Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Zé Dirceu: uma semana e tanto, no Brasil e no Mundo

📝Os acontecimentos são muitos e as mudanças idem

A contrarreforma contra o povo
No Brasil a Câmara, sob a liderança de Eduardo Cunha, promove uma contrarreforma política, social e cultural. Apenas para ficar na reforma política, sem esquecer a redução da maioridade e a terceirização, acabaram com eleições a cada dois anos. Agora é a cada cinco anos, sem reeleição. Reduziram o tempo de campanha de 90 para 45 dias e o tempo de campanha no rádio e na tevê de 45 para 35 dias. Tudo na direção do parlamentarismo, como não escondem grande parte do PSDB e Eduardo Cunha. Não querem correr o risco de Lula vencer ou de outro Lula aparecer, só eles podem e devem governar, para isso precisam que o povo fique fora das decisões, entre elas a da escolha do presidente.

Constitucionalizam a doação das empresas privadas, o poder econômico nas eleições, maquiaram a manutenção das doações das empresas, repudiada por 74% dos eleitores, com tetos ridículos e a proibição, apenas na região da obra,de doação de empresas com obras publicas. Uma piada.

A China
As bolsas da China caíram e subiram, marcando o dia em que a China realmente entrou no mundo da especulação financeira, do crédito fácil, das bolhas e do riscos para sua economia.

Papa Francisco e a Teologia da Libertação
Na América do Sul, o papa Francisco fez na igreja, de certa forma, uma atualização da Teologia da Libertação, uma volta da igreja católica ao povo e a libertação social. "Digamos juntos de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhum povo sem soberania, nenhuma pessoa sem dignidade, nenhuma criança sem infância, nenhum jovem sem possibilidades, nenhum idoso sem velhice digna. Sigam a sua luta e, por favor, cuidem muito da Mãe Terra", foi seu discurso na Bolívia. Os discursos do papa são um guia de inspiração e luta para os pobres e miseráveis de nosso sofrido continente.

Petrobras
Ainda no Brasil, continua a sanha contra a soberania nacional e a Petrobras. No Senado tivemos uma vitória: o projeto do senador José Serra para desmontar o modelo de partilha, começando por retirar da Petrobras o direito de ser a única operadora com pelo menos 30% do capital dos consórcios do pré-sal, perdeu a tramitação em regime de urgência. Agora é lutar e mobilizar para conquistar uma maioria e derrotar o projeto, que tem como segundo passo a eliminação do conteúdo nacional e depois a liquidação da partilha e da obrigatoriedade de investir os royalties em educação, saúde, meio ambiente e inovação. A disputa pela renda do petróleo e sua propriedade entre as grandes petroleiras e a Petrobras continua.

Implodindo o ajuste
No mesmo Senado, uma maioria demagógica e populista aprovou a extensão dos reajuste do salário mínimo para os aposentados. A medida, a priori, é mais do que justa. Mas neste momento, na prática, significa uma implosão do ajuste fiscal, assim como outras medidas aprovadas nas últimas semanas no parlamento. Melhor seria, então, rever toda estratégia da política econômica, começando por reduzir os juros, liberar o câmbio, fazendo uma reforma tributária e um pacto nacional pelo crescimento e em defesa da indústria e do emprego.

BRICS
A boa notícia vem dos BRICS. Apesar da crise nos países que compõem o bloco, os BRICS que se consolidam, com o Banco de Desenvolvimento e o Tratado do Aranjo Contingente de Reservas, um para financiar os investimentos em infraestrutura, outro para proteger os países membros dos movimentos dos mercados financeiros. A reunião do Conselho Empresarial do Bloco foi mais um passo na direção da consolidação dos BRICS, responsáveis por 40% do crescimento mundial, em um momento de queda dos investimentos externos diretos. Mais de 40 projetos de interesse dos países membros na indústria, energia, transporte, logística e tecnologia de informação foram aprovados.

A marcha da insensatez
Aqui no Brasil, no entanto, continua a sanha golpista da oposição e de certa mídia, a marcha da insensatez. Agora falam em parlamentarismo e antecipação das eleições, brigam entre eles pela cadeira de presidente, estimulam manifestações de rua, apostam na politizacão das decisões do TSE-TCU, que pressionam sem pudor e publicamente, na certeza que agiram com cobertura da midia impunemente. É preciso ir para as ruas e defender a soberania popular e a Constituição, sem medo e com coragem. Nossa resposta deve ser a unidade do PT e de nossos governos e bancadas sob a liderança de Lula, condição para uma ampla frente em defesa da legalidade e da soberania nacional. Ao governo da presidenta Dilma, cabe governar de forma a preservar as conquistas econômicas e sociais dos últimos 12 anos.

​​

Às escondidas, em Higienopólis, Fhc e Gilmar Mendes discutem lava jato e golpe

A acreditar-se em Aécio Neves, senador mineiro(?), ele, o mininistro Gilmar Mendes, tiveram "um encontro casual" no início desta semana no apartamento de Fhc em São Paulo. Sim, "casual".

Foi o que Aécio garantiu ao jornalista(?) Ricardo, que soube do encontro e não publicou a notícia em seu blog. Segundo Aécio, Gilmar Mendes pediu para ver Fhc. Ele participava  de um evento jurídico na cidade .

Ao saber que o ex-presidente não estava passeando de avião, Gilmar Mendes manifestou seu desejo de se reunir ali com o ex-presidente da República para discutirem o aumento do Judiciário.

Recentemente, o Congresso aprovou um aumento para o Judiciário que o governo diz não ter como pagar. Cardoso jura que a reunião a três não serviu para que conversassem sobre  a Operação Lava Jato, conduzida pelo juiz Sérgio Moro, e que investiga a roubalheira na Petrobras.

Aécio, Mendes e Fhc discutiram, sim, a Operação Lava Jato. O empresário Ricardo Pessoa, dono da empreiteira UTC, confessou ter dado dinheiro sujo para a campanha de Dilma à reeleição e mais ainda para a campanha do Psdb. Aécio não nega, mas está preocupado como provar que o dinheiro que recebeu é doação e o da presidente Dilma é propina. Eles estão achando que será impossível convencer a maioria dos ministros do Supremo. O voto de Gilmar Mendes será o que Fhc mandar.

Da Operação Lava Jato, os três passaram a avaliar as chances de um pedido de impeachment de Dilma. Por falhas, o Tribunal de Contas da União poderá rejeitar as contas do governo de 2014. E o Tribunal Superior Eleitoral concluir que houve abuso de poder econômico na campanha de Dilma.

Chegaram a conclusão que juntando eles três e mais o outro mentiroso, Ricardo Noblat, não valem o que o gato enterra.

Paródia Briguilina

 

Do *judiciário ele é o mais corrupto


Um miniministro do stf segura um processo a mais de um ano.

Agora, nas férias forense decide agilizar outro processo, como é um nome desse bandido de toga?

Dou dois HCs (Dantas) - Habeas Corpus - em vinte e quatro horas para quem adivinhar qual foi o outro gangster que indicou esse mafioso.

Dilma defende reforma do Conselho de Segurança da ONU e condena violação de direitos humanos

A presidenta Dilma Rousseff defendeu, nesta quinta-feira (9), que seja realizada uma reforma no Conselho de Segurança das Nações Unidas, acompanhando o pleito que tem sido feito por vários países nos últimos anos."O Brasil acredita que um Conselho de Segurança da ONU reformado e ampliado será mais legítimo e eficaz no exercício da importante função de preservar a paz internacional e a segurança coletiva", disse ela, durante sessão plenária dos chefes de Estado e de governo do sétimo encontro dos Brics, na Rússia.

A presidenta chamou a atenção para o fato de que o Brasil está comprometido em dar apoio e resguardo a milhões pessoas que buscam uma nova pátria, como os haitianos e outros migrantes vindos da América do Sul e da África.


Dilma discursou durante sessão plenária dos chefes de Estado e de governo na 7ª Cúpula do Brics, na Rússia. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Ela falou ainda sobre a situação do Oriente Médio, quando condenou veementemente "as graves violações aos direitos da humanidade em curso nessas regiões, em especial a perseguição a minorias étnicas e religiosas, as execuções sumárias, a violência sexual, o recrutamento de crianças e a destruição do patrimônio cultural".

"No Oriente Médio e no Norte da África, são motivos de especial preocupação os conflitos na Síria, no Iraque, no Iêmen e na Líbia. A não resolução da questão israelo-palestina, segue também sendo fonte de instabilidade. Sabemos que intervenções militares, bloqueios, não foram e não serão capazes de resolver os problemas de segurança nessas regiões e nas outras regiões conflagradas. Pelo contrário, tendem a incentivar  sectarismos de diferentes matizes, fragilizar as instituições estatais, alimentar a proliferação de armas nas mãos de atores não estatais", afirmou Dilma.

Repúdio ao terrorismo
A presidenta Dilma reiterou o repúdio inequívoco do governo e do povo brasileiros ao terrorismo, de qualquer forma que ele se apresente, onde quer que ocorra, quaisquer que sejam seus atores e motivações.

"Esse mal deve ser combatido no marco do direito internacional. Deve ser reprimido. Precisamos também atuar, simultaneamente, preventivamente em suas causas estruturais. Nesta cúpula reiteramos o compromisso do Brics com o multilateralismo abrangente, transparente e representativo, que reflita as mudanças nas realidades de poder", acrescentou.

Meio ambiente
Finalmente, Dilma reiterou que o Brasil está aberto a dialogar no Brics sobre outros temas estratégicos do século 21: governança da internet, crimes cibernéticos, migrações e o problema mundial das drogas.

"Além disso, neste ano, terá lugar a COP21, a Conferência do Clima 21, em Paris. Nós defendemos um acordo equilibrado e ambicioso que contemple as fontes alternativas e as fontes renováveis de energia, mas que garanta também o princípio tirado na Conferência do Rio, Rio+20, que diz: é possível crescer, incluir, conservar e proteger", afirmou.

TSE: Gilmar Mendes agiliza julgamento de Dilma em férias forense


- O que é o que é? Tem olhos de lobo, faro de lobo, ouvido de lobo, dentes de lobo e oportunismo de raposa? 

Ivan de Union:
- Um canalha. Acertei?


CPI da CBF

Alguns titulares: 

  • Álvaro Dias
  • Zezé Perrela
  • Romero Jucá
  • Eunício Oliveira
Nem Ricardo Teixeira escalaria melhor

by @luizfara


Briguilinks

Você ainda fica com as bochechas vermelhas depois?...

image
“Você não mudou nada. Sempre com cara de criança. Sempre calado. Pensativo. Às vezes eu tinha que fazer a pergunta e a resposta para que nossas conversas não morressem.”
Pedro arregalou os olhos e encarou Márcia. Fazia cinco anos que não a via, mas parecia que estivera com ela na noite anterior. Fora a roupa, agora muito mais elegante, ela não mudara nada. Os cabelos pretos como uma noite siberiana de inverso continuavam a escorrer pelas suas costas como uma capa de super-herói.
Os óculos pretos de aro fino, antes sem marca, agora Armani, ainda lhe davam o ar ingenuamente sexy de professora. Os grossos lábios vermelhos sem batom – batom para quê? Um fêmur deslocado aos 15 anos deixara a perna direita de Márcia ligeiramente menor que a esquerda. Pedro adorava vê-la caminhar. Ninguém se movia com tanta graça, achava. O maior espetáculo da Terra. Márcia vestia um tailleur rosa de executiva. Subitamente passou pela cabeça de Pedro a idéia absurda de dizer coisas assim: “Ei, você sabe que eu prefiro você de jeans e camiseta branca, como no passado? Você ainda fica com as bochechas vermelhas depois do sexo? Você pode me deixar ver, pela última vez, aquela tatuagem de golfinho na virilha direita?”
Quantos anos ela já tinha? Trinta? Não, 31. Era quatro anos mais nova que ele. Pensou na Sofia de Machado de Assis. “O tempo, como um escultor vagaroso, a ia esculpindo ao correr dos longos dias.” Uma vez, no primeiro aniversário do dia em que alugaram um apartamento e foram morar juntos, escrevera isso no cartão em que lhe dera as obras completas de Machado em três volumes. Quando o deixou, ela não as levou. Os livros de Machado jaziam desprezados numa estante do pequeno apartamento em Pinheiros. Pedro se perguntou o que Márcia teria feito do cartão. Provavelmente o jogara fora, pensou. Ela jamais guardara nada, ao contrário dele.
Ele era médico pediatra, ela gerente comercial de uma editora de revistas. Ele fora um aluno dedicado e em certos anos brilhante, ela estudara sempre apenas o suficiente para passar. Às vezes, nem isso. Mas é possível que ela fosse mais inteligente que ele. A pior parte da vida de médico, para ele, era ser chamado de doutor. Doutor Pedro. Achava pomposo, achava ridículo. Pedia a todos que o chamassem simplesmente de Pedro. “Você deve ter achado estranho eu aparecer depois de tanto tempo, não é, Pedro? Telefonar e marcar um almoço exatamente nesse restaurante.”
Esse restaurante. A cantina Speranza, na Bela Vista. Freqüentavam com assiduidade nos bons tempos. Um restaurante charmoso e barato, bom para gente de dinheiro contado como ele ontem e hoje e para ela ontem.
“Você nunca quis ir a outros restaurantes. Sempre a Speranza, sempre a lazanha à romanesca, sempre a Coca-Cola, sempre a musse de chocolate. A primeira coisa em que eu reparei hoje foi o seu pedido. Lazanha e Coca. Se pelo menos fosse Coca zero. Quase que eu falei quando o garçom anotou o pedido: e musse de sobremesa para ele. Pedro, Pedro, você nunca vai mudar?”
Pedro achou no tom de voz de Márcia alguma coisa que sugeria que ela podia estar à beira de lágrimas ou gargalhadas. Não estava preparado para lágrimas. Preferia gargalhadas. Era mais fácil enfrentá-las.
“Eu precisava dizer certas coisas. Coisas que não foram ditas.”
Pedro fez um gesto com as mãos como dizendo que não, ela não tinha que lhe dar satisfação nenhuma. Algumas palavras talvez tivessem importância num passado já remoto, não agora.
“Quando eu decidi ir embora, sabia que não conseguiria falar com você. Olhar para você e dizer adeus. Mas imaginava escrever uma carta que explicasse tudo. Aí eu peguei a caneta e… e nada. A gente pensa que certas coisas são mais fáceis de escrever do que de dizer, mas isso é uma ilusão.”
Passou rápido por Pedro a lembrança de que Márcia jamais fora, mesmo, uma boa redatora. Estudara jornalismo, mas depois se fixara no departamento comercial de uma revista. Vendia anúncios com competência, mas tinha problemas sérios com o português. Tinha o maior atributo de um bom vendedor: a simpatia instantânea.
Ela tirou os óculos e os pôs na mesa. Era um sinal, Pedro sabia, de que estava emocionada. Era como se a vista turva a ajudasse a enfrentar melhor certas situações difíceis. Pedro sentiu uma súbita e absurda vontade de pedir a ela que caminhasse pelo restaurante, para ver aquele andar inigualável e majestoso em sua leve oscilação, mas tinha noção do ridículo de tal pedido e permaneceu calado.
“Não sei quantas vezes iniciei um bilhete de explicação e rabisquei tudo. No fim desisti. O silêncio era mais digno do que uma carta vulgar de despedida, cheia de lugares-comuns e de erros de português.”
Uma amiga de Márcia lhe telefonou, um dia, para dizer que ela decidira sumir um pouco para pensar na vida. Deixar o emprego, deixar o namorado, deixar a cidade, deixar tudo. A amiga disse que ela fora viajar para ninguém sabia onde. Pedro dormira depois, algumas vezes, com essa amiga. Aprendeu ali que o sexo pode ser sinônimo de desespero. Naqueles dias, Pedro só se sentia vivo quando estava dentro de uma mulher.
Alguns meses depois da partida de Márcia, Pedro a viu numa coluna social, mulher de um homem 20 anos mais velho que ela, Luciano. Ele era um figurão do mundo publicitário. Conquistara leões de todas as espécies em Cannes e era sócio de americanos numa grande agência. Márcia era sua segunda mulher. Pouco mais de uma ano depois, leu também numa coluna social que Márcia e Luciano tiveram um filho. Quase desesperara ao sabê-a perdida, perdida para sempre, mas um dia atendeu uma criança com leucemia e compreendeu que seu problema até que era pequeno. Não sabia como dizer àqueles pais pobres e desesperados que em dois anos seu filhinho estaria morto.
“Quando nós fomos morar juntos, eu pensei que era para sempre, Pedro. Mas tudo mudou, depois. Você, Pedro. Você mudou, cada vez mais monomaníaco. Primeiro ouvia músicas variadas, depois só Nirvana, depois só o Acústico do Nirvana, depois só My Girl. Deus, às vezes passo dias sem conseguir tirar essa maldita música da cabeça.” Cantarolou um trecho, desafinada como sempre. Ninguém é perfeito, pensou Pedro.
Ocorreu a ele que não poderia haver prova de amor maior do que gostar de ouvir cantar uma mulher desafinada. E ele gostava de ouvi-la. “My girl, my girl / Don’t lie to me / Tell me where did you sleep last night.”
A história da música, sabia Pedro, era a história deles dois, a história de milhares, milhões de casais, aqui, ali, em todos os lugares. A falência de um romance, a tristeza, o desamparo, a perplexidade. Sempre a mesma história. Ridícula achar que um caso de amor possa ser especial, quimera vã e despropositada de amantes pretensiosos. Ocorreu a Pedro que Márcia entrara no restaurante acusando-o de não ter mudado em nada e agora o acusava de ter mudado em tudo. O que poderia chamar de caso sem solução.
“Depois foram os livros. Você lia tudo, me fez ler até Guerra e Paz. Demorei seis meses, mas consegui. Depois só Machado de Assis, depois só conto, sei o nome, Um Capitão de Voluntários. Quantas vezes você leu esse conto? Cento e oitenta, 320? E ainda dizia que era um conto menor do Machado de Assis. Menor! Eu comecei a ficar com medo. Eu tinha medo de você. Ainda tenho. Você pode imaginar o que é, de repente, descobrir que o homem com quem você dorme é um desconhecido? Um… um… um lunático?”
Márcia olhou para um jovem casal numa mesa ali perto. Estavam completamente entretidos um com o outro. Por baixo da mesa ela tocava os pés dele. De tempos em tempos ele se erguia parcialmente sobre a mesa para beijá-la.
“Parece que estou vendo a gente alguns anos atrás. Acho que um relacionamento começa a terminar quando as conversas começam a terminar. Aquele casal ali. Parece que eles poderiam conversar dias, anos sem parar. Sabe do que eu mais sinto saudade? Das nossas conversas do início. Eu gostava tanto do som da sua voz dizendo meu nome.”
Márcia fez uma pequena pausa como para se lembrar de alguma conversa que tivera, no começo, com Pedro. Depois prosseguiu. “Que coisa mais absurda ter 20 anos e acreditar em palavras tolas e sem sentido como amor. Ora, o amor. Devia estar escrito assim em todos os dicionários. Amor: o mesmo que ficção. E cuidado ao usar porque machuca.”
Márcia começou a chorar baixinho. Pedro pensou em abraçá-la, confortá-la, mas viu o absurdo de confortar quem vencera o embate entre os dois, a parte vitoriosa, a mulher que o abandonara para crescer na vida. Ele era, ali naquela mesa, o derrotado. Ao fim de alguns segundos, ela já se recuperara. Os olhos verdes estavam levemente avermelhados. E só.
“Não sei se isso tem importância, mas eu só comecei a namorar o Luciano depois que deixei você. Enquanto nós estávamos juntos, sempre fui fiel.”
Fiel. Que palavra mais ridícula, pensou Pedro. Ninguém é fiel a ninguém. As pessoas só são fiéis a si próprias. Às vezes, nem a elas mesmas. Pedro achou pelo tom de voz de Márcia que ela pronunciara a palavra fiel como se julgasse merecer uma condecoração.
“É verdade: nunca dormi com ninguém quando estávamos juntos. Eu… eu simplesmente não tinha a menor vontade.”
Era a Márcia de sempre, pensou Pedro. Usava “dormir” como sinônimo de copular. Podia ser pior, ele sabia. Márcia podia preferir “fazer amor”. Falava de Luciano como se fosse um velho conhecido de Pedro.
“Não podia terminar bem. Você parecia não gostar mais de nada, só de ler Machado de Assis e escutar o Nirvana. Eu tinha uma festa, você não ia. Queria ver um filme, você não ia. Pareço está ouvindo o que você dizia de cinema. Cultura de preguiçoso. Quem não tem preguiça de lê livro. Quem tem vê filmes. Você sempre foi tão cínico. Mesmo agora. Eu falo essas coisas todas, tão importantes para mim, tão duras que levei cinco anos para conseguir dizer, e você me olha impassível, com um sorriso pregado no canto dos lábios. Eu nunca atingi você, não é, doutor Pedro?” Ela acentuou a palavra doutor. “Me pergunto quantos dias você demorou para perceber que eu tinha ido embora.”
Pedro achou que não era o momento de falar no quanto sofrera. Não ia falar no dia em que pegara uma tesoura e, num acesso de fúria, rasgara todas as fotos do dois. Como sempre, quem precisava falar era ela, não ele. Reparou que ela não tocara na comida, uma salada de salmão acompanhada de água sem gás. Tudo bem, Márcia não fora ali para comer.
“Ainda no dia anterior eu esperei alguma coisa, um gesto, um sinal que mostrasse que eu tinha alguma importância pra você. Que você me achava tão importante quanto My Girl e um Capitão de Voluntários. Mas nada. Você tinha se refugiado num mundo no qual eu não conseguia entrar. A sua indiferença me magoava mais do que tudo. Mais do que as espinhas que eu tive aos 14 anos. Mais do que a tentativa de estupro que eu sofri de um primo meu aos 16.”
Pedro demorara algum tempo para entender que essa indiferença fingida era apenas uma autodefesa errada e inútil. Sabia que perderia Márcia, algum dia, para alguém mais adequado que ele. Um homem que a levasse para dançar, para viajar, que a fizesse sorrir. Alguém como Luciano. Pedro sempre olhara Márcia de cima para baixo, uma perspectiva que só poderia mesmo levar o casal ao colapso. Márcia e Luciano parecem feitos um para o outro. Dois vitoriosos, que se olhavam de igual para igual. Pareciam tão felizes, os dois, nas fotos das colunas sociais.
Por saber que a perderia, Pedro construíra um mundo ao qual Márcia não pertencia. Uma tolice, sabia agora, mas a vida é exatamente isso, uma sucessão interminável de tolices. E a gente só percebe que cometeu um erro grave num relacionamento depois que já é muito tarde para corrigi-lo.



Judiciário terceirizado


A que pontos chegamos, o judiciário a serviço do pig.
E agindo como o pior dos ditadores um justiceiro posa de paladino da moral e ética nacional.
Mora?
Moro!


Amor na terceira

1. Use seus óculos. Certifique-se de que sua companhia esteja realmente na cama.
2. Ajuste o despertador para tocar em três minutos, só para caso de você adormecer durante a performance.
3. Acerte com a iluminação: apague todas as luzes!
4. Deixe seu celular programado para o número da "EMERGÊNCIA MÉDICA"
5. Escreva em sua mão o nome da pessoa que está na cama, no caso de não se lembrar.
6. Fixe bem sua dentadura para que ela não acabe caindo debaixo da cama.
7. Tenha DORFLEX à mão. Isto, para o caso de você cumprir a performance!
8. Faça o quanto de barulho quiser. Os vizinhos também são surdos...
9. Se tudo der certo, telefone para seus amigos para contar as boas novas.
10. Nunca, jamais, pense em repetir a dose.
11. Não se esqueça de levar 02 travesseiros para colocá-los sob os joelhos, para não forçar a artrose.
12. Se for usar camisinha, avise antes ao piupiu que não se trata de touca para dormir, senão ele pode se confundir.
13) Ah! O mais importante, nao se esqueça de tirar a parte de baixo do pijama, mas fique com uma camiseta para não pegar gripe.

(Estas dicas foram escritas em letras grandes para auxiliarem na sua leitura)

Boa Sorte



Carta aberta à Angela Merkel


Cinco economistas de referência lançam um aviso à chanceler alemã, "a história irá recordá-la pelas ações desta semana". Por Thomas Piketty , Jeffrey Sachs , Heiner Flassbeck , Dani Rodrik e Simon Wren-Lewi.

A austeridade sem fim a que a Europa está a sujeitar o povo grego não está simplesmente a funcionar. Agora, a Grécia disse já chega em voz alta.
Como boa parte do mundo sabia que ia acontecer, as exigências financeiras feitas pela Europa esmagaram a economia grega, levaram a um desemprego em massa, ao colapso do sistema bancário, agravaram a crise da dívida externa, com o problema da dívida a escalar para uns impagáveis 175 por cento do PIB. A economia está destruída com as receitas fiscais em queda livre, a produção e o emprego deprimidos e as empresas sedentas de capital.
O impacto humanitário tem sido colossal – 40 por cento das crianças vivem agora em situação de pobreza, a mortalidade infantil é altíssima e o desemprego jovem está perto dos 50 por cento. A corrupção, a evasão fiscal e as contas mal feitas por anteriores governos gregos ajudaram a criar o problema da dívida.
Os gregos cumpriram com grande parte das exigências de austeridade da chanceler alemã Angela Merkel – cortar salários, cortar nas despesas governamentais, cortar nas pensões, privatizaram, desregularam e aumentaram impostos.  Mas, nos últimos anos, o conjunto dos apelidados programas de ajustamento infligidos à Grécia serviram apenas para provocar uma Grande Depressão que já não se via na Europa desde 1929-1933.O tratamento prescrito pelo ministério das Finanças alemão e Bruxelas sangrou o doente, não curou a doença.
Juntos, apelamos à chanceler Merkel e à troika para considerar uma correção do trajeto, para evitar mais desastres e permitir que a Grécia permaneça na zona euro. Agora, o governo grego está a ser convidado a colocar uma arma à cabeça e puxar o gatilho. Infelizmente, a bala não só vai matar o futuro da Grécia na Europa. Os danos colaterais vão matar a zona euro enquanto farol de esperança, democracia e prosperidade, e podem levar a consequências económicas de longo alcance por todo o mundo.
Na década de 1950, a Europa foi fundada sobre o perdão das dívidas do passado, nomeadamente da Alemanha, o que gerou uma enorme contribuição para o crescimento do pós-guerra e para a paz. Hoje, precisamos de reestruturar e reduzir a dívida grega, dar espaço para a economia respirar e se recuperar, e permitir à Grécia pagar um montante mais reduzido da dívida num longo período de tempo. Agora, é o momento para refletir humanamente o punitivo e falhado programa de austeridade dos últimos anos e para concordar com uma redução significativa das dívidas gregas, em conjugação com as necessárias reformas na Grécia.
Para a chanceler Merkel a nossa mensagem é clara; nós pedimos que tome esta atitude vital de liderança para a Grécia e para a Alemanha, e também para o mundo. A história irá recordá-la pelas ações desta semana. Nós esperamos e contamos consigo para tomar medidas corajosas e generosas para com a Grécia, que servirão a Europa para as gerações vindouras.
Atenciosamente,

Heiner Flassbeck, ex-secretário de Estado das Finanças do Governo Federal da Alemanha
Thomas Piketty, professor de economia na École d'économie de Paris
Jeffrey D. Sachs, professor de desenvolvimento sustentável, professor de políticas de saúde e gestão e diretor do Instituto da Terra na Universidade de Columbia.
Dani Rodrik, Fundação Ford, professor de política económica internacional, Harvard Kennedy School
Simon Wren-Lewis, professor de política económica, Blavatnik School of Government, Universidade de Oxford
Tradução de Fabian Figueiredo para esquerda.net
Artigo publicado em The Nation: http://www.thenation.com/article/austerity-has-failed-an-open-letter-from-thomas-piketty-to-angela-merkel/
Fonte: http://www.esquerda.net/artigo/austeridade-falhou-carta-aberta-de-thomas-pikkety-angela-merkel/37724