Clik no anúncio que te interessa, o resto não tem pressa...

O sono da memória, crônica de Luis Fernando Veríssimo





Não há problema em publicar o “Mein Kampf” do Hitler, cujos direitos de edição recém caíram em domínio público. O livro interessa a historiadores e estudiosos da psicologia de massa e a qualquer pessoa curiosa sobre o poder das suas ideias, um poder capaz de galvanizar uma nação e mudar radicalmente a sua história. Eu só acho que as novas edições de “Mein Kampf” deveriam vir com um DVD encartado, com cenas dos cadáveres empilhados e dos moribundos esquálidos descobertos em Auschwitz e outros campos de extermínio, no fim da Segunda Guerra Mundial. Cenas terríveis dos esqueletos das cidades bombardeadas e dos milhares de refugiados tentando sobreviver em meio aos escombros, enquanto o mundo ficava sabendo, nos julgamentos dos criminosos, das barbaridades cometidas em concordância com a Kampf do Hitler. Assim, o comprador do livro teria o nazismo como teoria e o nazismo na prática. As ideias e suas consequências.
Seria bom se as ideias viessem sempre acompanhadas de suas consequências. As pessoas pensariam melhor no que dizem e pregam, para não terem remorso depois. Já se disse que muitas barbaridades teriam sido evitadas no mundo se existisse algo parecido com o remorso antes do fato, uma espécie de remorso preventivo. Não se imagina o próprio Hitler se arrependendo das suas teses e, diante dos horrores que elas desencadearam, dizendo “Ei, pessoal, não era nada disso!”. Está claro que no cerne patológico da pregação de Hitler há uma volúpia de destruição, um desejo secreto de caos que tem tanto a ver com o romantismo alemão quanto com a geopolítica da época. Mas outros não têm o mesmo motivo para desprezarem as consequências. Ou para esquecerem-se delas.
Naquela famosa legenda de uma gravura do Goya está escrito que o sono da razão cria monstros. Pior que o sono da razão, Goya, é o sono da memória. As pessoas que hoje defendem a volta da ditadura militar no Brasil esqueceram-se de como foi. Esqueceram-se das prisões arbitrárias, das torturas, do terror e dos assassinatos de Estado, da censura, do número de estrelas nos ombros como única credencial para governar. Se não lhes falta memória, lhes falta razão. Ou miolos.
O Jair Bolsonaro, principal proponente da volta à ditadura, é o deputado mais votado do Rio. Tem uma multidão de apoiadores. E tem mais do que isso: na recente mudança no Comando Militar do Sul, Bolsonaro foi um convidado especial do novo comandante para a cerimônia de posse. Não se sabe se o comandante também é um nostálgico como ele. De qualquer maneira, tenho tido longas conversas com a minha paranoia, tentando acalmá-la.

Pra desopilar

A pretinha mais feliz do mundo é a jabuticaba. 

Vive agarrada no pau e morre sendo chupada.



Briguilina da hora

Drone da CIA flagra Lula e Marisa a caminho do bote com isopor de cervejas de origem suspeita ROBERTO REQUIÃO

Lula voltará em 2018 , terão de nos engolir

Leonardo Lucena, Pernambuco 247 – O deputado federal Silvio Costa (PT do B-PE) defendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), alvo de um bombardeio de críticas da oposição pelas acusações de corrupção no governo Dilma Rousseff (PT) e que também atingem o petista. De acordo com o parlamentar, Lula “foi o presidente mais atacado da história do País”. “A oposição não tem moral e deve respeitar a história de Lula, que é um homem de bem, tirou 40 milhões de pessoas da pobreza extrema. Lula vai ser candidato em 2018 e eles (oposicionistas) vão ter que nos engolir”, disparou ele, em entrevista ao 247
Na avaliação de Silvio Costa, os oposicionistas ao PT “se esquecem” que, em 2014, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) perdeu a eleição presidencial no seu reduto eleitoral (Minas Gerais), onde governou por oito anos. No primeiro turno, Dilma alcançou 43% dos votos contra 39% do tucano. No segundo, a petista ganhou novamente, por 52% a 47%. “Minas disse que Aécio não serve para o País”, acrescentou o deputado. “A oposição ainda não desarmou o palanque de 2014”.
Sobre os sinais do vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), de que o seu partido, oficialmente aliado da presidente Dilma, terá candidato a presidência da República em 2018, o deputado afirmou ver um "primarismo" do peemedebista, que, segundo ele, "passou 2015 conspirando contra a presidente Dilma", querendo a renúncia da petista.
“E quando viu que o impeachment subiu no telhado, refluiu”, complementou Silvio Costa, que disse ter se decepcionado com o vice-presidente. Para o deputado, o PMDB tem o direito de lançar candidato na eleição de 2018, mas “Temer faltou respeito com Dilma”.
Diante das críticas ao governo federal em consequência do envolvimento de petistas e aliados nas investigações da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, o congressista afirmou que "no governo do PT o Ministério Público funciona, o Judiciário funciona". "O PT fez um governo onde mais se apurou corrupção no País. O partido não inventou a corrupção. Lamentavelmente é um problema antigo”, completou.
A mais recente alfinetada a petistas e ao ex-presidente Lula veio do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), neste sábado (30), durante evento no estado. “O Lula é o Partido dos Trabalhadores. O Lula é o retrato do PT, partido envolvido em corrupção, sem compromisso com as questões de natureza ética, sem limites”, criticou ele, ao comentar as investigações sobre um sítio usado pelo ex-presidente em Atibaia (SP) e sobre um apartamento no Guarujá (SP), alvo de investigação do Ministério Público (MP-SP) e da Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF).
O Instituto Lula divulgou duas notas, neste sábado (30), uma com documentos rechaçando eventuais ilegalidades. "A mesquinhez dessa 'denúncia', que restará sepultada nos autos e perante a História, é o final inglório da maior campanha de perseguição que já se fez a um líder político neste País" (leia mais aqui). A outra nota rebate as acusações de Alckmin. Lula, por meio do instituto, disse que o tucano deveria explicar "os desvios nas obras do metrô e na merenda escolar, a violência contra os estudantes e os números maquiados de homicídios no estado".
Para Silvio Costa, a oposição é contra a democracia. "É aliada de (Eduardo) Cunha, que já está com 'passagem comprada' para Curitiba". O parlamentar fez referência ao fato de o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ser investigado na Lava Jato por recebimento de propina.
Em delação premiada, o empresário Fernando Soares, o "Fernando Baiano", confirmou que o peemedebista recebeu US$ 5 milhões em um contrato de navios-sonda da Petrobras. Cunha também é alvo da Justiça por contas no exterior. Ele negou irregularidades nos dois casos.
Agripino Maia, propina na Era FHC e Máfia da Merenda

Lula desmonta farsa do triplex, com documentos


:
Por meio do Instituto Lula, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de publicar um dossiê completo em que disponibiliza todos os documentos referentes ao famoso "triplex" do Guarujá; Lula publica seus contratos com a Bancoop, sua declaração de Imposto de Renda, a declaração de bens ao Tribunal Superior Eleitoral e os contratos que compravam a desistência da ex-primeira-dama Marisa Letícia em continuar com o imóvel; "A mesquinhez dessa 'denúncia', que restará sepultada nos autos e perante a História, é o final inglório da maior campanha de perseguição que já se fez a um líder político neste País", diz a nota do Instituto Lula; "Sem ideias, sem propostas, sem rumo, a oposição acabou no Guarujá. Na mesma praia se expõem ao ridículo uma imprensa facciosa e seus agentes públicos partidarizados"

Leia mais>>>

Lula, um homem mimado, por Sérgio Saraiva


Montanaro


A manchete da Folha de São Paulo de 30 de janeiro de 2015 é mais um daqueles marcos da escandalização jornalística: ”Nota fiscal de barco reforça elo de Lula com sítio em São Paulo”.
Trata-se de um pequeno bote de alumínio a remo, no valor de 4 mil reais, com nota fiscal identificando a compradora – Marisa Letícia Lula da Silva. Presente da esposa ao marido que gosta de pescar.
Que algo tão prosaico esteja em manchete de primeira página, só se explica pelo nível atual de escandalização e falta de senso de ridículo da nossa imprensa.
Sem dúvida, tanto que, em editorial, a própria Folha relativiza sua manchete: ”Mimos incômodos”. E, mais do que relativizar, a Folha ri de si mesma na charge do genial ”Montanaro”.
Apenas “mimos incômodos”.
E, no entanto, esse substantivo composto, “mimos incômodos”, fez me pensar em quantas vezes poderia associa-lo ao que sei de memória em relação a Lula.
Conheci Lula no ABC paulista em 1978. Para quem não é de São Paulo, o ABC é composto pelas cidades industriais que cercam a capital – cidades com nomes de santos – André, Bernardo e Caetano.
Ele fazia campanha em portas de fábricas distribuindo “santinhos”. Era candidato a senador.
O que sabia dele?
Era um homem de esquerda em plena ditadura. Era jovem, 47 anos, mas precocemente aposentado desde os 38 anos. Estrito senso, trabalhara um ano apenas até a aposentadoria. Entenda-se que fora aposentado compulsoriamente pela ditadura. A aposentadoria como forma de punição. Houve os que foram “suicidados”.
Não era um homem rico. Vinha de uma família de classe média. Fora aposentado em um cargo de classe média, teria, portanto, rendimentos de classe média. A sua declaração de bens à justiça eleitoral comprovava isso: um apartamento de classe média em um bairro de classe média e um sítio em uma cidade pequena – Ibiúna – próxima à capital.
Na próxima vez em que vou saber das posses de Lula, ele já é presidente.
Passou-se 16 anos, e Lula, agora, possui uma fazenda de criação de gado em Buritis MG. A aposentadoria e o salário de presidente, por certo, não eram suficientes para alavancá-lo da condição de classe-média à condição de latifundiário. Principalmente levando-se em conta que, em função de um relacionamento extraconjugal, Lula deveria despender, pelo menos, 30% de sua renda em uma pensão alimentícia. Pensão essa, paga em euros, já que o filho, a essa altura, morava na Europa. A mãe do menino tinha um bom emprego, era funcionária da Rede Globo, mas não creio que dispensasse a pensão. Havia, contudo, uma explicação para o aumento de patrimônio do presidente. A fazenda fora comprada em sociedade com um amigo de muitos anos, empresário da construção civil e coordenador de sua campanha política. Eu não sabia qual era a parte do presidente na tal fazenda, poderia ser mínima – simbólica apenas da amizade entre os dois companheiros de lutas.
Aliás, em relação a fazendas, há um caso curioso envolvendo Lula. A propriedade de outra fazenda, essa, em Osasco-SP. O curioso deriva de que Osasco é uma cidade industrial sem área rural. Os registros da propriedade até existem, mas, de tão insólito, parece até aquela história da ficha falsa de Dilma.
Bons amigos nunca faltaram a Lula. São conhecidos os empréstimos de imóveis que obtém deles. Um apartamento em Paris – França, pertencente a outro amigo, rico fazendeiro de Minas Gerais, era tão de Lula que foi necessário esclarecer em nota à imprensa que Lula não o era o proprietário. Poderia parecer ocultação de patrimônio.
Lula é também um homem de sorte. Ainda presidente, logo após a compra da fazenda, a construtora Camargo Correia, hoje com seu presidente condenado na Lava Jato, comprou uma fazenda ao lado da de Lula e lá construiu uma pista de pouso para aeronaves que também serviria o presidente e sua família.
Outros bons negócios estão presentes na vida do presidente Lula. Logo após deixar a presidência, trocou o apartamento classe-média por um muito maior – 450 m². Um banqueiro, envolvido no caso do trensalão paulista, que deu em nada, vendeu-lhe a preço bom o novo apartamento. Banqueiros não são dados a gentilezas, mas trata-se de Lula.
Bons amigos e bons negócios, Lula é um homem feliz. Feliz e irônico: “vida de rico, em geral, é muito chata“, declarou certa vez.
Reconhecimento também jamais faltou a Lula.
Ainda presidente, no Palácio da Alvorada, Lula passou o chapéu entre o empresariado e recomeçou sua vida pós-presidência com um patrimônio, à época, de R$ 7 milhões – uns R$ 15 milhões hoje, se corrigidos pela inflação, para seu Instituto. Houve muitas doações posteriores. Empresas como a Odebrecht e Camargo Correia, mas também empresas públicas como a SABESP, nunca foram-lhe mesquinhas. As duas primeiras, envolvidas na Lava Jato, a terceira, responsabilizada por falta de investimentos públicos que agravaram a crise de abastecimento de água de São Paulo,mas sempre a mesma generosidade com Lula.
E agora essa história de um barquinho de alumínio, associada à reforma de sítio de sócio do filho.
Soaria ridículo, não fosse o grau de escandalização atual ao qual a imprensa se permite. Pois, como ressalta a Folha de São Paulo: “dadas as dimensões milionárias dos escândalos em curso nas operações Lava Jato e Zelotes, é até possível que, na cultura que predomina no relacionamento entre empreiteiras e os mais altos nomes do Executivo, benesses como essas sejam vistas mesmo como meros mimos, agrados, iniciativas de relações públicas”.
Isso para não falar do silêncio com que Lula é brindado por essa mesma imprensa em relação ao seu histórico de outros mimos incômodos. Diria eu.
PS1: não comentarei o artigo de Igor Gielow sobre a reforma do tal sítio. Um texto altamente depreciativo ao ex-presidente Lula. Mas que se protege atrás de expressões, tais como, segundo testemunhas ouvidas pela Folha” ou “suposto objeto de propina”, ou ainda, “se comprovadas”,“se não for inocente” e “pode, no limite…”E, “no limite”, o que não pode, não é mesmo? Acaba como se Igor “quisesse acreditar” que “a extinção do PT é algo já em curso”. Trata-se antes de um desejo tornado público. E desejos podem ser objetos da psicologia, ou mesmo da psiquiatria, mas não cabem na crítica jornalística.

Terrorismo midiático

Corrompendo as instituições e até setores do Judiciário, esta erva daninha apodrece o verdadeiro jornalismo: 

A Rede Globo hoje é o maior partido político de oposição atuando na clandestinidade, corrompe até o Judiciário que, hoje segue a risca suas pautas com viés golpistas. Fugindo das suas atribuições a Rede Globo, prega abertamente Golpe Institucional para depor a Presidenta Dilma Vana Rousseff, que foi legitimamente eleita pelo voto popular. 

Este terrorismo midiático que pauta até setores do Judiciário, tem que ter um freio para o bem do Brasil.

Música belissíma

Janio de Freitas - os sítios de Lula, FHC e Figueredo

A renovada notícia sobre obras em um sítio que a família de Lula frequentaria, na paulista Atibaia, dá oportunidade à recuperação de dois casos reais da afinidade rural comum a presidentes e empreiteiros. Embora um caso se passasse na ditadura e outro na democracia, a discrição que os protegeu teve a mesma espessura.

A ótima localização de um sítio em Nogueira, seguimento de Petrópolis, não chegava a compensar o aspecto simplório dada à área, nem a precariedade da casa. Em poucos meses, porém, acabou o desagrado do general-presidente com as condições locais. O terreno foi reurbanizado, a casa passou a ser um moderno bangalô de lazer. Surgiram piscina, uma pista de hipismo, estrebaria, estacionamento e um jardim como as flores gostam. Uma doação da empreiteira Andrade Gutierrez ao general Figueiredo, então na Presidência.

Em poucos anos de novo regime, a Andrade Gutierrez podia provar que sua generosidade não padecia de pesares nostálgicos. Proporcionou até uma estrada decente para a fazenda em Buritis, divisa de Goiás e Minas, que o já presidente Fernando Henrique e seu ministro das Comunicações e sócio Sérgio Motta compraram em operação bastante original. Como a democracia tem inconvenientes, dessa vez a estrada foi guarnecida de um pretexto: era só dizer que serviria a uma área que a empreiteira comprara ou compraria na mesma região.

O sítio que não é de Lula, mas recebeu-o em visitas injustificadas para a imprensa e depois para a Lava Jato, entrou nas fartas suspeições de crime quando "Veja" e logo Folha noticiaram, em abril do ano passado: a OAS de Léo Pinheiro "realizou uma reforma em um sítio a pedido do [já] ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva", área de 173 mil m² dos sócios de um filho de Lula.

A descoberta desse fato deu-se, disse a notícia, nas "anotações feitas por Léo Pinheiro no Complexo Médico Penal, em Curitiba". Mas, como ninguém da Lava Jato falou nada, os jornalistas calaram o assunto por sete meses. Ou até que, em novembro, a opinião pública foi blindada com a aparente notícia de que "a Polícia Federal investiga se a OAS beneficiou a família do ex-presidente" Lula "ao pagar por obras" no sítio "frequentado pelo petista e seus parentes". Mas a obra deixara de ser "realizada" pela OAS para ser apenas "paga" pela empresa.

Nove meses depois da revelação, o sítio reaparece, ainda sem um esclarecimento da Polícia Federal e da Lava Jato: não houve delação a respeito, logo, só se investigassem. Nem por isso faltam novidades: sumiram a OAS e Léo Pinheiro e entrou a Odebrecht, empreiteira da moda. Citada por uma senhora vendedora de material de construção e um carpinteiro, com alegada base em alguns recebimentos que tiveram. E a tal anotação de Léo Pinheiro, que falava em OAS? Outra tapeação?

Figuras imaculadas, deve ter sido para não ver os seus novos bens em tal protelação e barafunda que Figueiredo, Fernando Henrique e Sérgio Motta preferiram que ninguém soubesse deles. Mas o sítio de Atibaia mostra bem o quanto fatos relevantes, pelas suspeitas-já-acusações que os utilizam, estendem consequências no tempo e confundem a indefesa opinião pública.

Como o sítio de Atibaia, há muitos fatos e circunstâncias, não só da Lava Jato, na atualidade brasileira.

O MENTIROSO

Caricatura do dia


Edmilson Junior - O Shaolin do sertão
by

Mensagem dominical


Foto de Sou mulher, sou mãe e sou feliz.

O pig se supera

:
Apresenta como "prova" da ligação de Lula com o sítio que ele nunca negou frequentar, em Atibaia, um barco comprado por D. Mariza, sua mulher e mandado entregar lá.
A "embarcação", como se vê no próprio jornal,  é um bote de lata comprado por R$ 4.100.
Presta para navegar num laguinho, com a mulher, dois amigos e o isopor, se ninguém fizer muita gracinha de se pigar em pé, fazendo graça.
É o "iate do Lula", quase igual ao Lady Laura do Roberto Carlos e só um pouco mais modesto do que as dúzias de lanchas que você vê em qualquer destes iate clubes que existem em qualquer cidade praiana.
A pergunta, obvia, é: e daí que o Lula frequente o sítio? E daí que sua mulher tenha comprado um bote, sequer a motor, para pescar umas tilápias, agora que já não pedem, como nos velhos tempos, fazer isso na represa Billings?
Qual é a prova de que a reforma do sítio foi paga pela Odebrechet (segundo a Folha) ou pela OAS (segundo a Veja)?
E se o Lula frequentasse a mansão de um banqueiro? E se vivesse nos iates – os de verdade – da elite rica do país?
O que o barquinho mixuruca prova a não ser a absoluta modéstia do sujeito que, quatro anos atrás, escandalizava essa gente carregando um isopor para a praia?
Os jornais, a meganhagem e a turma do judiciário – que já não se separam nisso – estão dedicados a destruir o "perigo lulista".
Esqueçam o barquinho: o que eles querem é ter de novo o leme do transatlântico.
Perderam até a noção do ridículo, convencidos de que já não há resistência a ele nas mentes lavadas do país.
E acabam revelando que, em suas mentes,  o grande pecado  de Lula, que ganha em  palestras pagas o suficiente para comprar uma "porquera" daquelas por minuto que passe falando, ou para alugar uma cobertura na Côte D'Azur do Guarujá  é continuar pensando como pobre:  querendo comprar apartamento em pombal e barquinho de lata para ficar de caniço, dando banho em minhoca.
É que ter nascido pobre é um crime que até se perdoa, imperdoável mesmo é continuar se identificando com eles.
por Fernando Brito