Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

Obrigado por se inscrever!

Olá Joel,

Obrigado por confirmar sua inscrição. A partir de agora, você faz parte de nossa lista, e receberá o informativo do Blog diretamente na sua caixa de entrada.

Obrigado,
Tijolaço - O blog do Brizola Neto

Blog do Brizola Neto

Olá Joel,
Recebemos seu pedido de inscrição para o Tijolaço - O blog do Brizola Neto
Antes de começar a lhe mandar o informativo, e sabendo da grande quantidade de e-mails que recebemos em nossas caixas todos os dias (nem todos desejados), pedimos que confirme sua inscrição!
Clique no link abaixo para confirmar sua inscrição. Caso seu webmail o proíba de clicar nesse link, pedimos que copie e cole o mesmo em uma nova janela ou aba do seu navegador.

Boletim do Zé Dirceu

DESTAQUES DO DIA
08.01.2010

Blog do Zé:

Candidatura Marina Silva empacou

A firmeza de Cristina Kirchner

Perspectivas são de recuperação do FAT

Boas e más notícias na área econômica

Economia: fala-se uma coisa, faz-se outra

BNDES no combate ao trabalho escravo

FSP continua desinformando seus leitores

Estadão na contramão



Colunista do Dia:

Inveja dos argentinos: eles abriram os arquivos militares
Artigo da jornalista Rose Nogueira
  

Boletim Carta Maior - 08/01/2010

Caso não visualize esse email adequadamente acesse este link

 
Boletim Carta Maior - 8 de Janeiro de 2010 Ir para o site
 

 
 
Os EUA e a "pacificação presidencial" na América Latina
 
O presidente Barack Obama distanciou os EUA de quase toda América Latina e Europa ao aceitar o golpe militar que derrubou a democracia hondurenha em junho passado. O apoio ao processo eleitoral garantiu para os EUA o uso da base aérea de Palmerola, em território hondurenho, cujo valor para o exército estadunidense aumenta na medida em que está sendo expulso da maior parte da América Latina. Obama abriu a brecha ao apoiar um golpe militar, repetindo uma prática dos EUAbem conhecida na América Latina. O artigo é de Noam Chomsky.
> LEIA MAIS | Internacional | 07/01/2010
 
A doutrina Hillary: a gestação do argumento golpista
Os apologistas do processo eleitoral passaram a questioná-lo. Os argumentos que tiram da manga são de uma imoralidade que beira o ridículo. Dizem, por exemplo, que o que conta não são as eleições, mas sim a ação de governo; ou que o sufrágio contaminado de populismo é um engano (quando ganha a esquerda, é claro) e outras afirmações no mesmo estilo. A ?doutrina desqualificadora da eleição? vem ganhando terreno em diversos setores políticos e já foi expressa, em reiteradas declarações, pela atual secretária de Estado dos EUA. O artigo é de José Vicente Rangel.
> LEIA MAIS | Internacional | 07/01/2010
 
Justiça suspende anistia a camponeses do Araguaia
Juiz federal do Rio de Janeiro suependeu pagamento de indenizações a 44 camponeses da região do Araguaia, anistiados pela Comissão de Anistia em 2009. Decisão liminar atende ação interposta por assessor ligado ao gabinete do deputado Flávio Bolsonaro (PP-RJ), filho do deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ). "Este mesmo cidadão ingressou com outra ação popular que suspendeu a anistia de Carlos Lamarca que concedemos em 2007", revela Paulo Abrão, presidente da Comissão de Anistia, que vai recorrer da decisão da Justiça federal do RJ.
> LEIA MAIS | Política | 05/01/2010
• Leandro Fortes: A longa despedida da ditadura militar
• Carta aberta de Alipio Freire a Paulo Vannuchi

 
Colunistas
 
Laurindo Lalo Leal Filho
Sobre garis e democracia
Pouco depois de revelar o seu verdadeiro caráter em público, referindo-se preconceituosamente aos garis na passagem do ano, o apresentador de TV Boris Casoy volta à carga. Como se nada tivesse acontecido retorna com informações truncadas, nitidamente partidarizadas.
> LEIA MAIS | 07/01/2010
 
Flávio Aguiar
A alquimia do Estado brasileiro
Existem dois elementos primevos na alquimia do moderno Estado brasileiro, ou se quiserem outro falar, dois signos arcanos no seu zodíaco: o positivismo de Auguste Comte, mas transculturado para nossa terra, e o liberalismo que aqui se aculturou à escravidão.
> LEIA MAIS | 06/01/2010
 
 
Você é a favor ou contra a união civil homossexual?
Esse direito faz parte do Plano Nacional dos Direitos Humanos do governo. A Igreja católica se pronunciou contra, assim como em relação ao direito ao aborto. Qual sua opinião? - 08/01/2010

 
Análise & Opinião
 
Breno Altman
Fórum Social Mundial, décima edição
O discurso autonomista, tão proeminente nas primeiras edições do Fórum Social Mundial, apresenta-se hoje como uma relíquia exótica, desprovido de vida e conexão com a realidade. O que explica a irrelevância à qual, pouco a pouco, vai sendo condenado o próprio Fórum. - 06/01/2010
 
Washington Araújo
Que vazem os áudios!
Existem consequências e consequências. No caso Ricupero custou-lhe o então muito vistoso Ministério da Fazenda. No caso Bial restou-lhe a opção de apresentar o Big Brother Brasil. No caso Casoy? bem, aí o mistério é impenetrável. - 06/01/2010
 
Marcelo Salles
Uma excelente reportagem e uma sugestão de pauta
A TV Brasil exibiu extensa e corajosa reportagem sobre a tragédia ocorrida em Angra dos Reis, mas com uma grande diferença em relação às empresas comerciais: a especulação imobiliária aparece entre os atores causadores das cinquenta mortes. - 05/01/2010

 
Em Destaque
 

2010: perspectivas para as crises e conflitos nas relações internacionais
O ano de 2009 não apresentou grandes novidades ou esperanças maiores sobre o que poderá nos esperar em 2010, por mais que a eleição de Barack Obama o tenha sugerido. Em um ano, as crises mantiveram-se praticamente as mesmas e a tão esperada ?nova abordagem? das relações internacionais na verdade não aconteceu. Deu-se, isso sim, a instauração de um clima mais aberto, mais voltado para o entendimento em alguns campos, em particular entre os grandes centros de poder. O artigo é de Francisco Carlos Teixeira da Silva. - 04/01/2010
 

Real Time Web Analytics Clicky


Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui