Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Lula e o desespero da direita, por Moisés Mendes

A Folha tem uma interessante reportagem hoje com depoimentos de petistas que rejeitam a ideia de um plano B para o PT e para Lula. É uma posição que parece óbvia, não só como expressão de sentimento. É politicamente acertada.

Não parece razoável, sob qualquer hipótese, que um petista passe a considerar um plano B à candidatura de Lula em meio à resistência contra a prisão dele. Seria uma ingenuidade estratégica anunciar que o PT vai definir outro nome, enquanto milhares de pessoas se dirigem a Curitiba para manifestar apoio ao líder preso e mais da metade do Brasil questiona a legitimidade das decisões da Justiça seletiva da Lava-Jato.

A maioria das esquerdas quer Lula livre, e não uma alternativa a Lula.

Mas a direita continua insistindo que o PT deve desistir de Lula. Por quê? Porque a direita tem um candidato por semana. A direita tem inveja de Lula e das esquerdas. Já se foram Aécio, Luciano Huck, o homem da Riachuelo, Álvaro Dias, Botafogo Maia, Meirelles. E agora é a vez de Barbosa.

Porque a direita não quer Bolsonaro como única alternativa. Bolsonaro é apenas a fera antiPT, não é um nome para o poder.

Barbosa é o ídolo da direita agora. Pelo menos até a semana que vem. O projeto é implodir Alckmin, como a Globo já vem fazendo, e comer Aécio todos os dias, para que esteja bem comido como exemplo de que os deles também são devorados. Barbosa não pode ter concorrentes nessa faixa.

Antigas apostas tucanas serão apenas corruptos à espera de julgamento. E o que vai acontecer com eles depois? Nada. Porque muitos ds grandões irão perder o foro privilegiado, deliberadamente, e terão seus casos engavetados na Justiça de primeira instância.

Os corruptos da direita se encaminham para a morte política, mas para a salvação como mafiosos. Enquanto isso, Dilma acaba com Aécio em Minas. E Lula, mesmo preso, é o maior líder político brasileiro."