Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

A força dos Modelos Mentais.

nelson facebook.jpgSaiba que o mapa não é o território


           Autor: Nelson Tanuma


           Embora os modelos mentais possam parecer abstratos e inconseqüentes, e, freqüentemente sejam deixados de lado como se fossem meras ilusões de ótica, truques de mágicas ou curiosidades acadêmicas; a bem da verdade, nossos modelos determinam a qualidade e o rumo de nossas vidas gerando implicações de lucros e perdas financeiras, e até mesmo de vida e morte.

            Os ataques terroristas do 11 de Setembro de 2001, levados a efeito por jovens e brilhantes profissionais de classe média, com futuros promissores, que muito embora não se encaixassem no estereótipo dos terroristas de olhos esbugalhados e aterrorizantes que se tornam homem-bomba, certamente foram doutrinados e levados a acreditar que após morrerem pela "nobre causa", receberiam como prêmio, as 72 virgens que são prometidas aos homens-bomba que vivem no  Oriente Médio.

            A expressão modelos mentais são os pressupostos usados para descrever os processos cerebrais que usamos para dar sentido ao mundo que percebemos através dos nossos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Trata-se de nossas percepções acerca da forma como percebemos o mundo que nos cerca.  O conjunto de paradigmas associados forma os nossos Mapas ou Modelos Mentais. E importante que saibamos, porém, que o mapa não é o território.

            Cada ser humano possui dentro de sua mente vários mapas, que podem ser de dois tipos: mapas do modo como as coisas são e mapas de como achamos que as  coisas deveriam ser .

            É importante ressaltar que a maneira como vemos o mundo resultam em nossa forma de pensar e agir. Existe uma grande diferença entre a visão e a percepção e a maior parte do que vemos está apenas em nossa mente.

            Isso ocorre, especialmente, nas organizações emperradas e corroídas pela ferrugem da mentalidade da era industrial, onde o processo de deterioração começa na parte mais alta da pirâmide, onde se acham os tomadores de decisões.

             John Gardner afirmou com acerto que: "A maioria das organizações com problemas desenvolveu uma cegueira funcional em relação a seus defeitos. Elas sofrem não porque não sejam capazes de resolver seus problemas, mas porque não podem vê-los".

            Os modelos mentais funcionam como a argila, que antes de sofrer o processo de secagem pode ser transformada em uma bela e valiosa obra de arte, ou apenas num amontoado de massa feia e disforme. Assim, os modelos mentais possuem a capacidade de moldar todos os aspectos de nossas vidas; de forma que se sua carreira encontra-se emperrada e estagnada como se fosse um lago de água parada e salobra, e não consegue deslanchar, ou, se sua empresa ou organização não cresce, existem ai dois motivos que podem estar impedindo o avanço: ou existe um modelo preexistente que está impedindo o avanço, ou o modelo existente já está ultrapassado e enferrujado, precisando  de um novo modelo  ou uma nova porta que possa proporcionar oportunidade para o crescimento e desenvolvimento contínuos.

            Se não conseguirmos quebrar os paradigmas paralisantes e ultrapassados, não poderemos jamais achar esses novos caminhos; de nada adianta ficarmos copiando ou perseguindo a concorrência, contagiados pela "síndrome do bombeiro" que vive diuturnamente apagando pequenos incêndios em assuntos relacionados aos negocios e vida pessoal. Daí a importância de darmos asas à criatividade.

            O uso da criatividade pode proporcionar a você a possibilidade de  descoberta de novos  caminhos. Sabemos que usando a criatividade invariavelmente acabaremos por fazer novas descobertas, se bem que sabemos que tudo que é novo assusta a maioria das pessoas. Pesquisas realizadas por psicólogos mostram que as pessoas têm mais medo de encarar o novo do que o próprio medo da morte. Daí vem a lição do escritor Robert Frost quando fala das escolhas da vida: "Duas estradas bifurcavam-se a certo ponto em uma floresta,  e eu resolvi tomar a menos trilhada, e isso fez toda a diferença".

            A criatividade é o caminho que pode levar à soluções inovadoras, que nos livra dos riscos de  ficarmos  atolados no lamaçal da vida ou de afundarmos dentro da areia movediça da mesmice.  Einstein já dizia que insanidade nada mais é do que, fazer diariamente a mesma coisa da mesma maneira e ensejar obter resultado diferente.

            As pessoas estão confusas, perplexas e paralisadas diante do excesso de informações, que nos chega em tempo real, e que são disponibilizados a todo instante pelos meios de comunicação de massa, especialmente pela Internet.  É provável que essa confusão mental e estagnação se deva ao uso de modelos que não servem mais para entender e solucionar os problemas que surgem neste mundo rico em informações.

            Se você necessita resolver qualquer problema físico que lhe incomoda, ou se os seus relacionamentos interpessoais não estão caminhando bem, lembre-se que os seus modelos mentais, bem como os do outros, podem ser a causa principal. Se você deseja contribuir para mudança da sociedade como um todo, você precisa, em primeiro lugar, começar a olhar para dentro de si, precisa se conhecer melhor, e dar o primeiro passo que é conhecer e mudar o seu modelo mental, procurando entender como funcionam os modelos mentais das pessoas que o cercam. Essa busca de entendimento fará desenvolver sua empatia, que é a capacidade de entender e colocar-se no lugar do outro,  sendo ela a competência mestra das relações humanas interpessoais.

            Para realizar qualquer mudança positiva em sua vida ou organização, você precisa entender que os modelos mentais são o ponto chave de todas as questões,e você deve questioná-los a todo instante.

            O problema reside no fato dos modelos mentais serem coisas impalpáveis e invisíveis, como a gordura que se fixa nas paredes das artérias provocando o infarto que pode te levar à morte súbita, via de regra, temos pouca consciência do que são nossos modelos mentais e de como eles moldam a forma como vemos as pessoas, coisas e fatos, e de que maneira elas consolidam nossos hábitos, formam o nosso caráter e determinam os nossos destinos.

            O importante é que você tenha a percepção de que toda mudança começa a partir de você, a partir da mudança de sua maneira de pensar, e que não existe outra forma de mudança positiva.

            Quebre os paradigma que se fundamentam em preconceitos. Quebre os paradigmas capazes de paralisar seu crescimento como profissional e ser humano. Deixe de viver em função das expectativas do outros, e faca com que seu caráter e valores sejam o guia das suas atitudes.

(Nelson Tanuma que é Especialista pós-graduado em Desenvolvimento do Potencial Humano pela Faculdade de Pisicologia da  PUC, há 10 anos vem ministrando Cursos e Palestras pelo CIESP/FIESP, SEBRAE-SP, Fundação Bradesco, UMC, Universidade Corporativa ACMC e organizações diversas, e tem artigos publicados periodicamente em mais de quinze veiculos de comunicacão, sendo eles:  jornais, revistas, portais e sites informativos)


Twittada do dia

Usuário no twitter: grátis; acesso a internet: 119 Reais; Ver o site da mastercard fora do ar, não tem preço...para tudo mais mude de cartão
Atenciosamente


Doces que podem fazer parte das tuas festas de Fim de Ano


Aproveite as Festas de Final de Ano sem sair da Dieta!

SuaDieta
Receitas Fitness Saúde Beleza Alimentação
Final de Ano

Cupcake de pêssego Gelatina de Capuccino Creme de papaia
Cupcake de pêssego Gelatina de Capuccino Creme de papaia
Rendimento: 25 porções
Calorias: 66 kcal
Rendimento: 4 porções
Calorias: 53 kcal
Rendimento: 6 porções
Calorias: 215 kcal
Bolo com damasco Cheesecake de kiwi Peras com amêndoas
Bolo com damasco Cheesecake de kiwi Peras com amêndoas
Rendimento: 16 porções
Calorias: 121 kcal
Rendimento: 10 porções
Calorias: 122 kcal
Rendimento: 4 porções
Calorias: 99 kcal
Matérias
Boxe: para combater a gordura e arrasar no verão Verão: curta a praia sem abrir mão da dieta Manual de etiqueta para festas de fim de ano
Boxe: para combater
a gordura e arrasar
no verão
Verão: curta a praia
sem abrir mão da
dieta
Manual de etiqueta
para festas de fim
de ano

Doces que podem fazer parte das tuas festas

Aproveite as Festas de Final de Ano sem sair da Dieta!

SuaDieta
Receitas Fitness Saúde Beleza Alimentação
Final de Ano

Cupcake de pêssego Gelatina de Capuccino Creme de papaia
Cupcake de pêssego Gelatina de Capuccino Creme de papaia
Rendimento: 25 porções
Calorias: 66 kcal
Rendimento: 4 porções
Calorias: 53 kcal
Rendimento: 6 porções
Calorias: 215 kcal
Bolo com damasco Cheesecake de kiwi Peras com amêndoas
Bolo com damasco Cheesecake de kiwi Peras com amêndoas
Rendimento: 16 porções
Calorias: 121 kcal
Rendimento: 10 porções
Calorias: 122 kcal
Rendimento: 4 porções
Calorias: 99 kcal
Matérias
Boxe: para combater a gordura e arrasar no verão Verão: curta a praia sem abrir mão da dieta Manual de etiqueta para festas de fim de ano
Boxe: para combater
a gordura e arrasar
no verão
Verão: curta a praia
sem abrir mão da
dieta
Manual de etiqueta
para festas de fim
de ano
Facebook Twitter Orkut




Comunicação eficaz na empresa

O enterro da fofoca no trabalho
 
 
 
de R$600,00 por apenas R$249,00 No boleto para 15 dias
ou em até 3 x no cartão
A fofoca só traz prejuízo para quem conta, para quem ouve e para a empresa.
Quando ela se espalha e é tida como verdadeira, gera conflitos entre as pessoas, cria expectativas infundadas, desmotivação, tensão entre colaboradores e gestores e acaba tirando o foco das pessoas do trabalho para o objeto da fofoca, causando enormes prejuízos para a empresa. Mas a fofoca para prosperar precisa de solo fértil e a sua empresa pode dificultar bastante as condições tornando o terreno bem árido para a sua sobrevivência. Nesse vídeo atacamos as três pontas da fofoca:

1 – abrimos os olhos do fofoqueiro para o descrédito que ele vai cair no longo prazo e os prejuízos para a carreira dele (depois de um tempo será visto como mentiroso);

2 – orientamos como quem ouve a fofoca deve agir quando o fofoqueiro começa a falar (quem faz fofoca para você faz fofoca de você); e

3 – mostramos as ferramentas simples que a empresa pode usar para esvaziar as fofocas, o fofoqueiro e a rádio corredor.
Para fechar o vídeo, apresentamos a história das 3 peneiras de Sócrates, o filósofo grego, que ao ser indagado sobre o que Glaucon falava dele, perguntou ao interlocutor: Você já passou o que vai me falar pela peneira da verdade? Já passou pela peneira da bondade? Já passou pela peneira da utilidade? E com a sabedoria que atravessas os séculos disse: "Se você não sabe se é verdade, bom ou útil...então, não somente peço que não me conte, mas imploro que esqueça!
Boa sorte e vamos enterras as fofocas no trabalho
Linkquality
R. Visconde de Pirajá 82, sl 205
Ipanema, CEP 22410-000, RJ
Tel: (21) 3541.2950 / 2523.5197
ou Fax: (21) 2523.2219
Filme 1 7 Atitudes Positivas no Trabalho
 Duração 23 min
Nesse vídeo, repleto de cenas ilustrativas, você vai ver como a utilização de 7 atitudes simples podem tornar o ambiente mais saudável e a empresa mais competitiva. Fazer bem feito o que tem que ser feito, se comprometer com os resultados, respeitar as pessoas, ser ético em tudo que faz, ser...
Filme 2 Comunicação Eficaz na Empresa - a história do Cometa Halley
 Duração 26 min
A partir de uma historinha bem humorada sobre o Cometa Halley, você ficará conhecendo como evitar os problemas de comunicação da sua empresa. Serviços executados de forma diferente da que você pediu, palavras mal interpretadas, invenções criadas pela "rádio corredor" e vários outros problemas do...
Filme 3 O Enterro das Fofocas
 Duração 17 min
A fofoca só traz prejuízo para quem conta, para quem ouve e para a empresa. Quando ela se espalha e é tida como verdadeira, gera conflitos entre as pessoas, cria expectativas infundadas, desmotivação, tensão entre colaboradores e gestores e acaba tirando o foco das pessoas do trabalho para o objeto...
Filme Grátis! Se o Barco Afundar, Você vai Junto!
 Duração 21 min
Sinopse: Esse vídeo mostra a importância da colaboração e do comprometimento no resultado final da empresa. Nele, são apresentadas várias cenas com personagens...


  Não deseja mais receber as nossas promoções?   

Powered by MidiaMail