Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Mais rumores sobre o suposto iPhone 5C

Desta vez, o site SimOnlyRadar informa as possíveis especificações do smartphone de baixo custo da Apple. A surpresa é que o aparelho será praticamente igual em configurações ao iPhone 5, que atualmente é o topo de linha da empresa. A única diferença será o corpo do aparelho, feito de plástico e cores diferentes.

EUA - com licença para matar

Os terroristas do EUA forneceram gás sarin para Sadam Hussein usar contra os curdos.
Quando foi do interesse deles o que fizeram? Enforcaram o "Ditador".
Agora vão derrubar o "Ditador" Sírio.
Pergunto: Quem forneceu armas químicas ao governo Sírio?
Quando os "homens de bem", atacarem o país e matarem centenas, milhares de inocentes indefesos, existirão pelo menos imagens tão chocante quanto esta para a humanidade ver?

Mensagem da noite



É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida.

Unhas decoradas - nem tudo que reluz é glitter

Velhos tempos em que os esmaltes se dividiam entre cremosos, transparentes, metálicos e cintilantes. A cada estação novos acabamentos são lançados, e fica fácil se confundir. Duochrome ou flocado? Glitter forte ou 3D? Selecionamos 10 acabamentos diferentes para você se familiarizar. Confira! Aqui

A máfia do jaleco branco perdeu a guerra

Nas últimas semanas, luminares da medicina brasileira e associações da classe entregaram-se a uma guerra encarniçada contra a vinda de médicos estrangeiros para o mercado nacional. O resultado do embate ainda não foi proclamado. Mas a corporação do jaleco branco perdeu a guerra.

Artigo semanal de José Dirceu

Exercício tucano de tapar o sol com a peneira

Desde que ganhou as páginas dos jornais o escândalo do cartel que atuou em licitações da área de transporte no Estado de São Paulo, a estratégia dos tucanos — que comandam o governo paulista há 20 anos — tem sido negar seu envolvimento e atribuir caráter político às acusações. Mas os fatos têm desmoralizado rapidamente tais respostas, que só revelam o desespero que toma conta do PSDB.
Os tucanos querem que o Brasil acredite que eles não têm nada a ver com o cartel denunciado pela multinacional Siemens

Eu e Eduardo Campos temos duas coisas em comum

1º Temos "disposição para ser candidato"
2º Não temos é votos
Joel Neto

No final a decisão é tua

Você pode seguir a profissão da moda.
Você pode seguir a profissão dos seus pais.
Você pode seguir a profissão sinalizada no teste vocacional.
Ou então você pode escolher e fazer o correto...seguir a profissão que mais te agrada.

Ato de comemoração dos 30 anos da CUT

A CUT completa hoje 30 anos. A entidade foi a primeira central sindical do Brasil e já nasceu combativa e ousada. Para a classe trabalhadora, simboliza desafios e conquistas. Ninguém pode contestar que foi também um dos pilares da transformação da sociedade. Participou e participa ativamente de momentos decisivos do País, como as lutas pela democratização, anistia, Constituinte e Diretas Já.
O ato político de comemoração dos seus 30 anos, vai acontecer nesta quarta-feira (28), às 19h, no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo. E o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará da solenidade ao lado dos ex-presidentes nacionais da CUT, dirigentes cutistas de todo o Brasil e personagens que fizeram parte da história e trajetória da entidade.
O evento será transmitido ao vivo e só acessar: www.tvt.org.br
E caso queiram embedar em seu blog,  o código é este:  <iframe src="www.tvt.org.br/akamai/ctvt-medio.php" width="420" height="405" frameborder="0" scrolling="no"></iframe>

Acompanhe o site do MobilizaçãoBR. Curta, siga, compartilhe!

Twitter: @MobilizacaoBR

Os Médicos cubanos e os CRMs

- Conselho Regional dos Maus Médicos -
De médicos ruins eu só quero distância

Jornal do Brasil - Dilma sobe nas pesquisas e atinge 41% de aprovação

Pesquisas apontam que a aprovação do governo de Dilma Rousseff continua em recuperação. De acordo com Vera Magalhães da coluna "Painel", da Folha de S. Paulo, o Partido dos Trabalhadores e o Palácio do Planalto receberam recente levantamento dando conta de que 41% dos entrevistados consideram a atuação de Dilma ótima ou boa.
O percentual vem registrando ascensão nos últimos levantamentos. Semana passada, pesquisa do Ibope mostrou que, desde 12 de julho, a taxa de ótimo ou bom do governo cresceu de 31% para 38%.  A pesquisa Ibope-Estado foi feita entre os dias 15 e 19 de agosto, com 2.002 brasileiros moradores de 143 municípios de todas as regiões do Brasil. 
A mesma recuperação se registra na pesquisa Datafolha, realizada há duas semanas: a aprovação ao governo subiu de 36% para 38%. 

Dica de beleza

Como tratar o cabelo em casa

Em poucos minutos e com os produtos certos, você conquista fios macios e brilhantes, como se tivesse ido ao salão. Confira as dicas a aprenda os truques!

Se até algum tempo atrás lavar os cabelos resumia-se à dupla xampu e condicionador, hoje isso é coisa do passado. Afinal, na rotina de beleza do cabelo macio, com movimento e brilho, a hidratação periódica conquistou lugar cativo nos rituais de beleza. Esse tipo de procedimento é fundamental para recuperar a saúde dos fios que perdem nutrientes e têm sua estrutura danificada em decorrência de procedimentos químicos.

A boa notícia é que você pode conseguir resultados incríveis, daqueles de salão, em casa mesmo e sem perder muito tempo.
O item-chave dessa tarefa é uma boa máscara de hidratação profunda. Sua formulação contém ativos que ajudam a manter a umidade natural da fibra capilar, como a glicerina, molécula que atrai água mantendo seus níveis equilibrados. Assim como para a pele, a água tem grande importância para a qualidade e o comportamento do cabelo.
Para obter os melhores resultados, use a máscara uma vez por semana se o seu cabelo for colorido ou estiver muito danificado. Nos casos de fios normais ou oleosos, a cada 20 dias. Procure por fórmulas com queratina, que restaura internamente a fibra capilar e ainda previne o aparecimento de pontas duplas – causadoras do abominável frizz.
Antes de aplicá-la, lave os fios com um xampu de limpeza profunda ou anti-resíduos (substitua pelo seu xampu diário se tiver tingido ou feito progressiva no cabelo). Com alto poder detergente, ele remove a sujeira, restos de finalizadores (como spray, gel, mousse e etc.) e abre as escamas, facilitando a penetração dos produtos utilizados em seguida. Feche o chuveiro e, com uma toalha, retire o excesso de umidade, já que a água em abundância dilui o creme, diminuindo sua eficácia.
Separe o cabelo em mechas e aplique um pouco da máscara em cada uma delas, massageando-as da metade do comprimento em direção às pontas. Prefira pegá-la do pote com uma espátula ou colher ao invés dos dedos para não contaminá-la e acabar prejudicando sua ação.
Coloque uma touca de banho, espere o tempo recomendado na embalagem (geralmente, de três a cinco minutos) e enxágue bem. Deixar mais que o indicado é uma grande bobagem. Isso não potencializa o efeito da máscara e pode fazer com que os fios fiquem pesados e pegajosos. “Depois, vale passar condicionador apenas se o cabelo for grosso ou estiver muito ressecado”, sugere o cabeleireiro Daniel Rocha, do salão Bellíssima Beauty, no Rio de Janeiro.
Outro produto importante é o leave-in (também chamado de creme para pentear ou sem enxágue). “Ele é um condicionamento diário e constante. Deve ser usado toda vez que você lavar os fios”, afirma Henrique Eizono, cabeleireiro do Salão Monalisa, em Campinas (SP). Escolha uma versão específica para seu tipo de cabelo: cacheado, tingido, com volume… Tenha-o sempre à mão e reaplique quando sentir que o cabelo perdeu o toque macio.

Por Luciana Hruby

Bitcoin: a moeda virtual

Graefekiez, bairro de Berlim, agosto de 2013. Como todas as terças-feiras, ouvem-se, junto ao canal, os pregões característicos do mercado turco. Os berlinenses que giram entre as barracas deixam-se tentar pelos irresistíveis descontos de última hora.
Mikaela compra um quilo de peixe – “três euros”, anuncia o pequeno cartaz – e paga em dinheiro, de mão para mão. Sem recibo, nem caixa. A transação não deixa um único traço visível, a não ser o saco cheio de peixes reluzentes que Mikaela leva consigo.
Duzentos metros mais a sul, no mesmo bairro, Brand bebe um latte macchiato, no balcão do Floor’s Café.
Quando chega a hora de pagar, Brand pega no smartphone, fotografa o flashcode que apareceu na tela da caixa, carrega no “OK” e vai-se embora.
Também ele não deixou rastro do pagamento que fez. Ou quase. Um software transferiu dinheiro da sua conta na Internet para a conta do café.
O jovem, de 32 anos, não precisou de cartão de crédito nem de conta bancária. Os dados da transação estão protegidos por processos criptográficos extremamente rigorosos que impedem que qualquer pessoa tenha acesso a eles ou possa alterar o montante, a origem ou o destino.
Um milagre da bitcoin, a moeda virtual que foi inventada em 2009 por um pirata informático anônimo, conhecido sob o nome de Satoshi Nakamoto. (Aqui, um vídeo explica o funcionamento da bitcoin.)
Neste momento, a cotação da moeda é muito alta: uma bitcoin vale cerca de 78 euros, o que quer dizer que um café custa apenas aproximadamente 0,02.
Pelo menos no papel, é possível comprar tudo com bitcoins: casas, automóveis, computadores, roupas.
Embora satisfaça todos os critérios que definem uma divisa, a bitcoin escapa por completo ao controle dos governos e dos bancos centrais, que começam a preocupar-se com a sua expansão, em aumento constante.
Sentado na sua Vespa branca, em frente do Floor’s, Brand explica em poucas palavras como funciona o sistema bitcoin.
Com o smartphone na mão direita, entra na aplicação EasyWallet. Depois, basta fotografar o flashcode do bar, inserir o montante necessário, carregar no OK – e o pagamento está feito.
“Pago em bitcoins pelo menos duas vezes por dia: o almoço ou o café. Não sei se a bitcoin será a moeda do futuro, mas serão sem dúvida moedas baseadas na tecnologia da Internet que irão impor-se. Talvez venham a existir várias. É uma evolução inexorável”, declara.
A proprietária do Floor’s Café chama-se Florentina Martens. Com 26 anos, esta holandesa, antiga estudante de Belas Artes em Berlim, montou a sua pequena empresa de restauração e defende e aplaude a bitcoin.
Para Florentina, tudo começou com a experiência como empregada de um bar das proximidades, que autorizava os pagamentos na moeda alternativa.
“No princípio, a coisa me incomodava um bocado, porque não sabia muito bem como funcionava, e quando alguém queria pagar em bitcoins não me sentia à vontade.”
Mais tarde, quando decidiu abrir o seu próprio café, deixou-se convencer por alguns vizinhos, informou-se e decidiu aceitar pagamentos nesta moeda que, não muito tempo antes, ainda associava a uma tarefa complicada.
No início, eram raros os clientes que pediam para pagar em bitcoins. Mas, hoje, todos os dias há alguns que as usam para pagar um café ou um bolo.
“Não são nerds com óculos e rabo-de-cavalo. E são tantos homens como mulheres, na maioria jovens, pertencentes aos meios alternativos”, diz Florentina.
Para ela, tal como para quase todos os outros “bitcoiners” entrevistados para a presente reportagem, a principal motivação é o repúdio, que foi tomando forma sobretudo durante a crise, pelos bancos privados e pelas políticas monetárias dos bancos centrais em geral.
A moeda alternativa “descentralizada” é considerada como uma coisa mais próxima dos consumidores, além de ser conforme com o espírito da época.
A moeda virtual já circula nos mercados financeiros: a ausência de um banco central que controle a sua cotação torna-a extremamente flutuante – uma situação que, por um lado, atrai e, por outro, assusta os investidores aventureiros.
A Phylax é uma empresa alemã de consultoria financeira que, nos últimos anos, se especializou no sistema de pagamento Bitcoin.
“Começamos a nos interessar pela bitcoin faz agora dois anos e concluímos que era uma experiência atraente. Seduziu-nos a ideia de uma moeda descentralizada, sem banco central de referência, e em que cada um é parte interessada no processo de criação da nova divisa”,  diz o diretor-geral da Phylax, Fridhelm Schmitt.
Para Schmitt, o perigo principal é, “um dia”, a bitcoin vir a ser falsificada: “Atualmente, estão em curso vários estudos sobre essa possibilidade, mas, hoje, a falsificação é impossível.”
O texto acima foi publicado no site Presseurop

Hambúrgueres gourmet

Enormes, criativos, surpreendentes hambúrgueres gourmet podem ter tudo na receita
Faz algumas semanas, cientistas da Universidade de Maastricht, na Holanda, anunciaram o primeiro hambúrguer criado em laboratório. Dizem que, em alguns anos, a novidade vai tomar o mercado. Medo do futuro?

Por enquanto, nossos bons tempos ainda podem ser celebrados com hambúrgueres de verdade, que estão ganhando cada vez mais variedades nas casas especializadas. Os chefs andam criativos: tem versão com onion rings, guacamole e até geleia de bacon.
“Hambúrguer bom é só pão e carne, talvez queijo”, dizem os puristas. As hamburguerias negam: o segredo é tratar bem os três protagonistas e cuidar para que os coadjuvantes não roubem a cena. “Não é só misturar qualquer coisa. Tem que ver o que combina bem e só usar ingrediente de boa qualidade”, diz Charles Piriou, sócio-diretor do P.J. Clarke’s, rede americana que tem duas casas em São Paulo. 


No menu do P.J., o tex-mex El Divino (R$29) tem guacamole, sour cream, alface e molho picante. Já o Hell’s Kitchen (R$35) junta queijo gorgonzola e onion rings na mesma mordida – mas em quantidade suficiente para ainda comer o sanduíche com as mãos numa boa.

Famoso no cenário paulistano, o 210 Diner, do chef Benny Novak, arriscou colocar costelinha de porco desfiada em molho barbecue no Piggie Burger (R$35). Temeroso? Não, porque, em vez de brigar, as carnes viram parceiras – o hambúrguer é Dom Quixote, a costelinha é Sancho Pança. 
Inaugurado há menos tempo, o Buddies Burger & Beer também tem suas ideias malucas. Uma delas é misturar geleia de bacon, tomate, cebola e blue cheese no Bacon Jelly Burger (R$22). “Mas o hambúrguer continua sendo o mais importante”, garante Gustavo Araújo, um dos sócios da casa, que tem sido um sucesso. A receita é feita a partir de diferentes cortes do boi, que entram na composição seguindo uma ordem específica. Ele recomenda o Buddies Burger (R$24), que reforça o nome da casa: é regado com cerveja durante o preparo.
Sabe o X-Tudo de trailer, que é difícil até saber por onde começar a comer? Pois já há algum tempo figura no cardápio de algumas lanchonetes paulistanas um monstro semelhante, capaz de fazer qualquer crítico gastronômico se esconder embaixo da cama.
Trata-se de um hambúrguer com mais de 200g de carne e três onion rings enormes em cima. Os outros ingredientes variam de acordo com a casa. Na versão do Butcher’s Market, chama-se OT Burger (R$33) e leva blue cheese, bacon defumado e picles. No Empire State Burger (R$26), do Buddies, aparecem bacon, salada, queijo e BBQ de malzbier.

Mais monstruoso é o Bad Mother Fucker (R$59,80), do Big Kahuna Burger, lanchonete inspirada no filme Pulp Fiction, de Quentin Tarantino. Além das onion rings, entram dois hambúrgueres de 220g – são 30 centímetros de lanche! O nome, saído de uma fala do personagem de Samuel L. Jackson no filme, é perfeito.]

Iguatu: e o mal uso do dinheiro público

O ex-prefeito de Iguatu Agenor Neto pagou com aluguel de computadores  e impressoras a quantia de R$ 1.087.053,75 (HUM MILHÃO,OITENTA E SETE MIL,CINQUENTA E TRÊS REAIS,SETENTA E CINCO CENTAVOS).
Veja os pagamentos:
  1. LTDA EPP-ANO 2009
- Total: R$168.875,10
ALUCOM LTDA EPP-ANO 2010
- Total: R$276.990,10
ALUCOM LTDA EPP-ANO 2011
- Total: R$317.754,90
ALUCOM LTDA EPP-2012
- Total: R$323.433,65
Esse dinheiro daria para comprar mais de 1.000 (mil) computadores,um verdadeiro assalto aos cofres do município.Uma vez que a empresa no final do contrato leva todos os equipamentos.
Isto é IGUATU.
de um blog sem meias palavras

Ministros do TSE criticam estratégia de Marina Silva

Nos bastidores, ministros dizem que tática da possível candidata à Presidência de tentar registrar partido antes de confirmar a autenticidade das assinaturas pode criar resistência nos cartórios


Ministros do Tribunal Superior Eleitoral rechaçaram nesta terça-feira, 27, o pedido da ex-senadora Marina Silva para que seu partido, a Rede Sustentabilidade, seja registrado sem a certificação das 492 mil assinaturas necessárias para isso.

De acordo com integrantes do TSE, Marina tenta, com o pedido, jogar para a Justiça Eleitoral a responsabilidade por um eventual fracasso na sua tentativa de criar um novo partido para disputar as eleições de 2014.
Com as reclamações que tem feito publicamente sobre a demora dos cartórios eleitorais em verificar a validade das assinaturas de apoio à nova legenda, Marina busca, segundo ministros consultados pelo Estado, se fazer de vítima e constranger a corte a abrir uma exceção às regras para beneficiá-la.
Para poder disputar as eleições presidenciais de 2014, Marina precisa conseguir o registro no TSE até o dia 5 de outubro. Dados recentes do processo indicam que, para cumprir as exigências legais, a pré-candidata ainda precisaria validar mais 188 mil assinaturas. Além disso, a Rede conseguiu criar apenas um dos nove diretórios estaduais exigidos pela legislação.
No requerimento protocolado segunda-feira no TSE, o grupo de Marina pede para que o tribunal oriente os cartórios a não verificar mais as assinaturas uma a uma. O modelo sugerido é que sejam publicados editais com nomes das pessoas que assinaram fichas de apoio à criação da Rede e, que se não houver impugnações de terceiros, elas sejam consideradas válidas.
Na avaliação de outro ministro, as chances de o tribunal ignorar os procedimentos legais para beneficiar a Rede são nulas. O próximo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio Mello, afirmou que as regras serão rigorosamente cumpridas. "Não podemos atropelar os meios", disse o magistrado.
Em outra manifestação sobre o caso, o ministro afirmou que é imprescindível checar se os apoiamentos existem: "Não se pode pretender criar um partido da noite para o dia. Há formalidades legais inafastáveis".
Relator. A relatoria do registro da Rede foi encaminhada, num primeiro momento, à corregedora-geral da Justiça Eleitoral, Laurita Vaz, que é a responsável por apurar as reclamações de Marina de que estaria ocorrendo demora no processo de certificação das assinaturas. No entanto, nesta terça, Laurita pediu que o processo de registro seja distribuído para outra pessoa.
Ainda segundo os ministros, a pressão do grupo de Marina pode levar os cartórios eleitorais a redobrarem o controle sobre a correição das assinaturas colhidas pelos apoiadores da Rede.
Felipe Recondo e Mariângela Gallucci - O Estado de S.Paulo

Maturidade é

A gente suportar a convivência com alguns 
e se acostumar com a ausência de outros

Os cubanos e a doença no Brasil

Eles desembarcaram há quatro dias apenas. Nem começaram a trabalhar. Mas alguma coisa de essencial já foi diagnosticada entre nós com a sua presença. Uma foto estampada na Folha de SP desta 3ª feira, sintetiza a radiografia que essa visita adicionou ao diagnóstico da doença social brasileira. Um médico negro avança altivo pelo corredor polonês que espreme a sua passagem na chegada a Fortaleza, 2ª feira. O funil mobiliza jovens de jaleco da mesma cor alva da pele. Uivam, vaiam, ofendem o visitante. Recitam o texto inoculado diuturnamente em suas mentes pelas cantanhêdes, os gasparis e assemelhados. É questão de justiça creditar-lhes a paternidade da linhagem capaz de cometer o que a foto cristalizou para a memória destes tempos. "Escravo!" "Escravo!" "Escravo!", ecoa a falange, programada para que um dia pudesse cumprir esse papel, entre outros ainda mais letais. Os alvos da fúria deixaram família, rotinas e camaradagem para morar e socorrer localidades das quais nunca ouviram  falar. Mas a maioria dos brasileiros também não. Com o agravante de que ali jamais pousarão os pés. Coisa que os cubanos farão. Campos Alegres de Lourdes, Mansidão, Carinhanha, Cocos, Sítio do Quinto, Souto Soares... Quem conhece esse Brasil? Houve tempo em que essas expedições a um Brasil distante do mar eram feitas por brasileiros, e de classe média, como a Coluna Prestes, os Villas Boas, as Caravanas do CPC, nos anos 60. Onde foi que a seta do tempo se quebrou? Tem conserto? 
LEIA MAIS AQUI>>>

Não somos racistas

Temos ideias pré concebidas e discriminamos social e economicamente uma parcela dos nossos irmãos

Aécio, nervoso, não é o grande eleitor de Minas Gerais


O candidato tucano ao Planalto em 2014, senador Aécio Neves (PSDB-MG) - lançado pelo ex-presidente FHC ele é o nome confirmado por toda a cúpula tucana, a despeito do ex-governador José serra agora querer prévias - está nervoso com as pesquisas publicadas em Minas Gerais. Seus candidatos a governador vão mal e as pesquisas indicam que os presidentes Lula e Dilma Rousseff - e não ele - são os grandes eleitores nas Geraes.

Por estas pesquisas, os eleitores mineiros conferem um tremendo peso eleitoral ao ex e à atual presidenta, e a maioria (52%) votaria no candidato deles ou em quem eles indicarem. Já o senador e o governador que ele elegeu, Antônio Anastasia, também tucano, vão mal nas pesquisas: 32% dos eleitores os seguem e votariam em candidatos majoritários que eles indicassem.

Sem propostas ou com medo de encampar as que economistas do PSDB divulgam, ontem os tucanos estavam na FIESP falando até na volta da ALCA falecida ALCA - Área de Livre comércio das Américas. Negócio mais velho! Mas, pela voz de um de seus principais economistas, Edmar Bacha, eles voltam a defender a abertura da economia,a redução do Estado, dos impostos, corte de gastos, um choque cambial, uma recessão e uma redução drásticas dos salários e dos gastos sociais.

Sem propostas, tucanos ressuscitam aliança de 20 anos atrás

É a história do Estado mínimo, com a qual nos oito anos de tucanato de FHC (1995-2002) eles sucatearam a máquina pública que os governos do PT precisaram reconstruir. Para eles, vale tudo em nome do aumento da produtividade. Já Aécio se limita a criticar a presidenta Dilma com esquisitices. Como se ele fosse o dono de Minas e pudesse determinar quem vai ao Estado e a qual cidade.

Ontem ele voltou a atacar o governo do PT. Dessa vez, criticou a presidenta Dilma não apenas pelas questões administrativas e "promessas antigas", mas até citando a memória do presidente Tancredo Neves (1910-1985). Para Aécio, a presidenta desrespeitou o ex-presidente na semana passada, quando esteve em São João Del-Rey (MG), e discursou "de costas" para uma estátua de Tancredo.

"Não posso deixar de externar a minha incompreensão em ver a presidente da República discursar de costas para a estátua de Tancredo Neves. Discursar de costas para a estátua de Tancredo é discursar de costas para a democracia", afirmou. Na crítica à presidenta, Aécio acusou-a de voltar nesta 3ª feira a Minas com “promessas requentadas” ao Estado. “O governo está acabando. As questões estruturais, que realmente mudariam a face do Brasil e fortaleceriam Estados e municípios, não vêm tendo resposta da presidente”, disse.

Pior, sempre piora...

A nova realidade do ranking dos maiores grupos de comunicação do Brasil

O mercado de comunicações está cada vez mais dividido entre os grandes grupos estrangeiros e a Globo. O resto não vale uma nota de três reais
Por Gustavo Gindre, no Observatório da Imprensa, reproduzido do blog do autor
Há tempos venho insistindo num argumento. O processo de convergência acentuou a penetração dos grandes conglomerados de mídia e trouxe com eles novos players como as empresas de telecomunicações, os fabricantes das smartTVs, Google, Amazon, Apple, Netflix e outros. Diante disso, aquela conversa de que a comunicação no Brasil é controlada pelas tais nove famílias simplesmente não é mais verdade. O tempo agora é outro. O mercado brasileiro de comunicações está cada vez mais dividido entre os grandes grupos estrangeiros e a Globo. O resto não vale uma nota de três reais.
E se antes era ruim, agora pode ser ainda pior, porque o desafio de regular esses gigantes transnacionais pode ser ainda maior do aquele de regular os coronéis da velha mídia. Senão, vejamos.
1. A OI, “super tele” que o governo Lula ajudou a criar quando alterou a regulamentação e permitiu que a Telemar comprasse a Brasil Telecom, tem um endividamento oneroso cerca de 50% maior do que a soma dos endividamentos de todas as suas principais concorrentes (Telefonica, Embratel, TIM, Claro, NET, GVT e Algar). É difícil imaginar como essa empresa conseguirá lidar com uma dívida tão grande, com as enormes demandas de investimentos do mercado de telecomunicações e com a sanha por dividendos demonstrada por seus controladores (e que levou à demissão de seu ex-presidente, Francisco Valim).
2. A receita líquida da Globo (mesmo sem incluir os jornais e as rádios do grupo) é mais de seis vezes superior à receita líquida da Abril S.A., o segundo maior grupo de mídia do Brasil. Se forem acrescentadas a receita líquida do SBT, do grupo OESP e da RBS, mesmo assim a soma não alcança um terço da receita líquida da Globo.
3. O mesmo fenômeno se repete no lucro líquido da Globo. Se somarmos Abril, SBT, OESP e RBS, o lucro líquido da Globo é cerca de 11 vezes maior.
4. Só os jornais da família Marinho (Infoglobo) já são hoje o terceiro maior grupo de mídia do país, atrás apenas da própria Globo e da Abril.
Nichos de mercado
5. O endividamento oneroso da Globo é menor do que seu lucro líquido obtido apenas em 2012.
6. Já o endividamento oneroso da Abril S.A. é mais de dez vezes superior ao patrimônio líquido da empresa. Isso ajuda a explicar o tamanho da crise da Abril e porque os Civita começam a apostar mais em educação do que em mídia.
7. Embora seja o homem mais rico do mundo, Carlos Slim ainda sofre para conseguir lucros expressivos de suas empresas brasileiras (Embratel, Claro e NET). Principalmente a Claro segue sendo seu calcanhar de aquiles e mais uma vez a empresa fechou o ano com lucro líquido negativo.
8. Os grandes conglomerados mundiais de comunicação (Warner, Disney, Viacom, etc) não constam dessa relação porque suas empresas no Brasil (distribuidoras de cinema e programadoras de TV paga, por exemplo) são meros escritórios que repassam o lucro obtido no país para suas matrizes no estrangeiro.
9. Para quem tinha alguma dúvida, os balanços de 2012 são definitivos. A Globo é o único grupo de comunicação de capital brasileiro capaz de sobreviver no médio prazo. Todos os demais são minúsculos frente aos concorrentes estrangeiros e serão tragados ou terão que se contentar em ocupar nichos bem específicos. A ausência de políticas públicas gerou uma situação gravíssima para o futuro de nossa democracia.
***
Pra que entender se eu posso dar um like?

Na moda

Figurino 

BLOG DO ANDRÉ VARGAS

BLOG DO ANDRÉ VARGAS


MP de incentivo ao etanol é aprovado na Câmara

Posted: 27 Aug 2013 02:06 PM PDT


Ao encerrar a Ordem do Dia, sob a presidência do deputado André Vargas (PT-PR), o Plenário da Câmara aprovou a Medida Provisória 613/13 que concede incentivos tributários aos produtores de etanol e à indústria química por meio de crédito presumido e redução de alíquota do PIS/Pasep e da Cofins.


Uma emenda aprovada garante aos produtores de etanol o uso de saldo de créditos do PIS/Pasep e da Cofins para compensar outros tributos ou pedir ressarcimento.  Com o fim da análise dos destaques, a MP será encaminhada para votação no Senado e precisa ser votada lá até o dia 4 de setembro para não perder a validade.

Vargas dá início a Ordem do Dia na Câmara

Posted: 27 Aug 2013 01:20 PM PDT


O primeiro-vice-presidente da Câmara dos Deputados, André Vargas (PT-PR), abriu agora a pouco, a ordem do dia no plenário, para a votação das principais matérias, debatidas na reunião de líderes que aconteceu no início da tarde. 

Está na pauta de votações dessa terça-feira (27), a Medida Provisória que desonera a cadeia produtiva do etanol, e a que libera recursos para o Programa de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Será votada ainda, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), do Orçamento Impositivo, que obriga o governo a liberar as emendas individuais de deputados e senadores.

Acompanhe pelo site e TV Câmara: www.camara.leg.br

Ao vivo: Dilma recebe relatório da CPMI da Violência contra a Mulher, no Senado

Posted: 27 Aug 2013 07:56 AM PDT