Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Depoimento da professora Amanda Gurgel

Psicologia

Um homem entra num restaurante e vê uma mulher muito bonita sozinha numa mesa.
Ele se aproxima e pergunta:
–Estou vendo você sozinha nessa mesa. Posso sentar-me e fazer-lhe companhia?
Escandalizada a mulher berra:
–Seu mal-educado!!! Trepar comigo ??? Você acha que eu sou o quê???

O restaurante todo ouviu...

O rapaz, não sabendo onde pôr a cara tenta consertar:
–Eu só queria lhe fazer companhia, mais nada!
–E você insiste!!!! Atrevido!!!

O rapaz sai de fininho, arrasado e vai sentar-se no outro canto do restaurante, cabisbaixo.
Depois de alguns minutos, a mulher se levanta, vai até a mesa dele e diz:

–Me desculpe pela forma como eu o tratei.

É que sou doutoranda de psicologia e estou estudando as reações das pessoas em situações inusitadas...

O rapaz olha profundamente para ela, reflete por alguns segundos e então responde em altos brados:

–Mil Reais??? Você está louca??? – Nenhuma vagabunda vale isso!!!
ZéBisteca!

Cirurgia plástica

- Doutor, eu tenho um problema que me deixa muito constrangida e, por isso, desejo fazer uma operação plástica...
- O que é?
- Tenho os lábios vaginais muito grandes e morro de vergonha.
- Deixe-me examiná-la! Huuummm... bem... acho que, realmente, seria conveniente operar.
- Mas, por favor, Doutor, eu quero sigilo absoluto. Isto é muito constrangedor! Depois da operação, a paciente acorda da anestesia e vê ao seu lado, na cama três bonitas rosas vermelhas. Furiosa, ela telefona para o cirurgião:
- Pô, Doutor! Eu lhe pedi sigilo absoluto! Ao acordar, já me deparo com três rosas... O senhor contou para alguém?!
- Não, senhora! A primeira rosa fui eu quem deu, em agradecimento por me escolher como cirurgião; a segunda rosa, quem a ofereceu foi a enfermeira que me acompanhou na operação e simpatizou muito com a senhora..
- E a terceira?...
- Foi de um rapaz que estava internado no Setor de Queimados, em agradecimento pelo par de orelhas novas que lhe foram implantadas!!!

Mulheres cafajestes

As pessoas confundem demais "mulheres cafajestes" com "mulheres vadias". 

São conceitos absolutamente diferentes! 

Para nós, mulheres cafajestes são aquelas que têm a malícia dos canalhas e sabe lidar com eles... são aquelas que não se dobram às regras da sociedade hipócrita, que ainda é totalmente machista. São as mulheres que sabem escolher e se colocam em primeiro lugar! 

"Boazinhas? Não... nós somos cafajestes!" 

Conte-nos sua história e ela estará aqui. Conte-nos suas dúvidas e elas serão discutidas juntas, nos conte, confiem que aqui neste universo liberto, longe de conceitos e valores medíocres terão suas respostas, suas concepções distorcidas e resolvidas. 

Não existe nada neste espaço que denigre qualquer mulher. Aliás, o que buscamos retratar são coisas que acontecem no dia a dia com a maioria! MAIORIA! 
São situações que são reais, não foge do mundo que vivemos! 


http://mulherescafajestes.blogspot.com/
http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17998705195210217731
http://twitter.com/mulhercafajeste



O significado do lulismo

O artigo que faço questão de reproduzir abaixo é a melhor análise que já li sobre o significado profundo do lulismo.

O texto é longo, mas ao mesmo tempo claro: em 42 itens, Gilberto Maringoni define o que foi o governo Lula, e  que parece ser o novo governo Dilma. Vale a pena ler. É uma aula de história, em linguagem jornalística: 
“As gestões capitaneadas pelo PT conformam um novo pacto social. Tudo indica não se tratar de algo episódico, mas de uma mudança estrutural em relação ao cenário observado ao longo dos anos 1980 e 1990. O processo só encontra paralelo na aliança delineada por Getulio Vargas a partir de 1930.”
Destaco um ponto em especial: Maringoni detecta que os avanços empreendidos pelo lulismo significam uma adesão ao velho programa econômico do PMDB de Conceição Tavares: nacionalismo moderado e defesa do Estado, para criar mercado interno de massas.
Maringoni, diga-se, é filiado ao PSOL. O que não o faz brigar com os fatos. A análise clara feita por ele mostra que há espaço no Brasil para uma oposição de esquerda que – em vez de negar, de forma obtusa, todos os avanços do governo Lula – reconheça esses avanços, e parta desse dado da realidade para conformar um novo projeto para o país.
Enquanto a esquerda seguir brigando com a realidade, seguirá marginal no processo político. O artigo de Maringoni é um esforço bem sucedido de mostrar -sim - as limitações do lulismo. Por isso, repito, vale a pena ler cada item com atenção redobrada (Rodrigo Vianna).  

UM NOVO PACTO DE CLASSES?
por Gilberto Maringoni, na Carta Maior
Qual o significado dos governos Lula e Dilma na esfera da representação política brasileira? Com sua heterogênea base de apoio e com uma ação destinada a beneficiar o capital financeiro e parcelas expressivas da pequena burguesia, dos trabalhadores e dos setores organizados sem ferir nenhum interesse das classes dominantes, as gestões capitaneadas pelo PT conformam um novo pacto social. Tudo indica não se tratar de algo episódico, mas de uma mudança estrutural em relação ao cenário observado ao longo dos anos 1980 e 1990. O processo só encontra paralelo na aliança delineada por Getulio Vargas a partir de 1930. Com essa amplíssima base social, não é à toa que a oposição de direita tenha definhado nos últimos anos. Sem grandes contradições, parte expressiva desta se bandeia para as asas da base governista, sem que exista uma crise de representação da grande burguesia instalada no país.
1. Há um traço definidor da conjuntura atual: a virtual falência dos partidos de direita, PSDB, DEM e PPS. Sem conseguir formular um projeto próprio que os diferencie substancialmente dos governos Lula e Dilma, tais agremiações esfacelam-se em querelas internas, golpes das burocracias partidárias, disputa de espaços entre caciques, debandada geral e instabilidades insolúveis. Suas perspectivas eleitorais para 2012 e 2014 minguam à medida que o tempo passa
2. As tentativas recentes de se soldar novamente um polo de oposição conservadora caíram no vazio. Primeiro foi um pronunciamento do Senador Aécio Neves (PSDB-MG), alardeado como divisor de águas, no início de abril. Para a Câmara Alta convergiram dirigentes de alta graduação. Aécio, orador regular, contou com o valioso empurrão da mídia, com destaque em todos os jornais e telejornais. Usou e abusou de bordões, como “não é mais possível”, “o país não aceita” e platitudes tais. Passados três ou quatro dias, ninguém mais tocava no assunto.
3. Semanas depois, foi a vez do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso publicar extensa nota na revista Interesse Nacional, intitulada “O papel da oposição”. FHC, percebendo que o problema de seus aliados não está apenas na cabeça das pessoas, buscou um novo chão para assentar suas idéias. Fez um diagnóstico correto, em que pesem os ataques que vem sofrendo.

Fiocruz e Butantã

[...] na mira de Bill Gates

Excelentes as articulações desenvolvidas pelas autoridades de Saúde do Brasil - à frente o ministro Alexandre Padilha - que resultaram no agendamento do encontro no dia 20 de julho, nos Estados Unidos, entre o megaempresário Bill Gates e o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Os dois vão discutir investimentos da Fundação Bill e Melina Gates - maior financiadora particular de iniciativas de saúde no mundo - no desenvolvimento de vacinas e, principalmente, em sua produção pelos dois laboratórios brasileiros de forma a baixar o custo destes medicamentos em todo o mundo.

Fundador da Microsoft e 1º colocado na maioria das listas de milionários do mundo (fortuna de US$ 57 bi) Bill Gates é um dos maiores filantropos da atualidade. Ele programa fazer doações aos dois laboratórios brasileiros para que produzam imunizantes para exportação - principalmente vacinas contra febre amarela.

Iniciativa visa baixar preço de vacinas em todo o mundo


Seu principal objetivo é fazer com que estas vacinas entrem no mercado com o menor preço do planeta e, assim, forcem os demais laboratórios a também derrubar os preços de seus imunizantes. O mercado de vacinas movimenta hoje no mundo mais de US$ 24 bi por ano.

Bill Gates, através de sua Fundação, é hoje o segundo maior doador da Organização Mundial de Saúde (OMS) das Nações Unidas, superado apenas pelo governo dos Estados Unidos. Os entendimentos com as autoridades e os dois laboratórios brasileiros começaram em meados do ano passado, quando o filantropo norte-americano mandou seus técnicos ao Brasil para estudarem a possibilidade de transformar a Fiocruz e o Butantã nas duas maiores bases mundiais de exportação de vacinas.

"Meu pessoal ficou muito impressionado com a qualidade do trabalho", contou o megaempresário em entrevista publicada no Estadão de hoje, na qual adianta que só espera, agora, a definição do Brasil sobre quais vacinas ganharão prioridade no processo.

"Década da vacinação"

Bill Gates deu a entrevista na sede da OMS em Genebra, quando convocou os ministros da Saúde de todo o mundo a lançar a "década da vacinação" e imunizar 10 milhões de crianças até 2010.

Leiam mais sobre esta movimentação de Bill Gates em relação aos dois laboratórios brasileiros nas matérias que ocupam uma página no Estadão, hoje, com os títulos Bill gates sonda laboratórios do País para financiar procdução de vacinas; OMS refém de doares preocupa países; Butantã confirma participação em concorrência; e Transferência de tecnologia alavanca Bio-Manquinhos.
Blog do Zé

Língua portuguesa culta e erudita

Em homenagem a grita desesperada de alguns representantes da corja hipócrita do Brasil, contra a linguagem e escrita popular, publico poesia abaixo:

Brazil 3000

Igualdade, fraternidade e liberdade
Brazil
Ordem e Progresso
Ai lovi iu.
Jaci-peçaçu
Jaci-caboaçu
Coara-ciára
Almánaára
Bororé.
Bio-caco
Cali-cefalo
Demu-arcaicu
Cosmo-cracia
Neu-vati
Nova poesia.

Homem VS Mulher

Desabafo das Mulheres Cafajestes

Construção civil

[...] puxa contratações no Nordeste

Com a pujança econômica vista no ano passado, o Nordeste se transformou num verdadeiro canteiro de obras. Com isso, a demanda por profissionais da construção civil disparou. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), atualizados ontem pelo Ministério do Trabalho, mostram que as contratações formais no setor superaram as demissões em 125.478 vagas, o maior volume de admissões da área em todo o País.
Os Estados que mais convocaram trabalhadores foram Pernambuco, que criou 32.264 postos, acima das demissões e Bahia, cujo saldo líquido de emprego na construção foi de 29.450 em 2010.
O Sudeste foi a segunda região do País que mais ampliou o mercado de trabalho nesse segmento, com a criação de 119.806 novas vagas no último ano. Apesar de Minas Gerais ter contratado 38.095 mais trabalhadores nesse setor em 2010, São Paulo segue como líder absoluto na geração desses empregos no ranking dos Estados, com um saldo líquido, já descontados os desligamentos, de 59.679 postos.
Apenas a geração de vagas da construção civil no Estado de São Paulo é superior à criação de empregos no setor nas demais regiões.

Meio Ambiente

[...] desmistificando Belo Monte

Image
Rio Xingu (PA)
Os técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) realizaram, na semana passada, outra vistoria na usina hidrelétrica de Belo Monte, às margens do rio Xingu, no Pará. A medida é mais um capítulo da novela para a obtenção da licença que permitirá o início das obras da usina. Até aqui, o consórcio que é responsável pela hidrelétrica, o Nesa (Norte Energia S.A.), só foi autorizado a iniciar as obras do canteiro de obras.

A burocracia prevista para autorizar o início das obras da usina propriamente dita teve um capítulo anacrônico. Há poucos dias, o Ministério Público Federal no Pará, que questiona judicialmente a hidrelétrica, alegou que os R$ 50 milhões já investidos pelo consórcio até para cumprir as ações antecipatórias seriam “ridículos”, ante os R$ 3,7 bilhões previstos para todas as ações condicionantes impostas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA).

Depoimento exclusivo

Este blog entrevistou com exclusividade José Ailtom de Lima, diretor de engenharia e construção da Cia Hidrelétrica São Francisco (CHESF) – uma das empresas que participam do consórcio -- para desmistificar o celeuma em torno da questão. Para ele, a polêmica em torno da licença prévia para as obras de Belo Monte tem origem, em parte, na desinformação das autoridades locais sobre o assunto.

“O Ministério Público do Pará teve a pior interpretação que se pode dar ao texto que detalha as ações antecipatórias, de fevereiro de 2010”, disse Lima. Segundo o executivo, entre as ações pedidas ao consórcio estava o saneamento básico de Altamira e Vitória do Xingu. Ambos os municípios somam próximo de 80 mil habitantes. Mas o projeto de saneamento deverá previr, no mínimo, 100 mil habitantes, devido ao fluxo migratório que se espera para a região.


Interpretação distorcida


“Obviamente, um projeto de saneamento básico desse porte não se faz em menos de dois, três anos. Exigir que Belo Monte só se inicie depois dessas obras estarem prontas – ou que o valor investido chegue próximo dos R$ 3,7 bilhões previstos para as ações antecipatórias -- é uma interpretação literal, completamente distorcida”, alegou o diretor.

De acordo com Lima, entre as condicionantes à licença, o saneamento é item mais caro e o de maior impacto social. Ele argumenta que não há lógica em se imaginar que uma obra pública de grande porte como o saneamento das duas cidades tenha de ser feito, obrigatoriamente, antes da construção da usina. “Não há o que justifique essa suposição, nem do ponto de vista da engenharia – pois as duas obras podem ser realizadas em paralelo – nem do ponto de vista da necessidade do sistema elétrico”, declara.

Projeto básico

Lima explica lembra que é obrigatório se fazer um projeto básico antes de uma obra do vulto de saneamento, o que já foi feito pela Nesa, por R$ 10 milhões. “Ele é uma espécie de planta simplificada para que o empreiteiro que vai tocar a obra possa orçá-la”. Nesse projeto são definidas as características do local, os equipamentos a serem usados (como bombas e motores para bombear líquidos de um lugar mais baixo para regiões mais altas), tubulações, estações de tratamento previstas, entre outros detalhes.

Lima informa que o projeto básico já se encontra em discussão nas duas prefeituras, as quais devem aprová-lo antes do início da contratação das obras de saneamento. “Só depois de aprovados pelos dois municípios podemos ir adiante”, explica. O diretor da CHESF lembra, ainda, que, nesse estágio, o projeto do saneamento tampouco recebeu a licença do próprio IBAMA. “Ou seja, não posso colocar um prego no local enquanto essas questões não forem definidas”, resume.

MP do Pará

Do outro lado, o MPF do Pará alega que, diante da sua "total certeza" sobre o "não cumprimento de inúmeras condicionantes", o IBAMA não deveria conceder a licença para as obras da hidrelétrica.

Esta usina terá uma capacidade total instalada de 11.233 megawatts (MW). Seu custo total está orçado em R$ 19 bilhões, o que torna o empreendimento o segundo mais caro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Aproveitamos, aqui, o depoimento de Lima para fazer a pergunta que não quer calar: a quem interessa tantas delongas?
Zé Dirceu

Adeus à política partidária

A vida é uma soma de compromissos e de identidades. Comprometemo-nos com nossa família, com nossos amigos, com nossos colegas de trabalho, com nossos companheiros de luta política, com nosso país, e, cada vez mais, com nossa humanidade.
Mas nossa identidade não é produto apenas da nossa liberdade; é também resultado da imagem que nos é atribuída pelos outros, porque é a fidelidade a ela que nos torna previsíveis e confiáveis.
Entretanto, o mundo em nossa volta muda constantemente, o que nos obriga a estar sempre prontos a nos repensarmos, ao mesmo tempo em que repensamos o mundo em transformação.
Nesses últimos dez anos, eu mudei, e o partido político que eu ajudei a criar, o PSDB, também mudou. A mudança foi tão grande que chegou a hora de dizer adeus a esse partido, e, mais amplamente, à política partidária. Nunca fui um político "stricto sensu", porque nunca me candidatei a cargo eletivo. Mas aceitei convites e ocupei cargos importantes, sempre identificado com uma centro-esquerda social-democrática e nacionalista.
Nos debates que precederam a fundação do PSDB, a decisão de denominá-lo um partido social-democrático deixava claro o compromisso de centro-esquerda do partido.
Entretanto, enquanto assinava a ata de fundação, estava claro para mim o risco que o novo partido corria. Se o PT, que naquela época se considerava um partido socialista revolucionário, chegasse ao poder, poderia acontecer aqui no país o que aconteceu com os partidos socialistas na Europa; o PT poderia se transformar em um partido social-democrático, e o PSDB seria empurrado para a centro-direita.
Foi isso o que aconteceu, com um agravante: o partido também não se identificou com um nacionalismo econômico essencial para que o Brasil alcance os níveis de bem-estar dos países ricos.
Em 1993, tentei, em conjunto com Oded Grajew, uma aproximação entre o PSDB e o PT, mas não havia espaço nos dois partidos para isso. Em 2002, em associação com Yoshiaki Nakano, fizemos uma proposta de política de crescimento com estabilidade para o PSDB, mas ela não chegou a ser discutida.
Enquanto isso ocorria, eu, que desde 1999 me dedico apenas às atividades acadêmicas, também mudei. Reforcei minha posição de centro-esquerda e retomei meu nacionalismo econômico, que se define por uma simples e dupla convicção: que é dever primeiro do governo defender os interesses do trabalho, do capital e do conhecimento nacionais, e que essa defesa deve ser feita pelos brasileiros seguindo sua própria cabeça, já que os países ricos são nossos competidores.
O nacionalismo econômico foi fundamental para que o Brasil crescesse aceleradamente entre 1930 e 1980, mas depois, no quadro da hegemonia neoliberal, foi abandonado. Ora, no contexto da globalização, o desenvolvimento de um país depende da existência de estratégia nacional de desenvolvimento ou de competição internacional.
Na medida em que as mudanças ocorriam em direções opostas, eu me distanciava cada vez mais do PSDB. Por isso, decidi desligar-me dele. Ainda nestas últimas eleições votei em José Serra nos dois turnos.
Quis, assim, honrar compromissos antigos com ele e com Fernando Henrique -um notável homem público e um amigo- e a memória de dois estadistas do partido: Mario Covas e Franco Montoro.
A partir daqui, fico livre de compromissos partidários, como é mais adequado para alguém como eu, que decidiu não mais exercer cargos públicos, mas ser um intelectual público independente, identificado, na medida do meu possível, com o Brasil e com seu povo.

LUIZ CARLOS BRESSER-PEREIRA, 76, professor emérito da FGV-SP, é colunista da Folha . Foi ministro da Ciência e Tecnologia e da Administração Federal e Reforma do Estado (governo FHC), além de ministro da Fazenda (governo Sarney). É autor de, entre outras obras, "Desenvolvimento e Crise no Brasil" (Editora 34).

Record derrota a Globo

[...] Pela primeira vez, desde que começou ser feita a medição de audiência na TV aberta, a Record derrotou hoje a Globo em todos os programas matinais, e fechou a manhã, das 6h às 12h, em primeiro lugar no ibope.
Na média, a Record ficou com 6,9 pontos contra 6,3 da Globo e 5,9 no SBT. Os dados foram apurados da medição prévia minuto-a-minuto, e foram calculados pela reportagem. O chamado resultado consolidado, no entanto, só será divulgado oficialmente pelo ibope amanhã, mas a Record já festeja a data como histórica.
No acompanhamento da medição em tempo real do ibope, o "SP no Ar" venceu de ponta a ponta das 7h15 às 8h40 (7,8 a 7,5). Ele enfrentou parte do "Bom Dia São Paulo" e todo o "Bom Dia Brasil", da Globo.
Na transição do "SP no Ar" para o "Fala Brasil" ocorreu o primeiro pico de diferença: Record 11 x 6 Globo. Na sequência, das 8h40 e 9h35 o "Fala Brasil" enfrentou o programa de Ana Maria Braga e manteve sólida diferença, por 10 x 6. O SBT marcou 7 pontos.
Por fim, entrou o "Hoje em Dia", que também derrotou a Globo, por 8 x 7. O programa comandado por Celso Zucatelli, Chris Flores, Edu Guedes e Gianne Albertoni bateu consecutivamente parte do "Mais Você", o "Bem Estar" e a "TV Globinho". Nesse período, a Globo ficou empatada com o SBT.

 Edu Moraes/Divulgação/TV Record De esq. para dir., Gianne Albertoni, Celso Zucatelli, Chris Flores e Edu Guedes, que apresentam o "Hoje em Dia"

MANHÃS LÍDER DA GLOBO
Há pelo menos dois anos, as manhãs se tornaram um dos problemas da Globo em termos de ibope. Acomodada sobre uma programação quase imutável (a única novidade da década é o "Bem Estar"), a emissora passou a sofrer concorrência acirrada dos telejornais matinais da Record, todos em estilo popular.
O "Fala Brasil" tem sido, inclusive, líder isolado, derrotando a rival Globo em médias mensais de ibope. Aparentemente, ele tem prejudicado diretamente o "Mais Você", mas também tira ibope do SBT.
A estreia do "Bem Estar" deu fôlego ao finalzinho da manhã da Globo, mas o programa vem perdendo interesse e pontos de ibope. Dos 9 pontos que já chegou a dar de média, hoje marcou apenas 6 pontos.
Do outro lado, o rival "Hoje em Dia" passou a se estabilizar em torno dos 6 ou 7 pontos. Trata-se de um dos poucos programas considerados com a "cara" da Record, e não de sua rival Globo, a quem insistem em copiar. O matinal da Record passou, nos últimos meses, a dar picos cada vez mais frequentes, encostando e eventualmente ultrapassando a líder Globo.
Por fim, cabe lembrar que é a soma da média de cada faixa horária (6h às 12h/12h às 18h/, 18h à 0h/ 0h à 6h) que constitui a totalidade do ibope de uma emissora de TV, e que a Globo continua líder, e com certa folga, na média das 24 horas do dia, de segunda a segunda.

Vulcabrás

[...] fecha fábrica em Parobé - RS e demite mais de mil trabalhadores.

Isto depois de receber muito incentivo fiscal do Estado, o que fazer?...

Que o Congresso Nacional crie uma lei que obrigue as empresas que receberem incentivos do Estado a pagarem os tributos devidos e também sejam suspensos os incentivos oferecidos por outro ente da federação.

por Luis Fernando Verissimo



O romeno Saul Steinberg chegou aos Estados Unidos fugido da Europa em guerra carregando uma coleção de papéis oficiais, documentos, salvo-condutos, rubricas e assinaturas, a maior parte — pelo menos era o que contava para os amigos — falsificada por ele mesmo.


Era a representação gráfica de uma rota de fuga que passou por Itália, Espanha, Portugal, República Dominicana e até Brasil, antes de acabar em Nova York.
Não admira que Steinberg gostasse de inventar assinaturas ultraelaboradas e timbres extravagantes e que carimbos falsos repetidamente adornassem seu trabalho — em alguns casos substituindo o sol. Ele fazia uma paródia da burocracia das fronteiras pelas quais tinha passado e ao mesmo tempo reduzia o trágico século vinte, século de exilados e refugiados, ao seu puro encanto visual. A verdadeira arte do século, sugeria Steinberg, era a da ornamentação dos passaportes.
Ele gostava de produzir papéis pseudo-oficiais — diplomas, certificados de premiação, passaportes completos — para os amigos, caprichando nas assinaturas pomposas e nos carimbos ininteligíveis. Era a sua maneira de ironizar o mundo protocolar e o oficialismo repressivo da época.
Gostava de contar que tinha se tornado "Dottore in Architetura" em 1940 sob o regime fascista, e que no seu diploma, concedido em nome de Victor Emmanuel III, rei da Itália e da Albânia e, graças a Mussolini, imperador da Etiópia, estava escrito "Steinberg, Saul... de razza Ebraica" .
Numa entrevista à revista "Time", disse: "Era uma espécie de precaução para o futuro, significando que embora fosse ‘dottore’ eu poderia ser impedido de praticar já que sou judeu. A beleza disto para mim é que o diploma foi dado pelo rei, mas ele não é mais rei da Itália nem da Albânia. Não é sequer imperador da Etiópia. E eu não sou arquiteto. A única coisa que resta é a "razza Ebraica."
Como no caso de outro emigrado da cultura europeia, Vladimir Nabokov, os Estados Unidos provocaram em Steinberg repulsa e fascinação em doses iguais. O vazio das suas paisagens urbanas, a vulgaridade das suas matronas oxigenadas, o rococó inconsciente da Califórnia, a violência. E também a vitalidade, a criatividade, a generosidade com a arte.
Na mesma entrevista para a "Time", Steinberg declara que "Deve-se ver muito do meu trabalho como uma espécie de paródia de talento". Um dos mais hábeis artistas gráficos do mundo dizia que sua intenção era criar uma ficção de habilidade.
Está para inaugurar uma mostra de Saul Steinberg no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro. É uma oportunidade para comprovar a modéstia do gênio. O parodista foi um fiel intérprete do seu tempo. Sua arte era tudo menos uma ficção.

Cosméticos masculinos

Foi-se o tempo em que só as mulheres se preocupavam com a aparência. O mercado de produtos masculinos, especialmente no Brasil, é um dos segmentos com mais possibilidades de expansão para os próximos anos


Dados da Abihpec - Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos - mostram que em 2008, o mercado brasileiro de produtos masculinos movimentou US$ 2,38 bilhões. No ranking mundial, o Brasil ocupa o segundo lugar, com participação de 9%, conforme dados do Euromonitor. Perde apenas para os Estados Unidos, que soma 18% do mercado mundial e US$ 4,74 bilhões em faturamento.



Ainda segundo a Abihpec, o resultado do Brasil representou um crescimento de 27,32%, comparado a 2007, enquanto os EUA ficaram na marca de 1,60%! Em nível mundial, o mercado de produtos masculinos movimentou cerca de US$ 26,7 bilhões em 2009, com projeção para alcançar US$ 28,6 bilhões em 2012. A América Latina também segue o ritmo crescente do segmento.



Essa forte tendência fez com que uma das mais importantes marcas de cosméticos capilar decidisse lançar no Brasil duas linhas de produtos voltadas exclusivamente para o público masculino: a Keune Care Line Man com produtos para tratamento (cuidados diários) e finalização, composta por shampoos hidratantes para cabelos secos, oleosos e normais; anti-caspa; anti-queda e finalizadores de aparência diferenciada. Os produtos possuem minerais e extratos naturais que, além de manter os fios saudáveis, nutrem o couro cabeludo e relaxam as cutículas do cabelo, deixando-os macios e disciplinados. A segunda é a Keune Color Man, uma linha exclusiva de coloração semipermanente de longa duração, sem amônia, com tempo de ação de apenas cinco minutos. Os produtos têm uma composição especial de pigmentos que promovem uma aparência natural, mantendo a saúde dos fios.



De acordo com o representante da marca em Fortaleza, Amarílio Alencar, "a cobertura dos brancos, na primeira aplicação, pode chegar até 70% e, a cada nova aplicação, torna-se ainda mais intensa. De fácil aplicação, o produto possui um aroma exclusivamente masculino e agradável, além de poder ser aplicado em barbas e bigodes. Ao todo, são seis tonalidades: preto, castanho escuro, castanho médio, castanho claro, louro escuro e louro médio. Outro diferencial da linha é a emulsão ativadora, a Color Man Activator, desenvolvida para uso com a coloração", afirma.



Em Fortaleza, os produtos podem ser adquiridos no Fígaro Barbearia Social Club. 
Mais informações pelo fone: 3244.4020


Ciro para prefeito de São Paulo

Candidato apimentado, salgado, com cheiro e substância

Sinceramente não entendo como o PSB não lançou desde já Ciro Gomes à prefeito de Sampa. E também porque ele não afirma desde já que o seu nome está a disposição do partido e dos aliados [PT,  PDT, PCdoB etc]. Com certeza com ele no páreo, o jornalista Carlos Chagas não escreveria isto abaixo:

CANDIDATOS INSSOSOS, AMORFOS E INODOROS

Faz tempo que começou, mas de algumas semanas para cá tornou-se ostensiva a briga de foice em quarto escuro pela prefeitura de São Paulo. A um ano e quatro meses da eleição, operam partidos e candidatos para manter-se à tona e, afinal, conquistarem as indicações.

No PT,  partido obstinado na tentativa de retomar o controle da capital, surgem Fernando Haddad, apoiado pelo ex-presidente Lula, Rui Falcão, presidente nacional do partido, Marta Suplicy, ex-prefeita derrotada em recente tentativa e Aloísio Mercadante, outro colecionador de fracassos eleitorais. Nenhum deles é para valer, ao menos por enquanto, ainda que todos sonhem com a consolidação futura. Se os companheiros querem desde já  ter certeza da vitória, só um nome existe para tanto: o próprio Lula, na hipótese de apoiar um segundo mandato para a presidente Dilma Rousseff.  A candidatura do ex-presidente a prefeito configura hipótese impossível, hoje, mas capaz de constituir-se em  solução desesperada para 2012. E para quem julgar uma diminuição tornar-se prefeito quem já foi e pretende ser de novo presidente da República, é bom lembrar o episódio Jânio Quadros.

O Alto Tucanato vive buscando uma fórmula para sair da confusão em que se meteram seus principais líderes, até  antes da derrota de José Serra para Dilma Rousseff, ano passado. A solução para a unidade e a tentativa de conquistar a presidência da República em 2014 passa, para o PSDB,  pela candidatura de Serra à prefeitura, devendo Geraldo Alckmin concorrer à reeleição no governo do estado,  abrindo-se ampla avenida para Aécio Neves disputar a cadeira que o avô  conquistou. Mesmo visando o palácio do Planalto, Serra poderia meditar no adágio popular de que mais vale um pássaro na mão do que dois voando. Se eleito alcaide paulistano, tudo o mais que acontecesse seria lucro, por conta do imponderável.

Gilberto Kassab não pode reeleger-se, está criando o PSD  para poder concorrer ao palácio dos Bandeirantes em 2014, mas precisará, para tanto, eleger o sucessor na prefeitura.  Entre diversos pretendentes, destaca-se Guilherme Afif.

O PMDB conseguiu seduzir Gabriel Chalita  pelas artimanhas de Michel Temer, parecendo óbvio que será lançado candidato a prefeito, ano que vem.
À exceção de uma quase impossível candidatura do Lula, os demais pretendentes à prefeitura enfrentam um fator que, com todo o respeito, só faz nivelá-los por baixo: nenhum consegue sensibilizar o eleitorado sob a égide da renovação,  da liderança popular ou do inusitado. Talvez por isso todos tremam ao ouvir falar no deputado Tiririca... 

Mensagem do dia

A ação da Amizade


Vez que outra, é bom nos determos, por alguns minutos, para refletir um pouco sobre a ação da amizade em nossas vidas.



A amizade é o sentimento que une as almas umas às outras, gerando alegria e bem-estar.



A amizade é suave expressão do ser humano que necessita intercambiar as forças da emoção sob os estímulos do entendimento fraternal.



Inspiradora de coragem e de abnegação, a amizade enfloresce as almas, abençoando-as com resistências para as lutas.



Há, no mundo moderno, muita falta de amizade!



O egoísmo afasta as pessoas e as isola.



A amizade as aproxima e irmana.



O medo agride as almas e as infelicita.



A amizade apazigua e alegra os indivíduos.



A desconfiança desarmoniza as vidas e a amizade equilibra as mentes, dulcificando os corações.



Na área dos amores de profundidade a presença da amizade é fundamental.



Ela nasce de uma expressão de simpatia e firma-se com as raízes do afeto seguro, fincadas nas terras da alma.



Quando outras emoções se enfraquecem no vaivém dos choques, a amizade perdura, companheira devotada das pessoas que se estimam.



Se a amizade fugisse da Terra, a vida espiritual dos seres se esfacelaria.



Ela é meiga e paciente, vigilante e ativa.



Discreta, se apaga, para que brilhe aquele a quem se afeiçoa.



Sustenta na fraqueza e liberta nos momentos de dor.



A amizade é fácil de ser vitalizada.



Cultivá-la, constitui dever de todo aquele que pensa e aspira, porquanto, ninguém logra o êxito, se avança com aridez na alma ou indiferente ao enlevo da sua fluidez.



Quando passam os impulsos sexuais do amor nos cônjuges, a amizade fica.



Quando a desilusão apaga o fogo dos desejos nos grandes romances, se existe amizade, não se rompem os liames da união.



A amizade de Jesus pelos discípulos e pelas multidões, dá-nos até hoje, a dimensão do que é o amor na sua essência mais pura, demonstrando que ela é o passo inicial para essa conquista superior que é a meta de todas as vidas e mandamento maior da Lei Divina.



* * *



Existe uma ciência de cultivar a amizade e construir o entendimento. Como acontece ao trigo, no campo espiritual do amor, não será possível colher sem semear.



Examine, pois, diariamente, a sua lavoura afetiva.



Irrigue-a com a água pura da sinceridade, do perdão, da atenção.



Sem esquecer jamais do adubo do amor, do carinho e do afeto.



Imite o lavrador prudente e devotado, e colherá grandes e precisos resultados.

 
Redação do Momento Espírita, com base no cap. 121 do livro Vinha de Luz, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb e em mensagem do Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, em 28/12/1987, no Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador - BA. Disponível no CD Momento Espírita, v. 1, 

Geração de emprego

[...] Ceará é o segundo do Nordeste

RMF - Região  Metropolitana de Fortaleza - lidera saldo na região

O segundo trimestre deste ano começou com o mercado de trabalho formal em "evolução significativa" no Ceará, mas em "desaceleração". Abril registrou a criação de 6.605 empregos com carteira assinada, resultado entre 40.625 admissões e 34.020 desligamentos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado ontem. A análise, diante do melhor saldo em 2011, é do coordenador de Estudos e Análise de Mercado do IDT (Instituto de Desenvolvimento de Trabalho), Erle Mesquita.

Em março deste ano foram eliminados 583 empregos celetistas. Apesar da evolução no mês seguinte, o mercado de trabalho está em desaceleração ante abril do ano passado, quando foi apresentado um saldo de 7.571 novos postos de trabalho. Para um mês de abril, o saldo de 2011 é o segundo maior nos últimos 11. "O ritmo de contratação neste ano está menor", analisa Mesquita. "A base de crescimento de 2010 é um parâmetro elevado".

2º melhor do Nordeste
O saldo do Estado é o segundo melhor do Nordeste, onde a Bahia lidera a criação de vagas formais em abril (10.623). No País, é o 10º melhor resultado.

Na região, em terceiro lugar vem Piauí (2.496), seguido pelo Maranhão (1.935), Paraíba (1.902) e Rio Grande do Norte (371). Foram registradas, no mês, perdas de vagas formais em Alagoas (-16.134), Pernambuco (-1.964) e Sergipe (-1.139). O saldo da região ficou em 4.695 em abril, 556 no quadrimestre e 428.997 nos últimos 12 meses.

Acumulado do ano
No acumulado do quadrimestre, o Ceará registra saldo positivo (12.182 novos postos), o segundo melhor resultado do Nordeste, atrás da Bahia (30.474), e o 13º do País. Segundo Mesquita, o Estado pode fechar o ano com uma geração de emprego entre 45 mil e 60 mil postos. Ele, no entanto, alerta: "É imprevisível". "São vários indicadores que exigem cautela na contratação das empresas", explica. "É o crédito que pode causar endividamento, a inflação que corrói os salários, a redução nos investimentos, o aumento do compulsório bancário, o dólar em alta".

Setores
O setor de serviço mostra que está aquecido. Registrado saldos, em abril e no quadrimestre, acima de igual período do ano passado. No mês, passou de 3.653 para 3.730. No acumulado, subiu de 7.049 para 10.181. O resultado é puxado pelos empregos no mercado imobiliário. "São vagas para manutenção, conservação e locação de condomínios", diz Mesquita.

No comércio, o aquecimento é observado na expansão do saldo no mês. Em abril do ano passado, era 833. Neste ano, foi para 1.204. A construção civil mostra-se estável, com 1.169 novas vagas em abril mas em ritmo menor na comparação do quadrimestre, cujo saldo passou de 8.138 para 2.015. A indústria está com saldos positivos, mas bem inferiores que os de 2010. No ano, caiu de 4.871 para 400 postos criados.

RMF é destaque
A Região Metropolitana de Fortaleza apurou o melhor saldo do emprego formal na região em abril e no quadrimestre, com 6.434 e 13.929 novas vagas, respectivamente. A Capital ficou em 2º lugar no NE com criação de 5.446 empregos em abril, atrás de Salvador (5.616), mas liderou no quadrimestre com 11.449 postos.

4º MELHOR RESULTADOBrasil registra criação de 272 mil empregos formais
Foram criados 272.225 empregos formais em abril, segundo dados do Caged. O resultado é decorrente de 1,774 milhões de admissões e 1,502 milhões de demissões.

Em relação a março, houve uma expansão de 0,75% no número de trabalhadores empregados. Segundo o ministro Lupi, em termos absolutos, este resultado é o quarto melhor já registrado pelo Caged.

O número de empregos não supera os criados no mesmo mês do ano passado. Em relação a abril de 2010, houve uma redução de 10,77% no número de postos de trabalho criados.

De janeiro a abril, o Brasil criou 880.717 empregos, crescimento de 2,45% em relação ao mesmo período de 2010. No acumulado dos últimos 12 meses, foram criados 2,294.809 milhões de postos de trabalho.

De acordo com o ministro do Trabalho Carlos Lupi, o mês de maio terá resultados melhores do que abril. Ele reafirmou ainda sua previsão para todo o ano de 2011. "Maio vai continuar nesse crescimento e eu estou muito otimista. Eu vejo um abril muito bom e um maio melhor ainda. Vamos ter três milhões de empregos formais esse ano".

Sudeste é líder
A região sudeste foi a responsável pelo maior número de empregos no mês passado, com a geração de 190.057 vagas. Somente o Estado de São Paulo gerou 119.133 postos de trabalho, seguido por Minas Gerais, (36.354). Lupi destacou a criação de empregos formais no Rio de Janeiro, onde foram abertas 25.756 vagas. Segundo ele, a partir de agora o Estado vai apresentar resultados melhores, por conta das obras para a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.

A segunda região que apresentou os melhores resultados foi a Sul (46.585) e, em terceiro, o Centro-Oeste 
(21.237).

CAROL DE CASTRO
REPÓRTER