Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Roupa Nova - Bem Maior (com letra)

O Globo estabelece novo padrão de manipulação jornalística




L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Paquera x Timidez

Tirinhas
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Charge - Maurício Silva, Neno

Pithirus Pubis
Um chato de galocha
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Paint a Future - Por um futuro colorido

A ideia de organizar o paint a Future, projeto que aposta na realização dos sonhos infantis, surgiu há sete anos. A artista plástica e curadora holandesa Hetty van der Linden, 64, estava na Argentina, em um evento com executivos, empresários e políticos locais. Durante o jantar, a mulher de um dos participantes contou que já tinha sido assaltada várias vezes por menores infratores na porta de um supermercado próximo. “Quando terminou o encontro, saí do restaurante sozinha, a pé, e me deparei com crianças pedindo dinheiro na rua. Dei os pesos que tinha na carteira e comecei a conversar com elas. Perguntei se tinham casa e família e o que faziam para sobreviver. Uma delas respondeu: ‘Nós roubamos madames no supermercado’. Eu fiquei muito impactada com a revelação”, diz. Continua>>>
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !
Editora Globo

Lei da palmada, palmada na lei

Tento me mover pela vida a partir das dúvidas. Mesmo quando acho que tenho uma razoável certeza sobre algum tema, me pergunto várias vezes: “será?”. E guardo uma parte de mim sempre aberta para mudar de ideia diante de algum fato novo ou argumento bem fundamentado. É o caso da lei da palmada, que me parece desde sempre um total disparate. Ao constatar que o projeto de lei enviado pelo presidente Lula ao Congresso em 14 de julho é apoiado e defendido em entrevistas e artigos por pessoas cuja inteligência e atuação pública tenho grande respeito, me forcei a um questionamento ainda maior. Será que palmada é crime e eu não estou percebendo algo importante?

O projeto, que ficou conhecido como “lei da palmada”, se propõe a alterar o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nele, fica proibido o uso de castigos corporais de qualquer tipo na educação dos filhos. O castigo corporal é definido como “ação de natureza disciplinar ou punitiva com o uso de força física que resulte em dor ou lesão à criança ou adolescente”. Li, pesquisei, estudei e continuo achando um total disparate. Não encontro um único argumento que me convença de uma lei proibindo palmadas.

Antes de seguir, quero deixar muito claro que, obviamente, espancamento é crime. Seja dos pais ou de quem for. Palmada não. E nada me convence de que precisamos de mais uma lei, já que a legislação existente pune o espancamento e demais agressões físicas. Nada tampouco me convence de que o Estado deve interferir neste nível na vida privada, na maneira como cada um educa seus filhos. Não por uma postura liberal, mas por algo bem mais sério que vou abordar mais adiante. Continua>>>

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

PETROBRÁS, RETRATO DO BRASIL VITORIOSO

artigo de Delúbio Soares


Os brasileiros construíram ao longo de mais de meio século uma das maiores empresas do mundo. Em verdade, foi bem mais que isso. Nosso povo acreditou em seu próprio país, recusando-se a aceitar a balela de que estaria fadado a uma eterna dependência externa, buscando sua auto-suficiência energética em nosso riquíssimo território. Hoje aquele entusiasmo cívico, impulsionado por um misto de teimosia juvenil com coragem desassombrada, que tomou as ruas, encheu praças, levantou os quartéis e as universidades ao mesmo tempo, uniu civis e militares, mostrou a face nacionalista de nossa gente, é traduzida em realização, trabalho e sucesso.

A Petrobrás é fruto do que de melhor o povo brasileiro possui em sua formação. Ela traduz, em sua trajetória de sucesso e conquistas, a imagem de um povo guerreiro e vencedor. Ela nasceu de um movimento cívico que uniu o país em torno do Estadista Getúlio Vargas, que enfrentou poderosos interesses internacionais e, num dos maiores momentos de toda nossa história, criou a que hoje é, de longe, a maior empresa brasileira, a maior empresa da América Latina, a quarta maior empresa de energia do mundo e a oitava maior empresa por valor de mercado de todo o mundo.

Poucos antes que Getúlio criasse a Petrobrás, um célebre engenheiro norte-americano, Mister Link, chamado ao Brasil pela UDN (os tucanos da época), apresentou uma série de quatro pareceres onde “provava” por a + b, com farta argumentação e recheando com números e cálculos a sua pantomima, que “no Brasil não há Petróleo”. A imprensa da época dedicou-lhe manchetes e abriu espaços para entrevistas e Mister Link virou figurinha carimbada, tal qual uma trombeta do apocalipse, acolitado por maus brasileiros e sendo usado para que nos conformássemos com nossa suposta pobreza de recursos minerais. O “Relatório Link” foi brandido e usado como o grande argumento contra Getúlio e os defensores da Petrobrás, que estariam gastando dinheiro público, perdendo tempo, fazendo baderna, utilizando-se da questão petrolífera como trampolim eleitoral através da histórica campanha de “O petróleo é nosso”, etc...

Desde os anos 30, como um profeta pregando no deserto, o genial escritor Monteiro Lobato, uma das grandes figuras de nossa literatura e de nossa história, empreendeu por conta própria uma campanha em favor do petróleo, onde garantia exatamente o oposto do que anos depois o mentiroso engenheiro norte-americano tentaria nos impingir como verdade absoluta. Nessa cruzada quase solitária, quando o petróleo era um tema distante e pouco conhecido naquele Brasil ainda rural, Monteiro Lobato perdeu a saúde e ficou pobre, gastando a maior parte de seus direitos autorais no financiamento das atividades em defesa de um sonho. Mas o que seriam dos povos se não fossem os sonhadores? O primeiro poço de petróleo, no recôncavo baiano, recebeu o nome do notável escritor e patriota, e ali jorrava não só o óleo negro e viscoso, mas a prova monumental de que Dona Benta, o Marques de Sabugosa e Emília eram obra da imaginação e do talento do escritor, mas o petróleo era realidade antevista pelo visionário.

De sua criação até os dias de hoje a Petrobrás tem sido um motor do desenvolvimento nacional. Empresa que jamais faltou aos brasileiros, não regrediu, sempre avançando, sempre se aprimorando, sempre dando o melhor de si para estar à frente de seu tempo e vencer o desafio de nossa auto-suficiência petrolífera. E vencemos. Esmerou-se por formar quadros do mais alto nível, de qualificação impecável, insuperáveis até mesmo em suas maiores concorrentes internacionais, tendo hoje pessoal formado dentro das mais estritas normas técnicas e operacionais, tendo pessoal que a gerencia e que toca adiante a empresa que leva o Brasil em seu nome. É bem verdade, que no governo FHC, no pior momento da história da Petrobrás, quando a empresa experimentou prejuízos nunca dantes experimentados, chocou-se com o afundamento trágico da plataforma P-36 e a perda de valorosos funcionários, aquele governo do PSDB determinou que o nome da empresa fosse mudado para “PETROBRAX”, o que seria o primeiro passo para a sua danosa venda. A reação dos brasileiros foi tamanha, que o absurdo acabou por não se consumar, apesar de todo o empenho do governo de então.

Com a posse do presidente Lula e a nova política para o setor energético, a Petrobrás alicerçou sua gestão em novos paradigmas, como o aumento da produção e a manutenção dos preços, além de reforçar sua sólida presença nos 28 países onde atua. A crise mundial de fins de 2008, não só não afetou a performance de nossa maior empresa como, depois dela, a tivemos ultrapassando outras gigantes como a mexicana PEMEX e a venezuelana PDVSA, cujos países, inclusive, são tradicionais produtores e membros da OPEP.

A importância da Petrobrás pode ser medida não só por seu papel histórico em nosso desenvolvimento e pelo carinho que todo brasileiro sente por esse patrimônio que é nosso e tanta luta nos custou, mas por números que traduzem o grau de presença em nossa vida nacional: o investimento da empresa no período 2010/2014 será de US$ 224 bilhões. Num cálculo interessantíssimo, a excelente revista América Economia, chegou aos US$ 28,4 mil a cada vinte segundos!

Com o pré-sal, a imensa reserva cuja exploração foi impulsionada pela firme decisão do presidente Lula e teve resposta imediata no entusiasmo da Petrobrás e do seu brilhante pessoal, nossa estatal petrolífera viverá um ciclo que poderá fazer dela, dentro de poucas décadas, talvez a maior empresa de energia do planeta. É um desafio e devemos aceitá-lo com a certeza de que podemos vencê-lo.

A produção da Petrobrás chegará aos cinco milhões de barris diários em 2014, em estimativa conservadora de sua diretoria. Em 2009, o crescimento foi de 5%, considerado excelente no mercado internacional.

Desde que o governo Lula conseguiu reerguer a empresa seriamente prejudicada pelos descaminhos da gestão anterior, a Petrobrás tem dado mostras de que é a mesma empresa que brotou do coração dos brasileiros e por eles trabalha. Os brasileiros, conscientizados pelo inesquecível Monteiro Lobato, tiveram em Getúlio o criador da Petrobrás, com coragem e descortino. Agora tem Lula o seu consolidador, quem com firmeza e competência vem dando-lhe a musculatura de grande, moderna e vitoriosa empresa brasileira do século XXI.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Blog do Charles Bakalarczyk: Não adianta esquentar a cabeça

Blog do Charles Bakalarczyk: Não adianta esquentar a cabeça: "O Datafolha distorce as pesquisas, excluído dos seus levantamentos os entrevistados que não tem telefone, tudo para manter viva a candidatur..."

Por que há tanto interesse nos jogos sociais



A Disney e a EA compraram desenvolvedoras de jogos sociais. 

O Google conversa com essas empresas para lançar um novo serviço. 

O que há de tão especial nesses jogos?

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Natura Tododia Graviola

Olá, Lú.

Natura Tododia Graviola é uma linha de cuidados extremos e completos para sua pele.

Composta de sabonete líquido para o corpo,
sabonete em barra, hidratante desodorante
corporal e hidratante de banho com enxágue,
oferece hidratação por até 24 horas.
Com textura confortável, nutre a pele de
forma balanceada, oferecendo o cuidado
e carinho de que o corpo precisa.

Aproveite o frescor e a hidratação desta
novidade em edição limitada!

PT deu certo no Brasil, dará certo em São Paulo

O modelo de administração que o PT implantou no Brasil transformará o Estado de São Paulo de forma definitiva. Depois de 16 anos de tucanato, exaurido e que precisa ser banido do Estado, está na hora dos paulistas experimentarem um governo e o jeito petistas de governar.

Na sabatina realizada pela Folha/ UOL nesta 4ª feira, o senador Aloizio Mercadante, candidato a governador pelo PT e mais nove partidos aliados mostrou que esse novo caminho se abre para São Paulo com sua candidatura -  o caminho que o Brasil conheceu com o governo Lula.

“Por que tem tanta dissidência do lado de lá? Porque as pessoas querem mudar São Paulo”, afirmou  Mercadante sobre o apoio que tem recebido de setores do PMDB, DEM, PPS e de outros partidos integrantes da coligação do nosso principal adversário na disputa de governador, Geraldo Alckmin (em queda nas pesquisas). Continua>>>

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Reflexões de Fidel - A vitória estratégica

EM poucos dias será publicado o livro no qual, sob o título "A vitória estratégica", narro a batalha que livrou do extermínio o pequeno Exército Rebelde.
Começo com uma introdução na qual explico minhas dúvidas sobre o título que lhe colocaria "... não sabia se chamá-la 'A última ofensiva de Batista' ou 'Como 300 derrotaram 10 mil′" que pareceria um conto de ficção científica.
Inclui uma pequena autobiografia: "Não desejava esperar que se publicassem um dia as respostas a incontáveis perguntas que me fizeram sobre a infância, a adolescência e a juventude, etapas que me converteram em revolucionário e combatente armado".
O título que finalmente decidi foi "A vitória estratégica".
Está dividido em 25 capítulos, contém abundantes fotografias com a qualidade possível naquelas circunstâncias e os mapas pertinentes.
Finalmente, apresentam-se esquemas gráficos sobre os tipos de armas que utilizaram ambos os adversários.
Nas páginas finais do capítulo 24 da narração fiz afirmações que foram premonitórias.
No último parte que escrevi para ser lido na Rádio Rebelde em sete de agosto, no dia seguinte de concluída a batalha final de Las Mercedes, expressei:
"A ofensiva foi liquidada. O maior esforço militar que se tenha realizado em nossa história Republicana concluiu no mais espantoso desastre que pôde imaginar-se o soberbo ditador, cujas tropas em plena fugida, depois de dois meses e meio [de] derrota em derrota, estão assinalando os dias finais de seu regime odioso. A Serra Maestra já está totalmente livre de forças inimigas".
No livro sobre "A vitória estratégica" se explica textualmente:
"A derrota da ofensiva inimiga, depois de 74 dias de incessante combate, significou a guinada estratégica da guerra. A partir desse momento a sorte da tirania ficou definitivamente jogada, na medida em que se fazia evidente a iminência de seu colapso militar".
"Nesse mesmo dia redigi uma carta endereçada ao major general Eulogio Cantillo, que dirigiu toda a campanha inimiga do posto de comando da zona de operações, instalado em Bayamo. Confirmei a Cantillo que se encontravam em poder de nossas forças aproximadamente 160 soldados prisioneiros, entre eles muitos feridos, e que estávamos em disposição de estabelecer de imediato as negociações pertinentes para sua entrega. Após complicadas gestões, esta segunda entrega de prisioneiros se efetuou vários dias depois em Las Mercedes.
"Durante esses 74 dias de intensos combates para o rechaço e a derrota da grande ofensiva inimiga, nossas forças sofreram 31 baixas mortais. As notícias tristes jamais desalentaram o espírito de nossas forças, apesar de que a vitória teve um sabor amargo muitas vezes. Ainda assim, a perda de combatentes pôde ser muito superior, levando em conta a intensidade, duração e violência das ações terrestres e dos ataques aéreos, se não o foram foi devido à extraordinária perícia atingida por nossos guerrilheiros na agreste natureza da Serra Maestra e à solidariedade dos rebeldes. Muitas vezes, feridos graves salvaram sua vida, em primeiro lugar, porque seus companheiros fizeram o impossível por transladá-los aonde os médicos pudessem assisti-los, e tudo isso apesar do abrupto do terreno e do som das balas em meio aos combates".
"Ao longo destas páginas fui mencionando os nomes dos tombados, mas quero relacioná-los de novo a todos aqui para oferecer duma só vez o quadro completo de nossos mártires, merecedores de uma recordação eterna de respeito e admiração de todo nosso povo". Eles são:
"Comandantes: Andrés Cuevas, Ramón Paz e René Ramos Latour, Daniel".
"Capitães: Ángel Verdecia e Geonel Rodríguez".
"Tenentes: Teodoro Banderas, Fernando Chávez, o Artista, e Godofredo Verdecia".
"Combatentes: Misaíl Machado, Fernando Martínez, Albio Martínez, Wilfredo Lara, Gustavo; Wilfredo González, Pascualito; Juan de Dios Zamora, Carlos López Mas, Eugenio Cedeño, Victuro Acosta, o Bayamés; Francisco Luna, Roberto Corría, Luis Enrique Carracedo, Elinor Teruel, Juan Vázquez, Chan Cuba; Giraldo Aponte, o Marinheiro; Federico Hadfeg, Felipe Cordumy, Lorenzo Véliz, Gaudencio Santiesteban, Nicolás Ul, Luciano Tamayo, Ángel Silva Socarrás e José Díaz, o Galeguinho".
"Colaboradores camponeses: Lucas Castillo, outros membros de sua família, e Ibrahim Escalona Torres".
"Honra e glória eterna, respeito infinito e carinho para os que tombaram nessa época".
"O inimigo sofreu mais de mil baixas, delas más de 300 mortos e 443 prisioneiros, e não menos de cinco grandes unidades completas de suas forças foram aniquiladas, capturadas ou desarticuladas. Ficaram em nosso poder 507 armas, incluídos dois tanques, dez morteiros, várias bazucas e doze metralhadoras calibre 30".
"A tudo isso haveria que acrescentar o efeito moral deste desenlace e sua importância na marcha da guerra: a partir desse momento, a iniciativa estratégica ficava definitivamente nas mãos do Exército Rebelde, dono absoluto, também, dum extenso território ao qual o inimigo não tentaria sequer penetrar de novo. A Serra Maestra, efetivamente, ficava libertada para sempre".
"A vitória sobre a grande ofensiva inimiga do verão de 1958 marcou a viragem irreversível da guerra. O Exército Rebelde, triunfante e extraordinariamente fortalecido pela quantidade de armas conquistadas, ficou em condições de iniciar sua ofensiva estratégica final".
"Com estes acontecimentos começou uma nova e última etapa na guerra de libertação, caracterizada pela invasão ao centro do país, a criação do Quarto Front Oriental e do Front de Camagüey. A luta se estendeu em todo o país. A grande ofensiva final do Exército Rebelde levou, com a fulminante campanha de Oriente e de Las Villas, à derrota definitiva do Exército da tirania e, consequentemente, ao colapso militar do regime de Batista e à tomada do poder pela Revolução triunfante".
"Na contra-ofensiva vitoriosa de dezembro desse ano, decidiu-se o triunfo com aproximadamente 3 mil homens equipados com armas arrebatadas ao inimigo".
"As colunas do Che e de Camilo, avançando pelas planícies do Cauto e de Camagüey, chegaram ao centro do país. A antiga Coluna 1 treinou novamente mais de mil recrutas na escola de Minas del Frío, e com chefes que surgiam de suas próprias fileiras, tomaram os povos e as cidades na estrada central entre Bayamo e Palma Soriano. Novas tanquetas T-37 foram destruídas, os tanques pesados e a aviação de combate não puderam impedir a tomada de cidades centenas de vezes maiores que o povoado de Las Mercedes".
"Em seu avanço, à Coluna 1 aderiram as forças do Segundo Front Oriental Frank País. Assim conquistamos a cidade de Palma Soriano em 27 de dezembro de 1958".
"Exatamente em 1º de janeiro de 1959 — a data assinalada em carta a Juan Almeida antes de iniciar-se a última ofensiva da ditadura contra a Serra Maestra —, a greve geral revolucionária, decretada através da Rádio Rebelde desde Palma Soriano, paralisou o país. O Che e Camilo receberam ordens de avançar pela estrada central rumo a capital, e não houve forças que fizeram resistência".
"Cantillo, em reunião comigo, com Raúl e Almeida reconheceu que a ditadura tinha perdido a guerra, mas pouco depois na capital realizou manobras golpistas, contrarrevolucionárias e pró-imperialistas e descumpriu as condições pactuadas para um armistício. Apesar disso, em três dias estavam a nossa disposição as 100 mil armas e os navios e aviões que pouco antes tinham apoiado e permitido a fugida do último batalhão que penetrou na Serra Maestra".
Uma incansável equipe do pessoal do Gabinete de Assuntos Históricos do Conselho de Estado, designers do grupo Creativo de Casa 4, sob a direção de professores assistentes; com a cooperação do cartógrafo Otto Hernández, o general-de-brigada Amels Escalante, o desenhista Jorge Oliver, o jovem designer Geordanis González, sob a direção de Katiuska Blanco, jornalista e escritora brilhante e incansável, são os atores principais desta proeza.
Pensava que este livro tardaria meses em ser publicado. Agora sei que no início do mês de agosto estará já na rua.
Eu, que trabalhei meses no tema depois de minha grave doença, agora estou animado para continuar escrevendo a segunda parte desta história que se denominaria, se a equipe não sugere outro nome, "A contra-ofensiva estratégica final".
Fidel Castro Ruz
L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Lançamentos da Microsoft permitem jogar com movimentos do próprio corpo e interagir com usuários

A tendência no mercado de videogames são os jogos sensíveis aos movimentos do corpo. Esse novo filão ganhou adesão até de quem não tinha costume de jogar à frente das telas, com o surgimento do Wii, da Nintendo, que inovou com os jogos de ginástica e de esportes em que o usuário se movimenta como se estivesse numa situação real do game. Recentemente, a Microsoft anunciou o lançamento do Kinect, aparelho que incorpora os mesmos recursos ao console de jogos Xbox 360.

O mercado já está na expectativa da chegada do aparelho. Em entrevista ao Diário do Nordeste, o gerente de marketing para Xbox 360 no Brasil, Guilherme Camargo, diz que o Kinect está previsto para desembarcar no país no final deste ano. Junto com o novo produto, a empresa vai também lançar no país, no mesmo período, o seu serviço de jogos online Xbox Live - onde os usuários se conectam para jogar entre si e acessar a recursos como downloads de novos conteúdos e bônus para jogos, participação em torneios e bate-papo por voz com outros usuários.

Essa rede de usuários do Xbox, que só agora chega ao Brasil, já é utilizada por mais de 23 milhões de pessoas em outros países. Além do Brasil, o serviço dá as boas vindas também aos usuários de Chile, Colômbia, República Tcheca, Grécia, Hungria, Polônia, Rússia e África do Sul. Os "gamers" desses países poderão se conectar com pessoas de outros 26 países do mundo, sendo 35 no total.

Guilherme Camargo afirma que ainda não há uma data exata definida para a chegada do Kinect ao mercado brasileiro. O preço do produto também não foi revelado pelo executivo da Microsoft. Ele adiantou que o novo acessório vai funcionar com qualquer modelo do Xbox 360. Quanto ao Xbox Live, também sem data definida, o gerente afirmou que, em estágio inicial, o serviço estará disponível com os recursos de jogos multiplayer, lista de amigos, redes sociais, Gamerscore, o Marketplace. O custo do acesso ao serviço ainda não foi revelado. "Ainda não temos mais detalhes. Todas as informações serão passadas próximo à data de lançamento no Brasil", diz Camargo.

O gerente de Xbox 360 afirma que "o mercado brasileiro de games tem evoluído muito nos últimos anos e o Brasil é um mercado estratégico e importante para a Microsoft", mas o cenário não é dos melhores com a forte presença de produtos piratas e da alta carga tributária que incide sobre os jogos eletrônicos de entretenimento no país. Continua>>>

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Telebrás quer banda larga barata

Conversa rápida com Rogério Santana, presidente da Telebrás:

- O senhor gostou da entrada dos portugueses (PT) na banda larga ?
- Se eles ofertarem com um preço competitivo, vai ser ótimo, respondeu Santana.
- Eles substituiriam a Telebrás ?
- Não, eles entram na última milha.
- A chegada de um novo player não o entusiasmou ?
- Sim ! Um novo concorrente com mais dinheiro aumenta a concorrência e baixa o preço.
- Então, o senhor está dando um recado para os espanhóis, também ?
- Para todas as empresas, respondeu Santana.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Campanha tucana já nasceu velha

Image
Edifício Joelma (São Paulo)
A campanha tucana vai chegando velha às vésperas das entrevistas (dia 2 próximo), debates em TVs (05) e do horário eleitoral em rede nacional (17). 

Parece que estamos em 2002. 

Os oposicionistas vivem fora da realidade. 

Não reconhecem as mudanças que o país e o mundo viveram nos últimos 8 anos. 

O próprio local da sede nacional da campanha de Serra em São Paulo é um exemplo de uma volta ao passado. 

É o edifício Joelma, de péssima memória, devastado por um incêndio que matou 188 pessoas no início dos anos 70 e desde a sua restauração com fama de abrigar fantasmas. Continua>>>

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

Dilma terá mais tempo na TV



Divulgação

FotoDILMA ROUSSEFF
Dilma (PT), terá 46% a mais de tempo que o seu adversário José Serra (PSDB) na propaganda eleitoral da televisão. 
Dilma ocupará 115 minutos - terá direito a 230 inserções. 
Serra ficará com 79 minutos, ou 158 inserções. 
A desvantagem do tucano, no total, será de 72 inserções ou 36 minutos - quase 50 segundos por dia. 
No caso específico da propaganda dos candidatos a presidente, serão 4 horas e meia de inserções ao longo dos 45 dias. 
A candidata terá tempo maior, pois a legislação determina que dois terços desse tempo sejam distribuídos de acordo com o tamanho das bancadas dos partidos ou coligações eleitas para a Câmara dos Deputados. 
O tempo restante é dividido igualmente entre todos os candidatos. 
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !

De acordo no essencial

As ruidosas diferenças entre PT e PSDB sobre o tratamento a dar ao MST e outras organizações da luta rural encobrem uma concordância básica: para ambos, a reforma agrária deixou de fazer sentido no atual estágio de desenvolvimento capitalista brasileiro.

O diagnóstico comum não surpreende quem acompanhou a formação das duas correntes políticas. Já nos anos 1970 era a posição dos teóricos e militantes dos grupos que estão nas raízes do peessedebismo e do petismo. Que aliás remetem à antiga Ação Popular, organização da esquerda católica nos anos 1960. 

A derrota do PC do B na guerrilha do Araguaia talvez reste para a História como o marco simbólico dessa transição de conceitos. Saía silenciosamente de cena a luta pela distribuição de terra, entrava o combate dos trabalhadores rurais pela carteira assinada, condições dignas de trabalho, etc.

Nas últimas décadas, a reforma agrária persistiu no noticiário, e mesmo em políticas compensatórias de governos. Alguma terra foi distribuída, algum dinheiro foi dado. Os movimentos sociais passaram a ser recebidos em palácio. E só. 

Qualquer um que conversa a sério com Luiz Inácio Lula da Silva sobre o assunto pode informar sobre a opinião dele: a reforma agrária deveria ter sido feita lá atrás; como não foi, agora o quadro é outro. 

Aos movimentos sociais, recursos e discursos em doses suficientes para aplacar as tensões. Já a política agrária para valer é feita com os grandes parceiros empresariais.

Dos transgênicos ao álcool combustível, passando pela luta em defesa do boi e da soja na fronteira agrícola, nenhum presidente conseguiria ser mais “ruralista” que Lula foi.

A oposição que Lula sofre no assim chamado agronegócio é fundamentalmente ideológica, consequência das dúvidas ainda existentes sobre a transformação radical nos compromissos estratégicos do PT. 

O business rural preferiria um câmbio menos apreciado? Sim, desde que o governo também desse um jeito de impedir o encarecimento dos insumos e maquinaria importados. 

E se Lula é o campeão do real valorizado, o vice-campeão foi Fernando Henrique Cardoso. Antes e agora a agricultura tem sido vista como mecanismo eficaz de controle inflacionário, numa transferência maciça de renda do campo para a cidade. 

O que não chegaria a ser problema, se essa renda estivesse sendo usada para promover um crescimento industrial acelerado. Em vez de um pedaço de terra, um bom emprego. Talvez menos seguro, mas ainda assim atraente. Especialmente porque a tendência dos jovens rurais — irrefreável — é ir para cidade. Por razões óbvias. 

Onde está a encrenca? No fato de a sociedade brasileira carregar com ela um viés anti-industrialista, que vem desde a colonização portuguesa. Sorte que dos três principais candidatos, pelos menos dois, Dilma Rousseff e José Serra, são em teoria “desenvolvimentistas”. 

Digo em teoria porque nenhum dos líderes da corrida pelo Palácio do Planalto disse até agora como vai fazer para criar os milhões e milhões de empregos industriais necessários para absorver a mão de obra nacional, especialmente a jovem. 

Enquanto José Serra enfatiza a dureza de tratamento a quem atenta contra o direito de propriedade, Dilma procura o contraponto relativo, ressaltando que prefere o diálogo. Sim, mas e o que fazer com a reforma agrária? Onde estão as diferenças? 

E tem mais. Quais as medidas práticas que cada candidato vai adotar, se for eleito, para desde o primeiro dia de governo reverter a tendência recente de perda de participação da indústria nas exportações? Como fazer para desconcentrar o crescimento industrial, sem prejudicar as regiões já desenvolvidas? Quais os investimentos previstos para a formação maciça de mão de obra exigida por uma nação que escolhe o rumo da industrialização acelerada? 

E, se é possível fazer, por que ainda não foi feito?

L3R ? 3NT40 CL1K N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !