Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

PEGAR LEVE

A Igreja reverencia hoje, todos os santos de uma só vez.
Que ninguém no céu se sinta discriminado nem tampouco esquecido.
Pois é, Dia de Todos os Santos, domingo.
Um dia antes, e eu já estava no clima ameno dos cemitérios que se arrumam através dos vivos para homenagearem os seus mortos, amanhã.
E foi lá no “campo da saudade” que tive a certeza de que hoje postaria – se postasse – algo bem leve, tipo uma reflexão, quiçá uma oração pelos nossos entes queridos que partiram para outra dimensão.
Na verdade, eu estava, há muito decidido a “pegar leve” aos domingos. Se não me engano, o próprio Joel Leônidas, meu grande amigo e patrono aqui do Briguilino, procura fazer algo nesse sentido.
E isso é muito bacana. A gente precisa mesmo dá uma relaxada, quando possível.
Pois bem... mas o fato é que ao folhear o jornal pela manhã, fui forçado pela força de uma sinergia de carga negativa a quase mudar de propósito.
Primeiro, meus olhos se depararam com uma matéria cujo assunto me causa terror e os mais indefectíveis sentimentos de repulsa e vergonha. A descomunal e famigerada “Santa Inquisição” que condedenou Galileu Galilei há 400 anos atrás, por este ter afirmado que a Terra gira em torno do Sol.

A Igreja, agora redimida, presta uma homenagem a Galilei com uma exposição de instrumentos científicos que incluem o primeiro telescópio com que ele estudou as estrelas, no Vaticano.
Eu acho isso uma tremenda hipocrisia.
Bem que Galilei, se pudesse, poderia descer de alguma estrela do Sistema Solar e dizer para a “igreja” deixar de ser hipócrita e que dispensa esse tipo de homenagem.
Eu dispensaria.
Só aí, já são encontrados fartos subsídios para um texto tão pesado quanto a punição imposta pela Igreja ao pai da astronomia.
Todavia, o pior ainda estava por ser por mim descoberto.
Na página 7 do caderno Dinheiro de O Liberal, num texto raivoso, frívolo, arrogante e desrespeitoso um desesperado Fernando Henrique Cardoso ataca e agride o Presidente Lula no afã de sair do ostracismo no qual entrou e tende a sucumbir para sempre na política nacional.
Tudo o que esse moço, que já pediu para esquecermos o que escreveu – e o povo findou esquecendo também quem escreveu – diz em seu malfadado artigo de hoje, reflete diretamente sobre tudo o ele fez ou deixou de fazer nos seus oito cinzentos anos de governo.
Há uma coisa tipo “liturgia e postura” do cargo de ex-presidente que requer serenidade e pudor. Respeito e e coerência no falar de seus sucessores e emitir opinão sobre seus atos e condutas.
FHC mandou tudo isso às favas.



Por pura falta de postura que deve permear, pautar a vida de um estadista.
Um Presidente da República é uma Instituição do Estado e merecedora de respeito. E isso deveria vir, no mínimo, de um ex-presidente que, lamentavelemente não se faz por respeitar.
Para o Príncipe e Grande Sociólogo, Lula é sempre, um desqualificado para o cargo de Presidente.
Isso só para os intelectuais de penugem abastada.
Diz que Lula quer um “poder sem limites”. Isto é, acusa Lula de querer se tornar um ditador.
Uma imbecilidade.
E chama Dilma Rousseff, a futura Presidente do Brasil, de candidata claudicante, fazendo chingamentos despropositados ao modo como ela foi escolhida pelo Presidente Lula para cocorrer à sua sucessão.

Enfim, um tresloucado FHC querendo à toda força um espaçozinho na mídia. Se não ele tende ao desaparecimento completo e definitivo.
Alguém aí, por acaso, lembra desse senhor ao fazer alguma coisa de útil na vida? È óbvio que não. E assim sendo, fica cristalina a certeza de que ele não faz falta. Por sua contumás irrelavância.
Acho mesmo que perdi o dia.
Com FHC tudo se perde.
Até – ou inclusive – a eleição da qual ele participa.
Por isso Lula já o pendurou no pescoço de José Serra ou de qualquer outro tucano nas eleições de 2010.
Felizmente.

Serra é retrocesso

Numa entrevista à Folha Online, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) prevê que se o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), for eleito presidente, haverá retrocesso.

"O Brasil não pode voltar atrás. Serra foi ministro oito anos desse projeto e candidato desse projeto à sucessão com o compromisso de continuar esse projeto que fez muito mal ao país", observou o deputado.

Ou seja, em outras palavras: Ciro continua namorando o tucano Aécio Neves, atacando Serra e esquecendo que o governador de Minas foi presidente da Câmara dos Deputados, líder do governo e apoiador de primeira linha do período FHC e de toda política que o deputado corretamente liga a Serra, já que este foi duas vezes ministro de FHC -  Planejamento e Saúde - e também líder do governo.

Sem falar que em matéria de desacordo com a política neoliberal do ex-presidente, e até com o Plano Real, Serra tem mais críticas públicas do que muito oposicionista de hoje. E mais: ninguém nunca ouviu de Aécio uma crítica a FHC e a seus oitos anos de governo.