Aulas de corrupção

O TSE está fazendo propaganda nas TVs como nunca dantes feita.

Quem é o tucano atualmente presidente desse Tribunal?

***

A mais de três anos a revista(?) Veja não tinha tanta propaganda.

Quem é o Traíra que está bancando?

Primeiro: não vou dizer que Gilmar Mendes está presidindo o TSE.

Segundo: não vou dizer que Michel  Temer está presidindo o Brasil.

Antes de tudo digo:

Volta Dilma.

Volta Democracia.

Exigimos: Volta Dilma

A Frente Povo Sem Medo iniciou hoje (31) à tarde uma manifestação em defesa da presidenta afastada Dilma Rousseff, na capital paulista. Os manifestantes começaram a se reunir às 14h no Largo da Batata, zona oeste da cidade. Por volta das 16h15, eles saíram em caminhada, na direção da Praça Panamericana, local próximo à casa do presidente interino Michel Temer, no bairro Alto de Pinheiros.

O tema do ato é "Fora Temer! O povo deve decidir! Defender nossos direitos, radicalizar a democracia!". Segundo a Frente Povo Sem Medo, que considera o impeachment de Dilma um golpe, "não precisou nem dois meses para que as máscaras caíssem e as razões do golpe fossem expostas em praça pública", citando a queda de três ministros de Temer em um mês.

Representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que integra a Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos explicou que o ato tem três frentes: a destituição do presidente interino, a defesa dos direitos sociais e o direito de o povo decidir os rumos do país.

Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil

Moro, prende o Lula, por favor


O ansioso blogueiro abatia uma pizza na privilegiada companhia dos professores Gilberto Bercovici e José Francisco Siqueira Neto, quetentaram salvar as empresas que o Moro vai enterrar na mesma cova em que depositará osossos dos bancos.

Falávamos da sinuca de bico em que o Lulameteu o Senado, o Moro e o Supremo, com orecurso à ONU para não ser "justiçado" no Brasil, como diz o professor Luiz Moreira.

Tacada de mestre!
Internacionalizar o Golpe.
Traduzir o Golpe para o Inglês.

E só Lula podia fazer isso: botar o bum-bum do Golpe (e do Moro) na vitrine do mundo.

Mostrar que o rei está nu.

A pizza adquiria, então, sabores adicionais.

Até que se discutiu se, diante da janela da ONU, o Moro – ou algum juiz alucinado – teria a coragem de prender o Lula.

E se admitiu a hipótese de isso ser uma boa ideia!

Apenas uma hipótese!

O Moro prender o Lula é uma ótima ideia, pensando bem.

O Dr. Moro, quando estudou nos Estados Unidos, deve ter aprendido sobre o Partido Revolucionário Institucional – um oxímoro em si mesmo -, o PRI, que governou o México de 1929 a 1982, e construiu a incorporação definitiva do México aos Estados Unidos.

O PRI voltou ao poder em 2012, com Peña Nieto, e a primeira coisa que ele fez foi entregar a PEMEX às empresas petroliferas americanas, como fez o Pedro Parente, aqui: vendeu por 8 o que valia 22, como demonstrou o Fernando Brito.

É tudo a mesma sopa, diria o Mino.

Mas, o Dr. Moro deve ter aprendido também, lá nos Estados Unidos, como é que funcionavam as eleiçoes no México.

Com o "dedazo".

O presidente escolhia o sucessor: é este!

Apontava o dedo e não perdia uma eleição (na verdade, ganhava com 70% dos "votos".)

Era a "ditadura perfeita", a que se referiu o Vargas Llosa.

A expressão "dedazo" adquiriu carater pejorativo, é claro, mas, num contexto diverso, descreve o que acontece no Brasil.

O "dedazo" do Lula escolheu a Dilma, porque as possibilidades originais, Palocci e Dirceu, foram detonadas pelo Golpe PiG-Judiciário e, de certa forma, os dois se destruíram mutuamente.

O "dedazo" fez a Dilma.

E fará de novo, com muito mais precisão e garantia.

De dentro da cadeia, Lula vai dizer "é este"!

A mobilização popular será gigantesca – diante do "justiciamento" do Lula -  e o Lula elegerá quem escolher.

A dedo!

Por isso que os Golpistas preparam o Golpe doGilmar (PSDB-MT).

Dar o poder ao Padim Pade Cerra, indiretamente.

E eles acham que o povo não vai perceber …

(E o povo vai tomar chopp de graça!) 

PHA

Carta aberta a Cristovam Buarque

Senador a quem pensa que engana, falando em "nova esquerda" e votando com a caduca, imunda, imoral e corrupta direita?

Talvez engane o Papa ou Donald Trump que são mais tolinhos que você, não é verdade?

A povo brasileiro tu não engana.

***

Biografia no lixo

Esta é mais uma da série das Cartas Abertas aos Golpistas. O destinatário agora é Cristovam Buarque. No futuro, as cartas poderão ser reunidas num livro que recapitule o golpe de 2016.

Caro Cristovam:

Li outro dia o senhor falando numa “nova esquerda”. Senador: o senhor não tem vergonha de falar em “nova esquerda” quando se aliou ao que existe de mais putrefato na velha direita brasileira num golpe que destruiu 54 milhões de votos e, com eles, a democracia?

Como o senhor dorme, senador? A consciência não lhe pesa? Que mentiras o senhor conta a si mesmo para conviver com tamanha ignomínia?

Já tivemos tempo para verificar qual foi o real propósito do golpe. Os ricos são favorecidos e os pobres castigados. É assim que funciona, desde sempre, a plutocracia brasileira.

Por isso somos uma das sociedades mais desiguais e mais abjetas do mundo.

E o senhor está ao lado dessa calamidade. Contribuiu, com seu voto, para mais uma vitória da plutocracia que, no passado, matou GV e derrubou Jango.

Vou citar o nome de alguns de seus companheiros de jornada.

Eduardo Cunha. Bolsonaro. Malafaia. Todos aqueles deputados federais que viraram piada no mundo na sessão do impeachment. Janaína Paschoal.

Os irmãos Marinhos da Globo. A família Frias da Globo. Os Civitas da Abril.

Michel Temer. Renan Calheiros. Collor. Gilmar Mendes.

Todos os analfabetos políticos que, manipulados pela mídia plutocrata, vestiram a camisa da CBF e foram às ruas bradar pelo golpe. Os idiotas que bateram panelas, igualmente induzidos pela imprensa.

Os comentaristas e editores recrutados pelas empresas de mídia em seu jornalismo de guerra. Todos eles.

É uma amostra da escória aos quais o senhor se juntou, senador.

Como homem da Educação, o senhor bem sabe o valor dos livros. Qual o papel que os livros lhe reservarão no futuro?

É uma pergunta fácil de responder. O de um fâmulo da plutocracia. O de um golpista.

O senhor atirou sua biografia no lixo. Seus descentes serão obrigados a conviver com a infâmia de um antepassado que optou pelos privilegiados em detrimento dos miseráveis com argumentos cínicos.

E o senhor ainda ousa falar em “nova esquerda”. A quem o senhor engana, senador? Nem ao senhor, presumo. O senhor não é tão mentecapto para acreditar em tamanho disparate.

Sinceramente.

Paulo

Sobre o Autor

O jornalista Paulo Nogueira é fundador e diretor editorial do site de notícias e análises Diário do Centro do Mundo.

A confissão


A confissão não é dizer aquilo que os outros não sabem.

A confissão não é reclamar, e se lamentar dos erros.


A confissão não é culpar o próximo e apontar o dedo.


A confissão é se confessar!


Saudade

Temos de aprender que algumas pessoas vão embora e nós não podemos evitar isso. Por vezes, o melhor é mesmo abrir mão de tudo o que nos une e nos liga a quem partiu. Existem despedidas que temos de deixar que aconteçam, por mais que isso nos faça sofrer!
 *** 
Hoje lhe digo adeus, um adeus forçado e terrivelmente triste e doloroso. Você se foi, dizem que para sempre, mas eu não quero acreditar nisso. E dói a alma e até o corpo só de pensar que poderá ser pra sempre....
As mensagens acima são minha homenagem a dois amigos de Joel Neto (*Neuto e **Zé Maria), que viajaram para outro plano muito melhor e superior a esse daqui. Que descansem em Paz"

*Neuto, tive o prazer e orgulho de conhecer. Uma pessoa admirável, inesquecível.
**Zé Maria, não tive esse privilégio.

Janio de Freitas - Somos todos vítimas e testemunhas de abusos de autoridade

- Quando a casta dos morojas se manifesta contra o Abuso de autoridade, eles estão implicitamente afirmando: Somos a favor dos nossos abusos e não admitimos ser punidos. E de fato é exatamente o que acontece com eles. Ou alguém acha que ser aposentado por ter cometido crimes é punição? Corja!
***

Janio de Freitas
A oposição de juízes e procuradores ao projeto contra abuso de autoridade, em tramitação no Senado, pode estar certa no varejo de alguns artigos, mas não no atacado da proposta toda. O equívoco se inicia já pela ideia de que o projeto é contra os juízes e procuradores, esquecendo que polícias e outros setores que falam pelo Estado são focos permanentes de abuso de autoridade.
É inegável que o projeto foi sugerido pela insegurança que a Lava Jato difunde entre políticos. Daí a deduzir que a sua finalidade é impedir o combate à corrupção, como dizem Sérgio Moro e seu grupo de procuradores, falta muito.
O projeto e as emendas possíveis estão sujeitos a erros, e isso fica evidente já na autoria: Renan Calheiros, carregado de situações negativas na Justiça, só por assinar o projeto já o põe sob suspeições. Somos todos, no entanto, vítimas e testemunhas de abusos de autoridade. Variados na forma e na gravidade. Persistentes e apenas por exceção punidos ou extintos. Se há oportunidade de prevenir alguns deles, o que convém é discutir as maneiras de fazê-lo. Isso, os que se sentem visados não fizeram.
O abuso, seja do que for, nunca é abuso na visão de quem o pratica. Sérgio Moro considera perfeita a retenção de um suspeito na cadeia até que, moral e psicologicamente destroçado, se ajoelhe à delação premiada. Sem que com ela venha certeza alguma da veracidade e dos propósitos de delações acusatórias.
Se invocada a utilidade da delação para direcionar investigações, verdade maior é que incriminações e prisões valem-se, com frequência, apenas do dito por delatores. É o que ocorre, por exemplo, com a delação feita por Delcídio Amaral já depois que despiu a credibilidade construída no Congresso.

”Somos todos Lula. Podem prender o Lula que agora todo mundo é Lula!”.


Na gloriosa greve dos metalúrgicos do ABCD em 1979, após a intervenção nos sindicatos Lula estava pronto a retornar ao seu emprego na Villares. mas a greve prosseguiu. depois de dois dias sumido, Lula reapareceu num estádio lotado. foram os peões do chão de fábrica que seguraram a greve. sempre foram eles, os peões do chão de fábrica!
Naqueles dois dias os metalúrgicos repetiam com orgulho: ”Somos todos Lula. Podem prender o Lula que agora todo mundo é Lula!”.
Foi assim que a multidão de anônimos metalúrgicos transformou um obscuro dirigente da burocracia sindical na maior liderança dos trabalhadores brasileiros. foi assim que começou a gestação do único partido no Brasil nascido dos movimentos sociais. foi assim também que a Ditadura começou a ruir.
Sempre foram as bases que fizeram a História se mover! por que agora seria diferente?
Com o golpeachment prestes a se concretizar, cegos confabulam sobre onde foi que o Brasil se perdeu. mas após todos os erros terem sido usados como última companhia, à frente do lulismo senta-se o Nada.
O lulismo está mudo e inerte. já não tem o que dizer, já não sabe o que fazer. sua promíscua política de conciliação de classes expirou a validade, mas ainda assim o lulismo tenta ressuscitá-la. já não há mais o que conciliar. cederam-se anéis, dedos, mãos, braços e todo o corpo. como ainda não suficiente, entregou-se a alma.
Resta ao lulismo um inócuo e desesperado recurso ao Comitê de Direitos Humanos da ONU. por 13 anos Lula acreditou piamente que era “o cara”, agora sente em sua própria pele aquilo que os pobres, favelados, negros, mulheres, homossexuais, travestis, índios, nordestinos sempre souberam em sua carne: as arbitrariedades de um Judiciário venal, seletivo, corporativo e classista.
Um Judiciário que o lulismo sequer cogitou em reformar. um STF no qual 8 dos 11 membros foram indicados pelo lulismo.
Ainda assim, cegos sendo guiados por cegos, tomados pela depressão e a impotência, incapazes de admitir que não há mais saídas e sim apenas portais de entrada, continuam se negando a enxergar o que sempre esteve à frente de seus olhos.
Onde foi que o Brasil se perdeu?
O Brasil se perdeu quando se auto-iludiu com a viabilidade de um pacto com uma plutocracia colonial e escravagista;
O Brasil se perdeu quando se auto-iludiu que a bolha das commodities seria perene e que é possível fazer inclusão social pelo consumo;
O Brasil se perdeu quando os movimentos sociais se afastaram das ruas, suas lideranças se deixaram cooptar para integrar a máquina governamental, como se apenas pela via parlamentar e pela ocupação do aparelho de Estado fosse possível ampliar a Democracia, quando nem mesmo é capaz de garantir a sobrevivência de uma democracia mitigada.
O lulismo está morto e não deixou nenhum testamento. e a plutocracia brasileira declarou guerra ao Povo e a Nação.
Hoje, 31/07/2016, o Povo sem Medo voltará a ocupar as ruas em várias cidades do Brasil. mas não estarão presentes nem o lulismo, nem o PT, nem a CUT, nem o MST, nem a Frente Brasil Popular. estes ainda insistem no rumo através do qual o Brasil se perdeu...
Também a Direita não estará presente. muito embora tivesse ato marcado para o mesmo dia, foi obrigada a recuar,  numa prova que a Esquerda só perde a hegemonia das ruas quando se auto-ilude de não mais precisar caminhar sobre elas.
Sempre foram as massas que fizeram a História se mover! por que agora seria diferente?
Hoje “o povo” estará novamente nas ruas, mas não se trata de um povo que existisse previamente, pelo contrário, trata-se do povo que previamente faltava. não é “o povo” que produz a luta e a resistência, é a luta e a resistência que geram o seu povo.
Ir ao combate sem temer! ousar lutar! ousar vencer! 

Golpe saia deste país, pois ele não lhe pertence. nossa nação pede passagem. é nós por nós. 
Que a luz da estrela da revolta nos ilumine a todos. salve os Encantados. Salve o Divino Espírito Santo. Saravá. Assim seja.
por Arkx

Briguilinks

Fé e Poder

O complexo de vira-latas e a esperteza da classe dominante
por RPV

"Antigamente cometíamos um erro: tentávamos fazer uma revolução material. A verdadeira revolução é a cultural." José Mujica
Uma maneira de demonstrar desprezo pelas ideias é dizer que algo é "só teoria". Ou seja, não tem valor. Não serve para nada. Mas sendo "só teoria", por que tantos tombaram, ou quase, por conta de suas ideias?
Sócrates foi obrigado a tomar veneno. Jesus, crucificado. Galileu negou-as, para manter-se vivo.
Tem algo errado aí. Para entender, apelemos à dialética.
Resumidamente. Duas sentenças parcialmente falsas que, combinadas, podem produzir uma terceira verdadeira. Por exemplo:
1) Ideia é intangível.
2) Ideia é tangível.
3) Ideia é crível.

Essa síntese traz à lembrança o Xadrez do esperto e do sabido. Esse, só diferencia ideia vazia de artigo científico. O esperto relaciona ambos e descobre que uma ideia se materializa a partir de sua coerência e da fé de quem a construiu - a ponto de não temer arriscar a própria vida para colocá-la à prova. Para entender melhor isso, vejamos mais uma síntese: