Mercadante defende tese

O Senador Aloizio Mercadante finalmente defende sua tese de doutorado. Na banca, pessoas ilustres [Delfim e Tavares, por exemplo], que em outros tempos nunca se encontrariam de livre e espontânea vontade.

O tema é sobre o Neo-desenvolvimentismo no Governo Lula. Isso sim rende uma boa discussão.

Abaixo o link do calendário de teses na Unicamp, com outros textos a serem defendidos, com discussões tão relevantes quanto.

http://www.eco.unicamp.br//biblioteca/calendario.php

É bom poupar o constrangimento de fulanizações

Ingratos e ressentidos

Queixava-se o então presidente Juscelino Kubitschek que,  ao nomear um ministro, fazia dez ressentidos e um ingrato. Dilma Rousseff  ainda não precisa levar o comentário ao pé-da-letra porque ingratos, propriamente, ainda não apareceram. Por enquanto, os escolhidos estão manifestando agradecimentos, lealdade e bons propósitos.  A presidente eleita não perderá por esperar, no entanto. Quando começarem as disputas internas por espaço muitos sentimentos mudarão em sua equipe. A razão é simples: esse é o ministério da redundância. Montes de atribuições estão emboladas nas diversas pastas, tanto  na economia quanto na administração e, pelo jeito, também na política externa. No governo Lula tem sido assim, mas para o mandato de Dilma as previsões parecem maiores. É bom poupar o  constrangimento de fulanizações, por enquanto, já que entre os escolhidos, tudo é festa. Em alguns meses veremos quem briga com quem.

Quanto aos ressentidos, a conversa é outra. Na nova  bancada do PMDB na Câmara o que mais se ouve são referências aos "ministériozinhos" oferecidos ao partido. Não devem ser levadas a sério as explosões de que "ela vai ver quando encaminhar seus primeiros projetos", até porque o ministério não está completo e só agora abre-se a temporada de caça aos cargos de segundo escalão, muitos deles tão apetitosos quanto os de primeiro. Também no PT registram-se queixas e reclamações, para não falar nos penduricalhos. De qualquer forma, importando menos o volume  de ingratos e ressentidos, tem sido sempre assim desde que o mundo é mundo.
por Carlos Chagas

PSB aguarda resposta de Ciro Gomes

O partido espera posição dele para definir nomes que comporão o ministério do governo Dilma.

Depois de reunião na Granja do Torto ontem com a presidenta eleita Dilma Rousseff, a cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB) aguarda uma resposta do deputado Ciro Gomes (CE) para definir como vai compor sua cota na Esplanada dos Ministérios.

Ciro Gomes, antes ignorado pelo partido para ministérios, foi sugerido por Dilma, com apoio do presidente Lula, conforme revelou ontem o Poder Online.

Os nomes inicialmente indicados pelo PSB para as pastas são os de Fernando Bezerra, atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Eduardo Campos, em Pernambuco, e Márcio França, deputado por São Paulo. França, porém, não é um político de consenso dentro da equipe de transição.


Até a próxima semana, o PSB prometeu uma resposta ao convite de Dilma sobre quem indica para ocupar as pastas da Integração Nacional e a Secretaria dos Portos, que foram reservadas ao PSB. A participação de Ciro no governo, porém, pode garantir ao partido mais uma vaga no governo, embora esta possa ser do segundo escalão.

A predileção de Dilma por Ciro ficou clara com a participação de seu irmão, o governador do Ceará, Cid Gomes, na reunião de ontem na Granja do Torto. Cid ganhou a incumbência de comunicar o resultado da reunião ao irmão, que está em viagem no exterior, para depois reportar ao partido qual sua posição.

Ciro tem a preferência da equipe de transição por ter descartado candidatura própria à Presidência neste ano e declarado apoio a Dilma Rousseff. Depois do primeiro turno, ele foi convidado a fazer parte do núcleo da campanha.

A Ciro agora cabe decidir se aceita retornar à pasta da Integração Nacional, que já ocupou no governo Lula. Inicialmente, a aliados ele disse que recusaria a oferta, considerando-a "figurinha repetida". Mas, agora, restaram poucas posições de ponta no governo. Se declinar, Ciro ainda tem a opção de ocupar a presidência do Banco do Nordeste (BNB) uma espécie de BNDES da região.

O PSB ganhou peso na composição do governo Dilma por ter seis governadores eleitos neste ano. Com isso, aumenta a pressão sobre mais cargos na administração federal. Uma decisão final sobre os nomes do PSB no governo Dilma será tomada até quarta-feira, prazo que Ciro assumiu para se manifestar sobre o convite.


Brasília Confidencial


Ministro é alvo de fraude...
Patrocinada por quem?...
Sei que o PIG [Testadão] comprou e divulgou a mentira.




Lula elogia consumo das classes C e D

Crédito triplica e Lula elogia consumo das classes C e D

A oferta de crédito no Brasil praticamente triplicou em oito anos, atingindo o patamar de R$ 1 trilhão. "O Brasil inteiro, para financiar crédito para 190 milhões de habitantes,tinha apenas R$ 380 bilhões", observou nesta sexta-feira o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Só o Banco do Brasil tem (hoje) mais do que o país tinha em [...]

Ivete Sangalo

Confira a Ivete Sangalo amanhã na Eliana!


André François lança livro em São Paulo

  O lançamento e noite de autógrafos do novo livro de André François, "De volta para casa - Um documentário sobre o tratamento domiciliar no Brasil", aconteceu no dia 08/12 em São Paulo.


André François, do livro "De volta para casa".

Fauna Galeria exibe Tempo:desejo, de Jair Lanes: Foi inaugurada, no dia 09/12, na Fauna Galeria, exposição de fotografias de Jair Lanes, com obras de séries diversas. A exposição tem curadoria de Eder Chiodetto.


Jair Lanes.

Espaço Cultural Serralheria expõe série Realidade Maravilhosa: Mais uma exposição em São Paulo. Realidade Maravilhosa exibe imagens que subvertem a realidade, através de intervenções realizadas em São Paulo.


Imagem que integra a exposição Realidade Maravilhosa

Lei que Regulamenta profissão de Fotógrafo é aprovada na Câmara: O Projeto de Lei que dispõe sobre a profissão de fotógrafo e dá outras providências, foi aprovado quarta-feira passada (08/12), na Câmara dos Deputados, regulamentando a profissão de fotógrafo.

As pontes de Lerner: Juan Esteves escreve sobre o livro "São Paulo, Pontes e Vistas" do paulistano Marcelo Lerner, de formato panorâmico, com imagens compostas com até 60 fotogramas, que será lançado no dia 14 de dezembro de 2010.


Marcelo Lerner

Humildade e Fé

Esse é um homem digno de muito respeito e admiração!  QUE LIÇÃO DE VIDA!

.... "embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim " ..... ( Chico Xavier )
               
 

ESTE HOMEM, A CADA DIA DÁ NOS UMA NOVA LIÇÃO!

"A humildade não está na pobreza, não está na indigência, na penúria, na necessidade, na nudez e nem na fome".
 
Na semana passada, o vice-presidente da República, José Alencar, de 77 anos deu início a mais uma batalha contra o câncer. É o 11º tratamento ao qual se submete. 

*Desde quando o senhor sabe que, do ponto de vista médico,

sua doença é incurável?

JA - Os médicos chegaram a essa conclusão há uns dois anos e logo me contaram. E não poderia ser diferente, pois sempre pedi para estar plenamente informado. A informação me tranquiliza. Ela me dá armas para lutar. Sinto a obrigação de ser absolutamente transparente
quando me refiro à doença em público. Ninguém tem nada a ver com o câncer do José Alencar, mas com o câncer do vice-presidente, sim.
Um homem público com cargo eletivo não se pertence.

*O senhor costuma usar o futebol como metáfora
para explicar a sua luta contra a  doença. Certa vez, disse que estava ganhando de 1 a 0. De  outra, que estava empatado. E, agora, qual é o placar?

JA - Olha, depois de todas as cirurgias pelas quais passei nos últimos anos, agora me sinto debilitado para viver o momento mais prazeroso de uma partida: vibrar quando faço  um gol. Não tenho mais forças para subir no alambrado e festejar.

*Como a doença alterou a sua rotina?


JA - Mineiro costuma avaliar uma determinada situação dizendo que
"o trem está bom ou ruim". O trem está ficando feio para o meu lado.
Minha vida começou a mudar nos últimos meses. Ando cansado. O tratamento que eu fiz nos Estados Unidos me deu essa canseira. Ando um pouco e já me canso. Outro fato que mudou drasticamente minha rotina foi a colostomia (desvio do intestino para uma saída aberta na lateral da barriga, onde são colocadas bolsas plásticas), herança da última  cirurgia, em julho. Faço o máximo de esforço para trabalhar normalmente. O trabalho me dá a sensação de  cumprir com meu dever. Mas, às vezes, preciso de ajuda. Tenho a minha mulher, Mariza e a Jaciara (enfermeira da Presidência da República) para me auxiliarem com a colostomia. Quando, por algum motivo, elas não podem me acompanhar, recorro a outros dois enfermeiros, o Márcio e o Dirceu. Sou atendido por eles no próprio gabinete. Se estou em uma reunião, por exemplo, digo que vou ao banheiro, chamo um deles e o que tem de ser feito é feito e pronto. Sem drama nenhum. 

*O senhor não passa por momentos de angústia?


JA - Você deveria me perguntar se eu sei o que é angústia. Eu lhe responderia o seguinte: desconheço esse sentimento. Nunca tive isso.
Desde pequeno sou assim, e não é a doença que vai mudar isso.

*O agravamento da doença lhe trouxe algum tipo de reflexão?


JA - A doença me ensinou a ser mais humilde. Especialmente, depois da colostomia. A todo momento, peço a Deus para me conceder a graça da humildade. E Ele tem sido generoso comigo.. .Eu precisava disso em minha vida. Sempre fui um atrevido. Se não o fosse, não teria construído o que construí e não teria entrado na política.

*É penoso para o senhor praticar a humildade? 

JA - Não, porque a humildade se desenvolve naturalmente no sofrimento. Sou obrigado a me adaptar a uma realidade em que dependo de  outras pessoas para executar tarefas básicas. Pouco adianta eu ficar nervoso com determinadas limitações. Uma das lições da humildade foi perceber que existem pessoas muito mais elevadas do que eu, como os profissionais de saúde que cuidam de mim. Isso vale tanto para os médicos Paulo Hoff, Roberto Kalil, Raul Cutait e Miguel Srougi quanto para os enfermeiros e auxiliares de enfermagem anônimos que me assistem. Cheguei à conclusão de que o que eu faço profissionalmente tem menos importância do que o que eles fazem.
Isso porque meu trabalho quase não tem efeito direto sobre o próximo.
Pensando bem, o sofrimento é enriquecedor. 

*Essa sua consideração não seria uma forma

de se preparar para a  morte? 

JA - Provavelmente, sim. Quando eu era menino, tinha uma professora que repetia a seguinte oração: "Livrai-nos da morte repentina"...
O que significa isso? Significa que a morte consciente é melhor do que a repentina. Ela nos dá a oportunidade de refletir. 

*O senhor tem medo da morte? 


JA - Estou preparado para a morte como nunca estive nos últimos tempos. A morte para mim hoje seria um prêmio. Tornei-me uma pessoa muito  melhor. Isso não significa que tenha desistido de lutar  pela vida. A luta é um princípio cristão, inclusive. Vivo dia após dia de forma plena. Até porque nem o melhor médico do mundo é capaz de prever o dia da morte de seu paciente. Isso cabe a Deus, exclusivamente. 

*Se recebesse a notícia de que foi curado, o que faria primeiro? 


JA - Abraçaria minha esposa, Mariza e diria: "Muito obrigado por ter cuidado tão bem de mim".

..................................

Enviado por Orlando


Escândalo fabricado

A sucursal de Brasília consegue um documento, uma declaração supostamente assinada pelo Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, avalizando o trabalho do INBRASIL, o tal instituto através do qual o relator do orçamento desviava recursos.
Procurou o Ministro. Na hora, constatou-se que o documento era falsificado. Havia inúmeras evidências, acessíveis a qualquer redação com um mínimo de análise técnica, conforme material que recebi agora à noite:
1. No brasão do documento, o telefone da Secretaria estava errado, assim como o email.
2. O padrão gráfico é diferente do papel timbrado da SRI.
3. O número do RG do Ministro é falso.
L3R ? 3NT40 CL1K4 N0 4NÚNC10 QU3 T3 1NT3R3SS4 ! 4GR4D3Ç0 !