Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Joaquim (verme) Barbosa - ja vai tarde

Um desastre. Se considerada à luz dos fatos, essa é a forma de encarar a gestão de Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal.

Para não dar muito na vista, mesmo os que enaltecem esse período destilam críticas laterais ao ministro que vai se aposentar. Tinha temperamento instável, era ríspido com os adversários, não suportava críticas. Fossem esses os problemas da gestão de Barbosa, só teríamos a comemorar.

Mas não é disso que se trata. Sob sua batuta, o Supremo Tribunal Federal cometeu indecências renegadas até por juristas absolutamente insuspeitos de serem de situação ou oposição.

A lista de despautérios é imensa. Algumas: a recusa em adicionar como prova ao processo do mensalão o inquérito 2474, que jogava por terra boa parte das "provas" apresentadas contra os acusados. A admissão, em público, de que ampliou penas artificialmente para prejudicar réus. A aceitação de um julgamento que misturava ao mesmo tempo acusados atingidos pelo chamado foro privilegiado com réus com direito a tramitação em instâncias inferiores ao STF –maiores esclarecimentos com Eduardo Azeredo, do PSDB, símbolo do mensalão mineiro.

A maior das extravagâncias talvez tenha sido a adoção do escândalo jurídico apelidado de domínio do fato.

Primeiro, pela covardia. Se é para condenar alguém pela ação penal 470 porque, se não sabia, deveria saber –traduzindo em miúdos, o sujeito é culpado até que prove sua inocência, o inverso do Direito mais elementar–, o primeiro réu a ser arrolado deveria ser o então presidente Lula. Mas cadê coragem? O Torquemada nacional refugou.

Depois, pelo oportunismo: a transformar-se em jurisprudência, o domínio do fato colocaria na cadeia gente como Silvio Santos (como não sabia que o banco dele tinha um rombo de mais de R$ 4 bilhões?), Fernando Henrique Cardoso (como ignorava que sua reeleição fora comprada a céu aberto, fato registrado em gravações?), empreiteiros de diversos sobrenomes (que história é essa de desconhecer doações milionárias em troca de favorecimento em licitações?) etc. etc.

Tamanhos absurdos são muito mais importantes que o apego midiático demonstrado por Barbosa. A caravana aérea dos condenados na ação penal 470, a insistência em manter José Dirceu trancafiado, as investidas contra José Genoino -tudo isso é apenas cortina de fumaça.

Ao comunicar seu afastamento, Barbosa afirmou: "Esse assunto está completamente superado. Sai da minha vida a ação penal 470 e espero que saia da vida de vocês. Chega desse assunto".

Nada disso, pelo contrário. A melhor coisa que o STF tem a fazer para resgatar alguma credibilidade é realizar a autópsia desse período em que a noção de Justiça foi trocada pela de justiçamento. A propósito: alguém poderia citar numa tacada só uma única medida do Supremo nestes anos de gestão Barbosa que tenha de fato servido ao povo contra os poderosos?

Simplicidade Briguilina

- O que é Paz?
- É você dormir com a consciência tranquila!

Leia Também:
Vovó Briguilina, o netinho e a pesquisa Datafalha

A crítica construtiva

do pig e dos caducos do rasteiro
Leia Também: 

Grid View, novo recurso do Gmail

Há alguns meses, o Gmail lançou abas para que os e-mails que recebemos se categorizem automaticamente de acordo com seu foco. Basicamente, temos três caixas: a principal, para notificações de redes sociais e para promoções. Agora, o serviço vem com um novo recurso para essa categorização de promoções: trata-se do Grid View, no qual é possível se inscrever para utilizá-lo por este link. Com este recurso habilitado, o usuário consegue visualizar miniatura dos e-mails, em boxes, com imagem e texto, e não mais em linhas de assunto.
linhas-de-assunto
Testando este recurso, percebi alguns pontos positivos em relação à atratividade dos e-mails, desde que bem construídos. Agora, não só o subject pode motivar o clique, mas também os itens abaixo:

Papo de homem - a vida tem um sentido coletivo


  1. Anatomia de um crime

O texto tá finalizado. Se tiver 5 curtidas e 2 comentários, vai ser muito. Pelo menos ninguém pode reclamar que o Papo de Homem não puxa casca de ferida.”
Foi assim que apresentei ao Jader, meu editor no Papo de Homem, o artigo “A vida tem sentido?“. E eu estava sendo franco em relação à baixa expectativa de curtidas/comentários, afinal, o que podia esperar de um texto que fala do sentido da vida sem pretensões religiosas e sob a perspectiva de um personagem neurastênico?
Por isso fiquei incrédulo quando, na manhã da publicação, recebi uma mensagem do Jader avisando que o texto estava bombando nos comentários.
Mais ainda, eu não estava preparado para a excelência daquelas conversas. Foi uma polifonia de testemunhos e referências, em que se harmonizaram vários instrumentos e ritmos. De metal sinfônico à MPB; de curta-metragens à cenas de longa-metragens; de citações de mestres orientais à confissões de romancistas russos: todos convergentes na formação de uma visão única, embora plural, sobre o sentido da vida humana.
Mas algo que me incomodou, por estarem absolutamente certos, foram os comentários de Vinicius Domenes e Frederico Vilela. Segundo eles, faltou, ao final do texto, uma proposta de sentido da vida. A verdade é que assumi a posição confortável de não me expor e, por outro lado, não me sentia a vontade com nenhuma das propostas apresentadas usualmente, principalmente pelas religiões, a respeito do tema.
Ocorre que, após ver a excelência de todos aqueles comentários, não havia mais desculpas — a busca por uma proposição do sentido da vida havia se tornado uma atividade coletiva com todos os leitores que participaram.
Como o seriado True Detective, que inspirou o texto, os comentários tornaram-se uma verdadeira investigação. Mas não uma averiguação criminal, e sim uma busca por pistas que possam desvendar outro tipo de delito: aquele que nos privou do sentimento de integração com o universo, de completude com o mundo circundante, aquele que nos faz perguntar se a vida tem um sentido.

2. A cena do crime

Humor - The i-piauí Herald

Júlio César chora compulsivamente ao saber que Aloysio Nunes será o vice de Aécio 

TRISTES TRÓPICOS - Abalada emocionalmente, a seleção brasileira não recebeu bem a notícia de que Aloysio Nunes será o vice de Aécio Neves. 
"Com essa chapa, a gente não derrota nem o Eduardo Campos nos pênaltis", lamentou David Luiz, enquanto consolava o companheiro Thiago Silva que permanecia estático, à espera de um convite para chorar no Caldeirão do Huck.

Dilma sai na frente

Em números de partidos, governadores e tempo de propaganda eleitoral

Encerrado ontem o prazo para o fechamento de alianças e coligações e divulgado o balanço dos tres principais candidatos à Presidência da República na eleição deste ano, verifica-se que fracassaram por completo as intrigas, campanhas contra e torcida da oposição e mídia pela desestabilização da candidatura à reeleição da presidenta Dilma Rousseff.
Não vingaram o “Volta Lula”, movimento no qual tanto investiram; nem a torcida para que o PMDB, dentre os maiores partidos do país, se desgarrasse da base de apoio à reeleição da presidenta; nem as tentativas de aliciamento para captura de partidos menores que se desertassem do governo para engrossar o apoio  às candidaturas de oposição.
O candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (PSDB-MG), esperou até a última hora que um partido de porte deixasse a base do governo para escolher nele seu companheiro de chapa e como isto não aconteceu, optou ontem pelo convite a um companheiro tucano mesmo, o senador Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP), seu candidato a vice-presidente.
Aécio e Eduardo Campos não receberam os apoio que tanto esperaram

Mais cala-boca nos pessimistas

O ministro Edison Lobão - Minas e Energia - bateu duro nos Velhos do Restelo:

"Recentemente fomos invadidos por uma onda de pessimismo sobre a Copa do Mundo. Está aí o sucesso absoluto da Copa. Também diziam obstinadamente que nós iríamos caminhar para um racionamento de energia. Não tivemos racionamento nenhum e não chegaremos a ele porque temos responsabilidade de planejar e executar a geração, a transmissão e o fornecimento de energia no nosso país

Biblioteca circulante

O benfeitor se foi. 

Luís Cruz foi uma das criaturas de melhor coração que conheci. Jurado de TV e fundador da Biblioteca Circulante, ele seria merecedor das mais sérias homenagens - medalhas, comendas e cidadanias. Colhendo aqui e dali brinquedos, roupas, alimentos, bolsas de estudo e livros, ele conseguiu ajudar muita gente, peregrinando em uma kombi por todo o Estado. Nos fins de semana, proporcionava shows em hospitais, levando conforto e alegria aos enfermos. Não é sem motivo que sorriu a vida inteira. 
Adeus!
by Neno Cavalcante
Leia Também: Sobremesa do Neno

Holocausto palestino

Covardia

Pérolas fenomenais

Tem que partir para o ataque,
Tem que fazer gol,
Porque ganha o jogo,
Quem faz mais gol

Ronaldo "Fenômeno"

Leia Também: É besteira demais

Poemitos da Vovó Briguilina

Meu coração
Muda de ideia
O tempo todo.

Tu é a única ideia
Que ele insiste
Em não mudar.

by Bruno Fontes

Leia Também: Corrigindo Drumond

Olhar digital

Samsung lança quatro modelos de Galaxy de uma vez


A Samsung incluiu quatro smartphones de caractecrísitcas básicas à já numerosa família Galaxy. São eles: Galaxy Core II, Galaxy Star 2, Galaxy Ace 4 e Galaxy Young 2, todos com Android 4.4, feitos para concorrer mundialmente com Moto G e Moto E, da Motorola.


Core II (foto acima): processador quad-core de 1,2 GHz, tela de 4,5 polegadas, 4GB de armazenamento interno (expansíveis até 64 GB) e bateria de 2.000mAh. A câmera traseira tem 5 megapixels, com flash de LED, e a memória RAM é de 768 MB. Com suporte a dois chips, o aparelho permite utilizar duas operadoras ao mesmo tempo.

Empresas históricas

SCHLUMBERGER - Em tempos de pre-sal é preciso conhecer a empresa-chave para localizar reservas petrolíferas em terra e no mar. A Schulumberger, empresa com raízes francesas e hoje com sede em Houston no Texas foi fundada em 1926 por dois irmãos franceses, Comrad e Marcel Schlimberger, de raízes alsacianas, com formação de físicos pela Ecole Polythnique e depois Ecole de Mines, duas tradicionais instituições de ensino no campo da física e da geologia.

Tirinhas da Copa

Alta tensão
Veja Também: Tirinhas