos mais altos são nas cidades do Rio de Janeiro e Manaus. O dinheiro poderá ser usado para o pagamento de refeições, diárias de hotel e táxi.