Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Blog do Briguilino

do Blog do Briguilino
E acaba de sair a primeira pesquisa do Ibop - Instituto Briguilino de Opinião Pessoal -, para o segundo turno da eleição presidencial.

Os números são:

Dilma Rousseff [PT] 56%
José Serra [PSDB] 44%
Na pesquisa são publicados apenas os votos válidos, da mesma forma que o TSE faz. E não tem margem de erro por enquanto. Só divulgaremos na ultima pesquisa da eleição [boca-de-urna].
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

IBOP - Dilma 56% Serra 44%

E acaba de sair a primeira pesquisa do Ibop - Instituto Briguilino de Opinião Pessoal -, para o segundo turno da eleição presidencial.

Os números são:

Dilma Rousseff [PT] 56%
José Serra [PSDB]   44%
Na pesquisa  são publicados apenas os votos válidos, da mesma forma que o TSE faz. E não tem margem de erro por enquanto. Só divulgaremos na ultima pesquisa da eleição [boca-de-urna].
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

SER FELIZ!

Acordar e ter que trabalhar...ou estudar...
Ver a caixa do correio cheia ...
Ter um monte de recados na secretária...
Mas no meio deles, um que diz:
"To morrendo de saudades de você!"
Ver que no almoço a mãe fez salada de beterraba...
Mas o prato principal está apetitoso e é o seu preferido!
Estar num transito terrível na Marginal
Mas ligar o rádio e ouvir a sua música predileta tocando,
lembrando de alguém especial!
Brigar com o cachorro porque ele comeu seu sapato...
Mas ser recebido por ele com uma festa todos os dias quando você chega em casa!
Ser feliz é chegar em casa exausto...
Mas ainda assim ser arrastado pra balada por uma porção de amigos!
Enfim, ser feliz é ter um monte de problemas, mas ser capaz de sorrir com as pequenas coisas do dia-a-dia !!!
Ser feliz é ........
Reconhecer que temos pessoas especiais ao nosso lado....mesmo estando a quilômetros de distância.
Ser feliz é ter você... VIDA!

Hotel das Cataratas local onde FHC teria apresentado as privatizações de Serra a empresários estrangeiros foi no sofisticado Hotel das Cataratas


O encontro onde FHC teria apresentado as privatizações de Serra a empresários estrangeiros foi no sofisticado Hotel das Cataratas
Um portal de Foz do Iguaçu, oClickfoz, confirmou junto ao Hotel das Cataratas que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso esteve presente em um evento fechado ontem à noite no hotel com a presença de vários estrangeiros.
Segundo o jornalista mineiro Laerte Braga, em seu blog, Brasil Mobilizado, o propósito do encontro seria apresentar a investidores estrangeiros oportunidades de negócios no Brasil, com a privatização de estatais brasileiras no caso de vitória de José Serra.
Ainda segundo Braga, FHC estaria assumindo com os empresários o compromisso de venda de empresas como a Petrobras, Banco do Brasil e Itaipu, em nome de José Serra.
“Cada um dos investidores recebeu uma pasta com dados sobre o Brasil, artigos de jornais nacionais e internacionais e descrição detalhada do que José FHC Serra vai vender se for eleito”, escreveu Laerte Braga. “E além disso os investidores estão sendo concitados a contribuir para a campanha de José FHC Serra, além de instados a pressionar seus parceiros brasileiros e a mídia privada a aumentar o tom da campanha contra Dilma Roussef.”
Ainda segundo o blog, FHC teria dito, logo após ser apresentado pelo organizador do evento Raphael Ekmann, que “se deixarmos passar a oportunidade agora jamais conseguiremos vender essas empresas.”
Raphael Ekmann, ex-gerente comercial da Globosat, é responsável por relações com investidores do Grupo de Investimentos Tarpon. Em 2006, este grupo fez uma oferta hostil para tentar comprar a Acesita, e em 2009, vendeu sua participação na siderúrgica para a Arcelor Mittal.
Braga cita a presença de outras pessoas, como Alice Handy, que vem a ser fundadora e presidente de um grupo privado de investimentos em Charlottesville, nos Estados Unidos, e de Anjum Hussain, diretor de gerenciamento de risco de outro fundo de investimentos que administra US$ 1,6 bilhão.
A jornalista Hildegard Angel afirmou em seu blog no R7, que “o fato é realmente grave e pode ser visto como um ato contra a soberania brasileira e seria importante tanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso como o candidato José Serra virem a público esclarecer essa denúncia.”

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Serra cobra do Terra explicação que não deu


COMPARE AS FALAS DO SERRA SOBRE O EX-DESCONHECIDO AMIGO PAULO PRETO

BOB FERNANDES
DIRETO DE SÃO PAULO
O CANDIDATO DO PSDB À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, JOSÉ SERRA, AFIRMOU NO DEBATE PROMOVIDO PELA REDETV!/FOLHA NO DOMINGO (17) À NOITE QUE O TERRA NÃO PUBLICOU UMA EXPLICAÇÃO QUE ELE TERIA DADO EM GOIÂNIA SOBRE O EX-DIRETOR DO DERSA (DESENVOLVIMENTO RODOVIÁRIO S/A) PAULO VIEIRA DE SOUZA, TAMBÉM CONHECIDO COMO PAULO PRETO. NA VERDADE, O PORTAL PUBLICOU AS ÚNICAS INFORMAÇÕES A RESPEITO DADAS POR JOSÉ SERRA NAQUELE DIA. E MAIS: EM TODOS OS DEMAIS PORTAIS, JORNAIS, EMISSORAS DE RÁDIO E TV NÃO HÁ NENHUM REGISTRO DE EXPLICAÇÃO ADICIONAL DO CANDIDATO SERRA ALÉM DO QUE FOI VEICULADO NA SEGUNDA-FEIRA (11).
ACIMA, DISPONÍVEL PARA OS INTERNAUTAS, O ÁUDIO DA PERGUNTA E A RESPOSTA DE SERRA NO DEBATE DA REDETV! E TAMBÉM O ÁUDIO DO QUE ELE DISSE EXATAMENTE EM GOIÂNIA.
EM TEMPO: PAULO PRETO, SEGUNDO DILMA ROUSSEFF AFIRMOU NO DEBATE DA TV BANDEIRANTES NO DOMINGO (10), AO REFERIR-SE A MATÉRIAS DE REVISTAS SEMANAIS, TERIA SUMIDO COM R$ 4 MILHÕES ARRECADADOS PARA A CAMPANHA ELEITORAL TUCANA.
MINUTOS APÓS O DEBATE NA REDE TV! A REPÓRTER MARCELA ROCHA, DO TERRA, QUESTIONOU O CANDIDATO SOBRE QUAL REPORTAGEM E A QUE DIA ELE SE REFERIU NO DEBATE. SERRA DETALHOU ESTAR SE REFERINDO AO TEXTO ENVIADO NA SEGUNDA-FEIRA (11) DESDE "GOIÂNIA".
MARCELA ROCHA NÃO ESTEVE EM GOIÂNIA. MIRELLE IRENE, CORRESPONDENTE DO TERRA EM GOIÁS, ACOMPANHOU O CANDIDATO NA SEGUNDA (11). E FOI QUEM ESCREVEU A REPORTAGEM AQUI PUBLICADA E QUEM TEM EM MÃOS O ÁUDIO REPRODUZIDO ACIMA.NO ÚNICO TRECHO EM QUE SERRA CITA PAULO PRETO, OU PAULO VIEIRA DE SOUZA, MIRELLE IRENE DESCREVE:
- EU NÃO SEI QUEM É O PAULO PRETO. NUNCA OUVI FALAR. ELE FOI UM FACTOIDE CRIADO PARA QUE VOCÊS (IMPRENSA) FIQUEM PERGUNTANDO. SERRA DISSE AINDA QUE NÃO IRIA GASTAR HORAS DE UM DEBATE NACIONAL DISCUTINDO "BOBAGENS".
A RESPEITO, UMA SEMANA DEPOIS, A REPÓRTER MIRELLE IRENE RELATA:
- AQUELE FOI O ÚNICO MOMENTO EM QUE O CANDIDATO SERRA TOCOU NO ASSUNTO. E O QUE EU, EM ESSÊNCIA REPRODUZI, FOI O QUE OS DEMAIS MEIOS TODOS REPRODUZIRAM.
O CANDIDATO FEZ A AFIRMAÇÃO SOBRE O TERRA AO RESPONDER À SEGUINTE PERGUNTA DA JORNALISTA RENATA LO PRETE, COLUNISTA DO JORNAL FOLHA DE S. PAULO. "SEU PARTIDO CRITICA O GOVERNO LULA POR NÃO SABER DO MENSALÃO. AGORA SURGE NO NOTICIÁRIO UM PERSONAGEM CHAMADO PAULO PRETO. O SENHOR DISSE QUE NÃO CONHECIA ELE E DEPOIS DISSE QUE O CONHECIA. HOJE, FOI PUBLICADO QUE O SENHOR EMPREGOU UMA FILHA DELE EM SEU GOVERNO. CANDIDATO, O SENHOR SABIA DISSO?".
NA RESPOSTA, O CANDIDATO ALEGOU QUE O TERRA NÃO PUBLICOU REPORTAGEM ONDE ELE TERIA DADO OUTRAS EXPLICAÇÕES SOBRE O CASO. AFIRMOU JOSÉ SERRA:
- OLHA, A PERGUNTA TERMINA ATÉ SENDO OPORTUNA PARA ESCLARECER. EM PRIMEIRO LUGAR, O QUE O PT LEVANTOU NA BASE DA ESTRATÉGIA DO PEGA-LADRÃO? O SUJEITO BATE A CARTEIRA DO OUTRO E SAI CORRENDO DIZENDO PEGA LADRÃO, PEGA LADRÃO PARA DISTRAIR A ATENÇÃO . ESSE É O MÉTODO. VEJA SÓ: DISSERAM QUE ALGUÉM TINHA RECEBIDO UMA CONTRIBUIÇÃO PARA MINHA CAMPANHA E NÃO TINHA ENTREGUE A CONTRIBUIÇÃO. OU SEJA, EU SOU A VÍTIMA. O QUE EU DISSE É: EU NÃO CONHEÇO ESSE PROBLEMA. NUNCA. ISSO NÃO ACONTECEU NA MINHA CAMPANHA. NEM SE TRATA DE DINHEIRO DE GOVERNO. É UMA CONTRIBUIÇÃO PARA UMA CAMPANHA QUE ALGUÉM TERIA PEGO E NÃO ENTREGUE PARA A CAMPANHA. SÓ QUE EU NÃO SOUBE DISSO. NUNCA NINGUÉM VEIO RECLAMAR DE QUE DOOU E NÃO CHEGOU E NEM QUEM TÁ CUIDANDO DESSE ASSUNTO NA MINHA CAMPANHA FEZ QUALQUER OBSERVAÇÃO NESSE SENTIDO. DISSERAM QUE O PAULO SOUZA. EU NÃO NEGUEI QUE O CONHECIA.
NA CONTINUAÇÃO, JOSÉ SERRA CITOU O TERRA, QUE PUBLICOU BASICAMENTE A MESMA CONVERSA QUE OS DEMAIS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, COMO SE PODE VER EM OUTROS TEXTOS EXPOSTOS NESTA PÁGINA:
- EU FUI NUMA SEGUNDA-FEIRA A GOIÂNIA E VEIO A REPÓRTER E PERGUNTOU: O PAULO PRETO. PAULO PRETO PRA MIM, EU NÃO O CONHECIA ASSIM. E PAULO PRETO É UM APELIDO QUE SE DÁ PRECONCEITUOSO E RACISTA. SE ELE FOSSE JAPONÊS, IAM CHAMAR DE PAULO AMARELO? SERÁ? NÃO. MAS COMO ELE É DESCENDENTE DE AFRICANOS, PUSERAM PAULO PRETO. PAULO PRETO. ESSA FOI A PERGUNTA. NÃO FOI PAULO SOUZA. E EU DISSE: NÃO. NÃO CONHEÇO. E EXPLIQUEI DO QUE É QUE SE TRATAVA QUE EU ACABEI DE EXPLICAR AQUI. MAS NÃO FOI PUBLICADO. PODE PEGAR O SITE DO TERRA QUE PUBLICOU ISSO E ELES NÃO PUBLICARAM A MINHA EXPLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO. ENTÃO EU NÃO NEGUEI. NÃO TEM NADA A VER.
O ÁUDIO TRANSCRITO DA CONVERSA NO AEROPORTO DE GOIÂNIA É O SEGUINTE:
JORNALISTA: EU POSSO FAZER UMA PERGUNTA? (CONFUSÃO, VOZES).
JOSÉ SERRA: EU TENHO QUE IR EMBORA, EU TENHO QUE IR...
VOZ AO FUNDO (JORNALISTA): ... DO PAULO PRETO...
JOSÉ SERRA: ISSO É PAUTA PETISTA. É PAUTA PETISTA...
JORNALISTA: MAS ESSA QUESTÃO DO PAULO PRETO...
JOSÉ SERRA: MAS EU NUNCA OUVI FALAR, EU NÃO SEI QUEM É O PAULO PRETO. QUEM É O PAULO PRETO?
JORNALISTA: ... SOBRE A CAMPANHA, DIZ QUE É UM DINHEIRO DE CAMPANHA QUE NÃO FOI DECLARADO...
JOSÉ SERRA: NUNCA OUVI FALAR, NUNCA OUVI FALAR DISSO. ELES PÕEM FACTOIDES PARA QUE VOCÊS PERGUNTEM PRA FICAR RENDENDO. EU NUNCA OUVI FALAR DISSO. PRIMEIRO QUE NÃO É FÁCIL ENTENDER NAQUELE PROGRAMA O QUE ELA ESTAVA DIZENDO. SEGUNDO, NUNCA ACONTECEU. O QUE EU VOU FICAR DIZENDO? GASTAR HORAS DE UM DEBATE NACIONAL COM COISAS QUE EU NÃO TENHO A MENOR IDEIA? E SÃO BOBAGENS. NA MINHA CAMPANHA NÃO TEVE NADA DESVIADO. NUNCA OUVI FALAR, PERGUNTEI PRA TODO MUNDO, E DAÍ? VOCÊ ENTENDE? SÃO COISAS DESSA NATUREZA.
NA VERDADE, A ÚNICA RESPOSTA DO CANDIDATO SERRA NAQUELA SEGUNDA-FEIRA (11) EM GOIÂNIA FOI A QUE, COM PEQUENAS VARIAÇÕES, FOI PUBLICADA, DA FORMA QUE SE SEGUE, PELOS MAIS VARIADOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
AINDA MAIS: O TERRA OUVIU NESTA SEGUNDA-FEIRA (17) JORNALISTAS QUE ACOMPANHAVAM SERRA NA CAPITAL DE GOIÁS. UNANIMIDADE NO DESCONHECIMENTO DE QUALQUER OUTRA MANIFESTAÇÃO DO CANDIDATO SOBRE PAULO VIEIRA DE SOUZA, OU PAULO PRETO, COMO TAMBÉM SE VERÁ NAS LINHAS QUE SE SEGUEM.
CHRISTIANE SAMARCO É REPÓRTER DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO. EM SUA REPORTAGEM DE ENVIADA ESPECIAL A GOIÂNIA, SAMARCO RELATOU: "SERRA NÃO QUIS COMENTAR POR QUE NÃO RESPONDEU A DILMA QUANDO ELA SUGERIU QUE ELE "DEVERIA SE LEMBRAR DE PAULO VIEIRA DE SOUZA, SEU ASSESSOR, QUE FUGIU COM R$ 4 MILHÕES". FOI UMA REFERÊNCIA AO EX-DIRETOR DA DERSA PAULISTA, CITADO NA OPERAÇÃO CASTELO DE AREIA E QUE TERIA CAPTADO DOAÇÕES DE RECURSOS QUE NÃO TERIAM SIDO REPASSADOS À CAMPANHA TUCANA. "NUNCA OUVI FALAR DISSO E NÃO SEI DO QUE SE TRATA. ELES (OS PETISTAS) PÕEM FACTOIDES PARA QUE A IMPRENSA PERGUNTE. POR QUE VOU GASTAR HORAS DE UM DEBATE NACIONAL COM COISAS QUE EU NÃO TENHO IDEIA?", INDAGOU. "SOU CANDIDATO. VOCÊ ACHA QUE EU NÃO SABERIA SE TIVESSE HAVIDO ISSO?"
AO TERRA, CHRISTIANE SAMARCO GARANTIU NESTA SEGUNDA (18):
- O CANDIDATO SERRA NÃO DISSE NADA ALÉM DISSO A RESPEITO DO PAULO PRETO OU PAULO VIERA. NÃO, NÃO TEVE NADA, ISSO FOI NO AEROPORTO E EM SEGUIDA ELE FOI INDO PARA O EMBARQUE.
NÚBIA LOBO É REPÓRTER DO JORNAL O POPULAR, DE GOIÂNIA. SUA MATÉRIA NÃO ABORDOU O TEMA EM MOMENTO ALGUM, MAS TAMBÉM ELA, OUVIDA PELO TERRA, DECLAROU:
- ELE (SERRA) NÃO QUERIA FALAR SOBRE O ASSUNTO (PAULO PRETO), TANTO NA COLETIVA NA RUA QUANTO NO AEROPORTO. ELE SE ESQUIVOU, E SÓ FALOU QUANDO FOI PRESSIONADO. ELE DISSE BEM CLARO: "QUEM É PAULO PRETO?". FORA ISTO, ACOMPANHANDO ELE ATÉ A PORTA DO AVIÃO, SERRA APENAS REPETIU QUE NÃO O CONHECIA.
EDSON LUIZ É REPÓRTER DO CORREIO BRAZILIENSE QUE COBRIU A VIAGEM DO CANDIDATO SERRA A GOIÂNIA. NO TÓPICO PAULO VIEIRA DE SOUZA, O PAULO PRETO, ESCREVEU EDSON LUIZ, REPÓRTER HÁ 30 ANOS E HÁ 3 ANOS NO CORREIO BRAZILIENSE: "ATÉ ENTÃO TRANQUILO, JOSÉ SERRA SÓ FICOU IRRITADO QUANDO FOI INDAGADO SOBRE PAULO VIEIRA DE SOUZA, O PAULO PRETO, QUE SERIA UM DOS ARRECADADORES DE DINHEIRO PARA SUA CAMPANHA. SEGUNDO REPORTAGEM DA REVISTA ISTOÉ, PRETO TERIA SUMIDO COM R$ 4 MILHÕES DA CAMPANHA TUCANA. O PRESIDENCIÁVEL DISSE DESCONHECER O ASSUNTO, MAS FICOU NERVOSO."EU SOU O CANDIDATO, VOCÊ ACHA QUE EU NÃO SABERIA SE TIVESSE HAVIDO ISSO?"
AO TERRA, NESTA SEGUNDA (18), DESCREVEU EDSON LUIZ:
- SERRA SÓ FALOU DE PAULO PRETO NO AEROPORTO, ANTES DE EMBARCAR DE VOLTA PARA SÃO PAULO, QUANDO PERGUNTADO.
PERGUNTA DO TERRA: "E NA CAMINHADA POR GOIÂNIA, EM NENHUM MOMENTO OUVIU QUALQUER MENÇÃO AO CASO PAULO PRETO? NEM NUMA POSSÍVEL CONVERSA EM PARTICULAR AO LONGO DO CAMINHO?"
RESPOSTA DE EDSON LUIZ:
- NÃO HOUVE CONVERSA PARTICULAR. SERRA CHEGOU E CAMINHOU UNS 20 METROS, SE TANTO, NO MEIO DE UM TUMULTO. LOGO FOI POSTO NO ALTO DE UM CARRO DE SOM, UMA ESPÉCIE DE TRIO ELÉTRICO. DE LÁ DE CIMA ELE DISCURSOU, MAS NÃO FALOU NADA DE PAULO PRETO. NO FIM DA CAMINHADA, SERRA DEU UMA ENTREVISTA COLETIVA, TUMULTUADA, NO MEIO DA RUA, AO DESCER DO CARRO DE SOM. NESSE MOMENTO, ALGUÉM FEZ A PRIMEIRA PERGUNTA SOBRE O PAULO PRETO , MAS SERRA NÃO RESPONDEU.
VENCESLAU PIMENTEL É REPÓRTER DO JORNAL O HOJE, DE GOIÂNIA. SUA REPORTAGEM TAMBÉM NÃO MENCIONOU O TEMA PAULO PRETO. AO TERRA,, DEPÕE VENCESLAU, 49 ANOS, 24 DE JORNALISMO:
- O ASSUNTO PAULO PRETO, OU PAULO VIEIRA, SÓ SURGIU EM DOIS MOMENTOS. AO FINAL DA CAMINHADA, NUMA ENTREVISTA EM MEIO A UM TUMULTO, QUANDO UMA REPÓRTER GRITOU A PERGUNTA "E O QUE O SENHOR SABRE SOBRE O PAULO PRETO?" E, ACHO, PODE SER QUE ELE NÃO TENHA OUVIDO. E DEPOIS, JÁ NO AEROPORTO, QUANDO ELE DISSE AQUELA FRASE QUE TODOS JÁ PUBLICARAM.
NO PORTAL IG, SOBRE O MESMO ASSUNTO ADRIANO CEOLIN PUBLICOU NA SEGUNDA (11): "ISSO É PAUTA PETISTA. NÃO SEI QUEM É O TAL PRETO. NUNCA OUVI FALAR DISSO. ELES (O PT) PÕEM FACTOIDES PARA VOCÊS VIREM PERGUNTAR", DISSE SERRA. "EU NÃO ENTENDI O QUE ELA (DILMA) ESTAVA DIZENDO. NÃO FICAR AQUI GASTANDO HORAS DE UM DEBATE NACIONAL COM COISAS QUE NÃO TENHO A MENOR IDEIA".
NO DIA SEGUINTE, TERÇA-FEIRA (12), EM VIAGEM À APARECIDA DO NORTE, QUESTIONADO POR JORNALISTAS O CANDIDATO SERRA FALARIA NOVAMENTE SOBRE O CASO PAULO PRETO.
FOLHA DE S. PAULO PUBLICOU, NESSE DIA, REPORTAGEM DE ANDRÉA MICHAEL SOBRE O ASSUNTO. A FOLHA.COM EXPÔS A ÍNTEGRA DA ENTREVISTA FEITA PELA JORNALISTA COM EX-DIRETOR DE ENGENHARIA DA DERSA, PAULO VIEIRA DE SOUZA, O PAULO PRETO.
NOS TRECHOS MAIS INCISIVOS, O EXECUTIVO QUE COORDENOU AS OBRAS NO RODOANEL E MARGINAL PINHEIROS NO GOVERNO SERRA REVELOU QUE SERRA O CONHECIA E QUE COM O GOVERNADOR HAVIA CONVERSADO "UMAS DEZ VEZES". E DESABAFOU:
- NÃO SE LARGA UM LÍDER FERIDO NA ESTRADA A TROCO DE NADA. NÃO COMETAM ESSE ERRO.
TERRA, NESTE DIA, PUBLICOU REPORTAGEM, COMO OUTROS VEÍCULOS. DESCREVE A MATÉRIA DO TERRA: "NA VISITA À BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA APARECIDA, SERRA ALEGOU QUE PAULO NUNCA TRABALHOU NA ARRECADAÇÃO DE VERBA PARA FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E BUSCOU DESMENTIR MATÉRIA DA REVISTA ISTOÉ. SEGUNDO A REVISTA, O ENGENHEIRO TERIA PROCURADO EMPRESÁRIOS E PEDIDO COLABORAÇÃO PARA A CAMPANHA ANTES DE SUMIR COM O DINHEIRO".
NA ENTREVISTA EM APARECIDA, O TUCANO GARANTIU QUE "EM ABSOLUTO, NÃO HOUVE NADA PARECIDO". TAMBÉM AFIRMOU QUE A ACUSAÇÃO CONTRA O EX-DIRETOR ERA "INJUSTA" E ASSEGUROU NÃO TER HAVIDO NENHUM DESVIO POR PARTE DE NINGUÉM EM SUA CAMPANHA. "ISSO TINHA SIDO UMA BOBAGEM QUE SAIU NUMA REPORTAGEM DE UMA REVISTA, INCLUSIVE, TRATANDO PAULO SOUZA DE MANEIRA PRECONCEITUOSA, COM UM APELIDO PRECONCEITUOSO". FEZ, POR FIM, A DEFESA DE PAULO VIERA, O PAULO PRETO: "SÓ SABIA QUE O ENGENHEIRO ERA MUITO COMPETENTE E QUE NUNCA OUVIU NENHUMA ACUSAÇÃO CONTRA ELE".
COM VARIAÇÕES DE FRASEADO E DETALHE, OS DEMAIS MEIOS PUBLICARAM AS MESMAS INFORMAÇÕES SOBRE A ENTREVISTA EM APARECIDA, AINDA QUE SERRA TENHA DITO QUE SE REFERIU, NO DEBATE, À CONVERSA COM JORNALISTAS EM GOIÂNIA, NA VÉSPERA.
TERRA ELEIÇÕES, QUE FAZ A MAIS AMPLA COBERTURA DA CAMPANHA EM TODO O PAÍS, JÁ PUBLICOU 7049 NOTÍCIAS E 486 GALERIAS SOBRE AS DISPUTAS EM 27 ESTADOS E PELA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. OS REPÓRTERES CLAUDIO LEAL E MARCELA ROCHA ACOMPANHAM, BRASIL AFORA, OS CANDIDATOS DILMA ROUSSEF E JOSÉ SERRA, ASSIM COMO FORAM E SÃO ACOMPANHADOS MARINA SILVA E PLINIO DE ARRUDA SAMPAIO. QUANDO OS REPÓRTERES "CARRAPATOS" NÃO ESTÃO, COLABORADORES DO TERRA EM CADA ESTADO SEGUEM OS CANDIDATOS.
TUDO DE RELEVANTE QUE DIZEM OS CANDIDATOS A PRESIDENTE É PUBLICADO EM TEMPO REAL. TALVEZ, QUEM SABE, A QUESTÃO NÃO ESTEJA NO QUE O TERRA NÃO PUBLICOU E, SIM, NO QUE TEM PUBLICADO COMO EXIGE O JORNALISMO PLURAL.

AL3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Serra em transe

Fernando de Barros e Silva

Não resisto a uma provocação inicial: a blogosfera estaria em polvorosa e os serviços da ombudsman da Folha amanheceriam entupidos de mensagens indignadas contra o jornal se a notícia não dissesse respeito a Monica Serra, mas a Dilma Rousseff.
Isso dito, é claro que é polêmica a publicação do relato de uma ex-aluna da mulher de Serra dando conta de que ela [Monica], em sala de aula, revelou já ter praticado um aborto. Não se trata de uma notícia qualquer. Ela coloca em conflito o direito à informação, de um lado, e o direito à privacidade, de outro.
Haverá, neste caso, bons argumentos a favor e contra a publicação. Penso que a Folha acertou, por duas razões principais: com o aborto alçado a tópico da disputa eleitoral (e por obra de Serra), o episódio passou a envolver evidente interesse público. E, tão importante quanto isso: Monica Serra havia dito, há um mês, em campanha pelo marido no Rio, que Dilma era a favor de "matar criancinhas", numa clara alusão à posição da petista sobre o aborto. Ao assumir como sua, e nos termos que fez, a campanha do marido, Monica fixou para si as regras do jogo que estaria disposta a jogar.
O caso (tão desconfortável, tão cheio de implicações desagradáveis a quem o aborda) permite, ou exige, uma reflexão de ordem mais geral. O PT tem sido acusado, quase sempre com razão, de ser capaz de qualquer coisa para se manter no poder. Isso virou um mantra, a despeito da sua veracidade. Mas Serra não está se revelando, já faz tempo, alguém disposto a pagar qualquer preço para chegar ao poder?
Essa pantomima de devoção e carolice que se apossou da campanha tucana (e que nada tem a ver, como parece óbvio, com respeito efetivo pela religiosidade do povo) é a expressão patética de que tudo - biografia, valores, familiares - está sendo sacrificado em nome de uma ideia fixa. Serra sonha ser presidente. Mas se parece, cada vez mais, com o personagem de Paulo Autran em "Terra em Transe".

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Para entender a história da Gás Brasiliano



Trazida à baila por Dilma, a tentativa do Governo de São Paulo de vetar a aquisição da Cia Gás Brasiliano, uma empresa do grupo italiano ENI, não era assunto conhecido por muitos de nós. E, certamente, não vai ser, com a cobertura que dá a nossa mídia.
Aqui do lado, reproduzo a área de concessão da Gás Brasiliano para a distribuição de gás natural no riquíssimo noroeste paulista e seu posicionamento estratégico de interconexão com o Gasbol, o gasoduto pelo qual nos chegam até 17 milhões de metros cúbicos de gás boliviano.
Republico, portanto, a matéria da repórter Cláudia Schüffner, do Valor Econômico, publicada no dia 28 de maio deste ano, que passou desapercebida por quase todos: 

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

PSB prepara terreno para ser grande

por Marcelo de Moraes, estadao.com.br 

Enquanto PT e PSDB polarizam desde 1994 a disputa pelo controle da Presidência da República, outra força política vai construindo discretamente um projeto de poder que ampliou tremendamente sua capilaridade nesta eleição, o PSB.
Com três governadores eleitos no primeiro turno e com a possibilidade real de ganhar em mais três Estados no segundo, o PSB sonha com um crescimento capaz de lhe dar fôlego para tentar subir a rampa do Palácio do Planalto em 2014 como protagonista.
Na prática, as urnas premiaram uma intrincada costura de alianças regionais montadas pelo comando do PSB, presidido pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

O PT cobra explicações sobre quem financiou panfletos anti-Dilma



José Eduardo Cardozo, coordenador da campanha de Dilma, afirmou que há indícios de que o PSDB possa estar por trás da articulação. Foto: Reinaldo Marques/Terra
VAGNER MAGALHÃES
Direto de São Paulo
A coordenação da campanha da candidata à presidência da República, Dilma Rousseff (PT), cobrou nesta segunda-feira (18) explicações sobre a fonte do financiamento dos recursos para a impressão de cerca de 1 milhão de panfletos, apreendidos em uma gráfica paulista. Os panfletos, que teriam sido encomendados pela regional I da CNBB paulista, pediam que os eleitores não votassem em candidatos que defendessem o aborto. O texto dava a entender que Dilma seria favorável à prática.
O deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), coordenador da campanha de Dilma, afirmou que há indícios de que o PSDB possa estar por trás da articulação. "Não quero fazer aqui nenhuma acusação leviana, mas o fato de a gráfica ter uma das sócias filiadas ao PSDB desde 1991 e de ela ser irmã de Sérgio Kobayshi, coordenador de infraestrutura da campanha de José Serra, são indícios suficientes para que o caso seja apurado com rigor."
"É um desrespeito à inteligência da sociedade esse panfletos terem sido rodados lá. A Arlete é irmão de um dos coordenadores do Serra. A campanha dele tem uma resposta a ser dada. Queremos saber quem financiou, quem pagou. Cabe à polícia federal e à Justiça Eleitoral investigar."
Entenda o caso
A carta, publicada no panfleto e intitulada "Apelo a todos os brasileiros e brasileiras", pede que nas próximas eleições os eleitores deem seus votos somente a candidatos ou candidatas de partidos contrários à descriminalização do aborto. A carta lembra que o PT manifestou apoio incondicional ao terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, assinado pelo atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, no qual se reafirmou a descriminalização do aborto. Esse material seria distribuído neste domingo (17) em igrejas dos bairros do Paraíso e da Barra Funda, em São Paulo, e na cidade de Guarulhos.

O pai do outro sócio da gráfica, Paulo Ogawa, revelou que os folhetos foram solicitados pela Mitra Diocesana de Guarulhos.
Os mesmos panfletos já haviam circulado entre fiéis no primeiro turno das eleições. No feriado do último dia 12, eles ainda foram distribuídos em Aparecida (SP) e Contagem (MG).

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !