Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Campanha pró Roberto Piva


O escritor e poeta Roberto Piva, 72, está internado na enfermaria do Hospital das Clínicas, em São Paulo.
O autor, que tem mal de Parkinson, foi internado com insuficiência renal e cardíaca.
O hospital não informou quando ocorreu a internação de Piva, que está com um quadro estável, mas sem previsão de alta.
Amigos, como os escritores Ademir Assunção em seu blog e Joca Reiners Terron no Twitter comentam o fato e mobilizam ajuda.
Os interessados em auxiliar o poeta podem escrever para zonabranca@uol.com.br.
Piva teve suas obras completas reunidas em três volumes, pela editora Globo.

Respeitem a opinião do Ronaldo Fenômeno


Volto ao assunto. Mesmo a contra gosto. Muitas broncas estão extrapolando o bom senso da crítica decente, correta, saudável e estimulante. 


Assim, o espaço da bronca geral parece um sanatório de loucos, neuróticos, desequilibrados e idiotas. 


Onde já se viu, criticar uma pessoa, um cidadão, no caso específico Ronaldo Fenômeno, porque decidiu entrar na campanha eleitoral ao lado de Lula e Dilma? 


Seguramente Serra e outros candidatos também contarão com presenças famosas e ilustres em seus palanques. E daí, qual é o pecado? O mundo por acaso vai acabar por isso? 


A democracia é valiosa, tem lugar para todos. Mas, francamente. Parvos e tolos estão ganhando espaço desnecessário. lamentável e ultrajante.
Vicente Limongi Netto 
Brasília - DF

Apple apresenta o tablet


Rafael Rigues
Depois de anos de expectativa, a Apple finalmente apresentou à imprensa, durante um evento no Yerba Buena Center for the Arts Theater em San Francisco, na Califórnia, seu aguardado "tablet". O evento foi conduzido por Steve Jobs, que após uma rápida menção a números da Apple foi direto ao assunto: a "mais nova criação" da Apple é um produto que é um meio-termo entre um smartphone e um notebook.
Leia mais Aqui

Itamar Franco descartou ser vice de José Serra


O ex-presidente Itamar Franco (PPS) praticamente descartou ontem a possibilidade de ser vice-candidato à Presidência da República na chapa do governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Embora tenha dito que ainda discutirá seu destino político em 2010 com os aliados de seu partido, Itamar foi taxativo quando perguntado sobre a possibilidade de representar Minas Gerais na chapa da oposição nas eleições de outubro. 


“Não pedi, não penso e não desejo”, disse Itamar, depois de passar quase duas horas reunido com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.

Itamar voltou a criticar José Serra por ainda não ter se posicionado publicamente a respeito de sua candidatura ao governo federal. Há algumas semanas, Itamar tinha dito que, por causa disso, a oposição corria até mesmo o risco de perder as eleições por w.o. 



“Quem é o candidato do PSDB, eu pergunto aos senhores e senhoras? Temos um candidato? O cidadão, lá, vai ou não vai?”, perguntou aos jornalistas, referindo-se ao governador José Serra. Nos últimos meses, Itamar foi um dos principais defensores da candidatura de Aécio Neves à presidência.


Desde o fim do ano passado, o presidente nacional do PPS, o ex-senador Roberto Freire, defende o nome de Aécio como vice de Serra. As recorrentes negativas do governador mineiro levaram Freire a citar Itamar como eventual plano B para a candidatura, caso a oposição resolva adotar como estratégia a escolha de um nome de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, para integrar a chapa. Embora tenha dito ter grande respeito por Freire, Itamar reclamou da declaração.


“Coisa feia, né? Nunca fui, nem vou ser plano B de ninguém”, disse.

Boletim Carta Maior - 27/01/2010

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

 
Boletim Carta Maior - 27 de Janeiro de 2010 Ir para o site
 

 
 
Um projeto estratégico, para além do FSM
 
Debate sobre conjuntura política internacional teve uma ausência exemplar: o palestino Jamal Juma enviou uma mensagem em vídeo. Ele não viajou a Porto Alegre, temendo uma nova prisão, na volta, por Israel. Muita coisa mudou em dez anos de FSM, mas não a questão palestina. ?O mundo na época do primeiro Fórum, há dez anos, era muito mais simples", disse Bernard Cassen. "Os Estados Unidos, a OTAN atuando como polícia do mundo, a OMC, o FMI todos tinham um papel muito claro e fácil de se identificar?. Os desafios impostos pelas mudanças no mundo ao FSM vão além da questão de seu formato, defende o jornalista.
> LEIA MAIS | Política | 26/01/2010
 
A esquerda e a crise do capitalismo
Na avaliação de ativistas do movimento altermundista, nem governos nem movimentos populares apresentaram alternativas concretas à ultima crise sistêmica do capital, perdendo uma oportunidade histórica para, de fato, superá-lo. Buscar essas respostas é mais um desafio colocado para o Fórum Social Mundial. Para o venezuelano Edgardo Lander, "o capitalismo, como sistema global, é incompatível com a preservação da vida". Quem quiser discutir superação do capitalismo sem discutir o Estado que queremos estará girando em falso. A resistência eterna é o caminho da derrota", diz Emir Sader.
> LEIA MAIS | Economia | 26/01/2010
 
Via Campesina no Brasil pede a Lula apoio para o Haiti
Em carta entregue ao Presidente na República nesta terça-feira (26), durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, o movimento reivindicou apoio do Brasil para garantir aos camponeses haitianos acesso à água, sementes e recursos humanos para a reestruturação do campo no processo de reconstrução do país. A Via Campesina se dispõe a trabalhar com 50 mil famílias de camponeses haitianos, a partir de um plano construído em conjunto com movimentos do país. CUT também planeja ação de solidariedade ao Haiti.
> LEIA MAIS | Internacional | 27/01/2010
 
Pouco a pouco, a imprensa vai abandonando o Haiti
Pouco a pouco a imprensa vai abandonando Porto Príncipe. Ainda que um grande número de jornalistas permaneça no país, vários meios de comunicação já se retiraram. Os jornalistas estadunidenses seguem em busca de imagens espetaculares. O edifício da rádio Caribe segue inteiro, mas as rachaduras fizeram com que a equipe de locutores fosse para a rua fazer seus programas. Misturam música com informação sobre os lugares de distribuição de comida. A rádio é, neste momento, a única maneira que os haitianos tem de se distraírem. O artigo é de Susana Hidalgo.
> LEIA MAIS | Internacional | 27/01/2010
• Quando começaremos a nos esquecer do Haiti?
• A esquerda e a crise do capitalismo
• O Haiti antes e depois da tragédia
 
David Harvey defende transição anti-capitalista
Após a derrocada da União Soviética e dos regimes socialistas do Leste Europeu, e a queda do Muro de Berlim, falar em anti-capitalismo tornou-se proibido. O comunismo fracassou, o capitalismo triunfou e não se fala mais no assunto: essa mensagem cruzou o planeta adquirindo ares de senso comum. Mas os muros do capitalismo seguiram em pé e crescendo. E excluindo, produzindo crises, pobreza, fome, destruição ambiental e guerra. Para David Harvey, o capitalismo entrou em uma fase destrutiva que recoloca a necessidade de se voltar a falar de anti-capitalismo, socialismo e comunismo.
> LEIA MAIS | Economia | 26/01/2010
• Começa Fórum Social 10 anos: Grande Porto Alegre
• Direito à Memória e à Verdade no Fórum Social Mundial
 
O FSM dez anos depois: em busca de mais ação
Dez anos depois, o futuro do FSM é debatido em Porto Alegre. O acúmulo de forças conquistado e a certeza de que ele pode e deve gerar ações efetivas no mundo aparece em diversas avaliações do Seminário Dez anos depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível. Para João Pedro Stédile, do MST, Fórum precisa construir idéias mais unitárias. ?Não conseguimos ter um programa mais propositivo, não que o FSM tenha que ter um programa próprio, mas que neste espaço pudéssemos construir idéias mais unitárias que representem um acúmulo de forças".
> LEIA MAIS | Movimentos Sociais | 26/01/2010
• Marcha do FSM reuniu milhares em Porto Alegre
 
Balanço do "outro mundo possível"
Aos dez anos de Seattle e do primeiro Fórum Social Mundial, o balanço que é preciso fazer é da luta pelo ?outro mundo possível?. Um balanço do FSM deve ser não o balanço dos Fóruns, mas dos objetivos a que se propôs, quando começamos a organizá-los, há uma década. A avaliação do FSM ter que ser feita em função das suas contribuições à construção de alternativas ao neoliberalismo. A análise é de Emir Sader.
> LEIA MAIS | Política | 24/01/2010
 
 
Questionário para Marina
Com o acordo de Gabeira com os tucanos e demos no Rio, tua candidatura pode ser definitivamente considerada como pertencente a esse bloco de direita? - 27/01/2010

 
Colunistas
 
José Luís Fiori
O debate da política externa: os progressistas
Não é possível conceber uma política externa progressista e inovadora que não questione e enfrente os consensos éticos e estratégicos das potências que controlam o núcleo central do poder mundial. - 26/01/2010
 
Gilberto Maringoni
Precisamos de um Fórum Político Mundial
Talvez seja a hora de se aproveitar os balanços a serem realizados em Porto Alegre e os debates sobre desenvolvimento e soberania que terão lugar em Salvador para propor uma mudança substancial nos Fóruns Sociais: transformá-los em Fóruns Políticos Mundiais. - 26/01/2010
 
Flávio Aguiar
Uma prática chamada ?waterboarding?
Assim como na América Latina os sucessivos sucessos das várias esquerdas exacerbaram as unhas e os caninos das direitas, também nos EUA a eleição de Obama, com todas as contradições que ele e ela trazem, exacerbou a direitona da direita. - 22/01/2010
 
Venício Lima
Quem perde é a democracia
A grande mídia tem se colocado acima das leis, da Constituição e das decisões do Judiciário, apesar de se apresentar como defensora suprema das liberdades. Ao mesmo tempo, se recusa a debater, boicota conferências, distorce e omite informações, sataniza quem não compartilha seus interesses. - 20/01/2010
 
Gilson Caroni Filho
Haiti, a geologia do império
O envio de mais de 10 mil soldados e marines, e uma frota capitaneada por um porta-aviões nuclear, sem que a ONU fosse sequer consultada, revela uma estratégia por demais conhecida dos Estados Unidos. - 21/01/2010
 
Olgária Mattos
Democracia e neurose obsessiva
Alimentado pela ideologia do consumo, o espectador político é acalentado pela promessa de bem-estar permanente difundida por um ?tirano racional?, que promove a beleza e o sucesso. Diante disso, a angústia do perdedor só aumenta e eclode na agressão ao rosto do Presidente italiano. - 19/01/2010
 
Washington Araújo
Aos 50, Brasília espera ser resgatada
O melhor presente que Brasília poderia receber em seu 50º aniversário seria nada menos que a punição de todos os envolvidos nos escândalos de corrupção flagrados pelo dublê de Secretário de Estado, delegado de polícia e cineasta Durval Barbosa. - 19/01/2010

 
Análise & Opinião
 
Luís Carlos Lopes
Os terremotos geológicos e histórico-sociais do Haiti
Desde há muito, o país vivencia seu terremoto histórico e social afastado dos holofotes das mídias. Comentava-se sua pobreza, mas, havia um certo descaso racista em relação às suas possibilidades e o seu futuro. - 24/01/2010
 
Eduardo Mancuso
Fórum Social Mundial 10 Anos Grande Porto Alegre
O Fórum Social Mundial fez história. Esta rica trajetória exige agora uma reflexão mais sistemática, capaz não só de avaliar o que fomos capazes de realizar nesses 10 anos, mas também projetar possíveis caminhos futuros. - 09/01/2010
 

Real Time Web Analytics Clicky


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui

Pra que serve um amigo?

Pra tanta coisa... não é? Para Instalar o XP no computador 
e não cobrar nada, mesmo perdendo horas e horas a fio!
Para trazer muamba do Paraguai e quase ser preso!Para emprestar o carro e recebê-lo de volta com multa

e 21 pontos na carteira.
Pra rachar a gasolina, emprestar a prancha,
recomendar um cd, dar carona para festa, passar cola,
caminhar no shopping, segurar a barra.
Todas as alternativas estão corretas, porém isso não basta para guardar um amigo do lado esquerdo do peito.
A amizade é indispensável para o bom funcionamento
da memória e para a integridade do próprio eu.
Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises e choro, experiências.. Racha a culpa, racha segredos.
Um amigo não empresta apenas a prancha.
Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta

o tempo, empresta o calor e a jaqueta.
Um amigo não recomenda apenas um cd.
Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país.

Um amigo não dá carona apenas para festa.
Te leva para o mundo dele e topa conhecer o teu.

Um amigo não passa apenas cola...
Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon.

Um amigo não caminha apenas no shopping.
Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo,

sai do fracasso ao teu lado.  
Segura o  tranco, o palavrão, segura o elevador.
Duas dúzias de amigos assim, talvez, ninguém tem...
Se tiver um, amém!
Obrigado por tua amizade... Ela é muito importante para mim!
Não fique magoado se poucos te enviarem de volta, isso

é apenas um teste.
Agora, imediatamente, quando você receber essa mensagem,
você está convidado a enviá-la para seus amigos,
incluindo o amigo que te mandou.
E se você tiver mais de dez... Parabéns...