1. Falsos elogios – A habilidade com as palavras é uma competência que o manipulador domina e usa sem dó. "Ele diz na frente de todo mundo para alguém que executou bem uma tarefa: 'Parabéns, você deve ter passado o fim de semana inteiro fazendo isso'. Parece um elogio, mas na verdade ele está dizendo que a pessoa não dá conta do trabalho durante o expediente", exemplifica Marie-Josette.
2. Reforço da culpa – Eles fazem as pessoas se sentirem culpadas para conseguir o que querem. "É um sentimento negativo, que motiva as pessoas a tomarem decisões para se livrarem da sensação aversiva que ele traz", aponta Sergio, ressaltando que o manipulador gosta de se colocar na posição de vítima.
3. Desordem – "É a estratégia do 'dividir para reinar'. No trabalho, isso aparece naquelas pessoas que lançam, discretamente, dúvidas sobre a competência e a conduta dos colegas, o que acaba provocando conflitos e gerando um ambiente de confusão. O manipulador vai criando uma situação para que ele apareça como a única pessoa sensata", descreve Marie-Josette.
4. Narcisismo - "As coisas têm que ser do meu jeito porque sou o mais inteligente". Para Reginaldo, essa frase é típica dos manipuladores e eles realmente acreditam nela. "Nessas pessoas, o comportamento interpessoal mais frequente envolve atitude de grandiosidade; busca incessante por admiração e insensibilidade ao outro", afirma o psicólogo.
5. Exploração das fraquezas – Sergio diz que um manipulador está sempre em busca do ponto fraco de quem ele quer persuadir. "Eles analisam o comportamento alheio com facilidade em busca de vulnerabilidades a serem exploradas, como a ganância", identifica o expert, contando que nessa situação é comum pessoas serem manipuladas em golpes que prometem o ganho de muito dinheiro de maneira fácil.
6. Uso de l ógica aparente - Para conseguir o que quer, o manipulador usa dados e informações de maneira enviesada. "Por exemplo, um vendedor diz para você comprar um produto porque ele foi aprovado por 95% dos consumidores. Mas não diz que o número de pessoas pesquisadas foi bem pequeno, o que torna a estatística pouco confiável", constata Marie-Josette.
7. Falso alívio – Estratégico, o manipulador primeiro cria uma dificuldade, para depois oferecer uma "solução". Marie-Josette descreve uma situação que exemplifica esta conduta: "O chefe diz para o subordinado: 'Você tem que trabalhar o fim de semana inteiro para terminar um projeto'. Quando o empregado reclama, o patrão diz: 'Então fica só hoje até mais tarde'. O empregado passa a madrugada trabalhando, mas acha que se deu bem".
E o que fazer depois de identificar um indivíduo com essas características no nosso convívio? Sergio alerta que o mais importante é não tomar nenhuma medida precipitada ao perceber uma tentativa de manipulação. "Lembre-se que o manipulador está atrás de uma decisão. Basta mostrar-se cauteloso nas decisões que ele irá dispensá-lo por conta própria, pois tem uma fila de pessoas desatentas prontas para cair no golpe", aconselha o especialista.
"Questione sempre e peça mais informações sobre o que o manipulador diz. Confira com outras pessoas se ele está dizendo a verdade. Você acabará descobrindo a tentativa de manipulação ou pelo menos desestimulando o autor dela", finaliza Marie-Josette.