Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

PSB deverá apoiar Dilma nas eleições presidenciais

O PSB não terá candidato à Presidência nas eleições de 2010. Segundo rumores dentro do partido, a legenda vai apoiar Dilma Rousseff, porque não teria aliança política que embasasse um candidato próprio.

Ciro Gomes, no entanto, não desistiu da candidatura e pretende levar a proposta à convenção do partido em junho. 



Na pesquisa Vox Populi, Ciro aparece em terceiro lugar com 10% das intenções de voto, abaixo de Dilma e do tucano José Serra. 

A maior Olimpíada de Matemática do mundo


Em 2005, a professora Sueli Druck levou ao Presidente Lula os vencedores de um restrito concurso de matemática da sociedade brasileira de Matemática.
O concurso, duríssimo, tinha a finalidade de escolher os estudantes brasileiros que competiriam em maratonas internacionais de Matemática.
O presidente Lula perguntou se havia ali algum estudante de escola pública.
A professora respondeu que não: eram todos de escolas pagas.
Por que não ter estudantes de escolas públicas ?, perguntou Lula.
Ontem, no Rio, quando o Globo e o jornal nacional  destruíram o Rio , Sueli Druck – professora de Matemática da Universidade Federal Fluminense e aluna do magnífico Colégio de Aplicação da UFRJ – e o presidente Lula entregaram 300 medalhas de ouro aos alunos que mais se destacaram na Olimpíada de Matemática de Escolas Públicas Brasileiras.
E aos professores penta-campeões, ou seja, professores que há cinco anos colocam os alunos nas melhores posições.
Sabe, amigo navegante, quantos alunos competiram este ano ?
Dezenove milhões e meio de estudantes !
É a MAIOR Olimpíada de Matemática do MUNDO !
Participam estudantes de 5.500 municípios e de 44 mil escolas públicas de todo o país – municipais,  estaduais e federais.
As provas são para três níveis de estudantes.
Há medalhas de ouro, prata e bronze.
Há um programa de “jovens talentos”, em associação com o CNPQ, do Ministério da Ciência e Tecnologia, em laboratórios em 888 municípios brasileiros.
O objetivo é encaminhar os talentos que a Olimpíada revela para cursos de preparação em atividades de tecnologia de ponta.
Um verdadeiro horror !, amigo navegante.
Dar aos pobres das escolas públicas acesso a tecnologia de ponta, a partir da Matemática.
Que horror !
O tetra-campeão a Olimpíada de Matemática é o Ricardo Oliveira, filho de lavradores do interior do Ceará.
O Ricardo tem uma distrofia e é cadeirante.
Penta-campeão.
Claro que o Bonner e o Ali Kamel não podiam falar do Ricardo, ontem.
Era preciso destruir o Rio e o Lula.

TUCANO DEBOCHE, ARROGÂNCIA E RABO DE PALHA


A característica mais acentuada dos tucanos é seu bico alongado.

Que nem as gengivas e as olheiras de um certo Zé Alagão que deu para inaugurar maquete e obra inacabada, como o Robanel.

Mas a empáfia, o deboche e uma carga amazônica de arrogância compõem – salvo raras exceções – a medula óssea destes seres rabudos.

Ah! O imenso rabo faz parte da “indumentária” que reveste a hipocrisia e demagogia tucana. 

O senador Mário Couto – do ninho paraense – é desses tucanos que chama atenção pela excentricidade e pelo Rabo – DE PALHA – que tem.

A função parlamentar lhe confere o direito de extrapolar os limites da irresponsabilidade, desonestidades e das leviandades contra a pessoa do presidente Lula.

Vislumbra-se um “que” de desequilíbrio no senador marajoara.

Deve ter aprendido com o mestre Arthur Virgílio a esquizofrênica arte dos piripapes. Contina >>>

Luta de classes


Estava eu numa agradável aula de dialética, discutindo com o profi Hegel as diferenças da filosofia da natureza em Demócrito e Epícuro, quando dois colegas, um rico e um pobre, iniciaram uma discussão acalorada. A coisa logo derivou para agressão física. O rico, se sentindo ameaçado, ergueu a sua carteira e desferiu um golpe sobre a cabeça do pobre. O que se seguiu a partir daí foi uma intensa luta de classes. O episódio me fez ter algumas idéias que depois dividirei com vocês.

Como este Blog é de todos, responderei aqui a algumas perguntas que alguns camaradas internautas me enviaram por e-mail.
Braga:
Você prefere fazer teatro ou televisão?
- No teatro a gente tem mais condições de se expressar, de ter um contato com o público.
Anna2008:
Se você é comunista, por que não divide todo seu dinheiro com os pobres?
- Boa idéia.
Dr Divago:
Se a religião é o ópio do povo, o ópio propriamente dito seria o que do povo?
- O ópio.
Sapateiro:
O que você acha dos chamados movimentos da 3ª via? 
- Você está falando da Parada Gay?
Olguinha:
- Quais são seus próximos projetos?
Pretendo me lançar em carreira solo. Minha parceiria com Engels foi ótima. Fizemos muito sucesso juntos. Mas chegou a hora de fazer um trabalho mais pessoal. Talvez eu parta para a literatura infantil, quem sabe?

Juros e política econômica

Delfim Netto
Apesar de alguns ensaios meio velhacos que sempre aparecem na mídia nas antevésperas das reuniões, o Conselho de Política Monetária do Banco Central tomou a decisão correta no dia 17 de março, ao ignorar os estímulos para aumentar a taxa básica de juro. O que se disse depois, sobre não ter sido uma decisão técnica e sim política, é uma coisa um tanto ridícula: há muito pouca técnica nessas decisões, que, de qualquer forma, sempre são decisões políticas, apesar do conjunto de mitos que se criou para convencer os incautos de que existe uma ciência e, com isso, impor algumas crenças aos incautos.

Com a economia brasileira voltando a crescer depois de passar os maus momentos da crise financeira mundial, seria um perfeito absurdo elevar as taxas de juro que, por sinal, continuam no topo do mundo. O argumento de que existe risco de retomada da inflação devido à correção de níveis de salários é falacioso. Não há pressões visíveis que possam levar a uma desestabilização na taxa de inflação.

É claro que sempre há fricções aqui e ali e é importante que elas se exerçam, porque influem na mudança dos preços relativos e fornecem a indicação de onde devem ser encaminhados os investimentos. Num processo de crescimento acelerado (como o que estamos vivendo), o fator mais importante que induziria a crença na aceleração da inflação seria um aumento nos salários reais acima da taxa de crescimento da produtividade. Ora, isso não aconteceu no ano passado, muito menos no ano retrasado (2008) e não está acontecendo neste ano. Mesmo porque, quando se está num processo de recuperação da atividade econômica, a produtividade aumenta realmente.

No presente, se formos verificar os dados do Dieese, eles mostram com clareza que, no setor industrial, não há aumento de salário real acima do nível de crescimento da produtividade. Significa que este, que seria o fator mais importante das pressões sobre os preços, não existe. Há uma certa mídia que se sente motivada a chamar a atenção para o fato de que “os salários estão subindo mais do que o índice da inflação”, como se isso levasse à frustração da meta inflacionária. Talvez custem um pouco a perceber que, quando há crescimento econômico, é assim mesmo que tem de ser (o salário subir mais que a inflação, mas menos que a produtividade), porque este é o caminho óbvio para a redistribuição do produzido.

O dado importante é que a produtividade está crescendo mais do que o aumento do salário real. Significa que a taxa de retorno do capital está subindo, estimulando novos investimentos que vão gerar mais empregos e produzir depois novos aumentos do salário real, e assim por diante. É assim que caminha o mundo.

Tenho esperança de que, aos poucos, vamos conseguindo nos livrar dos mitos e da falsa ciência que inventou um cálculo de crescimento para um produto potencial, utilizado como referência para retardar o desenvolvimento por um longo período. O Brasil readquiriu as condições para sustentar um crescimento de 6% a 7% anuais nesta década e não pode desperdiçá-las. Isto não é só um desejo, mas uma necessidade porque, embora nossa taxa de crescimento populacional esteja declinando, vamos precisar oferecer trabalho e salários decentes a, aproximadamente, 140 milhões de pessoas entre 18 e 60 anos nos próximos dez anos.

Tal objetivo só se realizará se tivermos uma política econômica compatível com um crescimento mínimo de 5% e 5,5% todos os anos. É com essas metas que devem se comprometer os candidatos que vão disputar as eleições nos vários níveis de poder. Agora, se os governos cederem às políticas de elevação dos juros toda vez que o crescimento se acelerar ou assustarem o mundo com receios infundados de crises em contas correntes (que temos como evitar) a cada soluço dos mercados, não haverá como atingir o objetivo.

Podemos ficar crescendo aqueles míseros 2% do PIB dos anos finais do século XX, aumentando o “exército industrial de reserva” de que falava o velho Karl, ainda no século XIX. 

LUIZ GONZAGA - Ave Maria Sertaneja

PF deflagra Operação Hygeia, que investiga desvios de R$ 200 milhões

A PF deflagrou hoje a Operação Hygeia que investiga um esquema de desvio de dinheiro público e fraudes em licitações e contratos. 


Foram expedidos 36 mandados de prisão temporária a servidores públicos de Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Rondônia. 


As denúncias envolvem indícios de fraudes em licitações da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a contratação por valores superfaturados de organizações não governamentais (ONGs) para prestar serviços de saúde. 


A Polícia Federal estima que o total do desvio possa ultrapassar R$ 200 milhões.

TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

Poderia ter escolhido um vídeo feito por um profissional famoso. Preferi de um não famoso. Isto é para mandar um recadinho pra os tucademopiguistas: Não adianta vocês esconderem. Nós podemos mostrar aos nossos irmãos que estão distantes o que o governo Lula realiza.

Entrevista da Dilma a radio Itatiaia

   Ouça clicando aqui – 1a. parte e aqui -2a.parte

Festival de pênis gigantes no Templo de Kanayama - Japão

Governo fará mudanças nas concessões em infraestrutura

Uma boa notícia: a gerente do PAC, Miriam Belchior, anunciou que o governo Lula prepara uma nova legislação sobre concessões dos serviços públicos na área de infraestrutura no país visando aperfeiçoar o modelo existente.

O governo federal, informa Miriam, já iniciou consultas com o setor privado e com as atuais empresas concessionárias do setor de infraestrutura. O foco da mudança começa nas ferrovias para aumentar a concorrência e separar a construção e manutenção da operação da malha.

Mas não é só isso, avisa Miriam. Após reunião com empresários ligados à Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB) ela reconheceu um dos principais problemas na nossa infraestrutura são os aeroportos e que aí o governo corre contra o tempo na efetivação de soluções.

Por isso, num esforço conjunto os ministérios da Defesa, Fazenda, Planejamento e Casa Civil e a Infraero e o BNDES  estão mobilizados em  consultas e estudos para definir um modelo de concessões para os aeroportos.

Como sabemos o crescimento do trafego aéreo e do volume de passageiros tem sido extraordinário. Com a Copa do Mundo em 2014 no Brasil e as Olimpíadas em 2016 no Rio, é mais do que  urgente essa definição, sob pena de uma crise maior no setor aeroportuário. Sem falar no crescimento do transporte de carga e da aviação regional que, também, requer essas providências urgentes.

4 eixos que os tucademopiguistas usarão para tentar evitar a vitória da Dilma/PT

Primeiro eixo
Repetem como um mantra que o governo FHC é “igualzinho” ao de Lula, que as políticas sociais, todas, são de FHC, e que Lula as expandiu “um pouco” porque foi favorecido pela economia mundial. É uma tentativa de responder à proposta do PT de comparar os dois governos e mostrar as diferenças.

“No livro Brasil entre o Passado e o Futuro (co-edição EFPA/Boitempo), o Nelson Barbosa fala que houve uma inflexão na construção de um novo modelo (entre FHC e Lula). Agora são dois modelos distintos, o viés do Estado, a relação Estado-mercado, o fortalecimento do setor público, e o crescimento do mercado interno como estratégia predeterminada, inclusive durante a crise internacional. Existe uma grande diferença entre eles e é evidente que os tucanos não querem que essa diferença apareça, para evitar que os dois projetos apareçam para que o eleitorado se decida. E os jornais, a televisão vão bater nesse ponto dia e noite nos próximos meses”, analisa Nilmário Miranda..

Segundo eixo

Vão repetir na mídia que o projeto de Dilma é “estatista”. O objetivo é tentar separar o empresariado da campanha da Dilma. Eles interpretam a Petrobrás, o pré-sal, CEF, Banco do Brasil, BNDES, não como presença do Estado$ como planejador e realizador, mas como o velho estatismo. Mas, o empresariado não está embarcando nessa conversa depois da crise financeira mundial, das taxas de crescimento, da estabilidade.

Terceiro eixo

Eles atacam a política externa. Isso é muito estranho porque nunca a política externa foi alçada ao centro da disputa eleitoral. Em 2002 ocorreram debates sobre a ALCA, Mercosul, mas sem este apelo popular. Eles dizem que o Brasil de Lula apóia “ditaduras” como Cuba, Irã, Venezuela. Querem combater com isso o orgulho nacional provocado pelo novo papel do Brasil no mundo (Obama diz que Lula é o cara, a rainha Elizabeth coloca Lula ao seu lado, vem a Olimpíada). Querem desconstruir o orgulho nacional

Quarto eixo

Este aspecto orienta os ataques. Acusam o PT de autoritário, de corrupção. O viés autoritário estaria na realização de conferências nacionais, na atenção ao MST, na defesa dos direitos humanos. A própria realidade vem desmontando esse discurso com as melhorias salariais, da Previdência, fortalecimento do sindicalismo. No caso do PNDH -3 houve aquela histeria sobre suposto autoritarismo” dos movimentos populares. Ou seja, a nova relação, democrática, do Estado com a Sociedade é vista por eles como um crime. No caso das comunicações o cumprimento da legislação é vendido como um assalto à democracia.

"O viés ideológico aqui é inverter as maiores qualidades democráticas para os maiores defeitos do governo Lula. E quando se coloca o PT como o partido mais corrupto, a ideia é nivelar o PT por baixo e assim tentar barrar uma onda vermelha no país, já que o crescimento eleitoral de Dilma favorece o partido em outras instâncias eleitorais. Esse é um movimento que já aconteceu em 2006, estigmatizar o PT com a corrupção e o autoritarismo, esse tipo de ação não contribui para a democracia. 



São mentiras pré-fabricadas".

Espiritismo

Haurélio das Negras

Diabetes........................Dançarinas do diabo
Abismado...................Aquele que caiu num abismo
Pressupor.......................Colocar preço em algo
Missão.............................Missa prolongada
Padrão............................Padre muito alto
Estouro...........................Touro que virou boi
Democracia..............Sistema de governo do inferno
Barracão..................Proibe a entrada de cachorros
Homossexual..................Sabão para partes íntimas
Ministério........................Pequeno aparelho de som
Edifício............................Antônimo de 'é fácil'
Detergente......................Ato de prender humanos
Armarinho.......................Vento que vem do mar
Eficiência..................Estudo das propriedades do 'F'
Conversão......................Papo prolongado
Barganhar...................Receber de herança um bar
Fluxograma.............Direção em que cresce o capim
Halogênio......................Cumprimento a um gênio
Expedidor......................Antigo mendigo
Luz solar......................Sapato com luz na sola
Cleptomaníaco...............Fã de Eric Clapton
Tripulante.......................Especialista em salto triplo
Aspirado.......................Carta de baralho maluca
Coitado........................Vítima de coito
Cerveja........................O sonho de toda revista
Regime militar..................Dieta feita no exército
Bimestre..................Mestre em duas artes marciais
Caçador.......................Quem procura ter dor
Volátil..........................Avisa ao tio que vai lá
Assaltante......................Um 'A' que salta
Determine................Prender a namorada do Mickey
Pornográfico.............O mesmo que por no desenho
Coordenada...................Que não tem cor
Presidiário.......................Que é preso todos OS dias
Ratificar.........................Tornar-se um rato
Suburbanos..............Habitantes de túneis do metrô
Violentamente.................Viu bem devagar
Contribuir.......................Ir com vários índios

Esta foto (para mim) representa a escolha que devemos fazer nesta eleição


A vida como ela é


Seja qual for o resultado eleitoral de outubro, os PMDBs já venceram a disputa na projeção do controle das maiores fatias do orçamento da União. Explico por quê. No Brasil, conformar maioria e conseguir a estabilidade da moeda tem um preço que seria impagável em uma sociedade soberana. Em meio aos discursos de tipo moralista, quando tanto Dilma Roussef como José Serra riscam as esporas na arena de estilo Jânio Quadros antes da renúncia, os limites reais para manobrar na política ficam escamoteados.
Duas grandes margens constrangem a soberania popular no ato do exercício do voto e a conseqüente escolha de governo. Uma é o custo de formação de maiorias, tema polêmico cujo último escândalo dessa monta ganhara o apelido de Mensalão. A margem menos visível e de difícil compreensão para o grande público é o modelo de financiamento de curto prazo do Brasil, baseado em financeirização e transferência de recursos da sociedade para o sistema financeiro. Em ano eleitoral a primeira margem ganha musculatura, porque na hora de apostar as fichas e compor as chapas, o ambiente político e a obediência aos seus mandos subordinam até mesmo a Henrique Meirelles, o comandante em chefe do governo do Copom.
É difícil de admitir em alto e bom som, mas a verdade nua e crua é que governar no Brasil implica em, ao naturalizar estas margens de constrangimento estrutural e, por tanto, não confrontá-las, admitir dois tipos de alianças. Uma aliança implica em fazer “a opção preferencial” pelo capital financeiro em geral e o sistema bancário em específico. Do contrário, o fim de mandato pode se tornar uma roleta russa, sofrendo reveses simultâneos. Estes podem vir dos banqueiros da ciranda digital, executando ataques contra a moeda e retirada de fundos especulativos, aumentando o “risco” país e já condicionando a entrada do novo governo. Para quem pensa que exagero, basta recordar o ano de 2002 quando a disparada do dólar acelerou aos acordos de bastidores (nem tão velados assim) que levaram Antônio Palocci ao Ministério da Fazenda e o ex-presidente mundial do então maior credor privado do Brasil à presidência do Banco Central.
Outra aliança é o custo da tal da governabilidade. Implica em ceder às chantagens do cacicado das oligarquias partidárias que comandam o baixo clero do Congresso. No caso específico do pleito de 2010, a maior rede oligárquica nacional já demarca seu terreno. Com a derrocada do DEM, cujo canto do cisne deu-se através do desgoverno distrital do ex-tucano José Roberto Arruda e do ex-collorido Paulo Octávio, os PMDBs reinam sozinhos. Como craques da política imediatista, fazem o que na loteria ilegal se chama “cercar o bicho”, reduzindo a aleatoriedade das apostas. Dentro do seu governo federal, foi posto um freio às ambições de Meirelles, neófito nas hostes peemedebistas. Já na presença em palanques, o ataque é duplo. Enquanto o ex-governador Orestes Quércia declara apoio a Serra, seu operador de confiança, o deputado federal Michel Temer, naturaliza sua candidatura a vice de Dilma. Como se nota, dentro da política de curto prazo, ganhe Serra ou Dilma, os correligionários de Quércia, Calheiros, Jucá, Sarney, Geddel e cia. já cercaram o bicho por todos os lados. 
Bruno Lima Rocha é cientista político (www.estrategiaeanalise.com.br /blimarocha@via-rs.net

Presidente Lula confirma presença no ato do PCdoB em apoio a Dilma


Nesta quinta-feira (8), o PCdoB indicará seu apoio à pré-candidatura de Dilma Rousseff à Presidência em um grande ato no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília, a partir das 17h. Além da pré-candidata, também o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua presença, aceitando o convite dos comunistas. O presidente deverá participar do Ato a partir das 18 horas, em respeito à legislação eleitoral que veda a participação de agentes públicos no horário do expediente.

Para o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, "a presença do presidente Lula mostra o reconhecimento da importância do evento partidário que iremos realizar". 


"Nós estivemos ao lado do presidente Lula em todas as suas campanhas, portanto temos a responsabilidade de lutar para que os avanços conquistados em seu governo sejam mantidos e aprofundados. Lula e Dilma têm claro este compromisso e nosso empenho na luta por um Brasil moderno, justo e desenvolvido", afirmou o dirigente comunista.

Também estão confirmadas as presenças do vice-presidente, José Alencar, do presidente do PT, José Eduardo Dutra, além de lideranças políticas e dos movimentos sociais que compõem e apoiam a base governista. Entre os artistas convidados estão certas as participações de Martinho da Vila, Leci Brandão, Netinho de Paula, Jorge Mautner e Nelson Jacobina, além do grupo brasiliense de samba Coisa Nossa.

O PCdoB ratificará os compromissos firmados com um novo programa de desenvolvimento para o Brasil, expresso na pré-candidatura de Dilma Roussef, que será formalizada na convenção eleitoral programada para o mês de junho.

O Partido manifesta opção pela pré-candidatura da Dilma pela afinidade programática, pela convergência de idéias e, principalmente, por acreditar no avanço político e econômico do país. Um dos objetivos do ato é fomentar a discussão interna no Partido quanto à continuidade do desenvolvimento econômico com progresso social a partir da eleição presidencial.
Força do povo
“O diálogo positivo com Dilma, suas qualidades políticas e o caráter plebiscitário do pleito, possibilitaram ao PCdoB amadurecer a convicção de que ela está credenciada para disputar, vencer e governar com pleno êxito” afirma Renato Rabelo. Ele explica que o Partido identificou uma convergência muito grande de opiniões entre o PCdoB e a Dilma.

“Para apoiar uma pré-candidatura, como é o caso, é indispensável uma plataforma clara com pontos de vista comuns. As nossas conversas permitiram maior conhecimento mútuo e a revelação da identidade de objetivos”, afirmou Rabelo.

“O Partido defende que a campanha se realize alicerçada na força do povo, com um programa audacioso, e sustentada por uma coligação ampla, mas sublinha que é imprescindível o papel destacado da esquerda. Desse modo, mais do que garantir a continuidade do ciclo aberto por Lula, Dilma, na visão dos comunistas, poderá garantir um desenvolvimento ainda mais arrojado”, finalizou o presidente do PCdoB.

Chuvas no Rio II

Chuvas no Rio

Em ano de crise, renda do brasileiro cresce 10% e Ascensão social deve continuar, diz pesquisador

O Brasil deve ter pelo menos mais 5 anos de ascensão social, com a entrada de 9,4 milhões de brasileiros nas classes A/B até 2014 e outros 26,6 milhões na C, segundo a análise do economista-chefe do Centro de Políticas Sociais da FGV, Marcelo Neri.

O pesquisador acompanha a mobilidade social, mas o conceito de classes que ele usa difere do da Cetelem por considerar também a renda mensal familiar. Ainda assim, ambos os estudos apontam na mesma direção.



 “O aumento da escolaridade da população nos permite ser mais otimistas em relação ao futuro”, diz Neri.


Ele explica que o aquecimento do mercado de trabalho -o que inclui a expansão de vagas com carteira assinada- e a educação podem ser vistos como um “trampolim”, amparado pela proteção proporcionada pelos programas sociais aliados aos fundamentos macroeconômicos do país.

A volta do crescimento econômico e a geração de emprego, ressalta, possibilitaram a redução da desigualdade social.



“Primeiro o bolo cresceu, depois melhorou a distribuição”, completa.

Apesar da quase estabilidade (-0,2%) do PIB em 2009, houve a criação de 995 mil empregos formais. 



Considerando apenas os dados do último trimestre, a economia cresceu 2% em relação aos 3 meses anteriores.

Quem diz que o Brasil não pode ser de todos?

do Tijolaço


Agora não é um instituto oficial, “do governo”, quem diz. É uma pesquisa do grupo francês BNP Paribas, através da sua financeira Cetelem e da também francesa Ipsos, especialista em pesquisas de mercado, que mostra a redução da pobreza das famílias brasileiras. Desde 2005, cerca de 30 milhões de brasileiros que estavam nas classes D/E subiram a escada social graças ao aumento de renda e de consumo, e o total de famílias nesta faixa de consumo e renda caiu de 40 para 35% da população brasileira.  A classe C expandiu-se de 45 para 49% (o que representa 93 milhões de brasileiros, e as A?B cubiram 1%, para 16% da população.
Entre 2008 e 2009, a renda familiar média mensal caiu nas classes A/B, de R$ 2.586 para R$ 2.533, mas subiu na C (de R$ 1.201 para R$ 1.276) e nas D/E (de R$ 650 para R$ 733). “A crise afetou mais o topo da pirâmide”, avaliou Marcos Etchegoyen, diretor geral da Cetelem no Brasil.
O consumo, facilitado pelas isenções de IPI dadas pelo Governo para combater a crise, foi a grande alavanca deste aumento. Mas não só ele: cresceu a poupança dos mais pobres, também. A pesquisa constatou que a classe C foi a única que direcionou mais dinheiro para aplicações em 2009 do que em 2008, passando de R$ 209 para R$ 633.
Os resultados da pesquisa foram publicados hoje pela Folha e pela Época Negócios.
A elite brasileira teima em não ver o óbvio: quanto menos pobres temos, mais ricos todos somos. A única maneira em que eles não pensam em acabar com os pobres é fazendo com que eles deixem de sê-lo.

O povo não quebra cristal


Não é necessário ser profeta para revelar antecipadamente o que será o ano eleitoral de 2010.
Ou existe alguém com tamanha ingenuidade para acreditar que a tucademopiganalhada farsante que nasceu e cresceu mamando nas tetas do estado brasileiro, vá, pacificamente, aguentar mais 4 anos longe do Planalto,  suportar mais 4 anos sem os cargos, as benesses, os fundos de pensão, o nepotismo, enfim, a mais deslavada corrupção sempre vista no Brasil, quando eles nos desgovernaram durante 8 anos FHC?

FHC, já declarou em 2006, que (sic) “ o Brasil corre de risco de virar uma Venezuela”. E neste ano "o Brasil corre o risco de virar uma China. Entenda-se por mais esta delicadeza, golpes abaixo da cintura: Dossiês falsos, PCC “em rebelião”, PIG convulsionando o país… Que a lei de Godwin me perdoe – mas assistiremos em versão tupiniquim, a Kristallnacht, A Noite dos Cristais que marcou em 1938 o início do nazismo na Alemanha.

E as vítimas serão todos os democratas, os meios de comunicação não cooptados . Tudo isso para a perpetuação no poder de um partido que traiu um discurso de ética e moralidade ao longo de mais de 25 anos e, gradativamente, impõe ao país um assustador viés desesperado. Não se surpreendam: Há todo um lobby nacional e internacional visando a volta dos tucademopiganalhas ao poder.

Na verdade, FHC, é o übermensch (SUPERHOMEM) dos especuladores que lucraramm como “nunca na história deste país”.

Sendo assim, quem, em perfeito juízo, pode supor que estes ególatras aceitaram passivamente, democraticamente, a faixa presidencial para, por exemplo, Dilma Rousseff , ou mesmo Ciro Gomes?

Pelo que já vimos de “inaugurações” de obras que sequer foram iniciadas, de desrespeito às leis eleitorais, do boicote às CPIs requeridas em SP e em MG,  “deslizes” da Alstom, temos o suficiente para imaginar o que será a “disputa” eleitoral em 2010.

E tem mais, o PSDB/DEM estão comprando com o nosso dinheiro, Políticos, Intelectuais, juizes, Militares,  e formando milícias com o Milenium, Estadão, Folha, Globo, ONGS, Traficantes e outros, que recebem milhões e milhões de reais, para apoiar o candidato da corja.

Não podemos nem pensar em colocar como Presidente do Brasil, um homem covarde, que passou a vida derrubando adversários, derrubando jornalistas, pessoas inocentes, "passando por cima da mãe" por causa da ideia fixa que nasceu para ser presidente do Brasil. Só uma pessoa que sofre de amnésia, internada num manicômio, seria capaz de votar num tucademopiganalha para presidente de um País outra vez.
Confiram.

O PSB resolveu conversar mais com Ciro


O PSB planejava enterrar de vez a pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência na última segunda-feira, mas resolveu adiar o anúncio após conversa de dirigentes com o próprio deputado, em Brasília. Na semana passada, Ciro já havia dado o recado. Disse que só seu partido ou sua mãe poderiam impedi-lo de ser candidato e nem mesmo um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o convenceria a optar pela corrida ao governo de São Paulo em uma chapa formada com o PT.
O presidente do partido, o governador Eduardo Campos (PE) , e lideranças do PSB se prepararam para comunicar ao deputado que seu nome estava fora do jogo presidencial. Concluíram que o partido está isolado para a disputa, já que o PT conta com apoios de outros partidos como PCdoB e PDT. Após lançamento do PAC 2, dirigentes jantaram com Ciro, mas o deputado apresentou argumentos baseados em pesquisas de intenção de voto que fizeram o partido recuar. 
Com base nas últimas sondagens, Ciro disse ao partido que os seus 10% não só levam a disputa entre os presidenciáveis Dilma Rousseff e José Serra para o segundo turno, como é ele a segunda opção de voto dos eleitores dos dois principais candidatos. O deputado argumentou que se sair, ajuda Serra porque, na maioria dos casos, é o preferido dos eleitores do tucano. 
O partido disse a Ciro que não tem verba para bancar uma candidatura presidencial, que exigiria uma estrutura com alugueis de imóveis, jatinhos para viagens e campanha publicitária, mas o deputado disse que o partido pode faturar muito com o lançamento de uma candidatura nacional com uma chapa encabeçada com ele. Até animou o presidente do partido quando lembrou que sondagens internas do PSB mostram um potencial de crescimento de quase 20 milhões de votos. Diante dos argumentos, o PSB decidiu se reunir nesta semana para redefinir o momento mais apropriado para falar com o Ciro. 
Com a saia-justa, quer que o PT ajude a dar uma desculpa para convencer o deputado a se retirar da disputa em troca do apoio a Dilma logo no primeiro turno. O partido sugere que a legenda do presidente Lula negocie uma chapa ou apoio nos Estados para candidatos do partido de Eduardo Campos em troca da desistência de Ciro. Como exige uma “saída honrosa” da disputa, o deputado considera uma boa justificativa este “gesto maior pelo partido”. E por isso o PSB quer contar com o PT. 
Quer, por exemplo, apoio para a candidatura de Paulo Skaf ao governo de São Paulo. O PT chegou a defender o nome de Ciro como candidato único da base no Estado, mas o deputado recusou o convite e a base aliada do governo deverá ter dois candidatos em São Paulo. Além de Skaf, o senador Aloizio Mercadante, do PT, deverá entrar na disputa. Agora, o PSB quer que Dilma suba nos dois palanques.
Para Ciro, o PSB deveria lançar candidatura própria onde houvesse viabilidade e ocupar o "vácuo" deixado pelo PT. Ciro já disse que o PT em São Paulo é um “desastre” e não tem candidato forte.  A candidatura de Ciro em São Paulo nasceu de conversas com o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem é creditada a ideia de querer transformar a disputa eleitoral deste ano em um plebiscito entre PSDB e PT. 
Outras negociações entre os partidos envolve os caso do deputado federal Rodrigo Rollemberg. Rollemberg quer disputar o Senado Federal na chapa do PT no Distrito Federal, que lançou Agnelo Queiroz para o governo. Acontece que são duas vagas para três nomes. Além de Rollemberg, estão de olho nas vagas o senador Cristovam Buarque (PDT) e o deputado Geraldo Magela ( PT).

MPF abre inquérito sobre compra de caças

Se isto abaixo for verdade, na minha opinião o MPF deveria tomar uma atitude séria contra este procurador.

Quem de sã consciência pode concordar que seja aberto um inquérito para investigar algo que sequer foi concretizado? Quem já ouviu falar numa coisa dessa?

Tem mais se, for verdade esta notícia(?) - o procurador José Alfredo de Paula está coagindo o governo federal. E se o MPF aceitar isto é conivente, é cúmplice.

"O Ministério Público Federal em Brasília instaurou inquérito civil público para apurar as negociações em torno da compra dos 36 caças pelo governo brasileiro. A pedido do procurador José Alfredo de Paula Silva, o MPF pretende investigar a possível preferência do governo brasileiro em “escolher o caça francês Rafale, desprezando as concorrentes Gripen (Suécia) e Super Hornet (EUA), cujas propostas tinham preços menores”.

Quem da oposição tentar passar agora como sucessor do presidente Lula, não sendo, é lobo em pele de cordeiro


Sem citar nomes, Dilma Rousseff, candidata do PT à sucessão presidencial, voltou a usar nesta terça-feira, em Minas, a expressão "lobo em pele de cordeiro" para se referir à oposição, que estaria prometendo dar continuidade às coisas boas do governo Lula. Dilma negou, no entanto, que seja adotando a estratégia do "bateu-levou". 
- Havia uma oposição clara ao nosso projeto, e essa oposição continua. Tento uma oposição clara, ela não pode tentar aparecer como não sendo oposição - completou a petista, que também botou flores aos pés da estátua de Tiradentes.- Quem da oposição tentar passar agora como sucessor do presidente Lula, não sendo, é lobo em pele de cordeiro. Não estamos apostando no bateu-levou, nem no ataque. Estamos caracterizando que são dois projetos - disse Dilma, que participou de solenidade, na Câmara Municipal de Ouro Preto, que reuniu cerca de 25 prefeitos aliados da região e da Grande Belo Horizonte.
Na segunda-feira, disse que só quem pode garantir essa continuidade é a aliança "virtuosa" que elegeu Lula e apoiará agora sua candidatura.
- Aqueles que venderam nosso patrimônio, que quebraram o Brasil e deixaram o povo sem um salário digno não têm condições de levar isso adiante. São lobos em pele de cordeiro, mas o povo brasileiro está esperto e sabe reconhecer os falsos cordeiros. Um dia falam que vão continuar. Outro dia eles mostram patinha de lobo ao cometer um ato falho e ameaçam acabar com o PAC, com a política econômica. Como eles podem continuar o governo Lula se passaram os últimos sete anos e meio criticando este governo? Antes de mais nada, eles são anti-Lula - disse Dilma, em seu primeiro compromisso público após deixar o cargo de ministra-chefe da Casa Civil.

Quando a fé religiosa extrapola seus princípios


Luiz Lyrio
Professor de história - Aracaju (SE)

Enquanto houver na Terra um ser humano, existirá a religião. Ela surgiu de uma necessidade vital do homem. Diante da consciência da morte e de sua própria fragilidade, ele, sob pena de perder a razão e a vontade de viver, viu-se forçado a admitir a existência de um ser superior a quem recorrer nos momentos difíceis.

As religiões deveriam apenas cumprir seu papel de confortar as almas e ajudá-las a sobreviver com dignidade "neste vale de lágrimas". Mas, ao longo da história, elas mostraram o quanto são perigosas para o homem quando exercem o poder temporal. Estados teocráticos sempre foram um perigo para a humanidade. Avanços políticos, científicos e sociais, principalmente no campo da moral e dos costumes, são incompatíveis com as religiões.

Funcionando como freios ao progresso da humanidade, paradas no tempo e saudosas de épocas em que não sofriam questionamento algum por parte de milhões de fiéis ignorantes e supersticiosos, as religiões não têm compromisso com a verdade, que para elas se baseia exclusivamente em escritos milenares, nunca reformulados ou submetidos à crítica.

A ação avassaladora de algumas religiões sobre os indivíduos até abalou nossa convicção, defendida até pouco tempo atrás, de que a fé traz benefícios para o homem. Não que estejamos convencidos de que a fé só prejudique as pessoas. Acontece que, por trás da fé, geralmente está uma religião mutilando sua mente.

Inútil PIG tentar mostrar que Serra não é anti-Lula

Ler e acompanhar o noticiário diário da mídia brasileira é de estarrecer. Dizer, como o fazem alguns jornais hoje, que os petistas querem colar no candidato à Presidência José Serra (PSDB-DEM-PPS), a imagem de oposição ao presidente Lula é algo que só é possível no Brasil e só pode ter sido escrito mesmo por jornalistas brasileiros! Os petistas querem isso?

Ora, Serra é e sempre foi oposição ao presidente da República, ao seu governo e ao PT. Se não, apoiaria a candidata de Lula e do PT, Dilma Rousseff. Não é possível tentar mascarar assim a realidade! Ele quer se eleger e assumir o governo para mudar a política econômica e as políticas sociais do atual governo, o que já foi expresso à exaustão tanto por ele como pelo ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso e pelo partido de ambos, o PSDB.

Fora daí, o que temos - estimulado e ampliado pela mídia que cria fatos para os tucanos criticarem - é o discurso ético da velha UDN, agora sob o pelo de cordeiro do PSDB, sem nenhuma base na realidade, já que a própria legenda tucana e a oposição toda estão envoltas em gravíssimas denúncias de corrupção e irregularidades.

Querem ajudar Serra a livrar-se do DEM


Toda, repito, não é só o DEM-Brasília, com seu governador José Roberto Arruda preso na Polícia Federal. Há os casos aí frequentes, contínuos dos governos tucanos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e  São Paulo, esses dois últimos acobertados pela midia nacional que não os divulga.

Afirmar como o fazem jornais hoje que Serra vai atrair eleitores afirmando que apoia Lula e seu governo, que ele vai ser votado porque vai emplacar seu discurso de que é o "pós-lula" e não o "anti-Lula" é passar recibo de ingênuo e desinformado ao eleitor. Mas, inutilmente, porque o eleitor tem demonstrado nos últimos pleitos que não cai nessa, não se deixa enganar.

No fundo, com esse noticiário em que encampam a estratégia político-eleitoral da oposição, o que os jornais querem é ajudar a Serra e aos tucanos a se livrarem do DEM e do caráter oposicionista de sua candidatura. E principalmente livrá-los do passado de oito anos de FHC.