A lição de Erundina ao STF, por Bernardo Mello Franco

Em dezembro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal recebeu um pedido para afastar o deputado Eduardo Cunha da presidência da Câmara. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sustentou que a medida era necessária e urgente para proteger a Lava Jato e a "dignidade do Parlamento".

Enquanto fosse mantido no cargo, escreveu Janot, o peemedebista continuaria a usá-lo "em benefício próprio e de seu grupo criminoso, com a finalidade de obstruir e tumultuar as investigações". Em 183 páginas, o procurador acusou o deputado de "destruir provas, pressionar testemunhas e intimidar vítimas".

"É imperioso que a Suprema Corte do Brasil garanta o regular funcionamento das instituições, o que somente será possível se (...) adotada a medida de afastamento do deputado Eduardo Cunha", afirmou Janot.

Apesar do pedido de urgência, os juízes do STF saíram de férias sem analisar o documento. Voltaram em fevereiro, mas a ação continuou na gaveta, onde adormece há 135 dias. Neste período, alguns ministros da corte foram à TV dizer que as instituições estão funcionando. Nunca explicaram por que o pedido para afastar Cunha ainda não foi julgado.

Enquanto o Supremo lavou as mãos, o deputado recuperou força política ao chefiar o processo de impeachment contra Dilma Rousseff. Conseguiu uma trégua da oposição e encorajou aliados a falarem abertamente numa "anistia" para salvá-lo.

Na quarta-feira, Cunha retomou uma prática antiga. Derrotado num debate que opunha a bancada evangélica à minoria feminina na Câmara, parou a sessão e forçou o plenário a votar de novo até reverter o resultado, em prejuízo das mulheres.

A deputada Luiza Erundina, do PSOL, subiu à presidência para protestar. O peemedebista se levantou, e ela se sentou por alguns minutos na cadeira que ele não deveria mais ocupar. Aos 81 anos, a paraibana deu uma lição aos ministros do Supremo que continuam de braços cruzados.

na Folha de São Paulo

A coragem e a dignidade de um ser humano não se medem apenas por seus atos, mas por quando os pratica


\o/O cidadão que vê alguém ser agredido e só grita “covarde!” quando o agressor já vira a esquina, talvez o esteja gritando para si mesmo.

O “pega-ladrão” dito quando o gatuno já some na poeira, levando o roubo, torna quem o diz cúmplice da perda que já não pode ser recuperada.

Ao Supremo Tribunal Federal, a esta altura, tanto faz condenar ou absolver Eduardo Cunha.

O que são os R$ 52 milhões de reais que, na denúncia feita hoje na folha pelo seu ex-cúmplice Fábio Cleto (sairá livre o rapaz bem apessoado?) perto dos 54 milhões de votos que ele furtou, domingo passado, ao povo brasileiro?

Se o Supremo o condena, ficará em todos a impressão que executa, como nas quadrilhas, a mão que fez o serviço sujo. Queima o arquivo, como se diz no dialeto policial.

Se o absolve, soará como paga ao trabalho imundo que realizou.

O resto, as alegações, o rito, os prazos, os artigos, alíneas, incisos, precedentes, arestos, assentadas e outras terminologias afetadas serão apenas, para seguir no Direito, lana caprina.

Lã de cabra, coisa sem valor, sem influência, inútil, que deve ser desprezada por sem serventia prática.

Bernardo de Mello Franco, na Folha de hoje, recorda que o afastamento de Cunha da Presidência da Câmara foi pedido em dezembro passado, em nome “dignidade do Parlamento”, que estava sendo usado “”em benefício próprio e de seu grupo criminoso”. E, dizia Rodrigo Janot, o “regular funcionamento das instituições (…) somente será possível se (…) adotada a medida de afastamento do deputado Eduardo Cunha”.

Se, agora, depois destes 135 dias e de quantos mais se passarem até que o Supremo examine o pedido, concluir-se que são procedentes aquelas razões, não se poderá dizer, então, que neste interregno o Parlamento foi indigno, que beneficiou um criminoso e seu grupo e que a instituição não funcionou de forma regular?

Um período em que, simplesmente, propôs-se e consumou-se um processo de impedimento de uma presidente eleita pelo sufrágio universal, notória vítima dos instintos mais primitivos de Cunha.

A discussão sobre a dignidade do Supremo, em termos jurídicos, “perdeu o objeto”.

Não pode mais ser restaurada.

Que vá discutir direitos autoriais, como fez ontem, ou se é possível entrar no cinema com a pipoca comprada no carroceiro; cada um tem a estatura que se dá.

PS. Para quem não sabe, poltrão diz-se de quem é medroso ou covarde. Ou do animal que engorda e se torna preguiçoso, o que não vem ao caso, não é?
por Fernando Brito - Tijolaço

E aí Michel [traíra] Temer disse: Isto é um assalto! por Armando Coelho Rodrigues Neto


\o/Muito já se disse sobre o golpe em curso. Vozes lúcidas de todos os matizes já provaram o absurdo. Historiadores voltaram a pergaminhos e escaninhos para desmascarar a farsa. Analistas políticos contemporâneos já mostraram os parâmetros de outros golpes pelo mundo, desencadeados com as mesmas características.

Está tudo claro. A cada postura da grande mídia, a cada voto a favor do golpe em nome de sobrinhos, amantes ou de um cãozinho pinscher, um quadro vergonhoso e tenebroso se cristaliza. Aqui ali, constato criticas da mídia internacional quanto ao papel de sarjeta exercido pela imprensa nacional. No lugar da autocrítica, colunistas de supostos jornais de prestígio afirmam que a mídia internacional se deixou levar pelo “mimi da Dilma”.

Giro em volta e vejo a Polícia Federal, que já matou sem terra, em novo vídeo amador que circula pelas redes sociais, membros da PF, atual capitã do mato do golpe, bate num sem teto até desfalecer. Morreu? Nâo sei. As imagens falam por si. Enquanto isso, a Polícia Militar, que já espancou adolescentes acampados em escolas públicas, já pisoteia universitários na Pontifícia Universidade Católica (PUC) – São Paulo/SP, por defenderem a democracia.

Ainda perplexo com o purulento e escatológico circo do dia 17 de abril, vejo que no dia seguinte um senador teria viajado para os Estados Unidos para buscar o jeton dos votos a favor do golpe. Vejo que a Polícia Federal já tem dia e hora marcada para conversar sobre seu reajuste salarial. A farsa policialesca, igualmente judicialesca que servira de pano de fundo para o golpe está quieta, como se tivesse ladrões de estimação.

E assim, quase ao mesmo tempo, o candidato a substituto no golpe, como quem já comprovou o juiz da partida no primeiro tempo, já discute como será a festa da vitória e como será o novo time. Tudo no melhor estilo do personagem “Gavetão” do escritor e humorista Jô Soares ou do “Justo Veríssimo” – corrupto profissional criado pelo irônico Chico Anísio.

Perdido nesse meu olhar se soslaio sobre a tentativa de golpe, sou intimado pelas circunstâncias a buscar alívio na Corte Suprema. Eis que observo personagens turvos, enigmáticos, reticentes, obtusos diante do maniqueísmo criado pela mídia. Constato um aparente respeito casuístico a independência dos poderes. Paira no ar certa nebulosidade: as motivações da Presidente Dilma Rousseff são “viciadas” e os do Eduardo Cunha, não.

Num país em crise, ainda que em grande parte alimentada por uma farsa política e uma crise econômica internacional, o interesse público está à sorrelfa. Pouco importa que o Governo Federal necessite de um articulador, de alguém com a experiência de quem projetou o Brasil mundialmente de forma positiva. Mais importante que isso são as baboseiras raivosas expostas em pleitos convertidos em liminares. O interesse público, tão proclamado por tironóides de primeira instância, ganha tonalidade furta cor.

Na estranha crise de separação de poderes, senadores não podem ser presos. Mas, foi possível um “flagrante preparado” de ato preparatório, ainda que eu tenha aprendido durante toda minha precária vida no Direito, que “flagrantes preparados são nulos e que atos preparatórios não são puníveis”. Um deplorável contexto que leva alguns a pensar o que fazer com o título de eleitor e eu com o meu diploma de Direito.

Num lampejo de esperança, juristas lúcidos tentam explicar a lei, princípio da legalidade, isonomia, vício de vontade, inexistência de dolo, que atos políticos quando vinculados ao Direito não são meramente políticos e estão sujeitos a reparo pelo Supremo Tribunal Federal... Resumindo, mostram que o país tem uma Constituição que deve ser respeitada.

Mas, de repente, não mais que de repente, Michel Temer, com o aval de Eduardo Cunha, não disse, mas é como tivesse dito: “isto é um assalto”. E aí, como todos sabem, diante do ladrão não adianta explicar que você é honesto, que seu dinheiro é suado, que é um cidadão de bem e que seu único erro foi andar naquela rua escura, por onde tantos passaram e nunca nada aconteceu. Tudo em vão: o ladrão pega sua carteira e vai embora...

Dilma anuncia prorrogação do Programa Mais Médicos


\o/Os municípios com médicos brasileiros formados no exterior e estrangeiros poderão contar com os profissionais por mais até três anos. A medida será adotada a partir desta sexta-feira (29), com a assinatura de Medida Provisória pela presidenta Dilma Rousseff, prorrogando por três anos o prazo que permite a atuação de médicos sem diploma revalidado no Brasil para que continuem atuando no Programa. A MP foi proposta ao governo federal pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), pela Associação Brasileira de Municípios (ABM) e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Para as entidades, é essencial a permanência dos 7 mil médicos graduados fora do Brasil que encerrariam o período de atuação em 2016.

De acordo com a FNP, a ABM e o CNS, muitas cidades dependem dos médicos intercambistas para manter os serviços básicos de saúde à população, e a descontinuidade criaria um caos nas cidades em período eleitoral. Os gestores também consideram que os significativos resultados gerados pela atuação dos profissionais, dos quais 73% são intercambistas, justificam a prorrogação do tempo de atuação. Entre os intercambistas individuais que vêm de mais de 40 países, além dos médicos brasileiros e cubanos, 98% manifestaram o interesse em permanecer no Brasil, segundo pesquisa realizada com o apoio da Universidade de São Paulo e Organização Pan-Americana da Saúde.

O Ministério da Saúde e a prefeitura de São Paulo também assinaram nesta sexta-feira (29) um termo de cooperação (TC). O objetivo é expandir em 160 o número de profissionais do Mais Médicos atuando na capital paulista. Pelo TC, o município ficará responsável por pagar a bolsa-formação dos médicos, além de moradia e alimentação. O Ministério da Saúde é responsável por financiar as bolsas até o limite máximo de profissionais estabelecidos pelo Programa. Caso o município queira exceder, a prefeitura pode assumir os custos. Caberá a pasta selecionar os profissionais, garantir o curso de especialização e realizar a supervisão dos médicos, bem como emitir registros e monitorar o acolhimento dos médicos intercambistas.

O Programa

Briguilina da manhã



\o/\o/\o/Os netinhos dos minis do STF - Supremo Tribunal Federal - pergutaram:
- Vovô (ó) por que o senhor (a) deixou gângsters e traíras darem um golpe numa presidente honesta? E todos responderam:

- Meu netinho, nós tivemos mais de 41,47% de motivos. Isso sem falar noutras vantagens impublicáveis.

Rábula golpista também impicha Michel traíra Temer

janaina-paschoal_phixr.jpg

\o/\o/\o/O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) esperou pacientemente até uma hora da manhã de hoje (29) para fazer sua explanação sobre edição de decretos suplementares específicos. Em seguida pediu a opinão da rábula Janaína Paschoal, que subscreveu a denúncia. A doidivana defendeu que os créditos suplementares sem autorização do Congresso Nacional configuram crime de responsabilidade e quem assinou deve ser impichado. O senador replicou: "Muito bem, fico feliz com sua opinião, porque a senhora acabou de concordar com o pedido de impeachment do vice-presidente Michel Temer. Essas ações que eu li foram tomadas pelo vice".

A paspalha ficou com cara de tacho e tentou emendar uma desculpa esfarrapada.

Pegadinha antológica que os senadores do PT deveriam usar todo dia.

Golpe é a vingança do presidencialismo de coalizão

\o/\o/\o/O Golpe Midiático Parlamentar contra a Presidenta Dilma Rousseff representa uma vingança do presidencialismo de coalizão contra as investidas da chefe do Poder Executivo. Desde o início do primeiro mandato, Dilma vinha realizando ataques aos pilares que sustentavam os partidos da coalizão governista.

Logo no começo do mandato destituiu os indicados de Eduardo Cunha em Furnas. Em abril de 2012 foram demitidos da Petrobras os diretores Paulo Roberto Costa, Jorge Zelada e Renato Duque, que eram operadores de diversos partidos políticos na estatal. O único diretor da Petrobrás remanescente da gestão de Gabrielli foi Almir Barbassa.

Outro ataque ao poder dos caciques dos partidos da coalizão foi a nomeação de secretários-executivos para tutelar os ministros indicados politicamente. Isso sem falar na “faxina” que limou da Esplanada importantes líderes políticos como Alfredo Nascimento (PR) e Carlos Lupi (PDT) e o indicado de Michel Temer, o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi.
As emendas parlamentares, importantes para a imagem e o financiamento do baixo clero, foram contingenciadas enquanto as contas públicas eram maquiadas.

Grande parte da atividade política do baixo clero é simular uma influência que não possui. Nem mesmo neste ponto Dilma foi generosa. Caronas no avião presidencial para a foto no desembarque nos currais eleitorais eram raras e foram poucas as fotos com parlamentares do baixo clero para encenarem o seu teatro provinciano.

No entanto, a estratégia de Dilma foi extremamente equivocada ao não conceber as formas de que novas estruturas políticas pudessem ocupar o vácuo deixado pelas formas tradicionais de política.

O resultado foi um desastre. A bancada de deputados eleitos pelo PT caiu 20% (86 para 68 deputados federais) e a do PMDB -15% (de 78 para 66 deputados federais). O espaço deixado pelos dois principais partidos da base foi ocupado pelas forças políticas que possuíam organização para tal como os evangélicos radicais e a bancada pessoal de Eduardo Cunha, espraiada por diversos partidos como PMDB, PSC, PTB, PP e outros, do qual falarei mais a frente. Além disso, houve um aumento de celebridades, especialmente de repórteres policiais que passaram a integrar a bancada da bala.

Mas a estaca final no coração da velha política seria dada pelas investigações da Operação da Lava Jato, que ocorreram livremente a despeito de evidencias de abusos por parte da Polícia Federal, Ministério Público e Judiciário.

Ingenuamente, muitos acreditam que seria impossível qualquer intervenção na Operação Lava Jato. Contudo, as demonstrações de partidarismo e as ilegalidades da operação abriam desde 2014 possibilidades de retomar o controle, mas que foram, talvez propositalmente, desperdiçadas por Dilma e José Eduardo Cardoso.

No irresponsável diálogo entre Mercadante e o assessor de Delcídio, vemos que Sarney e Renan atribuíam a Dilma a continuidade da operação. Não nos esqueçamos que Sarney até hoje controla amplos setores do Poder Judiciário e que Renan foi Ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, portanto, são pessoas com conhecimento e experiência sobre o assunto:



“Marzagão - O senhor é a terceira pessoa. No dia do acontecido, ligou o Renan e o Sarney para a Maika (esposa de Delcídio). Mais nada. E disseram barbaridades, chamaram a presidente de filha da p*.”

Eduardo Cunha reinventa a velha política nas barbas do Governo

No início do Governo Dilma, houve uma tentativa de isolar e enfraquecer o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) com a demissão de seus aliados na diretoria de Furnas.

Em 2011, Eduardo Cunha começa a reacumular forças na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. Conforme a delação do lobbista Júlio Camargo, havia a cobrança de propina para evitar que auditorias fossem realizadas sobre as empresas. Em pouco tempo, Cunha se tornaria o parlamentar mais influente nesta comissão.

O grande pote de ouro para Cunha foi a decisão do STF de obrigar a instalação de comissões mistas para analisar a admissibilidade das Medidas Provisórias (1), o que retirou da mãos do ex-Presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) a definição das relatorias das matérias. A partir daí, as relatorias passaram a ser definidas na Comissão Mista, onde Cunha dominou as regras e montou um verdadeiro exército com Manoel Junior (PMDB-PB), João Magalhães (PMDB-MG) e Sandro Mabel (PMDB-GO), entre outros parlamentares da sigla.

As relatorias nas comissões mistas eram definidas por rodízios entre Câmara e Senado e os blocos parlamentares, o que permitia que na edição das MPs o governo soubesse com quem ficaria a relatoria. Aqui Cunha contará com a generosidade de membros do governo. A maioria das MPs de desoneração, Refis, tributação de coligadas no exterior foram editadas na vez do PMDB da Câmara, quando o deputado fluminense teve o domínio total das negociações.

Desta forma, foi possível a Eduardo Cunha mudar o modo de financiamento eleitoral das empreiteiras de obras públicas e outros fornecedores para um lobby à americana, quando os interesses empresariais são representados por parlamentares devidamente bancados por esses interesses corporativos. .

Eduardo Cunha lograria sob olhares inertes da Ministra Ideli Salvatti fincar uma estaca no controle do Executivo no baixo clero com as emendas parlamentares impositivas.

Assim, Dilma encerra o primeiro mandato com os parlamentares cada vez mais dependentes das relações empresariais de Cunha e livres do controle do Executivo sobre as emendas parlamentares.

Já no segundo mandato o erro fatal. Enquanto, o Ministro Aloizio Mercadante acreditava que colocava os parlamentares em seu devido lugar, o conspirador golpista Michel Temer aprofundava suas relações com o parlamento com verbas e cargos federais, em pleno quarto andar do Palácio do Planalto, acima do gabinete de Dilma.

Ao vencer a duríssima eleição de 2014, quando a militância petista foi muitas vezes agredida nas ruas, Dilma aplica um dos maiores estelionatos da história democrática ao abandonar o desenvolvimentismo da campanha e as políticas de proteção ao emprego, o que demoliu seu último pilar de sustentação: o povo.

O austericídio que jogou seus eleitores no desemprego e fez a inflação chegar ao maior patamar desde 2002 foi letal, como previram os economistas que a apoiaram em 2014.

Cabe lembrar que o Brasil foi o único país da América Latina que jamais explicou ao povo suas opções políticas de centro-esquerda. Ao optar por não politizar a população e enfocar no discurso da inserção pelo consumo, aceitamos um risco enorme. Na primeira grande crise a afetar o nível de emprego e salários, como é comum em economias capitalistas, deixa de existir o substrato social que sustentava o governo.

De qualquer forma, Dilma chegou a março de 2016 como carta fora do baralho. Ao congresso duas escolhas: ou a Restauração Lulista ou peemedebismo puro e simples. Quaisquer das saídas representava o retorno do presidencialismo de coalizão em seu estado mais bruto.

_________
(1) A tabelinha entre Supremo e Eduardo Cunha, resultando no enfraquecimento do Poder Executivo, não pode ser considerada uma exceção. Vale lembrar que ainda no 1º Mandato de Dilma o STF obrigou a apreciação dos vetos presidenciais pelo Congresso Nacional.

*Luiz Alberto Vieira é economista e foi assessor parlamentar da Presidência da República e Chefe da Assessoria Parlamentar do Ministério do Planejamento

Suprema cumplicidade

\o/ - Cadê o traíra que não aparece aqui?...
\o/ 

Rir é o melhor remédio

\o/ \o/
O pai pergunta ao filho:

- Você é viada?

- Viado? Ui tá loco?
Que babado é esse?
Qual foi a bandida que disse uma coisa dessa? Ai tou passada. Para. Congela. Papi sabe que não, nné mami?

Nada mais fácil que reconhecer um tucano golpista e ladrão

\o/ \o/ Seja o ladrão e golpista do legislativo. executivo ou judiciário uma coisa eles tem em comum, brigam para aparecer nos telesimorais da rede globo. No stf sei que tem dois fuxleros que obedecem ao gilmar dantas, nem vou citar o nome do toffoli. No legislativo é que tem ....>>>