Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

A fome voltou, por |*Joan Edsson de Oliveira

Conheço bem a fome. Quando criança, brincávamos de esconde-esconde com ela, que não raras vezes nos encontrava. Nunca passou, confesso, de fomezinha, minúscula. Há gradações na fome, na miséria, na pobreza, que as estatísticas nem sempre dão conta. As estatísticas não dão conta das gradações da dor que a fome provoca.

Entre a pobreza da minha infância, nós éramos pobres, apenas pobres, sem adjetivos ou advérbios. Havia, numa escala abaixo, os muito pobres e os miseráveis, aqueles para cuja sobrevivência o nada já era muita coisa.
Não me orgulho disso. Não há motivo algum para se orgulhar da pobreza, da miséria, da fome. Faço o registro porque a fome voltou, e eu a reconheço onde a vejo, eu tenho gravado a fogo na minha memória a sua cara feia, eu tenho tatuado no peito a dor que ela causa, eu sei dela por todos os meus poros, e eu não a esqueço, não consegui, não conseguirei jamais.
Tampouco tenho vergonha disso. Já tive, muita, muita vergonha de ser pobre. É uma perversidade sem tamanho, e em criança me ensinaram que eu era menos que os outros, que os outros eram superiores, e que portanto eu devia me envergonhar da minha condição. Não mais, nunca mais, prometi um dia a mim mesmo. Não me envergonharia mais disso. Tampouco teria orgulho. É um registro apenas, uma condição de certa época da minha vida.
Conheço a fome. A minha, fome pequena, e a de outros, fome enorme, dentes arreganhados, a carantonha a assustar o mais corajoso dos viventes. Naquele ciclo de seca do início da década de 1980, entre 1980 e 1983, foi quando a vi mais de perto. Naquele então ela já não me alcançava mais, mas atingia com força muita gente próxima a mim. Há imagens daquele tempo que estão de tal forma gravadas em minha memória que é como se eu as visse agora, nesse exato momento.
Não esqueço do homem em uma bicicleta com o caixãozinho azul de anjo parado na porta da igreja, colocando aquele minúsculo caixão nos braços e esperando que as portas se abrissem. O padre estava viajando, mas ele só queria que o caixãozinho entrasse na igreja, que alguém murmurasse uma prece, antes que ele amarrasse novamente o pequeno esquife na garupa da bicicleta e fosse, sozinho com sua dor, enterrar o anjinho.
Não posso esquecer os três irmãos, tão pequeninos, mortos num único dia. Os caixõezinhos enfileirados, três anjinhos mortos de fome. A mãe e o pai não choravam mais, não tinham mais pranto. O rosto era uma máscara apenas, indiferença e resignação. Àqueles eu acompanhei até a cova, pois a família, tão desfalcada, não era suficiente para carregar os três até o cemitério. Aqueles me doem até hoje, até hoje me fazem chorar quando sou, como agora, obrigado a esta lembrança.

Mensagem da Vovó Briguilina


Saiba:

Tua riqueza não consiste nos bens materiais que você possui.

Mas sim naquelas que você jamais trocaria por todo o dinheiro do mundo.

Exemplo básico...

a Família!

***

Reforma política

***

Rir é o melhor remédio

A professora pergunta:
- Joãozinho, o que você quer ser quando crescer?

- Milionário.

- E quando você for milionário, vai fazer o que?

- Vou torrar dinheiro a rodo e ter uma Kenga só pra  mim, vou dar um cartão sem limite pra gastar e um carro importado.

- Chega! Que coisa feia! E você Mariazinha , vai querer ser o que?

- Eu ia dizer que médica, mas agora quero ser a Kenga do Joãozinho!
😂😂😂

Joel Neto - quadrilha de Curitiba protege seus colegas corruptos de estimação


Os advogados de Lula estudam pedir acesso a toda a correspondência entre o Ministério Público Federal do Brasil e o órgão equivalente na Suíça que gire em torno do MyWebDay, arquivo-bomba da Odebrecht cujo conteúdo permanece, em parte, envolto em mistério.

FECHADO
O procurador Deltan Dallagnol disse há algumas semanas à Justiça que não conseguiu ter acesso direto ao arquivo já que autoridades da Suíça, onde ele ficava hospedado, não tinham entregue o material à Lava Jato.

ABERTO
Depois de provocado pelos defensores de Lula, que querem acessar o arquivo, o MP voltou à Odebrecht, que, nesta semana, entregou aos procuradores uma leva de documentos que integrariam o MyWebDay, como revelado nesta sexta (11) pela Folha.

EM PARTE
A empreiteira diz, no entanto, que as chaves do arquivo foram perdidas e que nem mesmo a Suiça conseguiu recuperar todo o conteúdo na sua integralidade.

MISTÉRIO
O dispositivo é considerado bombástico por conter toda a contabilidade das propinas que eram pagas pela empreiteira. Nele estariam nomes não apenas de políticos, mas também do Judiciário, de procuradorias, de tribunais de contas e até mesmo da diplomacia brasileira, que estariam até hoje preservados pelo mistério que cerca o arquivo.

By Mônica Bergamo

Rir é o melhor remédio

Joaquim foi pedir a mão da namorada  em casamento.
— O senhor tem recursos para sustentar a minha filha? — pergunta-lhe o pai, um bem sucedido empresário da região.
— Tenho sim, senhor! — responde o noivo, timidamente.
— Quanto o senhor ganha por mês?
— Mil reais!
— O quê? Mil reais por mês? O senhor fique sabendo que esse dinheiro não dá pra pagar o papel higiênico que minha filha usa.
Cabisbaixo, o sujeito vai indo embora.
— E aí, amor? — pergunta a namorada, Como foi?
— Sai pra lá, cagona!

Rafael Patto - O usurpador-golpista é que tá certo

Isso aqui é uma republiqueta mesmo. Um povoamento de gente ignorante e hipócrita. Compra deputados e senadores com emendas parlamentares que rompem a casa do bilhão. Nomeia capanga para o stf e indica para a procuradoria-geral uma procuradora que não ficou em primeiro lugar na lista tríplice votada pelos próprios membros de carreira do mpf e ainda faz reuniãozinha noturna às escondidas com aquele a quem lhe incumbirá investigar...

Se a relação fosse institucional, a reunião deveria ser entre a procuradoria-geral da república e a presidência da república, de dia, às claras, com agenda pública. Totalmente diferente do encontro PESSOAL, clandestino, entre a própria procuradora ainda nem empossada e a ratazana golpista.

Vendo essa situação, eu me lembro do engavetador-geral da repútrida, reconduzido ao cargo ene vezes por fernando henrique, que nunca levou em consideração a lista tríplice do mpf.

Lula e Dilma foram uns otários. É triste ter de admitir isso, mas é a real. Lula e Dilma quiseram ser republicanos na casa da mãe joana. Tem que ser muito otário, muito amador, muito simplório, para levar esse puteiro a sério. Agora eu vejo.

Izabel Dias Machado - a prioridade agora é milionários

Acabo de ler que Temer cortou 543 mil bolsas família em um mês, mas que perdoou 200 milhões de reais em multas de Neymar com a Receita Federal!!!

Outro dia perdoou 25 bilhões de dívidas do Itaú e "comprou" apoio parlamentar, sabe-se lá por quanto, para se manter no poder.

Ah, mas e o Bolsa Família cortado?

Vocês já não ouviram por aí gente "de bem" dizendo que não tem que dar o peixe, e sim ensinar a pescar. Pois é. Que povo folgado esse, pobre e faminto, não? Que vão aprender a pescar, ora!!!!

A prioridade agora é RICO! E viva os inúmeros perdões de dívidas dos banqueiros, empresários (grandes empresários), ruralistas (dos mais graúdos) e jogador de futebol bem sucedido!!!!

Cobrar agora é dos mais pobres. Aqueles que não têm voz. Aqueles que assistem novela da globo e se calam. Aqueles que não têm mais direito a emprego com carteira assinada, não têm mais férias ou décimo terceiro. Aqueles que vão ser terceirizados pra dar mais lucro pra patrão.

E reclamar do quê? Quanta modernidade, não? Agora vai!

Nem venham dizer que eu estou exagerando!!! Vocês estão vendo alguém reclamando por aí! Imagina!! Eu não vejo ninguém chamando ninguém de vaca mais. Ninguém na feira dizendo "culpa da Dilma" quando qualquer coisa subia um tiquinho, mesmo que voltasse ao preço anterior em uma semana ou duas. A cada jornal nacional da vida era aquele monte de entendido de economia e de política como nunca se viu.

E agora tá todo mundo achando ótimo. E se você perguntar, os "entendidos" ainda vão dizer que foi o PT que quebrou o país.

Mas, aviso, a ficha já começou a cair:
Ontem minha irmã me disse que a insulina especial a que seus filhos sempre tiveram direito nos governos Lula e Dilma DE GRAÇA, já não é encontrada mais em parte alguma, a não ser nas farmácias com preço altíssimo. Ela fez e refez relatórios extensos com assinaturas de médicos e mil exigências mais e enviou pra quem tinha que enviar. Devolveram, exigiram mais. Ela enviou de novo arrumando e até hoje NADA!!!

Ao final de mais uma ida ao posto sem conseguir a insulina e sem respostas, ela desabafou com a atendente:

"Nunca pensei que fosse dizer isso tão rápido, mas:
QUE SAUDADES DA DILMA!!!!"

A atendente suspirou longamente e concordou:

"Nem me diga..."