Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Silver Stalone

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Os problemas dos outros podem ser maiores que o seu

  
 
 
 

Tá vendo?
Conforme a gente vai conhecendo os problemas dos outros, percebemos que o nosso nem é assim, um problemãoooo...
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Frases de amor

"O que transforma qualquer ato em algo extraordinário é o fato de fazermos aquilo com o coração e o que transforma qualquer vida numa existência extraordinária é o fato de ser vivida com amor."
Mark Sanborn

"Somos moldados e guiados pelo que amamos."
Johann Wolfgang Von Goethe 

"É tão absurdo dizer que um homem não pode amar a mesma mulher toda a vida, quanto dizer que um violinista precisa de diversos violinos para tocar a mesma música."Balzac 

"Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção."Antoine de Saint-Exupéry

O dançarino



L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Calorias

Tirinhas
Mulher
de 
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Resumo do Jornal Nacional

— Greve de peritos do INSS deixa milhares de pessoas sem receber benefícios.

— Cientistas anunciam avanços na pesquisa da regeneração de tecidos.

— Explosão em navio deixa quatro feridos em Pernambuco.

— Japoneses lembram os 65 anos do lançamento de uma bomba atômica em Hiroshima.

— Governo do Japão manifesta preocupação com o mistério do desaparecimento de idosos no país.

— Dez homens assaltam banco em cidade do interior de São Paulo depois de roubar carro e fardas da polícia.

— Reportagem mostra como reduzir dívidas com financiamento imobiliário.

— Inter se classifica para a final da Libertadores e para o Mundial de clubes.

— Seleção feminina de vôlei estreia com vitória no Grand Prix.

— Jamaicano Usain Bolt perde invencibilidade de mais de dois anos nos 100 metros rasos.

— Pesquisa Ibope aponta vantagem de Dilma Rousseff nas intenções de voto para presidente.

— Marina Silva recebe propostas para a juventude e se compromete a investir em ensino profissionalizante caso seja eleita.

— Dilma Rousseff assume compromisso de reduzir a mortalidade infantil, se for eleita.

— José Serra visita cidade do interior da Bahia e defende a importância do tratamento de usuários de drogas.

— Plínio de Arruda Sampaio conversa com eleitores nas ruas.

— Presidente venezuelano Hugo Chávez manifesta intenção de se reaproximar da Colômbia.

— Presidente paraguaio recebe diagnóstico de câncer.

— Reportagem mostra a importância de Adoniran Barbosa para a cultura de São Paulo.


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

A hora da TV

Edição 608
Entregues às câmeras, os candidatos à Presidência da República apostam suas últimas fichas de campanha
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Uma parábola sobre o amor

Uma mãe e seus filhos estavam a caminhar pela praia
A menina perguntou: 
- Mãe como se faz para manter um amor? 
A mãe respondeu: 
- Pega num pouco de areia e fecha a mão com força...
A menina assim fez e reparou que quanto mais apertava a areia, mais ela escapava. 
- Mamãe, mas assim a areia cai!!!
- Eu sei, agora abre completamente a mão...
A menina assim fez, mas veio um vento forte e levou consigo a areia que restava. 
- Assim também não consigo mantê-la na minha mão, disse a filha!
A mãe, sempre a sorrir, disse-lhe: 
- Agora pega outra vez um pouco de areia e mantem na mão semi-aberta como se fosse uma colher... Bastante fechada para protegê-la e bastante aberta para lhe dar liberdade. 
A menina experimenta e vê que a areia não escapa da mão e está protegida do vento. 
- É assim que se faz durar um amor, diz a mãe

Caros amigos, jamais pense que amar é ser dono de alguém, é ter a pessoa em suas mãos. Amar é proteger, mas dar liberdade, é confiar, é ser amigo, companheiro. E você como está amando?

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Doutores palhaço

Duas vezes por semana, Daniela Fontan, 30 anos, põe um nariz vermelho e, acompanhada de mais dez atores, visita hospitais do Rio de Janeiro. Durante quatro horas, a intérprete da doméstica Berenice na novela das 6 da TV Globo,Escrito nas Estrelas, transforma-se na Doutora Azeitona de Oliveira, uma especialista na arte de levar alegria às enfermarias, principalmente aos setores de pediatria. A atriz faz parte do Doutores Palhaços, trabalho desenvolvido pelo grupo teatral Roda Gigante, e percorre os hospitais Salgado Filho, Pedro Ernesto, Hospital dos Servidores do Estado, Hospital Geral de Bonsucesso e o Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, da UFRJ. “Coloco o jaleco e vou de enfermaria em enfermaria visitar os pacientes. Sou uma ‘médica’ que cuida das partes saudáveis das pessoas que estão ali internadas. O objetivo é produzir saúde”, diz Daniela. 




"Com o palhaço, descobrimos que o personagem somos nós. Tudo que aconteceu na minha vida até hoje começou a fazer sentido, como ter dentes separados e ser gordinha.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Hiroxima e Nagasaki nunca mais

Para jamais esquecermos desta covardia monstruosa que o EUA praticou há 65 anos atrás
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Esquerda pode eleger maior bancada da história

por Rodrigo Vianna
Câmara vai refletir avanço eleitoral da esquerda?
De forma discreta, a “Folha” publicou dia desses reportagem mostrando que o PT pode eleger a maior bancada da história para a Câmara dos Deputados. O motivo: a legenda  voltou a crescer na preferência popular. O Partido dos Trabalhadores é o preferido de 25% dos eleitores. Segundo a reportagem assinada por Mauricio Puls (meticuloso jornalista com quem trabalhei no início dos anos 90), no caso específico do PT há uma relação direta entre preferência partidária e tamanho de bancada (é o que mostram os números dos últimos 20 anos). Isso quer dizer que o partido tem chance de eleger mais de 100 deputados na eleição de outubro.

Partidos aliados, como PCdoB, PSB e PDT, também devem crescer. O que isso quer dizer? Pela primeira vez, as legendas de centro-esquerda podem eleger cerca de 200 deputados federais. Fato inédito no Brasil. 

Muita gente me escreve perguntando sobre a eleição para o Congresso, que fica escondida diante do debate presidencial. O PT adotou a estratégia (inteligente) de abrir mão de disputas para governos estaduais, a fim de centrar esforços na eleição de uma bancada grande no Senado. Sobre isso escreverei em outra oportunidade.

Mas e a eleição para a Cãmara dos Deputados? Em quem votar? Quem são os nomes fortes que podem comandar esse grande bloco de centro-esquerda a partir do ano que vem?

Depois da crise do “Mensalão”, a esquerda (em especial o PT) perdeu o chamado “voto de opinião”: aquele eleitorado difuso, que acaba escolhendo candidatos que não dependem de uma categoria profissional ou de uma região específica para se eleger. A esquerda, em parte, se refugiou no voto corporativo e regional – que tem seu valor e sua importância, sem dúvida! Mas para travar os grandes debates, é preciso eleger também congressistas com uma visão geral, que não dependam de uma categoria, ou que não foquem sua atuação em um único tema.

Sem nenhuma pretensão, esse Escrevinhador apresenta a seguir uma pequena lista (supra-partidária e absolutamente pessoal) de candidatos que podem cumprir essa função. 

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Ainda sobre o debate da Band

Serra prometeu que não iria lotear a máquina pública...


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Juventude mobilizada pró Dilma

"Será amanhã o Dia Nacional de Mobilização da Juventude", avisam-me através de e-mails e comentários, as jovens lideranças e militantes dos partidos que apoiam a candidatura de Dilma Rousseff (governo-PT-partidos aliados) ao Planalto. 

Em nome deles, repasso o convite para que todos participem neste sábado (07.08) desta "onda vermelha" que acontecerá em várias cidades brasileiras e terá seu ato central no Rio, na Cidade de Deus. Neste ato, teremos o lançamento do programa de governo das juventudes partidárias que compõem a coligação de Dilma "Para o Brasil seguir mudando".

Em sua agenda no Rio neste sábado, a candidata participará a partir das 13h, da caminhada na Cidade de Deus, seguida pelo tradicional "Encontro com Presidenciáveis", organizado pela Central Única das Favelas (CUFA). Após esse compromisso, Dilma e a juventude seguirão para o ato político às 15h, no campo de futebol próximo à sede da CUFA, que será transmitido online para 200 cidades brasileiras. 

Conforme explica Severine Macedo, secretária nacional da Juventude do PT, "esta Onda Vermelha é fruto de uma grande articulação das juntas partidárias e das bases políticas em todas as regiões do país. E todos podem participar organizando atividades políticas em suas cidades".

Como vocês podem ver, uma mobilização nacional que mostra a força e o engajamento dos nosso jovens nesta campanha eleitoral. Vale destacar que a mais recente pesquisa CNT/Sensus aponta que mais da metade (50,5%) dos jovens que votarão pela primeira vez em um presidente pretende eleger Dilma Rousseff. 
Acompanhem a programação através do site Galera da Dilma e participem.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Medite - A meditação traz benefícios à saúde e à mente

Sua rotina é agitada e parece que as horas do dia são insuficientes para você terminar os afazeres? É comum as pessoas viverem assim hoje em dia, especialmente nas cidades grandes. Porém, isso tende a gerar fadiga e trazer consequências para a saúde, como insônia, problemas de estômago e até casos mais graves, como infartos e derrames. Uma boa dica para evitar tudo isso é prestar atenção em si mesmo durante alguns minutos por dia.
Este é o princípio básico da meditação: olhar para si a fim de despertar a consciência e, portanto, aguçar as percepções. “Quando tiramos o juízo de valor dos nossos pensamentos, aceitamos que as coisas são daquele jeito e tentamos viver de forma mais harmoniosa”, diz o treinador em meditação Saulo Nagamori Fong, fundador do Instituto União, de São Paulo, que ensina a prática.
Parece bem simples, mas não é. Principalmente porque, segundo Fong, as pessoas tendem a olhar o que está ao seu redor. “É difícil olharem para si mesmas”, afirma. No Oriente, o conceito de meditação significa “estar presente”. E você pode atingir este estado várias vezes durante o dia, acredita o treinador e também terapeuta. Para isso, é preciso dedicar alguns minutos para você. “Tudo é questão de prática”, defende.

Buscando qualidade de vida

A técnica mais simples é concentrar-se na respiração, e apenas nela. “Em qualquer lugar dá para fazer isso. Aos poucos, a prática desperta a consciência e você percebe que os problemas não são insolúveis como imaginava”, garante. Fong acredita que qualquer atividade física também pode ser meditativa, desde que o indivíduo concentre-se em si. “O resultado é um melhor equilíbrio mental e emocional.”
Estudos indicam que, entre os principais benefícios, estão descanso físico, mental e emocional; aumento da capacidade de concentração; alívio do estresse; desenvolvimento da capacidade de autocontrole; serenidade; e melhora do sistema imunológico. “Devemos buscar nossa evolução no dia a dia. Todos somos iluminados, apenas não descobrimos ainda”, afirma a professora de ioga Ana Borella, diretora da Associação de Yoga, em São Paulo, e coautora do “Livro de Ouro do Yoga”. “Quando temos consciência desse estado meditativo percebemos que é possível fazer tudo, dando o melhor de si”, destaca.
É dessa forma que vive Lilian Cruz, de 51 anos, que mora em São José do Rio Preto (SP). Ela conta que, desde que enfatizou a busca do autoconhecimento, em 1993, mudou seu estilo de vida. Graduada em zootecnia e dança contemporânea, Lilian fundou, com o marido, o espaço Corpo Consciência Centro de Yoga Integrativo. Formou-seem biopsicologia e tantra ioga e dá aulas de ioga todos os dias. “Quando medito, consigo organizar tranquilamentemeu dia, que é muito corrido.”
Pela manhã, ela canta mantras e depois se senta na posição de lótus (pernas cruzadas), por 30 minutos, concentrando-se apenas em si mesma. “Entendo a meditação como um dos maiores desafios da vida, pois é muito difícil se aquietar e controlar os cavalos selvagens da mente.” Mas, quando ela faz isso, seu dia é muito melhor, assegura. “Acho que todo mundo deveria tentar.”

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Hugo Chávez lamenta fim de governo Lula, mas acredita em vitória de Dilma

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse nesta sexta-feira que "lamenta" o fim do mandato de seu colega brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, mas disse acreditar na vitória da candidata Dilma Rousseff nas eleições presidenciais de outubro.
"Lamento que você esteja deixando a Presidência, apesar de saber que será substituído pela pessoa que queremos", disse Chávez a Lula em alusão a Dilma.
Durante uma visita ao Brasil em abril, Chávez já tinha expressado sua preferência por Dilma.
Segundo a pesquisa CNT/Census divulgada na quinta-feira, Dilma aparece com 41,6% das intenções de voto, contra 31,6% de José Serra.
Lula chegou nesta sexta-feira a Caracas para analisar temas de cooperação bilateral e tratar com Chávez da crise entre Venezuela e Colômbia, duas semanas depois da ruptura das relações diplomáticas entre os dois países.
Venezuela e Brasil mantêm ativas suas relações bilaterais e de cooperação em setores como energia, petróleo, alimentos e infraestrutura, entre outras áreas.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Caldo de feijão

Ingredientes

  • 1 Xícara(s) feijão carioca CAMIL cozido
  • 2 Xícara(s) caldo do feijão
  • 1 Colher(es) de sopa óleo
  • 1 Unidade(s) sachê de tempero KNORR Meu Feijão Tradicional
  • 200 Grama(s) queijo coalho picado
  • 1 Colher(es) de sopa cheiro-verde picado

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador bata o feijão com o caldo e reserve.
  2. Em uma panela pequena, coloque o óleo acrescente o tempero KNORR Meu Feijão tradicional e refogue em fogo baixo por 30 segundos ou até dourar.
  3. Junte o feijão batido e cozinhe por mais 2 minutos. Retire do fogo, passe para uma travessa, cubra com os cubos de queijo, salpique o cheiro-verde e sirva em seguida.
  4. DICA: Se desejar adicione molho de pimenta a gosto. Para obter uma xícara (chá) de feijão cozido, coloque em uma panela de pressão meia xícara (chá) de feijão cru e 3 xícaras (chá) de água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos contados a partir do inicio da pressão. Apague o fogo, aguarde sair todo o vapor e verifique o cozimento. Se necessário, cozinhe por mais 10 minutos até o feijão ficar macio. O caldinho de feijão é servido em varias regiões do Brasil, inclusive como aperitivo.
  5. ACOMPANHAMENTO: Pode ser acompanhado de torresmo, iscas de carne ou de frango refogadas, frutos do mar, molho tipo vinagrete ou molho de ervas. Utilize para o preparo o feijão com o caldo do cozimento.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Preguiça

Tirinhas
Mulher 
de

O fortalecimento da mídia progressista




L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Opções de pisos para sua casa

Você resolveu trocar o piso da sua casa, mas não tem ideia de qual optar? Em primeiro lugar, tenha em mente que é preciso analisar o perfil da sua família, seus gostos e qual é o melhor em relação ao custo/benefício a longo prazo. Hoje em dia, segundo a arquiteta Raika Gomes, especialista em design de interiores de São Paulo,tudo depende da decoração da sua casa e da proposta do seu ambiente. Então, dê uma olhada nas opções de pisos disponíveis no mercado, suas vantagens e desvantagens e veja qual se encaixa mais com a sua casa.
  • Cerâmica – é durável, econômica, oferece muita variedade e boa resistência.  Mas é preciso instalá-la com um pequeno espaço entre elas, para evitar que elas lasquem, uma vez que tendem a dilatar com o calor. O ideal é limpar esse piso com pano úmido, água e sabão.
  • Porcelanato – apresenta melhor resistência às manchas, é um piso leve, muito resistente e durável. Pode ser instalado em todos os tipos de ambientes. É fácil de limpar, não lasca nem descasca. A desvantagem é a mão de obra, que costuma ser mais cara por ser especializada. Limpe-o com pano úmido com água e sabão.
  • Pedras naturais (granito e mármore) – são muito elegantes. O granito oferece mais vantagem do que o mármore, pois pode ser colocado na cozinha. Contudo, deve-se impermeabilizar e evitar o uso de abrasivos na hora da limpeza. Assim, você garante sua durabilidade e beleza. Ele ainda é mais resistente do que o mármore, que pode lascar e manchar até mesmo com água. Como são piso naturais, apresentam variação de texturas e cores. Devem ser evitados em regiões frias, pois potencializam a sensação gelada do ambiente. Limpe-os apenas com água.
  • Cimento queimado – fica lindo em qualquer ambiente e você pode compor com outros pisos, como o ladrilho hidráulico, por exemplo. No entanto, ainda falta mão de obra especializada, por isso, o custo é mais elevado. Pode apresentar trincas e manchas futuras. É indicado limpá-lo com água.
  • Acimentado refratário – atérmico e antiderrapante, fica lindo em todos os ambientes. Apresenta grande variação de cores, tamanhos e texturas. Por ser atérmico, é ideal em qualquer tipo de clima e ambiente. Porém, o custo é elevado e precisa de material de limpeza específico para mantê-lo conservado.

Quentes

  • Assoalho de madeira – a principal vantagem é a durabilidade. Suporta várias raspagens e retém o calor. Fique de olho se a madeira aplicada não é úmida, pois isso pode deixar o piso envergado. É preciso certificar-se de que ela seja uma madeira que recebeu tratamento anticupim antes da instalação. Apresenta um elevado custo em relação aos demais pisos de madeira (laminados) e é preciso fazer manutenção nesses laminados a cada dez anos. Não deixe de impermeabilizar o contrapiso na instalação para evitar umidade e apodrecimento na madeira.Limpe-os com pano úmido com água e sabão e aplique cera uma vez por semana, para deixá-lo com mais brilho.
  • Laminados – bem mais barato que o assoalho de madeira, é de rápida instalação. Por isso, é fácil substituir as partes danificadas, quando necessário. Contudo, risca com facilidade e, quando você pisa, o som ecoa facilmente, mesmo quando instalados sobre uma manta de espuma plástica. Limpe-o apenas com pano úmido.


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Fim do Google Wave


Anunciado em 2009, a grande onda que prometia ser o Google Wave acabou por se tornar uma marolinha sem graça, sem o menor sucesso. Pela falta de popularidade, a gigante dos sites de busca anunciou o fim do aplicativo.

A ferramenta veio para ser uma plataforma para web cuja intenção era unir as características de serviços como e-mail, instant messaging, wiki e social networking em um ambiente único, funcionando a partir de qualquer browser, em qualquer sistema operacional. Mas, a recepção não foi boa por parte dos internautas.

Esse pode ser considerado um dos maiores fracassos da empresa americana. No início, houve certo burburinho em torno da ferramenta. Apenas convidados poderiam utilizá-lo, o que atualmente na web não parece mais funcionar como antes. O fim do Wave é importante por mostrar o outro lado da moeda: o fracasso de um investimento na rede.

O site será mantido pelo menos até o fim de 2010 e, segundo a Google, a tecnologia do Wave poderá ser usada em outros projetos da empresa. O recado é importante esse do Google Wave. Por mais estudos, investimentos, pesquisas que se tenha, a internet ainda é um terreno a ser explorado. Ainda não existem fórmulas prontas para o sucesso.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Serra e cia contra política de financiamento do BNDES

O Estado de S.Paulo e O Globo de hoje dedicam nada menos que uma página inteira de seus cadernos de Economia - no jornal carioca, com chamada também na 1ª página - à reação dos setores contrariados com o apoio dado por 15 das maiores entidades empresariais do país ao BNDES e à política industrial do governo Lula. 


O apoio das organizações empresariais foi manifestado em anúncio pago por elas nos jornalões de ontem. 


Reação imediata: os conservadores soltaram todos os seus demônios contra o apoio dado às políticas de financiamento ao crescimento da nossa economia implementadas pelo maior banco de fomento da América Latina. Continua>>>
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Crime e castigo


Clique para Ampliar
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

TSE nega recurso da 'Veja' contra o PT


O Tribunal Superior Eleitoral negou por unanimidade, o recurso da revista (in)Veja que tentava revogar direito de resposta concedido ao PT pelo TSE segunda-feira (2). 


Os ministros consideraram que a revista extrapolou o limite da informação quando publicou reportagem com o vice-candidato à Presidência pelo PSDB, Índio da Costa, que afirmou que o partido tem ligações com as Forças Armadas e Revolucionárias da Colômbia e atividades ilícitas. 


O tribunal não aceitou os argumentos da Veja, explicando que exerceu o direito de publicar informações de interesse da sociedade. 


Com esta decisão, o PT tem direito de resposta com texto de tamanho proporcional ao conteúdo da matéria publicada na revista.


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Fifa Soccer 11

A Electronic Arts Inc. anunciou hoje que o brasileiro Kaká,  jogador do Real Madrid foi escolhido para a capa do game FIFA Soccer 11, que  chega ao mercado brasileiro em outubro de 2010 para PlayStation 3, PlayStation 2, PSP, Xbox360, PC, Nintendo Wii e DS. 

O brasileiro de 28 anos será o personagem central das campanhas mundiais de publicidade e marketing, além de ser o foco das promoções. Junto com o meio campista, outras 17 estrelas dos gramados, de vários times e países, irão estampar a capa de FIFA 11 que terá embalagens específicas para cada parte do mundo.
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Foi sem nunca ter sido

Episódios de crise na aviação civil recebem tratamentos distintos, conforme a ocasião. É instigante. Anos atrás, a cobiça da TAM levou o caos aos aeroportos nas festas natalinas e o mundo político-jornalístico desabou. Agora, um grave desarranjo nos serviços prestados pela Gol passa quase batido, coisa menor, rotineira. O que mudou? 


Talvez tenham mudado, além da época do ano, as circunstâncias políticas. A antiga turma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi removida e a atual parece bem blindada. Tampouco persiste o ambiente de “tudo se relaciona”, no qual um acidente aéreo causado por falha humana guardava inevitáveis conexões com o overbooking — e ambos com qualquer outra coisa que conviesse. Lembram do “grooving”, a explicação “Viúva Porcina”? A que foi sem nunca ter sido? 


Os tempos são mesmo outros, também porque o governo anda muito forte. Antes as autoridades eram execradas mesmo quando não culpadas. Agora, a situação agravou-se. O sistema da aviação civil continua muito ruim, mas a turma do setor repousa tranquila na cálida e crônica incompetência para entregar o combinado. Sem que o governo ou o Congresso chiem. 


Depois da crise com os voos da Gol no fim de semana, a chefe da Anac veio a público revelar: ela própria voaria pela empresa nos dias seguintes, para testar as providências adotadas. Mas cuidou, naturalmente, de dizer que trechos percorreria, e quando. 


Algo como o crítico gastronômico avisar com antecedência ao restaurante que avaliará e os pratos que vai pedir. A Anac não é apenas uma fonte inesgotável de transtornos. É também uma usina de humor. Ainda que o usuário não tenha motivos para rir. 





Que se dane o usuário. O governo Luiz Inácio Lula da Silva não parece estar nem aí, pois mesmo se todo mundo que pega avião resolvesse votar contra o PT não resultaria em impacto eleitoral relevante. As coisas vão sendo roladas com a barriga, à espera talvez de que as pressões do cronograma da Copa 2014 e da Olimpíada 2016 façam a montanha mover-se em direção ao profeta. Como se sabe, a fé move montanhas. 


E há ainda os mecanismos anestésicos. A grita contra a bagunça nos aeroportos vai ficando incômoda? É fácil, recorra-se de tempos em tempos à fórmula mágica “abrir o capital da Infraero”, um nome bonito para a privatização. Sempre funciona. A turma do PT não vai mesmo se autocriticar. E a turma da oposição encantar-se-á com a visão “moderna”, e com o PT ter adotado teses que antes criticava. A oposição adora isso. O PT diverte-se praticando o poder. A oposição prefere outra diversão: mostrar que é intelectualmente superior. Aqui caberia um “supostamente”, mas deixaria a frase excessivamente longa e dois advérbios colados é demais. Um só já é ruim. 


E sua excelência, o consumidor? Este continua pagando altas tarifas por um serviço de qualidade duvidosa. Ainda bem que na era do Twitter os prejudicados podem ao menos tornar público o protesto, com mais estridência e para um público maior. Mesmo que não resolva nada, ao menos ajuda a desopilar o fígado e, quem sabe?, a diminuir os riscos de doenças associadas ao estresse. 


Este desenho institucional da aviação civil brasileira é inteirinho do PT, cujo governo inclusive fez nascer a Anac. Uma parte do plano ainda não se consumou, por sorte: a proposta de deixar o controle do tráfego aéreo nacional sob forte influência de um sindicato nacional de controladores de voo, civis. A Força Aérea Brasileira (FAB) continua cuidando da nossa segurança no ar. Ainda bem. Vamos ver quanto tempo resistirá. 


Tenho defendido um ponto de vista: assim como há coisas que só existem no Brasil, têm outras que aqui simplesmente não funcionam. Uma são as agências reguladoras. Na teoria, elas deveriam regular os mercados. Na prática, são capturadas pelos interesses que deveriam constranger. Mereceriam ser alvo de um bom programa nacional de desburocratização. 


No mundo ideal, as agências seriam esferas públicas para além da política. Na prática, acrescentou-se apenas um guichê aos que já não funcionavam. Ou funcionavam, conforme o ângulo de visão. 


O Brasil é mesmo um país de muitas Porcinas.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Operação Mão Dupla

27 pessoas ligadas ao Dnit-Ce - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - foram presas ontem, quinta-feira (5), pela Operação Mão Dupla, realizada pela Polícia Federal.
Dentre os detidos, estão membros do alto escalão do órgão, segundo a Superintedência Regional da PF no Ceará.

A ação acontece, desde o início da manhã desta quinta, em conjunto com a 
Controladoria Geral da União (CGU), para reprimir crimes contra a administração pública federal no Ceará.
Irregularidades estão em 4 das 5 unidades do Dnit no Ceará
Foram analisados trechos de 4 obras:
  • BR-116 (KM 0 ao 12)
  • Ponte de Sabiaguaba
  • Ponte Aracati
  • Revitalização na BR-020
Com base nessa avaliação a controladoria avalia um prejuízo de R$ 5 milhões os cofres públicos. Valor que pode vir a ser ainda maior.
PF ainda não divulgou nome dos detidos

A Polícia Federal não divulgou ainda os nomes das pessoas detidas, adiantando apenas que, dentre os presos, estão membros do alto escalão do órgão.

Participaram da operação cerca de 200 policiais federais e 32 servidores da CGU.
Investigações acontecem desde 2009
Foi descoberto um esquema criminoso voltado à prática de fraudes em licitações, superfaturamento, desvio de verbas públicas e pagamentos indevidos em obras de infraestrutura rodoviária realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit)

Dos 32 contratos existentes, só 8 foram fiscalizados pela CGU. 
Irregularidades também de material

Além disso, foram encontradas nas obras irregularidades de material, isto é, produtos de baixa qualidade pelo preço elevado que foi cobrado nas licitações. Haverá perícia para verificar futuros problemas nas obras.
A Polícia Federal também está investigando, só no Ceará, 5 municípios:
  • Fortaleza
  • Icó
  • Boa Viagem
  • Russas
  • Sobral
Apenas em Sobral não foi identificado desvio ou irregularidade.  

Estão também sendo realizadas diligências em Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Paraíba, Pará e Amazonas.
Como funciona o esquema
O grupo criminoso, alvo da operação, é composto por servidores e gestores do Dnit/CE, bem como por funcionários e responsáveis legais de empreiteiras contratadas pelo órgão para execução de obras no Estado.
Aos servidores do Dnit competia facilitar o desvio de dinheiro público durante a execução das obras contratadas, mediante auxílio às empresas no superfaturamento, alteração de qualidade e quantidade de materiais, atesto de obras não executadas, pagamentos indevidos, advertência sobre procedimentos de fiscalização, montagem, alteração e ocultação de documentos, dentre outras condutas.
Já as empresas contratadas corrompiam os servidores do Dnit para possibilitarem a prática de todo tipo de fraude na execução das obras.
Possíveis penas aos acusados
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, além de crimes previstos na lei de licitações.
A Operação Mão Dupla prevê o cumprimento de:
  • 52 mandados de busca e apreensão
  • 27 de prisão temporária
  • 1 mandado de prisão preventiva
  • Afastamento de 8 servidores públicos 
  • Sequestro de bens imóveis na capital e no interior do estado
Obras irregulares do Dnit no Ceará
A Polícia Federal e a Controladoria Geral da União deflagraram, nesta quarta-feira (05), a operação mão dupla. A ação policial busca reprimir crimes contra a administração Pública Federal no Ceará. 22 pessoas já foram presas.
O grupo alvo das investigações já teria gerado aos cofres públicos um prejuízo de R$ 5 milhões. A "operação Mão Dupla" foi deflagrada na sede na Polícia Federal, em Fortaleza. A suspeita de um esquema criminoso surgiu na controladoria Geral da União.


L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !