CPI da Privataria

Requerimento de abertura 

Livro que o Pig ignorou, vendeu 30500 exemplares em 4 dias

A Privataria Tucana, do jornalista Amaury Ribeiro Jr., está bombando, mesmo. A primeira edição, de 15 mil cópias, já havia se esgotado na própria sexta-feira, 9 de dezembro, dia do lançamento.
“ Só nesta segunda-feira, vendemos 15 ,5 mil exemplares”, conta-nos, entusiasmadíssimo Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial. “A rede Saraiva pediu 6.500 exemplares, a Fnac, 4.000 e a Cultura, 5.000. Em consequência, aumentamos de 15 mil para 30 mil cópias a tiragem da reimpressão.”
Ou seja, 30,5 mil exemplares vendidos desde sexta-feira.
A nova remessa começa a ser entregue às livrarias na próxima sexta-feira. Quem não tiver paciência para aguentar a espera, pode comprar o e-book na Saraiva Digital e na Gato Sabido.
O entusiasmo é tamanho que um leitor do Viomundo, que pediu anonimato, comprou 10 exemplares, para  sortearmos entre vocês. O critério ainda vamos definir.
Em tempo. Segundo Emediato, é boato que o livro A Privataria Tucana foi proibido ou está sendo boicotado por alguma livraria.


Conceição Lemes

Privataria tucana chegou as livrarias




ImageChegou às livrarias neste final de semana o livro “A Privataria Tucana” do jornalista Amaury Ribeiro Jr., publicado pela Geração Editorial sobre as privatizações do governo Fernando Henrique Cardoso (1994-2002). A pesquisa que o embasou, documentada, exigiu 12 anos de muito trabalho do repórter.

Amaury Ribeiro Jr. virou personagem e polêmica na campanha eleitoral presidencial do ano passado. Ele foi acusado de participar de um grupo que supostamente tinha como alvo quebrar o sigilo fiscal e bancário de políticos tucanos.

Também, neste final de semana, e como parte do lançamento de "A Privataria Tucana", chegou às bancas a edição 676 da revista Carta Capital, que traz como matéria de capa uma entrevista do jornalista sobre o seu livro. A matéria afirma que José Serra e pessoas a ele ligadas, como sua filha, Verônica, o genro, Alexandre Bourgeois, e Gregório Marín Preciado - este, sócio e marido de uma prima do ex-presidenciável tucano - estariam envolvidos em esquemas ilegais relacionados às privatizações.

A estrela do grupo, de acordo com o autor, no entanto, seria o ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil, o economista Ricardo Sérgio de Oliveira, tido por Amaury Ribeiro Jr. como o cérebro de uma verdadeira engenharia de contas, doleiros e offshores em paraísos fiscais para recursos que teriam origem nas privatizações tucanas. 

Luz sobre documentos e contas correntes


Em seu livro, Amaury revela, por exemplo, documentos de depósitos de uma empresa de Carlos Jereissati, participante do consórcio que arrematou a Tele Norte Leste, antiga Telemar, na conta de uma companhia de Ricardo Sérgio nas Ilhas Virgens Britânicas. O livro conclui que a transação dizia respeito a propina e teria envolvido R$ 2 milhões "para incrementar o caixa da campanha de Serra". Também informa que o contra-parente de Serra, Preciado, teria movimentado US $ 20 milhões ao longo dos anos.  

Outra personagem que desponta nas páginas de “A Privataria Tucana” é Verônica Dantas, irmã do banqueiro Daniel Dantas, em sociedade com outra Verônica, a filha de Serra, na empresa Decidir.com.

O autor do livro resumiu à Carta Capital a essência do que escreveu: “A apuração demonstrou aquilo que todo mundo sempre soube que Serra fazia. Na verdade, são duas coisas que o PSDB sempre fez: investigação dos adversários e esquemas de contrainformação”.

Segundo o jornalista, as duas formas de agir dos tucanos foram desvendadas no caso da Lunus (que derrubou a candidatura presidencial de Roseana Sarney, então do PFL, em 2002) e o núcleo de inteligência da Anvisa (montado por Serra no Ministério da Saúde). Neste último caso, Marcelo Itagiba (ex-delegado da PF e ex-deputado federal tucano) lideraria o grupo.

"Quebra de sigilo foi armação do PSDB"


Amaury nega à revista ter participado de qualquer operação de quebra de sigilo fiscal de Verônica Serra, durante a campanha presidencial, em 2010. “ Aquilo foi uma armação”, garantiu. “Faz parte do conhecido esquema de contrainformação, uma especialidade do PSDB”, defendeu-se.

Confira neste link a íntegra da entrevista de Carta Capital com o autor do livro "A Privataria Tucana". E não deixe de ler também a entrevista do editor do livro, o jornalista Luiz Fernando Emediato, da Geração Editorial, no sítio Brasil 247, sob o título "Serra sondou editor para barrar livro".

por Zé Dirceu

Presidente Dilma exalta parceria entre governo e congresso

 Na reunião de coordenação, a presidenta Dilma Rousseff ressaltou hoje (12) a parceria entre o governo e o Congresso Nacional que permitirá a votação de temas importantes em dezembro, como a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU). Concluir a votação do Código Florestal seria encerrar o ano com chave de ouro, acrescentou a ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Ideli Salvatti, em entrevista coletiva concedida no Palácio do Planalto, após a reunião.

"Foi uma reunião atípica por conta das votações no Congresso e as perspectivas promissoras de conseguirmos votar o segundo turno da DRU, no Senado, no dia 20 de dezembro e o Orçamento entre os dias 21 e 22", disse a ministra.

Já aprovada pela Câmara, a DRU permitirá ao governo o remanejamento de recursos do Orçamento, o que é considerado essencial para o enfrentamento da crise internacional. Já o Código Florestal deve voltar à apreciação dos deputados devido às mudanças aprovadas pelo Senado.

Segundo a ministra Ideli Salvatti, o governo também trabalha com a possibilidade de votação, na Câmara dos Deputados, do Fundo de Previdência do Servidor Público e da Lei Geral da Copa.

"Acho que vamos encerrar o ano de forma positiva. A presidenta Dilma está satisfeita com os trabalhos no Congresso e agradeceu o empenho dos líderes. Ela sempre faz muita questão de realçar esta parceria tão positiva entre governo e Congresso Nacional", afirmou Ideli.



Comércio virtual

Alguns fundamentos que revolucionarão sua loja virtual.

Abrir uma loja virtual se tornou muito fácil. Entre os principais fatores estão: contar com a plataforma certa, um público consumidor, os produtos que serão comercializados, os fornecedores definidos e a logística preparada. No entanto, para que a loja virtual se destaque no e-commerce é importante levar em consideração 4 pilares que fundamentarão o sucesso do empreendimento:

Design personalizado. Muito se fala sobre a necessidade de identificar o cliente com a loja virtual, contudo, muitos lojistas ainda não se preocupam com este fator. O layout personalizado é responsável por transmitir a primeira impressão ao cliente, para que o mesmo sinta-se confiante em permanecer na loja e efetivar a negociação. Possuir uma loja com design diferente e atrativo ao consumidor, certamente conduzirá seu empreendimento ao sucesso;
Conteúdo. Não adianta, porém, ter um super layout e manter informações de produtos, serviços, condições e dados da loja pela metade ou sem o conteúdo necessário para encantar o cliente. É necessário transmitir ao consumidor aquilo que ele precisa saber, mas de uma forma simples, clara, precisa e objetiva, buscando a fácil assimilação das informações pelo cliente;
Imagens nos produtos. Seguindo a importância de monitorar um conteúdo completo e preciso, é necessário também manter imagens reais nos produtos ofertados. Os textos devem falar das especificações do produto, mas as imagens devem apresentar ao cliente aquilo que o produto é visualmente, buscando encantá-lo. Adicionar legendas explicativas às imagens também são componentes que auxiliam nas vendas;
Atendimento. Saindo um pouco do aspecto visual, é necessário investir em questões práticas como o atendimento a clientes. Embora seja um assunto muito falado, há lojas que precisam trabalhar melhor a questão do bem atender, principalmente, por se tratarem de lojas virtuais. Responder e-mails rapidamente aos clientes, realizar contato pós-venda, possibilitar novas formas de contato como mídias sociais e chat, são as melhores formas de fidelizar o cliente via atendimento online.
Esses aspectos podem parecer simples aos olhos de muitos, mas se faltar algum deles na loja, certamente, os consumidores sentirão que algo está faltando e, é nesse momento que ele pode optar por realizar suas compras em outra loja. Portanto, não basta ter um espaço garantido na web, é necessário investir na satisfação do cliente e apostar nos aspectos internos da sua loja virtual.

por Felipe Martins

Fotografia moderna

As entranhas da Privataria Tucana
O Euro
E os muy amigos José Serra e Aécio Neves
facetas da história atual e futura.

A justiça é cega

[...] não enxerga a roubalheira que seus mais graduados membros praticam dia após dia.

Centenas de magistrados têm salários acima do ‘teto’

Reza a Constituição brasileira que nenhum servidor público pode receber contracheques acima do valor pago aos ministros do STF: R$ 26,7 mil.

O pé direito não é respeitado nem pelos Tribunais de Justiça. 

A Corregedoria do CNJ passa um pente fino nas folhas salariais dos magistrados.

O repórter Felipe Recondo oferece uma ideia do tamanho da encrenca em fase de detecção. Eis alguns exemplos:
  • Em setembro de 2011, 120 desembargadores foram brindados com vencimentos de mais de R$ 40 mil. Outros 23 embolsaram mais de R$ 50 mil.
  • Num caso específico, o impensável foi levado às fronteiras do inadmissível. Descobriu-se um desembargador que beliscou em setembro R$ 642,9 mil.
  • Em maio de 2010, dezenas de magistrados apalparam mais de R$ 80 mil. Em 112 casos, os salários superaram os R$ 100 mil. Em nove, foram a mais de R$ 150 mil.

Para furar o teto, vale todo tipo de macumba. Por exemplo: auxílios indiretos, abonos e a venda de parte dos 60 dias de férias anuais.

Como se vê, quando está em jogo a própria remenuração, a Justiça nem sempre é cega. Apenas finge que perdeu a lente de contato.

por Josias de Sousa